Conectar

Ver Versão Completa : Oficina perfeita

DougBRSP
19/03/2012, 11:15
Pessoal estou com uma idéia meio louca, mas antes de maiores detalhes gostaria da ajuda dos mais experientes para levantar quais itens uma "Oficina Perfeita" de 4x4 deveria ter, de cara, pensei no seguinte:

Tirando da conta as ferramentas tipo chaves de boca (em mm e polegadas), de fenda, alicates e afins, deveria ter:

Elevador
Maçarico de acetileno
Máquina de solda elétrica
Furadeira
Esmeril

O que mais tornaria uma oficina perfeita para vocês? Tendo em vista que dinheiro não é problema (seria bom se assim fosse) e que o foco será mecânica/elétrica e não funilaria/pintura.

Abs

tuna
19/03/2012, 11:38
Boa Doug,
vamos lá:

Compressor potente
Prensa
Macaco Hidráulico
Cavalates
Girafa, guincho, talha
Geladeira:mrgreen:
bancada
ferramentas pneumáticas
Cabine de pintura

[]´s construindo a minha devagarzinho...

Rodrigo Baratti
19/03/2012, 11:51
Adicionaria um torno.

[]'s

4X4GARAGE
19/03/2012, 13:06
mig,tig,plasma,piso em epoxi e o principal,alguem que consegue tocar!(não sendo eu é claro!)
[]s

tuna
19/03/2012, 14:01
... e o principal,alguem que consegue tocar!(não sendo eu é claro!)
[]s

Ô Edson é pra montar alfisinha e não banda!!!!!:mrgreen:

RODRIGO TOMITÃO
19/03/2012, 14:07
cara eu colocaria uma lavadora de peças, muito util.

DougBRSP
19/03/2012, 14:36
Lavadoura de peças? Explica isso ai?

cara eu colocaria uma lavadoura de peças, muito util.

tuna
19/03/2012, 14:42
Lavadoura de peças? Explica isso ai?

É tipo uma pia com querosene um motorzinho elétrico pra jogar o querosene pra cima, filtros para sujeira e uma mangueira, aqui dá pra ver...

Lavadora de Peças (http://www.karcher.com.br/site/categoria.aspx?id=16)

[]´s

RODRIGO TOMITÃO
19/03/2012, 14:55
tipo uma dessa
Lavadora de Pecas com Eletrobomba 220v - R$ 453.09 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4999/11/439/lavadora-de-pecas-com-eletrobomba-220v)

Sandrãobh
19/03/2012, 16:30
Que tal um guincho pra socorro..... e uma area para lavagem das viaturas, pois 4x4 quebrado na trilha vem que eh soh o barro....

Walter da Camper
19/03/2012, 17:50
O grande problema da maioria das oficinas não está nas ferramentas. Hoje elas são relativamente baratas e quando a oficina não tem determinada máquina o dono conhece alquém que tem e sabe fazer o serviço bem feito por um preço justo, aí manda fazer fora sem esfolar o cliente.
Outra coisa que irrita e encostar o carro e ter se preocupar em encontrar as peças para o mecânico. A oficina perfeita tem contatos para resolver isso sem que o cliente deixe de trabalhar para correr atrás de peça.

A oficina perfeita é aquela que:

1-O dono entende e GOSTA de 4x4 e tem muitos contatos com prestadores de serviços e fornecedores de peças.
2-O mecânico tem experiência e criatividade e GOSTA de inventar adaptações e não é mero trocador de peças.
3-O ajudante de mecânico é caprichoso e GOSTA de aprender o serviço e não esquece parafuso solto no carro do cliente.

Desnickadu
19/03/2012, 18:38
Outra coisa que irrita e encostar o carro e ter se preocupar em encontrar as peças para o mecânico. A oficina perfeita tem contatos para resolver isso sem que o cliente deixe de trabalhar para correr atrás de peça.

