PDA

Ver Versão Completa : Câmbio Willys original não entra a ré



Mário RED JEEP
20/03/2012, 23:16
Tenho Câmbio Willys original 4 marchas, andei no sábado com ele normalmente, todo o dia. Mas quando cheguei na garagem de casa, fui manobrar e a ré não entrava por nada, nem arranhava. Parecia ter perdido o encaixe no carretel, mas as marchas para frente estão normais.
Que pode ser isso?

georgevalle
21/03/2012, 07:59
Cara manda uma mensagem para Antonio Umino o cara é fera em mecânica original.

antonio umino
21/03/2012, 09:17
OOOOOOpa.... falaram de mim.

Não tenho jeep. gosto de rural e pickup original...
Na alavanca de cambio se é original 4 marchas acho que tem que levantar a alavanca e levar no lugar da ré
Se a alavanca vai no lugar e não engata. com certeza a alavanca não está chegando no guia onde tem um encaixe pra alavanca entrar e dar a ré.... Tem que tirar a tampa e dar uma olhada no quadrado no final da alavanca.
Também pode ter acontecido de por dentro do cambio uma pequena alavanca que vai na engrenagem da ré ter deslocado do local.

como também ter de acontecido na primeira foto tem um quadrado que está sem o arame de trava, (tem furo pro arame) e ter caido dentro do cambio. (mais certeza).. Na segunda foto tem a foto da tampa por baixo. na parte de cima o arame está amarrado nos engates da 1 e 2 e da 3 e 4......nas duas ultimas fotos é a alavanca que vai na engrenagem (dificil de sair)..sem o desmonte.
Nada como as fotos para entender o funcionamento da alavanca. Ok.
Um abraço.


337126337129337130337127337128

Mário RED JEEP
21/03/2012, 23:52
É Antônio, vc acertou! O danado do parafuso com arame se soltou. Como ele funciona como trava, realmente saiu da posição do encaixe.
Bom que dei uma revisada na caixa e está tudo em ordem!
Inclusive por ter trocado o óleo há 5000 km atrás. Coloquei o óleo de engranagens TGF 80W90 da TEXACO GL3.
Aparentemente sem limalhas!

antonio umino
22/03/2012, 08:12
Ok.. tudo de bom pra ti..
Ok. ainda bem que foi o parafurso quadrado... Amarrou de novo?

Tem que ficar amarrado com arame como trava .

Um abraço.

Angelo Avelar
22/03/2012, 21:10
olá antonio tudo bem, a minha caixa de marchas original não entra mas a 4ª marcha tava tudo ok, parei em casa e no outro dia só entra até a 3ª. o que terá sido?

antonio umino
22/03/2012, 21:39
A 4 marcha não entra. Parado. ou andando???
Veja se os engates de 1 p2 e da 2p/3. estão normal, e veja se entra
quarta marcha motor parado...Com o motor funcionando não entra a 4... Veja. se a alavanca está firme até a terceira. engate preciso e não engata a quarta.
Pode ser que a trava do rolamento do eixo piloto escapou. e aí fica dificil de engatar a 4 marcha. (o piloto move pra dentro da caixa).
um abraço

reslima
23/03/2012, 08:55
Já aconteceu comigo isso, era anel sincronizado partido.
Abs...


olá antonio tudo bem, a minha caixa de marchas original não entra mas a 4ª marcha tava tudo ok, parei em casa e no outro dia só entra até a 3ª. o que terá sido?

Angelo Avelar
24/03/2012, 00:15
A 4 marcha não entra. Parado. ou andando???
Veja se os engates de 1 p2 e da 2p/3. estão normal, e veja se entra
quarta marcha motor parado...Com o motor funcionando não entra a 4... Veja. se a alavanca está firme até a terceira. engate preciso e não engata a quarta.
Pode ser que a trava do rolamento do eixo piloto escapou. e aí fica dificil de engatar a 4 marcha. (o piloto move pra dentro da caixa).
um abraço


Não entra de jeito nenhum, nem ligado nem desligado, ficou como se nao tivesse a 4ª nao tem nem o lugar de encaixar, vc enpurra a alavanca para cima entra a 3ª e voltando para a 4ª ela so vem até o neutro (ponto morto) ai topa como se não tivesse 4ª marcha

antonio umino
24/03/2012, 14:29
No câmbio. tem uma luva de engate das marchas, que corre por um cubo fixo onde tem 3 encaixes. neste lugar vai uma pequena peça chaveta. que chamam de macarrão. ela fica entre esta luva e o cubo.. Muitas vezes ela sai fora do lugar,. e não deixam a luva passar para a marcha. ... Outra pode ser. o guia que está na tampa da caixa. Se vc olhar por cima tem 3 guias. e tres porcas com trava.
Na foto 3 do post 3 tem o guia da ré. e as outras e' da 1 e 2 e outra da 3 e 4....Acho que é a do meio. experimenta tirar a porca ou parafuso. dentro tem uma mola e uma esfera. (por cima mesmo) e experimenta engatar a marcha. pode ser que o defeito esteja neste lugar..... ( a esfera mais a mola esteja impedindo da marcha entrar),.
Ok.

