Ver Versão Completa : duvidas bomba d'água/mangueiras do radiador
boa tarde gente, hoje, em mais uma verificaçao semanal, notei um vazamento de água na junta do bloco com aquela peça onde a bomba d'água vai parafusada(nao é na junta da bomba d'água), por isso gostaria de saber se tenho q trocar a bomba ou apenas essa junta???? caso tenha q trocar a bomba, qual marca me indicariam??? no mercado livre achei uma com a hélice de metal mas é britpart, sera q vale a pena??? a mesma coisa para as mangueiras, achei apenas britpart tb no mercado livre, elas sao de boa qualidade???
Durabilidade da bomba de água na minha 110 04
Bomba original nacional rotor de plástico 141.000 km (trocada por trinca no rotor)
Bomba nacional Shadek rotor metálico 500 km (trocada por vazamento no selo mecânico)
Bomba importada Bearmach (STC 1086) rotor metálico 44.000 km (trocada por vazamento no selo mecânico)
Estou novamente com a original nacional rotor plástico, mais conto com um bom sistema de monitoramento do circuito de arrefecimento.
scadufax
15/03/2012, 21:10
Vou aproveitar o tópico e perguntar também:
Alguém já teve problema com as mangueiras do radiador? como solucionaram? alguma adaptação?
Petcho, estou com uma bomba dagua Britpart no "estoque" para realizar uma verificada na minha (ainda original com 176 mkm) e se for o caso trocar.
hugo, q estranho, todo mundo recomenda tanto colocar essas com rotor de metal, esse vazamento q vc teve foi na bomba ou como no meu caso la proximo ao bloco???? oq vc utiliza em seu sistema de monitoramento??? abraço e obrigado!! scadufax, minhas mangueiras estao muito ressecadas pois o antigo proprietario usava apenas agua no radiador, vou trocar todas, acho q quando da problema so trocando mesmo, remendos acho q so vale apena em emergencia, qual sua opiniao sobre a bomba da britpart, pelo menos esteticamente, ja q vc ainda nao esta usando, parece resistente??? abraço e obrigado! Pedro
o pc ta mandando tudo junto, ficou tudo embaralhado mas vai assim mesmo
scadufax
16/03/2012, 00:36
Petcho,
estou com a bomba aqui em casa, Britpart, ela parece bem resistente, possui rotor metálico.
Alguém já teve problema em viagem com mangueira e como resolveram?
Alexandre Tietsche
16/03/2012, 10:15
Se for a peça que vai encostada no bloco do motor se chama "suporte da bomba d'água". Eu tinha esse problema, fica gotejando ali e não acontece nada, só fica de olho na água que costuma baixar um pouquinho.
Você precisará trocar uma juntinha que alguns chamam de "junta revolver" pois tem o formato de um. A peça é bem barata, o nome correto é "junta do suporte da bomba d'água".
Boa sorte
Caros,
coloquem a bomba original, caixa LR: Part NR PEB 500090
Britcar (UK) Ltd > PEB500090 WATER PUMP 300TDI DIS/DEF (G) (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xProd=89391)
Nenhuma bomba disponível no mercado nacional presta. Infelizmente.
Abraços
Clemente
Você terá que trocar as duas juntas. Da bomba e a "P" que fica junto ao bloco, para desmontar uma, tem que remover a outra.
Sim, dá para deixar a bomba montada com os parafusos superiores (curtos) e só sacar os três parafusos inferiores (longos que fixam-se ao bloco, atravessando a bomba e seu suporte), mas não é um serviço limpo...
Limpe tudo MEGA bem com palha de aço de cozinha e depois thinner, coloque uma junta nova com um pouquinho de silicone cinza, aperte os parafusos com o torque certo e voilá.
Tem muito assunto aqui sobre a tal junta P ou "P gasket". Se jogar no google "P gasket" vem uma tonelada sobre o assunto, nem precisa escrever Land Rover... rsrs Normalmente o problema é culpa do mexânico.
Abraços
Clemente
boa tarde gente, hoje, em mais uma verificaçao semanal, notei um vazamento de água na junta do bloco com aquela peça onde a bomba d'água vai parafusada(nao é na junta da bomba d'água), por isso gostaria de saber se tenho q trocar a bomba ou apenas essa junta???? caso tenha q trocar a bomba, qual marca me indicariam??? no mercado livre achei uma com a hélice de metal mas é britpart, sera q vale a pena??? a mesma coisa para as mangueiras, achei apenas britpart tb no mercado livre, elas sao de boa qualidade???
alexandre e clemente, muito obrigado, vou fazer do modo q o clemente falou e aproveitar pra dar uma verificada na bomba, essas juntas tem diferença de qualidade ou pode ser qualquer marca??? vcs indicam importar as mangueiras tb, ou nao vale a pena?? onde as encontro aqui no brasil???
scadufax, ja tive problemas por duas vezes com as mangueiras, a primeira foi a mangueira q liga aquele cano q passa por cima do motor ao radiador do aquecedor, nesse caso, como foi bem proximo a ligação, deu pra cortar a parte rasgada e recolocar, perdi uns 5 cm da mangueira, o outro foi na mangueira inferior do radiador, aquela com trez ramificações, a ramificação q se liga ao mesmo cano do caso passado mas do outro lado rasgou, acho q foi pelo atrito com a polia da bomba d`agua, nesse caso cortei, coloquei um pedaço de cano de cobre e prendi com duas braçadeiras, funciono bem.
mas repito, acho q remendos so em emergências mesmo, por isso quero trocar todas
abraço, Pedro
Paulo Rover
16/03/2012, 16:57
pessoal, existe algum kit completo de todas as mangueiras? pois quero fazer uma troca preventiva.
abraço
Paulo
Comprei as mangueiras na Tekcom ...
