Ver Versão Completa : Baixando o nivel do oleo do motor
Gusgomes
25/03/2012, 09:36
Sem vasamentos
Rodei uns 5000 km em 4 meses. Fiz 4 passeios usando 4x4 alguns deles em reduzida.
Carro vai pra 100 mil km rodados (se for real).
É normal?
Obrigado. Abracos
Baixou quanto? viu se ta saindo fumaça no escapamento ou mesmo se a saida esta suja de oleo?
Gusgomes
25/03/2012, 21:15
Baixou quanto? viu se ta saindo fumaça no escapamento ou mesmo se a saida esta suja de oleo?
Entao, qdo mandei p revisao, eu nao tinha conferido o quanto de oleo colocaram, mas creio que tinham colocado no nivel maximo.
Qdo olhei esses dias, a regua q mede, so molhou a pontinha.dai, coloquei 1 litro e ficou.entre o nivel minimo e o maximo.
Vou conferir, mas acho q nao sai fumaca no escapamento e o mesmo nao esta sujo de oleo.
mauricio_silva
25/03/2012, 22:55
Entao, qdo mandei p revisao, eu nao tinha conferido o quanto de oleo colocaram, mas creio que tinham colocado no nivel maximo.
Qdo olhei esses dias, a regua q mede, so molhou a pontinha.dai, coloquei 1 litro e ficou.entre o nivel minimo e o maximo.
Vou conferir, mas acho q nao sai fumaca no escapamento e o mesmo nao esta sujo de oleo.
Não é bom sinal, infelizmente:sad:. Se o óleo está sumindo e não há vazamentos (detectados), é por que o motor está consumindo este óleo. Verifique:
-Se há uma borra esbranquiçada na tampa do óleo;
-Se o óleo do carter está excessivamente escuro ou com a formação de grumos (pequenas "pelotas");
-Se a fuligem (carvão) depositado no bocal do escapamento não está oleosa, ou pegajosa.
De qualquer forma, garanta que não esteja havendo vazamentos. O melhor jeito de identificar isso é limpar o piso onde o carro fica parado (garagem ou estacionamento) e colocar algumas folha de jornal (limpas e secas) no chão debaixo do carro. Melhor se for um final de semana ou outro período em que o carro fique parado por pelo menos um dia. Se houver vazamentos, o jornal vai ficar marcado. Se não houver, seu carro é candidato a uma retífica de motor...:putz:
Não querendo te tirar pra extremamente leigo, mas mediste o óleo com o motor quente ou frio? Conferiu se a vareta de medição estava espetada até o fim?
É normal baixar um POUCO de óleo, pois mesmo num motor redondinho, alguns mls de óleo ele consome.
O ideal pra medir óleo é parar à noite em um plano, de manhã, motor frio, medir 3 vezes e ficar com a média. Também sem querer te tirar como leigo...:)
roberson.rs
26/03/2012, 11:08
Bom Dia!
Olha, posso estar enganado, mas o Vitara é meu segundo carro importado que tive. O meu vitara tambem baixa oleo, assim como meu outro importado que tive. Vamos dizer que a cada troca de oleo de 5mil, preciso colocar um litro. Minha viatura não tem vazamentos e não esta queimando oleo. Aparentemente sem problemas, ou perda de pressão.
Meus amigos vitareiros podem confirmar!
completando! uso oleo mineral 20 x 50.
abraço
Bom Dia!
Olha, posso estar enganado, mas o Vitara é meu segundo carro importado que tive. O meu vitara tambem baixa oleo, assim como meu outro importado que tive. Vamos dizer que a cada troca de oleo de 5mil, preciso colocar um litro. Minha viatura não tem vazamentos e não esta queimando oleo. Aparentemente sem problemas, ou perda de pressão.
Meus amigos vitareiros podem confirmar!
completando! uso oleo mineral 20 x 50.
abraço
É isso aí, baixa no máximo 1 Litro.
Também completo/troco óleo mineral 20w50 (castrol GTX)
Abraços!
Gusgomes
26/03/2012, 15:06
É isso aí, baixa no máximo 1 Litro.