fmsJeep75
31/03/2012, 22:22
Caro Antonio, permita-me também aproveitar um pouco de sua sabedoria. tenho um jeep 1975 6cc, motor bf 161 original e cambio de 3 marchas original. Assim que comprei ele em fevereiro de 2011 dei uma geral na oficina e como ele arranhava muito e era dificil de engatar a 3a mandei ver a caixa, então foi trocado eixo piloto, anel sincronizado da 1a, 2a e 3a. De lá pra cá tenho usado ele normalmente porém a 3a sempre arranha antes de entrar. Para não arranhar tenho que tirar o pé do acelaerador esperar a rotação cair bem e só então a 3a entra suavemente como as demais. Assim pergunto: isto é normal no jeep??? ou será que o meu mecanico deu alguma rata?? No aguardo, agradeço sua colaboração.


No câmbio. tem uma luva de engate das marchas, que corre por um cubo fixo onde tem 3 encaixes. neste lugar vai uma pequena peça chaveta. que chamam de macarrão. ela fica entre esta luva e o cubo.. Muitas vezes ela sai fora do lugar,. e não deixam a luva passar para a marcha. ... Outra pode ser. o guia que está na tampa da caixa. Se vc olhar por cima tem 3 guias. e tres porcas com trava.
Na foto 3 do post 3 tem o guia da ré. e as outras e' da 1 e 2 e outra da 3 e 4....Acho que é a do meio. experimenta tirar a porca ou parafuso. dentro tem uma mola e uma esfera. (por cima mesmo) e experimenta engatar a marcha. pode ser que o defeito esteja neste lugar..... ( a esfera mais a mola esteja impedindo da marcha entrar),.
Ok.

antonio umino
01/04/2012, 09:57
Quando a marcha arranha. Quer dizer o Sincronizador não está parando a engrenagem, pois a finalidade do sincronizado é de fazer parar a engrenagem para que se faça o engate da marcha.
Pode ser que as chavetas do sincronizador não estão no lugar (não trava o sincronizado). costumam cair, pois é preso por um aro de arame.. Ou os sincronizadores (metal) estão gastos. tanto na circunferencia como no corte do local da chaveta.
Ok..... um abraço

fmsJeep75
01/04/2012, 15:00
Quando a marcha arranha. Quer dizer o Sincronizador não está parando a engrenagem, pois a finalidade do sincronizado é de fazer parar a engrenagem para que se faça o engate da marcha.
Pode ser que as chavetas do sincronizador não estão no lugar (não trava o sincronizado). costumam cair, pois é preso por um aro de arame.. Ou os sincronizadores (metal) estão gastos. tanto na circunferencia como no corte do local da chaveta.
Ok..... um abraço

Valeu Umino ..obrigado.

lucar
14/05/2012, 21:37
Por acaso algum dos Srs. sabem onde eu arrumo as seguintes pecinhas para tampa do meu cambio 3 m sincronizado???347385
Seriam as pecinhas 10 e 11 respectivamente. são 2 molas com esferas de aço que seguram o eixo do garfo seletor???
Valeu!!

antonio umino
14/05/2012, 22:29
Por acaso algum dos Srs. sabem onde eu arrumo as seguintes pecinhas para tampa do meu cambio 3 m sincronizado???347385
Seriam as pecinhas 10 e 11 respectivamente. são 2 molas com esferas de aço que seguram o eixo do garfo seletor???
Valeu!!


Se vc tem amostra da mola e da esfera. Vai em uma loja de peças de tratores, que deve ter algo parecido.
ou nas lojas de 4x4 .
Um abraço.

lucar
21/05/2012, 19:35
Beleza antonio eu acabei achando um reparo de caminhão que tinha algo parecido mas serviu perfeitamente, ficou melhor que antes!! a solução eu coloquei aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/103135-cambio-3-marchas-sincronizado.html

abç obrigado!

luizjeep
13/08/2013, 08:44
bom dia Antonio minha viatura tem um cambio 4m original 4x4 e troquei o eixo piloto engrenagem da ré aneis sincronizadores e os cachorrinhos e molas do sincronizador, e os rolamentos pra frente ele anda normal mais quando eu engato a ré e arranco e depois piso na embreagem ele da uns trancos o que pode ser isso ? ja abri a tampa e engatei a ré manualmente e num vi nada de anormal.


337126337129337130337127337128[/QUOTE]

antonio umino
13/08/2013, 23:03
Dá uma olhada nos coxim do cambio e do motor...
podem estar rompidos.....
Pois ao engatar a marcha ré. o conjunto faz força ao contrario. e estando um dos coxim rompidos.

