Ver Versão Completa : Vitara aguenta trilha pesada?
Gusgomes
19/03/2012, 14:58
Recentemente fiz um passeio leve, com algumas subidas, atoleiros, travessia de corrego...
Divulgaram como trilha leve, porem achei media.
Tenho um Vitara JLX 5 portas automatico 1.6 16v 1997.
Sera que ele aguenta trilha pesada?
Quais seriam as principais modificacoes que teria que fazer para suportar?
Detalhe. Ele so tem um quebra mato. Nao tem nem peitos de aco, nem snorkel...
Esta com pneus bf goldrich 215 75 15. A/T
roberson.rs
19/03/2012, 15:14
Preparadinho, larga quase pau a pau com um Troller.
Recentemente fiz um passeio leve, com algumas subidas, atoleiros, travessia de corrego...
Divulgaram como trilha leve, porem achei media.
Tenho um Vitara JLX 5 portas automatico 1.6 16v 1997.
Sera que ele aguenta trilha pesada?
Quais seriam as principais modificacoes que teria que fazer para suportar?
Detalhe. Ele so tem um quebra mato. Nao tem nem peitos de aco, nem snorkel...
Esta com pneus bf goldrich 215 75 15. A/T
Olha, é muito relativo o que é trilha leve, média ou pesada.
Mas para todos os casos, é bom o Vitara estar preparado nesta ordem de upgrade que a maioria do pessoal faz (mas se tu tiver dinheiro sobrando, dá pra fazer tudo de uma vez!):
1- proteções inferiores (peito de aço, câmbio e tanque)
2- focinho de aço no diferencial dianteiro
3- 2" na suspensão
4- pneus um pouco maiores (pneus mud 235/75 R15 é o ideal para diversos usos off-road e on-road)
5- snorkel
6- parachoques de aço
7- bloqueio
9- x-crawler
E se tudo isso não funcionar pra te tirar do enrosco, o nº 10: guincho elétrico, hehehehe
Abraço!!
Gusgomes
19/03/2012, 16:05
Olha, é muito relativo o que é trilha leve, média ou pesada.
Mas para todos os casos, é bom o Vitara estar preparado nesta ordem de upgrade que a maioria do pessoal faz (mas se tu tiver dinheiro sobrando, dá pra fazer tudo de uma vez!):
1- proteções inferiores (peito de aço, câmbio e tanque)
2- focinho de aço no diferencial dianteiro
3- 2" na suspensão
4- pneus um pouco maiores (pneus mud 235/75 R15 é o ideal para diversos usos off-road e on-road)
5- snorkel
6- parachoques de aço
7- bloqueio
9- x-crawler
E se tudo isso não funcionar pra te tirar do enrosco, o nº 10: guincho elétrico, hehehehe
Abraço!!
Bacana demais sua resposta.
Vou seguir estes passos.
Valeu. Abs
da uma pesquisada tem um tópico com tudo que tu precisa: é preparando o vitara para trilhas pesadas!
CarlãoBH
20/03/2012, 08:30
Gusgomes, vi que voce é de BH, não perca tempo e dinheiro preparando seu Vitara. Aqui em BH tem muitos Vitaras 100% preparados a venda, quase todos de jipeiros experientes que cuidavam muito bem de carros. Eu mesmo já preparei um Vitara e perdi uma grana absurda, pois, na hora da revenda vc nao recupera nada. Procure o Edmur da Minas Suzuki (oficina perto da av. PedroII) ou o Beto da HLC veiculos (agencia que vende muitos 4x4). Se vc não achar nenhum que te atenda, procure o Fabil (Tecnotrilha.com.br) que entende tudo de preparação de Suzuki. Muita calma nessa hora, rsrsrs
Cara,
Resposta bem simples... NÃO!!! Vitara não aguenta trilhas pesadas!
mauricioalan32
21/03/2012, 20:01
Discordo, Bymarc... faço trilhas super pesadas onde muitos Troller e Jeep quebram e eu continuo la, firme e forte, nunca me deixou na mão, acho que tudo depende do nivel de preparaçao, se equipar corretamente, gastando em coisas certas, nunca terá problemas!
Abs
CarlãoBH
21/03/2012, 21:03
Discordo, Bymarc... faço trilhas super pesadas onde muitos Troller e Jeep quebram e eu continuo la, firme e forte, nunca me deixou na mão, acho que tudo depende do nivel de preparaçao, se equipar corretamente, gastando em coisas certas, nunca terá problemas!
Abs
Concordo, aqui em BH tem muitos Vitaras muito "brutos", a galera está passando para os Trollers até porque não existem Vitaras G1 novos, rsrsrs.
Daniel Bila
21/03/2012, 21:15
Concordo com o mauricioalan32.....se ve pelo vitara bravo aqui do rio...deixa muitos trollers no chinelo...
Alexandre X
22/03/2012, 19:17
Cara,
Resposta bem simples... NÃO!!! Vitara não aguenta trilhas pesadas!
O pesado é relativo...
http://youtu.be/3nUQqLvMon4
Aguentar trilha pesada ele aguenta... basta investir um bom $$ para prepara-lo e depois manter a manutençao em dia....
Agora se a pergunta fosse, Vitara seria o jipe indicado para trilha pesada? a resposta seria NAO. Com o dinheiro necessário para preparar um vitara a ponto dele encarar trilhas "pesadas" com frequencia sem quebras constantes, voce consegue comprar outro jipe e nao se preocupar com quebras, e ainda com um desempenho melhor.
Descobri isso depois de ter tido um vitara 97 1.6 8V preparado com quase tudo que existia pra ele e depois trocando por um suzuki samurai... Unica saudade que eu sinto do vitara é o conforto!!!