MANGUEIRA INFERIOR DO RADIADOR 122,00
MANGUEIRA SUPEIROR DE RADIADOR 25,00
MANGUEIRA DO RESERVATORIODE AGUA 3 VIAS 130,00
hugo, q estranho, todo mundo recomenda tanto colocar essas com rotor de metal, esse vazamento q vc teve foi na bomba ou como no meu caso la proximo ao bloco???? oq vc utiliza em seu sistema de monitoramento??? abraço e obrigado!! scadufax, minhas mangueiras estao muito ressecadas pois o antigo proprietario usava apenas agua no radiador, vou trocar todas, acho q quando da problema so trocando mesmo, remendos acho q so vale apena em emergencia, qual sua opiniao sobre a bomba da britpart, pelo menos esteticamente, ja q vc ainda nao esta usando, parece resistente??? abraço e obrigado! Pedro
Os vazamentos foram pelo eixo da bomba(falha no selo mecânico), engana muita gente porque o fluido pelo efeito do vento escorre para o bloco do motor, o que faz pensar que é por alguma junta o tampão do bloco.
Para monitorar varias variáveis conto com um Madman EMS1.
Alexandre Tietsche
17/03/2012, 12:24
vcs indicam importar as mangueiras tb, ou nao vale a pena?? onde as encontro aqui no brasil???
Eu importei todas e economizei muito. Principalmente uma mangueira maior que tem mais duas mangueiras acopladas, aqui no Brasil ela custa mais de 300 reais e acho que paguei us 130 la fora ja com frete.
Comprei as mangueiras na Tekcom ...
MANGUEIRA INFERIOR DO RADIADOR 122,00
MANGUEIRA SUPEIROR DE RADIADOR 25,00
MANGUEIRA DO RESERVATORIODE AGUA 3 VIAS 130,00
vwinit, qual é a marca das mangueiras vendidas pela tekcom??? aparentam ser de boa qualidade???
fiz um orçamento na bearmach, mas ficou bem mais caro.
inferior rad: 259,00
vaso de expanção:170
superior rad:45
fiz orçamento das demais mangueiras tb, tudo ficou por 780 reais, achei muito caro, vou ver na tekcom mas gostaria de saber da qualidade!!!
abraço, Pedro
Felipe07
23/11/2012, 11:04
Alguém sabe dizer se a bomba d'água da Sprinter 310/312 é a mesma da defender?
Estou pensando em comprar uma para ter como reserva, para usar em caso de emergência, será que vale a pena?
Felipe
Leonardi
08/01/2013, 12:27
vwinit, qual é a marca das mangueiras vendidas pela tekcom??? aparentam ser de boa qualidade???
fiz um orçamento na bearmach, mas ficou bem mais caro.
inferior rad: 259,00
vaso de expanção:170
superior rad:45
fiz orçamento das demais mangueiras tb, tudo ficou por 780 reais, achei muito caro, vou ver na tekcom mas gostaria de saber da qualidade!!!
abraço, Pedro
Comprei todas as mangueiras há um ano para viajar pra Argentina e Chile. Voce acha quase todas em uma bola loja de mangueiras, só nao acha a mangueira inferior do radiador, aquela grande, então comprei da britpart. Porém eu e o mecanico achamos muito ruim, muito fraca, as conexões dela são com plástico muito fraco e abraçadeiras, só de apertar a abraçadeira as conexões ja entortaram, então achamos melhor deixar a original onde as conexões são fundidas. Estou com a mangueira da britpart guardade e quero comprar uma original para trocar, não estou com coragem de instalar a da britpart.
scadufax
16/04/2013, 22:44
Pessoal,
na troca da junta P (revólver) o Clemente disse "coloque uma junta nova com um pouquinho de silicone cinza, aperte os parafusos com o torque certo e voilá." e para a junta da bomba d'água, mesmo procedimento??
na última vez passei o silicone cinza, porém vi um pessoal passando graxa ?!?!? :?:
t+
quando fiz esse DIY troquei a junta e coloquei silicone cinza tanto na junta P como na da bomba d'agua!!!!!
gustavoullmann
16/04/2013, 23:51
hummm...