Também completo/troco óleo mineral 20w50 (castrol GTX)
Abraços!
Entao... Eu tambem nao sei quanto o mecanico tinha colocado. Por isso nao sei se ele esta realmente baixando. Mas verifiquei o cano de descarga, nao tem nada de oleo, o carro nao ta fumando, e nao tem vasamentos. Coloquei 1 litro so para garantir. Ele ficou com o minimo, so a 1cmm da ponta da regua molhada, isso com o motor quente.
Amanha vou deixar no mecanico. Acho que nao vou comentar nada, so para nao inventarem algo para ter que trocar. Mas assim que pegar o carro, vou ver a quantidade de oleo que esta e medir 1x por semana.
Valeu
Abracos
roberson.rs
26/03/2012, 15:09
Opa, como te disse, é normal baixar até um litro, pelo menos comigo isso acontece sempre. Não mais que isso, a cada 5mil km.
mas veja voce como esta a pressão, se o motor não esta falhando. Voce tambem pode pegar uma folha de oficio, ou papel branco e deixe quase encostado no scapamento, isso depois que o motor estiver quente, para ver se a folha sai suja de fumaça.
não se precipite nos mecanicos.
abraço
Entao... Eu tambem nao sei quanto o mecanico tinha colocado. Por isso nao sei se ele esta realmente baixando. Mas verifiquei o cano de descarga, nao tem nada de oleo, o carro nao ta fumando, e nao tem vasamentos. Coloquei 1 litro so para garantir. Ele ficou com o minimo, so a 1cmm da ponta da regua molhada, isso com o motor quente.
Amanha vou deixar no mecanico. Acho que nao vou comentar nada, so para nao inventarem algo para ter que trocar. Mas assim que pegar o carro, vou ver a quantidade de oleo que esta e medir 1x por semana.
Valeu
Abracos
Gusgomes
26/03/2012, 15:26
É isso aí, baixa no máximo 1 Litro.
Também completo/troco óleo mineral 20w50 (castrol GTX)
Abraços!
Entao... Eu tambem nao sei quanto o mecanico tinha colocado. Por isso nao sei se ele esta realmente baixando. Mas verifiquei o cano de descarga, nao tem nada de oleo, o carro nao ta fumando, e nao tem vasamentos. Coloquei 1 litro so para garantir. Ele ficou com o minimo, so a 1cmm da ponta da regua molhada, isso com o motor quente.
Amanha vou deixar no mecanico. Acho que nao vou comentar nada, so para nao inventarem algo para ter que trocar. Mas assim que pegar o carro, vou ver a quantidade de oleo que esta e medir 1x por semana.
Valeu
Abracos
Gusgomes
26/03/2012, 15:32
Entao... Eu tambem nao sei quanto o mecanico tinha colocado. Por isso nao sei se ele esta realmente baixando. Mas verifiquei o cano de descarga, nao tem nada de oleo, o carro nao ta fumando, e nao tem vasamentos. Coloquei 1 litro so para garantir. Ele ficou com o minimo, so a 1cmm da ponta da regua molhada, isso com o motor quente.
Amanha vou deixar no mecanico. Acho que nao vou comentar nada, so para nao inventarem algo para ter que trocar. Mas assim que pegar o carro, vou ver a quantidade de oleo que esta e medir 1x por semana.
Valeu
Abracos
Vou fazer o teste do papel pra ver se ta queimando oleo.
Valeu
mauricio_silva
26/03/2012, 21:23
Opa, como te disse, é normal baixar até um litro, pelo menos comigo isso acontece sempre. Não mais que isso, a cada 5mil km.
mas veja voce como esta a pressão, se o motor não esta falhando. Voce tambem pode pegar uma folha de oficio, ou papel branco e deixe quase encostado no scapamento, isso depois que o motor estiver quente, para ver se a folha sai suja de fumaça.
não se precipite nos mecanicos.
abraço
Olá roberson.rs, tudo bem?
