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vnogueira
18/07/2005, 18:00
Fala galera, blz?

Alguém sabe me informar se o snorkel causa um aumento no consumo de combustível? Tem algum coisa a ver ?? Ou nada a ver??

É que depois que instalei verifiquei um aumento significativo no consumo de gasolina do meu Willys....será mera coincidência?

Desde já agradeço as informações,

Abraço,

Vitor

Wallace
18/07/2005, 18:16
Pode sim, como dependendo do caso pode até economizar.
Como foi o meu caso no Snorkel ARB Safari (importado da Australia) na Cherokee Sport que originalmente tem a captação do ar muito quente no cofre do motor.

Pagani
18/07/2005, 18:44
AE !!

Pode até ser, pois dependendo do sistema que foi instalado, o volume de ar captado pode ser maior, e a regulagem de marcha lenta e entrada de combustivel pode ser alterada....


No meu CJ, eu fiz exatamente isso, substitui o filtro original por um esportivo e retrabalhei os gicles...


Quando eu era moleuqe sempre retirava o filtro de ar para maior captacao de ar.
Tb concordo com o Wallace...


T+

Pagani
vendendo as bolachas

vnogueira
19/07/2005, 09:06
Valeu....

Pagani, se entendi direito, devo então regular a marcha lenta e a entrada de combustível, é isso? Com isso consigo reduzir o consumo de gasola??

Não sei como se chama, mas o meu sistema funciona assim: sai uma mangueira direto do carburador para um sistema que fica acoplado na lata interna do lado direito, e dentro desse sistema vai o filtro de ar do corcel dois, e depois desse sistema sai uma outra mangueira que se liga ao tubo de tomada de ar elevado, que fica do lado defora do carro.

É correto a mangueira sair direto do carburador? Posso colocar algum tipo de filtro antes, para que a mangueira se conecte nele e não direto no carburador?

Abraço,

Vitor

cristiano
19/07/2005, 09:22
Olha, eu já ouvi muita história sobre a largura do cano a ser usado no snorkel... alguns me disseram que no meu caso, por exemplo, esse cano deveria ser maior, para captar mais ar...

É tendência da gente querer fazer o snorkel caseiro, sem problemas, mas tem que conhecer essas medidas... pode ser seu caso...

[]´s ainda sem conhecer as medidas corretas :mrgreen:

vnogueira
19/07/2005, 09:38
Então, tbm não sei exatamente as medidas...vou ver se posto umas fotos pra facilitar...

Sei que as mangueiras têm exatamente a largura da abertura da "boca" do carburador original do motor BF 161...

Vitor

Wallace
19/07/2005, 11:24
O tamanho, formato (curvas, etc), comprimento, etc... tudo influencia na chamada perda de carga que vai obrigar o motor a eventualmente fazer força para captar o ar.
É algo muito complicado de acertar sem o uso de computador.
No caso tem que fazer meio na tentativa e erro mesmo.
Mas no uso do dia a dia pode fazer um esquema de desconectar o snorkel.

Marcos Arcosy
19/07/2005, 11:41
Não sei como se chama, mas o meu sistema funciona assim: sai uma mangueira direto do carburador para um sistema que fica acoplado na lata interna do lado direito, e dentro desse sistema vai o filtro de ar do corcel dois, e depois desse sistema sai uma outra mangueira que se liga ao tubo de tomada de ar elevado, que fica do lado defora do carro.


É como o Wallace falou, parece que a perda de carga gerada pelo seu sistema de snorkel, esta muito elevada, o que esta ocasionando falta de ar no carburador e consequentemente uma mistura muito rica.

Seria melhor você desligar o tubo do snorkel do filtro de ar em condições normais de uso, e liga-lo apenas quando for necessário. :concordo:

Abraços,

Wallace
19/07/2005, 11:57
Lembrando que um tubo de diametro muito grande tambem pode ser prejudicial.

vnogueira
19/07/2005, 12:43
Esse lance de desligar o snorkel é uma boa, mas queria mesmo solucionar o problema sem ter que partir pra essa opção...

Que tipo de aparelho precisa para medir essa perda de carga? Qualquer mecânico faz isso?

Mangueiras de qual diâmetro seriam ideal para o snorkel?

Confesso que achei que o aumento no consumo de gasola se dava justamente por excesso de ar (+ ar +combustão = maior consumo de gasola)...mas vi que é justamente o contrário....

Me perdoem a ignorância, não manjo nada dessas coisas, só comecei a me interessar e aprender um pouco de mecânica depois que comprei o jeep (faz pouco tempo)....chego lá!!

vnogueira
19/07/2005, 12:45
Esse lance de desligar o snorkel é uma boa, mas queria mesmo solucionar o problema sem ter que partir pra essa opção...

Que tipo de aparelho precisa para medir essa perda de carga? Qualquer mecânico faz isso?

Mangueiras de qual diâmetro seriam ideal para o snorkel?

Confesso que achei que o aumento no consumo de gasola se dava justamente por excesso de ar (+ ar +combustão = maior consumo de gasola)...mas vi que é justamente o contrário....

Me perdoem a ignorância, não manjo nada dessas coisas, só comecei a me interessar e aprender um pouco de mecânica depois que comprei o jeep (faz pouco tempo)....chego lá!!

Marcos Arcosy
19/07/2005, 17:05
Só a título de curiosidade :pensativo: , este programa calcula a perda de carga para escoamento de um fluido (que no seu caso é o ar atmosférico). Se você quer reduzir a perda de carga no sistema uma dica é procurar utilizar o mínimo possível de curvas ou qualquer outro item da tubulação que ofereça resistência ao escoamento do fluido.

Ainda acho mais fácil conectar e desconectar o snorkel. :concordo:

Abraços,

Wallace
19/07/2005, 20:08
Acho que nenhum mecanico vai calcular isso.
Poucos tecnicos talvez.
Alguns engenheiros, quem sabe.
Achei mais facil gastar e comprar o melhor snorkel do mundo...
E isso porque era meio minha praia calcular isso ai...

Marcos Arcosy
20/07/2005, 09:38
Acho que nenhum mecanico vai calcular isso.
Poucos tecnicos talvez.
Alguns engenheiros, quem sabe.
Achei mais facil gastar e comprar o melhor snorkel do mundo...
E isso porque era meio minha praia calcular isso ai...


O cálculo nesse caso além de ser um saco é pura perca de tempo o melhor é a tentativa e erro :parede: até chegar a uma solução satisfatória, ou então fazer o que você falou e comprar um snorkel de marca reconhecida testado e aprovado. :concordo:

Abraços,