Ver Versão Completa : Tiro Dúvudas Fiz reforma Geral CJ5 74 Motor/Câmbio/Freios/Direção/Elétrica/Susp
ACMantova4x4
21/03/2012, 17:47
Pessoal, saldações.
Fiz reforma geral no meu jeep CJ5 que era: 6cc BF161, Cambio 3 marchas, Freio Tambor, Suspensão original, direção original, etc.
Está com motor opala 4cc 1991 etanol, cambio 5 marchas chevete, freio disco nas 4 rodas, Suspensão Bandeirantes, direção Santana, etc.
Tiro dúvidas.
Carlos.
RodrigoPD
21/03/2012, 18:24
Carlos;
Tudo bem?
Dúvidas sempre existem. O meu é BF-161, câmbio original 4 marchas, freio a disco na frente, suspensão original, direção hidráulica do Omega.
Vamos lá.
Motor: está satisfeito com a troca ou manteria o BF?
Câmbio: estou pensando muito nessa adaptação. 1 e 2 marchas ficam mais longas ou reduzidas? Na quinta marcha consegue-se viajar com mais velocidade, economia e menos barulho? Muitas alterações? Valores? Vale a pena a mudança?
Que freio a disco você empregou atrás? Vale a pena? Valores?
Suspensão Bandeirantes: muitas mudanças? Qual o resultado final?
Abs!
vavarusso
21/03/2012, 19:28
Boa noite! essa vai é quase a configuração do meu Cj5. Bem qual foi a coluna de direção que vc usou? Tens fotos como mfoi feita aligação entre o volante e a cx? Depois pergunto mais.
Pessoal, saldações.
...Suspensão Bandeirantes...
Tiro dúvidas.
Carlos.
Carlos, as molas dianteiras e traseiras que colocou são iguais (as dianteiras da Band) ou as traseiras são maiores?
Renan Folly
21/03/2012, 21:46
qual carburador esta usando, gostou?
ACMantova4x4
26/03/2012, 18:01
Rodrigo, boa noite.
Vamos lá.
Motor: o meu BF161 já estava cansado, tive que arrumar várias vezes, ou seja, não tinha confiabilidade para um passeio mais longo.
Depois de bastante estudo, resolvi colocar o motor do opala 4cc pois:
- possui a mesma potência do BF 90CV e é bem mais leve só aí o jeep fica mais esperto
- possui torque em baixa rotação o que é necessário na trilha.
- mais econômico BF 3,5 Km/l na cidade - Opala etanol 4,5 Km/l na cidade
Resumindo - Estou muito satisfeito com o motor.
Se o seu BF estiver Bom e não dá problema, continue com ele. É um bom motor, beberrão, mais bom.
Câmbio:
Meu cambio era de 3 marchas, o jeep era muito lento, a primeira marcha é muito longa, sofria quando parava em ladeiras pois a embreagem patinava. Com o 5 marchas virou outra coisa, a pimeira e segunda são bem reduzidas, na estrada consigo engatar a 5 marcha tranquilo pois o conjunto motor+cambio tem potência de sobra, em uma estrada boa e reta dá pra chegar aos 100km/h com segurança. É mais econômico e mais silencioso pois a 5ª é Overdrive 0,8/1. Alterações: para utilizar o cambio chevete + reduzida Willys, é necessário uma interface para conectá-los (deeptec+-R$850) . As alavancas tiveram que ser deslocadas 60mm para trás. Os cardãns foram redimensionados Traseiro diminuiu e dianteiro aumentou.
Freios: Utilizei o kit da MDS na dianteira(Discos + pinças da Kombi) e traseira(pinças do kadett com cáliper -freio de mão). Freio é segurança portanto vale a pena sim, como você já possui na dianteira, e provalvemente possui hidrovacuo, faça a mudança.
Suspensão:
Fica mais macio que o original, más não igual a um carro de passeio. Fica mais estável, pois as molas são maiores e mais robustas, além destas vantagens se em uma viagem longa quebrar, em qualquer moleiro há peças de reposição.
Resumindo, Cada caso é um caso, ou seja, dependendo da condição do seu conjunto suspensão, freio, câmbio, etc, só vale a pena substituí-los se estiverem desgastados e precisarem de reposição, aí ao invés de comprar o original novo, convêm investir num upgrade novo com certeza.
Espero ter ajudado.
Abraços.
