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Ver Versão Completa : Aquecimento - solução definitiva?



LeoToy
23/03/2012, 23:31
Caros Amigos,
Confesso que cheguei a pesquisar e não achei nada relacionado, posso até estar enganado.

Hoje no comecinho da noite, sentado com alguns amigos e com meu mecânico particular que é chefe de oficina de uma CC Mitsubishi,
ele me relatou, de um novo procedimento adotado pela fábrica (MITSUBISHI) para resolver o problema de aquecimento (quando ocorre) nos veículos L200 Sport e Pajero Sport ambos com HPE e Motor 4D56.

Para não chover no molhado, gostaria de saber se alguém já resolveu isso através do Relé da ventuinha do Ar condicionado. ,
se o assunto já tiver sido abordado, me desculpem pela criação do tópico, caso negativo, eu tenho informações muito interessantes, para quem sofre desse problema que além de uma solução extremamete simples, também é barata. Segundo ele, 100% dos carros que apresentavam superaquecimento não mais voltaram a aquecer depois desse procedimento. Sucesso Absoluto.

Abs.

vitor_grotmann
24/03/2012, 11:30
leo, conta ai como se faz isso, tenho uma full,mas tenho amigos que tem l200 e pajero sport, sempre é bom saber como resolver essas coisas.
abraços

Imperador!
24/03/2012, 12:20
Só se eles estão modificando essa ventoinha pra ela ficar ativa direto, independente do funcionamento do AC.
De qualquer forma, não resolve.

PauloLimited
24/03/2012, 12:43
Só se eles estão modificando essa ventoinha pra ela ficar ativa direto, independente do funcionamento do AC.
De qualquer forma, não resolve.
Isso mesmo, pra resolver mesmo so o "kit gelo".

Imperador!
24/03/2012, 14:22
Isso mesmo, pra resolver mesmo so o "kit gelo".

Não sei porque as pessoas continuam quebrando a cabeça com isso.
A solução existe, é vendida em autorizada (cód. CA1400019), podendo também ser feita de forma caseira com um pouquinho de boa vontade e conhecimento de mecânica.

LeoToy
24/03/2012, 15:41
não é nada disso!,
Já ouvi falar nessa gambiarra, que é bem velha aqui pelo fórum.
isso é uma forma bem banal, já que o AR NEM SEMPRE ESTÁ LIGADO !!!!

abs

LeoToy
24/03/2012, 15:50
Não sei porque as pessoas continuam quebrando a cabeça com isso.
A solução existe, é vendida em autorizada (cód. CA1400019), podendo também ser feita de forma caseira com um pouquinho de boa vontade e conhecimento de mecânica.

Prezados,
eu vou repetir, porque parece que as pesoas aliás "APAIXONADOS POR L200" sempre atravessam o caminho, atropelando o que foi dito.

Um Kit Gelo, que foi difundido aqui no Fórum pelo colega MARCELO HPE em meados de 2008, hoje custa uns R$2.000,00 mais a mão de obra na casa de uns R$1.000,00

Eu estou DIZENDO é que RECENTEMENTE A MITSUBISHI (3 MESES PARA CÁ) VEM FAZENDO UM NOVO PROCEDIMENTO DE:
BAIXO CUSTO!!! não chega a R$500,00 e muitas vezes a Mitsubishi faz de graça!!!

não tem nada, nada a ver com ventuinha de ar condicionado ligado direto!!! não foi isso que eu escrevi Porra!,
trata-se uma falha de projeto elétrico descoberto apenas agora!!!
"Relés" R-E-L-É-S.....

Difícil viu....:freaking:

PauloLimited
24/03/2012, 16:14
Prezados,
eu vou repetir, porque parece que as pesoas aliás "APAIXONADOS POR L200" sempre atravessam o caminho, atropelando o que foi dito.

