PDA

Ver Versão Completa : S10 na areia!!!



Vitor_Fortaleza
18/07/2005, 01:08
ola pessoa!!! Possuo uma S10 cd 4x4 2000, o desenpenho dela na areia eh pessimo, o carro parece q vai atolar a todo momento, mesmo na reduzida, alguem me de uma explicacao pois ja tive uma ranger e esta era bem melhor! tb possuo um pajero full 99, esta anda tao bem na areia q eu consigo passar em 4x2 em locais q a s10 passa mas fazendo esforco!! nao estou querendo comparar motor, apenas a capacidade de se andar na areia fofa da praia

Walter L. L. Casitta
18/07/2005, 09:07
Experimenta abaixando mais a pressão dos pneus...

SJKCaio
18/07/2005, 09:10
Vitor,

Que pneus vc tá usando na S-10????? É diesel ou gasolina?????
O peso da viatura influencia bastante em areia fofa......

SJKCaio
18/07/2005, 09:13
O Walter lembrou bem, se vc usa 30lbs baixe para 15lbs, menos que isso destalona :x :x

Vitor_Fortaleza
18/07/2005, 12:19
bom pessoal, eu uso 17lbs, antes eu usava 15lbs mas fui fazer uma curva um pouco mai rapido e o pneu saiu do aro, sempre ando com a pressao baixa, os pneus sao firestone fsr 235/75 r15 originais, ontem eu tava numa praia daqui de fortaleza eu tava andando na areia fofa , motor tava cheio e o carro nao andava bem , dai passou uma l200 por mim numa tranquilidade soh , eh osso!!! valeu pelas dicas!!!

Nando
18/07/2005, 12:22
Troca o pneu por um mais largo, 31x10.5 fica bacana e vai tracionar bem melhor. Na areia use sempre a reduzida.

cristiano
18/07/2005, 13:04
Na Pajero Full o peso é mais distribuido que na S10 CD, infelizmente é um problema das pickups com caçamba, mesmo sendo 4x4... experimenta colocar um pouco mais de peso na traseira que melhora bastante...

Outro fatores o pessoal já comentou...

Walter L. L. Casitta
18/07/2005, 15:12
bom pessoal, eu uso 17lbs, antes eu usava 15lbs mas fui fazer uma curva um pouco mai rapido e o pneu saiu do aro, sempre ando com a pressao baixa, os pneus sao firestone fsr 235/75 r15 originais, ontem eu tava numa praia daqui de fortaleza eu tava andando na areia fofa , motor tava cheio e o carro nao andava bem , dai passou uma l200 por mim numa tranquilidade soh , eh osso!!! valeu pelas dicas!!!

Vitor,
Tem duas coisa que você deve considerar na comparação entre a L200 e S10:
1- Você usa o pior pneu que existe, em minha opinião. Ele é tão ruim no asfalto quanto deve ser na areia.
2- A L200, alem de usar um pneu decente, mais largo, é quase 400Kg mais leve que a S10.
São dois fatores que devem colocar a L200 como a melhor picape do mercado pra andar na areia...

João Pedro
18/07/2005, 18:14
Acho que o Walter acabou resumindo a idéia geral de todos.
Realmente, a distribuição de peso, se nas pik-ups já não são essas coisas, na S10 é até perigosa. Quando em pista de pouca aderência ela destraciona muito, sai patinando feio. Um dia destes, ao fazer uma curva (em baixa velocidade) em aclive, e com a pista molhada pela chuva, fiz a besteira de acelerar para ir um pouco mais rápido. Pois bem, foi o que bastou para que eu desse uma risível - ainda bem que só foi risível - rabeada de 90º. Tudo ao o som dos pneus patinando desesperados pela falta tração/atrito.
Segundo consta, a S10 tem 65% do seu peso jogado na frente. Só isto deve fazer com que se perca bos parte da tração necessária na areia, ou em outros terrenos correlatos.
Pior ainda, como disse o colega, são os pneus que normalmente vem nela. São impróprios para tudo! Na minha, 4x4, 03/03, CD, vieram um modelo de Goodyear que imprestáveis para qualquer tipo de terreno. São moles e se desgataram muito rápido. Por outro lado não possuem sulcos mais profundo que os deixem com algum cacoete para uma estradinha mais enlameada. Ainda estou com problemas para trocá-los pelo fato de suas medidas (as originais do veículo) serem 235/70/16. Isto, aliado ao genético problema da S10 para se colocar outras medidas de pneus, reduz a quase zero, minha procura por pneus demelhor performence. Fiz uam consulta em um site especializado (não lembro se foi na Michelin) e me deram a idéia de usar o 245/70/16, medida esta onde parece ser possível achar bons pneus. Os pneus são cruciais, além da distribuição de peso, já que eles errados é como tentar dançar rumba com esquis.
No entanto, também adotei - com bons resultados - a solução que o colega apresentou. Qual seja, colocar um peso adicional na caçamba. Uso, quase sempre, uma câmara de ar de pneu de trator (aprendi esta jogada com um usuário antigo de S10 que viaja muito pelo Brasil afora). Ela cheia de areia dev pesar uns 200Kg. Os resltados são relativamente bons.
Uma coisa com certeza não é. Ela tem força, e muita. Por isto é que eu amo a S10 :lol:

Vitor_Fortaleza
18/07/2005, 19:46
bom pessoal, muito obrigado pelas explicacoes, realmente a s10 tem a traseira muito leve, ja tive alguns sustos com ela, mas eu nao vou ficar muito tempo com ela, devo estar vendendo-a ate o fim do mes, espero conseguir um trller ou uma l200. Outra coisa q eu nao gosto nela eh o motor, eh maxion , eu inda rodo com pressao de 1,3kg e bomba aberta, inda tem um booter q da proximo a 1,6kg, mas ainda com isso nao me satisfaz, ja pensei em colocar um intercooler mas nao compesa o custo q eu teria. o carro em si eh bonito e ate gostoso de ditigir na cidade., Sou novato no ramo de 4x4, nunca peguei trilhas mais pesadas, e estou aodorando esse esporte, vou me associar ao jeep clube daki e e comercar a curtir por ai e para isso eu preciso de um carro q aguente mais cacete!!!! valeu pessoal!!!

cristiano
19/07/2005, 08:44
João Pedro, Eu também sou um amante das S10, já tive duas! :concordo: Mas eu sou consciente dos defeitos dela como você também é...

Eu já coloquei 265/75 na minha S10, aumentou o centro de gravidade :putz: , tem que tomar um pouco mais de cuidado nas curvas em alta... :discordo: mas fica bem mais bonito e aumentou frenagem e aderência... na reta.. :mrgreen:

Nando
19/07/2005, 11:50
Pensa em uma coisa tb....

Força na areia não quer dizer nada. Muito pelo contrário, altas rotações só fazem vc cavar mais e afundar mais na areia. Esse é outro aspecto em que a L200 ganha, ela é diesel e trabalha com menores rotações.

O primeiro carro que coloquei na areia foi o Wrangler, com motor 4.0 de 170 cv... foi uma merda, atolava super fácil e não subia dunas bem. Ja a Hilux fazia coisas inicríveis, ta bom que tb tinha pneus 33, mas a diferênça era muito grande. Era colocar na reduzida e fazer de tudo. Ja com a Band, que experimentei nesse fim de semana nas dunas de Ilha Comprida, encontrei uma performance similar a da Hilux, mas um pouco pior pr ser bem mais pesada.

Ou seja, um v6 na areia não serve pra nada.

Nando
19/07/2005, 12:01
Oia ai

Vitor_Fortaleza
19/07/2005, 15:36
legal!!! tenho q pegar uma boa distancia pra subir isso ai com a s10!!hiiihihihihi, ja com a pajero subo isso ai na paz1!!!! :lol:

Edintruder
23/07/2005, 17:03
Vitor, a tua S-10 é 2.5? Se sim, o maior problema dela é falta de potência mesmo, pois a perda de potência se torna muito grande em areia fofa. Quando eu mexi na regulagem da Turbina e da bomba injetora da minha Ranger as passagens em areia melhoraram muito. Se bem que no verão eu puxei uma S-10 2.8 4x4 na beira da lagoa mirim do meio de areia solta. Mas mesmo assim, não te assusta, pois a L-200 e a ranger sentem a areia solta tanto quanto a S-10, experimenta reduzir a velocidade e a marcha quando atravessar areiões que fica melhor.
Nas minhas férias eu vim do Chui até aqui a praia do Cassino pela beira da praia (224 km) e tem um trecho de quase 40km de concheiros, é uma areia misturada com cascalho de conchas, é fofo o ano todo, vim o trecho todo em 4x4 em 3a marcha a 60, e digo, bem pesado de cruzar tanto para Ranger como S-10, sendo que muita gente faz esse trajeto com S-10.
O pessoal bota muita pilha, mas se tiveres como pegar outra 4x4 para fazer uma comparação a coisa melhora. Pneus 31" melhoram bastante, e 33" mais ainda. Em relação a pisar fundo ou não, se não acelerar pára, se parar já era, então não tem essa de não patinar na areia, é ter manha para andar e só. Sempre tive carros pequenos e passava em locais onde muitos atolavam. Muito andei com a minha Saveiro com 500 kg de areia na caçamba e entrava em casa no meio de areia solta (claro que chegava em casa de ré para não atolar) e com a Ranger tenho que manobrar em 4x4low para não ficar enterrado ao sair de casa no verão.