ACMantova4x4
26/03/2012, 18:11
Boa noite, utilizei a coluna de direção original, troquei o sistema de direção original com seus sete pontos de folga por um Kit com caixa de direção do santana, fiz somente o apoio do braço da direção que se movimenta sobre barras paralelas, não ficando solto e com grande perigo de quebrar a caixa.
segue foto do apoio
.338315
ACMantova4x4
26/03/2012, 18:16
Chevi, boa noite.
Sim os 4 feixes de molas são iguais. Dê uma olhada na foto abaixo
338316
ACMantova4x4
26/03/2012, 18:22
Renan, boa noite.
Estou utilizando o 3E que é original do opala, carburador com 2 estágios onde o segundo abre conforme a necesidade de velocidade ou Torque. Mandei regular para fazer o controlar e está muito bom, não falha e responde rápido. Segue foto.
338317
Leonardo Storti
26/03/2012, 18:33
coloca foto do jeep pronto
ACMantova4x4
26/03/2012, 18:47
Seguem algumas fotos
338320338321338322
Renan Folly
26/03/2012, 19:08
Parabéns pelo jeep, preserve-o! Quantos km/litro tá fazendo, comprei um 3e e vou coloca-lo no lugar do meu 446. Valeu.
Leonardo Storti
26/03/2012, 19:11
feiz falta o guincho eim
Jones Ronaldi
26/03/2012, 19:55
Show de bola..... parabéns.... essa Vida off road é paixão....forever.
abração...
eliasFerreira
27/03/2012, 08:55
Cara, ficou lindão. Parabéns!
Qual é a medida dos pneus?
ACMantova4x4
27/03/2012, 19:10
Renan, boa noite. Tá fazendo uns 4 - 4,5 com etanol.
ACMantova4x4
27/03/2012, 19:13
Leonardo, boa noite.
È verdade, o guincho ajuda e é um acessório visível e que torna o jeep mais chamativo. más minha prioridade é o bloqueio de diferencial no eixo traseiro.
ACMantova4x4
27/03/2012, 19:15
elias, boa noite.
Os pneus são 265 x 75 x 16 recapados com a banda VJ900 da Vipal. Em polegadas equivale ao 31.
Chevi, boa noite.
Sim os 4 feixes de molas são iguais. Dê uma olhada na foto abaixo
338316
Valeu Carlos. Comprei um kit de molas e estou aguardando a vaga no mecânico para que as mesmas sejam instaladas. Mas depois de ler todo o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/277-molas-de-toyota-no-cj.html fui a caça das molas traseiras da Toyota para instalar no Assombroso. Foi difícil pacas achar as molas traseiras da Fabrini, só consegui com a ajuda do pessoal da própria Fabrini que ficou ligando pros revendedores para descobrir quem tinha (show de bola o atendimento da Fabrini :concordo:).
Assim que instalar o kit e testá-lo coloco minhas impressões. Será instalado com jumelos revolver nos 4 feixes e os jumelos na dianteira dos feixes dianteiros. Ainda terei que comprar e instalar os amortecedores novos, provavelmente vindos da Ranger (traseiros).
Abs,
ACMantova4x4
28/03/2012, 18:13
Chevi, beleza.
Os 4 amortecedores que coloquei foram estes da ranger os turbogas da cofap que encaixam certinho e tem curso de sobra.
Abraço.
olá amigo
com os amortecedores da ranger a estabilidade no asfalto melhorou? o seu carburador é corpo duplo 34 certo?
obrigado
ACMantova4x4
30/03/2012, 16:38
olá amigo
com os amortecedores da ranger a estabilidade no asfalto melhorou? o seu carburador é corpo duplo 34 certo?
obrigado
Sim, a estabilidade melhorou, más foi substituido também a suspensão pelo Kit da Toyota. O carburador é o 3E de corpo duplo.
vavarusso
30/03/2012, 17:04
[QUOTE=ACMantova4x4;1657146]Boa noite, utilizei a coluna de direção original, troquei o sistema de direção original com seus sete pontos de folga por um Kit com caixa de direção do santana, fiz somente o apoio do braço da direção que se movimenta sobre barras paralelas, não ficando solto e com grande perigo de quebrar a caixa.
segue foto do apoio
.338315ACM boa tarde, que coluna vc usou, e como foi a instalação?
ACMantova4x4
02/04/2012, 15:28
[QUOTE=ACMantova4x4;1657146]Boa noite, utilizei a coluna de direção original, troquei o sistema de direção original com seus sete pontos de folga por um Kit com caixa de direção do santana, fiz somente o apoio do braço da direção que se movimenta sobre barras paralelas, não ficando solto e com grande perigo de quebrar a caixa.
segue foto do apoio
.338315ACM boa tarde, que coluna vc usou, e como foi a instalação?