Um Kit Gelo, que foi difundido aqui no Fórum pelo colega MARCELO HPE em meados de 2008, hoje custa uns R$2.000,00 mais a mão de obra na casa de uns R$1.000,00

Eu estou DIZENDO é que RECENTEMENTE A MITSUBISHI (3 MESES PARA CÁ) VEM FAZENDO UM NOVO PROCEDIMENTO DE:
BAIXO CUSTO!!! não chega a R$500,00 e muitas vezes a Mitsubishi faz de graça!!!

não tem nada, nada a ver com ventuinha de ar condicionado ligado direto!!! não foi isso que eu escrevi Porra!,
trata-se uma falha de projeto elétrico descoberto apenas agora!!!
"Relés" R-E-L-É-S.....

Difícil viu....:freaking:

Dificil e vc acreditar nisso e ainda solta os cachorros na gente, quando a L sai de linha eles descobrem o problema ? Hahahahah piada, demoraram 15 anos pra descobrir um problema eletronico ?
O sistema de aferrecimento da L num da conta do recado e a única forma de resolver e colocando o "kit gelo" ou fazendo algo semelhante e não foi o Marcelo HPE que pois isso aqui no fórum e a dele pelo que ele fala nunca pecou nesse sentido, atendendo ele bem. Um dos foristas que veio com essa solução foi o AKPG que inclusive usou na L dele e ai sim pelo que está escrito aqui no fórum ela paro de esquentar.

LeoToy
24/03/2012, 16:40
Dificil e vc acreditar nisso e ainda solta os cachorros na gente, quando a L sai de linha eles descobrem o problema ? Hahahahah piada, demoraram 15 anos pra descobrir um problema eletronico ?
O sistema de aferrecimento da L num da conta do recado e a única forma de resolver e colocando o "kit gelo" ou fazendo algo semelhante e não foi o Marcelo HPE que pois isso aqui no fórum e a dele pelo que ele fala nunca pecou nesse sentido, atendendo ele bem. Um dos foristas que veio com essa solução foi o AKPG que inclusive usou na L dele e ai sim pelo que está escrito aqui no fórum ela paro de esquentar.

Paulo,
não é questão de soltar bixo em cima de ninguem.

Eu não tenho L200 e nem você não é mesmo?

Como disse, em uma conversa informal em uma roda me amigos o assunto surgiu!!! acho que é uma forma bem simples e BARATA de resolver um problema que praticamente detonou o restinho de reputação que a Mitsubishi tinha.

Demorou, sim demorou muito, perdeu até a graça, o carro saiu até de linha....mas ainda tem gente sofrendo com isso não tem?
eu só pretendia passar adiante uma técnica que me foi relatada, que por sinal aparentemente funciona com qualquer carro!!!

abs.

Segue um vídeo da L200 na Cordilheira do Andes a 3500-4000 metros (susques)
L200 a 80km/h ultapassando muita gente. Aparentemente a pessoa que fez disse n saber o que
é aquecimento.


http://www.youtube.com/watch?v=7-wk0uddKCI

PauloLimited
24/03/2012, 16:58
Eu tenho uma Sport GLS 2005, nesses 7 anos esquentou somente uma vez, por causa de uma mangueira do radiador furada.
Porém me deu e está dando dor de cabeça com outras coisas.
Quando poder mostra a falha que vc está falando, pra ver se ajuda um próxima que virar a pedir ajuda sobre o assunto.

vitor_grotmann
24/03/2012, 17:00
Cara, já estou duvidando do negocio, muita enrolação e nenhuma resposta plausível .

LeoToy
24/03/2012, 17:21
Eu tenho uma Sport GLS 2005, nesses 7 anos esquentou somente uma vez, por causa de uma mangueira do radiador furada.
Porém me deu e está dando dor de cabeça com outras coisas.
Quando poder mostra a falha que vc está falando, pra ver se ajuda um próxima que virar a pedir ajuda sobre o assunto.