Também dá uma olhada na fixação da caixa seca, no motor e da caixa seca no cambio, pode estar solto...
Ok.

até

luizjeep
13/08/2013, 23:35
Boa noite Antonio o tranco não e nos coxins, e dentro da caixa de macha depois que troquei estas peças que te falei para frente anda normal mais quando por ex. engato a ré e o carro vai andando e piso na embreagem da uns trancos que na terra chega a rastar o pneu. ja abrir a tampa e não vi nada de anormal.

antonio umino
13/08/2013, 23:55
Este arraste do pneu é o dianteiro ou o trazeiro??

já experimentou ligando e desligando a tração 4x4 e reduzida????



até

Sydney66
14/08/2013, 09:56
Antonio bom dia;
Ao abrir a caixa de marcha de meu jeep 4 marchas original, descobri que aquelas chavetas do sincronizador e a mola (arame circular não estavam lá, razão da 3 e 4 marchas arranhar as vezes. Como tinha feito uma revisão no cambio uns 6 anos atrás será que o mecânico não colocou ou eles saíram do lugar e caíram na caixa?
Não encontrei eles ou alguma coisa deles quando retirei o óleo mas no bujão magnético tinha muita limalha de aço e, não sei se apenas impressão minha, achei as engrenagens com aspecto "brilhoso" como já abri essa caixa várias vezes nos 24 anos que tenho esse jeep, devido a péssima qualidade dos mecânicos que encontrei, não lembro de ter esse aspecto ou ser impressão minha ou fruto da "moedeira" que a queda das chavetas na caixa tenha provocado.
Como já escutei uma vez que as engrenagens do câmbio tem uma "proteção" nos dentes, poderia ter perdido isso?
Minhas engrenagens estão realmente danificadas devido a isto?
Grato por qualquer ajuda.

p.s. Você tem 2 exemplares de belos veículos (rural e F75) do ano de 1966, meu ano de nascimento, já pensei em ter um jeep da minha idade, legal.

reslima
14/08/2013, 10:16
Luiz, pode ter acontecido de, na montagem, o conjunto ter ficado com alguma folga e o eixo entalhado, como um todo, estar "correndo" para frente e trás, por isso talvez de uma engrenagem estar esfregando na outra e dando esses trancos. Já vi acontecer aqui em viatura de um amigo meu, depois que ele revisou o câmbio em um meXanico da cidade.


Boa noite Antonio o tranco não e nos coxins, e dentro da caixa de macha depois que troquei estas peças que te falei para frente anda normal mais quando por ex. engato a ré e o carro vai andando e piso na embreagem da uns trancos que na terra chega a rastar o pneu. ja abrir a tampa e não vi nada de anormal.

luizjeep
15/08/2013, 23:54
Reslima ja abri a tampa e ta tudo normal não tem como uma engrenagem no cambio encostar na outra pois as mesmas são fixas no eixo entalhado, o que movimenta são os sincronizadores, ja to doido e não descubro o que esta acontecendo.

luizjeep
15/08/2013, 23:57
[QUOTE=antonio umino;1984657]Este arraste do pneu é o dianteiro ou o trazeiro??

já experimentou ligando e desligando a tração 4x4 e reduzida????



o tranco e nas rodas traseira, estava olhando na internet, meu cambio não tem aquela aruela de encosto que vai atra do rolamento do eixo piloto como um calço, num e a defletora de oleo não e outra que encosta no rolamento sera que pode ta justo demais?

reslima
16/08/2013, 09:26
As engrenagens com certeza não, mas as luvas permanecem presas ao garfo da alavanca. Acabei me expressando mal no post anterior. Imagine elas na mesma posição e o eixo entalhado se movimentando, pra frente e pra trás, o que aconteceria? Mas se já verificou e não é isso, beleza então.
Abraço.

Reslima ja abri a tampa e ta tudo normal não tem como uma engrenagem no cambio encostar na outra pois as mesmas são fixas no eixo entalhado, o que movimenta são os sincronizadores, ja to doido e não descubro o que esta acontecendo.

Sydney66
16/08/2013, 20:27
[QUOTE=antonio umino;1984657]Este arraste do pneu é o dianteiro ou o trazeiro??

já experimentou ligando e desligando a tração 4x4 e reduzida????



o tranco e nas rodas traseira, estava olhando na internet, meu cambio não tem aquela aruela de encosto que vai atra do rolamento do eixo piloto como um calço, num e a defletora de oleo não e outra que encosta no rolamento sera que pode ta justo demais?

Amigo, isto já aconteceu comigo tempos atrás, fruto de mexanico que não conhece esse câmbio, a falta dessa arruela de encosto faz com que o eixo piloto (ou primário) se movimente causando o desgaste prematuro dos anéis do sincronizador de 3ª e 4ª.

Abs