Comprei o Kit de direção já com os braços articulados no tamanho certo. Não aconselho fazer emendas nestes braços, é a sua segurança.
Luis Bastos
02/04/2012, 22:44
boa noite,muito boa sua iniciativa de repassar o que aprendeu na reforma de seu jeep e ter a boa vontade de ajudar,parabens,este sim e o grande espirito do jipeiro. Tenho uma grande duvida quanto a cx do chevette , ja dirigi um com ap 2.0 turbo cx 5 marcha chev feito pela x4 { sem defeito] , uma rural motor opala 4 cc + cx chev , jeep motor ap 2.0 + cx chev .Na minha visao em todos os 3 veiculos a 3 marcha era longa e a 2 curta sendo assim na cidade nao se consegue andar de 3 marcha tendo que reduzir para a 2 sempre, penso que os 3 veiculos so podem estar com a relaçao do diferencial longo, quando o ideal fosse 8 x 43 .sendo assim diante da minha duvida penso em usar opala 4 cc + cx 4 marchas original ,por favor de sua opniao,nao somente em trocar o cambio mas no aspecto relatado da terceira marcha, situaçao que com o cambio de 4 original isto nao acontece.
obrigado
luis bastos
ACMantova4x4
10/04/2012, 19:16
Luiz, boa noite.
de uma olhada no site : : : DEEPTEC 4x4 : : : (http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos5.asp)
lá tem a tabela de ralação de marchas dos dois tipos de cambio do chevete 1.0 e 1.6.
O cambio do chevete de 5 marchas é igual ao de 4 marchas (primeira a quarta são iguais) única diferença é a 5ª OverDrive (Uma volta do cambio para menos de uma volta do motor)
Os dois jeeps que testou tinham motor AP que possui torque em alta rotação, não tem força em baixo giro, a rural com motor opala é mais pesada do que o jeep talvez por isso tenha dificuldade em utilizar a 3ª.
O meu cambio é o 1.6 com motor opala 4cc 91 etanol e posso te dizer que não sinto esta diferença apontada entre a 2 e 3. Agora te digo que na estrada a 5ª marcha é uma maravilha.
Se for utilizar o cambio 4 marchas original, não vejo problemas. Existem os prós e contras. Prós, não terá que comprar a flange para ligar o cambio com a reduzida Willys +- 900R$. Contras , não terá a 5ª marcha, cambio do chevete é barato +- 200R$ o original é mais caro.
Luis Bastos
10/04/2012, 20:37
ACMantova4x4 boa noite, agradeço por ter tirado minhas duvidas.
Luis Bastos
ACMantova4x4,
estou com duvida sobre qual pedaleira usar na minha viatura, estou colocando motor de opala 4cc + caixa de c10 3m, estou tirando os originais, meu mecanico falou que não tem espaço para pedaleira e hidrovacuo, me pediu para colocar a do uno.... Porém tenho um amigo que tem a do uno na viatura dele, e de vez em quando perde o freio, ja bateu em duas viaturas...rsrsrsrsrs... me ajuda a tirar esta duvida, qual pedaleira usar????
ACMantova4x4
17/04/2012, 18:33
JeanCP, boa noite.
instalei a pedaleira do opala (ferro velho por 70 reais). Só precisei entortar um pouco o pedal do freio para não pegar no cano da direção que é original. utilizei o cilindro mestre da bandeirantes ano 92 e o hidro acho que do gol. segue fotos.
341967341968341969
foto com o motor do opala carburador 3E.
Luis Bastos
21/04/2012, 22:19
ACMANTOVA4x4 Boa noite, estou em duvidas em qual cambio usar : 4 marchas original do jeep ( ja tenho) ou chevette 5 marchas + kit DEEP TEC , voce ja me convenceu sobre a cisma da terceira marcha OK, vem a duvida . tenho a impressao que a alavanca e´ um pouco bamba , nao e´justa , o curso da alavanca e´longo, como resolver esta situaçao ? consigo me fazer enteder ? pois e´o que eu vejo neste cambio mas como a maioria fala bem , posso estar errado , ou tem alguma soluçao para estas situaçoes apresentadas.
O Eber da DEEPTEC em contato telefonico ,me informou que no meu caso motor golf 2.0 flex 2011 + cambio chev + red = 17 cm de recuo nas alavancas, penso onde vai parar isto? ao lado do banco ? vai ficar disconfortavel dirigir ?