Tudo bom Paulo,
vamos lá....
pelo relato que me foi contado a coisa funciona assim:

Foi descoberto que o Relé que aciona a ventiunha do ar condicionado tem um Delay de mais de um minuto que em diversas situações a temperatura sobe, mas o relé impede a ventuinha de armar, fazendo com que ocorra o superaquecimento. Na maioria das vezes quando a ventuinha é acionada e o motor já está quente, fazendo com q o motorista tenha q parar no acostamento para o carro esfriar.
Solução: alterar o esquema do relé para ele armar junto com o tempo do envio da informação da temperatura do motor, fazendo com que seja estrangulado o Delay, que prejudica o correto arrefecimento.
Esta primeiro solução é apenas para quem tem problema de aquecimento quando se usa o ar condicionado.

Segunda Solução:
tem uma ventuinha de alta rotação, porém com tamanho reduzido, que é instalada em cima do radiador de óleo do carro, fazendo com que a troca de calor seja bem mais eficiente e eliminando de vez problema de aquecimento.

*** Isto não funciona para cabeçotes trincados ou juntas queimadas, ou qualquer outra avaria !!!!

abs a todos.

LeoToy
24/03/2012, 17:21
Cara, já estou duvidando do negocio, muita enrolação e nenhuma resposta plausível .

Jesus também te ama!

PauloLimited
24/03/2012, 17:34
Tudo bom Paulo,
vamos lá....
pelo relato que me foi contado a coisa funciona assim:

Foi descoberto que o Relé que aciona a ventiunha do ar condicionado tem um Delay de mais de um minuto que em diversas situações a temperatura sobe, mas o relé impede a ventuinha de armar, fazendo com que ocorra o superaquecimento. Na maioria das vezes quando a ventuinha é acionada e o motor já está quente, fazendo com q o motorista tenha q parar no acostamento para o carro esfriar.
Solução: alterar o esquema do relé para ele armar junto com o tempo do envio da informação da temperatura do motor, fazendo com que seja estrangulado o Delay, que prejudica o correto arrefecimento.
Esta primeiro solução é apenas para quem tem problema de aquecimento quando se usa o ar condicionado.

Segunda Solução:
tem uma ventuinha de alta rotação, porém com tamanho reduzido, que é instalada em cima do radiador de óleo do carro, fazendo com que a troca de calor seja bem mais eficiente e eliminando de vez problema de aquecimento.

*** Isto não funciona para cabeçotes trincados ou juntas queimadas, ou qualquer outra avaria !!!!

abs a todos.
Leo, num sei nada de mecanica, mas em alta velocidade a ventuinha faz é atrapalhar o sistema a esfriar o motor, então para as L que aquecem a 120,130,140km/h isso num deve funcionar.

vitor_grotmann
24/03/2012, 17:34
Jesus também te ama!
Kkkkkkkkkkkkk

Calma aí Léo.kkkkkkk

Só queria saber qual era a solução, já vi e espero que resolva mesmo.

Peixe, nao brinca com essas coisas, sou crente filho de pastor.kkkkk
abracos Léo

LeoToy
24/03/2012, 17:40
Kkkkkkkkkkkkk

Calma aí Léo.kkkkkkk

Só queria saber qual era a solução, já vi e espero que resolva mesmo.

Peixe, nao brinca com essas coisas, sou crente filho de pastor.kkkkk
abracos Léo

Mas Eim???
vc viu como é simples e faz todo o sentido!!! uma turbo hélice em cima do radiador de óleo!!! mais nada! e detalhe, ela só arma quando o motor manda a informação da temperatura, assim o sistema elétrico n fica sobrecarregado. Não é legal?
Custo: R$400,00 instalado aqui no rio... e até agora 100% de clientes satisfeitos!

Carlos A. C. Azevedo
24/03/2012, 18:55
AUHHUHUHHUAUHAUHAUHAHUAUHAHAUHAHUAHAUAHAU

A do véi sempre começava a esquentar mais quase batendo no vermelho por causa do ventilador do ar condicionado parado, mas isso em dias comuns temperatura entre 32° e 35°, quando o negocio pegava mesmo, dia quente, bem mais do que 38° na sombra, motor ligado + ar condicionado na velocidade 1 e mesmo com o ventilador funfando, ela esquentava, ou seja, infelizmente Leo, o problema não é a ventilação no radiador, mais sim falta de area pra trocar o calor, não só do proprio radiador como nas galerias dentro do motor.