Ou seja, um v6 na areia não serve pra nada.
_________________


Serve, basta dosar o pé e lembrar que cada situação é diferente de outra e nessa foto a Band tá levantando areia, então significa que também está patinando.

daniel_albuquerque
23/07/2005, 17:23
s-10 na areia presta sim e muito contanto que seja a diesel 2.8 mwm de 132cv, ou a gasolina 4.3 v6 de 180cv. pois a 2.4 a gasolina e a 2.5 a diesel foram reprovadas na areia. más e sempre bom lembrar de esvasiar um pouco os pneus e colocar um pouco de peso atrás no caso de colocar gás ajuda o peso dos tanques de gás. S-10 É UM DOS MELHORESCARROS QUE EU JA CONHECÍ e olhe que ja dirijí ranger v6 e a diesel, hilux e frontier.

Nando
24/07/2005, 02:16
Preciso dizer mais uma vez que potencia na areia não ajuda em nada...... Vide bugues com motor de fusca, minha ex-Hilux com 78cv... POTENCIA NÃO É NADA se vc sabe drigir.....

Edintruder
24/07/2005, 12:49
Vide bugues com motor de fusca, minha ex-Hilux com 78cv...

Bugues, olha o peso, então a relação pesoxpotência melhora.
A hilux com 78 cv tem um torque muito bom, desempenho ruim mas com muita força. O peso da hilux CS é bem inferior à S-10 CD.
Meu, moro 26 anos na praia, vivo andando na areia todos os dias, quando vou para o trabalho rodo 7 km por beira-mar, para ir, mais 7 km para voltar para casa, quando a praia está de ressaca o pessoal anda na beira das dunas, quando sobe mais, carro não passa, daí só pick-ups 4x4, e eu rodo todo dia.
Vens me dizer que:

POTENCIA NÃO É NADA

Sim, tem que saber dirigir, mas com uma caminhonete de quase 2 tons sem potência...
:pensativo:
Sempre tive carros 2.0, o último que eu tive foi um Uno 1.0, na areia nunca me atolei, mas que tinha que esgaçar a 2a para andar onde um 2.0 anda em 3a com pé em cima...
Já andei na estrada do inferno (mostardas e São José do Norte), se tiver pena do carro nem chega perto, uma vez de Corcel II atolei 8 vezes no verão, de gol 1.8 nenhuma vez. Para ter uma idéia, passei a noite na estrada e de manhã tive que desmontar o arranque no meio do nada para tirar a areia de dentro pois tinha trancado tudo. De gol sempre andando em 3a marcha com pé em cima, de corcel, em 3a o bicho apagava pois não tem... FORÇA :pensativo:
Em relação a força na S-10 2.5, olha http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7220
Tem algumas dicas para melhorar. Na minha Ranger aumenti a pressão do Turbo e dei mais 1/2 volta na bomba e está andando junto com 2.8

Vitor_Fortaleza
24/07/2005, 13:37
e ai pessoal!! to gostando da discussao! a minha s10 ate q ta boa em relacao a potencia, pois eu mexi na bomba e na turbina, mas eu continuo achando ela fraquinha, a mwm com certeza eh melhor, mas como eu falei, ela eh toda original com pneus 225 e com isso nao ajuda muito na areia, mas no mais pra se andar na beira da praia ta tranquilo , agora quando o caminho eh outro ai ela da um pouco de trabalho. valeu!flw

Edintruder
24/07/2005, 21:38
O pneu 225 tem bastante diferença do 235 como estava mais acima. Por ser um pouco mais fino ele enterra um pouco mais. O que realmente faz diferença ainda é o 31x10,5x15". Esse melhora bastante.