No caso do cambio do jeep seria bem mais facil , mas sera que este cambio iria aguentar o motor em viagens, os meus pneus sao iguais aos seus, o motor e´diferente do ap 2.0 . o golf atual tem o torque maximo 17,7 k a 2250 rpms {bf a 2000 rpms] e 120 cv portanto bem diferente do ap.ou seja com rotaçoes em baixa. Quero lembrar que o cambio do jeep de 4 marchas a alavanca de marcas e´justa, porem tenho receio da caixa nao aguentar.Nao gostaria de fazer duas vezes . pois o resto foi o que fiz.
Obrigado desde ja
Luis Bastos
ACMantova4x4
02/05/2012, 10:15
Luiz, bom dia.
Vamos lá, nossos Jeeps, em uma estrada reta e boa, alcançam velocidade máxima por volta de 90Km/h, mais que isso é suicidio. Acredito que o cambio 4m original seja a melhor escolha pois:
- Na quarta marcha estando 1:1 a esta velocidade máxima, o motor estará em 3.500 giros + ou -, para o câmbio está tranquilo;
- Você já possui o cambio 4m;
- Não terá problemas com recuo das alavanca; não precisará mecher nos cardãns (aumentar o dianteiro e diminuir o traseiro)pois com o cambio chevete +adaptador da reduzida (no meu jeep tive que recuar 6cm e mexer nos cardãns) haverá ajustes.
Faça uma boa revisão do cambio 4m; Troque o pino "chorão" da reduzida pelo Kit com rolamentos cônicos.
E Boas Trilhas
Luis Bastos
08/05/2012, 20:00
ACMantova4x4, boa noite,
Agradeço as dicas vou ficar com o cambio de 4 marchas original que por sinal esta otimo,e vou guardar o cambio de chevete para outra ocasiao.Quando o JEEP estiver pronto lhe darei noticias.
Forte abraço
Luis
MÁVERICKI
13/05/2012, 20:59
Caro colega, muito bacana sua iniciativa de ajudar os dedicados donos das viaturas por esse brasil afora, gostaria de pedir um imenso favor, tenho um CJ5 59 o qual venho com poucos recursos e muita dedicação, fazendo umas mudanças no mesmo, e algo que ainda falta é uma atenção especial a parte elétrica, adianto que não tenho experiencia em elétrica ,mas faço muita coisa no trovão e tenho boa vontade. Sendo assim, lhe peço um esquema e dicas do que comprar para efetivar essa empreitada. Atualmente o que funciona são os faróis, faroletes, buzina e só. Preciso de fazer as setas funcionarem, farois de milha etc. Grande abraço e dede já obrigado.
ACMantova4x4
18/05/2012, 18:45
Caro colega, muito bacana sua iniciativa de ajudar os dedicados donos das viaturas por esse brasil afora, gostaria de pedir um imenso favor, tenho um CJ5 59 o qual venho com poucos recursos e muita dedicação, fazendo umas mudanças no mesmo, e algo que ainda falta é uma atenção especial a parte elétrica, adianto que não tenho experiencia em elétrica ,mas faço muita coisa no trovão e tenho boa vontade. Sendo assim, lhe peço um esquema e dicas do que comprar para efetivar essa empreitada. Atualmente o que funciona são os faróis, faroletes, buzina e só. Preciso de fazer as setas funcionarem, farois de milha etc. Grande abraço e dede já obrigado.
Mávericki, boa noite.
A parte elétrica que estava no meu jeep estava medonha, com fios velhos e endurecidos. O que fiz foi retirar toda a fiação e começar do zero. seguem os passos:
*Primeiro, criei uma caixa de fuziveis utilizando uma caixa de plastico, suportes para fuziveis, conector elétrico e leds que possuem a função de indicar qual fuzivel está queimado quando aciono o botão de teste.
348265348266
*Segundo, fiz a ligação dos fios para o funcionamento do motor (arraque, alternador, bobina, ignição eletronica). Observação, no polo positivo da bateria saem 2 fios grossos sendo um para o motor de arranque e no outro que irá alimentar todos os equipamento do jeep instalei um fusivel grande de 50 amperes para proteção.
*Terceiro, ligação dos faróis com relê de 2x 240 Wats (foto) e fio de 4mm.
348273
*Quarto, ligação das Setas; Luz de freio; limpador e etc.
O seguedo para uma boa instalação é a paciencia, a organização e utilizar fios grossos. Utilizei em quase todas ligações fios de 4mm e relês.
