PDA

Ver Versão Completa : ADAPTAÇÃO DE DIREÇÃO HIDRAULICA BLAZER , S10 Em Rural e F 75..

antonio umino
16/03/2012, 22:43
Prezados.. Estou adaptando uma caixa de D. Hidr. da S 10 ou Blazer..

Não sei se alguém já o fez desta forma que estou fazendo.. Uma chapa de ferro de 3/8 por 10x28 cm. S U P O R T E...da caixa .

Fiz uma dobra na chapa numa prensa. e recortei o lugar do eixo pitiman. Fiz uma lateral de chapa e fiz os devidos furos para fixar a

caixa. Coloquei por baixo da travessa dianteira do Radiador e a caixa por cima desta chapa.

De forma que ao receber a caixa de direção o sem fim da direção ficasse por cima da travessa, e por uma barra até a coluna.

Na travessa do chassis (a do radiador) fiz os furos para parafusar a chapa.

O suporte da caixa de Direção é parafusada na travessa sem solda. A unica peça soldada e a fixação da chapa na caixa de direção.. na segunda foto, a que aparece furada na medida da caixa (parafusos da caixa)
qualquer coisa dá uma alô.
.

Bom melhor que isto as fotos ok.Um abraço

336256.336255336257336259

336258

antonio umino
16/03/2012, 22:45
O proximo passo.... Acoplar a caixa na coluna de direção.
Ok. Um abraço.

Lopes
16/03/2012, 23:10
O proximo passo.... Acoplar a caixa na coluna de direção.
Ok. Um abraço.
Antonio, ontem te enviei uma MP, você recebeu?
Geralmente o pessoal fixa a caixa no chassi, mas achei bem legal a sua idéia, ficou bem rígida Antonio?

danilo kid
16/03/2012, 23:36
a minha foi direto no chassis, mas em um dos pontos precisou de um espaçador, espero que as fotos expliquem.

antonio umino
17/03/2012, 09:20
Lopes. ainda não está. Mas com certeza a chapa de 3/8 parafusada na travessa com parafusos de 3/8 com porca travante, nos dois lados da travessa (aba). ficou bem firme. Inclusive foi soldado uma chapa lateral para fixar a caixa. e como o Danilo Kid, diz tem que ter um espaçador entre a caixa e o suporte. mais ou menos de 1/2 polegada...

A barra de ligação entre a caixa e a coluna tem várias inclusive da propria s 10. F 1000 e d20...
Estou colocando a coluna original e o volante original...Mas tem opções de coluna de varias outras viaturas. Exemplo..
Os volantes da ford. Corcel. f 1000 e o do aero willys itamaraty e as Rurais e pickup luxo. tem a mesma estria...
Me parece que os da linha fusca passat gol. também tem a mesma estria.
Quanto à coluna pode ser adaptada de varios veiculos. Ecoesporte. monza, opala, s 10 blazer.. e por aí afora, dependendo do que se tem ou quer colocar.... Por aqui tem uma coluna usada de S 10 com chave de seta e acho que de farol. por R$ 400,00... achei muito caro...ainda tem que comprar o volante Ah. esta coluna está com air bag.. Mas vou fazer o mais original possivel..
Lopes tenho os conjuntos de coroa e pinhão. de 9x53 acho que tenho dois montados. mais 8x43 tambem montados um dianteiro e outro trazeiro. Vou dar uma olhada. ok. e te mando mp.
um abraço

antonio umino
17/03/2012, 14:56
Mais umas fotos...

336306 frente (bico no lugar) e a caixa de direção

Frente recortada para receber a caixa de direção.336304

336305Frente montada caixa de direção....

Ok. um abraço

RogérioNunes
18/03/2012, 11:16
Mestre antônio, tá ficando bom o serviço!
Pelas fotos percebí que a caixa ficará presa no suporte de chapa parafusado à travessa e na longarina ficará solta?

Marco-Maga
18/03/2012, 18:22
Mestre antônio, tá ficando bom o serviço!
Pelas fotos percebí que a caixa ficará presa no suporte de chapa parafusado à travessa e na longarina ficará solta?

Antonio,

Aproveitando a pergunta do Roger, vc por acaso soldou e ou reforçou a travessa? :roll:

RogérioNunes
18/03/2012, 18:29
Marco, fiz esse questionamento ao Antônio pra saber extamente isso. Se não reforçar a longarina e a travessa vai quebrar.
Se o suporte de chapa que foi feito e parafusado a travessa não for também soldado ou parafusado a longarina, vai quebrar.

Antonio,

Aproveitando a pergunta do Roger, vc por acaso soldou e ou reforçou a travessa? :roll:

Marco-Maga
18/03/2012, 19:02
336482336481336483
Marco, fiz esse questionamento ao Antônio pra saber extamente isso. Se não reforçar a longarina e a travessa vai quebrar.
Se o suporte de chapa que foi feito e parafusado a travessa não for também soldado ou parafusado a longarina, vai quebrar.

Roger,

Concordo com vc...

Ontem começamos a adaptar a DH de omega na viatura do amigo Furst, da uma olhada na chapa que ela vai fixada e essa chapa vai ser soldada no chassi..

RogérioNunes
18/03/2012, 19:48
Marco, a chapa está até superdimensionada o porém fica por conta da longarina que é fraca pra suportar o esforço transversal a que será submetido. Sugiro que feche a longarina dos dois lados com chapa de 1/4" e solde a travessa pra garantir durabilidade da adaptação. A tendência é que a logarina comece a trincar depois de algum tempo na junção com a travessa e ao lado da chapa onde será parafusada a caixa de direção.

336482336481336483

Roger,

Concordo com vc...

Ontem começamos a adaptar a DH de omega na viatura do amigo Furst, da uma olhada na chapa que ela vai fixada e essa chapa vai ser soldada no chassi..

Marco-Maga
18/03/2012, 19:52
Marco, a chapa está até superdimensionada o porém fica por conta da longarina que é fraca pra suportar o esforço transversal a que será submetido. Sugiro que feche a longarina dos dois lados com chapa de 1/4" e solde a travessa pra garantir durabilidade da adaptação. A tendência é que a logarina comece a trincar depois de algum tempo na junção com a travessa e ao lado da chapa onde será parafusada a caixa de direção.

Vc ta falando da do antonio né?

antonio umino
18/03/2012, 21:56
336530.
Marco. :::::: A chapa está presa na travessa e não na aba do chassis... como a chapa tem 10 cm é parafusada na travessa, acho que não terá esforço, além do movimento de esterço da direção...... esquerda direita.. o unico esforço estará nas molas que por enquanto são as originais...
336495 esta chapa foi cortada na marca para a passagem do braço pitiman

336533 a chapa no local a ser parafusada.

336522 olhando por cima onde vai ficar a caixa de direção...
336534 a caixa de direção já no lugar. finalmente.