Fiz esse DIY de trocar a bomba d'água há um bom tempo! Não me lembro ao certo se usei silicone + junta de papel, mas tenho quase certeza de que não. Acho que só usei a junta mesmo! Lembro de ter seguido a risca as dicas do Clema, principalmente no uso da graxa de cobre em todos os parafusos da bomba e das polias (hoje uso em tudo). Também usei torquímetro para recolocar os parafusos. Até hoje não tive problemas de vazamento por ali...
Duas coisas:
1- Ao remover a bomba velha para troca, ao invés de forçá-la para romper a junta use um estilete desses bem vagabundos para cortar a junta, separando a bomba do seu alojamento. Assim não se corre o risco de danificar a junta "P";
2- USE graxa de cobre! Aquilo é uma maravilha!!! Lembro que levei uma surra para soltar os parafusos da polia da bomba d'água quando fui trocá-la pela primeira vez. Esses dias optei por soltar a mesma polia para remover o esticador da poly-v e, como tinha passado graxa de cobre ao remontar a bomba d'água, esses parafusos saíram sem nenhuma dificuldade! Perfeito!!!
Espero ter ajudado!
Grande abraço!
Olá para todos,
Acabei de comprar um conjunto das mangueiras para meu 110 2002 , na Britcar. Para os interessdados (part nr e preço em pounds) :
jhc100310 .... 15,34
jhb100590 .... 14,39
pch119060 .... 15,09
esr2298 .... 1,44
pnh102082 .... 5,45
esr2309 .... 7,87
pnh102092 .... 1,41
Rafael777
19/04/2013, 22:25
Opa, estou precisando trocar algumas mangueiras da minha FL1 qual a melhor opção, teria algum lugar aqui no Brasil que tem com valores mais em conta, teria algum automóvel do Brasil que usam as mesmas mangueiras ?? Obrigado, aguardo...
Carlos A Paim Jr
06/05/2013, 17:55
Pessoal, boa tarde
Semana passada fiz mais uma etapa de revisões em minha Land e troquei todas as mangueiras do sistema de arrefecimento, bem como aqueles bujões do radiador e do cabeçote, pois os que estavam lá eram de plástico.
Achei as mangueiras muito caras, pois só naquela grande, que tem um monte de ramificação, paguei 500 estalecas, é isso mesmo, o cara me falou que por falta de peças ela subiu muito, antes era vendida de 340.
Apreveitei e tirei um vazamento na caixa de tração, lavagem completa e troca de água com adição de fluido do radiador.
Fiquei satisfeito com o serviço, mas achei caro, também troquei a bomba de vácuo e me custou 1100, comparei com os preços do ML e estão compátiveis.
Agora ta vazando muito óleo nas mangueiras do hidráulico, inclusive o carro ta na oficina para arrumar, começou do nada, mas vamos ver no que vai dar.
Abração
carlosth
15/06/2013, 15:11
quando fiz esse DIY troquei a junta e coloquei silicone cinza tanto na junta P como na da bomba d'agua!!!!!
petcho,
Quando você fez o DIY na troca da bomba d'água de sua viatura, tem que verificar entrada de ar no sistema?
Estou precisando fazer este serviço aqui em casa pois a minha bomba começou a pingar pelo eixo da polia e quando liguei pro mecânico ele disse pra levar lá na oficina pois depois que tira e coloca a nova precisa tirar o ar do sistema...
Como faz isso?
Não quero levar lá pois alem dos valores da peça (que só pode ser peça da oficina - distribuidora beermarch) vai vir a MO também onde posso economizar mto. Sendo que posso fazer isso aqui em casa... Tenho ferramentas, espaço e coragem... Só falta o conhecimento destes detalhes, etc...
abrasss
petcho,
Quando você fez o DIY na troca da bomba d'água de sua viatura, tem que verificar entrada de ar no sistema?
Estou precisando fazer este serviço aqui em casa pois a minha bomba começou a pingar pelo eixo da polia e quando liguei pro mecânico ele disse pra levar lá na oficina pois depois que tira e coloca a nova precisa tirar o ar do sistema...
Como faz isso?
Não quero levar lá pois alem dos valores da peça (que só pode ser peça da oficina - distribuidora beermarch) vai vir a MO também onde posso economizar mto. Sendo que posso fazer isso aqui em casa... Tenho ferramentas, espaço e coragem... Só falta o conhecimento destes detalhes, etc...
abrasss
Desculpe a intromissão ,
Não tem segredo na retirada de ar do sistema, que sai pelos bujões do radiador e da válvula termostática. Vai enchendo pelo vaso de expansão, a agua vai sair primeiro pelo radiador, e depois pela válvula. Recomendo seguir as instruções do workshop manual, lá está bem claro.
Cuidado para não espanar os parafusos da bomba, use a ferramenta correta e de boa qualidade. Não use chave de boa. As vezes também, quando se troca bomba d'água a junta "P" que vai no bloco fica danificada e começa a vazar por ai. Neste caso tem que se trocar também esta junta. Te tudo lá no workshop manual.
Espero ter ajudado.
