PDA

Ver Versão Completa : Qual o melhor motor Diesel p/ F1000 4.9i Super Cab.



miguelcps
20/03/2012, 20:56
Pessoal, estou pensando em pegar uma F1000 Super Cab de preferencia 98, sei que sao quase todas a Gasolina, as que nao sao foram passadas p/ Diesel e o pessoal pede muito caro e nao se tem informaçao de como foi feita a adaptaçao, portanto,
gostaria de saber qual o melhor motor para usar no lugar do 4.9 Gasolina sem ter que fazer muita adaptaçao, tipo, quase Plug and play?
Qual o valor medio deste motor usado?
Consegue-se fazer a documentaçao sem muitos problemas ou é muito complicado?
Gostaria de opnioes de quem tem alguma experiencia neste assunto, desde já agradeço a todos pelas informaçoes.

Miranda
20/03/2012, 22:53
Depende de quanto vc pretende gastar
o que eu ja vi
2.8 PowerStroke 135cv da Ranger (eu nao faria isso)
3.9 D229 MWM TD (das F1000 até 95)
4.3 X10 MWM (das 97 98)
4.2 MWM Sprint 6.07T ( Silverado )
4.2 MWM Sprint 6.07TCA (F250)
Cummins C 5.9 da Dodge Ram

Opções interessantes e diferente
o Cummins 4cl da F250 eletronica
Cummins serie B, com bomba injetora, 220cv dos VW 19.220 (acho qe é isso).

Edintruder
21/03/2012, 08:54
O cummins 4BT das F4000 também pode ser uma boa opção por ser um motor muito durável.

Miguel, para ficar bom tens que colocar casado o motor mais a caixa já completo. Depois é só ajustar a relação do diferencial. As adaptações costumam encrencar justamente na hora de colocar um motor em outra caixa que não é a original do conjunto. Pela F1000 ser uma caminhonete pesada, dá preferência pelos MWM 229 ou X-10. A opção dos Sprint (6 cilindros) é muito boa mas mais cara também.

Se fores trocar somente o motor para aproveitar toda a transmissão, tens a opção do MWM 2.8 (S-10) ou 2.8 PS (Ranger), que por sinal tocam a F1000 com boa desenvoltura. Vale dizer que as F1000 2.5 HSD andam mais que as MWM (com ajustes originais).

Marcelo Corradi
21/03/2012, 15:48
eu pensava q os HSD eram mancos...

miguelcps
21/03/2012, 16:39
Obrigado pelas dicas pessoal, minha ideia é nao ter que trocar a caixa de mudanças, entao pelo que entendi o melhor seria um HSD 2.8 ou 2.5, com essas dicas já tenho as informaçoes de por onde começar a procura,
abraços a todos, Valeu..

robson010203
21/03/2012, 18:29
o que sairia mais viavel$$$$$ seria o HS 2.5, praticamente P&P com o seu cambio, mas "jack" eu aguardaria um pouco mais$$$$ e partiria para um x10 com cambio zf s5-420

robson010203
21/03/2012, 18:33
eu pensava q os HSD eram mancos...
o unico inconveniente dos HSD é que eles so mostram o que podem depois dos 2000 RPM um pouco mais, um pouco menos dependendo de marca/modelo. Em um veiculo que nao é usado para trabalho há que os prefira aos LSD

Edintruder
21/03/2012, 19:21
Bem colocado Robson, para uso urbano, rodoviário ou passeio, tem muitos defensores dos HSD nas F1000, porém para uso pesado, cidades com muitas ladeiras, uso no trabalho carregando peso ou rebocando, o HSD sofre bastante.
Pesquisa sobe o PS2.8 que tem muita diferença de desempenho e torque que o 2.5. Entendas que com um 2.8 terás quase o mesmo torque que um motor 229 e mais potência que o X-10, porém só após os 1700 rpm.