Pra baixa velocidade, sim ajuda, mas se "usar" não vai aguentar e vai abrir mesmo :putz:

Imperador!
24/03/2012, 20:58
Mas Eim???
vc viu como é simples e faz todo o sentido!!! uma turbo hélice em cima do radiador de óleo!!! mais nada! e detalhe, ela só arma quando o motor manda a informação da temperatura, assim o sistema elétrico n fica sobrecarregado. Não é legal?
Custo: R$400,00 instalado aqui no rio... e até agora 100% de clientes satisfeitos!
Se tu sabia disso desde a hora que abriu o tópico, por que não disse logo?
Evitava nossos "achômetros" e teus pitis aqui no fórum.
Mas eu concordo com o Carlos, isso aí resolve em baixa velocidade (trânsito ou congestionamento, por exemplo), em alta velocidade isso não resolve, porque a troca de calor continua ineficiente. Se a lógica fosse essa, não ia esquentar nunca a 160km/h porque "ia ter muito vento".

​E deixar o carro sair de linha pra milagrosamente descobrir o defeito não cola.

LeoToy
24/03/2012, 21:20
Se tu sabia disso desde a hora que abriu o tópico, por que não disse logo?
Evitava nossos "achômetros" e teus pitis aqui no fórum.
Mas eu concordo com o Carlos, isso aí resolve em baixa velocidade (trânsito ou congestionamento, por exemplo), em alta velocidade isso não resolve, porque a troca de calor continua ineficiente. Se a lógica fosse essa, não ia esquentar nunca a 160km/h porque "ia ter muito vento".

​E deixar o carro sair de linha pra milagrosamente descobrir o defeito não cola.

Como eu disse no começo do topico, EU NAO SABIA SE ISSO JA TINHA SIDO DICUTIDO AQUI, e
como eu não tenho L200 para testar, presenciei 2 tranasformadas, digo, 1 L200 (a do Video) e um Pajero Sport 2009 que do nada! passou a esquentar...

LeoToy
24/03/2012, 21:32
AUHHUHUHHUAUHAUHAUHAHUAUHAHAUHAHUAHAUAHAU

A do véi sempre começava a esquentar mais quase batendo no vermelho por causa do ventilador do ar condicionado parado, mas isso em dias comuns temperatura entre 32° e 35°, quando o negocio pegava mesmo, dia quente, bem mais do que 38° na sombra, motor ligado + ar condicionado na velocidade 1 e mesmo com o ventilador funfando, ela esquentava, ou seja, infelizmente Leo, o problema não é a ventilação no radiador, mais sim falta de area pra trocar o calor, não só do proprio radiador como nas galerias dentro do motor.

Pra baixa velocidade, sim ajuda, mas se "usar" não vai aguentar e vai abrir mesmo :putz:

Oi Carlos,
sei que é dificil de acreditar, mas resolve sim,
a diferença á que a turbo hélice é colado no radiador (é como se o carro estivesse a 300km/h) a vazao de ar é muuuuiiito maior!!!

vc viu o video???
o cara meteu o pé embaixo de uma subida de mais de 100km iniciando a subida em 900m e terminando em 4170metros do nível do mar. o giro variou entre 3500-4000 RPM, veja que o maluco ultrapassou Ranger Powestroke 3.0, Hillux 2.8, e Onibus turbo, que costumam subir atropelando todo mundo. Acredito que nessas condições de severidade, se tinha que esquentar com certeza teria esquentado. A L200 do video, utilizou a segunda solução com turbo hélice instalada na frente do radiador de óleo, e ela só arma exatamente quando o motor chega a 98º, assim que o motor retorna a 92,93º ela imediatamente desarma sem nenhum "delay".
Hoje conversando com ele, ele disse que vai postar outro video filmando o painel do carro e o GPS mostrando a altitude.

esse video n é em susques e sim em Purmamarca - 3000 metros.