Queimar 1 litro de óleo a cada 5.000 km é aceitável se o motor da viatura estiver com uns bons 100.000 km nas costas. Mas não é "normal" um carro com baixa quilometragem consumir tanto.
O que eu quero dizer é que óleo não "desaparece do nada". Alguma coisa está acontecendo. Ou o óleo está vazando ou sendo consumido pelo motor. Um motor "mais rodado" vai consumir mais óleo (folgas maiores entre as peças do sistema) do que um novo. Porém, se o consumo for de tal ordem que indique problemas mecânicos, alguma atitude deve ser tomada. E rápido, pois este é o tipo de defeito que pode comprometer o bloco do motor. Claro que nem sempre a situação é extrema. Mas se não for corretamente identificado o motivo da baixa do óleo, aquilo que poderia ser resolvido de forma simples (e econômica) trará uma grande despesa... Como diria a vovó, melhor previnir que remediar.
Abraços.
Gusgomes
27/03/2012, 10:04
Olá roberson.rs, tudo bem?
Queimar 1 litro de óleo a cada 5.000 km é aceitável se o motor da viatura estiver com uns bons 100.000 km nas costas. Mas não é "normal" um carro com baixa quilometragem consumir tanto.
O que eu quero dizer é que óleo não "desaparece do nada". Alguma coisa está acontecendo. Ou o óleo está vazando ou sendo consumido pelo motor. Um motor "mais rodado" vai consumir mais óleo (folgas maiores entre as peças do sistema) do que um novo. Porém, se o consumo for de tal ordem que indique problemas mecânicos, alguma atitude deve ser tomada. E rápido, pois este é o tipo de defeito que pode comprometer o bloco do motor. Claro que nem sempre a situação é extrema. Mas se não for corretamente identificado o motivo da baixa do óleo, aquilo que poderia ser resolvido de forma simples (e econômica) trará uma grande despesa... Como diria a vovó, melhor previnir que remediar.
Abraços.
`
Prezados,
Meu carro ta com 99 mil km. Isto marcado no hodometro, porem, mecanicos dizem que os vitaras sempre tem 100 mil km a mais, logo imagino que nao tenha isto tudo mas se o velocimetro foi alterado, ele deve ter no maximo uns 150 mil km. Carro 97, cambio automatico... creio que se tivesse com uma kilometragem tao maior que esta daria problemas em outras coisas como o cambio por exemplo. Mas sem fugir muito do assunto, levei hj no mecanico para revisao dos 5 mil km q rodei. Fiz o teste do papel e nao ficou preto. Logo, vou fazer o seguinte, assim que pegar o carro, caso o mecanico nao detecte nenhuma anormalidade, porem eu nao disse nada a ele para nao ser tendencioso, vou medir a quantidade de oleo, e tomar como parametro e medir pelo menos 1x por semana, e comprar 1 litro de oleo, caso eu detectar a diminuicao do volume, vou completando...
Obrigado a todos.
roberson.rs
27/03/2012, 10:08
Bom Dia!
Ae Mauricio, beleza?
concordo com voce, é normal essa baixa de oleo com motor de alta kilometragem. mas nesse caso não tem muito o que fazer, porque ou faz tudo ou não faz! veja que não adianta eu fazer a parte de cima, trocar aneis para resolver a queima, sem mexer na parte de baixo do motor. uma retifica geral é inevitavel. nesses carros mais velhos e importador, quando chega na faixa dos 80, 100mik km, é normal uma baixa aceitavel.
o bom é colocar oleo para carros de alta kilometragem, que é um oleo um pouco mais grosso.
Olá roberson.rs, tudo bem?
Queimar 1 litro de óleo a cada 5.000 km é aceitável se o motor da viatura estiver com uns bons 100.000 km nas costas. Mas não é "normal" um carro com baixa quilometragem consumir tanto.