Eu já acho que colocar tudo na mão do mecanico é besteira.
Se vc quer que seu carro seja concertado com todas as peças a pronta entrega ou que venham de algum lugar sem esforço, o ÚNICO lugar que eu consigo encontrar é na autorizada.

Não se engane, o mecanico não está lá pra fazer filantropia, ainda mais se ele for misantropo como eu... rsrsrs
Ele não vai correr atraz do melhor preço pra vc, ele vai correr atraz da maior bantagem pra ele - que via de regra é a autopeças mais perto, independente do preço, pois esse quem paga é vc.

Em todo caso, eu acrescentaria à lista da oficina perfeita [e não a dos sonhos]:

carregador e teste de bateria
bancada móvel
macaco de cambio
tambores de oleo e graxa com acionamento penumatico
scanners
limpador de bicos injetores
multimetro
manometro de teste de sistema de arrefecimento
luz estroboscopica
manometro de teste de pressão da bomba de combustivel
manometro de teste de compressão dos cilindros
maquina pra montar/desmontar pneus
maquina de balanceamento de pneus [ou esferas de vidro pra socar dentro do pneu]
transferidor para aperto angular de parafusos
torquimetro

só :D

Loras
19/03/2012, 18:55
LIXO e descarte adequado de óleos e afins.

Equipamento de proteção individual.

Extintor de incêndio.

Elétrica corretamente dimensionada.

E muitos manuais e livros técnicos.

Abs.

Wolfran
07/04/2012, 09:28
Uma dúvida que tenho é se o nosso mercado 4x4 paga os custos de uma oficina perfeita, que envolve, além das ferramentas e dos instrumentos que já foram falados, profissionais bem qualificados.

fabiano carraro
07/04/2012, 12:48
Uma dúvida que tenho é se o nosso mercado 4x4 paga os custos de uma oficina perfeita, que envolve, além das ferramentas e dos instrumentos que já foram falados, profissionais bem qualificados.

JAMAIS.

nao é da cultura do Brasileiro enxergar este tipo de beneficios.

DougBRSP
09/04/2012, 10:47
Eu já acho que em se tratando de 4x4, especialmente que faz trilha, o melhor mecânico é você mesmo. Ninguém vai tratar a viatura melhor que você e a não ser que você tenha um mecânico zeca para te acompanhar nas trilhas quando der um pepino no meio do nada quem vai ter que se virar para colocar a viatura em condições de chegar ao posto mais próximo é você.

Vou contar qual é a empreitada, em cidades grandes como São Paulo, a maioria das pessoas moram em apartamentos e não têm espaço para mexer em suas viaturas tampouco para guardar uma grande variedade de ferramentas e muitas vezes tem que deixar o jipe no mecânico para fazer manutenções simples ou instalações de acessórios que ele mesmo poderia/tem vontade de fazer, aproveitando para trocar experiências com outros jiperios e contar com a ajuda dos amigos neste espaço.

A idéia é montar uma oficina DIY (Do It Yourself) do tipo você poderá alugar um box com ferramental completo, com ou sem elevador etc e você mesmo realizar a manutenção do jipe. Coisas que oferecem risco como solda e maçarico só seriam disponibilizados caso houvesse comprovação da capacidade da pessoa em utilizá-los ou então haveria à disposição um soldador profissional que seria pago conforme a utilização, também poderia haver um mecânico experiente à disposição e ambos estariam disponíveis para auxiliar/instruir os clientes nas atividades.

A oficina também venderia peças de reposição, fluidos e acessórios.

O que os amigos foristas acham disso? Acreditam que algo do tipo teria procura? Quanto estariam dispostos a pagar no aluguel de um box completo com todas as ferramentas + elevador etc?

No momento estou levantando os custos e alguém com 50% do capital necessário para investir nisso, sugestões e críticas construtivas são bem vindas.