Abs
Sergio
carlosth
15/06/2013, 18:26
Fala Sergio,
Aqui não há intromissão de ninguém... As informações são de todos.
vou analisar o manual e ver se animo de realizar tal processo.
só me tira uma duvida, vou enchendo o vaso de expansão com o motor funcionando?
me desculpe a ignorância... Rsrsrsr
abrassss
Fala Sergio,
Aqui não há intromissão de ninguém... As informações são de todos.
vou analisar o manual e ver se animo de realizar tal processo.
só me tira uma duvida, vou enchendo o vaso de expansão com o motor funcionando?
me desculpe a ignorância... Rsrsrsr
abrassss
Eu faço assim, com o motor desligado vou enchendo o vaso de expansão até a água aparecer lá no buraco radiador, depois ligo o motor e vou completando, fecho o bujão do radiador e vou colocando àgua até derramar pelo buraco da válvula termostática, coloco mais um pouco para sair mais agua por ali e eventual ar que estiv er no sistema, depois fecho o bujão e deixo a guá no nível correto do vaso. (Onde se lê água, leia-se solução água desmineralizada + aditivo, 50%-50%).
É super simples.
O mas chato de tudo é soltar os parafusos da bomba dÄgua rsss.
Abs
Sergio
Abs
Sergio
carlosth
15/06/2013, 22:33
Ok Sergio,
Então vou mexer com isso na segunda... Vou na revenda MWM aqui de BH comprar a bomba e a junta e mandar ver.
amanhã vou preparar e adiantar o serviço já retirando a polia, bomba antiga e deixar tudo limpo.
Vou ver se consigo comprar tb o tal silicone liquido para usar na junta.
depois posto os resultados.
valeu Sergio pelas orientações...
Eu faço assim, com o motor desligado vou enchendo o vaso de expansão até a água aparecer lá no buraco radiador, depois ligo o motor e vou completando, fecho o bujão do radiador e vou colocando àgua até derramar pelo buraco da válvula termostática, coloco mais um pouco para sair mais agua por ali e eventual ar que estiv er no sistema, depois fecho o bujão e deixo a guá no nível correto do vaso. (Onde se lê água, leia-se solução água desmineralizada + aditivo, 50%-50%).
É super simples.
O mas chato de tudo é soltar os parafusos da bomba dÄgua rsss.
Abs
Sergio
Abs
Sergio
Ok Sergio,
Então vou mexer com isso na segunda... Vou na revenda MWM aqui de BH comprar a bomba e a junta e mandar ver.
amanhã vou preparar e adiantar o serviço já retirando a polia, bomba antiga e deixar tudo limpo.
Vou ver se consigo comprar tb o tal silicone liquido para usar na junta.
depois posto os resultados.
valeu Sergio pelas orientações...
Não esqueça de ver no manual. Ajuda muito. Outra coisa que lembrei agora. Os parafusos são de tamanhos diferentes, guarde bem de onde eles são para coloca-los exatamente nos buracos certos.
Abs
Sergio
Este Vídeo pode ajudar. Ë sobre a torca da bomba de um 200 Tdi, mas o procedimento para o 300 Tdi é mesmo.
Water pump remove and refit to the 200tdi discovery engine - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=OJHDNT9iEWc&list=PLB02FB13D4D98A1A8)
Eduardo Tescarollo
17/06/2013, 09:33
Ok Sergio,
Então vou mexer com isso na segunda... Vou na revenda MWM aqui de BH comprar a bomba e a junta e mandar ver.
amanhã vou preparar e adiantar o serviço já retirando a polia, bomba antiga e deixar tudo limpo.
Vou ver se consigo comprar tb o tal silicone liquido para usar na junta.
depois posto os resultados.
valeu Sergio pelas orientações...
Carlos, cuidado, na revenda MWM vão te vender a bomba com rotor de plastico, como diz o mestre Clemente é uma bomba relógio, eu mesmo fui testemunha da explosão!!!!
Abs.
Carlos, desculpa a demora!!!!
é isso mesmo que o pessoal falou, quando se troca a bomba dagua tem que completar a água mesmo, aproveita pra dar uma geral nisso, vê se tem mangueiras ruins, lava o radiador, etc... pra completar a água se tira os dois bujões de plastico (aproveita e troca logo por bujões de latão) e vai completando ate sair água pelo do radiador, fecha ele e completa ate sair pelo da válvula term. ai fecha e sai pra dar uma volta com o carro, quando voltar espera esfriar e completa o vaso ate o nível normal
se vai trocar a bomba dagua aproveita e troca logo a junta P (fica entre o suporte da bomba e o motor), o silicone que uso é da loctite cinza
qualquer divida estamos ai!!!
Abraço, Pedro
OBS: não se esqueça que a água tem q ser 50% água destilada 50% liquido para radiadores, o recomendado pelo manual é um da Havoline
carlosth
18/06/2013, 14:14
OPa Pedro,
Vou fazer o serviço amanhã. Vou ver se consigo um dia de folga pra fazer isso de dia, pois lá em casa a noite, a garagem não é bem iluminada.
Andei dando uma estudada no Workshop manual, observei o trajeto do ciclo da água, como retirar a bomba, como montar e ainda com as suas orientações...