Então .... como foi parafusada na travessa do chassis, o esforço do conjunto vai estar na travessa, e não na aba do chassis.

a não ser que como a barra que sai do pitiman vai pra roda direita, vai haver esforço na parte do molejo.. Por enquanto só estou a montar a caixa para definir de como vai ficar o bico paralama, e a altura da cabina em relação ao chassis...

bom qualquer coisa dá um alô..
um abraço

Fornara
18/03/2012, 22:18
Salve Antonio! Muito bom e as fotos dão uma boa ideia do conjunto. Acredito que não tenha maneira de evitar o corte da lata no caso da caixa ser da S-10 né? Será que a que o Marco esta montando na Neytire vai ter que cortar a lata tbem?
Mostra pra gente a instalação da barra direção e o conjunto todo na base do passo a passo com muitas fotos (pouco enjoado e abusado o rapaz) hehe. Abraço e parabéns pela reforma!

georgevalle
19/03/2012, 08:29
Antonio serviço muito bom, vai um pitaco de quem instalou uma caixa de direção do opala (igual a do ômega que o Marco está instalando) apesar do suporte que você está fazendo ser muito forte a força que a direção hidraulica faz é enorme e vai forçar demais os parafusos do suporte, posso afirmar pois na rural fiz algo bem parecido com o que o Marco está fazendo na dele e tambem soldei uma chapa bem grossa no chassi (solda bem feita) e numa trilha com erosão a caixa soltou do chassi (simplesmente arrancou um pedaço do chassi junto a solda) resolvi o problema instalando uma chapa pelo outro lado do chassi com parafusos compridos desta forma "abaçando" o chassi e não tive mais problemas, então sugiro que faça uns tubos entre o suporte da caixa e o chassi e instale parafusos de fixação passando por eles e pelo chassi pois a força que a caixa vai fazer no movimento de esquerda / direita tem que ser transmitida diretamente para o chassi, pois com o suporte que você fez a caixa vai torcer o suporte (a caixa para poder movimentar o braço pitman vai acabar rotacionando no suporte que é longo e vai permitir esse movimento) alem de ter que transmitir toda a força que a caixa vai fazer pela travessa do chassi que é presa por rebites alem de que a caixa junto ao chassi transmite a força de torção junto ao suporte da mola que tambem vai fazer muito esforço que é onde se concentra a força da caixa ao fazer o movimento, e a caixa estando junto a este suporte da mola ja transmite muito destas forças de torção do chassi diretament para o feixe de molas e no caso da caixa ficar fixa na travessa toda a força de torção vai ser transmitida 1º para a travessa depois ao chassi e depois aos feixes de mola.

RogérioNunes
19/03/2012, 15:46
Marco, to falando da sua adaptação mesmo.Apesar da chapa que vai usa pra soldar ser grossa,o chassí não vai aguentar e depois de algum tempo aparecem as trincas e os rebites da travessa vão folgar.

Vc ta falando da do antonio né?

RogérioNunes
19/03/2012, 15:55
É isso aí georgevalle!
O esforço que o chassi será submetido com a instalação da caixa nessa posição é muito grande. Se não mudar a maneira de prender o suporte que o antônio tá fazendo e reforçar vai quebrar.

RogérioNunes
19/03/2012, 16:04
Antônio, dessa forma os parafusos que prendem a caixa não vão durar muito tempo mas se vc também fixar esse suporte tb no chassí ficará bem melhor.
Opinião de quem já fez mais de 20 adaptações desse tipo...

Boa sorte aí!

Fornara
19/03/2012, 18:28
Opa, tô gostando da discussão. Este é o verdadeiro objetivo do forum, chegar a um conscenso! O criterio "segurança" é o principal fator em nossas adaptações, e quanto mais opiniões no sentido de aprimorar isso, melhor! Abraço a todos

Marco-Maga
19/03/2012, 20:17
Roger,

Hoje soldamos a chapinha da DH no chassi, soldada e parafusada..
Segue fotos..
Ainda falta mais um reforcinho que será colocado amanhã..

336754

RogérioNunes
19/03/2012, 21:58
Rapaz, mas que solda caprichada!!!
Depois do reforcinho soldado posta as fotinhas pra gente ver.

Roger,

Hoje soldamos a chapinha da DH no chassi, soldada e parafusada..
Segue fotos..
Ainda falta mais um reforcinho que será colocado amanhã..

336754

Marco-Maga
19/03/2012, 23:17
Rapaz, mas que solda caprichada!!!
Depois do reforcinho soldado posta as fotinhas pra gente ver.

Roger,

Modestamente e com certeza, fazemos otimas soldas aqui..
Depois da uma olhada no tópico do Furst a Neytiri...
E veja o reforço do chassis da Rural dele que estams fazendo, alias essa DH é dele tb...kkkkk

Lopes
19/03/2012, 23:35
Roger,

Modestamente e com certeza, fazemos otimas soldas aqui..
Depois da uma olhada no tópico do Furst a Neytiri...
E veja o reforço do chassis da Rural dele que estams fazendo, alias essa DH é dele tb...kkkkk
Marco a caixa do landau eu estava analizando ela é bem parecida com a da s-10, embora seja uma caixa antiga me disseram que é um sistema bom, será? ganhei um conjunto completo e parece ser bem bacana. Posso seguir os mesmos passos dessa adapitação?

georgevalle
20/03/2012, 08:13
Lopes se não me engano a caixa do landau vai fixada no chassi pelo lado de fora então você terá que fazer um tipo de gaiola (na D-10 do meu cunhado foi instalado uma caixa dessas se ele vier para a cidade - mora no sitio - tiro uma foto do suporte, bem simples e resistente foi feito ja faz muito tempo) para a caixa, mas é uma caixa que sem duvida aguenta o tranco, Marco só para garantir coloque uma outra chapa pelo lado de fora do chassi e instale com parafusos que façam um sanduiche no chassi porque mesmo com uma solda como essa solda é solda e ela sempre fragiliza o material onde pega, na rural tinha feito um suporte como o teu (claro que a solda não era como a sua mas era bem feita) e depois de varias trilhas como citei quebrou (como sempre em peças soldadas) junto a solda pois a espessura do chassi não é grande coisa e ao efetuar a solda o chassi sofre um aquecimento enorme que afeta as caracteristicas do material tornando ele mais duro e mais quebradiço.

Marco-Maga
20/03/2012, 20:40
337071337070Roger,

Hoje terminamos o reforço na chapinha que vai a DH, da uma olhada.. Ah!! Soldada por cima e por baixo..