rfdex
21/03/2012, 20:32
Amigo, eu também tenho uma F-1000 à gasolina (ano 97). Comprei ano passado. Em casa já temos outra desde Nov/2000 (do meu pai). E por conhecê-la bem, comprei a segunda (para mim, depois de não aguentar mais a fragilidade das S10s). O motor 4.9 é espetacular, inclusive para a questão de consumo. Levando em conta seu tamanho e força, não acho muito um motor fazer quase 8km/l (aqui em Brasília). Em estrada, rodando em média a 100/110, ela chega aos 9km/l fácil. Tenho dó de trocar o 4.9, mas precisarei deixá-la mais econômica. Como gás é coisa para fogão, a idéia será o diesel mesmo. Não tenho para onde correr. Mas para isso não pretendo mexer no câmbio original (Mazda). Assim, acabei achando uma flange (no Mercado Livre) que casa o motor MWM 226/229 a esse câmbio Mazda. Comprei-a e guardei. Tão logo ache um motor 229 barato e bom, estarei fazendo a substituição. No meu caso, o radiador de alumínio do atual motor (4.9) é o largo - utilizado na versão que tem ar-cond - e por isso pretendo também mantê-lo. Já vi 3 F-1000 96-98 aqui nas imediações de Brasília e Goiás rodando com o câmbio Mazda e motor MWM 229. Fica bom. Se você quiser uma planta da flange, posso tentar desenhar em um papelão e te encaminhar. Daí você faria mais facilmente a tal. Para usar os motores Maxion 2.5 ou 2.8, é necessário trocar todo o sistema de radiador e usar o original das F-1000 HSD, onde o radiador fica mais recuado, deixando-o mais próximo do motor! Eu queria um Cummins 4BT (do F-4000), mas não posso investir tanto. O jeito vai ser rodar de MWM 229. Um abração.

Raphael
Brasília

Daniel.Shimomoto
21/03/2012, 20:55
Opinião besta...

Optaria pelo MWM 4.10 com transmissão completa (colocar tudo), como o Edintruder falou.

Ai você coloca a coroa e pinhão da F-1000 MWM 98 4x2 (que é 2,53:1) e um intercooler para gerar uns 150cv (como é Euro I acho que dá para ir mais além...) e sua F-1000 supercab fica joia!

Para colocar o HS2.8 mantendo a transmissão Mazda (não sei se as caixas secas são iguais - mas as relações de marcha para frente são as mesmas), tem que encurtar o diferencial. Não sei se para 4,56:1 (original da F-1000 HS2.5 - acho que fica curto demais) mas para uns 4,10:1 era uma boa idéia. Só não sei se existe essa relação disponivel para reposição para o Dana 46. E se for HS2.8 mesmo, procure apenas o com turbina variável que tem boa potencia disponivel em baixas rotações, Mas o bom seria ver a capacidade máxima de torque de entrada do cambio Mazda pois o HS2.8 TGV é torcurdo: 38,2m.kgf

Abs!!!

Marcelo Corradi
21/03/2012, 22:59
rfdex, se o seu objetivo é apenas economia, acho q vale mais a pena por GNV. fica mais barato e é mais simples.
se fizer uma instalação bem feita e usar diretinho, vc esquece q o carro tem gás...

Imperador!
21/03/2012, 23:17
rfdex, se o seu objetivo é apenas economia, acho q vale mais a pena por GNV. fica mais barato e é mais simples.
se fizer uma instalação bem feita e usar diretinho, vc esquece q o carro tem gás...

Esquece nada! Não sei de nada mais assombrador que ter uma picape e ver aquele cilindro de gás na caçamba. É triste demais.
Prefiro gastar uns trocados no motor diesel mesmo.

Se é economia, eu pegaria o PS 2.8.
Mas se fosse desempenho + coração, ficaria entre o Cummins eletronico, X10 ou Sprint 6cc.

Guto F-1000
21/03/2012, 23:25
[QUOTE=miguelcps;1653276]Pessoal, estou pensando em pegar uma F1000 Super Cab de preferencia 98, sei que sao quase todas a Gasolina, as que nao sao foram passadas p/ Diesel e o pessoal pede muito caro e nao se tem informaçao de como foi feita a adaptaçao, portanto,
gostaria de saber qual o melhor motor para usar no lugar do 4.9 Gasolina sem ter que fazer muita adaptaçao, tipo, quase Plug and play?
Qual o valor medio deste motor usado?
Consegue-se fazer a documentaçao sem muitos problemas ou é muito complicado?
Gostaria de opnioes de quem tem alguma experiencia neste assunto, desde já agradeço a todos pelas informaçoes.[/QUOT
Na minha opinião se não quiser gastar muita $$ e ter economia partiria para um MWM Sprint 2.8 4cc das S10, é um motor de manutenção barata e não precisaria trocar a caixa de cambio, ficaria uma pick-up com boa potencia e um torque razoavel(36kgfm), o Maxion 2.5 tb é uma opção, mas eu não aconselharia devido ao baixo torque(26kgfm) e a necessidade de manutençao rigorosa. agora se tivesse $$ em caixa trocaria td e colocaria um Sprint 4.2 6cil com caixa ZF ai viraria um canhão. A minha é 4x4 com X-10 , mas é um motor muito pesado, aí vc terá que mexer muito na suspensão dianteira, tem um torque absurdo e bebe mais que os Sprint.

