Ver Versão Completa : direçao da bandeirantes
marciorank@gmail.com
24/03/2012, 22:18
olá toyoteiros,
minha duvida é o seguinte:
o pino morto da direção da band
trabalha em conjunto com uma bucha
conica de bronze, porem requer ajustes constantes,
alguem ja viu se existe um sistema com rolamentos ou
alguem sabe se da para adaptar rolamentos neste sistema
original?
agradeço desde ja quem
puder me ajudar.
Glauco mendes
25/03/2012, 08:54
Blz Marcio referente ao pino central , sim temos opção com rolamento vou te passar um contato que tem este equipamento... adiciona no seu MSN: cleytontoyota@hotmail.com , fala com o Edson Cleyton.........
Abs..
marciorank@gmail.com
25/03/2012, 19:23
Blz Marcio referente ao pino central , sim temos opção com rolamento vou te passar um contato que tem este equipamento... adiciona no seu MSN: cleytontoyota@hotmail.com , fala com o Edson Cleyton.........
Abs..
Boa noite Glauco
vou entrar em contato com o Cleyton,
valeu pela dica
abraço.
estyvybeykr
25/03/2012, 20:51
Marcio dá uma olhada nesse link o vendedor é Tor Off Road são gente fina e serios.
Conj Braço Central Direção C/ Rolamento Toyota Bandeirante - R$ 323,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222397224-conj-braco-central-direco-c-rolamento-toyota-bandeirante-_JM)
Estevão
marciorank@gmail.com
25/03/2012, 22:08
Boa noite Estevão,
voce tem este sistema na tua band?
obrigado pela dica.
abraço
Sergioporto
26/03/2012, 08:55
Boa noite Estevão,
voce tem este sistema na tua band?
obrigado pela dica.
abraço
Eu tenho,direçao melhorou 70% !Recomendo.
mecamaniaco
26/03/2012, 10:05
Caramba, isso sim é uma solução inteligente..... Será q a durabilidade é boa?! Fica realmente bem justinha a direção?
estyvybeykr
26/03/2012, 10:57
Não tenho ainda, estou esperando a minha dar pau ae sim substituirei por uma com rolamentos.
Estevão
Sergioporto
26/03/2012, 11:31
Caramba, isso sim é uma solução inteligente..... Será q a durabilidade é boa?! Fica realmente bem justinha a direção?
fica bom sim!Tenho instalado fazem dois anos.No sistema original mesmo com mola super apertada sempre vai existir folga quando forcar direção e no sistema de direção com rolamentos acabou aquele problema de quando sai do asfalto e vai para o acostamento onde sempre existe um rebaixo ou mesmo na faixa principal onde caminhões deixam aquele trilho a toy nao da mais aquela galhada feia que assusta de monte!Recomendo,nao da manutenção,e só lubrificar.E tirar um e colocar o outro suporte.
mecamaniaco
26/03/2012, 14:02
fica bom sim!Tenho instalado fazem dois anos.No sistema original mesmo com mola super apertada sempre vai existir folga quando forcar direção e no sistema de direção com rolamentos acabou aquele problema de quando sai do asfalto e vai para o acostamento onde sempre existe um rebaixo ou mesmo na faixa principal onde caminhões deixam aquele trilho a toy nao da mais aquela galhada feia que assusta de monte!Recomendo,nao da manutenção,e só lubrificar.E tirar um e colocar o outro suporte.
Bom saber, a minha ainda está com pouca folga e como eu estou fazendo uma revisão na caixa que eu ainda não sei quanto vou gastar, vou esperar um pouco p comprar esse braço rolamentado.
marciorank@gmail.com
26/03/2012, 22:20
Boa noite
valeu pela ajuda ai galera,
acho que agora temos uma opção para melhorar a direção de nossas bands.
Se eu ou algum dos amigos colocar primeiro avise ai como ficou.
abraço
Carlo Pecca
12/04/2012, 19:18
Oi. alguém já instalou essa solução recentemente. Caso AFI, qual foi o preço e aonde comprou?
estyvybeykr
12/04/2012, 20:47
Veja por aqui Carlo www.toroffroad.com.br (http://www.toroffroad.com.br)
Tá anunciado a R$323,00
Estevão
cristiano
13/04/2012, 10:12
Eu falei com o pessoal da TorOffRoad recentemente, eles disseram que venderam a última unidade e o fornecedor dele avisou que não fabrica mais. O fornecedor deles deve comprar o sistema original e fazer o serviço de torneiro e rolamentos, nada complicado.
Eu tenho o sistema de rolamentos na minha, o ex-dono que instalou, mas está com folga.
Vou desmontar e ver o que eu faço...
Sergioporto
13/04/2012, 11:38
Deve ser somente rolamentos gastos.Antes de mudar conjunto todo eu ia,disse ia,aproveitar a carcaça e mandar confeccionar pino mas com direçao nao se brinca!!Aindaa mais tratando-se de tempera de material.
Na duvida nao faça!!!
Carlo Pecca
14/04/2012, 15:28
Xí, a cada dia que passa ficamos com menos fornecedores. Pergunta:
Quem tem DH utiliza esta mesma peça ou tem um outro tipo de configuração?
Sergioporto
14/04/2012, 16:52
Configuração original e com bucha,tanto faz direção mecânica ou hidráulica.Coloca-se com rolamento para tirar a eterna folga!Mesmo com regularem bem feita no sistema original a mola cede com esforço muito grande e aí esta ela!A Folga.
marciorank@gmail.com
14/04/2012, 21:37
ola cristiano,
quando voce desmontar o seu sistema com rolamentos
se puder tire umas fotos e veja o numero dos rolamentos
e me passe, pois trabalho com usinagem a 20 anos,
talves consigo achar uma soluçao para a direção de
nossas bands
cristiano
15/04/2012, 12:41
ola cristiano,
quando voce desmontar o seu sistema com rolamentos
se puder tire umas fotos e veja o numero dos rolamentos
e me passe, pois trabalho com usinagem a 20 anos,
talves consigo achar uma soluçao para a direção de
nossas bands
PODE DEIXAR! Quanto mais gente fabricando melhor para a gente.
Só vai demorar um pouco porque tenho que tirar alguns pontos de ferrugem antes e não quero deixá-la sem direção até terminar. Mas a idéia eh desmontar tudo eu mesmo, verificar os rolamentos, trocar, embuchar a sede do rolamento se for preciso e montar novamente.
Abraços
marciorank@gmail.com
15/04/2012, 19:10
ok cristiano, fico no aguardo das fotos.
Carlo Pecca
19/04/2012, 20:07
Marciorank e Cristiano
O quem vem a ser "embuchar" e como é realizado?
Carlo Pecca
04/05/2012, 18:50
Cristiano
Só para lembrar, quando será possível apresentar as fotos dessa peça?
marcio r c
04/05/2012, 20:02
falando em direção a porca que segura o valante da minha band sempre solta tem alguma trava pra colocar nela?
Glauco mendes
04/05/2012, 20:54
falando em direção a porca que segura o valante da minha band sempre solta tem alguma trava pra colocar nela?
Marcio se tiver espaço vc pode colocar uma arruela de pressão, ou pode substituir por uma porca torque....
Abs...
marcio r c
04/05/2012, 22:31
uma porca auto travante não tinha pensado nessa possibilidade obrigado pela dica.
agora falando da pessa com rolamento eu coloquei na minha e fica bom tem ate um pino de engrachadeira comprei na toyagro eles tem muita coisa ate parte de lataria la vc acha precinho meio salgado mas tem.
Carlo Pecca
04/05/2012, 23:47
Marcio r c
vc comprou recentemente, aonde foi e a quanto ficou o suporte com rolamento da central da direção?
Guiga Tostes
05/05/2012, 03:02
Olá Amigos,
realmente quem substitui o pino original com bucha de bronze pelo pino roletado só tem boas impressões para compartilhar.
Pretendo fazer esta alteração em breve na minha Band pois com os pneus grandes a bucha de bronze tem sentido mais o esforço/desgaste
Pesquisando encontrei a informação que Bands de 1980 em diante podem ter o pino com bucha original de bronze substituidos pelo kit de reparo do braço com pino + rolamentos(vide foto) sem a necessidade de se comprar o suporte, com isso o valor do investimento cai pela metade.
Consegui esta informação na Toyomax(SP) e eles possuem em estoque, tanto o kit reparo(pino+rolamentos) quanto o kit completo: suporte/braço + pino e rolamentos. Salvo engano o fabricante dessas peças era a Metalurgica Della Rosa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=345186&d=1336197762
Abrs
Carlo Pecca
05/05/2012, 12:37
Guiga
VocÊ pode fornecer o telefone da Toymax?
O meu suporte é original com bucha de bronze. è só tirar o miolo e colocar o kit pino-rolamento, tipo plug and play?
Glauco mendes
05/05/2012, 14:03
Olá Amigos,
realmente quem substitui o pino original com bucha de bronze pelo pino roletado só tem boas impressões para compartilhar.
Pretendo fazer esta alteração em breve na minha Band pois com os pneus grandes a bucha de bronze tem sentido mais o esforço/desgaste
Pesquisando encontrei a informação que Bands de 1980 em diante podem ter o pino com bucha original de bronze substituidos pelo kit de reparo do braço com pino + rolamentos(vide foto) sem a necessidade de se comprar o suporte, com isso o valor do investimento cai pela metade.
Consegui esta informação na Toyomax(SP) e eles possuem em estoque, tanto o kit reparo(pino+rolamentos) quanto o kit completo: suporte/braço + pino e rolamentos. Salvo engano o fabricante dessas peças era a Metalurgica Della Rosa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=345186&d=1336197762
Abrs
Gostei da idéia Guiga vc chegou cotar o valor do reparo com rolamento?
Abs....
marcio r c
05/05/2012, 18:12
Marcio r c
vc comprou recentemente, aonde foi e a quanto ficou o suporte com rolamento da central da direção?
foi na toyagro ja faz um ano +ou- tel (11) 2412-6654 3209-4114 a peça é so tirar uma e colocar a outra pode dar alguma difernça na furação do chassis mas é um furo só o resto dos furos da certinho,devo ter pago de 350,00~400,00 mas é outra coisa nale apena.
Carlo Pecca
05/05/2012, 21:12
Mandei email para a toyomax, indagando preço e prazo de entrega, assim que eles responderem eu repasso a vcs.
marciorank@gmail.com
05/05/2012, 22:04
blz ai toyoteiros
voltei ao asunto:
como ja mensionei em outros topicos, tenho uma vasta esperiencia em usinagem,
(20 anos nem é tanto rsrrsrrsrs....) a minha intenão é fazer este sistema de rolamentos
trocando apenas pino e no mesmo mancal adptando os rolamentos, talves pelo espaço
ser pequeno podemos colocar roletes, assim conservamos o mancal original que é rebitado
no chassis e até custara mais barato. (com esta economia podemos comprar mais
algumas latinhas).........
acho que esta semana a oficina estara meio vazia então vou desmontar a direção da minha
band e ver se surge uma boa ideia para a direção de nossas bands.
abraços.
Guiga Tostes
05/05/2012, 22:20
Guiga VocÊ pode fornecer o telefone da Toymax?
O meu suporte é original com bucha de bronze. è só tirar o miolo e colocar o kit pino-rolamento, tipo plug and play?
Oi Carlo!
segundo o pessoal da Toyomax, para Bands de 1980 em diante é plug&play sim.
Segue contatos abaixo:
e-mail/msn: mariano@toyomax.com.br
fone: (11) 3488-0908 (tel:(11) 3488-0908)
Gostei da idéia Guiga vc chegou cotar o valor do reparo com rolamento?
Abs....
Gde Glauco!
o valor do reparo(kit foto) deve ser entre R$190-200 e o conjunto completo suporte+pino e rolamentos entre R$350-400 conforme o Márcio R C postou.
Abraço
Glauco mendes
06/05/2012, 16:32
blz ai toyoteiros
voltei ao asunto:
como ja mensionei em outros topicos, tenho uma vasta esperiencia em usinagem,
(20 anos nem é tanto rsrrsrrsrs....) a minha intenão é fazer este sistema de rolamentos
trocando apenas pino e no mesmo mancal adptando os rolamentos, talves pelo espaço
ser pequeno podemos colocar roletes, assim conservamos o mancal original que é rebitado
no chassis e até custara mais barato. (com esta economia podemos comprar mais
algumas latinhas).........
acho que esta semana a oficina estara meio vazia então vou desmontar a direção da minha
band e ver se surge uma boa ideia para a direção de nossas bands.
abraços.
Marcio se vc preferir eu tenho um conjunto completo guardado, posso mandar para vc, ai vc ñ desmonta a sua?
Abs....
hercilio.neto
07/05/2012, 00:10
Hoje mexi na direção. Quer dizer, no volante.
Saquei para trocar a chave de sete.
Notei que no meu jipe existe uma pequena folga no pino.
Meu meca disse que não oferece riscos (R$ 400 paus, vou esperar). Mas alertou que preciso trocar o terminal esquerdo da barra curta e os guarda-pó dos outros terminais. Recomendou terminais da marca Della Rosa.
Vou providenciar
cristiano
08/05/2012, 17:33
Só vi as mensagens agora.
Estou com a minha Bandeirante fazendo funilaria, então não quero mexer na direção agora senão não consigo manobrar o veículo.
Estou corujando com vocês e vi a dica da Toyomax.
Abraços
marciorank@gmail.com
08/05/2012, 21:28
[FONT=Verdana]
Oi Carlo!
segundo o pessoal da Toyomax, para Bands de 1980 em diante é plug&play sim.