Abs.

:offtopic: Acho que vc deveria testar, o que tu tem a perder? e se funcionar??? vc vai estar com um carro no melhor momento de sua vida, não esquentando e sem EGR que contamina o óleo. Pensa nisso!

LeoToy
24/03/2012, 21:38
Leo, num sei nada de mecanica, mas em alta velocidade a ventuinha faz é atrapalhar o sistema a esfriar o motor, então para as L que aquecem a 120,130,140km/h isso num deve funcionar.

Se ventuinha atrapalha, porque TODOS os carros tem????:odedo2:
Fiat Ducato, Mercedes Sprinter, Tempra, Tempra Turbo, GOl, Palio, Clio, Audi A3, Audi A4, Passat.......

Vcs estão confundindo as bolas, uma coisa é uma ventuinha desligada na frende do radiador....
...outra coisa é uma ventuinha ligada na frente de um radiador!!!! a vazão de ar é absurda dependendo da ventuinha!
quando digo ventuinha, digo (turbo helice de 25litros de ar por segundo!)

abs

Imperador!
25/03/2012, 08:39
vc viu o video???o cara meteu o pé embaixo de uma subida de mais de 100km iniciando a subida em 900m e terminando em 4170metros do nível do mar. o giro variou entre 3500-4000 RPM, veja que o maluco ultrapassou Ranger Powestroke 3.0, Hillux 2.8, e Onibus turbo, que costumam subir atropelando todo mundo. Aparentemente o cara estava numa corrida e esqueceu de avisar os outros competidores...Mas eu concordo numa coisa, se fosse esquentar, teria esquentado. Como eu já comentei aqui no fórum: "TODA L200 Sport (do jeito que saiu de fábrica) esquenta. Se não esquentou, não foi exigida o bastante." Mas como toda regra tem exceção...

LeoToy
25/03/2012, 09:54
Aparentemente o cara estava numa corrida e esqueceu de avisar os outros competidores...Mas eu concordo numa coisa, se fosse esquentar, teria esquentado.

Então,,,n vale a pena tentar?
se o seu carro estivesse esquentando e vc com uma puta dor de cabeça, de mecânico em mecânico.... R$400,00 não vale a pena?
eu faria sem pensar duas vezes.

abs.

Carlos A. C. Azevedo
25/03/2012, 17:13
Ô leo, agora que eu vim ver a segunda opção, essa ventuina de alto deslocamento, cara, nesse caso, como ele puxa uma porrada de ar muito grande em pouco tempo, creio que ela consiga esfriar parte do radiador fazendo com que a agua saia dele mais fria e consequentemente abaixe mais a temperatura do motor e diminua a temperatura da propria agua no final do ciclo.

Eu queria testar sim, mas eu uso meu carro na cidade é carro de xopis:D, as vezes que eu falei que tentou super aquecer foi por que a temperatura ambiente absurdamente alta, carro parado, ar condicionado ligado, e sistema de arrefecimento mal feito fez ela subir a temp, mas no uso que eu faço, é no meio direto.

Mas onde é que a gente compra esse tufão ai??

:concordo:

LeoToy
25/03/2012, 18:34
Ô leo, agora que eu vim ver a segunda opção, essa ventuina de alto deslocamento, cara, nesse caso, como ele puxa uma porrada de ar muito grande em pouco tempo, creio que ela consiga esfriar parte do radiador fazendo com que a agua saia dele mais fria e consequentemente abaixe mais a temperatura do motor e diminua a temperatura da propria agua no final do ciclo.

Eu queria testar sim, mas eu uso meu carro na cidade é carro de xopis:D, as vezes que eu falei que tentou super aquecer foi por que a temperatura ambiente absurdamente alta, carro parado, ar condicionado ligado, e sistema de arrefecimento mal feito fez ela subir a temp, mas no uso que eu faço, é no meio direto.

Mas onde é que a gente compra esse tufão ai??