Fim de semana posto os resultados.
Abrasss
carlosth
21/06/2013, 16:32
Vê se podem me ajudar nessa...
ainda não fiz o serviço da troca da bomba e aproveitei que estava passando na avenida onde fica a minha oficina fui lá conversar com os mecânicos para que eles me mostrem como fazer o serviço em casa... Mesmo pq o carro está parado na garagem e não quero chamar guincho pra levar pra oficina...
Daí eles me mostraram todo o procedimento entretanto disseram que vou ter que tirar o ventilador do radiador para retirar a polia abaixo do alternador pois atrás dela tem dois parafusos da bomba dagua que fazem parte do suporte. Mas para tirar o ventilador preciso daquela chave de 32" especial (que só vende na paddock) que tem tipo uma depressão a sua aste para o encaixe no eixo central do mesmo.
Procede essa informação?
Preciso tirar o ventilador? Ou será que consigo retirar essa polia sem retirar o ventilador...
abrasss
Carlos, essa informação não procede de forma alguma, já fiz esse DIY e não retirei o ventilador, é claro que ficaria mais fácil pois teria mais espaço pra trabalhar, mas não é necessário!!!!
carlosth
21/06/2013, 20:00
Opa Pedro,
imaginei que seria conversa deles... Sou magro e meus braços e minha mão não é grande ou gorda e eu ainda disse:"mas tem certeza que precisa tirar a polia inferior? Mesmo com minha mão pequena, será que não consigo fazer o serviço?"
Responderam que não pois dos 8 parafusos da bomba iam faltar 2 que estão atras desta polia.
amanhã vou mexer então e ver o que dá...
darei noticias amanhã a noite.
Valeu meu amigo.
abrasss
Carlos, a polia inferior(da bomba hidráulica) deve sim ser retirada para que tenha acesso a todos os parafusos!!!! o que nao precisa tirar é o ventilador que fica em outra polia.
para facilitar a retirada das polias, afrouxe os parafusos com a correia poli V ainda no lugar, pq se não fica muito difícil trava-las, e um dos parafusos da parte de baixo do suporte da bomba é passante, então vc terá que segurar a porca do outro lado com uma chave
417954
Abraço, Pedro
carlosth
22/06/2013, 14:19
Carlos, a polia inferior(da bomba hidráulica) deve sim ser retirada para que tenha acesso a todos os parafusos!!!! o que nao precisa tirar é o ventilador que fica em outra polia.
para facilitar a retirada das polias, afrouxe os parafusos com a correia poli V ainda no lugar, pq se não fica muito difícil trava-las, e um dos parafusos da parte de baixo do suporte da bomba é passante, então vc terá que segurar a porca do outro lado com uma chave
417954
Abraço, Pedro
Oi Pedro e colegas de forum,
comecei a mexer agora... Consegui afrouxar os tres parafusos da polia da bomba agora os tres da polia da hidraulica tá fod$@... A polia escorrega. Tem algum macete ou tenho que firmar com a correia mesmo?
acho que tirando isso vai ser mole, mole essa troca de bomba dagua.
abrass
Oi Pedro e colegas de forum,
comecei a mexer agora... Consegui afrouxar os tres parafusos da polia da bomba agora os tres da polia da hidraulica tá fod$@... A polia escorrega. Tem algum macete ou tenho que firmar com a correia mesmo?
acho que tirando isso vai ser mole, mole essa troca de bomba dagua.
abrass
Carlos, não me lembro muito bem mas eu acho que não tive problemas para soltar a polia, na verdade eu tirei o ventilador. Tive problemas foi para soltar os parafusos da bomba dágua. Tente segurar com a correia ou travar com uma chave de fenda bem grande. Outra idéia é colocar um pouco de WD na cabeça dos parafusos ou óleo de freio. Mas pelo horário que vc escreveu já deve ter resolvido, boa sorte.
Abs
Sergio
Carlos, esse vídeo mostra todo o processo, ve se te ajuda!!!
Replacing the P gasket PET 100790 - 300tdi engine Land Rover - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=OKIpJYEe2Ms)
Carlos,
afaste a correia da polia, dê uma rápida borrifada com spray preto e rapidamente coloque a correia no lugar. Pronto ela para de escorregar e tudo dá certo! Com uma chave 10 sextavada (para não espanar a cabeça do parafuso) dê um rápido golpe na chave (com a mão) e cada um dos parafusos vai se soltar. O mesmo vale para a polia da DH.
Não bata na b. d'água para solta-la. Use uma ferramenta grande apoiada entre parte superior da bomba e seu alojamento (torcendo), do contrário você pode destruir a junta entre o bloco do motor e o alojamento da bomba, a famigerada junta "P".
