Ver Versão Completa : Minha CD
Ronaldo Petri
16/03/2012, 17:45
Olá amigos toyoteiros
Gostaria de apresentar minha CD adquirida e outubro de 2011. Desde então, venho corujando alguns tópicos de bandeirante e graças as informações reunidas no forum e a facilidade de se mexer, montar e desmontar a toyota, consegui eu mesmo resolver vários probleminhas. Segue abaixo fotos, descrição e dúvidas.
Toyota Bandeirante Pickup cabine dupla 1985
Motor OM314 com turbo, 4 marchas, direção hidráulica, freio a disco, pneus 265x75 R16
33623033622933622833622733623133623233623333623433 6235
Parabéns pela viatura!
Show!
Ronaldo Petri
16/03/2012, 17:59
Dúvidas:
Como se tira o ar do sistema de combustível? Pergunto porque vou trocar as mangueiras, aí pode ser que entre ar.
Freio de mão: Onde fica o interruptor Já localizei a ponta do fio que estava cortado mas o interruptor não, acho que nem tem.
Pressão do óleo: Como normalmente o relógio da pressão do óleo trabalha? O meu está assim: Desligado fica no 0 é claro; quando ligo o motor o ponteiro vai para o 10, depois sem acelerar fica próximo do 5 e quando acelero vai para o 10 novamente. Isso é normal ou será que o interruptor deve esta com algum problema? Já dei uma olhada e tem uma emenda no fio próximo da conexão no interruptor, isso interfere? Se vocês acharem que é o interruptor que está com defeito, como eu troco? Vaza muito óleo na troca? Agora se o que o relógio da pressão do óleo está indicando estiver correto, ou seja, pressão alta, o que causa essa pressão anormal? O manual diz que se a pressão for 0 ou 10 devemos parar o motor imediatamente e resolver o problema, mas não fala quais podem ser os problemas. A única fumaça que sai do escapamento é aquela típica de diesel e muito pouco e a temperatura do motor fica entre 70 e 75 graus.
Desculpa pela pergunta, mas como você arrumou o freio de mão? Eu e minha esposa somos os mecânicos da nossa band e estamos com esse problema...
Grato.
Ronaldo Petri
16/03/2012, 18:16
Desculpa pela pergunta, mas como você arrumou o freio de mão? Eu e minha esposa somos os mecânicos da nossa band e estamos com esse problema...
Grato.
Quando eu comprei não estava funcionando, aí quando mandei fazer os freios, o mecânico já aproveitou e arrumou o freio de mão, ele falou que foi apenas regulagem, tá travando bonitinho.
Quando eu comprei não estava funcionando, aí quando mandei fazer os freios, o mecânico já aproveitou e arrumou o freio de mão, ele falou que foi apenas regulagem, tá travando bonitinho.
Valeu!! Obrigado, vou levar pra ver se tenho a mesma sorte!
[]s
estyvybeykr
16/03/2012, 18:47
Ronaldo show de bola a CD , + um sonho de consumo meu.
Cara teu motor e turbinado e com filtro de ar banhado a oleo ou é só a carcaça mesmo? Estranhei esse detalhe e percebi tambem que existe um snorkel que esta desconectado.
Quanto a tirar o ar da bomba injetora e facil, outro dia expliquei ao diego como fazer no topíco que ele abriu " Que peça é essa? "
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/101896-que-peca-e-essa.html só não me lembro qual o nº do post.
Estevão
Ronaldo Petri
16/03/2012, 19:48
Ronaldo show de bola a CD , + um sonho de consumo meu.
Valeu Estevão!
Cara teu motor e turbinado e com filtro de ar banhado a oleo ou é só a carcaça mesmo? Estranhei esse detalhe e percebi tambem que existe um snorkel que esta desconectado.
Quanto a tirar o ar da bomba injetora e facil, outro dia expliquei ao diego como fazer no topíco que ele abriu " Que peça é essa? "
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/101896-que-peca-e-essa.html só não me lembro qual o nº do post.
Estevão
O snorkel está desativado, não sei ainda se vou reativar.
O filtro realmente é banhado a óleo, original e o motor é turbinado, está do jeito quando comprei. Eu não manjo nada de turbo. Fiquei preocupado com seu estranhamento...rsrs...devo substituir o filtro original por outro? Posso ter algum problema com o motor?
estyvybeykr
16/03/2012, 20:50
O snorkel está desativado, não sei ainda se vou reativar.