O que eu quero dizer é que óleo não "desaparece do nada". Alguma coisa está acontecendo. Ou o óleo está vazando ou sendo consumido pelo motor. Um motor "mais rodado" vai consumir mais óleo (folgas maiores entre as peças do sistema) do que um novo. Porém, se o consumo for de tal ordem que indique problemas mecânicos, alguma atitude deve ser tomada. E rápido, pois este é o tipo de defeito que pode comprometer o bloco do motor. Claro que nem sempre a situação é extrema. Mas se não for corretamente identificado o motivo da baixa do óleo, aquilo que poderia ser resolvido de forma simples (e econômica) trará uma grande despesa... Como diria a vovó, melhor previnir que remediar.
Abraços.
Bom Dia!
Ae Mauricio, beleza?
concordo com voce, é normal essa baixa de oleo com motor de alta kilometragem. mas nesse caso não tem muito o que fazer, porque ou faz tudo ou não faz! veja que não adianta eu fazer a parte de cima, trocar aneis para resolver a queima, sem mexer na parte de baixo do motor. uma retifica geral é inevitavel. nesses carros mais velhos e importador, quando chega na faixa dos 80, 100mik km, é normal uma baixa aceitavel.
o bom é colocar oleo para carros de alta kilometragem, que é um oleo um pouco mais grosso.
No caso dos 16v eu não recomendaria colocar óleo mais grosso, nem se estiver com muita folga nas bronzinas...
roberson.rs
27/03/2012, 10:12
Ae Gomes, beleza ?
isso que eu faço!
Faço as trocas normais de filtro de oleo e oleo, e uso um litro para ir completando. Gigamos que a cada mil kilometros ele baixa 200ml.
Agora uma coisa que voce deveria mesmo se preocupar é em fazer uma revisão na caixa, derrepente fazer uma revisão, trocar o oleo dela. A caixa do Vitara é muito boa, porem é cara.
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Prezados,
Meu carro ta com 99 mil km. Isto marcado no hodometro, porem, mecanicos dizem que os vitaras sempre tem 100 mil km a mais, logo imagino que nao tenha isto tudo mas se o velocimetro foi alterado, ele deve ter no maximo uns 150 mil km. Carro 97, cambio automatico... creio que se tivesse com uma kilometragem tao maior que esta daria problemas em outras coisas como o cambio por exemplo. Mas sem fugir muito do assunto, levei hj no mecanico para revisao dos 5 mil km q rodei. Fiz o teste do papel e nao ficou preto. Logo, vou fazer o seguinte, assim que pegar o carro, caso o mecanico nao detecte nenhuma anormalidade, porem eu nao disse nada a ele para nao ser tendencioso, vou medir a quantidade de oleo, e tomar como parametro e medir pelo menos 1x por semana, e comprar 1 litro de oleo, caso eu detectar a diminuicao do volume, vou completando...
Obrigado a todos.
roberson.rs
27/03/2012, 10:14
Ae Natito, beleza?
voce esta com um 16v agora né ? notou muita diferença de motor para seu antigo ?
abraço
No caso dos 16v eu não recomendaria colocar óleo mais grosso, nem se estiver com muita folga nas bronzinas...
Ae Natito, beleza?
voce esta com um 16v agora né ? notou muita diferença de motor para seu antigo ?
abraço
Muita diferença. Pelo menos no uso no asfalto: mais potência e menor consumo, fora o espaço para os passageiros atrás, porta-malas, tanque maior, enfim, tá uma maravilha.
Não testei pra valer na trilha e nem na duna, mas acho que vou apanhar um pouco pelo fato desse motor puxar somente em alta rotação. E eu tenho uma dó de acelerar ele...hahaha!
Ainda falando sobre baixar o óleo. Se derem uma boa pesquisada no Google, verão que muitos proprietários de veículos novos (kia, VW, Ford, Hyundai, etc) se queixam de baixa de óleo no motor, e muita gente diz que é normal o carro consumir alguma quantidade de óleo. Em média, consome 1L a cada troca de 5.000 km, dependendo do uso (uso severo consome mais: trilhas, percursos curtos e rápidos dentro da cidade).
Abraços!