Daniel.Shimomoto
21/03/2012, 23:47
[QUOTE=miguelcps;1653276]Pessoal, estou pensando em pegar uma F1000 Super Cab de preferencia 98, sei que sao quase todas a Gasolina, as que nao sao foram passadas p/ Diesel e o pessoal pede muito caro e nao se tem informaçao de como foi feita a adaptaçao, portanto,
gostaria de saber qual o melhor motor para usar no lugar do 4.9 Gasolina sem ter que fazer muita adaptaçao, tipo, quase Plug and play?
Qual o valor medio deste motor usado?
Consegue-se fazer a documentaçao sem muitos problemas ou é muito complicado?
Gostaria de opnioes de quem tem alguma experiencia neste assunto, desde já agradeço a todos pelas informaçoes.[/QUOT
Na minha opinião se não quiser gastar muita $$ e ter economia partiria para um MWM Sprint 2.8 4cc das S10, é um motor de manutenção barata e não precisaria trocar a caixa de cambio, ficaria uma pick-up com boa potencia e um torque razoavel(36kgfm), o Maxion 2.5 tb é uma opção, mas eu não aconselharia devido ao baixo torque(26kgfm) e a necessidade de manutençao rigorosa. agora se tivesse $$ em caixa trocaria td e colocaria um Sprint 4.2 6cil com caixa ZF ai viraria um canhão. A minha é 4x4 com X-10 , mas é um motor muito pesado, aí vc terá que mexer muito na suspensão dianteira, tem um torque absurdo e bebe mais que os Sprint.

O Sprint da S10 não dá certo. Tem que serr o HS 2.8 mesmo da Ranger.

Abraços

SERGIO AUGUSTO
22/03/2012, 06:59
Bom dia a todos:
Já pensei nesta "empreitada", rs, pois como estou sem viatura, e estamos montando um projeto de um caminhão basculante pra trabalhar nas obras de contruçaõ dos "barramentos" e reservatórios para os projetos de irrigação, preciso de uma viatura pro "selvicio" de assistencia ao bruto e "lazer" , e pensei seriamente numa 4.9 super cab, pra em seguida colocar um diesel, ou por motivos de "pressa", talvez optarei pelo velho e bom Toyota Band. Mas em se trantando de uma 4.9, em que se decida mesmo colocar um diesel, entendo que se deve fazer um negócio certo, como já citou o Edin, até para aproveitar todo o "potencial" estrutural da viatura, eu colocaria, por ordem de preferencia minha obviamente; o CUMMINS 4BTAA(poderia vir de uma F-4000, F-350, ou outro), O MWM X-10, ou o bom velho MWM 229. Lógico que "casados", com uma trasmissão "decente", que é possivel de se encontrar já acompanhando o propulsor. A suspensão, não seria bicho de sete cabeças, pra adequar ao no "peso" da dianteira, afinal, temos a F-1000 por ai, usando os motores que cito(a não ser o 4BT), e que é só "ajustar" a suspa(molas, e amortecedores principalmente). Em seguida, como já foi dito, mudança de coroa e pinhão. E ai, é partir pra "desfrutar" da baita máquina, ainda mais se for uma super cab.
Abraço.
Sérgio.

Marcelo Corradi
22/03/2012, 10:05
Esquece nada! Não sei de nada mais assombrador que ter uma picape e ver aquele cilindro de gás na caçamba. É triste demais.
Prefiro gastar uns trocados no motor diesel mesmo.