Segue contatos abaixo:
e-mail/msn: mariano@toyomax.com.br
fone: (11) 3488-0908 (tel:(11) 3488-0908)
Gde Glauco!
o valor do reparo(kit foto) deve ser entre R$190-200 e o conjunto completo suporte+pino e rolamentos entre R$350-400 conforme o Márcio R C postou.
Abraço
final de semana desmontei o da minha band para dar uma analizada,
minha band é uma 82 e não tem como colocar este kit que esta
ai nas fotos, a não ser que trocasse o suporte.
marciorank@gmail.com
08/05/2012, 21:30
Marcio se vc preferir eu tenho um conjunto completo guardado, posso mandar para vc, ai vc ñ desmonta a sua?
Abs....
blz ai Glauco
este conjunto que voce tem ai é de que ano de band?
Guiga Tostes
08/05/2012, 22:13
final de semana desmontei o da minha band para dar uma analizada,
minha band é uma 82 e não tem como colocar este kit que esta
ai nas fotos, a não ser que trocasse o suporte.
Fala Márcio,
ainda não tive tempo para desmontar o meu para verificar...pois terei que tirar o guincho para poder acessar o braço/pino central.
Em qual parte ou sentido da peça vc encontrou a incompatibilidade?
Estou enviando um email para a Toyomax agora com o seu questionamento.
Assim que eu tiver o retorno deles posto aqui.
Ps.: A tal máxima de que cada Band é unica pode se aplicar ao caso pois muitas vezes não temos o histórico de manutenção do carro ao longo dos anos e de antigos proprietários. A minha Band é 85 e está comigo desde 2000...são 12 anos na minha mão...e 15 anos nas mãos de outros 2 donos...e confesso que entre gambiarras(corrigidas) e upgrades encontrei algumas coisas na minha Band que não eram correspondentes ao ano de fabricação...algumas foram boas outras nem tanto....
Abrs
Glauco mendes
09/05/2012, 12:38
blz ai Glauco
este conjunto que voce tem ai é de que ano de band?
Blz Marcio o suporte que tenho aqui é da band 90 ou 92 ele é com bucha cônica de bronze , abs...
Sergioporto
09/05/2012, 12:44
Tenho dois aqui mais um setor mecanico mas para fazer com sistema de rolamento creio que aproveita carcaça mas pino terá que ser usinado pois nao sei se tem condiçoes de usinar original devido à tempera.
Guiga Tostes
11/05/2012, 15:22
Amigos,
a Toyomax respondeu a dúvida questionada no email hoje e confirmou que o kit de pino roletado(reparo do braço central) é compatível com todas as Bands de 79/80 em diante, informaram tb que caso haja desgaste excessivo no suporte será necessário troca-lo tb, utilizando assim o kit completo.
Assim que eu tiver um folego($) vou comprar o kit de reparo e posto aqui as impressões.
Abraço
marciorank@gmail.com
21/05/2012, 13:07
fala ai pesoal,
o kit para a direção não esta esquecido,
ja usinei o pino e estou fazendo o mancal, pena que falta tempo.
Glauco mendes
22/05/2012, 22:08
E ai Marcio, estou aqui no aguardo heheheh, quando tiver uma posição mando o que eu tenho aqui para vc fazer?
Abs...
marciorank@gmail.com
22/05/2012, 22:27
blz ai glauco
no caso da minha band não deu pra utilizar o mancal original como o pessoal da toyomax falou.
então usinei um pino em aço e estou fazendo o mancal novo. Como estou fazendo o mancal
novo estou fazendo bem no capricho, estou colocando retentor na parte de baixo e uma
tampa na parte de cima, assim os 2 rolamentos trabalharão mergulhados no oleo e com
isto eliminamos as folgas e esquecemos a manutenção.
Glauco mendes
22/05/2012, 22:35
blz ai glauco
no caso da minha band não deu pra utilizar o mancal original como o pessoal da toyomax falou.
então usinei um pino em aço e estou fazendo o mancal novo. Como estou fazendo o mancal
novo estou fazendo bem no capricho, estou colocando retentor na parte de baixo e uma
tampa na parte de cima, assim os 2 rolamentos trabalharão mergulhados no oleo e com
isto eliminamos as folgas e esquecemos a manutenção.
Blz quando puder mande umas fotos....
Abs...
Guiga Tostes
23/05/2012, 01:06
Amigos,
consegui comprar um conjunto pino+mancal Della Rosa de 2a. mão mas em ótimo estado.
Assim que puder vou desmontar o original para podermos comparar as peças, termos as medidas para ajudar a quem quiser reproduzir e atestar se ha compatibilidade ou não.
Marcio, parabéns pela iniciativa depois posta as fotos! :concordo:
Abs
marciorank@gmail.com
27/05/2012, 18:40
Amigos,
consegui comprar um conjunto pino+mancal Della Rosa de 2a. mão mas em ótimo estado.
Assim que puder vou desmontar o original para podermos comparar as peças, termos as medidas para ajudar a quem quiser reproduzir e atestar se ha compatibilidade ou não.
Marcio, parabéns pela iniciativa depois posta as fotos! :concordo:
Abs
Blz ai Guiga
quando voce tiver o teu conjunto desmontado tira umas fotos,talves
surja uma ideia de fabricar ele bem mais simples, e mais barato.
o meu terminei hoje, o não me guentei e montei ele na band,
é facil de colocar se não tiver guincho, pois o original não sai
sem tirar o guincho, mas o modelo novo da de colocar e tirar
com o guincho, pois o novo ficou um pouco mais compacto.
Montei e fui dar uma volta, que maravilha, tenho direção
hidraulica e mesmo assim ficou mais leve e parou de ficar
passarinhando naquelas ondulações no asfalto(mesmo com um terminal
folgado que encontrei)
Agora é so trocar o terminal e curtir. rsrsrsrsrs..........
marciorank@gmail.com
27/05/2012, 18:43
vou providenciar algumas fotos
Glauco mendes
27/05/2012, 18:58
Blz ai Guiga
quando voce tiver o teu conjunto desmontado tira umas fotos,talves
surja uma ideia de fabricar ele bem mais simples, e mais barato.
o meu terminei hoje, o não me guentei e montei ele na band,
é facil de colocar se não tiver guincho, pois o original não sai
sem tirar o guincho, mas o modelo novo da de colocar e tirar
com o guincho, pois o novo ficou um pouco mais compacto.
Montei e fui dar uma volta, que maravilha, tenho direção
hidraulica e mesmo assim ficou mais leve e parou de ficar
passarinhando naquelas ondulações no asfalto(mesmo com um terminal
folgado que encontrei)
Agora é so trocar o terminal e curtir. rsrsrsrsrs..........
To curioso para ver o novo sistema.....
Abs...
Carlo Pecca
27/05/2012, 19:35
Marcio e Glauco
Blz vcs conseguiram, estou na agonia aguardando as fotos!
Guiga Tostes
27/05/2012, 22:17
Opa!
Amanhã irei ao Correio retirar as peças e poderei postar fotos! Hoje dei uma estudada de como retirar o guincho e parece que será um pouco mais fácil removendo o parachoques junto...dureza vai ser dar conta do peso do bichinho sozinho :mrgreen:
Marcio, depois posta fotos do trabalho! :concordo:
Abração
marciorank@gmail.com
28/05/2012, 07:25
blz Guiga
to curioso pra ver as fotos
marciorank@gmail.com
28/05/2012, 22:51
o conjunto eu consegui fazer, mas agora não
consigo colocar as fotos aqui. rsrsrsr.........
alguem pode me ajudar?
Carlo Pecca
29/05/2012, 18:41
Marciorank
Para colocar as fotos, eu primeiro as coloque em uma pasta do jeito que vem da máquina digital. Depois vou no "paint" do windows e abra a foto nele. Vc verá que ela fica grande PKCT, assim vc vai na janela "imagem" e depois em "Alongar/inclinar", vai aparecer umas medidas em Horizontal = 100 coloca 30 e vai para vertical de 100 também para 30. Faça isso em todas as fotos que quiser colocar no forum. Feito isso vai em resposta Rápida do forum e aperta "Insert Imagem", em seguida vai carregando as fotos que vc que apresentar. Abs
hercilio.neto
10/06/2012, 23:39
o conjunto eu consegui fazer, mas agora não
consigo colocar as fotos aqui. rsrsrsr.........
alguem pode me ajudar?
Marcio,
Li em outro tópico que voce fez um pino com rolamento que substituiu a bucha conica.
Explica melhor pra gente como fez e como ficou a Band.
Guiga Tostes
11/06/2012, 02:22
A minha peça usadinha chegou(pino roletado+mancal...e veio até com o braço "bumerangue")...mas não tive tempo de desmontar para fotografar...e para desmontar o original então...tá mais complicado...terei de tirar o parachoques e guincho mesmo... o que pelo peso acho que não deverei fazer o trabalho sozinho. :parede:
Acho que vai demorar um pouco...mas assim que fizer posto aqui!
Abrs
marciorank@gmail.com
11/06/2012, 12:45
Marcio,
Li em outro tópico que voce fez um pino com rolamento que substituiu a bucha conica.
Explica melhor pra gente como fez e como ficou a Band.
blz ai amigo.
o que fiz foi o seguinte;
fabriquei o mancal novo de forma que consegui colocar 2 rolamentos,
e fiz um pino novo em aço, na parte superior do mancal coloquei
uma tampa e na parte inferior um retentor, assim os rolamentos estão
mergulhados no oleo e adeus manutenção.
como ficou?
ficou sem folga alguma e apesar de ser direção hidraulica ainda ficou mais leve.
agora é so curtir.
abraço
junior888
11/06/2012, 16:20
Aproveitando o tópico, desculpem se isso já foi dito...
Esses dias atrás, veio um amigo do meu pai aqui em casa, e ele tem uma band 95, toda original, impecável (pena que ele nao vende por nada, hehehe). E claro que eu nao perdi tempo, já fui direto olhar a band, e foi quando vi que ela tem um amortecedor na barra de direção (acho que é na barra), e agora pergunto a vcs, pra que isso serve?? Ajuda na famosa folga?... A minha é uma 92, e nao tem isso, sera que foi retirada ou esse "amortecedor de direção" só veio a partir de 93~94 com os motores 14b e com a barra estabilizadora?
Carlo Pecca
11/06/2012, 17:49
[QUOTE=marciorank@gmail.com;1712669]blz ai amigo.
o que fiz foi o seguinte;
fabriquei o mancal novo de forma que consegui colocar 2 rolamentos,
e fiz um pino novo em aço, na parte superior do mancal coloquei
uma tampa e na parte inferior um retentor, assim os rolamentos estão
mergulhados no oleo e adeus manutenção.
como ficou?
ficou sem folga alguma e apesar de ser direção hidraulica ainda ficou mais leve.
agora é so curtir.
MARCIO
abs
Junior
Por coincidência tocaram nesse assunto nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/67687-adaptacao-de-barra-estabilizadora-na-trazeira-2.html
Abs
marciorank@gmail.com
11/06/2012, 22:39
Blz ai Carlo
caraca, ainda não consegui coloca essas benditas fotos, mas vou dar um jeito,
não sei como mas vo, rsrsrsr.....
abraços
junior888
12/06/2012, 11:32
Junior
Por coincidência tocaram nesse assunto nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/67687-adaptacao-de-barra-estabilizadora-na-trazeira-2.html
Abs
Opa.. blz, vou dar uma olhada, valeeuuu
Abraço
marciorank@gmail.com
01/07/2012, 20:23
Marciorank
Para colocar as fotos, eu primeiro as coloque em uma pasta do jeito que vem da máquina digital. Depois vou no "paint" do windows e abra a foto nele. Vc verá que ela fica grande PKCT, assim vc vai na janela "imagem" e depois em "Alongar/inclinar", vai aparecer umas medidas em Horizontal = 100 coloca 30 e vai para vertical de 100 também para 30. Faça isso em todas as fotos que quiser colocar no forum. Feito isso vai em resposta Rápida do forum e aperta "Insert Imagem", em seguida vai carregando as fotos que vc que apresentar. Abs
blz ai Carlo,
conforme prometi esta ai uma foto,
vou providenciar mais algumas
abraço
356683
marciorank@gmail.com
01/07/2012, 20:36
mais algumas fotos356686356687356688
Carlo Pecca
01/07/2012, 21:56
BLZ Marcio
Ficou muito bom, bom mesmo.
Grd Abs.
Glauco mendes
01/07/2012, 22:02
Muito bacana ficou o equipamento, como esta se portando na sua band?
Abs: Glauco...
marciorank@gmail.com
02/07/2012, 13:00
Muito bacana ficou o equipamento, como esta se portando na sua band?
Abs: Glauco...
Blz Glauco
depois que coloquei este kit
foi só alegria, me arrependi de
não ter feito antes.
Agora vamos ter que achar outra
coisa pra fusar na band rsrsrsr.....
sempre pensei em deixar a suspenção
mais macia, mas sem diminuir a altura dela,
vamos começar a pensar algo a ser feito.
abraço
marcio r c
02/07/2012, 21:04
Blz Glauco
depois que coloquei este kit
foi só alegria, me arrependi de
não ter feito antes.
