Ver Versão Completa : Folga na direção CJ5 1975
Hatus Medeiros
17/03/2012, 18:17
É um defeito cronico, ou não, que meu jeep apresenta. Quais as melhores soluções pra isso, sem usar DH ???
abs.
336327336328
antonio umino
17/03/2012, 20:19
Coloca a caixa de direção do Gol (santana). com certeza fica um pouco melhor.
até+
diego4x4
18/03/2012, 00:24
Até hoje não vi nem um setor willys que não tenha folga, no meu utilizo o original e mesmo com todos os terminais novos e sem nem uma folga naquele pivo em L a folga ainda é bem grande, culpa do setor.
fmsJeep75
19/03/2012, 15:22
É um defeito cronico, ou não, que meu jeep apresenta. Quais as melhores soluções pra isso, sem usar DH ???
abs.
336327336328
Amigo, certamente vc está usando a caixa original. Eu tenho no meu jeep a caixa do VW mecanica. É muito macia e não tem folga nenhuma. Só tem um probleminha que ainda vou tentar descobrir, mas acho que não está diretamente relacionado com a caixa. O que ocorre é que quando o carro esquenta, depois de andar uns 30km, a direção fica menos macia, bem firme e chega a ranger. Quando ligo e saio com ele frio está macia novamente. Mistério...
Tive Jeep por 7 anos seguidos e no meu CJ5 73 sempre usei a caixa de direção original e a folga era aceitável.
No meu eu só modifiquei a caixa colocando a do modelo 83 (ano) e tirei as duas barras que vão no bumerangue colocando uma barra unica unindo os munhões e um terminal furado no munhão do lado do passageiro para ligar no bumerangue.
Sempre mantive os rolamentos dos munhões e dia e os terminais sempre novos, nunca tive problemas, inclusive usava o volante original.
Abs.
Wellington.
mali9ski
21/03/2012, 13:34
Tive Jeep por 7 anos seguidos e no meu CJ5 73 sempre usei a caixa de direção original e a folga era aceitável.
No meu eu só modifiquei a caixa colocando a do modelo 83 (ano) e tirei as duas barras que vão no bumerangue colocando uma barra unica unindo os munhões e um terminal furado no munhão do lado do passageiro para ligar no bumerangue.
Sempre mantive os rolamentos dos munhões e dia e os terminais sempre novos, nunca tive problemas, inclusive usava o volante original.
Abs.
Wellington.
Meu avô na willys dele comia uma caixa de direção a cada passo, dai meu pai adptou uma da kombi, ta la uns 15 anos, um tempo atras começou uma ferias, mas até que durou hahahah.
eliasFerreira
21/03/2012, 13:34
Abs.
Wellington.
Wellington, beleza!
Tem como vc colocar umas fotos do como ficou as barras de direção?
Valeu.
Prezado Elias,
Infelizmente não tenho fotos da suspensão após a alteração e nem tenho mais meu CJ5, atualmente tenho uma Gran Cherokee Limited 5.2 1998, senão postaria as fotos com maior prazer. Mesmo assim fiz um croqui que mostra como ficou. Outra coisa que esqueci de comentar no post anterior é que também modifiquei aquela barrinha “nojenta” que liga o pitman da caixa de direção ao bumerangue, colocando pivô nas duas extremidades, pois originalmente ela trabalha com molas para absorver variações das rodas e isso também contribui para as folgas. Obviamente tive que fazer um furo cônico no pitman e no bumerangue para encaixar os novos terminais no lugar dos pinos esféricos originais.
Quanto ao custo, como eu que fiz tudo e só tive que comprar os terminais e montar.
Espero ter ajudado.
Abs.
Wellington
eliasFerreira
22/03/2012, 12:55
Obrigado Wellington.
maxdelta
22/03/2012, 19:04
Quando comprei o jipe ele não tinha folga, ele tinha férias! A caixa do meu é do ultimo modelo! Acho q é todo cj5 a partir de 80!
Atualmente não tem folga, nem um tiquinho! E ainda é um pouquinho mais leve q as dos anteriores, por isso até hj não me interessei em trocar de caixa!