Boa sorte
Abs
Clemente
Oi Pedro e colegas de forum,
comecei a mexer agora... Consegui afrouxar os tres parafusos da polia da bomba agora os tres da polia da hidraulica tá fod$@... A polia escorrega. Tem algum macete ou tenho que firmar com a correia mesmo?
acho que tirando isso vai ser mole, mole essa troca de bomba dagua.
abrass
carlosth
22/06/2013, 23:11
Carlos,
afaste a correia da polia, dê uma rápida borrifada com spray preto e rapidamente coloque a correia no lugar. Pronto ela para de escorregar e tudo dá certo! Com uma chave 10 sextavada (para não espanar a cabeça do parafuso) dê um rápido golpe na chave (com a mão) e cada um dos parafusos vai se soltar. O mesmo vale para a polia da DH.
Não bata na b. d'água para solta-la. Use uma ferramenta grande apoiada entre parte superior da bomba e seu alojamento (torcendo), do contrário você pode destruir a junta entre o bloco do motor e o alojamento da bomba, a famigerada junta "P".
Boa sorte
Abs
Clemente
Oi Pedro,
eu já tinha baixado este video antes... Nele dá pra ver comomse faz mesmo. Valeu pela ajuda.
Clemente,
spray preto eu não tenho aqui em casa, mas será que uma loctite preta tambem resolve?
Quanto a retirada da bomba, é só ir desencaixando a bomba por cima com uma chave de fenda grande resolve não?
só pra informar, ainda estou na mesma. Vou voltar a mexer amanhã pois bateu uma preguiça depois de ficar horas e horas tentando uma alternativa para travar a polia. Vou ver se essa dica do Clemente resolve. Acho que sim...
abrassss
scadufax
22/06/2013, 23:14
Oi Carlos,
fiz este job estes dias ... tirei as fotos .... pena que vi seu post só hoje ... vou postar as fotos para facilitar a vida de outros:
418161418150418152
Ferramenta na mão (chave de fenda, chave 10, chave 15 para esticador da correia, estilete, lixa, graxa de cobre, silicone cinza, tinta spray preto, bomba d'água - esta foi com rotor de plástico, era o que tinha na mão, tinha que fazer uma viagem - a recomendada pelo Clemente chegou 10 dias depois, está no estoque)
418151418156418157
soltar mangueira superior, afrouxe os parafusos da polia da bomba d'água e da polia inferior (bomba hidráulica)
um pouco de tinta spray na polia ajuda a prender e não patina (dica do Clemente que tive que utilizar)
418162418166418167
depois de afrouxar utilizar uma chave 15 para puxar o esticador e soltar a correia poli V, soltar a bomba d'água sem bater, com jeitinho
418168418172418173418174
limpar, lixar, aplicar uma camada fina de silicone cinza na borda da bomba, assentar a junta, aplicar mais uma camada fina sob a junta
418180418182418186
besuntar os parafusos com graxa de cobre (previne corrosão dos mesmos), um pouco no tubo da água do ar quente também ajuda, parafusa a bomba, parafusa as polias
418187418188
volta a correia para o local (chave 15 no esticador ... etc), depois de 1h e 54 min, job realizado ....
t+
carlosth
22/06/2013, 23:17
Oi Carlos,
fiz este job estes dias ... tirei as fotos .... pena que vi seu post só hoje ... vou postar as fotos para facilitar a vida de outros:
418063418064418065
Ferramenta na mão (chave de fenda, chave 10, chave 15 para esticador da correia, graxa de cobre, silicone cinza, tinta spray preto, bomba d'água - esta foi com rotor de plástico, era o que tinha na mão, tinha que fazer uma viagem - a recomendada pelo Clemente chegou 10 dias depois, está no estoque)
418078418082418083
soltar mangueira superior, afrouxe os parafusos da polia da bomba d'água e da polia inferior (bomba hidráulica)
um pouco de tinta spray na polia ajuda a prender e não patina (dica do Clemente que tive que utilizar)
418090418091418095
depois de afrouxar utilizar uma chave 15 para puxar o esticador e soltar a correia poli V, soltar a bomba d'água sem bater, com jeitinho
418099418100418101418105
limpar, lixar, aplicar uma camada fina de silicone cinza na borda da bomba, assentar a junta, aplicar mais uma camada fina sob a junta
418106418110418111418112
besuntar os parafusos com graxa de cobre (previne corrosão dos mesmos), um pouco no tubo da água do ar quente também ajuda, parafusa a bomba, parafusa as polias
418117418118
volta a correia para o local (chave 15 no esticador ... etc), depois de 1h e 54 min, job realizado ....
t+
oi scadufax,
tente anexar as fotos de novo no modo avançado por favor. Pois ainda está dando pau no forum depois da mudança.
Com certeza vou precisar delas para me auxiliar aqui...
E outra duvida scadufax: e a retirada do ar do sistema apos o job feito. Como foi realizado?
Abrasss..
Pedro, você pode usar uma uma barra entre os parafusos para travar a polia, mas não gosto desta opção pois corre-se o risco de arranhar algo, ainda que o efeito seja cosmético..
Qualquer coisa em spray que seque serve. Seja cola 3m em spray, tinta em spray ou até mesmo um mínimo de água (bem pouco de umidade) para garantir a aderência...
Aqui em casa uso tinta em spray preta que uso para pintar as batidas de pedra no chassi.