Agora vamos ter que achar outra
coisa pra fusar na band rsrsrsr.....
sempre pensei em deixar a suspenção
mais macia, mas sem diminuir a altura dela,
vamos começar a pensar algo a ser feito.
abraço
já vi alguns feiche de mola que usa uma esfera no fim da mola ,essa esfera e colocada para mola deslisar melhor uma na outra ,eu ainda não vi se existe essas molas para a band.
marciorank@gmail.com
02/07/2012, 22:36
já vi alguns feiche de mola que usa uma esfera no fim da mola ,essa esfera e colocada para mola deslisar melhor uma na outra ,eu ainda não vi se existe essas molas para a band.
desculpa amigo, mas não entendi onde vai esta esfera
marcio r c
03/07/2012, 20:35
desculpa amigo, mas não entendi onde vai esta esfera
no feiche de mola da minha caminhonete tem essa esfera e tbm ja vi num jeep, essas molas que estava no jeep eram molas importada .
amanha tiro uma foto do feiche de mola na onde fica a esfera vai dar para entender melhor.
marciorank@gmail.com
03/07/2012, 23:28
no feiche de mola da minha caminhonete tem essa esfera e tbm ja vi num jeep, essas molas que estava no jeep eram molas importada .
amanha tiro uma foto do feiche de mola na onde fica a esfera vai dar para entender melhor.
blz amigo, aguardo a foto
marcio r c
04/07/2012, 20:00
blz amigo, aguardo a foto
boa noite da uma olhada 357401
cristiano
05/07/2012, 17:49
Pessoal
Eu estou reformando o braço auxiliar (rolamentado) da minha, e surgiu uma dúvida, é possível colocar um rolamento no lugar daquela bucha de nylon inferior?
Abraços
cristiano
05/07/2012, 17:50
Você refez todo o sistema, ficou ótimo!
Na parte inferior você colocou um rolamento ou bucha?
Carlo Pecca
05/07/2012, 19:21
Marcio
desculpa o abuso mas é possível tirar outras fotos da tal esfera na mola?
marcio r c
05/07/2012, 23:25
Marcio
desculpa o abuso mas é possível tirar outras fotos da tal esfera na mola?
357599357602
marciorank@gmail.com
06/07/2012, 20:54
Você refez todo o sistema, ficou ótimo!
Na parte inferior você colocou um rolamento ou bucha?
este novo sistema tem rolamento na parte superior
e na parte inferior e o conjunto é todo vedado,
pois trabalha mergulhado no oleo, não é mais nescesario
fazer ajustes e nem lubrificação.
abraço
Carlo Pecca
16/07/2012, 16:04
Marcio r c - 0 obrigado pelas fotos;
Marciorank - esse retentor pode ser utilizado no mesmo braço de direção com rolamento que a toyomax vende?
marciorank@gmail.com
19/07/2012, 17:50
Marcio r c - 0 obrigado pelas fotos;
Marciorank - esse retentor pode ser utilizado no mesmo braço de direção com rolamento que a toyomax vende?
blz ai carlo
deculpa pela demora na resposta,
estou viajando(rimini italia) e nao esta dando tempo de ascesar o forum,
nao sei te responder se este retentor da certo no kit da toyomax,
nunca vi este kit mas acho que vai ser meio didicil.
abraco
cristiano
20/07/2012, 12:10
Pessoal
Abri o braço auxiliar da minha depois de 8 anos e troquei a coifa e os dois rolamentos, saiu 12 reais cada rolamento e a bucha estava excelente, não precisou ser trocada.
359877359878
Carlo Pecca
23/07/2012, 22:23
Marciorank
Obrigado eu também estou em viagem (Campos dos Goytacazes/RJ) e assim que voltar vou instalar o kit de direção com rolamento daToymax.
Abs
Carlo Pecca
18/08/2012, 19:04
Salve Galera!
Troquei finalmente o braço de direção de bucha cônica por rolamento. Ficou mais leve para manobrar. Um detalhe: no meu caso,
os dois furos mais distantes não casaram com a furação do chassi e tive que colocar parafusos mais fino de aço. Não esqueçam de engraxar o kit.
Abs
hercilio.neto
18/08/2012, 19:28
Pecca,
Voce trocou o conjunto inteiro ou somente o kit?
Eu escrevi para a Toyomax e passaram o preço do kit (R$ 186,46 + frete), mas segundo o vendedor Francisco, seria preciso trocar a carcaça também.
O conjunto do meu jipe está com jogo e deixa a direção instavel, principalmente quando há algum desnivel na pista. Não falei ainda com o meu meca, se a folga é somente falta de ajuste.
Carlo Pecca
19/08/2012, 08:15
Hercilio
Coloquei o kit completo da Toyomax, "codigo 45420-98001 Braço Central Direção", custou 577,00 já incluso o valor do frete. Olhando a peça antiga e a nova, os tais furos diferem em milimetros no posicionamento. Vou guardar a antiga com bucha cônica pois já me avisaram que no interior de nosso Brasil é mais fácil encontrara a peça cônica do que os rolamentos. Como a minha intenção é viajar pelos matos, é mió ter peças de reposição.
Abs.
hercilio.neto
19/08/2012, 23:08
Grande Pecca.
Valeu pelas informações.
Mas R$ 577,00 está meio salgado pra mim. Vou revisar o conjunto, e se for o caso, troco a bucha cônica.
maikpenner
09/01/2013, 12:00
Falei com meu mecanico hoje sobre a possibilidade de trocar somente o reparo de bucha conica do pino central da direção, pelo pino central com rolamentos. Segundo o mesmo, tem que trocar também o suporte, pois o original é cônico e o com rolamentos não.
Isso procede? Lendo os relatos anteriores, vi que tem gente que diz que é possível usar o suporte original e em outro relato dizem que não foi possivel usar o suporte original. Eis a questão, é preciso trocar o suporte completo ou da pra usar o suporte original e encomendar apenas o reparo com rolamentos?
Abraços
Maik
marciorank@gmail.com
09/01/2013, 12:43
Falei com meu mecanico hoje sobre a possibilidade de trocar somente o reparo de bucha conica do pino central da direção, pelo pino central com rolamentos. Segundo o mesmo, tem que trocar também o suporte, pois o original é cônico e o com rolamentos não.
Isso procede? Lendo os relatos anteriores, vi que tem gente que diz que é possível usar o suporte original e em outro relato dizem que não foi possivel usar o suporte original. Eis a questão, é preciso trocar o suporte completo ou da pra usar o suporte original e encomendar apenas o reparo com rolamentos?
Abraços
Maik
blz ai colega
quando troquei da minha band eu tentei fazer somente o pino sob medida e colocar com rolamento usando a mesma
carcasa, porem, nao teve jeito, refiz tudo (veja fotos no inicio do topico) e estou andando ate hoje sem ajustes e sem necescitar
de lubrificacao, lembrando que minha band e' o meu carro do dia a dia e tambem dos finais de semana.
abraco
RODRIGO VAZ
10/03/2013, 11:42
fiz mais ou menos isso na minha band tb, coloquei 2 rolamentos da peça original, e o torneiro me sugeriu que fizesse uma,a minha duvida é qto custou esta ???
marciorank@gmail.com
10/03/2013, 16:47
fiz mais ou menos isso na minha band tb, coloquei 2 rolamentos da peça original, e o torneiro me sugeriu que fizesse uma,a minha duvida é qto custou esta ???
desculpa Rodrigo, não entendi direito; voce colocou dois rolamentos na carcaça original?
hercilio.neto
20/03/2013, 00:18
Salve Galera!
Troquei finalmente o braço de direção de bucha cônica por rolamento. Ficou mais leve para manobrar. Um detalhe: no meu caso,
os dois furos mais distantes não casaram com a furação do chassi e tive que colocar parafusos mais fino de aço. Não esqueçam de engraxar o kit.
Abs
Troquei o pino central de bucha cônica por um conjunto com rolamento, comprei na Tração Mania.
Percebi que a direção ficou um pouco mais leve, a direção é hidráulica, então o ganho não foi significativo.
Porém o jogo na direção continua.
Como está com um pequeno vazamento na caixa, vou levar em um especialista para tirar o vazamento e ajustar a caixa.
maikpenner
20/03/2013, 12:43
Hercilio,
na minha mandei verificar item a item na direção...
Foi conferido que após a caixa de direção até às rodas não existe folga alguma.
A folga que existe está na caixa... vou ter que revisar a caixa da minha pra ficar 100%...
fabiano r
20/03/2013, 13:35
Boa tarde pessoal! Na minha band 81 tenho DH adaptada mas estou com problema na barra de direção, como todos sabem q cabine se movimenta devido aos coxins e o setor fica fixo lá na frente certo dia tinha um solavanco na estrada e arrancou a barra lá do setor fiquei sem direção e acabei batendo, depois disso tentei alguma adaptações com cardã agricola e agora com a barra do chevete ou omega a gual é dividida e entra uma dentro da outra proporcionando q a barra trabalhe. O problema é q cria folga e dai a band fica "passarinheira" gostaria de saber se alguém tem alguma dica pois depois do acidente fiquei com medo de colocar barra fixa. Vlw
Fe_jipeiro
20/03/2013, 14:47
fabiano r,
manda fotos para podemos opnar ... Só para entender ... sua DH é adaptada, porém modelo original ?
Abs
fabiano r
20/03/2013, 15:02
fabiano r,
manda fotos para podemos opnar ... Só para entender ... sua DH é adaptada, porém modelo original ?
Abs
tá chovendo p caramba desde ontem deixa parar q vou tirar as fotos p postar aqui. A band é 81 a DH é adaptada, acredito q não é original. assim q tiver as fotos posto elas, por enquanto obrigado!
hercilio.neto
20/03/2013, 21:25
certo dia tinha um solavanco na estrada e arrancou a barra lá do setor fiquei sem direção e acabei batendo
Nossa!
Meu receio com adaptações é esse.
Tem adaptações que são consagradas, vendem kit e tal... Mas na direção é sempre empírico, cada um faz a barra de um jeito.
É tenso.
fabiano r
21/03/2013, 08:18
Bom dia! Segue as fotos do sistema atual! Hercilio a DH q tinha a barra fixa já veio na band quando comprei.
Verifique q a barra trabalha na emenda cerca de uns 15mm. Preciso saber se tem alguma coisa q faça o mesmo movimento mas q não crie folga e principalmente nunca desengate no solavanco rsrs.401781401782401783401784401785401786401787401 788
cristiano
21/03/2013, 09:38
Boa tarde pessoal! Na minha band 81 tenho DH adaptada mas estou com problema na barra de direção, como todos sabem q cabine se movimenta devido aos coxins e o setor fica fixo lá na frente certo dia tinha um solavanco na estrada e arrancou a barra lá do setor fiquei sem direção e acabei batendo, depois disso tentei alguma adaptações com cardã agricola e agora com a barra do chevete ou omega a gual é dividida e entra uma dentro da outra proporcionando q a barra trabalhe. O problema é q cria folga e dai a band fica "passarinheira" gostaria de saber se alguém tem alguma dica pois depois do acidente fiquei com medo de colocar barra fixa. Vlw
Fabiano
Esse é um erro comum, instalar uma barra de direção sem aquele "flexível" no meio da barra para compensar o trabalho da carroceria. A barra que você instalou parece um kit universal que a Gama4x4 vende para instalar DH em jeep.
Agora depois que você fez isso a folga vem da onde? Peça para alguém mover o volante enquanto você olha os componentes.
Lembre-se que sua caixa de direção, mesmo hidrálica, tem uma regulagem para eventais folgas. E a menor das folgas é multiplicada no pitman.
hercilio.neto
21/03/2013, 09:49
Bom dia! Segue as fotos do sistema atual! Hercilio a DH q tinha a barra fixa já veio na band quando comprei.
Verifique q a barra trabalha na emenda cerca de uns 15mm. Preciso saber se tem alguma coisa q faça o mesmo movimento mas q não crie folga e principalmente nunca desengate no solavanco rsrs.401781401782401783401784401785401786401787401 788
Fabiano,
Tá faltando a junta elástica
http://jipepar.com.br/loja/images/products/originals/35_158_imagem1%20015.jpg
Sergioporto
21/03/2013, 10:04
Parece-me que a junta está na estria do setor.Fotografia nao permite ver muito bem.
fabiano r
21/03/2013, 10:16
Hercilio tem essa junta não saiu na foto mas tem sim.
Cristiano a folga está no meio da barra na junção das duas partes onde ela é encaixada uma dentro da outra com o tempo e a trepidação começa a criar essa folga.
eu não sei se as outras bands tem a barra fixa ou elastica a minha agora é "telescópica" ela pode espichar ou encurtar mas está criando folga na junção das barras
cristiano
21/03/2013, 10:47
Eu também vi a junta elástica (lado da caixa).
hercilio.neto
22/03/2013, 01:21
eu não sei se as outras bands tem a barra fixa ou elastica a minha agora é "telescópica" ela pode espichar ou encurtar mas está criando folga na junção das barras
A barra é estriada como um cardan?
fabiano r
22/03/2013, 09:12
A barra é estriada como um cardan?
Bom dia! dois lados chatos e outros dois oval.
cristiano
25/03/2013, 10:54
Fabiano
A Gama4x4 vende um kit universal parecido com esse que você utilizou, acontece que eu acho ele pouco dimensionado para o peso da Bandeirante.
Eu comprei a caixa da S10 para adaptar DH no meu Willys e estou usando a própria barra da S10, veja que ela é bem mais robusta que a sua em todos os aspectos, e a S10 tem o peso compatível com uma Bandeirante.
Coluna De Direçao S10 Blazer Ano 2000 2006 Completa - R$ 200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460205065-coluna-de-direcao-s10-blazer-ano-2000-2006-completa-_JM)
Eu sugiro para você usar a coluna da S10 ou da F1000, e se alguma tiver a mesma estria da sua caixa do Opapa, melhor ainda, mas eu desconheço a estria da caixa do Opala.