Se é economia, eu pegaria o PS 2.8.
Mas se fosse desempenho + coração, ficaria entre o Cummins eletronico, X10 ou Sprint 6cc.

tem q ter uma pra poder falar. minha Ranger com gás roda 100%, te garanto q eu esqueço q to com gás nela. claro q perde força, mas em matéria de manutenção, eu esqueço. num dá pau nenhum.

miguelcps
22/03/2012, 23:03
Em primeiro lugar obrigado a todos pelas suas opnioes, e pelo que entendi, o mais barato seria instalar um PS 2.8 da Ranger e o melhor um Sprinter 4.2+caixa de transmissao e + alguns ajustes, agora o que resta é só tomar coragem pra encarar a empreitada, adoro uma F1000 Super Cab, já tive uma e na época nao pude fazer o que hoje gostaria de fazer, mas se eu resolver encarar já tenho informaçoes suficientes para o projeto, graças a voces todos, fica aqui meus agradecimentos e muito obrigado a todos que contribuiram,
Miguel.

rodugas
14/07/2013, 20:25
gostaria de saber como acoplar o motor power stroke 2.8 no cambio da f1000 4.9i

edwint
20/07/2013, 10:42
e quanto ao DIFERENCIAL? se nao me engano a relação do 4.9i é 46x13

Edintruder
20/07/2013, 11:40
As faixas de operação do Maxion e do 4.9i são similares. Inclusive o HSD tem mais rotação de trabalho que o 4.9i. É tirar um e colocar o outro. Depois ajusta o diferencial conforme a necessidade. MAs se bem lembro, a relação é 4,56:1, mesma da Ranger.

lincoln38
20/07/2013, 16:03
Na minha opiniao eu colocaria um mwm 6cc vi uma assim me apaixonei. E se voce gosta de passar raiva nos outros na estrada , bomba , bico, diferencial,turbao, vai deixar muito carro de 100 mil pra traz

rfdex
20/07/2013, 18:53
Como já disse noutros tópicos similares, passei por essa experiência e digo uma coisa. Se fosse hoje, sem dúvida alguma usaria o motor Powerstroke 2.8 TGV, da Ranger. Tirei o 4.9i da F-1000 na intenção de usar um MWM 229, até porque paguei barato nele, logo fiz por completo. Foi uma baita trabalheira - e isso fazendo com mecânico bom! E ainda tive a sorte de achar uma flange para adaptar o câmbio Mazda no MWM 229. Mas troquei molas, soldei suportes do motor, refiz escapamento, etc, etc. E ao final de tudo tinha que alongar o diferencial. Pesquisando, vi que para alongá-lo teria de trocar por completo e não só coroa e pinhão. Considerando preço de combustível, limites de velocidade em nossas rodovias, normas de poluição/restrição de ruído e ainda o custo de adaptação/troca de motor, acho que um motor que oferece 38 kgfm, como o Powerstroke 2.8 TGV está ótimo para a F-1000. Diferencial, suspensão, câmbio, etc tudo original e ainda tendo à disposição no mercado as peças da HSD, sem necessitar adaptação. Não sou fã apaixonado por diesel. Uso-o por economia. Logo, se for para trocar o 4.9i por um motor beberrão, como um Sprint 4.2 (6 cilindros), eu não trocaria. Preferia dar uma tratada no 4.9, que é excelente motor, com manutenção baixíssima, barata, robusta e moderna. Teria uma usina de força na mão sem muita dor de cabeça! O preço da gasolina e do diesel hoje está muito próximo, de modo que usa diesel quem realmente gosta, a não ser motores super econômicos. O meu MWM 229 fazia 10,5 na F-1000. Acredito que o Powerstroke 2.8 faça 13-14. O 4.9 fazia 7,5-8 aqui em Brasília. É a minha opinião.