O filtro realmente é banhado a óleo, original e o motor é turbinado, está do jeito quando comprei. Eu não manjo nada de turbo. Fiquei preocupado com seu estranhamento...rsrs...devo substituir o filtro original por outro? Posso ter algum problema com o motor?
Ronaldo motor turbinado não deve ultilizar filtro banhado a oleo, o que ocorre é que a turbina irá sugar o oleo do filtro danificando-a.
Procure colocar um filtro seco o mais breve possível.
Estevão
Ronaldo
Parabéns pela viatura. É meu sonho de consumo, preparar uma CD para expedições.
Observei que seu conta giros é de 4.500rpm, original das bands com motor 14b. É VDO ? Por acaso quer fazer jogo nele hehehe.
Abs
Fabiano
Ronaldo Petri
16/03/2012, 21:08
Ronaldo motor turbinado não deve ultilizar filtro banhado a oleo, o que ocorre é que a turbina irá sugar o oleo do filtro danificando-a.
Procure colocar um filtro seco o mais breve possível.
Estevão
Beleza estevão, valeu pela dica, vou segui-la. Tem alguma idéia de algum filtro que posso utlizar?
Ronaldo Petri
16/03/2012, 21:32
Ronaldo
Parabéns pela viatura. É meu sonho de consumo, preparar uma CD para expedições.
Observei que seu conta giros é de 4.500rpm, original das bands com motor 14b. É VDO ? Por acaso quer fazer jogo nele hehehe.
Abs
Fabiano
Valeu Fabiano. Este conta giros é VDO mesmo. Esta informação de que é do 14b para mim é novidade. Será que por ser do 14b pode estar marcando errado? Vamos fazer um rolo, me dá o motor 14b que eu te dou um mercedão...rsrs.
O conta giros original do motor MB vai até 3.500 RPM e esse que vc tem é uma mosca branca. Se por acaso aparecer um original MB e vc quiser trocar, eu fico com esse. Quanto ao motor, eu estou satisfeito com o meu e vai até ganhar uma turbina hehe. Tem um 14b com caixa para vender aqui no fórum. Mas se o seu motor está bom, com o turbo funcionando na boa, não vale a pena trocar. É muito $$$.
A temperatura está um pouco abaixo do normal, mas pouca coisa ( acho que para esse motor o normal é 80C ). Os marcadores originais não são muito confiáveis. É legal instalar uns da cronomaq para pressão do óleo, temperatura e pressão do turbo.
Abs
Fabiano
Ronaldo Petri
16/03/2012, 22:28
O conta giros original do motor MB vai até 3.500 RPM e esse que vc tem é uma mosca branca. Se por acaso aparecer um original MB e vc quiser trocar, eu fico com esse. Quanto ao motor, eu estou satisfeito com o meu e vai até ganhar uma turbina hehe. Tem um 14b com caixa para vender aqui no fórum. Mas se o seu motor está bom, com o turbo funcionando na boa, não vale a pena trocar. É muito $$$.
A temperatura está um pouco abaixo do normal, mas pouca coisa ( acho que para esse motor o normal é 80C ). Os marcadores originais não são muito confiáveis. É legal instalar uns da cronomaq para pressão do óleo, temperatura e pressão do turbo.
Abs
Fabiano
A temperatura eu coloquei um termômetro de mercúrio mecânico no buraco do relógio, acredito que está marcando certinho, na cidade não passa de 75C, só chegou a 80 subindo a serra da rodovia dos tamoios. Vou dar uma olhada se está sem válvula termostática. A pressão do turbo não tenho nada que marque, vou dar uma olhada nesses da cronomac que você falou. A pressão do óleo eu gostaria muito de manter o original, mar preciso descobrir onde está o gato.
AlexandreStudart
16/03/2012, 22:44
Dúvidas:
Como se tira o ar do sistema de combustível? Pergunto porque vou trocar as mangueiras, aí pode ser que entre ar.
Ronaldo, parabéns pela CD.
Caso você não tenha encontrado o post do Estevão, seguem 2 formas de tirar o ar:
Na sua foto 4, do 1o. post dá para ver bem tudo.
1a. forma (que eu acho melhor): Na entrada da bomba injetora há um parafuso (chave 10), este parafuso fica logo depois da mangueira que vem dos 2 filtros de óleo. A mangueira sai do lado direito do 2o. filtro e desce até a entrada da bomba injetora.