Aí Sergio,
Achava que essa "galhada" era a ausência da barra estabilizadora!!! quer dizer então que com essa modificação isso acaba??? fui para a bahia mês passado e quase enfartei com tanto susto que levei quando minha band resolvia mudar de lado na pista quando encontrava aqueles trilhos feitos por caminhões no asfalto!!! Também, quando saio do asfalto para o acostamento tenho que reduzir para 40, caso contrário, é adrenalina na certa!!!!
hercilio.neto
26/03/2013, 23:03
Aí Sergio,
Achava que essa "galhada" era a ausência da barra estabilizadora!!! quer dizer então que com essa modificação isso acaba??? fui para a bahia mês passado e quase enfartei com tanto susto que levei quando minha band resolvia mudar de lado na pista quando encontrava aqueles trilhos feitos por caminhões no asfalto!!! Também, quando saio do asfalto para o acostamento tenho que reduzir para 40, caso contrário, é adrenalina na certa!!!!
DeMelo,
Como eu coloquei aqui em outro post eu troquei o sistema de pino central com bucha cônica por um conjunto com rolamentos
Troquei o pino central de bucha cônica por um conjunto com rolamento, comprei na Tração Mania.
Percebi que a direção ficou um pouco mais leve, a direção é hidráulica, então o ganho não foi significativo.
Como está com um pequeno vazamento na caixa, vou levar em um especialista para tirar o vazamento e ajustar a caixa.
Mas permanece a folga (e as consequentes galhadas).
Essa folga pode vir de qualquer componente da direção. A direção original do Bandeirante é muito criticada pela quantidade de componentes, e dependendo de onde é a folga, o reflexo no comportamento da direção é multiplicado. E quanto maior o pneu, maior será esse efeito aqui chamado pelo Sergio de galhada.
Um conselho. Comece pelos terminais, siga para o pino central (o de bucha cônica requer constantes ajustes, convém usar o roletado) e se ainda a folga continuar, revise a caixa. É o que estou fazendo.
Em tempo: Não pretendo trocar a DH por uma adaptada, que dizem, elimina o problema da folga. Faço questão da DH original ZF.
DeMelo,
Como eu coloquei aqui em outro post eu troquei o sistema de pino central com bucha cônica por um conjunto com rolamentos
Mas permanece a folga (e as consequentes galhadas).
Essa folga pode vir de qualquer componente da direção. A direção original do Bandeirante é muito criticada pela quantidade de componentes, e dependendo de onde é a folga, o reflexo no comportamento da direção é multiplicado. E quanto maior o pneu, maior será esse efeito aqui chamado pelo Sergio de galhada.
Um conselho. Comece pelos terminais, siga para o pino central (o de bucha cônica requer constantes ajustes, convém usar o roletado) e se ainda a folga continuar, revise a caixa. É o que estou fazendo.
Em tempo: Não pretendo trocar a DH por uma adaptada, que dizem, elimina o problema da folga. Faço questão da DH original ZF.
Valeu hercilio, acho que vou dar uma olhada e, se for o caso, trocar para a direção com rolamentos, pois já cansei dos sustos!!! rsssss
abçs
fabiano r
30/03/2013, 21:04
Boa noite! Hoje passei em uma oficina e o mecanico me deu uma peça a qual segundo ele é a coluna da direção de um caminhão 1113, acho que vai resolver o problema da minha band. Semana q vem vou comprar as cruzetas novas e mandar soldar nesta barra.403497
fabiano r
30/03/2013, 21:05
Tentei colocar outras fotos mas a internet aqui não está funcionando estou usando a do celular mas não carrega as fotos.
fabiano r
02/04/2013, 07:58
trabalho pronto em testes!
403909403910403911403912403913
hercilio.neto
02/04/2013, 08:09
Acho que com a barra estriada o problema acaba.
fabiano r
02/04/2013, 08:25
Acho que com a barra estriada o problema acaba.
Bom dia Hercilio! Primeiras impressões são boas, ficou mais firme, agora qro adaptar um amortecedor na direção em breve.
sebastiao colombi
04/04/2013, 21:06
Boa noite pessoal, acabo de compra um Bandeirante curta ano 91, original motor 709 4 m amarela confesso que estou muito feliz .. mas .. ela esta com as molar por cima do eixo, QUE TORNA ELA MUITO ALTA como tem bagageiro, na entra na minha casa , nao gostei muito,, ela da umassss puxada para os lados e a direçao quando vc vira pra algum lado ela nao volta .. tenho que voltar o volante porque ela fica dura.. nao sei se estou sendo claro na pergunda.. gostaria de saber dos senhores se alguem tem band com molas por cima do eixo e alguma sugesta pra molas por cima e a direçao endurecendo.. obrigado
cristiano
04/04/2013, 21:28
Sebastião
Quando não se trata de originalidade e você não tem sobre o processo de molas (spoa) por cima do eixo.
Nada melhor do que você mandar fotos da suspensão para darmos uma analisada.
Quantas fotos forem possíveis.
sebastiao colombi
04/04/2013, 21:33
blz cristiano vou providenciar. mas pelo que vi agora alguma fotos a minha que fez nao sabe o estava fazendo, apenas colocou a molas por cima deu uma grau nos cardans e nada mais,, acho na minha opiniao que teira que colocar barras estabilizadoras com ja vi em alguma rural e f 75.. mas vou tirar foto e postar obrigado
fabiano r
04/04/2013, 21:37
Boa noite pessoal, acabo de compra um Bandeirante curta ano 91, original motor 709 4 m amarela confesso que estou muito feliz .. mas .. ela esta com as molar por cima do eixo, QUE TORNA ELA MUITO ALTA como tem bagageiro, na entra na minha casa , nao gostei muito,, ela da umassss puxada para os lados e a direçao quando vc vira pra algum lado ela nao volta .. tenho que voltar o volante porque ela fica dura.. nao sei se estou sendo claro na pergunda.. gostaria de saber dos senhores se alguem tem band com molas por cima do eixo e alguma sugesta pra molas por cima e a direçao endurecendo.. obrigado
Sebastião quanto ao volante nao voltar ou ficar duro, por acaso vc não está andando com ela traçada??
hercilio.neto
05/04/2013, 01:22
Quando o volante não volta pode ser apenas a caixa que está com engrenagem muito justa.
Mas o meu palpite é que foi mexido no caster, calçando o eixo para melhorar o angulo do diferencial com o cardã.
Por favor tire fotos do diferencial e do eixo todo, aí poderemos observar se é esse o problema.
sebastiao colombi
05/04/2013, 09:00
Fabiano nao estou andando com ela traçada ate porque meu mecanico veio com ela de Itajuba ate sta.b. doeste quando a mecanica esta impecavel mas tem aquela balançada como ele pilota bem ele notou se e u ja tinha parado rss. Hercilio acho que vc esta certo talves ver o ajusto da direçao.. e tambem acho que vc falou certo . calço do eixo para melhorar o angulo do carda vou ver agora de manha ... mas confeço que nao goste dela spoada muito alta nao entra na minha garagem , vou providencia fotos e coloco hoje obrigado
Cesar1971
05/04/2013, 14:20
Pessoal, a minha d.h não é muito leve não. É esse o jeitão da band ou precisa revisar ?
As minhas tem a direção leve como um carro de passeio, inclusive com pneu 33"
Amigos,
Acabo de arrancar fora a DH original e adaptar um setor da F350 novo....
Uma maravilha, ficou muito melhor do que eu imaginava....
Assim que der posto umas fotos.
Abraço,
Eder
junior888
05/04/2013, 18:19
E T, quanto vc pagou do setor da 350?
fabiano r
06/04/2013, 11:30
Pessoal, a minha d.h não é muito leve não. É esse o jeitão da band ou precisa revisar ?
Cesar a minha é mais leve q a do corolla da minha esposa! DH ZF mesma de opala f1000 f4000 a bomba é a do mercedes 709, essa bomba eu troquei quanto comprei a band, custou nova r$ 650,00 em uma mecanica diesel. Quando comprei ela virava pouco e depois q troquei a bomba mandei fazer alinhamento e segundo o mecanico não virava devido a posição das barras, não sei q q ele fez ele disse "eu alinhei e regulei as barras" e ficou virando bastante muita mais q o troller.
Renanfil
06/04/2013, 11:53
Galera, to com um probleminha na direção da minha band e queria a ajuda de vcs. Fui levá-la numa auto elétrica pra simplesmente trocar a chave de seta. Quando o cara tirou a direção, viu que ela tava desgastando mto o contato da buzina e "apertando" mto a chave de seta. Não adiantava eu trocar a chave por uma nova, pq ia acontecer o mesmo. A direção está mto "baixa". Quando eu puxo ela em minha direção, da pra perceber uma folga de mais um menos 1cm. Levei num mecanico, e ele falou que so precisava trocar o rolamento da coluna de direção e o terminal da barra de direção.
Não entendo mto de mecanica, mas to achando que isso nao vai resoolver meu problema...
Alguém ja passou por isso e sabe o que pode ser feito? E qual a chave de seta posso por nela, caso nao encontre a original? O antigo dono me indicou a do fusca.
Abração
Amadeus_band
06/04/2013, 12:58
Renan, é só você colocar a chave de seta mais pra baixo!
Renanfil
06/04/2013, 14:20
Renan, é só você colocar a chave de seta mais pra baixo!
mas ela já está no limite, não tem como abaixar mais :/
a do fusca fica um lixo muito pequena.. o que falta e regulagem e so colocar o conjunto mais para tras...
hercilio.neto
06/04/2013, 23:47
Troquei o conjunto de alavancas não faz muito tempo. Comprei o conjunto do Toyota Bandeirante.
O eletricista que instalou me falou que é o mesmo da Brasilia, só o chicote que é mais comprido.
Será? É bem parecido mesmo.
Troquei o conjunto de alavancas não faz muito tempo. Comprei o conjunto do Toyota Bandeirante.
O eletricista que instalou me falou que é o mesmo da Brasilia, só o chicote que é mais comprido.
Será? É bem parecido mesmo.
sim serve o problema é que as alavancas tem um formato diferente fica muito ruim...
MarcioNatal
07/04/2013, 22:10
sim serve o problema é que as alavancas tem um formato diferente fica muito ruim...
Meu tiquim de pitaco.
Eu fiz o seguinte: comprei duas chaves, ambas da carto. Uma do corcel, belina, del rey, pampa 85/86, e outra da fusca 77/81. As duas encaixam/acoplam perfeitamente, bastando refazer os chicotes das ligações elétricas. A vantagem é que o botão da buzina deixa de ser no centro do volante e passa a ser na alavanca esquerda, ficando junto com o lampejador de luz alta e seta! O resultado final:
404766 404767 404768
Um abraço.
Márcio Humberto
Meu tiquim de pitaco.
Eu fiz o seguinte: comprei duas chaves, ambas da carto. Uma do corcel, belina, del rey, pampa 85/86, e outra da fusca 77/81. As duas encaixam/acoplam perfeitamente, bastando refazer os chicotes das ligações elétricas. A vantagem é que o botão da buzina deixa de ser no centro do volante e passa a ser na alavanca esquerda, ficando junto com o lampejador de luz alta e seta! O resultado final:
404766 404767 404768
Um abraço.
Márcio Humberto
perfeito Marcio ja que a carto nao fabrica mais a chave da band uma maneira de obter uma chave de boa qualidade, e ainda com melhoria..
hercilio.neto
07/04/2013, 22:43
As alavancas de seta que coloquei são esses aqui:
404782
Estão anunciadas como produto para Brasilia ano 81. Realmente são as mesmas do Toyota Bandeirante.
Do Bandeirante a partir de 94 (14B) deve ser diferente, pois o acionamento do "pisca alerta" é no painel.
Amadeus_band
07/04/2013, 22:55
Marcio, nesse "mix" de chaves de seta, tem opção de temporizador?
Abraço!
MarcioNatal
07/04/2013, 23:05
Fala Amadeus.
Sim, existe essa opção. A minha tem temporizador, ou seja, a alavanca do limpador tem 03 posições!
Aproveitando a deixa, foi sugerido pelo eletricista usar tudo com relé(buzina, farol, pisca, limpador...), e acatei. De quebra, os faróis auxiliares são acionados por uma chave no pé/piso, também com relé. Assim os contatos da chave de seta duram muuuiito!!!
Um abraço.
MH
As alavancas de seta que coloquei são esses aqui:
404782
Estão anunciadas como produto para Brasilia ano 81. Realmente são as mesmas do Toyota Bandeirante.
Do Bandeirante a partir de 94 (14B) deve ser diferente, pois o acionamento do "pisca alerta" é no painel.
essa ai é pra toyota ate 2001 a diferença é que de 99 2001 tem uma luz no painel do pisca o botao de acionamento é esse mesmo..
essa da ospina é a unica opçao atualmente, a soluçao do Marcio é bem melhor vou inclusive adotala...
Renanfil
08/04/2013, 00:58
Adorei as ideias do pessoal aqui! Vou conversar com meu eletricista pra tentar fazer igual...
A minha ainda tá com a chave de sete original e o acionamento do alerta tbm é na alavanca atrás do volante. O mostrador vermelho no painel é apenas uma luz que pisca quando o alerta é acionado, e não um botão. Eu tbm achava que era até ver ao vivo. Aliás, seria bem mais conveniente se fosse botão...
Adorei as ideias do pessoal aqui! Vou conversar com meu eletricista pra tentar fazer igual...
A minha ainda tá com a chave de sete original e o acionamento do alerta tbm é na alavanca atrás do volante. O mostrador vermelho no painel é apenas uma luz que pisca quando o alerta é acionado, e não um botão. Eu tbm achava que era até ver ao vivo. Aliás, seria bem mais conveniente se fosse botão...
se a tua ainda é original não precisa trocar é so dar uma lubrificada de vez em quando...
hercilio.neto
01/05/2013, 20:05
Essa semana deixei o jipe no meca Formaggione (especialista muito conceituado aqui de Campinas), para revisar a caixa.
Troca de retentores, ajustes e troca do setor de engrenagem.