Fora mais dois parafusos...

georgevalle
21/03/2012, 08:31
Marco mas com a caixa tão alta assim você vai recortar o radiador para encaixar ela?

antonio umino
21/03/2012, 09:44
É Marco. esta caixa de direção Hidraulida é do Opala mesmo?????
Tem a da F 1000 quadrada, que parece com ela (mais comprido o setor)..
Andei vendo uma, mas achei o setor muito longo... Se colocar o pitiman, na altura da travessa do radiador. a caixa fica muito alta.
Se colocar a caixa mais perto da travessa, o pitiman fica muito em baixo....
Na foto não dá pra ver que caixa é....(acho que parafusaram a caixa no parafuso errado só pra tirar foto). No lugar certo a caixa abaixa.
Até mais.

Marco-Maga
21/03/2012, 11:01
Marco mas com a caixa tão alta assim você vai recortar o radiador para encaixar ela?

kkkkkkkkkkkk...........

Ela ja esta na posição certa e mesmo que eu coloque um radiador de 1113 não pega...

Marco-Maga
21/03/2012, 11:03
É Marco. esta caixa de direção Hidraulida é do Opala mesmo?????
Tem a da F 1000 quadrada, que parece com ela (mais comprido o setor)..
Andei vendo uma, mas achei o setor muito longo... Se colocar o pitiman, na altura da travessa do radiador. a caixa fica muito alta.
Se colocar a caixa mais perto da travessa, o pitiman fica muito em baixo....
Na foto não dá pra ver que caixa é....(acho que parafusaram a caixa no parafuso errado só pra tirar foto). No lugar certo a caixa abaixa.
Até mais.

antonio,

Essa caixa é do Omega...
E a caixa e parafusos ja estão no lugar certo...

Durante a montagem vou postando fotos...

Lopes
21/03/2012, 23:00
alguém confirma se essa caixa é do landau?337287337288

RogérioNunes
22/03/2012, 08:22
Lopes, essa caixa é do landau sim, ela é relativamente resistente e deixa a direção muito leve, até demais...

oliverasap
23/03/2012, 21:23
pra completar..
1 caixa do omega
2 pitimam a ser usado do cj ..e maior ;estria igual e ja tem a angulaçao ideal pra forma ke essa caixa foi adp..
3 e maior;e a estria igual
4 a angulaçao ideal pra forma ke essa caixa foi adp..essa forma ja foi feita outras varias vezes.. e todas aprovadas
abç:concordo:

Lopes
23/03/2012, 22:02
Lopes, essa caixa é do landau sim, ela é relativamente resistente e deixa a direção muito leve, até demais...
Valeu Roger, obrigado......

Lopes
23/03/2012, 22:15
pra completar..
1 caixa do omega
2 pitimam a ser usado do cj ..e maior ;estria igual e ja tem a angulaçao ideal pra forma ke essa caixa foi adp..
3 e maior;e a estria igual
4 a angulaçao ideal pra forma ke essa caixa foi adp..essa forma ja foi feita outras varias vezes.. e todas aprovadas
abç:concordo:
Marco, na caixa do Landau pode seguir os mesmos passos da sua instalação, digo na fixação e angulação?
Como você liga a barra que sai da caixa até o munhão, você faz uma peça ou tem algo pronto para vender?:pensativo:337723

georgevalle
24/03/2012, 08:40
Lopes aparentemente nessa foto que você achou foi abandonado o sistema de fixação dos terminais ao munhão originais e fizeram um novo suporte como te falei do SOS munhão .: ADAP-BRASIL IND. COM. DE PEÇAS LTDA :. (http://www.adapbrasil.com.br/produtos.php) e nesta foto fica ainda melhor que a que tenho na rural que fiz como no do SOS na roda do passageiro e mantive a barra dos munhões original no esquema como da foto a barra de direção que sai caixa é fixada na barra de direção dos munhões desta forma a força que o suporte do terminal vai fazer é somente para a sua roda.

RogérioNunes
09/04/2012, 00:58
O reforço tá show, nesse ponto com certeza não vai quebrar...na foto não dá pra ver, vc reforçou a ponta da longarina na parte de baixo onde está soldada a chapa? Onde começa a quebrar é entre a chapa que foi soldada para receber a caixa e a travessa na parte de baixo do chassí.Dá uma olhada nesse ponto e se não colocou, vale a pena uma reforçada com um barra chata.
ão folgar

337071337070Roger,

Hoje terminamos o reforço na chapinha que vai a DH, da uma olhada.. Ah!! Soldada por cima e baixo..

Fora mais dois parafusos...

Fornara
09/04/2012, 10:43
O reforço tá show, nesse ponto com certeza não vai quebrar...na foto não dá pra ver, vc reforçou a ponta da longarina na parte de baixo onde está soldada a chapa? Onde começa a quebrar é entre a chapa que foi soldada para receber a caixa e a travessa na parte de baixo do chassí.Dá uma olhada nesse ponto e se não colocou, vale a pena uma reforçada com um barra chata.
ão folgar

Talvez se a chapa tive-se sido dobrada (L) e fica-se tbém por baixo do chassi (ou por dentro) parafusada ou tbém soldada daria um reforço maior! Mas acredito que do jeito que o Marco fez será dificil quebrar...

cangu
16/04/2012, 11:15
por um acaso sua f 75 é 4x2? pq na foto tive a inpressão de que fosse

antonio umino
16/04/2012, 14:17
Cangu. .... O eixo que está na Pickup é 4x2. provisorio.... mas é um 4x4. Ok....
Em 4x2 a caixa à frente do eixo não dá certo... Então é na verdade um 4x4.

Um abraço.... À proposito, sobre alinhar chassis.....
Estende duas linhas(paralelas) abaixo do chassis. de forma que pegue o alinhamento desde a travessa do cambio. até à ponta do chassis. Veja se consegue um cavalete pesado para firmar a linha (barbante) junto à ponta do chassis.. Por aí vc tira as medidas. de um lado e do outro.
Como a chassis tem a curva sobre o eixo. e da travessa do chassis até o suporte trazeiro da mola é um pouco desalinhado. e depois deste segue reto até a ponta do chassis, vc consegue tirar as medidas. Ok....Qualquer diferença de um lado para o outro, quer dizer adesalinhado....aí tem que colocar a diferença no lugar (isto tudo de preferencia com o chassis pelado) sem o paralama e o bico.
e vamos que vamos... Um abraço

cangu
22/04/2012, 12:05
antonio eu ainda não vi nenhuma adptação de direção que fique atraz do eixo pode me mostrar alguma?? e se retirar os bracinhos aonde vão os pivos e colocar na roda direita um pivo que antes da rosca tem outro furo para pivo e depois nefuro fazer um braço para a caixa num daria certo?