Edintruder
21/07/2013, 22:22
Como já disse noutros tópicos similares, passei por essa experiência e digo uma coisa. Se fosse hoje, sem dúvida alguma usaria o motor Powerstroke 2.8 TGV, da Ranger. Tirei o 4.9i da F-1000 na intenção de usar um MWM 229, até porque paguei barato nele, logo fiz por completo. Foi uma baita trabalheira - e isso fazendo com mecânico bom! E ainda tive a sorte de achar uma flange para adaptar o câmbio Mazda no MWM 229. Mas troquei molas, soldei suportes do motor, refiz escapamento, etc, etc. E ao final de tudo tinha que alongar o diferencial. Pesquisando, vi que para alongá-lo teria de trocar por completo e não só coroa e pinhão. Considerando preço de combustível, limites de velocidade em nossas rodovias, normas de poluição/restrição de ruído e ainda o custo de adaptação/troca de motor, acho que um motor que oferece 38 kgfm, como o Powerstroke 2.8 TGV está ótimo para a F-1000. Diferencial, suspensão, câmbio, etc tudo original e ainda tendo à disposição no mercado as peças da HSD, sem necessitar adaptação. Não sou fã apaixonado por diesel. Uso-o por economia. Logo, se for para trocar o 4.9i por um motor beberrão, como um Sprint 4.2 (6 cilindros), eu não trocaria. Preferia dar uma tratada no 4.9, que é excelente motor, com manutenção baixíssima, barata, robusta e moderna. Teria uma usina de força na mão sem muita dor de cabeça! O preço da gasolina e do diesel hoje está muito próximo, de modo que usa diesel quem realmente gosta, a não ser motores super econômicos. O meu MWM 229 fazia 10,5 na F-1000. Acredito que o Powerstroke 2.8 faça 13-14. O 4.9 fazia 7,5-8 aqui em Brasília. É a minha opinião.

É isso mesmo Raphael! Concordo com cada palavra! O torque o Power Stroke é equivalente ao 229 e tem uma faixa de giro bem melhor, garantindo maior potência. Então, será bem melhor que o 229 além de ser mais econômico.

DieselPower
21/07/2013, 22:48
Com bicos especiais então...
Deve passar de 40 kgf de torque...
Além do que na F100 serve um Intercooler maior.
Também iria de PS.

Guima-MS
13/02/2015, 22:32
Pessoal , Atualmente tenho uma Dodge Dakota V6 gasolina (Tirando o consumo , o resto e excelente) , que uso somente fins de semana e viagens mais longas , e uma Strada CE 1.4 2008 pro dia-a-dia , mais estou querendo vender a dakota e comprar uma camionete diesel , sempre fui fã de F1000 (meu pai teve uma 98 XLT Preta) e Silverado (Meu tio teve uma 2001 D20 Preta) , todas cabine simples , mais minha maior paixao sao as cabine estendida (Supercab como alguns dizem) .
Procurei por Silverado Estendida (mais luxuosa que a F1000) e nao encontrei nenhuma do meu , ae desisti e fui para as F1000 , encontrei uma 98 Estendida ja a diesel (Motor e Cambio F250 !) , meus amigos tem silverado e esse motor e excelente (Forte , economico) .
Estou com um pouco de receio pela F1000 ser adaptada (Originalmente 4.9i e cambio Mazda) , o diferencial aguenta tranquilo o 6cl ? Maioria das vezes ando vazio , mais vez e outra carrego alguma coisa na fazenda (pneu de trator,etc) e tenho medo do diferencial (DANA 46) nao aguentar a pressao (ja vi alguns Dana 60 de Silverado estourar) . Nao sou de ficar dando cacete (as vezes piso mais fundo , pro motor lubrificar bem , raramente) .
Vou ter essa F1000 como unico carro , dia a dia e fds , pra tudo e todas horas , sera que e uma boa compra ou e melhor ficar com a dakota e strada ?
O que tenho que ficar de olho nessa F1000 (esta uma garagem , queria comprar de particular , mais so achei em garagem , queria algumas dicas , tenho algum conhecimento de silverado , mais nunca tive camionete diesel) .
Obrigado .

Duque Duro
17/02/2015, 15:40
Boa tarde, Guilherme.
Tem um tópico sobre a mudança de motor gasolina para um diesel em outromtopico aqui no fórum. É longo, mas vale muito a pena se lido:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/140313-adaptando-diesel-na-f1000-gas.html

henrysky
01/05/2016, 14:37
boa tarde, comprei uma F1000 98 XLT HSD fundida to retificando ela por completo, já troquei o motor original pelo MWM x10 4.3 é tive que colocar outro caibro que veio junto com o motor sendo de uma F100 97 4x4 fiquei muito contente o motor MWM vale a pena muito bom mais agora quero arruma para ela andar mais pois o diferencial do motor maxiton argentino não da conta da rotação do motor o diferencial é dana BA101244-10 MODELO 46 DL É gostaria que me ajudasse eu resolver esse problema se eu troco o diferencial por completo ou eu troco só o pião e a coroa qual seria a melhor optativa que não teria dor de cabeça no futuro?