Faça uma ligação de cada vez com calma. Outra coisa é utilizar conduite corrugado da linha automotiva que possui abertura na lateral. Faça assim, defina onde passarão os fios e instale um conduite grosso primeiro e quando for passar os fios, coloque-os dentro dos conduítes, assim não ficará com um emaranhado de fios para todos os lados.
Qualquer dúvida é só postar.
Abraço
Robertux
22/05/2012, 00:08
[QUOTE=vavarusso;1660136]
Comprei o Kit de direção já com os braços articulados no tamanho certo. Não aconselho fazer emendas nestes braços, é a sua segurança.
Onde você comprou esse kit? Andei procurando mas não achei desse tipo. Esse é o bom, feito como a receita daqui do Forum.
ACMantova4x4
24/05/2012, 19:04
[QUOTE=ACMantova4x4;1661741]
Onde você comprou esse kit? Andei procurando mas não achei desse tipo. Esse é o bom, feito como a receita daqui do Forum.
Robertux, boa noite.
Comprei na época, no Gama4x4, pesquise "kit Direção Jeep" no Google, lá aparece alguns fornecedores, paguei na época cerca de R$400,00
Luiz, boa noite.
de uma olhada no site : : : DEEPTEC 4x4 : : : (http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos5.asp)
lá tem a tabela de ralação de marchas dos dois tipos de cambio do chevete 1.0 e 1.6.
O cambio do chevete de 5 marchas é igual ao de 4 marchas (primeira a quarta são iguais) única diferença é a 5ª OverDrive (Uma volta do cambio para menos de uma volta do motor)
Os dois jeeps que testou tinham motor AP que possui torque em alta rotação, não tem força em baixo giro, a rural com motor opala é mais pesada do que o jeep talvez por isso tenha dificuldade em utilizar a 3ª.
O meu cambio é o 1.6 com motor opala 4cc 91 etanol e posso te dizer que não sinto esta diferença apontada entre a 2 e 3. Agora te digo que na estrada a 5ª marcha é uma maravilha.
Se for utilizar o cambio 4 marchas original, não vejo problemas. Existem os prós e contras. Prós, não terá que comprar a flange para ligar o cambio com a reduzida Willys +- 900R$. Contras , não terá a 5ª marcha, cambio do chevete é barato +- 200R$ o original é mais caro.
Amigão,
coloca uma foto de como ficaram as posições das alavancas de cambio, vistas de cima. Voce comentou algo sobre um deslocamento das alavancas. Gostaria de ver como ficaram ao final.
Abraço.
ACMantova4x4
29/06/2012, 16:53
Juliocb, boa tarde.
Sim, com o transplante de motor+câmbio cheve+ interface cambio/reduzida. tive que recuar as alavancas em 6 centímetros. veja fotos.
356221
356222
356223
Juliocb, boa tarde.
Sim, com o transplante de motor+câmbio cheve+ interface cambio/reduzida. tive que recuar as alavancas em 6 centímetros. veja fotos.
356221
356222
356223
valeu amigao, me tirou uma grande ducida.
abracos
virtuallanjau
03/05/2013, 00:00
meu amigo mantova tudo bem vi esta caixa de fusiveis com led q vc fez vc pode me passar um esquema pra mim se vc colocou resistor como foi ligado pode me mandar em meu email virtualinformatica@hotmail.com
FERNANDO
JAU/SP
Marcelo Godoy
03/05/2013, 12:56
A minha criatura ainda possui o BF-161/3marchas. Pretendo fazer um up grade para a descrita. O restante já foi melhorado: suspensão Toyota, pedaleira suspensa, servofreio, freio a disco dianteiro, direção hidráulica do Opala, flutuante traseiro, pneus Mud 265x75R16,... Todo este conjunto deixou ótimo, mas creio que falta melhorar a parte de força (motor, cambio, diferencial) e é muito bom saber de "depoimentos e exemplos" como o do colega ACMatova.
Curiosidade: o consumo de 4.5 km/l refere-se a etanol na cidade? Caso positivo, qual seria o consumo na estrada? Como foi feito o sistema de partida frio?
Obrigado, grande abraço!!
Marcelo Godoy
09/05/2013, 15:39
A minha criatura ainda possui o BF-161/3marchas. Pretendo fazer um up grade para a descrita. O restante já foi melhorado: suspensão Toyota, pedaleira suspensa, servofreio, freio a disco dianteiro, direção hidráulica do Opala, flutuante traseiro, pneus Mud 265x75R16,... Todo este conjunto deixou ótimo, mas creio que falta melhorar a parte de força (motor, cambio, diferencial) e é muito bom saber de "depoimentos e exemplos" como o do colega ACMatova.