antonio umino
22/04/2012, 12:41
Cangu. boa tarde..
A sua rural é 4x2, canela seca ou é mola espiral??
No outro forum. aventura offroad. tem foto de uma acho f 75 com mola espiral. com direção do Gol (santana). acho que é o do Lopes.
Agora no 4x2 canela seca. como a barra é atraz ainda não vi nenhuma adaptação. até estou curioso pra ver uma. Pois tenho várias rurais, Uma é mola espiral. e as outras canela seca. Ok.
Um abraço.

antonio umino
22/04/2012, 13:44
Trava ou tranca da direção. e ao mesmo tempo chave de partida. (comutador de partida)

Alguem tem esta peça sobrando.... se tiver me dá um alô ok.. Obrigado...
342662

Lopes
22/04/2012, 15:28
Trava ou tranca da direção. e ao mesmo tempo chave de partida. (comutador de partida)

342662
Antonio a que tenho é a da direita veja na foto;:pensativo:342672

antonio umino
22/04/2012, 17:12
É essa mesmo Lopes.... Na foto ela está com a coluna. Dentro dela tem o eixo sem fim onde tem uma luva de trava.
Esta luva é presa por parafusos allen acho 3/16... ou menor ainda....
Ok..... obrigado... se vc não for usar. vj quanto tu queres Ok..
Manda Mp. abraços.

Marco-Maga
22/04/2012, 17:32

342662

antonio,

Por acaso é essa peça que vc precisa??

Se for manda a grana dos correios que te mando sem problemas..

342683342684342686

Lopes
22/04/2012, 18:04
antonio,

Por acaso é essa peça que vc precisa??

Se for manda a grana dos correios que te mando sem problemas..

342683342684342686
Rsssssssssss,sem comentários:screwy:

antonio umino
26/05/2012, 15:02
Agora chegou a hora de fazer a ligação da caixa na coluna de direção, que vou deixar original, até à altura do assoalho onde tem as duas chapas de fechamento do assoalho.
Uma pergunta. como vc fizeram a ligação da caixa na coluna?
Alguem pode me orientar ???
Pois tem as barras da propria S 10. Mas um pouco curta. e tem um acoplamento de borracha e depois a barra até à coluna.
Mas no meu caso não está alcançando a coluna.
Da ford F1000. ela é curta. tem que fazer uma emenda. e além disso as estrias da caixa não batem, uma fina (F1000) e na caixa S 10 é um pouco mais grossa. Disseram de colocar a do fiat uno.... Mas nesta também onde tem as estrias é muito fino e não entra na caixa da S 10.....

Aos amigos como faço?????
349606Esta barra parece ser a da S 10 Blazer.???????

349605Esta parece da D 20 ou F 1000.
aguardando. Um abraço até mais.

Adir Danielsson (Berga)
26/05/2012, 18:25
Agora chegou a hora de fazer a ligação da caixa na coluna de direção, que vou deixar original, até à altura do assoalho onde tem as duas chapas de fechamento do assoalho.
Uma pergunta. como vc fizeram a ligação da caixa na coluna?
Alguem pode me orientar ???
Pois tem as barras da propria S 10. Mas um pouco curta. e tem um acoplamento de borracha e depois a barra até à coluna.
Mas no meu caso não está alcançando a coluna.
Da ford F1000. ela é curta. tem que fazer uma emenda. e além disso as estrias da caixa não batem, uma fina (F1000) e na caixa S 10 é um pouco mais grossa. Disseram de colocar a do fiat uno.... Mas nesta também onde tem as estrias é muito fino e não entra na caixa da S 10.....

Aos amigos como faço?????
349606Esta barra parece ser a da S 10 Blazer.???????

349605Esta parece da D 20 ou F 1000.
aguardando. Um abraço até mais.

Pega a barra da f250,é comprida e da certo no setor.
Tem comprimento pra ir do setor até a coluna.

antonio umino
26/05/2012, 18:58
Adir. Valeu.. Vou procurar, grato
Fuçando na net. achei uma ponta estriada da cruzeta do Fiat uno. para ser soldada .
acho que não vai dar certo pois o que preciso é a estria da caixa. e como a coluna é original vai ter que fazer uma solda.
Mas vamos ver a opinião dos amigos do Forum....

Ainda com dúvida mesmo que achando da F 250 aí fica mais fácil.
Um abraço.

Rafael A.M.
27/05/2012, 09:01
Antonio eu vi no ferro velho uma coluna de caminhão volks ele tem um sistema interessante, uma barra vai dentro da outra e elas deslizam igual um amortecedor, acho que é porque a cabine do caminhão movimenta, então ela se ajusta pro tamanho que vc quer sem cortar, mas tem que ver se da o comprimento, se interessar eu tiro fotos e meço pra vc

miltão
27/05/2012, 10:25
uma boa sou novo aqui futuramente tenho que fazer isso na minha f-75,atualmente a caixa de direção que esta nela é a original só que esta travando para o lado esquerdo ainda não olhei mas vou desmontar pra ver....esta caixa da s10 encaixa como uma luva...ok

antonio umino
27/05/2012, 10:41
Miltão. SEJA BEM VINDO AO FORUM...... Pensei muito pra colocar a caixa. da S10 blazer. Se colocava com uma chapa na ponta do chassis, com solda. aí dava de cara com a fixação dos parafusos da caixa. Então fiz em uma chapa o recorte do setor de direção (pitiman) e com uma pequena dobra coloquei na travessa do chassis. e assim pude afastar a caixa da aba (ponta do chassis onde parafusa o parachoque) e assim poder parafusar a caixa nesta chapa com a devida fixação. Como esta travessa tem abas dos dois lados , fiz dois furos de cada lado e também nesta chapa (3/8) e vou parafusar com parafusos de 3/8 com mais uma chapa por cima da aba como se fosse uma arruela. O braço pitiman vai ficar por baixo da travessa, e o semfim por cima da travessa e por uma barra com cruzeta ligar à coluna de direção.. (onde estou pesquisando o que usar).
Bom vamos palpitando que no final vai dar certo.
Ok. um abraço..

