Ver Versão Completa : Cardã de Kombi. Alguém usa?
Fabio Buoso
18/07/2005, 14:44
Pessoal
Estou atrás de um par de cardãs pro CJ-5, mas tá difícil achar (baratos!!) e o Marin lá de Campinas disse que os cardãs da Kombi servem, fazendo as devidas adaptações. Alguém utiliza esses cardãs? São confiáveis? a adaptação fica boa?
Estou com motor de Opala 4cc e câmbio Clark....
Se alguém já tiver feito essa adaptação e puder esclarecer esses pontos...agradeço.
[]´s :concordo:
Cardãs? :wink:
Não seriam as bichascinéticas? :pensativo:
[]´s
Fabio Buoso
18/07/2005, 15:25
Agora fiquei na dúvida, pois ele disse cardãs. Mas agora pensando bem realmente seria difícil ser cardã...se for homocinética aí acho q nem vale a pena...mas de qqer forma, alguém conhece o conjunto?
Alessandro Henrique
18/07/2005, 15:48
Fabio Buoso,
A Kombi utiliza semi-eixos com juntas deslizantes, sendo parecidas com as homocineticas. Uma das diferencas esta no angulo de operacao e na compensacao axial. Tambem sao chamadas de junta disco ou V devido ao formato das pistas de esferas.
Sds.
Vinicius Hauagge
18/07/2005, 15:52
Posso estar falando besteira, :roll: :roll: :roll: mas acho que com 99,9999999% de chance, kombi nao tem cardã nao.... ela tem motor traseiro, né? Entao pq teria carda para transferir a potencia da caixa para o diferencial traseiro?
Certamente tal função é das hemocineticas.... se fosse assim, fusca, brasilia e derivados teriam cardã tb, ne? :shock: :shock: :shock:
Abraço,
Vinicius!
Fabio Buoso
18/07/2005, 15:58
Pois é Vinícius, foi justamente isso q pensei depois q postei a mensagem...é q na hora foi o impulso de querer informações rápidas q me fez escrever essa asneira :oops: ..mas é homocinética com certeza..
Alessandro Henrique
18/07/2005, 16:14
..mas é homocinética com certeza..
Nao e nao!
O sistema e parecido com homocineticas. Uma das caracteristicas da homocinetica e possuir pistas de esferas elipticas, que nao sao encontradas nas juntas deslizantes da kombi.
Sds.
GuTo_Cerulli
20/07/2005, 21:15
Tá,
Mas não é cardã...não faz essa economia! :roll:
:shock: Caraio!!!!
:arrow: Kombi não tem cardã!!!!
:arrow: Usa uma homocinética (ou algo parecido) para articular os semi-eixos.
:arrow: "Mecânicos" dizem que essa bichacinética é melhor que a cruzeta original do cardã! Assim como o Papai Noel traz presentes no Natal, o coelho traz ovos de chocolate na Páscoa, a Cinderela vive feliz para sempre, e a última (by Leo): o Lula não sabia de nada!!! :lol:
:o Ponha um cardã de jeep, com cruzetas de jeep!
Montadora | FORD
Veículo | Jeep
Dist. Entre Eixos | -b
Local | H
Ano Inicial | 01/60
Ano Final | 12/78
Motorização |
Tração | 4X4
Cruzeta | 5-153X
Cruzeta - 5-153X
TABELA DE APLICAÇÕES
Montadora Veículo
FORD F 100
FORD F 1000
FORD F 350
FORD Galaxie
FORD Jeep
FORD Maverick
FORD Pick up
FORD Rural
GENERAL MOTORS AC10
GENERAL MOTORS AC14
GENERAL MOTORS AC15
GENERAL MOTORS ACD10
GENERAL MOTORS ACD14
GENERAL MOTORS Bonanza
GENERAL MOTORS C 10
GENERAL MOTORS C 15
GENERAL MOTORS C 15A
GENERAL MOTORS CD14
IVECO Daily 35.10 Chassi Cabine
IVECO Daily 35.10 Furgão
TROLLER Troller RF Sport
TROLLER Troller T4 TDI
VOLKSWAGEN D400
VOLKSWAGEN DoDge Charger
VOLKSWAGEN DoDge Dart
VOLKSWAGEN Kombi
VOLVO B10M CarDan Do VentilaDor
VOLVO B58 CarDan Do VentilaDor
[]'s
As kombis mais antigas usam uma especie de cardã sim, dois por sinal, um para cada roda traseira, acho que até o ano de 1978, e a cruzeta que ela usa tem a mesma especificação da cruzeta do jeep tbem.
