Ver Versão Completa : SNORKEL x AUMENTO CONSUMO GASOLINA
vnogueira
18/07/2005, 18:00
Fala galera, blz?
Alguém sabe me informar se o snorkel causa um aumento no consumo de combustível? Tem algum coisa a ver ?? Ou nada a ver??
É que depois que instalei verifiquei um aumento significativo no consumo de gasolina do meu Willys....será mera coincidência?
Desde já agradeço as informações,
Abraço,
Vitor
Pode sim, como dependendo do caso pode até economizar.
Como foi o meu caso no Snorkel ARB Safari (importado da Australia) na Cherokee Sport que originalmente tem a captação do ar muito quente no cofre do motor.
AE !!
Pode até ser, pois dependendo do sistema que foi instalado, o volume de ar captado pode ser maior, e a regulagem de marcha lenta e entrada de combustivel pode ser alterada....
No meu CJ, eu fiz exatamente isso, substitui o filtro original por um esportivo e retrabalhei os gicles...
Quando eu era moleuqe sempre retirava o filtro de ar para maior captacao de ar.
Tb concordo com o Wallace...
T+
Pagani
vendendo as bolachas
vnogueira
19/07/2005, 09:06
Valeu....
Pagani, se entendi direito, devo então regular a marcha lenta e a entrada de combustível, é isso? Com isso consigo reduzir o consumo de gasola??
Não sei como se chama, mas o meu sistema funciona assim: sai uma mangueira direto do carburador para um sistema que fica acoplado na lata interna do lado direito, e dentro desse sistema vai o filtro de ar do corcel dois, e depois desse sistema sai uma outra mangueira que se liga ao tubo de tomada de ar elevado, que fica do lado defora do carro.
É correto a mangueira sair direto do carburador? Posso colocar algum tipo de filtro antes, para que a mangueira se conecte nele e não direto no carburador?
Abraço,
Vitor
cristiano
19/07/2005, 09:22
Olha, eu já ouvi muita história sobre a largura do cano a ser usado no snorkel... alguns me disseram que no meu caso, por exemplo, esse cano deveria ser maior, para captar mais ar...
É tendência da gente querer fazer o snorkel caseiro, sem problemas, mas tem que conhecer essas medidas... pode ser seu caso...
[]´s ainda sem conhecer as medidas corretas :mrgreen:
vnogueira
19/07/2005, 09:38
Então, tbm não sei exatamente as medidas...vou ver se posto umas fotos pra facilitar...
Sei que as mangueiras têm exatamente a largura da abertura da "boca" do carburador original do motor BF 161...
Vitor
O tamanho, formato (curvas, etc), comprimento, etc... tudo influencia na chamada perda de carga que vai obrigar o motor a eventualmente fazer força para captar o ar.
É algo muito complicado de acertar sem o uso de computador.
No caso tem que fazer meio na tentativa e erro mesmo.
Mas no uso do dia a dia pode fazer um esquema de desconectar o snorkel.
Marcos Arcosy
19/07/2005, 11:41
Não sei como se chama, mas o meu sistema funciona assim: sai uma mangueira direto do carburador para um sistema que fica acoplado na lata interna do lado direito, e dentro desse sistema vai o filtro de ar do corcel dois, e depois desse sistema sai uma outra mangueira que se liga ao tubo de tomada de ar elevado, que fica do lado defora do carro.
É como o Wallace falou, parece que a perda de carga gerada pelo seu sistema de snorkel, esta muito elevada, o que esta ocasionando falta de ar no carburador e consequentemente uma mistura muito rica.
Seria melhor você desligar o tubo do snorkel do filtro de ar em condições normais de uso, e liga-lo apenas quando for necessário. :concordo:
Abraços,
Lembrando que um tubo de diametro muito grande tambem pode ser prejudicial.
vnogueira
19/07/2005, 12:43
Esse lance de desligar o snorkel é uma boa, mas queria mesmo solucionar o problema sem ter que partir pra essa opção...
Que tipo de aparelho precisa para medir essa perda de carga? Qualquer mecânico faz isso?
Mangueiras de qual diâmetro seriam ideal para o snorkel?
Confesso que achei que o aumento no consumo de gasola se dava justamente por excesso de ar (+ ar +combustão = maior consumo de gasola)...mas vi que é justamente o contrário....
Me perdoem a ignorância, não manjo nada dessas coisas, só comecei a me interessar e aprender um pouco de mecânica depois que comprei o jeep (faz pouco tempo)....chego lá!!
vnogueira
19/07/2005, 12:45
Esse lance de desligar o snorkel é uma boa, mas queria mesmo solucionar o problema sem ter que partir pra essa opção...
Que tipo de aparelho precisa para medir essa perda de carga? Qualquer mecânico faz isso?
Mangueiras de qual diâmetro seriam ideal para o snorkel?
Confesso que achei que o aumento no consumo de gasola se dava justamente por excesso de ar (+ ar +combustão = maior consumo de gasola)...mas vi que é justamente o contrário....
Me perdoem a ignorância, não manjo nada dessas coisas, só comecei a me interessar e aprender um pouco de mecânica depois que comprei o jeep (faz pouco tempo)....chego lá!!
Marcos Arcosy
19/07/2005, 17:05
Só a título de curiosidade :pensativo: , este programa calcula a perda de carga para escoamento de um fluido (que no seu caso é o ar atmosférico). Se você quer reduzir a perda de carga no sistema uma dica é procurar utilizar o mínimo possível de curvas ou qualquer outro item da tubulação que ofereça resistência ao escoamento do fluido.
Ainda acho mais fácil conectar e desconectar o snorkel. :concordo:
Abraços,
Acho que nenhum mecanico vai calcular isso.
Poucos tecnicos talvez.
Alguns engenheiros, quem sabe.
Achei mais facil gastar e comprar o melhor snorkel do mundo...
E isso porque era meio minha praia calcular isso ai...
Marcos Arcosy
20/07/2005, 09:38
Acho que nenhum mecanico vai calcular isso.
Poucos tecnicos talvez.
Alguns engenheiros, quem sabe.
Achei mais facil gastar e comprar o melhor snorkel do mundo...
E isso porque era meio minha praia calcular isso ai...
O cálculo nesse caso além de ser um saco é pura perca de tempo o melhor é a tentativa e erro :parede: até chegar a uma solução satisfatória, ou então fazer o que você falou e comprar um snorkel de marca reconhecida testado e aprovado. :concordo:
Abraços,