Curiosidade: o consumo de 4.5 km/l refere-se a etanol na cidade? Caso positivo, qual seria o consumo na estrada? Como foi feito o sistema de partida frio?
Prezado,
Lendo repetidamente o tópico, observei que o consumo de 4.5 km/l refere-se a consumo em cidade. Mas persistem outras dúvidas:
- Como está feito o sistema de partida a frio?
- A capa seca da caixa de câmbio é do Chevette ou é do Opala?
georgevalle
09/05/2013, 16:21
ACMantova4x4, parabéns pela viatura, ficou ótima, uma sugestão para quem vai fazer uma caixa de fusíveis como a tua é colocar os led's e os resistores em paralelo com cada fusível, assim não vai precisar de botão para teste assim que o fusível abrir já vai indicar.
Fábio Alexandre
22/05/2013, 00:17
Mantova, tudo bem?
Gostaria de saber onde você fez a funilaria do seu Jeep? E se você sabe um lugar próximo a zona sul de sp ou ABC para que eu possa fazer uma reforma geral.
Abraços e obrigado.
ACMantova4x4
15/08/2013, 17:25
Fernando, boa tarde. Desculpe a demora.segue esquema da ligação da caixa de fusíveis. 426366
ACMantova4x4
15/08/2013, 17:35
Prezado,
Lendo repetidamente o tópico, observei que o consumo de 4.5 km/l refere-se a consumo em cidade. Mas persistem outras dúvidas:
- Como está feito o sistema de partida a frio?
- A capa seca da caixa de câmbio é do Chevette ou é do Opala?
Obrigado, grande abraço!! Marcelo, boa tarde. segue figura do kit partida a frio que a www.asllan.com.br (http://www.asllan.com.br) vende, e é muito bom, irá precisar da válvula solenoide más acho que já vem no kit da figura, não tenho certeza. Obs, a capa seca é a do opala Moderno. Abraço426353
ACMantova4x4
15/08/2013, 17:38
ACMantova4x4, parabéns pela viatura, ficou ótima, uma sugestão para quem vai fazer uma caixa de fusíveis como a tua é colocar os led's e os resistores em paralelo com cada fusível, assim não vai precisar de botão para teste assim que o fusível abrir já vai indicar.
OK, somente uma coisa, os leds ficarão sempre acesos.
ACMantova4x4
15/08/2013, 17:55
Mantova, tudo bem?
Gostaria de saber onde você fez a funilaria do seu Jeep? E se você sabe um lugar próximo a zona sul de sp ou ABC para que eu possa fazer uma reforma geral.
Abraços e obrigado.
Fábio, boa tarde, tanto a reforma como todas as atualizações mecânicas foram feitas por mim. Para reforma, conheço o pessoal do Adrenalama que ficam na zona sul de São Paulo.
georgevalle
16/08/2013, 08:18
Só quando queima o fusível é que irá "passar" corrente pelo resistor e o led, se o fusível estiver ok o led fica apagado, desta forma não precisa de chave de teste no momento que o fusível "abre" o led acende, se for nas caixas de fusíveis de vidro fica fácil a instalação dos led's pois tem espaço entre os fusíveis já os de lâmina tem que usar a criatividade...
OK, somente uma coisa, os leds ficarão sempre acesos.
ACMantova4x4
21/08/2013, 14:35
Só quando queima o fusível é que irá "passar" corrente pelo resistor e o led, se o fusível estiver ok o led fica apagado, desta forma não precisa de chave de teste no momento que o fusível "abre" o led acende, se for nas caixas de fusíveis de vidro fica fácil a instalação dos led's pois tem espaço entre os fusíveis já os de lâmina tem que usar a criatividade...
Ok, poderia postar o esquema elétrico, obrigado.
Marcelo Godoy
21/08/2013, 17:09
Marcelo, boa tarde. segue figura do kit partida a frio que a www.asllan.com.br (http://www.asllan.com.br) vende, e é muito bom, irá precisar da válvula solenoide más acho que já vem no kit da figura, não tenho certeza. Obs, a capa seca é a do opala Moderno. Abraço426353
ACMantova4x4,
Obrigado pelo esclarecimento.
Assim que possível darei continuidade ao processo de transformação da criatura.
Grande abraço.
Abs!!
Marcelo