Da pra usar no jeep sim
Ate mais
OLHA AI
CARDA COMPLETO PARA KOMBI (SPICER)
Nº Cardan Completo - 6031-1007/0164X
COMPONENTES DO CARDÃ DA KOMBI
Tubo - 50,8 X 2,1
TABELA DE APLICAÇÕES
Montadora Veículo
FORD Rural
VOLKSWAGEN Kombi
Luva - 2-3-1421KX
TABELA DE APLICAÇÕES
Montadora Veículo
FORD F 100
VOLKSWAGEN Kombi
Garfo - 2-28-357
TABELA DE APLICAÇÕES
Montadora Veículo
FORD Rural
VOLKSWAGEN Kombi
Ponteira - 40-1408
TABELA DE APLICAÇÕES
Montadora Veículo
VOLKSWAGEN Kombi
Cruzeta - 5-153X
FORD F 100
FORD F 1000
FORD F 350
FORD Galaxie
FORD Jeep
FORD Maverick
FORD Pick up
FORD Rural
GENERAL MOTORS AC10
GENERAL MOTORS AC14
GENERAL MOTORS AC15
GENERAL MOTORS ACD10
GENERAL MOTORS ACD14
GENERAL MOTORS Bonanza
GENERAL MOTORS C 10
GENERAL MOTORS C 15
GENERAL MOTORS C 15A
GENERAL MOTORS CD14
IVECO Daily 35.10 Chassi Cabine
IVECO Daily 35.10 Furgão
TROLLER Troller RF Sport
TROLLER Troller T4 TDI
VOLKSWAGEN D400
VOLKSWAGEN Dodge Charger
VOLKSWAGEN Dodge Dart
VOLKSWAGEN Kombi
VOLVO B10M Cardan Do VentilaDor
VOLVO B58 Cardan Do VentilaDor
As kombis mais antigas usam uma especie de cardã sim, dois por sinal, um para cada roda traseira, acho que até o ano de 1978, e a cruzeta que ela usa tem a mesma especificação da cruzeta do jeep tbem.
Da pra usar no jeep sim
:pensativo: Essa é nova pra mim... Bom, de Kombi antiga não sei mesmo... É que já rolou tanto papo sobre as homocinéticas da Kombi no lugar das cruzetas que embolei tudo!
Valeu pela correção Carlos Alexandre! :concordo:
[]'s
Marcelo A. Marchiodi
22/07/2005, 00:16
É cardã sim, as kombis mais antigas (não sei exatamente que ano)usavam um cardã de cada lado (como já foi dito antes), ele é bem pequeno (deve ter uns 20 a 25 cm), eu usei no meu Jeep, foi só alongar ele e pronto, a cruzeta é idêntica à do Jeep!
Lembro que na época (em 1999) paguei 50 reais o par num desmanche, com cruzeta, luva, tudo certinho e completo, sem jogo nenhum!!!! Foi só alongar e colocar!!! :wink:
Alessandro Henrique
22/07/2005, 03:04
Essa e novidade para mim tambem! :concordo: Pensando melhor faz sentido em haver cruzeta pois a fabricacao de homocineticas e outros tipos de juntas so tiveram inicio de producao no Brasil em 75, com o lancamento do passat.
Sds.
Rogério Tortato
22/07/2005, 08:33
eu não entendo PAUL NEWMAN de kombi, mas na tabela de aplicação dessas cruzetas, colada acima, realmente aparece Kombi.
se achar fácil realmente deve compensar.
Fabio Buoso
22/07/2005, 08:47
Marcelo
Valeu pela dica...então vc aprova o conjunto? fazendo o alongamento do tubo bem feito então fica confiável?
[]´s
Marcelo A. Marchiodi
22/07/2005, 12:03
Fábio, pode usar sossegado, fica como se fosse original!
Basta um bom torneiro pra cortar alongar e soldar denovo, tudo centrado, que fica beleza! :wink:
Eu uso no meu desde o ano 2000 e nunca tive problemas (também não faço um uso muito pesado do meu Jeep... mas não teria problemas pra esse uso), só o desgaste natural do sistema (joguinho na luva).
O da frente tive que fazer mais fino pra não pegar no motor de partida do motor de opala, meu Jeep não teve a suspensão alterada nem nada.
Se você encontrar os cardãs pode comprar tranquilo que dá pra usar!
Até mais!
Fabio Buoso
22/07/2005, 12:41
Valeu Marcelo.
amanhã começo a peregrinação.
[]´s
Vinicius Hauagge
22/07/2005, 13:25
Vivendo e aprendendo.... :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
:stop: Péraí... Mas qual é o Mio da Feada afinal??? :pensativo:
Se a medida é a mesma, tanto de cruzeta como luva e espiga, o que importa se vai na Kombi ou na Enterprise???? A porr@ é a mesma e o preço também deve ser! E se comprar o cardã completo, ainda tem que trocar o tubo!! :roll:
Qual é o preço dessa coisa????
[]'s
cristiano
24/07/2005, 20:17
Quando coloquei o diferencial dianteiro no jeep, o mecânico me falou para comprar o cardã da Kombi antiga e mandar fazer o tubo completo no torneiro, já que teria que aumentar mesmo... mas preferi arrumar um cardã de jeep, já que não encontrei o da Kombi com facilidade...
Leonardo Raffi
28/09/2013, 22:28
Estarei procurando um cardan de kombi para por no meu jeep ja q perdi o meu numa trilha... como é um CJ2a com motor 3800 de opala o cardam periga ser do tamanho de tao curto q ele é....
as kombis ano 77 (só nesse ano) sairam com cruzeta, ja fiz alguns cardãs com o conjunto luva estria dela que é spicer, só que o curso da estria é menor
eu sempre usei o da kombi e o ultimo que coloquei ja deve ter uns 4 anos... e ainda comprei usado no ferro velho...
vavarusso
29/10/2013, 09:09
A diferença é que vc nao vai encontrar um jeep num ferro velho sendo "matado" e kombi sim. A peça é a mesma.