Abs
Clemente
Oi Pedro,
eu já tinha baixado este video antes... Nele dá pra ver comomse faz mesmo. Valeu pela ajuda.
Clemente,
spray preto eu não tenho aqui em casa, mas será que uma loctite preta tambem resolve?
Quanto a retirada da bomba, é só ir desencaixando a bomba por cima com uma chave de fenda grande resolve não?
só pra informar, ainda estou na mesma. Vou voltar a mexer amanhã pois bateu uma preguiça depois de ficar horas e horas tentando uma alternativa para travar a polia. Vou ver se essa dica do Clemente resolve. Acho que sim...
abrassss
carlosth
23/06/2013, 00:01
Pedro, você pode usar uma uma barra entre os parafusos para travar a polia, mas não gosto desta opção pois corre-se o risco de arranhar algo, ainda que o efeito seja cosmético..
Qualquer coisa em spray que seque serve. Seja cola 3m em spray, tinta em spray ou até mesmo um mínimo de água (bem pouco de umidade) para garantir a aderência...
Aqui em casa uso tinta em spray preta que uso para pintar as batidas de pedra no chassi.
Abs
Clemente
Beleza Clemente...
Vou tentar amanha cedo alguma de suas dicas...
outra coisa: e como se tira o ar do sistema? O mecânico disse pra retirar a mangueira mais fina que entra na valvula termostatica e ir enchendo o reservatorio até sair agua lá... Mas observando bem, essa mangueira fina vem direto do reservatório antes de passar em algum outro lugar do motor...
Tenho que fazer isso com o motor ligado?
desculpem a minha ignorancia meus amigos...
abrass
scadufax
23/06/2013, 00:39
Carlos,
no meu caso, para retirar o ar do sistema, motor desligado, abri o bujão do radiador e completei com fluido + água desmineralizada até vazar.
Se o seu bujão ainda é de plástico tenha cuidado ao remover.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSdY3knhQrK-IaHWDx4dVnfL0BwVVWHcnXhCU5HuekmzeL9TgIKFwhttps://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQgrGI_WLVYh0yVqdn10UprBcPbVhlD-_ZPtFsmIAgWOC6bgefrtw
Carlos
Troquei três vezes a bomba d'água em nenhuma delas retirei o suporte onde se utiliza a junta "P", para vedar usei somente a junta de papelão que acompanha.
Recomendo fazer o seguinte:
- Retire o fluido de arrefecimento pela mangueira inferior do radiador, abrindo antes o vaso de expansão e os dois plugs, um do radiador e outro onde está a válvula termostática.
- Retire as mangueiras necessárias para acessar as polias e retirar a bomba d'água.
- Afrouxe os parafusos das polias da bomba d'água e a da bomba da direção hidráulica.
- Retire a correia de acionamento da bomba d'água.
- Retire as duas polias, como não esta conseguindo retirar os parafusos de uma, uma alavanca entre dois parafusos da forma de % e com a chave no terceiro tenta com golpes secos folgar o mesmo.
- Retire e limpe os oito parafusos da bomba, anota ou memoriza a posição dos três mais compridos.
- Se não retirou o parafuso para drenar o fluido que ficou no bloco, aproveite que a bomba está fora e pelo buraco do recalque, com uma mangueira com água da torneira lave o fluido que ficou no bloco do motor e passe água por todos os pontos que estão abertos do circuito. Quando parar de sair o liquido velho, coloque pelo buraco de recalque da bomba dois litros de água destilada para expulsar a água da torneira que ficou.
- Com uma espátula limpe o assento da junta no bloco e umedeça com óleo, o mesmo faz no assento da bomba.
- Coloque a bomba com junta e encoste e depois aperte os parafusos em forma alternada.
- Monte as mangueiras.
- Se vai utilizar o fluido concentrado, prepare num balde cinco litros do concentrado com três litros de água e abasteça vagarosamente o sistema pelo vaso de expansão. Quando começar a sair liquido pela abertura do radiador coloque o plug de METAL, continua enchendo até sair pela abertura da termostática, coloque o plug de METAL e continua enchendo até esvaziar o balde. Complete até o nível com água destilada.
Liga o motor por uns minutos, se o nível descer, completa novamente com água destilada.
Agora roda uns 40 km, espera esfriar e verifica se precisa completar o nível novamente.
carlosth
25/06/2013, 15:31
Bom... Primeiramente gostaria de agradecer muito, mas muito mesmo, a todos aqui o auxílio me prestado....
Mas vamos lá...
Não consegui fazer a troca da dita cuja da bomba no fim de semana. :freaking:
Não conseguir tirar de forma alguma dois ultimos parafusos da polia da bomba hidráulica. Que coisa hein?!:-?
Fiz de tudo:
- Usei spary fosco (que pintamos parachoques) na polia para ver se segurava a correia - nada feito, continuava escorregando
- Usei uma alavanca entre dois parafusos tipo o % - nada feito, não consegui travar a polia
- Usei WD neles - nada
- Amarrei a correia com uma tira de pano nas duas extremidades para fazer tipo uma "pressão" - nada e a po%$$¨ra da polia continuava a escorregar...