:concordo:

Carlinhos, olha só RADIADOR DE ÓLEO!!!
ela foi instalada bem na frente do RADIADOR DE ÓLEO, aquele pequenininho, do lado esquerdo na frente do Radiador de agua.

Vou perguntar o modelo exato e coloco aqui pra vcs.

Everton Júnior
25/03/2012, 20:58
Se uma L200 Sport / Outdoor esquentar em alta velocidade, tem algum problema no motor, cabeçote, radiador entupido ou sujo. Aí não vai ter ventilador auxiliar que dê jeito. As Sport / Outdoor HPE que tem o sistema ok, só esquenta forçando, tipo areia fofa, alta rotação e pouca velocidade, subindo serra carregada.
Aqui tivemos 3 Sport HPE manuais(03/04, 04/05 e 05/06), na estrada podia colocar 170km/h por um bom tempo que não esquentava, mas se forçasse na areia a temperatura ia la no vermelho, tanto fazia o A/C está ligado ou não. Me lembro que a 05/06 aqueceu com 1000km rodados, foi até o vermelho. O jeito era parar e esperar esfriar.
No meu ver esse negocio de aquecimento da L200 com motor 2.5 não tem jeito, foi um projeto mal feito, a Mit do Brasil não procurou resolver e ficou por isso mesmo. Ainda bem que saiu de linha, pois a má fama rola solta.

Abs!

Carlos A. C. Azevedo
26/03/2012, 13:16
Carlinhos, olha só RADIADOR DE ÓLEO!!!
ela foi instalada bem na frente do RADIADOR DE ÓLEO, aquele pequenininho, do lado esquerdo na frente do Radiador de agua.

Vou perguntar o modelo exato e coloco aqui pra vcs.

Já olhei, bunitinho ele né:pular:

Dá uma olhada, qualquer coisa a gente patentia e vende pro pessoal:mrgreen:

LeoToy
26/03/2012, 17:20
Se uma L200 Sport / Outdoor esquentar em alta velocidade, tem algum problema no motor, cabeçote, radiador entupido ou sujo. Aí não vai ter ventilador auxiliar que dê jeito. As Sport / Outdoor HPE que tem o sistema ok, só esquenta forçando, tipo areia fofa, alta rotação e pouca velocidade, subindo serra carregada.
Aqui tivemos 3 Sport HPE manuais(03/04, 04/05 e 05/06), na estrada podia colocar 170km/h por um bom tempo que não esquentava, mas se forçasse na areia a temperatura ia la no vermelho, tanto fazia o A/C está ligado ou não. Me lembro que a 05/06 aqueceu com 1000km rodados, foi até o vermelho. O jeito era parar e esperar esfriar.
No meu ver esse negocio de aquecimento da L200 com motor 2.5 não tem jeito, foi um projeto mal feito, a Mit do Brasil não procurou resolver e ficou por isso mesmo. Ainda bem que saiu de linha, pois a má fama rola solta.

Abs!



*** Isto não funciona para cabeçotes trincados ou juntas queimadas, ou qualquer outra avaria !!!!

abs a todos.

Isso já foi dito lá em cima,
abs.

Everton Júnior
26/03/2012, 18:00
Isso já foi dito lá em cima,
abs.

O que eu quis dizer é que o ventilador auxiliar não resolve o problema de esquente das L200 2.5, vai apenas amenizar.

Abs!

LeoToy
26/03/2012, 21:37
O que eu quis dizer é que o ventilador auxiliar não resolve o problema de esquente das L200 2.5, vai apenas amenizar.

Abs!

Olha, eu tbm não posso dizer categoricamente, porque nunca tive contato com uma L200 de cabeça quente, mas....
essas explicações que me foram passadas por UM CHEFE DE OFICINA DA MITSUBISHI, faz todo o sentido, vejamos:

-Se uma das funções do óleo lubrificante é resfriar o motor,
-Se o cárter de óleo do motor possui radiador,
-Se com uma turbo hélice de ventilação forçada resfria esse óleo 60% mais rápido

tudo indica que é uma solução bastante plausível!!! a a baxo custo! nós sabemos que existem algumas L200 que esquentam por nada!, radiador ok, valvula termostática ok, mangueiras ok, cabeçote ok, mas mesmo assim esquentam!!!