Rafael A.M.
27/05/2012, 11:03
uma boa sou novo aqui futuramente tenho que fazer isso na minha f-75,atualmente a caixa de direção que esta nela é a original só que esta travando para o lado esquerdo ainda não olhei mas vou desmontar pra ver....esta caixa da s10 encaixa como uma luva...ok
Bem vindo Miltão, a minha caixa tambem estava travando a direção sem contar as folgas que não acabam nunca resolvi com uma adaptação. tem um topico no forum que explica como fiz (Adaptação caixa de direção original willys (fotos) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/104601-adaptacao-caixa-de-direcao-original-willys-fotos.html)) ou vc pode adaptar um rolamento conico no setor, abraço

antonio umino
27/05/2012, 11:34
Bem vindo Miltão, a minha caixa tambem estava travando a direção sem contar as folgas que não acabam nunca resolvi com uma adaptação. tem um topico no forum que explica como fiz (Adaptação caixa de direção original willys (fotos) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/104601-adaptacao-caixa-de-direcao-original-willys-fotos.html)) ou vc pode adaptar um rolamento conico no setor, abraço

Miltão. Esta da caixa de direção original da Rural e Pick-up F 75 é uma boa idéia, pois acaba com a folga da direção.
O sistema original o setor tem apoio sòmente na bucha, e como na outra ponta tem o parafuso de regulagem da folga do sem fim de direção esta acaba fazendo a bucha do setor ficar gasta ou, quando é montado fica com folga. então nunca acaba a folga da direção... Com a mistura do sistema de direção da Rural e Pick-up. com o sistema da kombi (fusca). que tem mais uma bucha na tampa e regulagem da folga, deixa a direção mais precisa e acabando a folga do sistema. Veja o tópico do Rafael de como é feito que vc entenderá o sistema.. Como tenho várias Rurais aqui em casa, e também varias caixas de direção, vou fazer esta adaptação em uma das minhas caixas e ver o resultado. que com certeza ficará muito bom....
Caixa de direção hidraulica demanda muita grana, caixa, bomba, mangueira e mais mão de obra de adaptação.
Se levar em conta tudo isto fica muito mais prático executar este projeto do Rafael.
Ok..um abraço.

Marco-Maga
27/05/2012, 12:29
Antonio eu vi no ferro velho uma coluna de caminhão volks ele tem um sistema interessante, uma barra vai dentro da outra e elas deslizam igual um amortecedor, acho que é porque a cabine do caminhão movimenta, então ela se ajusta pro tamanho que vc quer sem cortar, mas tem que ver se da o comprimento, se interessar eu tiro fotos e meço pra vc

Rafael,

Aqui tb colocamos essa barra que se movimenta, como vc citou, pq a cabine da F75 tb movimenta e muito, por isso nenhum chassis aguenta sem trinca la aonde a caixa de direção original vai presa..
Essa é a opção correta...

antonio umino
27/05/2012, 14:52
Marco. Como vc fez a ligação da caixa na coluna de direção. seja original. ou da S 10 ou Monza. ou ecosporte.
A ligação que falo é onde vai as cruzetas de direção. Falam muito do uno mile. mas estas a cruzeta tem o estriado muito fino (grossura). afinal o que vc estão colocando???
Pararam de postar fotos. A oficina Parou????.
Em tempo. os parafusos da moldura estão a caminho. Ok.
Um abraço.

miltão
28/05/2012, 07:38
ok Rafael uma boa, vou dar uma olhada no topico.como ja reportei ainda vou tirar a caixa fora pa dar uma olhada esta f-75 é a primeira que compro ainda esta prematuro,tem muita coisa pra fazer o carro ta todo destruido sistema de freio,motor suspenção caixa de direção,eletrica ,funilaria,rodas todas enferrujadas tenho que colocar um tanque de combustivel,mas desde que descobri este forum tem se tornado simples,gostei muito da união de vcs em perguntar responder dar a melhor dica trocar ideias em fim estou gostando de estar aqui só tenho a agradecer todos vocês...grande abraço e é isso ai vamos a luta....

georgevalle
28/05/2012, 08:18
Antonio na rural o acoplamento da caixa já veio desmontado (sem a chapa com o estriado da barra de direção) fiz uma chapa (perfil de ferro mesmo) soldada na barra de direção e montei novamente o acoplamento e funciona bem (não é tão bonito quanto a chapinha original mas dá conta do recado) não coloquei cruzeta na caixa só o acoplamento e uma barra até encontrar a cruzeta da coluna de direção, mas no meu caso a coluna não é a original, mas com a original tambem fica bom até melhor pois ficará mais firme quando fixada no assoalho.

Rafael A.M.
28/05/2012, 09:11
Rafael,

Aqui tb colocamos essa barra que se movimenta, como vc citou, pq a cabine da F75 tb movimenta e muito, por isso nenhum chassis aguenta sem trinca la aonde a caixa de direção original vai presa..
Essa é a opção correta...
pois é Marco tambem observei esse detalhe da quebra do chassis, eu fui no ferro velho e comprei vou fazer a adaptação usando ela.

Rafael A.M.
28/05/2012, 09:15
Marco. Como vc fez a ligação da caixa na coluna de direção. seja original. ou da S 10 ou Monza. ou ecosporte.
A ligação que falo é onde vai as cruzetas de direção. Falam muito do uno mile. mas estas a cruzeta tem o estriado muito fino (grossura). afinal o que vc estão colocando???
Um abraço.
antonio, a f75 que estou reformando veio com a direção do santana, e pra resolver esse problema o cara arrumou varias pontas e cruzetas da volks e soldou as pontas em um pedaço de barra de direção do tamanho que ia precisando, funciona mas o cara fez muito mal feito.

Rafael A.M.
28/05/2012, 09:17
ok Rafael uma boa, vou dar uma olhada no topico.como ja reportei ainda vou tirar a caixa fora pa dar uma olhada esta f-75 é a primeira que compro ainda esta prematuro,tem muita coisa pra fazer o carro ta todo destruido sistema de freio,motor suspenção caixa de direção,eletrica ,funilaria,rodas todas enferrujadas tenho que colocar um tanque de combustivel,mas desde que descobri este forum tem se tornado simples,gostei muito da união de vcs em perguntar responder dar a melhor dica trocar ideias em fim estou gostando de estar aqui só tenho a agradecer todos vocês...grande abraço e é isso ai vamos a luta....
da uma olhada la miltão e boa sorte na empreita, se precisar estamos aqui.

Marco-Maga
29/05/2012, 10:51
Um abraço.

antonio,

Todo sistema que usamos é do opala, e a cruzeta do escort.. a unica peça estriada usada é a saida da cx de direção.. que é a original opala ou omega..

E a oficina, não parou, estamos fazendo um Jeep Cj e aguardando as cabenes da funilaria para começas as montagens...

miltão
30/05/2012, 22:26
ola Rafael...dei uma olhada na caixa tirei a tampa onde vai a porca com parafuso de regulagem e tinha um pedaço do eixo sem fim que soltou mas pelo que vi a caixa esta mau distribuida ou seja estece mais para um lado e menos para o outro e não tem batente para limitar a curva...vou fazer os reparos e coloca-la de novo futuramente vou adaptar de outro carro só quero se for hidraulica...ok

Marco-Maga
30/05/2012, 22:54
ola Rafael...dei uma olhada na caixa tirei a tampa onde vai a porca com parafuso de regulagem e tinha um pedaço do eixo sem fim que soltou mas pelo que vi a caixa esta mau distribuida ou seja estece mais para um lado e menos para o outro e não tem batente para limitar a curva...vou fazer os reparos e coloca-la de novo futuramente vou adaptar de outro carro só quero se for hidraulica...ok

Miltão, não perde tempo trocando os reparos da CX, compre uma usada em bom estado que é mais vantagem...

miltão
31/05/2012, 03:04
é mesmo Marco vc esta certo vou dar uma procurada aqui perto valeu...abraço

antonio umino
02/06/2012, 13:26
350811
Esta é uma caixa de direção mecânica de alguma viatura parecida com a S 10 ou outra.
Por enquanto ninguém sabe de que viatura é , mas os furos são os mesmos da caixa hidraulica da S 10 Blazer.
Taí ela colocada no mesmo lugar da caixa hidraulica. Vou deixar até ficar a funilaria pronta..
OK.
um abraço.