Localizado o parafuso, solte-o um pouco (não é para tirá-lo), depois desrosqueie a tampa da bombinha manual (na mesma foto e aquela peça com a tampa branca), então é só bombear (puxar e empurrar) até o óleo sair com pressão. Depois aperte tudo, só não aperte com muita força a tampa do bombinha.
2a. forma: Afroxe o parafuso (chave 19) que prende a mangueira do 2o. filtro, que desce para a bomba injetora, depois afroxe a bombinha manual e bombeie até o óleo sair com pressão sem barulho de ar. Depois não esqueça de fechar a bombinha.
A ordem de qual primeiro afroxar ou apertar não importa, pelo menos comigo dá certo.
Gosto da 1a. forma porque também tiro inclusive o ar que possa estar na mangueira que liga os filtros até a bomba injetora.
Caso tenha alguma dúvida é só perguntar.
Abraço,
Alexandre
Ronaldo Petri
17/03/2012, 15:28
Alexandre, muito obrigado pelas informações. Aproveitando seu conhecimento, aqueles 2 filtros de óleo diesel devem ser inspecionados periodicamente? Antes daqueles 2 filtros existe algum outro filtro no sistema que deva ser inspecionado?
AlexandreStudart
17/03/2012, 17:55
Alexandre, muito obrigado pelas informações. Aproveitando seu conhecimento, aqueles 2 filtros de óleo diesel devem ser inspecionados periodicamente? Antes daqueles 2 filtros existe algum outro filtro no sistema que deva ser inspecionado?
Ronaldo,
Antes dos 2 filtros originalmente não tem.
Os 2 filtros como vc não sabe quando foram trocados seria bom trocá-los. Também é super fácil, mas deve ter atenção para não deixar mal vedado pq entrará ar no sistema.
Os filtros são baratos custam em torno de 16,00/par, a maioria dos foristas aconselham trocá-los a cada 5 mil, em S.André não sei aonde tem loja, mas em SP na R. Barão de Limeira esquina com a rua Duque de Caixias No. 259 www.jeepbras.com.br (http://www.jeepbras.com.br/) acredito que eles vendem. Dá uma ligada para eles. Mas nas lojas que vendem peças para caminhão tem.
A troca: Não há ordem para trocá-los, então retire o parafuso que fica sobre o filtro (chave 13) e retire o copo por baixo (cuidado pq tem óleo diesel dentro dos copos, então ponha uma bacia embaixo. Depois faça o mesmo para o outro filtro. Aproveite lave os copos.
Por baixo da tampa que fixa o parafuso ao copo tem uma borracha para vedação, essa borracha é importamtíssima, pois é ela que não deixa entrar o ar.
Como a borracha é fixada de cabeça para baixo, então quando você for por a borracha nova use um espelho pequeno para ver se ela ficou completamente encaixada na canaleta, só no tato é complicado, caso tenha dificuldade passe um pouco de graxa nela e encaixe certinha, então é só por o copo com o filtro e apertar, mas tendo o cuidado para o encaixe ficar certinho. Depois proceda como expliquei no post acima para tirar o ar.
Na minha viatura eu instalei um filtro de gol antes do óleo chegar nos 2 filtros, no meu caso é porque algum dono anterior tirou o tanque do lugar original, fez um tanque de ferro e instalou embaixo num lugar pessímo, agora o tanque está enferrujando. Enquanto decido como adaptarei um tanque de plástico, instalei esse filtro para segurar algum pedaço de ferrujem.
Caso vc tenha dificulade de encontrar em S.André, nessa loja em SP, fica mais perto de vc. Segue o link do produto: Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/filtro-do-diesel-toyota-bandeirante-o-par.html)
Abraço,
Alexandre
estyvybeykr
17/03/2012, 18:04
Ronaldo completando o que o Alexandre explicou na troca dos filtros. Costumo encher os copos com diesel limpo, assim o trabalho de sangrar o sistema será menor.
Estevão
Ronaldo Petri
17/03/2012, 20:00
Alexandre/Estevão, obrigado mais uma vez pela ajuda. Vou pegar um dia e já vou trocar as mangueiras e os filtros, já vou aproveitar e ver se arrumo algum filtro de ar adequado para motor turbo.
hercilio.neto
18/03/2012, 16:12
O pessoal já explicou, mas segue um link para contribuir.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/99931-band-filtros-de-diesel.html
Ronaldo Petri
18/03/2012, 16:55
O pessoal já explicou, mas segue um link para contribuir.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/99931-band-filtros-de-diesel.html
Obrigado pelo link. Uma dúvida, é bom abrir o copinho também para limpar?