Gusgomes
27/03/2012, 14:57
Ainda falando sobre baixar o óleo. Se derem uma boa pesquisada no Google, verão que muitos proprietários de veículos novos (kia, VW, Ford, Hyundai, etc) se queixam de baixa de óleo no motor, e muita gente diz que é normal o carro consumir alguma quantidade de óleo. Em média, consome 1L a cada troca de 5.000 km, dependendo do uso (uso severo consome mais: trilhas, percursos curtos e rápidos dentro da cidade).
Abraços!
Valeu! Fiquei menos preocupado, ms vou monitorar.
Abracos a todos
mauricio_silva
27/03/2012, 16:38
Bom Dia!
Ae Mauricio, beleza?
concordo com voce, é normal essa baixa de oleo com motor de alta kilometragem. mas nesse caso não tem muito o que fazer, porque ou faz tudo ou não faz! veja que não adianta eu fazer a parte de cima, trocar aneis para resolver a queima, sem mexer na parte de baixo do motor. uma retifica geral é inevitavel. nesses carros mais velhos e importador, quando chega na faixa dos 80, 100mik km, é normal uma baixa aceitavel.
o bom é colocar oleo para carros de alta kilometragem, que é um oleo um pouco mais grosso.
Oi roberson.rs, tudo bem?
Se o carro começou a consumir óleo muito cedo (antes de 100.000 km), é possível que um anel ou bronzina esteja com problemas, sem que isso implique numa retífica completa de motor. Assim, o quanto antes for feito o reparo, menor o dano (inclusive para a retífica completa; fica mais barato). Da mesma forma, um retentor ou um tucho de válvulas com defeito também pode ser reparado sem precisar mandar o bloco para o torno. Assim, é sempre bom saber o por quê do consumo de óleo. Se isso estiver ocorrendo devido ao desgaste natural do motor, sem que haja um defeito maior, uma (boa) opção é adicionar um frasco de Molykote A-2 a cada troca de óleo. Aliás, sou fã desta marca. Faz uma bela diferença no despenho do carro. E tem lubrificantes para caixa de câmbio e diferenciais. Vale a pena investir.
Ah, se o óleo estiver contaminado pelo líquido do sistema de arrefecimento, ai não tem jeito: retífica de cabeçote, no mínimo. Ter 4x4 é ter despesa constante. Minha esposa reclama que eu gasto mais com a viatura do que com a minha filha...:oops:
Abraços!
roberson.rs
27/03/2012, 16:46
Ae tche, acredito que seja desgaste natural!
na realidade ele esta com 138mil comprei com 115 mil.
vou dar uma olhada nesse Molykote A-2 .
abraço
Oi roberson.rs, tudo bem?
Se o carro começou a consumir óleo muito cedo (antes de 100.000 km), é possível que um anel ou bronzina esteja com problemas, sem que isso implique numa retífica completa de motor. Assim, o quanto antes for feito o reparo, menor o dano (inclusive para a retífica completa; fica mais barato). Da mesma forma, um retentor ou um tucho de válvulas com defeito também pode ser reparado sem precisar mandar o bloco para o torno. Assim, é sempre bom saber o por quê do consumo de óleo. Se isso estiver ocorrendo devido ao desgaste natural do motor, sem que haja um defeito maior, uma (boa) opção é adicionar um frasco de Molykote A-2 a cada troca de óleo. Aliás, sou fã desta marca. Faz uma bela diferença no despenho do carro. E tem lubrificantes para caixa de câmbio e diferenciais. Vale a pena investir.
Ah, se o óleo estiver contaminado pelo líquido do sistema de arrefecimento, ai não tem jeito: retífica de cabeçote, no mínimo. Ter 4x4 é ter despesa constante. Minha esposa reclama que eu gasto mais com a viatura do que com a minha filha...:oops:
Abraços!
Jumperhd
14/04/2012, 23:16
Olha, tbm tenho uma vitara 16v 97 só que a minha é manual, uso o Castrol 10w40 pois aqui na minha cidade o clima é frio. Mas
meu carro ta com 130 mil km e tbm fica abaixo no nível, so completo com 1 litro ou coloca o molycote A2 é muito bom tu vai sentir diferenças !!!
Abraço
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