Tyrone_DJ
20/06/2012, 00:06
Boa noite a todos. Sou novo no Fórum e també possuo uma Rural ano 1969 4X2. estou com uma direção hidráulica de S10 para adaptar nela ms só consegui ver até agora adaptções de Dh de S10 em rural 4X4...Se alguém tver alguma ideia, fotos de adaptações em Rural 4X2, peço ajuda para concluir a adaptação na minha Rural 4X2.....

antonio umino
20/06/2012, 08:57
Tyrone.... Bom dia. A sua Rural é 4x2. canela seca ou mola espiral?????
Se for canela seca. vi alguma coisa por aqui no forum em que o eixo foi virado da esquerda para a direita.
Ou melhor. como a barra roda a roda é na parte trazeira, tem que passar esta barra para a frente então tem que inverter os lados.
Da mesma forma que fiz, colocando uma chapa com uma pequena dobra na travessa, e fazendo uma aba para os parafusos da caixa.
3 parafusos, no caso estou colocando 2 prisioneiros de cubo na parte de baixo, pois fica dificil de colocar o parafuso entre a ponta do chassis e o suporte. de resto. colocar o pitimam da F 1000. mais 2 terminais de F 1000. e cortar a barra da ford F 1000 no olhal do meio e soldar na barra que vai de roda a roda no lado direito. (esta barra acho que tem que ter uma parede mais grossa) mas pode soldar na parte de cima de forma que as barras fiquem de lado a lado. Estamos aí
Ok. um Abraço.

cristiano
23/11/2012, 12:21
Pessoal

Alguém já comprou essa barra vendida pela Gama4x4?

Barra de direcao da caixa à coluna para adaptar direcao hidraulica em jeep ou toyota (http://www.gama4x4.com.br/barra-de-direcao-da-caixa-a-coluna-para-adaptar-direcao-hidraulica-em-jeep-ou-toyota.html)

É que estou adaptando a caixa de direção hidráulica da S10 no Jeep mas eles não souberam me dizer se a estria que conecta na caixa é a mesma da S10. Me disseram para ligar depois e falar com o Junior, que parece que entende mais, mas nenhum dos vendedores sabe dizer.

antonio umino
23/11/2012, 14:07
Cristiano... Na Rural ou Pick-up.. F 75... Estou colocando a caixa à frente da travessa do chassis..
Até já instalei a caixa. conforme foto.... Mas acontece o seguinte....
Como a caixa fica à frente da travessa, esta fica bem proxima ao sem fim de direção onde originalmente fica o acoplamento da caixa.
O acoplamento fica bem proximo à travessa, e esta barra que vc se refere original da S 10 é um pouco curta, tenho que alongar coisa de 10 a 15 cm. para alcançar o eixo sem fim original da Rural. Isto no limite final desta barra que extensivel... Para poder alcançar esta barra, estou pensando em levantar a coluna de direção (5 a 7 cm) para assim poder conectar o em a esta barra...
Cristiano Esta Barra da Gama. se tem as estrias para a caixa de direção da S 10 ou Blazer. dá solução ao sistema...
Aos que fizeram a adaptação com o sistema original. como fizeram esta parte????
bom como estou com um opala em reforma as rurais e pick-up estão à espera.... mas logo vou retomar a reforma.
e Por sinal consegui uma parte do assoalho da Rural quase que original...uma chapa ondulada nas medidas da Rural....
Bom é isto aí. logo vou postar as fotos do assoalho da Rural e o reinicio da reforma dela.
Um abraço.

Gui86
02/04/2014, 13:59
Pessoal to precisando de uma ajuda!
Coloquei a caixa de direção hidráulica do landau na minha F, ficou atrás da travessa aonde termina o chassi. Meu mecânico quer colocar o braço que sai da caixa de direção no munhão da esquerda e eu sempre vejo fotos com ela ligada no munhão da direita, tem algum problema mudar o lado?
Abraço a todos

antonio umino
02/04/2014, 20:23
Acompanhando....
Mais um tempo, estou na fase de pintura da viatura... e depois montagem....agora colocando maquina de vidro eletrica, e trava eletrica, mais fechadura, e ajustando o sistema da brasilia (fechadura, trinco) na porta da F...
Direção hidraulica do landau....
Andaram colocando em Ford F 1000. 4.000..... no lugar do original,. mas em Rural, ainda não vi..
Mas o barra que sai do pitiman, geramente vai para o lado direito..
Mas conforme de como foi colocado a caixa, pode ser que em vez de estar o setor na vertical, o mesmo pode estar na horizontal, daí a barra que sai do pitiman ir direto à roda esquerda.. (suposição)...
abçs

georgevalle
03/04/2014, 08:17
A única possibilidade que vejo para instalar a barra de direção à roda esquerda é caso a caixa tenha sido colocada no mesmo lugar da original mantendo a ligação à roda da mesma forma que a original, se foi instalada na ponta do chassi que é o lugar comumente instalada é obrigatório a barra ir para a roda direita para não causar o pump steer (acho que assim que se escreve) que era um defeito comum nos jeep.

reslima
03/04/2014, 08:52
Umino, na Prexeca, a F75 V8 que tinha, instalei a caixa do Landau no lugar da original, o que se faz é virar o pitman, apenas, ele fica virado para cima, se instalar como ele é no carro de origem, quando esterçar para um lado, as rodas vão virar para outro. A barra sai dali e vai diretamente à roda, usei o bracinho original da F75, no lado de cima do munhão. Se ela ainda fosse minha e fosse refazer o sistema hoje, faria um High Steer decente, instalando reforços para o braço nas laterais do munhão. Ah, a barra que liga a caixa à roda, deve ser reta, sem aquela curva que aparece na minha, isso foi coisa do meXanico que fez pra mim na época e pra não arrumar confusão, deixei daquele jeito mesmo.
Externamente sei que a caixa do Landau é idêntica à caixa das F250, F350, F4000, internamente não tenho essa certeza. Soube disso quando levei a minha para revisar. Abaixo algumas fotos do sistema instalado nela, ignorem o Kit FESzes que aparece nas primeiras fotos, acho que na época ainda usava droga. kkkkk
457627 457630 457631 457632 457633