A brincadeira não vai ficar barato: R$ 1.100,00
Amanhã eu pego. Esse é o último item com folga.
Acho que agora terei uma direção firme.
Essa semana deixei o jipe no meca Formaggione (especialista muito conceituado aqui de Campinas), para revisar a caixa.
Troca de retentores, ajustes e troca do setor de engrenagem.
A brincadeira não vai ficar barato: R$ 1.100,00
Amanhã eu pego. Esse é o último item com folga.
Acho que agora terei uma direção firme.
Hercilio
Também troquei o pino central por um conjunto de rolamentos há 30 dias e a folga melhorou muuuiiiito, principalmente nas saídas para o acostamento e nos trilhos feitos por caminhões no asfalto. Agora vou colocar a barra estabilizadora e espero que o carro fique quase como um de passeio!!! hehehe
A sua, com certeza, após tirar a folga melhorará!!
abçs
fabiano r
01/05/2013, 22:11
Hercilio
Também troquei o pino central por um conjunto de rolamentos há 30 dias e a folga melhorou muuuiiiito, principalmente nas saídas para o acostamento e nos trilhos feitos por caminhões no asfalto. Agora vou colocar a barra estabilizadora e espero que o carro fique quase como um de passeio!!! hehehe
abçs
Esse pino central com rolamentos vai em parte da DH? serve nas adaptadas?? tenho visto muito se falar desse pino central com rolamentos e q melhora o carro nas saidas para acostamento. como tenho minha band curta 81 com DH adaptada gostaria de saber mais a respeito p ver se posso melhorar a minha q também tem essa adrenalina toda vez q sai para o acostamento. vlw
hercilio.neto
02/05/2013, 01:00
Hercilio
abçs
DeMelo,
Seu jipe tem amortecedor de direção? Esse também é um item importante.
A barra estabilizadora ajuda diminuir o rolamento nas curvas aumentando consecutivamente a estabilidade.
Eu deixei a caixa por último porque sabia que poderia sair caro. Então troquei primeiro os terminais, depois o pino central, mas dava pra perceber que tinha muita folga na caixa.
hercilio.neto
02/05/2013, 01:07
Esse pino central com rolamentos vai em parte da DH? serve nas adaptadas?? tenho visto muito se falar desse pino central com rolamentos e q melhora o carro nas saidas para acostamento. como tenho minha band curta 81 com DH adaptada gostaria de saber mais a respeito p ver se posso melhorar a minha q também tem essa adrenalina toda vez q sai para o acostamento. vlw
O pino central é preso na frente do chassi junto a longarina no lado esquerdo.
Na verdade trata-se de um conjunto composto basicamente pelo suporte (carcaça), o pino, a bucha conica e retentores.
Nesse conjunto fica preso o chifre de viado que movimenta a barra curta. Ou seja, é próprio de sistemas que usam a caixa na posição original.
DeMelo,
Seu jipe tem amortecedor de direção? Esse também é um item importante.
A barra estabilizadora ajuda diminuir o rolamento nas curvas aumentando consecutivamente a estabilidade.
Eu deixei a caixa por último porque sabia que poderia sair caro. Então troquei primeiro os terminais, depois o pino central, mas dava pra perceber que tinha muita folga na caixa.
Hercilio,
Aproveitando sua pergunta: poderia me esclarecer qual a função exata do amortecedor de direção? Conversando com um meca, ele disse que serviria apenas para "pesar" a direção nas velocidades mais altas. Não senti muita firmeza!!!!
Abçs
hercilio.neto
02/05/2013, 23:19
Hercilio,
Aproveitando sua pergunta: poderia me esclarecer qual a função exata do amortecedor de direção? Conversando com um meca, ele disse que serviria apenas para "pesar" a direção nas velocidades mais altas. Não senti muita firmeza!!!!
Abçs
O amortecedor absorve os impactos na roda e não deixa repassar para a direção. Também ameniza o shimme.
hercilio.neto
03/05/2013, 19:44
Band sem jogo na direção... Quem diria, isso é possível.
Pessoal, acabou o jogo.
Ainda não peguei estrada para sentir a direção em velocidades mais altas,
mas no que deu para experimentar, ficou show.
Carlo Pecca
07/05/2013, 21:36
DeMelo
Acho que o Hercilio tá atolado de serviço no Banco e esqueceu de te responder. Eu coloquei na minha Band o amortecedor de direção com direção mecânica justamente para aliviar aquelas borradas que a roda recebe nos buracos das nossas ruas. Aqui no Rio é soda com tanto buraco nas vias. Com amortecedor vc não fica com o volante bobo nas quias de caminhões e grandes buracos. Ele amortece a porrada. Entendeu? Caso não... aguarde o Hercílio, ele bom na explicação. Grande Abraço a todos.
DeMelo
Acho que o Hercilio tá atolado de serviço no Banco e esqueceu de te responder. Eu coloquei na minha Band o amortecedor de direção com direção mecânica justamente para aliviar aquelas borradas que a roda recebe nos buracos das nossas ruas. Aqui no Rio é soda com tanto buraco nas vias. Com amortecedor vc não fica com o volante bobo nas quias de caminhões e grandes buracos. Ele amortece a porrada. Entendeu? Caso não... aguarde o Hercílio, ele bom na explicação. Grande Abraço a todos.
Valeu demais Carlos!!! Em tempo, o Hercilio já respondeu linhas acima, mas a sua resposta complementou a dele!!! Vou colocar também o amortecedor, pois, depois de viajar 3000km tomando sustos nos trilhos de caminhões, decidi colocar todos os itens que aliviem esse comportamento da band (vida própria!! hehe). São eles: barra estabilizadora, amortecedor de direção e troca do pino central cônico por rolamentos.
Abçs
hercilio.neto
07/05/2013, 23:53
Após todas as revisões dos componentes da direção, experimentei na estrada, na verdade uma via expressa, a 100 km/h.
A impressão foi muito boa, muito embora seja uma estrada é excelente, tanto que é chamada aqui de tapetão.
Não tem mais a galhada, mas há que se fazer constantes correções de trajetória. Não é como um automóvel comum.
O serviço todo foi, pela ordem: revisão dos terminais, troca de 02 terminais, troca das buchas das bieletas, troca do pino central (com rolamento) e revisão da caixa de direção (a caixa ficou absolutamente sem folga). Não mexi no amortecedor de direção.
A parte referente a direção foi finalizada a contento.
Isso tudo dando o devido desconto à torção do terminal de ligação das barras longa e curta (aquele que estala).
Carlo Pecca
08/05/2013, 07:47
Blz Hercilio
Direção sem folga e sem sustos.
DeMelo
Nóis ajuda nu qui podi!
Abraço a todos e boa semana, vou pescar.......
Amadeus_band
08/05/2013, 10:02
Hercílio creio que a questão de ter que ficar corrigindo a trajetória está relacionada ao angulo caster, que é alterado quando se usa jumelos maiores e feixes mais arqueados. Até quando se coloca jumelos maiores apenas na traseira da Band ocorre isso! (Meu caso)
A solução é usar uma cunha entre o eixo e o feixe de mola, corrigindo o seu angulo.
Ah, o alinhamento também interfere bastante, se estiver divergente fica pior ainda!
Abraços.
hercilio.neto
08/05/2013, 17:48
Hercílio creio que a questão de ter que ficar corrigindo a trajetória está relacionada ao angulo caster, que é alterado quando se usa jumelos maiores e feixes mais arqueados. Até quando se coloca jumelos maiores apenas na traseira da Band ocorre isso! (Meu caso)
A solução é usar uma cunha entre o eixo e o feixe de mola, corrigindo o seu angulo.
Ah, o alinhamento também interfere bastante, se estiver divergente fica pior ainda!
Abraços.
Ôpa Amadeus,
Vou verificar isso.
Valeu pela dica.
jipeirodesdepequeno
08/05/2013, 18:13
Após todas as revisões dos componentes da direção, experimentei na estrada, na verdade uma via expressa, a 100 km/h.
A impressão foi muito boa, muito embora seja uma estrada é excelente, tanto que é chamada aqui de tapetão.
Não tem mais a galhada, mas há que se fazer constantes correções de trajetória. Não é como um automóvel comum.
O serviço todo foi, pela ordem: revisão dos terminais, troca de 02 terminais, troca das buchas das bieletas, troca do pino central (com rolamento) e revisão da caixa de direção (a caixa ficou absolutamente sem folga). Não mexi no amortecedor de direção.
A parte referente a direção foi finalizada a contento.
Isso tudo dando o devido desconto à torção do terminal de ligação das barras longa e curta (aquele que estala).
Hercilio, e a castanheira está boa sem folgas?
[]'s
hercilio.neto
08/05/2013, 20:52
Hercilio, e a castanheira está boa sem folgas?
[]'s
jipeiro,
Desculpe a minha ignorância, mas o que é a castanheira?
Glauco mendes
08/05/2013, 21:18
jipeiro,
Desculpe a minha ignorância, mas o que é a castanheira?
Blz Hercilio a castanheira ou terminal castanha é a peça que fica junto do braço pitman.
MarcioNatal
08/05/2013, 21:31
Abraços.
Boa noite amadeus.
Você teria uma "fotinha" para ilustrar o que é e onde colocar essa bendita cunha de que tanto falam?
Obrigado.
Márcio Humberto
Glauco mendes
08/05/2013, 22:00
410289410290
Blz Marcio olha as fotos das cunhas, elas vão entre o feixe de molas e a sapata do eixo.
Hercílio
O terminal castanha também costuma perturbar a direção.
Na minha substituí por terminal comum. Dê uma espiada http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/109973-quebra-na-direcao-5.html para ver como ficou.
Fiz uns testes pisando no freio sem segurar o volante e ela continua na trajetória. Melhorou bastante, mas, não é um automóvel.
jipeirodesdepequeno
08/05/2013, 22:27
Blz Hercilio a castanheira ou terminal castanha é a peça que fica junto do braço pitman.
Exato, só ilustrando:
http://bimg1.mlstatic.com/terminal-direco-castanha-toyota-bandeirantes-todos-4x4_MLB-F-221145343_140.jpg
[]'s
hercilio.neto
08/05/2013, 22:44
Beleza Glauco,
O terminal do pitman foi revisado.
Quando mexe o volante, é possível visualmente acompanhar toda a movimentação da caixa e das barras. O mínimo movimento é repassado ao terminais com precisão. Somente aquele terminal em que é preso outro terminal (foto abaixo) é que não repete imediatamente o movimento pois antes se torce.
410291
MarcioNatal
08/05/2013, 23:07
410289410290
Blz Marcio olha as fotos das cunhas, elas vão entre o feixe de molas e a sapata do eixo.
Obrigado Glauco, essa foi bater e valer!!!
Diga-me uma coisa, o comprimento e espessura da cunha tem relação direta com o comprimento do jumelo e com o arqueamento das molas ou essas medidas são padrões? Obrigado.
MH
Glauco mendes
09/05/2013, 07:51
Obrigado Glauco, essa foi bater e valer!!!
Diga-me uma coisa, o comprimento e espessura da cunha tem relação direta com o comprimento do jumelo e com o arqueamento das molas ou essas medidas são padrões? Obrigado.
MH
Até onde sei elas tem medidas padrão.
jipeirodesdepequeno
09/05/2013, 13:49
Beleza Glauco,
Quando mexe o volante, é possível visualmente acompanhar toda a movimentação da caixa e das barras. O mínimo movimento é repassado ao terminais com precisão. Somente aquele terminal em que é preso outro terminal (foto abaixo) é que não repete imediatamente o movimento pois antes se torce.
410291
Hercilio, a ponteira ta gasta, só trocar ela que acaba essa folguinha
[]'s
Beleza Glauco,
410291
Hercílio, na minha Band tambem torce a barra... tem algum jeito de evitar isso ?
Abraço
hercilio.neto
09/05/2013, 18:49
Hercilio, a ponteira ta gasta, só trocar ela que acaba essa folguinha
[]'s
Jipeiro, foi verificado a ponteira está boa, não tem folga no terminal.
Hercílio, na minha Band tambem torce a barra... tem algum jeito de evitar isso ?
Abraço
Fband, pelo que me disse o meca, essa torcida é normal, é do projeto do Bandeirante.
Amadeus_band
10/05/2013, 00:25
Marcio, eu ainda não coloquei cunha na minha Band mas encontrei essa foto que mostra legal a cunha (peça prateada entre o eixo e o feixe):
410481
Não sei se entendi direito a pergunta, mas não há como padronizar, dizendo que sua Band vai usar uma cunha com angulo "tal", pois depende de vários fatores, jumelos (dianteiros e traseiros) e arqueamento dos feixes, peso na dianteira x pesa na traseira pois nunca uma Band é igual a outra certo? Rsrsrsrsrs
O certo é medir o angulo caster e aí fazer a cunha pra deixar em 1 grau e meio positivo!
Espero ter ajudado!
Abraço!
MarcioNatal
10/05/2013, 09:07
Valeu Amadeus. Como eu sempre digo: uma imagem vale mais do que mil palavras!:dance:
Vou ter que esperar a viatura sair do estaleiro e, quando for fazer o alinhamento/cambagem, vou ver como vai ficar o caster, para ver se vai precisar.
Um abraço e obrigado!
Márcio Humberto
hercilio.neto
10/05/2013, 10:05
Como contribuição, segue a pag.38 do Livreto de Manutenção do Toyota Bandeirante, que traz as medidas do alinhamento (caster, cambagem e convergência).