ZEQUINHA8100
22/03/2012, 19:26
Prezado Elias,
Infelizmente não tenho fotos da suspensão após a alteração e nem tenho mais meu CJ5, atualmente tenho uma Gran Cherokee Limited 5.2 1998, senão postaria as fotos com maior prazer. Mesmo assim fiz um croqui que mostra como ficou. Outra coisa que esqueci de comentar no post anterior é que também modifiquei aquela barrinha “nojenta” que liga o pitman da caixa de direção ao bumerangue, colocando pivô nas duas extremidades, pois originalmente ela trabalha com molas para absorver variações das rodas e isso também contribui para as folgas. Obviamente tive que fazer um furo cônico no pitman e no bumerangue para encaixar os novos terminais no lugar dos pinos esféricos originais.
Quanto ao custo, como eu que fiz tudo e só tive que comprar os terminais e montar.
Espero ter ajudado.
Abs.
Wellington
Amigo Wellcj5 o meu jeep e um cj5 1961 todo original a unica coisa que modifiquei foi as barras da direção fiz como vc disse, uma barra fixa de um munhão ao outro e uma barra do bumerangue ao munhão, so que no meu eu coloquei a barra que sai do bumeranque no munhão do lado do motorista, olha troquei 6 por meia duzia não mudou nada ficou com folga do mesmo jeito,e minha caixa de direção e nova, troquei setor rosca sem fim tudo então tenho quase certeza que é a nojenta da daquela barrinha que liga o bumerangue ao pitmam da caixa de direção eu começaria trocando a nojenta da barra acho que ja resolve bem o problema porque eu so troquei as barras do munhão e não adiantou então deve ser mesmo a danada da barrinha fica ai a dica
Sydney66
22/03/2012, 20:04
A caixa de direção dos jeeps 80 em diante é diferente das anteriores? Tenho um jeep 1978, gostaria de saber qual é a diferença, e se ela é melhor. Agradeço.
Rafael A.M.
23/04/2012, 20:03
olá pessoal, bom eu tenho uma f75 ano 76, com caixa de direção original, essa folga se dá porque as caixas originais tem bucha apenas no setor ao contrario das outras que tem no setor e na tampa, o que eu fiz pra resolver a minha, eu peguei a tampa da caixa da combi e adaptei no setor da Willys, eu tenho uma aqui zero foi trocado tudo, tudo mesmo se alguem interessar faço R$ 500,00 na troca e R$ 600,00 sem, eu tenho instalado essa caixa na minha f75, se quiser pode até dar uma volta nela pra ver como ficou, resultado da adaptação, acabou as folgas, vazamentos e lembrando a caixa não deixa de ser dura parada mas andando fica molinho vira com uma mão estou em Lins se alguem interessar é só enviar um mensagem para rafa_ram@hotmail.com.br . abraço a todos
antonio umino
23/04/2012, 20:39
Rafael. tem como postar fotos desta adaptação...
Estou colocando a Hidraulica da S 10 Blazer.... pelo mesmo problema da folga da direção...
Vc. diz que coloca a tampa da direção (caixa) da Kombi.....Como vc faz com o setor da F 75.
para colocar Bucha no lado da tampa?
Até mais...
weshwesh
24/04/2012, 20:22
... essa folga se dá porque as caixas originais tem bucha apenas no setor ao contrario das outras que tem no setor e na tampa...
Puxa a vida... é verdade !
343080
Dê mais detalhes sobre a adaptaçao aê Rafa !!
Rafael A.M.
25/04/2012, 10:32
olá pessoal desculpe a demora, segue as fotos da adaptação,
fotos de 1 a 6 - adaptação no setor, é soldado a cabeça do setor da combi na cabeça do setor da Willys
fotos 7 e 8 - tampa da caixa da combi, note que tem que fazer um pequeno ajuste na furação (era pro torneiro encher e furar de novo)
fotos 9 e 10 - tampa da caixa da Willys, veja que a tampa não tem bucha apenas uma chapa que prende no setor por isso que mesmo você ajustando a folga volta logo. as vezes até trava o volante.