Acompanhando....
Mais um tempo, estou na fase de pintura da viatura... e depois montagem....agora colocando maquina de vidro eletrica, e trava eletrica, mais fechadura, e ajustando o sistema da brasilia (fechadura, trinco) na porta da F...
Direção hidraulica do landau....
Andaram colocando em Ford F 1000. 4.000..... no lugar do original,. mas em Rural, ainda não vi..
Mas o barra que sai do pitiman, geramente vai para o lado direito..
Mas conforme de como foi colocado a caixa, pode ser que em vez de estar o setor na vertical, o mesmo pode estar na horizontal, daí a barra que sai do pitiman ir direto à roda esquerda.. (suposição)...
abçs

ORELUZ
25/06/2015, 10:04
Bom dia, sou novo por aqui e vi que essa comunidade funciona mesmo, comprei uma f75 eu ia colocar um setor original recondicionado pois o atual tem uma folga gigante, porem o valor me assustou, entao estudei bastante aqui nesse site e decidi colocar a dh do omega por questao de seguranca e custo ...encontrei uma na olx com a bomba por 200 reais, pois pelo que vi a do snatana fica mais facil, porem vi relatos de assidentes que me assustaram. A minha dificuldade fica na mao de obra que me cobraram milao e eu ja gastei mt nela e agora nao tenho, por isso eu mesmo vou colocar a mao na massa, por isso estou aqui pedindo uma força ... por gentileza se pudesse me passar as dicas principais , medidas do suporte da caixa, polia, boma, ajustes... posicionamento correto para nao haver essas tricas que vc citou. agradeco imensamente pela atencao vibe total

336482336481336483

Roger,

Concordo com vc...

Bom dia, sou novo por aqui e vi que essa comunidade funciona mesmo, comprei uma f75 eu ia colocar um setor original recondicionado pois o atual tem uma folga gigante, porem o valor me assustou, entao estudei bastante aqui nesse site e decidi colocar a dh do omega por questao de seguranca e custo ...encontrei uma na olx com a bomba por 200 reais, pois pelo que vi a do snatana fica mais facil, porem vi relatos de assidentes que me assustaram. A minha dificuldade fica na mao de obra que me cobraram milao e eu ja gastei mt nela e agora nao tenho, por isso eu mesmo vou colocar a mao na massa, por isso estou aqui pedindo uma força ... por gentileza se pudesse me passar as dicas principais , medidas do suporte da caixa, polia, boma, ajustes... posicionamento correto para nao haver essas tricas que vc citou. agradeco imensamente pela atencao vibe total

antonio umino
08/07/2015, 10:34
Adaptar polia do corcel na polia da bomba de água do motor BF.....
A polia da bomba de água do corcel. por cima da polia do bf...

Tem que fazer uns ajustes tal como o local dos parafusos da hélice e como também o furo central que no do corcel é menor.
Pouca coisa a fazer....
Na polia do Corcel 4 furos, colocando um sobre o outro. ( do corcel por cima do Bf). tem os 4 furos que tem que ser refeito para os furos da polia do Bf.... e com a lima redonda tira o furo central para caber junto com o do bf...
Como a Polia do motor BF é de correia tipo 13 e a do corcel é 10.....que no caso estou colocando a polia do corcel na bomba Dhl...
a correia de acordo com a distancia das duas polias tem que ser a do tipo 10......
506700Polia do corcel sobre a polia do Bf.
506696 polia do bf e polia do corcel
506698polia bf e polia do corcel
506697polia do corcel sobre a do Bf. a posição dos furos da helice ou do eixo. da bomba.
506699o furo central onde tem que ser retirado no torno ou na lima redonda..

Não fiz o sistema de correia da bomba hidraulica para a bomba de água mas é uma ideia...

abraços.

antonio umino
08/07/2015, 10:49
Nesta adaptação das polias coloquei a polia da bomba hidraulica na polia do virabrequim....
506716
Tem o recurso de colocar duas polias da bomba de água do motor Bf... Mas a polia da bomba hidraulica tem que ser do tipo 13...
Fiz um suplemento na polia do virabrequim para colocar a polia da bomba hidraulica no eixo do virabrequim...

abraços.

antonio umino
08/07/2015, 10:52
506721

Oreluz. tardiamente.......

Bem vindo ao fórum
Em qual motor vc vai adaptar direção hidraulica...????

abraços.

MIGUEL PARANA
08/07/2015, 19:21
ola sou novo aki gostaria de saber se a possibilidade de encaixar uma cabine de rural ,, sobre uma pajero full 2 portas

MIGUEL PARANA
08/07/2015, 19:24
obs não estou com planos futuros de fazer isso, ter um carro velho por fora e por dentro ter todas as comodidades dos novos ,, usando carros baixados e vendo a possibilidade de regularisar depois como prototipo ....!!!

Denilsom
09/07/2015, 09:46
ola sou novo aki gostaria de saber se a possibilidade de encaixar uma cabine de rural ,, sobre uma pajero full 2 portas

Miguel o pessoal usa fazer isso muito com chassis de hilux conheço uma que ficou muito boa, mas dependendo do estado talvez não consiga regularizar documentos, pajero deve ficar bacana tambem.

Gonzo
05/12/2015, 12:50
Boa tarde a todos , alguém tem conhecimento de caixa de direção de f250 ,350 da marca visteon adapitado em rural, pelo que eu vi ela poderia ser instalada dentro do cofre com o braço virado pra frente seria bem simples a estalaçao tenho uma rural 4 cil entre a travessa e o calço do motor tem espaço bem bom mais já li vários tópicos ai mais não achei nada a respeito se a caixa e boa se ñ é muito reduzida ,parece que o braço vira no sentido do volante . Se desse serto eu botaria uma nova pois vi anúncio desta caixa por 700 R$ Nova tem de vários preços se alguém souber qualquer coisa desde já agradecidos.

reslima
07/12/2015, 07:52
Bom dia, da pra instalar no lugar da caixa original também. Usava assim na minha F75.
Abraço.

Boa tarde a todos , alguém tem conhecimento de caixa de direção de f250 ,350 da marca visteon adapitado em rural, pelo que eu vi ela poderia ser instalada dentro do cofre com o braço virado pra frente seria bem simples a estalaçao tenho uma rural 4 cil entre a travessa e o calço do motor tem espaço bem bom mais já li vários tópicos ai mais não achei nada a respeito se a caixa e boa se ñ é muito reduzida ,parece que o braço vira no sentido do volante . Se desse serto eu botaria uma nova pois vi anúncio desta caixa por 700 R$ Nova tem de vários preços se alguém souber qualquer coisa desde já agradecidos.

Andpontes
22/05/2016, 17:07
506721

Oreluz. tardiamente.......

Bem vindo ao fórum
Em qual motor vc vai adaptar direção hidraulica...????

abraços.