Até agora de todas as L200 tratadas todas nunca mais aqueceram, se eu tivesse uma l200 eu faria, até por segurança com um botãozinho no painel liga/desliga, quando eu fosse pegar uma areia, duna, etc.

O ideal era o Carlinhos ser o BUCHA e testar para a gente...
Falando nisso uma das hélices compatíveis é a do evaporador de Ar condicionado! da própria L200.

Claud Alvin
27/03/2012, 16:32
olá pessoal! vejam bem, sejamos serenos. Eu tenho uma L200 Sport A/T 2005 e sofri muito com aquecimento até instalar o KIT GELO original mitsubishi, tem até videos no youtube mostrando os truques da instalação. Antes nem em sonho eu podia passar dos 130km/h, ar ligado em consgestionamentos nem pensar... enfim, vamos ao q interessa. Deve-se sim consideram uma ventuinha para resfriamento de oleo sim e tb e principalmente em altas rotações o que em altas velocidades é evidente. mesmo com muito vento o atrito provocado dentro do motor tb é enorme em altas rotações e o sistema de arrefecimento de agua é insuficiente. Acredito sim nessa nova alternativa pq o kit gelo não é nada milagroso nem mirabolante tanto que pode ser feito um caseiro. o grande lance do kit gelo é aumentar a quatidade de vento e pressurização do sistema. quando se instava uma ventinha dimensionada e "canalizada" especificamente para o óleo, ele entrando mais frio vai refrigerar áreas do motor onde, obviamente, não passa água. até pistões caramba vão trabalhar com resfriamento direto. será q é tão complicado assim perceber isso? repito o q foi falado, de nada adianta se já houver problemas no cabeçote. mas vou fazer sim esse teste, inclusive vou procurar agora a ventuinha do ar-condicionado e pretendo fazer ligação direta controlada manualmente apenas com a ignição ligada.

LeoToy
27/03/2012, 18:02
olá pessoal! vejam bem, sejamos serenos. Eu tenho uma L200 Sport A/T 2005 e sofri muito com aquecimento até instalar o KIT GELO original mitsubishi, tem até videos no youtube mostrando os truques da instalação. Antes nem em sonho eu podia passar dos 130km/h, ar ligado em consgestionamentos nem pensar... enfim, vamos ao q interessa. Deve-se sim consideram uma ventuinha para resfriamento de oleo sim e tb e principalmente em altas rotações o que em altas velocidades é evidente. mesmo com muito vento o atrito provocado dentro do motor tb é enorme em altas rotações e o sistema de arrefecimento de agua é insuficiente. Acredito sim nessa nova alternativa pq o kit gelo não é nada milagroso nem mirabolante tanto que pode ser feito um caseiro. o grande lance do kit gelo é aumentar a quatidade de vento e pressurização do sistema. quando se instava uma ventinha dimensionada e "canalizada" especificamente para o óleo, ele entrando mais frio vai refrigerar áreas do motor onde, obviamente, não passa água. até pistões caramba vão trabalhar com resfriamento direto. será q é tão complicado assim perceber isso? repito o q foi falado, de nada adianta se já houver problemas no cabeçote. mas vou fazer sim esse teste, inclusive vou procurar agora a ventuinha do ar-condicionado e pretendo fazer ligação direta controlada manualmente apenas com a ignição ligada.

Pode fazer,
é 100% seguro. Depois fala pra nóis aqui o resultado.
Abraço.

Claud Alvin
31/03/2012, 16:18
olá léotoy, poderia me dar mais informações sobre esse procedimento no rele? se for o caso até o telefone do seu mecanico. como acabar com o delay sem ter q fazer outra ligação paralela do ar condicionado? quanto a ventuinha no radiador de oleo consegui uma do ar condicionado da silverado tem um tamanho legal e devo instalar no feriadão, e a duvida tb é... onde pegar o sinal dessa nova bentuinha do oleo? pode perguntar a seu mecanico?