Hercílio, você que já teve a honra de pilotar minha band...rsrsrs...qual foi sua sensação com relação a força? Nunca dirigi nenhuma band sem turbo, então não tenho nehuma referência. Eu gostaria de saber se ela está dentro do normal para uma Band turbinada. Gostaria também de saber qual o turbo dela, vi no outro tópico que é comum turbo 42/48, mas nem sei o que são essas medidas.
Abç
Ronaldo
hercilio.neto
19/03/2012, 23:42
Ronaldo,
A mecânica está ótima. Subi umas ruas bem íngremes que tem atras do posto de gasolina e a Band se comportou muito bem. É muito forte.
Como te falei, fiquei preocupado com o freio, naquelas descidas, era apavorante. Como voce escreveu que refez o freio, beleza. Voce tem uma ótima viatura.
Leonardo Storti
21/03/2012, 18:36
você vai deixa sem snorkel ?
Ronaldo Petri
23/03/2012, 14:38
você vai deixa sem snorkel ?
Olá Leonardo! Vou deixar o snorkel somente de enfeite por enquanto, pois não penso em passar com ela em lugares alagados suficientemente para cobrir o capô
Abraço
Ronaldo Petri
23/03/2013, 05:02
Pessoal, ressucitei este tópico apenas para confirmar a informação de que as pessoas chegam a atravessar o Brasil para comprar uma band. Recentemente anunciei minha caminhonete no mercadolivre e depois de ter recebido inúmeras propostas, o feliz comprador foi um rapaz de Rondônia que veio ver e não perdeu viagem, adorou a pickup e voltou dirigindo, são 2500 km de volta para rondônia a bordo da velha band. Ele não comprou por hobbye e sim para uso pesado, irá usar a band para ir nas fazendas super afastadas realizar manutenção em máquinas carregando cerca de 800 kilos na caçamba. Lá para aguentar tem que ser band.
Precisei vender devido estar de mudança de apartamento e a vaga de garagem é muito pequena, a band fica metade pra fora e impede a passagem dos outros carros...rsrsrs. Juntando a isso, tava muito difícil para eu tirar e colocar minha filha de 1 ano e nove meses na cadeirinha, pois tenho problemas na coluna. Com isso acabei me rendendo a Hilux sw4 que acho que vai suprir parte das minhas necessidades por um tempo.
Aproveitando, gostaria de agradecer a todos pelas ajudas, pois fiz muitas coisas eu mesmo só com as dicas.
Mas não vou me despedir das bands não, daqui alguns anos tenho planos de pegar um jipinho de lona só para fazer trilha, pois foi uma experiência ótima ter uma bandeirante. Para mim é o melhor jipe.
Abraços
titanium
23/03/2013, 07:12
Bom que pelo menos você não entrou no MST - Movimento dos Sem Toyota! eheheh
SW4 é um carro muito valente!
Muito confiável!
Já tive uma e fiz o movimento inverso; trocar a SW4 na minha atual CD.
É realmente um carro muito grande!
Mudei de Estado (SP para MG) e fiquei refém dela. tive que rodar bastante para escolher um apartamento que a coubesse.
Bom que a mulher "entendeu" e não brigou Muito. heheheh
Para a questão dos filhos, que já tenho mas pretendo ter mais, estou planejando adicionar a porta traseira.
tudo para tentar não me desfazer do sonho de ter minha "Lenda".
Abraços e até mais ver!
Ronaldo Petri
23/03/2013, 13:28
Valeu Titanium, realmente deu uma dor no coração, até cheguei a pensar em deixá-la na rua e também cortar a lata dela para por porta atrás, mas fiquei com dó. Meu sonho de consumo é uma cd 2001 4 portas de fábrica, quem sabe mais para frente.
Acabei de ir a Curitiba comprar mais uma. Fechei negócio, enchi o tanque e rodei 800km até em casa. ComBand e outras viaturas desse naipe é assim. VC tem que ir atrás das oportunidades.
Ronaldo Petri
23/03/2013, 15:09
Que boa notícia heim Dimasi. Já abriu um tópico pra gente conhecer a nova integrante da família?
Ainda não, mas ela já é conhecida aqui no fórum. É a ex do mecamaniaco.
RUI ARRUDA 87
23/03/2013, 16:41
Parabens pela viatura !