Edintruder
01/05/2016, 16:47
Henry, para esse MWM X-10, tens somente duas opções para o diferencial traseiro, Dana 46 ou Braseixos 406. Nenum outro suportará o torque desse motor.
Se pretendes colocar o 4x4, relação 3,07:1, se pretendes deixar em 4x2, relação para esse motor é 2,53:1.

Esse MWM é derivado do 229. É um dos melhores LSD do mercado.

LorenzettDu
28/11/2017, 16:17
Pessoal , sou novo no fórum, preciso de uma ajuda. Estou comprando uma f1000 ela era a gasolina foi colocado o motor 4cc da f250!
Fica bom?
preciso olhar o que mais a fundo?
é preciso muita adaptação ( gambiarras?)
ele me disse que usa a caixa grande 5 drive

Mirão
13/04/2018, 19:11
Estou ressuscitando o tópico por que tenho algumas dúvidas. Estou em vias de fazer um engine swap, da seguinte forma: - Estou adquirindo uma F-1000 CE 1996, está sem o motor, o HSD 2.5, o restante ela tem por completo. Possuo uma velha efe 229 CD, 1983, maçarico, caixa de marchas 260F. Pois bem, por não gostar do HSD, minha ideia é colocar o 229 naquela caminhonete. Não queria trocar as caixas de marchas, nem radiadores, etc. Seria isso possível, aproveitando o câmbio mazda que já está em conformidade com o diferencial? Sei que o mais fácil seria vender a velha efe e aplicar tudo na mais nova, seria melhor, mas encareceria o projeto. Alguma dica?

Coophamat
13/04/2018, 22:05
Se for manter o 229 maçarico, leve o 260f junto, já se for turbinar substitua pelo 5 marchas com a primeira para baixo. O câmbio Mazda vc pode vender para investir na sua futura cabine estendida. Aqui no MS essas cabines estendidas com 229 turbo, X10 ou Sprint 6.07 chega aos 60 mil fácil.

Mirão
16/04/2018, 12:03
Como vai meu amigo Coop, rapaz entendi tudo o que disse, mas me diga uma coisa, o diferencial aceita esse câmbio? pela especificação você tá falando do câmbio clark - CL-2615, é isso?

Mirão
16/04/2018, 12:08
Outra. Por aqui existe o hábito de se falar em turbinar "por dentro e por fora" ou seja, trocar os pistões, virabrequim e bielas por outros de peças forjadas, para depois colocar a turbina, realmente isso se faz necessário? Refazer o motor até considero válido mas trocar peças fica muito caro e não sei se vale o custo benefício.

ricarvalhal
18/04/2018, 08:52
Não tem motivo pra mecher internamente no motor se colocar uma turbina adequada e usar o veículo normalmente. Se for pra turbinar "por dentro" seria melhor partir pra outro motor.

Mirão
18/04/2018, 15:47
Era isso que eu precisava ouvir Ricarvalhal, agora, poderia me indicar qual a medida correta dessa turbina?

ricarvalhal
20/04/2018, 08:58
Seria a APL240 ou TB4125. Mas pode procurar as mais modernas compatíveis com o 229, com westgate tb

Mirão
22/04/2018, 22:25
Valeu a dica, meu amigo.

conderro
24/06/2018, 14:39
pessoal eu estou com uma duvida estou procurando uma f1000 me apareceu uma 89 motor MWM 229 normal oque eu quero saber é se fico com essa ou procuro uma turbo qual motor seria melhor detalhe nao vou usar ela para trabalhar so para viagens quem puder me ajuda que ja conhece melhor agradeço

sallespickup
24/06/2018, 19:03
pessoal eu estou com uma duvida estou procurando uma f1000 me apareceu uma 89 motor MWM 229 normal oque eu quero saber é se fico com essa ou procuro uma turbo qual motor seria melhor detalhe nao vou usar ela para trabalhar so para viagens quem puder me ajuda que ja conhece melhor agradeço

o carro é bom e se o motor estiver bom manda uma turbina nele e ta resolvido, agora veja é o conjunto todo, ou seja se ja e 5 marchas se ta com diferencial braseixos, senão é melhor procurar mais um pouco, tb sou de sampa, se tiver alguma duvida é só chamar no zap 11 96448 6454