wandermendes
11/06/2006, 00:09
Pessoal, será que minha picape chevrolet D10 CD, diesel-perkins 4.236, pneus 265/70/16 anda bem em areia de praia? E lama? Podem me dar uma dica específica? Obrigado.

davilsantos
11/06/2006, 01:33
ja tivemos s-10 2.8 TB 2000 cabine dupla com pneus 31" bf. mud, as piores coisas era atravessar valos e arancar na areia pq ela é pesada, baixa e cava muito.
pra quem é do sul e ja ouviu falar da trilha do tuia é um bom exemplo.
nos fomos com 10 jipes e duas pick-up uma l200 e outra a nossa s-10. sempre que tinhamos que parar no alto de uma duna nos sempre ja deixava pronta a cinta para ser puxado, 1- porque a areia eh muito fofa e segundo a s-10 tem muita força e na reduzida parecia uma caminha, mesmo em segunda. a l200 ia brincando. gostamos tanto dela que agora temos uma.

José Augusto
11/06/2006, 05:09
Para andar na areia, sempre me recomendaram o seguinte :

1) requer muito torque (andar sempre em reduzida, ou com marcha de força)
2) bastante área (pneus largos, baixando um pouco a pressão aumenta-se a área de contato, baixar mais que o necessário fica ainda pior)
3) menor peso possível (não levar peso desnecessário, veículo descarregado)
4) os pneus não devem ser agressivos (pneus bons para lama são péssimos na areia).
5) jamais parar em areia fofa
6) curvas se necessárias devem ser suaves (em uma curva fechada a tendencia da roda interna afundar)
7) mantenha velocidade baixa porem constante (alta velocidade pode ser dificil de desviar de algum obstáculo)

Sigo estas regras e sempre dá certo uma única vez tive que parar, estavamos em fila e eu com uma Blazer 4x2, enquanto estavamos em movimento tava tudo certo, aí o primeiro da fila foi parar, eu ainda fui diminuindo devagar e buzinando, não dava para desviar, mas ele nem se tocou e aí já viu vc sente que vai afundar.

wandermendes, Esta D10 tem tração ?
Se tiver tração aí o negócio são os pneus, como já comentei acima, pneus bons para areia são ruins para lama e vice-versa.
Se não tiver tração nem se arrisque sozinho, porque se afundar/atolar fica dificil de sair.
Na lama com corrente vai bem mesmo em 4x2 até o barro atingir o nível do diferêncial, a partir daí só em 4x4 e mesmo assim dá trabalho.

Edintruder
11/06/2006, 09:16
Como a tua D10 é cabine dupla, ele vai melhor que se fosse simples, pois é mais equilibrada de peso entre os eixos. Anda com pneus at pu mt na tração que melhora bastante em qualquer terreno, mas se parar na areia com MT, o arrancar sai na manha se não enterra de uma vez só. Mesmo o Mud oferece mais tração na areia, mas é só quando traciona, se não está tracionando ele freia, então se colocares um pneu para trção, coloca só na traseira e usa um S/T na dianteira. Isso serve pro barro como na areia em veículos 4x2.
Em dunas tem que ficar de olhos abertos para não dar muita inclinação pois existe o risco de capotagem, e quanto mais pesado menos escorrega antes de virar pois enterra o lado mais baixo de uma vez só.
Em relação à medida dos pneus não podes estar usando melhor, pois distribui bastante o peso da caminhonete não formando um efeito "prego"

freitasjr
12/06/2006, 21:11
Pessoal, permitam-me discordar um pouco de alguns de vcs;

acredito que o volume de peso(em ordem de marcha), não seja algo tão significativo assim p/ se andar em areia fofa e/ou Dunas(ah não ser se for uma grande diferença de peso como um bugre); mas sim, a distribuição do peso do carro como um todo, como relatado por alguns nesse tópico, que influencia. Uma prova disso é que como disse o colega "Vitor_Fortaleza", que a sua Pajero Full andava muito bem na areia.
Se estivessemos nos referindo a Lama, aí sim, o peso em ordem de marcha influenciaria bastante, pois um carro muito pesado aí afunda mais fácil na lama(mesmo parado), porém nas Dunas não(ela cava qdo tracionado, é diferente); ah não ser que seja aquele tipo de areia movediça encontrada em algumas Dunas...mas aí já é outra história.