Abs

fabiano carraro
09/04/2012, 11:29
DOUG...

faz as continhas basicas de custo disto e verá que é inviavel financeiramente pois se aq em casa com espaço de sobra,(1000M)mais um enorme terreno a disposiçao no vizinho(+1000),pra lavacar ,sala pra literatura tecnica ,local pra churras, sala pra banho/lavar roupas sujas...etc e ainda deixar o carro de rua guardado em localizaçao central e segura de Curitiba.

os caras nao quiseram pagar nem 200reaus pra isto ,imagina em SP onde o custo é bem mais alto...

sei nao pra mim nao rolou...

DougBRSP
09/04/2012, 17:25
Fabiano, você chegou a montar a estrutura ou apenas calculou o custo e fez uma composição para chegar ao valor a ser cobrado e daí partiu para a pesquisa?

DOUG...

faz as continhas basicas de custo disto e verá que é inviavel financeiramente pois se aq em casa com espaço de sobra,(1000M)mais um enorme terreno a disposiçao no vizinho(+1000),pra lavacar ,sala pra literatura tecnica ,local pra churras, sala pra banho/lavar roupas sujas...etc e ainda deixar o carro de rua guardado em localizaçao central e segura de Curitiba.

os caras nao quiseram pagar nem 200reaus pra isto ,imagina em SP onde o custo é bem mais alto...

sei nao pra mim nao rolou...

Loras
09/04/2012, 18:46
Doug,

O faça você mesmo ainda é um mercado recente no Brasil!!!

Precisa de amadurecimento... também tenho essa idéia "engavetada" por aqui.

Por enquanto montei a oficina "dos sonhos" na garagem de casa mesmo.

No mais, é uma idéia bacana sim!!! E não precisa restringir ao meio 4x4.

Abraço,

Wolfran
09/04/2012, 19:41
Doug,
Acho que é uma idéia bem boa. Tem que ver os custos envolvidos e qual o tamanho ideal para ter o ponto de equilíbrio.
A idéia de ter um mecânico para ajudar/orientar nas manutenções e adaptações e ter uma área de venda de peças também é muito bom.
Poderia ter um torneiro e uma área para pintura também, assim ficaria tudo em um único local.
Abraço,

fabiano carraro
09/04/2012, 21:44
Fabiano, você chegou a montar a estrutura ou apenas calculou o custo e fez uma composição para chegar ao valor a ser cobrado e daí partiu para a pesquisa?entao Doug Eu tenho esta estrutura montada em parcial aq em casa,inclusive com espaço pra loja tambem (60m°)possuo a maioria do ferramental descrito acima,torno grande,curvadoras de tubos,maquinario mig,suportes especiais etc...espaço asfaltado e coberto,sala pra mexer com motores,cambios eixos etc...e ao lado de minha residencia era pra ser o restante da estrutura com lava car, boxes pra guardar as viaturas,etc... mas isto fui montando com o passar dos anos carinha e hoje ja está maior do que posso dar conta sozinho,e como achar gente disposta a suar a camisa ou sujar as maos de graxa é muito difícil...

pensei a uns 2 anos atraz em transformar tudo em um "CLUBE DE AMIGOS",POIS COM ISTO VOCE INCLUSIVE JUSTIFICA PODER FAZER MANUTENÇAO PAGANDO MENOS IMPOSTOS...pois todos seriam donos de seus proprios carros,e nao existiria vinculo empregaticío...

mas isto é bem dificil de se manter se a galera nao estiver disposta a se associar ao clube ,com pagamento de estadias e taxas.E isto é complicado pois neguinho ja da o cano no condomínio onde mora e usa o "clube de pesca"de graça se fingindo de "peixe morto",imagina entao manter em dia:sacos de lixo,papel higienico,graxa,maquinas,agua ,luz,pedra de esmeril,portao eletronico,iptu...

cara,aprendi na base do chumbo grosso que em "TRIBO QUE TEM DOIS PAGÉS,DAS DUAS UMA, OU ELA SE DIVIDE,OU DESAPARECE,mas crescer e ser grande com dois lideres com experiencia e poder de decisao,jamais!!!!"

Mas estes sao meus 2cents na idéia,pode ser que com outro mais astuto e dedicado as coisas possam ser diferentes.