410509
hercilio.neto
10/05/2013, 10:17
Marcio, eu ainda não coloquei cunha na minha Band mas encontrei essa foto que mostra legal a cunha (peça prateada entre o eixo e o feixe):
410481
Não sei se entendi direito a pergunta, mas não há como padronizar, dizendo que sua Band vai usar uma cunha com angulo "tal", pois depende de vários fatores, jumelos (dianteiros e traseiros) e arqueamento dos feixes, peso na dianteira x pesa na traseira pois nunca uma Band é igual a outra certo? Rsrsrsrsrs
O certo é medir o angulo caster e aí fazer a cunha pra deixar em 1 grau e meio positivo!
Espero ter ajudado!
Abraço!
Amadeus,
Conta pra gente onde voce encontrou essa foto.
Muito interessante, amortecedor de direção coilover.
Provavelmente tem um anti wrap, pois o feixe tem poucas molas.
MarcioNatal
10/05/2013, 10:44
Como contribuição, segue a pag.38 do Livreto de Manutenção do Toyota Bandeirante, que traz as medidas do alinhamento (caster, cambagem e convergência).
410509
Valeu Hercílio, acabou de completar o que faltava. Já está arquivado aqui no pc.
Um abraço.
Márcio Humberto
AlexandreStudart
10/05/2013, 12:28
O meu bandeirante tem direção original, alguém sabe explicar com tirar ou diminuir a folga do setor de direção? Já li que é possivel mexer num farafuso ou porca na lateral, mas não encontrei!
O que existe na lateral é uma tampa fixada com 4 parafusos e uma ponta de parafuso com uma porca no centro, mas essa porca tá bem apertada, acredito que seja do eixo que prende o braço pitiman. E acredito que se tirar essa tampa vai descer óleo.
Obrigado
Alexandre
Sergioporto
10/05/2013, 14:09
O meu bandeirante tem direção original, alguém sabe explicar com tirar ou diminuir a folga do setor de direção? Já li que é possivel mexer num farafuso ou porca na lateral, mas não encontrei!
O que existe na lateral é uma tampa fixada com 4 parafusos e uma ponta de parafuso com uma porca no centro, mas essa porca tá bem apertada, acredito que seja do eixo que prende o braço pitiman. E acredito que se tirar essa tampa vai descer óleo.
Obrigado
Alexandre
Exato ! no centro desta tampa está o parafuso que faz o ajuste da folga.Solta a porca e verá que no parafuso tem uma fenda,apertando diminui a folga mas primeiro centraliza a direçao e vá apertando o parafuso mas tem que cuidar para nao apertar muito pois pode "enforcar" ou pesar demais a direçao quando esterçar a direçao.
Abs
MarcioNatal
10/05/2013, 14:53
Tentando ajudar!!
410537
Um abraço.
MH
AlexandreStudart
10/05/2013, 14:58
Exato ! no centro desta tampa está o parafuso que faz o ajuste da folga.Solta a porca e verá que no parafuso tem uma fenda,apertando diminui a folga mas primeiro centraliza a direçao e vá apertando o parafuso mas tem que cuidar para nao apertar muito pois pode "enforcar" ou pesar demais a direçao quando esterçar a direçao.
Abs
Sérgio e Márcio, tudo bom?
Ontem olhei quando o eletricista tirou o motor de arranque, mas só não atentei para esse detalhe no parafuso.
Domingo terei tempo, vou dá uma olhada com calma.
Muito obrigado.
Alexandre
jipeirodesdepequeno
10/05/2013, 15:46
Abs
Exatamente, deixe a direção no centro pq esse sistema de setor ele "tensiona" na reta e alivia na curva, portanto tem que ser regulado na posição reta. E se apertar de mais o pistão fica "estrangulado" na carcaça e começa gastar ele e a própria carcaça... se vc apertar e continuar aquela folguinha tem q tirar o setor pra trocar o reparo: esferas gastas e quem sabe tenha que usinar o pistão pq comeu.
[]'s
jipeirodesdepequeno
10/05/2013, 15:51
Outro detalhe é o braço auxiliar la na frente, não pode apertar demais pq se nao na curva o volante nao volta, se ja tiver ajustado e o pino de centro continuar com a folguinha tem que trocar a bucha + pino, se apertar mto ali vai acabar enforcando. a castanheira também não pode "arroxar", tem que deixar ela bem encostada só, o certo é ir apertando aos poucos e ir virando todo o volante pra esquerda, pra direita pra ver se não tranca nada, um conhecido acabou quebrando o pitman pq deixou a direção reta e apertou muito, ai logo logo quebrou
AlexandreStudart
10/05/2013, 21:16
Jipeiro, obrigado pelas dicas.
Eu troquei o pino de centro por um com rolamentos, ficou exelente, o bicho tá na mão. Agora a única folga que tem é no setor, mas não sei se vou conseguir pq o tal parafuso está muito perto do motor de arranque e não entra uma pequenina chave de fenda, vai dá trabalho.
No domingo eu tento.
Obrigado,
Alexandre
jipeirodesdepequeno
10/05/2013, 22:07
Jipeiro, obrigado pelas dicas.
Eu troquei o pino de centro por um com rolamentos, ficou exelente, o bicho tá na mão. Agora a única folga que tem é no setor, mas não sei se vou conseguir pq o tal parafuso está muito perto do motor de arranque e não entra uma pequenina chave de fenda, vai dá trabalho.
No domingo eu tento.
Obrigado,
Alexandre
Blz, nao sei como é nos MB, mas no 14b tem que tirar o arranque e fazer isso por baixo, mas se a folga não for bem pouca provavelmente vai ter que trocar o reparo mesmo... dai só tira o setor e leva numa casa boa que trabalhe com sistema hidráulico, ou alguma ZF mesmo...
[]'s
Amadeus_band
10/05/2013, 23:45
Amadeus,
Conta pra gente onde voce encontrou essa foto.
Muito interessante, amortecedor de direção coilover.
Provavelmente tem um anti wrap, pois o feixe tem poucas molas.
Hercílio é uma FJ40 de África do Sul, encontrei o tópico no Ih8mud :
Rebuild Thread ~ 1983 FJ40 LX - Ex Aus (http://forum.ih8mud.com/40-55-series-tech/295479-rebuild-thread-1983-fj40-lx-ex-aus.html)
O cara tem duas FJ40 com esse sistema de amortecedor e mola de direção, não encontrei fotos da outra.
As reformas são show, com tudo de primeira, como esses feixe de molas parabólicas! Acho que não tem anti wrap não!
Abraço!
AlexandreStudart
12/05/2013, 20:10
Exatamente, deixe a direção no centro pq esse sistema de setor ele "tensiona" na reta e alivia na curva, portanto tem que ser regulado na posição reta. E se apertar de mais o pistão fica "estrangulado" na carcaça e começa gastar ele e a própria carcaça... se vc apertar e continuar aquela folguinha tem q tirar o setor pra trocar o reparo: esferas gastas e quem sabe tenha que usinar o pistão pq comeu.
[]'s
Jipeiro, Sergio e Márcio,
Hoje eu tentei mas infelizmente não consegui soltar a porca, que na realidade são 2 uma contra a outra e, por causa do motor de arranque não tem espaço para soltá-las.
Perdi uma grande oportunidade na 5a., eu fiz uma revisão no motor de arranque e poderia ter mexido na caixa de direção, agora ficará para uma próxima.
Obrigado,
Alexandre
fabiano r
22/05/2013, 17:50
trabalho pronto em testes!
403909403910403911403912403913
Compartihando...depois de tanto penar achei a peça a venda Cardan para adaptar direção hidraulica em 4x4 (http://www.gama4x4.com.br/cardan-para-adaptar-direc-o-hidraulica-em-4x4.html) a minha deu certo mas é peça de caminhão e para quem vai adaptar a dh está ai.
Luis Band91
11/02/2014, 13:23
Olá Hercilio, sou novo no forum, comprei uma band 91 a 3 semanas. Já li muito sobre mas achei nesse post seu um problema que acorre com a minha. Exatamente esse terminal preso a outro que se torce antes de se movimentar, nesse movimento está ocorrendo um barulho seco. Levei numa oficina muito boa aqui em Itu e disseram que era só engraxar tudo e resolveria porque esse movimento é normal. Mas não resolveu, parece que amenizou um pouco mas não resolveu. Seria o caso de trocar esse terminal que vai preso a outro?
hercilio.neto
11/02/2014, 21:22
Olá Hercilio, sou novo no forum, comprei uma band 91 a 3 semanas. Já li muito sobre mas achei nesse post seu um problema que acorre com a minha. Exatamente esse terminal preso a outro que se torce antes de se movimentar, nesse movimento está ocorrendo um barulho seco. Levei numa oficina muito boa aqui em Itu e disseram que era só engraxar tudo e resolveria porque esse movimento é normal. Mas não resolveu, parece que amenizou um pouco mas não resolveu. Seria o caso de trocar esse terminal que vai preso a outro?
Luis,
essa é uma característica da série J4. O projeto é o mesmo no mundo todo.
Quando se inverte o esterçamento ocorre um pequeno estalo. É normal.
esse efeito pode ser maior quando se usa jumelos altos nos feixes dianteiros.
Mas é preciso observar com cuidado, os terminais devem estar engraxados e se estiver muito gasto deve ser substituído.
Luis Band91
18/03/2014, 16:13
Substitui os 5 terminais e ficou muito bom, não tem mais barulho, deviam estar bem gastos. Driveway Blindados.
hercilio.neto
19/03/2014, 22:06
Substitui os 5 terminais e ficou muito bom, não tem mais barulho, deviam estar bem gastos. Driveway Blindados.
Humm! Essa marca não é confiável. Deveria ter optado por Della Rosa ou Nakata.
Ricardo Cazachi Donaire
20/03/2014, 08:47
Ôpa Amadeus,
Vou verificar isso.
Valeu pela dica.
Bom dia pessoal!!
Bom dia Hercilio!! Tudo bem?
Estou acompanhando este fórum e estudando todas as opções que foram faladas e discutidas a respeito das "galhadas", "ficar corrigindo a trajetória" entre outros sintomas da band...
Tenho todos estes sintomas rsrsrs...mas estou fazendo igual a você, eliminando por partes...ontem de noite eu e meu amigo fomos para a garagem verificar oq poderia estar criando esses sintomas nela...
- Verificamos terminais: estão todos ok!! sem folga
- Verificamos o sistema castanheira: ok, sem folga alguma por incrível q pareca
- Verificamos o bumerangue: A peça bumerangue foi trocada semana passada, e o embuchamento feito a 10 meses...resumo, mesmo apertando a porca que se tem para regular a folga, o sistema ainda tem um certo grau de liberdade, ou seja folga!
- Setor de Direção: A caixa é hidráulica original das bands mais novas (nao sei falar q ano), esta com folga, para tentar expor a folga, o volante gira mais ou menos de 0,5 cm a 1,0 cm sem o Pitman mexer!! Tentei regular a folga pelo parafuso lateral a caixa, mas com o parafuso não aperta mais, parece q deu final de curso ou parece q nao tem mais regulagem...
- Caster: É, parece q a coisa não esta legal, o caster dela da para ver no olho rsrs, e está negativo! resusmo, traseira levemente mais alta q a frente, já existe uma cunha la no eixo dianteiro mas está só favorecendo o caster negativo e nao o positivo como deveria...
Sugestões, conselhos, cunhas possíveis (tamanho? onde compro?), troca da base do bumerangue por uma roletada, fazer a caixa de direção?!
marciorank@gmail.com
20/03/2014, 12:28
Bom dia pessoal!!
Bom dia Hercilio!! Tudo bem?
Estou acompanhando este fórum e estudando todas as opções que foram faladas e discutidas a respeito das "galhadas", "ficar corrigindo a trajetória" entre outros sintomas da band...
Tenho todos estes sintomas rsrsrs...mas estou fazendo igual a você, eliminando por partes...ontem de noite eu e meu amigo fomos para a garagem verificar oq poderia estar criando esses sintomas nela...
- Verificamos terminais: estão todos ok!! sem folga
- Verificamos o sistema castanheira: ok, sem folga alguma por incrível q pareca
- Verificamos o bumerangue: A peça bumerangue foi trocada semana passada, e o embuchamento feito a 10 meses...resumo, mesmo apertando a porca que se tem para regular a folga, o sistema ainda tem um certo grau de liberdade, ou seja folga!
- Setor de Direção: A caixa é hidráulica original das bands mais novas (nao sei falar q ano), esta com folga, para tentar expor a folga, o volante gira mais ou menos de 0,5 cm a 1,0 cm sem o Pitman mexer!! Tentei regular a folga pelo parafuso lateral a caixa, mas com o parafuso não aperta mais, parece q deu final de curso ou parece q nao tem mais regulagem...
- Caster: É, parece q a coisa não esta legal, o caster dela da para ver no olho rsrs, e está negativo! resusmo, traseira levemente mais alta q a frente, já existe uma cunha la no eixo dianteiro mas está só favorecendo o caster negativo e nao o positivo como deveria...
Sugestões, conselhos, cunhas possíveis (tamanho? onde compro?), troca da base do bumerangue por uma roletada, fazer a caixa de direção?!
ola Ricardo
se a cunha esta favorecendo ao contrario retira ela ou inverte a mesma, na minha cortei os suportes nos eixos e soldei eles no grau correto, 2 a 4 graus, troquei o bumerangue por este que fiz mesmo (fotos neste topico) roletado e mergulhado no oleo. estou andando com pneus 35 a um ano e não precisei regular e nem lubrificar, so alegria, isto que esta com um pouco de folga no terminal da barra comprida (o duplo)
Ricardo Cazachi Donaire
20/03/2014, 17:07
ola Ricardo
se a cunha esta favorecendo ao contrario retira ela ou inverte a mesma, na minha cortei os suportes nos eixos e soldei eles no grau correto, 2 a 4 graus, troquei o bumerangue por este que fiz mesmo (fotos neste topico) roletado e mergulhado no oleo. estou andando com pneus 35 a um ano e não precisei regular e nem lubrificar, so alegria, isto que esta com um pouco de folga no terminal da barra comprida (o duplo)
Eu vi seu trabalho, que por sinal foi um excelente trabalho!!!! queria eu ter ferramentas e conhecimento para fazer minhas adaptações em casa viu...