P/ se andar em areia fofa potência(qte de cavalos) tb não é tão crucial assim, o que é mandatório nesse caso é o torque(força). Potência te permite uma boa arrancada e velocidade final, porém escalar Dunas o que conta é o torque.

Vejam esse exemplo, quando eu tinha a TR4 e na época que estava original tinha 131cvs de Pot e 18kgfm de torque com 1450 kilos e em algumas Dunas maiores daqui de Natal(no bairro San Vale) p/ subir eu tinha que pegar um embalo bem grande p/ conseguir subir, isso com 18lbs de pressão nos pneus. Já com a Pajero Sport que tem 125cvs e 1925 kilos, subo essas mesmas Dunas sem precisar pegar um grande embalo e com apenas 24lbs de pressão nos pneus.
Qual o segredo então ? O torque que é de 30kgfm na Pajero Sport, ou seja, quase o dobro da TR4.

Logo p/ andar na areia fofa a receita é: boa distribuição do peso do carro, os pneus Sem serem muito agressivos e com a pressão adequada e um bom torque do motor.

Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

famarcio
15/06/2006, 21:15
Sigo estas regras e sempre dá certo uma única vez tive que parar, estavamos em fila e eu com uma Blazer 4x2, enquanto estavamos em movimento tava tudo certo, aí o primeiro da fila foi parar, eu ainda fui diminuindo devagar e buzinando, não dava para desviar, mas ele nem se tocou e aí já viu vc sente que vai afundar.


Caros amigos
Em viagens pelo Nordeste tive oportunidade de usar uma Blazer 2.4 - 4x2 na areia em alguns trechos como de Jijoca a Jeriquaquara via Preá (acesso pela praia e por dunas). Baixei a pressão para 15 lbs, levei o borracheiro como guia para travessia dos riachos que cruzam a praia (o maior perigo). Um único carro, família a bordo, peso da bagagem, com cuidado e certa dose de risco fui e retornei tranqüilo.
Gostaria de comentar que o equilíbrio Torque X Velocidade X Sensibilidade de quem conduz faz a grande diferença, óbvio se o objetivo é chegar inteiro ao destino e não descarregar adrenalina.
No forum geralmente vale mais a emoção que a razão!!!! Ainda bem........
Não existe viatura perfeita para tudo o segredo é adequar ao uso, forma de pilotar e lógico ao bolso eheheheh.....
Abraço
Marcio Filgueiras

João Pedro
16/06/2006, 00:03
Se for pela distribuição de peso, há lógica nisto, a S10 vira Szero.
60% do seu peso está na frente, que ainda por cima tem aquela carão enterrado e que vai cavando ainda mais se tracionada.
Brinquei com a minha em areia de Búzios e não tive problemas. Nem rápido demais nem parando, e só 4x4 sem reduzida. Mas nada de subidas, nem pensar :dance:

Wallace
16/06/2006, 01:38
Na areia pode ser melhor andar em 4x2 que 4x4...

ojaneri
16/06/2006, 17:22
Na areia pode ser melhor andar em 4x2 que 4x4...


Taí uma coisa dificil de acreditar!

E pelo menos de areia a gente entende por aqui...:-)

famarcio
17/06/2006, 16:54
Na areia pode ser melhor andar em 4x2 que 4x4...


Wallace
Como vc é da turma que conhece, estica um pouco mais este comentário.
Abraço
Marcio Filgueiras

Edintruder
17/06/2006, 19:21
Na areia fofa 4x2 nem pensar, pois os pneus dianteiros vão enterrando e os traseiros patinando e afundando. Em areia firme sem dúvida 4x2!

Wallace
18/06/2006, 18:18
O problema da areia é afundar certo.
Afunda pela tração certo.
Se conseguir tração para andar em 4x2 pode ser melhor que andar em 4x4, justamente porque vai ser mais dificil a frente, que normalmente é mais pesada, a cavar.

vinicius picapeiro
22/06/2006, 22:38
Srs, :stop:

Andar na areia vai ter sempre relacao entre peso e area, ou seja, quanto mais leve o veiculo e maior area de contato, melhor ele vai andar. Observe-se sempre que potencia demais pode significar enterrar ate encostar o eixo na areia, ai ja era.
Por experiencia propria, posso dizer que ate fusca anda na areia, mas com uma pessoa dentro e um pneu bem largo, com pressao reduzida. Um 4x4 vai andar melhor que um 4x2, obedecendo o aspecto da area de contato, ou seja, quanto mais largo os pneus, melhor desempenho, sem duvida, mas com pressao reduzida. Eu ando na boa com 225/75/15 mas com +-15 lbs, sem ter que usar a reduzida.
Mas e claro que quem anda na areia sabe que nao da pra fazer curva fechada, pois ou destalona ou enterra na areia. Eh claro que um 255 vai fazer diferenca e a questao de 4x4 enterrar mais que 4x2 remete de novo ao ponto da potencia, ou pe pesado, pois se comecar a atolar, nao insista, desca do carro e alivie um pouco mais a pressao. Ja cansei de ajudar a desenterrar buggy , caminhonete, jipe e outros com o eixo na areia, pois o incauto ia tentando sair (andando com pneu muito cheio) e atolando cada vez mais. ANdo a 80/90 na areia com 225 e 15lbs na boa (sem ter que usar a reduzida), ciente de que com um pneu melhor daria pra andar muito mais tranquilo. Vale lembrar que as S-10 por terem a cara arriada, podem tender a querer enterrar a frente, ai vem o artificio de levantar um pouco a frente .

SDS,

Edintruder
28/06/2006, 20:51
Em relação a dianteira cavar, só se estiver parado, mas se estiver andando em 4x2 a frente finca direto, e se 4x4 a frente não cava e reduz muito a tendência de afundar pois fica sempre subindo na areia.
Em relação a S-10, o que falta na areia são pneus mais largos mesmo, pois o 225 não distribuem o peso em uma área muito grande o que dificulta para andar na areia fofa. Eu nunca me atolei em dunas aqui na praia, mas depois que coloquei os 33" melhorou bastante pois só afunda se parar. Já tirei uma S-10 atolada até o chassis na beira da lagoa Mirim em dunas pequenas formadas pelo vento, pois o cara vinha em 4x2 e os pneus não ajudaram nada pois eu mesmo com os originais 235 manobrei por trás da S-10 e puxei para trás por uns 3 metros, o suficiente para subir na areia de novo, mas claro, a S-10 com 4x4 acionado.

S-10 2003
24/09/2021, 10:01
Bom dia. Sou novo no site e acabei de descobrir que é melhor pesquisar de fora para dentro dele. Mesmo assim não encontrei o que procurava. Espero ajuda para a seguinte questão: trabalho com apicultura, tenho uma s-10 4x2 gas/ gnv, ficando a maior parte no pantanal. Água não é problema, corrente resolve. O problema é fazer migratória para cerrado, na seca, em estrada de fazenda com 50 cm de areia. Esvaziar pneu não é opção, estou no mato. Corrente ajuda alguma coisa...? Aquelas fitas presas ao pneu com ferro, resolvem..? Não é para desatolar . É para andar e circular por kms. Agradeço a ajuda.

Walter da Camper
24/09/2021, 14:45
Corrente na areia não ajuda nada. É preferível usar pneus mais largos. Quanto à questão de não querer murchar pneus por estar no mato, a solução é um bom compressor de ar 12V. Entenda-se que "bom" se aplica àqueles compressores de suspensão a ar que custam 1000 dinheiros e não aquele do camelô que custa 100. De resto, tente colocar o peso da carga na parte de trás da caçamba.
Se isso não resolver, significa que necessitas de uma pick-up 4x4 para essa atividade.



Bom dia. Sou novo no site e acabei de descobrir que é melhor pesquisar de fora para dentro dele. Mesmo assim não encontrei o que procurava. Espero ajuda para a seguinte questão: trabalho com apicultura, tenho uma s-10 4x2 gas/ gnv, ficando a maior parte no pantanal. Água não é problema, corrente resolve. O problema é fazer migratória para cerrado, na seca, em estrada de fazenda com 50 cm de areia. Esvaziar pneu não é opção, estou no mato. Corrente ajuda alguma coisa...? Aquelas fitas presas ao pneu com ferro, resolvem..? Não é para desatolar . É para andar e circular por kms. Agradeço a ajuda.

S-10 2003
24/09/2021, 19:45
Walter, na prática então eu teria que comprar um medidor de pressão e um compressor, chegar na área lá com meus 400 500 kg carregado, baixar as libras dos pneus, entrar e só encher de novo quando sair. Uso 235 75 15.