34314334314434314534314634314734314834314934315034 3151343152
é isso ai pessoal espero ter ajudado, pra quem quer fazer a adaptação vai ficar em +ou- R$500,00 trocando tudo
e fica muito bom se alguém estiver passando por perto da minha cidade e quiser ver pode vir, abraço a todos
antonio umino
25/04/2012, 12:53
Rafael. no final das contas.... Troca a tampa da caixa (aluminio) pela da kombi.
Se entendi..... O setor do Willys. tem o encaixe da chapa de regulagem do setor... (joga fora ela e a tampa)
Agora tem que ter um setor de kombi e a tampa da caixa ..... OK....
Pega um setor da Kombi.... Corta esta parte onde tem a regulagem do setor.....
Solda no setor do Willys.......Casando a parte da bucha (caixa) com a nova ponta da kombi. Isto tem que estar alinhado Ou melhor soldado em um torno mecanico...
Muito bom Rafael.... Vivendo e aprendendo..
Obrigado pelas fotos e pelo exclarecimento....
Um abraço...
Rafael A.M.
25/04/2012, 13:21
Rafael. no final das contas.... Troca a tampa da caixa (aluminio) pela da kombi.
Se entendi..... O setor do Willys. tem o encaixe da chapa de regulagem do setor... (joga fora ela e a tampa)
Agora tem que ter um setor de kombi e a tampa da caixa ..... OK....
Pega um setor da Kombi.... Corta esta parte onde tem a regulagem do setor.....
Solda no setor do Willys.......Casando a parte da bucha (caixa) com a nova ponta da kombi. Isto tem que estar alinhado Ou melhor soldado em um torno mecanico...
Muito bom Rafael.... Vivendo e aprendendo..
Obrigado pelas fotos e pelo exclarecimento....
Um abraço...
Correto antonio, corta a cabeça do setor da combi onde tem a regulagem, ai no setor da Willys tem uma chaveta onde encaixa aquela chapinha da tampa, então o torneiro pega a ponta da combi e faz a chapinha que encaixa no setor da Willys com a propria ponta da combi e solda no setor da Willys, por isso fica bem seguro ai só da uma usinadinha pra dar acabamento ai é só dar uma ajustada na furação da tampa da combi e montar
se quiser fazer na sua arruma o setor da combi pode ser usado tando com a ponta boa, a minha um amigo mecânico me deu a tampa também pode ser usada estando em boas condições, ai você me manda pelo correio e eu mando o torneiro fazer, se eu não me engano ele cobrou 120,00 pra fazer não me lembro ao certo mas é por ai, ou se você tiver um torneiro bom pra fazer vc que sabe, só que na hora de soldar as partes tem que estar montado na caixa para pontear é ai que está o alinhamento depois ele pode acabar de encher fora, é meio complicado o serviço mas um torneiro bom faz, qualquer duvida pode perguntar a vontade ok, forte abraço
antonio umino
25/04/2012, 18:42
Ah.... agora entendi.... o setor tem que ficar na caixa.....
Cortada a ponta do setor de kombi.... coloca no lugar da chapinha.
com ela colocada na tampa da kombi...... logico afastada da caixa. e ponteia uma na outra..
Depois soldar as duas peças.... Ok. deu pra entender...
Conversei com um mecânico... e parece que os jeeps 4 cil. saiam de fabrica com este setor e tampa da caixa.
Mais uma vez obrigado....até mais.
Um abraço
Rafael A.M.
25/04/2012, 19:20
é isso ai qualquer duvida pode perguntar, abraço
antonio umino
25/04/2012, 22:49
Rafael. posta estas fotos no topico das Rurais......
tem muita gente com problemas na caixa.. e isto é uma boa solução....
Meio Willys, meia kombi.......... com certeza o volante deve acabar aquela folga de 180 graus..
Um abraço...
Rafael A.M.
26/04/2012, 10:42
Rafael. posta estas fotos no topico das Rurais......
tem muita gente com problemas na caixa.. e isto é uma boa solução....
Meio Willys, meia kombi.......... com certeza o volante deve acabar aquela folga de 180 graus..