Quando arrumou seu caster vc sentiu uma melhora ou ate mesmo extinguiu aquela correção que temos q ficar fazendo a cada 50 metros? rsrs
Ou vc acha q a melhoria mais significativa foi quando colocou o sistema roletado?
Desculpem tantas peguntas, mas é que eu realmente quero arrumar esse problema que me atormenta a um tempinho hehe
Valeu!!
sebastiao colombi
20/03/2014, 19:06
Ricardo eu quando comprei a minha na primeira viajem pra ilha comprida com ela fiquei doido de tantas gualhada em asfalto ruin ou naquelas valas que os caminhoes fazem... mas hoje consegui corrigir tem sim um pouco nas valas mas nada de anormal para uma band.... eu troque aquele bumerangue coloquei rolamentados troquei os penesus o meu era ressolados pivos todos novos.. amortecedores do troller a gaz e a minha e spoada... com tres molas na frente acabei colocando mais uma... e muito macia... outra coisa que corrigi foi alinhamento arodas ficavam brigando uma para cada lado este era o ponto mais fraco hoje ela esta otima mas muito boa mesmo viajo direto com ela..... confira os alinhamentos da sua ok abraços
Toyota band 91 curta
Jeep williz cj5 68
Ricardo eu quando comprei a minha na primeira viajem pra ilha comprida com ela fiquei doido de tantas gualhada em asfalto ruin ou naquelas valas que os caminhoes fazem... mas hoje consegui corrigir tem sim um pouco nas valas mas nada de anormal para uma band.... eu troque aquele bumerangue coloquei rolamentados troquei os penesus o meu era ressolados pivos todos novos.. amortecedores do troller a gaz e a minha e spoada... com tres molas na frente acabei colocando mais uma... e muito macia... outra coisa que corrigi foi alinhamento arodas ficavam brigando uma para cada lado este era o ponto mais fraco hoje ela esta otima mas muito boa mesmo viajo direto com ela..... confira os alinhamentos da sua ok abraços
Toyota band 91 curta
Jeep williz cj5 68
Assino em baixo: o segredo da direção da band estável é a troca do "bumerangue" por um rolamentado, bem como amortecedor de direção e barra estabilizadora dianteira e terminais da direção ajustados.
A minha, antes de fazer isso, quase morri em acidente ou do coração, quando fiz uma viagem para a Chapada Diamantina, era tanta galhada em qualquer desnível no asfalto, que ao final do dia estava todo dolorido de tanta tensão.
Depois que fiz essas alterações, minha band se comporta (quase) como um carro de passeio. Posso sair para o acostamento com desnível grande sem medo de morrer! kkkk
marciorank@gmail.com
20/03/2014, 21:56
Eu vi seu trabalho, que por sinal foi um excelente trabalho!!!! queria eu ter ferramentas e conhecimento para fazer minhas adaptações em casa viu...
Quando arrumou seu caster vc sentiu uma melhora ou ate mesmo extinguiu aquela correção que temos q ficar fazendo a cada 50 metros? rsrs
Ou vc acha q a melhoria mais significativa foi quando colocou o sistema roletado?
Desculpem tantas peguntas, mas é que eu realmente quero arrumar esse problema que me atormenta a um tempinho hehe
Valeu!!
blz Ricardo
quando acertei o caster deu uma boa melhorada no caso de ela ficar passarinhando porem, a direção fica uma pouco mais pesada, mas é pouca coisa.
depois que fiz o sistema blindado e com rolamentos submersos no oleo a diferença foi imensa, so pra voce ter uma ideia, depois da modificação eu chego a sair no desnivel do asfalto nas curvas para cortar caminho como com um automovel
pequeno.
hercilio.neto
20/03/2014, 23:24
Ricardo,
É isso que o pessoal disse aqui.
Onde dá mais jogo é no pino central. Troque por um roletado e você vai sentir a diferença.
Depois vá corrigindo os outros pontos.
Se o parafuso da caixa já deu no limite, infelizmente você terá que reformar o setor. Eu fiz isso e a conta foi 1,2 k.
Quanto ao caster, retire a cunha, deve ser suficiente. Mas o ideal é medir.
Eu tinha jumelos grandes atras e pequenos na frente. Agora troquei e deixei todos iguais e com isso corrigi o caster.
Intervenções como cortar a carcaça para reposicionar o eixo só são necessárias em caso de SPOA para favorecer o angulo de saída do diferencial para o cardan.
hercilio.neto
20/03/2014, 23:28
Outra coisa que ajuda é o amortecedor de direção.
Ricardo Cazachi Donaire
21/03/2014, 08:46
Bom dia pessoal!!
Marciorank, Sebastiao Colombi, DeMelo e Hercilio.Neto.... muito obrigado pelos esclarecimentos!!! Estão sendo de grande ajuda!!!
Acabei de cotar na Bracar em São Bernardo do Campo o sistema roletado da marca Della Rosa, 440 Dilmas, e a vista com 10% de desconto...creio q vá ser um bom investimento para a viatura!! Segunda-feira após o trabalho já vou passar por lá!
Amortecedor de direção eu já coloquei quando troquei o bumerangue semana passada, comprei aquele q ja vem com a saída para o amortecedor e comprei o amortecedor original tbm...
Depois o próximo passo, tentarei inverter a cunha e feito isso vou voltar ao alinhamento que tbm fiz semana passada e pedir para ele dar aquela verificada...
E por ultimo revisar o setor de direção, mas esse preciso juntar $$ antes!
A medida que eu for fazendo as alterações, vou postando aqui para vcs verem a evolução da bandeca!
A ideia é não passar sustos quando passar por desníveis ou descer para o acostamento rsrsrs
Bom dia pessoal!!
Marciorank, Sebastiao Colombi, DeMelo e Hercilio.Neto.... muito obrigado pelos esclarecimentos!!! Estão sendo de grande ajuda!!!
Acabei de cotar na Bracar em São Bernardo do Campo o sistema roletado da marca Della Rosa, 440 Dilmas, e a vista com 10% de desconto...creio q vá ser um bom investimento para a viatura!! Segunda-feira após o trabalho já vou passar por lá!
Amortecedor de direção eu já coloquei quando troquei o bumerangue semana passada, comprei aquele q ja vem com a saída para o amortecedor e comprei o amortecedor original tbm...
Depois o próximo passo, tentarei inverter a cunha e feito isso vou voltar ao alinhamento que tbm fiz semana passada e pedir para ele dar aquela verificada...
E por ultimo revisar o setor de direção, mas esse preciso juntar $$ antes!
A medida que eu for fazendo as alterações, vou postando aqui para vcs verem a evolução da bandeca!
A ideia é não passar sustos quando passar por desníveis ou descer para o acostamento rsrsrs
Não se preocupe, já com o sistema roletado sua band melhorará 80% no quesito galhadas!! kkk
O resto vc faz com calma. É interessante procurar por uma barra estabilizadora, se a sua ainda não tiver.
sebastiao colombi
21/03/2014, 18:10
A minha na tem a barra estabilizadora, sera e colocando uma barra estabilizadora iria melhorar mais ainda????
Tive uma experiencia com uma rural que reformei ergui os coxim dela coloquei pneus 33 e troquei o motor po um 6 cc gm. tive proplema com galhadas ela dançava pra todo lado ai adaptamos uma barra o omega acabou o problema mas na trilhas perdeu o curso.. ai meu mecanico tirou a barra e deu uma grau no direcencia dianteiro acho que ate colocou cunha confesso que acabou o problema.... agora to na duvida na minha band .. sera que melhora ??
A minha na tem a barra estabilizadora, sera e colocando uma barra estabilizadora iria melhorar mais ainda????
Tive uma experiencia com uma rural que reformei ergui os coxim dela coloquei pneus 33 e troquei o motor po um 6 cc gm. tive proplema com galhadas ela dançava pra todo lado ai adaptamos uma barra o omega acabou o problema mas na trilhas perdeu o curso.. ai meu mecanico tirou a barra e deu uma grau no direcencia dianteiro acho que ate colocou cunha confesso que acabou o problema.... agora to na duvida na minha band .. sera que melhora ??
Sebastião,
Melhora um pouco, mas nada muito radical. Sente-se mais quando se instala todo o conjunto: bumerangue rolamentado, amortecedor de direção e barra estabilizadora. Aí sim, a diferença é gigantesca. Vc sai de um veículo passarinheiro para um veículo de passeio bem estável.
A barra sozinha não fará tanta diferença, mas é sempre bom ter.
Quanto às trilhas, vc pode soltar a bieleta da barra quando for fazer trilha. Já resolve o problema do curso da direção.
hercilio.neto
21/03/2014, 21:46
A barra estabilizadora melhora o comportamento da suspensão nas curvas. Acho que não interfere nas galhadas.
fabiano r
22/03/2014, 09:37
A barra estabilizadora melhora o comportamento da suspensão nas curvas. Acho que não interfere nas galhadas.
Hercilio a barra não impede as "galhadas, passarinhadas etc.." mas torna mais fácil controlar já que o carro fica mais firme, para quem usa pneus grandes tem que estar tudo justinho pois a altura da borracha do pneu já dá um pequeno "jogo" e se tiver alguma folga no sistema é pura adrenalina quando precisa fazer algum movimento como uma troca de pista para ultrapassar onde o alsfalto de um lado geralmente é caido para a direita se vc cai na outra pista (contra-mão) e caido para a esquerda. O negócio é conferir todos os terminais e o setor para não deixar folgas.
sebastiao colombi
22/03/2014, 12:47
Entao Fabiano eu já instalei tudo novo inclusive direção hidráulica original amortecedor o bumerangue rolamentado como a minha e spoada coloqueio o amortecedor do troller a gás devido ao curso ser igual ao outro pneus novo 31/ bf allterrier melhorou e muito mesmo . ficou outra coisa so não tem a barra estabilizadora ate porque se for colocar tenho que adapitar uma devido ela ser spoada... ontem mesmo fui viajar com ela rodei uns 300km debaixo de chuva foi bem media de 100 a 110km hora mas nas valas, tem que deminuir um pouco... agora se a barra ficar melhor ainda então já vou providenciar..... nesta sexta estou indo pra ilha comprida e mais um teste ....
Band amarela 91 curta OM 364 4 marcha
jasmelindo rangel
25/03/2014, 15:47
:safari-rig: ficou muito bom...
Ricardo Cazachi Donaire
31/03/2014, 08:13
Suporte roletado do bumerangue trocado!! \o/
Melhora de 50 a 60% no quesito correções...alem de ficar levemente mais leve a direção...
Proximo passo:
Já comprei cunhas com uma inclinação maior q a minha atualmente...assim q eu acertar com o moleiro, ajustarei o caster para uns 2° a 3°...ai os 40% que falta para ficar bala serão feitos....
fabiano r
31/03/2014, 09:26
Bom dia pessoal! Estou lendo a respeito de ajuste do "cáster"... minha band quando comprei é muito mas muito "passarinheira" mas com o tempo depois de vários ajustes e eliminação de folgas melhorou muito mas ainda noto que em linha reta as vezes ela muda um pouco o traçado e quando freio também tende a sair um pouco para a direita... O que gostaria de saber é como saber se preciso fazer esse ajuste do cáster e se alguém tem fotos ou um tutorial de como fazer? Desde já agradeço a todos!
Ricardo Cazachi Donaire
31/03/2014, 12:04
Bom dia pessoal! Estou lendo a respeito de ajuste do "cáster"... minha band quando comprei é muito mas muito "passarinheira" mas com o tempo depois de vários ajustes e eliminação de folgas melhorou muito mas ainda noto que em linha reta as vezes ela muda um pouco o traçado e quando freio também tende a sair um pouco para a direita... O que gostaria de saber é como saber se preciso fazer esse ajuste do cáster e se alguém tem fotos ou um tutorial de como fazer? Desde já agradeço a todos!
Bom dia Fabiano!!
Até um certo ponto, podemos tratar o caster adicionando cunhas como estas aqui postadas neste forum, mensagem #9 ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/89910-toyota-passarinheira.html )
Se não conseguir chegar na medida certa com as cunhas ai talvez tenha que cortar o munhão e soldar novamente na posição correta...mas normalmente a primeira opção já da certo!
Na questao dela sair da trajetória quando freia, 1° pergunta...ela tem freio a disco na dianteira?! pq se não é um sintoma normal dos desgastes diferenciados das lonas dianteiras...ou talvez um desalinhamento...
Para saber se precisa ou não realizar o ajuste do caster, o ideal seria ir em uma loja e pedir para o responsável de alinhamento da loja verificar seu caster, que se eu nao me engano é de 1° positivo...
No meu caso é visível a olho nu...meu caster está totalmente errado esta por volta de 2° negativos...usando um App de nivel do meu celular rsrsrsrsrsrs
para colocar a cunha nao tem segredo, soltar os grampos do feixe de mola retirar/inverter/ou adicionar uma cunha e reapertar as porcas!!
Essa cunha fica entre a base do eixo (onde as molas são apoiadas) e sobre o feixe de mola dando a inclinação correta do eixo em relação a uma linha vertical imaginaria perpendicular ao solo...
457152
Sergioporto
31/03/2014, 12:18
Bom dia Fabiano!!
Até um certo ponto, podemos tratar o caster adicionando cunhas como estas aqui postadas neste forum, mensagem #9 ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/89910-toyota-passarinheira.html )
Se não conseguir chegar na medida certa com as cunhas ai talvez tenha que cortar o munhão e soldar novamente na posição correta...mas normalmente a primeira opção já da certo!