LeoToy
31/03/2012, 21:49
olá léotoy, poderia me dar mais informações sobre esse procedimento no rele? se for o caso até o telefone do seu mecanico. como acabar com o delay sem ter q fazer outra ligação paralela do ar condicionado? quanto a ventuinha no radiador de oleo consegui uma do ar condicionado da silverado tem um tamanho legal e devo instalar no feriadão, e a duvida tb é... onde pegar o sinal dessa nova bentuinha do oleo? pode perguntar a seu mecanico?

Vou tentar explicar da melhor forma possivel.

* Foi descoberto que quando o ar condicionada ligado e o motor aquecido, o relé arma na hora correta e se desarma na hora correta, porém na hora dele rearmar denovo ocorre um delay (tempo) de alguns minutos, quando na verdade ele já deveria ter armado a turbo hélice do ar condicionado! esse erro está na eprom do motor que manda a informação errada para o relé. Ou seja, em carros que tem pré disposição para o tal aquecimento, perde-se um tempo precioso pq fica-se minutos sem refrigeração adequada. Com isso muda-se uma ligação no relé para ele armar no nos momentos corretos. ISSO É VALIDO APENAS PARA CARROS QUE AQUECEM QUANDO SE LIGA O AR CONDICIONADO. (infelismente eu n sei explicar como é essa mudança do time do relé).

* O 2. passo é mais simples, trata-se da instalação de uma segunda turbo hélice em cima do radiador de óleo motor, pode-se usar a mesma turbo hélice que é usada no ar condicionado. a Ligação pode ser manual (botão no painel) ou diretamente ligada em conjunto com a hélice do ar condicionado. ESSA SOLUÇÃO É VALIDA APENAS PARA OS VEICULOS QUE ESTÃO COM TODA A MECANICA EM ORDEM, MAS QUE MESMO ASSIM AQUECEM SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO.

hj ele converteu mais dois Pajeros Sport 2007 e 2009 que aqueciam do nada!, após o teste o aquecimento desapareceu!

LeoToy
31/03/2012, 21:55
olá léotoy, poderia me dar mais informações sobre esse procedimento no rele? se for o caso até o telefone do seu mecanico. como acabar com o delay sem ter q fazer outra ligação paralela do ar condicionado? quanto a ventuinha no radiador de oleo consegui uma do ar condicionado da silverado tem um tamanho legal e devo instalar no feriadão, e a duvida tb é... onde pegar o sinal dessa nova bentuinha do oleo? pode perguntar a seu mecanico?

Mas vc já não tem o kit gelo?
ainda está aquecendo?

olha no seu caso, acho que uma ligação no painel (lig/desl) é o ideal aí vc só aciona quando entrar em alguma situação critica, areia, duna, etc.

Claud Alvin
01/04/2012, 23:59
tenho instalado o kit gelo sim. antes a minha não passava de 130km/h q já esquentava. quando chegava de viagem depois e fim do ventão na estrada, dentro da cidade esquentava, qualquer subidinha de serra... esquentava! depois do kit gelo melhorou 90%. nas situações críticas vai até 3/4 da temperatura e não passa disso. meu grande problema é com o ar-condicionado em dias quentes e em congestionamentos, o ar até pára de gelar. acho q é esse maldito delay. mas vou aproveitar pra colocar a ventuinha tb mas pretendo colocá-la automaticamente atraves de uma adaptaçã de um cebolão na mangueira da entrada do radiador, onde a água está mais quente. tipo uma de 92º para ligar automaticamente. sobre o relê pretendo fazer uma ligação independente da ventuinha com sinal direto do botão do painel, ou seja, enquanto o botão do ar estiver acionado a ventuinha não pára, isso com proteção atraves de um novo relê. se pudesse ter a informação do seu amigo seria mais simples mas como pensei tb vai funcionar. depois posto os resultados. ainda sobre o kit gelo a quem interessar possa tenho varios videos da instalação exibidos no youtube. fiquem a vontade.