Um abraço...
posto sim antonio, só me fala onde posto é que sou novo no fórum, abraço
antonio umino
26/04/2012, 12:38
Vc está no Forum dos Jeep. Volta no Forum. Vc vai ver os outros tópicos. Chevrolet, Ford, Gaiolas, Jeep............
Mais abaixo tem o das Rurais e F 75 e F 85.
Ok... um abraço.
weshwesh
26/04/2012, 12:47
So um detalhe : nao seria mais seguro soldar a ponta de setor da Kombi no setor original no torno para ter certeza de acertar o alinhamento ? Nao acho muito seguro este negocio de afastar a tampa para pontear...
Rafael A.M.
26/04/2012, 19:14
So um detalhe : nao seria mais seguro soldar a ponta de setor da Kombi no setor original no torno para ter certeza de acertar o alinhamento ? Nao acho muito seguro este negocio de afastar a tampa para pontear...
Não não weshwesh, não é afastado a tampa, sabe quando eu disse pra fazer a chapinha com o proprio setor da combi pra encaixar no setor da Willys, então, ai vc monta ela e aperta fica montada sem afastar, caso vc ver que a bucha pegou no fundo da tampa que no maximo é 2mm de sobra é só dar um passe no torno ou por uma junta de pvc que vc mesmo pode fazer, então vc monta ela e abre a tampa onde sai a coluna e ponteia por ai entendeu ai fica bem alinhado, no torno corre o risco de ficar torto mesmo sendo preciso, mas lembre que tem que fazer um ajuste na furação da tampa e se pegar no fundo da tampa não force pois corre o risco de empenar a tampa ok é só dar um passe no torno ou faça a junta de pvc. qualquer duvida pode perguntar. abraço
Rafael A.M.
26/04/2012, 19:15
Vc está no Forum dos Jeep. Volta no Forum. Vc vai ver os outros tópicos. Chevrolet, Ford, Gaiolas, Jeep............
Mais abaixo tem o das Rurais e F 75 e F 85.
Ok... um abraço.
ok antonio vou fazer um tópico lá abraço
Rafael A.M.
26/04/2012, 20:13
antonio dá uma olhada lá que parece que vc não entendeu na hora de pontear as peças, pode perguntar a vontade ok, abraço
Samuel Junior
14/08/2012, 16:59
Ótimo tópico pessoal.
O meu Willys tb tem uma folga no volante e o mecânico do qual levei disse que era "normal e necessária" esta folga. Normal pelo que li no tópico realmente costuma ser, agora necessária? Eu acho que não.
Samuel...
no manual do mecanico a folga maxima é de 2,5cm. Então faça uma marca no volante e tire a medida.
necessaria eu duvido ! no manual não fala nada disso.
o problema é o mecanico que não consegue eliminar a folga e vem com um papo louco desses.
baixe o manual, aprenda a regular a folga, inspecione todo o circuito de direção e vá eliminando as folgas por partes. Não se resume somente a caixa de direção !
Concordo com o mestre Edgar, folga de direcao tem que comecar a analise la nos rolamentos de roda e vir "subindo" até chegar no recartilho do volante.
Jedi Diego
19/08/2012, 10:08
O meu Jeep CJ-5 está com a caixa de direção hidráulica do opala, como fiz revisei e troquei suporte de rolamento do munhão, manga de eixo, buchas do munhão, retentor do cubo, reparo do munhão, calços do mesmo, rolamentos internos do semieixo parafusos, manga de eixo... e tudo mais o que tem direito...
E na hora de fazer o teste, percebi que a direção ficou com uma folga muito grande, porem está muito leve, fico me perguntando o por quê?
Dai penso, que coloquei calços de mais no munhão, será isso? Por que antes com tudo velho er gasto o volante não tinha folga nenhuma.... Afinal para que servem esses calços? Não é para fixar os rolamentos no munhão (troquei os mesmos por buchas)? Fora isso, tudo "normal" a roda não está jogando ("tremedera")...
Obrigado!
Pessoal sera que da para adaptar a caixa de direção semi hidraulica da kombi??