Tenho 5 amigos que faziam trilha de vitara, sidekick 1.6 16V todos tiveram problemas de motor com as viaturas após começarem a usar em trilhas mais fortes.... Pegar banhados mais fundos, barro pesado, onde exige mesmo o motor... Problemas no cabeçote era frequente....Acabou que nenhum mais anda de vitara.... trocaram por willys, samurai, engesa entre outros...
Hoje, devido a esse histórico, e um pouco de experiencia que adquiri nas trilhas, eu nao investiria $$ em um vitara 1.6 16V para prepara-lo para trilhas pesadas... Ficaria com ele para fazer passeios, e umas brincadeiras mais lights, e caso pegue o gosto mesmo pela coisa, partiria para algo mais apropriado. No final o bolso agradece!!!
Abraço e boa sorte!!
Léo
roberson.rs
23/03/2012, 10:57
qual viatura aguenta sem preparação ?
os 16v são quebradores mesmo!
Willys Original ? Porque se compararmos, acho que um willys, engesa samurai, se não preparar, é tudo mesma coisa! E ainda com menos recursos.
Aguentar trilha pesada ele aguenta... basta investir um bom $$ para prepara-lo e depois manter a manutençao em dia....
Agora se a pergunta fosse, Vitara seria o jipe indicado para trilha pesada? a resposta seria NAO. Com o dinheiro necessário para preparar um vitara a ponto dele encarar trilhas "pesadas" com frequencia sem quebras constantes, voce consegue comprar outro jipe e nao se preocupar com quebras, e ainda com um desempenho melhor.
Descobri isso depois de ter tido um vitara 97 1.6 8V preparado com quase tudo que existia pra ele e depois trocando por um suzuki samurai... Unica saudade que eu sinto do vitara é o conforto!!!
Tenho 5 amigos que faziam trilha de vitara, sidekick 1.6 16V todos tiveram problemas de motor com as viaturas após começarem a usar em trilhas mais fortes.... Pegar banhados mais fundos, barro pesado, onde exige mesmo o motor... Problemas no cabeçote era frequente....Acabou que nenhum mais anda de vitara.... trocaram por willys, samurai, engesa entre outros...
Hoje, devido a esse histórico, e um pouco de experiencia que adquiri nas trilhas, eu nao investiria $$ em um vitara 1.6 16V para prepara-lo para trilhas pesadas... Ficaria com ele para fazer passeios, e umas brincadeiras mais lights, e caso pegue o gosto mesmo pela coisa, partiria para algo mais apropriado. No final o bolso agradece!!!
Abraço e boa sorte!!
Léo
Cara, essa discussão vai bem longe!
Primeiramente tu tens que definir o teu propósito com a viatura. É bem difícil ter uma viatura confortável para o dia-a-dia e longas viagens, e ainda aguentar trilha pesada. Ou é um ou outro. Se preparar um Vitara, vai gastar bastante dinheiro e não há garantias de durabilidade, mas trilha pesada ele vai fazer e ir bem. Só que um Vitara preparado perde o conforto e autonomia para uma viagem por exemplo.
Se o teu propósito é somente trilhas em mato fechado, pedras, erosões, plantações de arroz, subir em coqueiro, encher a cara e ir a encontro de "jipeiros", procure uma viatura com eixo rígido na dianteira e que não seja muito pesada.
Se o teu propósito é passeios, viagens, expedições, trilhas divertidas que tenha áreas de escape, o Vitara com algum preparo básico já te atende muito bem.
Grande abraço, sem criar polêmicas.
Como todo veículo usado para trilhas pesadas, necessita de preparação, no caso do Vitara 05 Portas a distância entre eixos dificulta um pouco mais as travessias, para voçê ter idéia tenho mais de acessórios no meu Vitara do vale o carro, siga a idéia do Carlão, venda o seu e compre um preparado, escolha a dedo, boa sorte.
qual viatura aguenta sem preparação ?
os 16v são quebradores mesmo!
Willys Original ? Porque se compararmos, acho que um willys, engesa samurai, se não preparar, é tudo mesma coisa! E ainda com menos recursos.
Nao vamos mto longe... Um vitara p/ usar pneus 31 recapados p/ ficar com um vao livre legal e nao tracar mto nos facoes e bosteiros precisa modificar oq ? Lift suspensao 2" + carroceria 2" + palancas de cambio, ajeitar o angulo do pivo na susp trazeira, trocar no minimo o porquinho do dif. por um de aço e se quiser rebaixar o diferencial e evitar as quebras de homocinética, sem falar nas proteçoes de t-case, cambio e tanque...
Em um samurai, por exemplo, tu consegue colocar os mesmos pneus apenas substituindo os 4 jumelos e se achar necessário colocar calços de carroceria de 2"... Acho que no willys ou engesa nem é preciso modificar a susp... os pneus cabem numa boa...
Nao estou falando mal dos vitaras 3P ou 5P longe disso, O que eu quero dizer é que para trilhas pesadas o vitara 5P nao seria o mais indicado NO MEU PONTO DE VISTA !! O custo x beneficio nao é favorável!!!
sandro-natal
23/03/2012, 16:12
Não existe no planeta Terra nenhum carro original destinado ao mercado de civis capaz de enfrentar uma trilha pesada.
Daniel Bila
25/03/2012, 12:00
Olha o vitara bravo ae....tem q preparar a viatura direito e ter muitas latinhas pra gastar e deixar a viatura bem preparada..
Como disse o amigo sandro...nenhum carro original aguentaria..... o vitara é um carro muito bom...é um cavalo..rsrsrs
abraços pessoal.
Caio Tessa
29/03/2013, 21:50
Aos proprietarios dos ''vitarinhas'' automatico, o que acham do mesmo nas trilhas ? Encara igual o mecanico ?
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