Na questao dela sair da trajetória quando freia, 1° pergunta...ela tem freio a disco na dianteira?! pq se não é um sintoma normal dos desgastes diferenciados das lonas dianteiras...ou talvez um desalinhamento...
Para saber se precisa ou não realizar o ajuste do caster, o ideal seria ir em uma loja e pedir para o responsável de alinhamento da loja verificar seu caster, que se eu nao me engano é de 1° positivo...
No meu caso é visível a olho nu...meu caster está totalmente errado esta por volta de 2° negativos...usando um App de nivel do meu celular rsrsrsrsrsrs
para colocar a cunha nao tem segredo, soltar os grampos do feixe de mola retirar/inverter/ou adicionar uma cunha e reapertar as porcas!!
Essa cunha fica entre a base do eixo (onde as molas são apoiadas) e sobre o feixe de mola dando a inclinação correta do eixo em relação a uma linha vertical imaginaria perpendicular ao solo...
457152
Meu pitaco !!
Nao é sómente colocar as cunhas .Ou muda o parafuso de centro das molas para que cabeça seja mais alta p/ ultrapassar cunha e alojar no furo da carcaça senao o feixe de molas vai correr.Ou faça alojamento na cunha sendo um furo macho e outro femea .Femea para encaixar na mola e macho para encaixar na carcaça .Simples e seguro !
fabiano r
31/03/2014, 14:32
Bom dia Fabiano!!
457152
Ricardo Boa tarde! Minha Band tem freio a disco na dianteira sim. Sábado vou ver se levo em uma mecanica que fazem alinhamento para ver sobre o cáster.
Muito obrigado pela explicação!
Ricardo Cazachi Donaire
31/03/2014, 14:46
Meu pitaco !!
Nao é sómente colocar as cunhas .Ou muda o parafuso de centro das molas para que cabeça seja mais alta p/ ultrapassar cunha e alojar no furo da carcaça senao o feixe de molas vai correr.Ou faça alojamento na cunha sendo um furo macho e outro femea .Femea para encaixar na mola e macho para encaixar na carcaça .Simples e seguro !
Muito obrigado!! acho q essa informação tbm é importante...vou falar com o moleiro a respeito quando fizer o serviço... eu tinha em mente q o parafuso de centro era responsável para que as laminas não corressem umas sobres as outras e não responsável pelo feixe correr do eixo...mas vamos ai vivendo e aprendendo!
Ricardo Cazachi Donaire
31/03/2014, 14:55
Ricardo Boa tarde! Minha Band tem freio a disco na dianteira sim. Sábado vou ver se levo em uma mecanica que fazem alinhamento para ver sobre o cáster.
Muito obrigado pela explicação!
Beleza Fabiano!! no que eu puder ajudar estamos ai!!
sobre desviar o curso quando freia, a minha faz isso um pouco tbm...e tem freio a disco nas 4...minha dedução...minha caixa de direção nao esta 100%, e ela originalmente trabalha com o alinhamento convergente ou seja rodas fechadas / \ por ser tração traseira em sua rodagem normal...(as rodas sao as barras e a frente do carro esta para cima) desculpe se nao consegui explicar muito bem rsrs....uma receita um pouco favorável ao desvio de rota...nosso carros mais modernos trabalham geralmente divergentes... como o paralelismo assim \ /...garantindo um pouco mais de estabilidade
Quando eu mexer no caster espero que esse comportamento tbm melhore um pouco...vamos ver...
fabiano r
31/03/2014, 15:02
Ricardo essa "negaciada" que a Band dá é complicado imagina vc fazendo uma ultrapassagem acima de 110km/h vc troca de pista e pisa fundo quando volta para sua pista (no geral pista simples o asfalto tem caimento para as laterais) ela dá aquela balançada para a direita ufa chega dar um frio na barriga, ainda que agora tenho barra estabilizadora na dianteira também e ficou bem mais firma e mais fácil de controlar. Vou procurar resolver esse problema logo, estabilidade já tenho agora só falta essas "galhadas". Assim que resolver informo o q foi feito. Abraço!
Ricardo Cazachi Donaire
31/03/2014, 15:13
Ricardo essa "negaciada" que a Band dá é complicado imagina vc fazendo uma ultrapassagem acima de 110km/h vc troca de pista e pisa fundo quando volta para sua pista (no geral pista simples o asfalto tem caimento para as laterais) ela dá aquela balançada para a direita ufa chega dar um frio na barriga, ainda que agora tenho barra estabilizadora na dianteira também e ficou bem mais firma e mais fácil de controlar. Vou procurar resolver esse problema logo, estabilidade já tenho agora só falta essas "galhadas". Assim que resolver informo o q foi feito. Abraço!
Com certeza!! não só imagino como a minha faz isso tbm haha...esses caimentos são muito complicados assusta a gente e torna a viagem mais tensa...
A barra no meu caso fica para um futuro mais distante...mas tbm é uma atualização muito legal para se fazer na band...parabens pelo equipamento!!
Sobre as galhadas, esse fds coloquei o suporte de bumerangue para um roletado...deu uma diferença bacana...Mas Beleza!! boa sorte ai...quando terminar posta para a gente....
Valeu, abraço!!
GuilhermeAdolf
09/04/2014, 18:42
Com certeza!! não só imagino como a minha faz isso tbm haha...esses caimentos são muito complicados assusta a gente e torna a viagem mais tensa...
A barra no meu caso fica para um futuro mais distante...mas tbm é uma atualização muito legal para se fazer na band...parabens pelo equipamento!!
Sobre as galhadas, esse fds coloquei o suporte de bumerangue para um roletado...deu uma diferença bacana...Mas Beleza!! boa sorte ai...quando terminar posta para a gente....
Valeu, abraço!!
Amigo, essa galhada que você se refere é quando a band começa a tremer parecendo que vai desmontar toda? . Tem acontecido isso com a minha, que peguei a 2 meses, principalmente quando passa em valetas e até mesmo às vezes arrancando quando joga a 3ª e eu não estou por dentro do que é.
Abraço
Guilherme,
Esse sintoma pode ser cardã desbalanceado ou folga nas cruzetas. Galhada é quando vc passa numa depressão e a viatura joga, te puxando.
Ricardo Cazachi Donaire
10/04/2014, 11:19
Amigo, essa galhada que você se refere é quando a band começa a tremer parecendo que vai desmontar toda? . Tem acontecido isso com a minha, que peguei a 2 meses, principalmente quando passa em valetas e até mesmo às vezes arrancando quando joga a 3ª e eu não estou por dentro do que é.
Abraço
Fala Guilherme, bom dia tudo bem?
Galhada como o Dimasi disse, é um sintoma do carro querendo desviar a rota quando se passa em um degrau na pista, ou em alguma saliência, tentendo a puxar a direção para esquerda ou direita..
A respeito de seu problema, podem ser muitas coisas, mas pelo oq vc disse, está parecendo problema de Shime (não sei se é assim q escreve)
Meu willys fazia isso...derrepente do nada começava a balançar tudo, mas balançava forte realmente querendo desmontar tudo!! ou então em uma aceleração 1 marcha 2 marcha e 3 marcha ja em velocidade começava isso tbm...
Shime é um par de rolamento que vai no cubo de roda, ele nao é o de rodagem nomal, é o que é responsável pela roda esterçar no eixo...e quando esse fica danificado ou desgastado ocorre esse sintoma ai....
Outra coisa q se pode fazer tbm é colocar amortecedor de direção, pois esse ameniza esse sintoma, mas só esconde seu problema se ele for realmente problema de shime
GuilhermeAdolf
11/04/2014, 21:49
Guilherme,
Esse sintoma pode ser cardã desbalanceado ou folga nas cruzetas. Galhada é quando vc passa numa depressão e a viatura joga, te puxando.
Entendi, irei verificar assim que voltar do trabalho. Valeu Dimasi!
Fala Guilherme, bom dia tudo bem?
Galhada como o Dimasi disse, é um sintoma do carro querendo desviar a rota quando se passa em um degrau na pista, ou em alguma saliência, tentendo a puxar a direção para esquerda ou direita..
A respeito de seu problema, podem ser muitas coisas, mas pelo oq vc disse, está parecendo problema de Shime (não sei se é assim q escreve)
Meu willys fazia isso...derrepente do nada começava a balançar tudo, mas balançava forte realmente querendo desmontar tudo!! ou então em uma aceleração 1 marcha 2 marcha e 3 marcha ja em velocidade começava isso tbm...
Shime é um par de rolamento que vai no cubo de roda, ele nao é o de rodagem nomal, é o que é responsável pela roda esterçar no eixo...e quando esse fica danificado ou desgastado ocorre esse sintoma ai....
Outra coisa q se pode fazer tbm é colocar amortecedor de direção, pois esse ameniza esse sintoma, mas só esconde seu problema se ele for realmente problema de shime
Rapaz, é assim mesmo, parece que vai desmontar tudo. Parece que as rodas do carro estão frouxas e prestes a sair. E por incrível que pareça, eu acabei de colocar um amortecedor de direção novo, pois o antigo tinha quebrado. Irei verificar se pode ser o cardã como o Dimasi disse ou esses rolamentos.
Obrigado!
marcosalgado
30/11/2014, 20:11
Beleza pessoal, só quero relatar algumas modificações que fiz umas semanas atrás. O meu bandeirante é 1980, sem direção hidráulica, quase um quarto de volta de folga e dava muitas galhadas. Troquei o suporte do braço auxiliar original pelo rolamentado (original da muita folga), o braço auxiliar (pé de galinha, bumerangue ....) por um de aço forjado já com o furo para fixar o amortecedor de direção e coloquei o amortecedor de direção (cofap). Essa modificação melhorou cerca de 70% a dirigibilidade/segurança. Diminuiu a folga da direção, parou de dar galhadas e pararam os sustos (ufa!), mesmo em velocidade de cruzeiro (90km/H) no asfalto irregular como nas estradas de chão. Fiquei muito satisfeito com o resultado. Se alguém quiser mais esclarecimentos estou a disposição. Abraço.
hercilio.neto
30/11/2014, 22:53
Muito bom, Marcos.
O volante ficou mais leve com o suporte roletado?
marcosalgado
02/12/2014, 12:36
Boa tarde Hercílio, sim o volante ficou mais leve, nada absurdo mas ficou. Eu fiquei impressionado mesmo foi com a melhoria na dirigibilidade por ter colocado o amortecedor de direção, ficou muito mais segura e prazerosa. Obrigado a todos do fórum que relataram suas experiências pois foi aqui que decidi fazer essas melhorias.
Radames Menegaz
08/06/2015, 17:11
Gostaria de saber se é possível alguém me tirar uma duvida
preciso colocar um terminal de direção mais longo na minha band, pois coloquei a caixa de Dodge, e o braço pitman fica mais deslocado para traz, tem possibilidade de usar algum de outro veiculo? sei que os originais da band sao 17mm os da D-20 sera que sao de 17mm e sao a mesma rosca tambem??
Prezados,
Sou novo na Band ... vendo os post sobre suporte do pino central (rolamentado ou embuchado) ..
Minha duvida ... vale a pena o rolamentado ?
E como trocar .. moro no rj e ainda procuro um mecanico legal ...
Qual a proposta de vcs ?
Rolamentado ?
Embuchado ?
Como trocar ? .. Alguem tem um tutorial ?
E mecanico para isso ? Alguma dica no RJ ?
Abs toyoteiros !!!
Joao
Prezados,
Sou novo na Band ... vendo os post sobre suporte do pino central (rolamentado ou embuchado) ..
Minha duvida ... vale a pena o rolamentado ?
E como trocar .. moro no rj e ainda procuro um mecanico legal ...
Qual a proposta de vcs ?
Rolamentado ?
Embuchado ?
Como trocar ? .. Alguem tem um tutorial ?
E mecanico para isso ? Alguma dica no RJ ?
Abs toyoteiros !!!
Joao
kmaxo no face tem um cara do Rio chamado SANDRO LEITE (ele tem um canal de vídeos sobre as manutenções que ele faz na BAND dele), e ele pode lhe recomendar a oficina na qual ele leva a BAND.
E já já alguém faz mais indicações
kmaxo no face tem um cara do Rio chamado SANDRO LEITE (ele tem um canal de vídeos sobre as manutenções que ele faz na BAND dele), e ele pode lhe recomendar a oficina na qual ele leva a BAND.
E já já alguém faz mais indicações
.. Beleza .. ja estou em contato com ele ... E valeu vou aguardando por aqui, mais algumas dicas ... !!!
Abs !
Marco Lopes
08/09/2018, 22:40
Meu pitaco !!
Sérgio,
Sou também de Belo Horizonte, novato com uma Band 97. Estou tendo problemas com a direção "passarinheira". Levei a um profissional em direção hidráulica que sugeriu trocar o suporte auxiliar da direção além do amortecedor da direção. Gostaria de indicação de profissional de sua confiança.
roccleber
28/01/2019, 10:57
[QUOTE=AlexandreStudart;1925257]Jipeiro, obrigado pelas dicas.
No domingo eu tento.
Obrigado,
Olá essa troca que comentou, troca o miolo de pino para rolamento simplesmente, ou troca a carcaça junto, tira uma e põe outra? como procede a troca
Olá a todos vcs que passam a experiência pra gente, principalmente para os que tem pouca experiência como eu com bandeirante. A minha opinião é que se troque a peça completa inclusive com o Pitman com o furo " alojamento " do amortecedor de direção. As vezes troca uma peça e deixa a antiga e acaba dando problemas de folga por isso é melhor trocar o cojunto completo.