Antonio boa tarde!

Tenho um F75 motor de opala 4cc e cx de direçao do omega, gostaria se possível vc me desse uma orientado!!
Abraço

antonio umino
22/05/2016, 17:54
Qual orientação você precisa???.. sobre direção?

pode perguntar..
Bem vindo ao Fórum....

lucianobarbosa
21/08/2016, 09:43
bom dia Antonio como vão as coisas, eu to pensando em colocar uma caixa de direção mecânica numa f75 4x2 ate agora so vi comentários e dicas de 4x4 na instalação da caixa acredito que nao muda nada, minha duvida e em relação a ligação da caixa com a barra de direção vi varios kits na internet mas so 4x4 ex:5001 (http://www.adapbrasil.com.br/kit-direcao-vw-santana-gol-jeep-willys-6xJM) se tiver alguma dica agradeço a ajuda do amigo

Qual orientação você precisa???.. sobre direção?

pode perguntar..
Bem vindo ao Fórum....

antonio umino
21/08/2016, 10:57
Bom dia..... Aqui choveu, e ficando frio....
Este kit da Adapta Brasil com certeza deve ser muito bom....

Esta caixa de direção do Santana é colocada debaixo da travessa do chassis, (debaixo do radiador),. em 4x4 dá certo, pois a barra de direção fica na parte da frente do eixo..
No caso da 4x2 a barra fica atras do eixo.... a não ser que ela seja mola espiral que tem os braços na parte da frente.
Penso que vc vai ter que inverter o lado do eixo. passando o esquerdo para o direito e assim a barra ficar na frente do eixo.
Vamos nos falando.. ok.
Grande abraço.
5001 (http://www.adapbrasil.com.br/kit-direcao-vw-santana-gol-jeep-willys-6xJM)

lucianobarbosa
21/08/2016, 11:47
ok Antonio estou analisando vários tópicos sobre caixa do gol no 4x4 tem bastante vou ter que fazer uns teste ai vou te avisando abarçoss

Rafaelopaleiro
19/05/2017, 22:43
Opa Galera estou Adaptando a Direção do OPala em Minha F-75 Porem to com Duvidas no Reforço do Chassi

vai ter que ser uma Chapa por fora e outra por dentro?? pra dai colocar a Chapa que vai a Cx de Direção.

Vi Varias Fotos mais ainda estou na duvida pois a minha esta sem a Travessa original mais tem uma viga U soldada.

Outra Duvida o higt steer sera que eu consigo fabricar ele? , no momento não posso dar 300 nessa peça que aparentemente não deve ser muito difícil de se fazer.

Ja desmontei a frente da F tenho umas fotos vou Add logo mais.

antonio umino
12/02/2018, 12:20
bom dia Antonio como vão as coisas, eu to pensando em colocar uma caixa de direção mecânica numa f75 4x2 ate agora so vi comentários e dicas de 4x4 na instalação da caixa acredito que nao muda nada, minha duvida e em relação a ligação da caixa com a barra de direção vi varios kits na internet mas so 4x4 ex:5001 (http://www.adapbrasil.com.br/kit-direcao-vw-santana-gol-jeep-willys-6xJM) se tiver alguma dica agradeço a ajuda do amigo

Veja este video sobre 4x2 modificando o lado direito com um adaptador de braço do munhão.

Rural f 75 Kit de Direcao Hidraulica joia - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=OLihw3sX_gM)

antonio umino
12/02/2018, 12:24

veja outro video.

Rural 4x2 com Kit joia Direcao Hidraulica. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=fVG2QH8YCYY)

lucianobarbosa
14/02/2018, 18:28
boa tarde Antonio muito bem elaborado os kit da joia obrigado pela ajuda abraços:concordo:

Lucas Tres
23/07/2020, 11:01

Não sei se alguém já o fez desta forma que estou fazendo.. Uma chapa de ferro de 3/8 por 10x28 cm. S U P O R T E...da caixa .

Fiz uma dobra na chapa numa prensa. e recortei o lugar do eixo pitiman. Fiz uma lateral de chapa e fiz os devidos furos para fixar a

caixa. Coloquei por baixo da travessa dianteira do Radiador e a caixa por cima desta chapa.

De forma que ao receber a caixa de direção o sem fim da direção ficasse por cima da travessa, e por uma barra até a coluna.

Na travessa do chassis (a do radiador) fiz os furos para parafusar a chapa.

O suporte da caixa de Direção é parafusada na travessa sem solda. A unica peça soldada e a fixação da chapa na caixa de direção.. na segunda foto, a que aparece furada na medida da caixa (parafusos da caixa)
qualquer coisa dá uma alô.

Bom melhor que isto as fotos ok.Um abraço.
336256336255336257336259336258

Consegue encaminhas mais fotos de sua adaptaçãocomo ela ficou final completa desde o braço da ligação pois estou querendofazer na minha f75 1962 segue whats 54 991727615 obrigado.

xibiu!!!
23/07/2020, 11:38
[SIZE=2]

Consegue encaminhas mais fotos de sua adaptaçãocomo ela ficou final completa desde o braço da ligação pois estou querendofazer na minha f75 1962 segue whats 54 991727615 obrigado.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/15679-nota-de-falecimento-1.html#post2527531

dalmo cruz torres
02/11/2023, 13:35
Boa tarde Pessoal.

Estava olhando a caixa de direção hidráilica da Mistubishi L200.
Ela se parece muito com essa do santana. MAs é mais resistente.
Alguém já usou ela nas Rural/F75?

Marcos ET
02/08/2024, 09:15

Não sei se alguém já o fez desta forma que estou fazendo..

336256.336255336257336259

336258

Com um delay récorde de 12 anos da postagem... kkkk

Amigos, acabei de adquirir uma caixa da S10, porém, só depois eu percebi que o pitman da S10 tem o terminal já inserido como parte da peça (quando tem folga, a gente troca o pitman)... como quero adaptar no meu jeep (vou tirar o setor do Maverik) estou com dúvidas sobre qual a melhor forma de adaptar o terminal de direção ali para unir a barra que vai da caixa para a roda, com o setor.. já que minha barra de direção tem terminal "comum" e, portanto, é incompatível com o terminal que fica no pitman da S10.

Alguém sabe dizer se tem algum braço pitman que aceita terminal de direção, e que caiba no entalhado da caixa da S10?

Minha ideia é, caso não exista o pitman em questão, usinar um pedaço da barra de direçaõ da S10, cortando ela e fazendo uma espécie de rosca (igual às que tem nos terminais normais) para colocar a ponta da barra rosqueando ela na barra de direção do Jeep, aí, onde havia o terminal de direção, passa a existir o pedaço da barra, com o olhal para receber o terminal que está no pitman... alguém tem ideia melhor?