Acabei fude*&#$%do minha chave de 10mm de tanto que forcei. De duas uma, ou a qualidade de minha ferramenta é horrível ou o FDP que parafusou esses parafusos veio lá na Rússia e arrochou todos eles de forma que só uma revolver de pressão tira...
Então acabei levando o carro pra oficina. :sad:
E foi 3 horas de serviço. Ainda pedi pra trocar todo a água do sistema.
Novamente, reitero o meu agradecimento na ajuda de todos e vou ver se compro uma chave catraca melhor e com uma boca de 10mm de melhor qualidade rsrsrsrsr...
Segue foto da bomba antiga... ela tava danificada no eixo mesmo...
418966
418967
Então é isso...
Abraço a todos...
Waldmartins
27/06/2013, 01:12
Bom... Primeiramente gostaria de agradecer muito, mas muito mesmo, a todos aqui o auxílio me prestado....
Mas vamos lá...
Não consegui fazer a troca da dita cuja da bomba no fim de semana. :freaking:
Não conseguir tirar de forma alguma dois ultimos parafusos da polia da bomba hidráulica. Que coisa hein?!:-?
Fiz de tudo:
- Usei spary fosco (que pintamos parachoques) na polia para ver se segurava a correia - nada feito, continuava escorregando
- Usei uma alavanca entre dois parafusos tipo o % - nada feito, não consegui travar a polia
- Usei WD neles - nada
- Amarrei a correia com uma tira de pano nas duas extremidades para fazer tipo uma "pressão" - nada e a po%$$¨ra da polia continuava a escorregar...
Acabei fude*&#$%do minha chave de 10mm de tanto que forcei. De duas uma, ou a qualidade de minha ferramenta é horrível ou o FDP que parafusou esses parafusos veio lá na Rússia e arrochou todos eles de forma que só uma revolver de pressão tira...
Então acabei levando o carro pra oficina. :sad:
E foi 3 horas de serviço. Ainda pedi pra trocar todo a água do sistema.
Novamente, reitero o meu agradecimento na ajuda de todos e vou ver se compro uma chave catraca melhor e com uma boca de 10mm de melhor qualidade rsrsrsrsr...
Segue foto da bomba antiga... ela tava danificada no eixo mesmo...
418966
418967
Então é isso...
Abraço a todos...
Oi Carlos,
onde fez o servico? (So de curiosidade mesmo)
Abs
Wald
carlosth
27/06/2013, 11:30
Oi Carlos,
onde fez o servico? (So de curiosidade mesmo)
Abs
Wald
Fala Wald
Foi lá na HP 4x4 mesmo...
Seguem fotos, agora funcionando, da bomba danificada.419184
419185
Abrasss
Waldmartins
27/06/2013, 12:25
Fala Wald
Foi lá na HP 4x4 mesmo...
Seguem fotos, agora funcionando, da bomba danificada.419184
419185
Abrasss
Hum...pensei que ia testar os servicos do rogerio...rsrs
Entao ja imagino a facada...rsrs
Abs
Wald
Eduardo Tescarollo
27/06/2013, 13:14
Fala Wald
Foi lá na HP 4x4 mesmo...
Seguem fotos, agora funcionando, da bomba danificada.419184
419185
Abrasss
É o mesmo que aconteceu com a minha. Uma simples chaveta resolveria o problema, o rotor não viraria em falso, quem sabe o fabricante não resolve fazer isto.
carlosth
06/07/2013, 19:11
Hum...pensei que ia testar os servicos do rogerio...rsrs
Entao ja imagino a facada...rsrs
Abs
Wald
hehehehehe... Até que não foi muito caro! tive que trocar o liquido de arrefecimento. MO mais 3 litros desse liquido deu R$ 275,00.
Da próxima eu vou lá no Rogério sim.
E agora imagina a próxima cena:
Peguei o carro na sexta passada e no Fim de semana aproveito e vou fazer um passeio pros lados de Casa Branca. Rodo o sábado inteiro em estrada de terra, bem basico... quando chego em casa, depois de umas 4 horas do carro parado vou na garagem pra pegar uma coisa dentro do Defender e vejo uma poça dágua embaixo do carro... PQP vazou pela junta P (revolver). Fiquei muito puto. Revoltado! Desânimo total... Quase perdi o tesão no carro por causa disto.
Visto que todos aqui falaram pra trocar essa junta aproveitando a troca da bomba. E não fiz, seguindo a orientação do mecânico: "se não tá vazando, melhor nem mexer..."
Levei de novo o carro na HP, troquei a junta e aproveitei e mandei ver na troca dos selos dos motor. Estavam todos podres e mais cedo ou mais tarde iam me deixar na mão igual a você na sua viatura. Facada agora foi: R$ 1000,00. Trocou a água toda do arrefecimento novamente, junta P, selos ( se não me engano 4 ou 5) do motor, corrigiu um vazamento no manômetro do turbo e a mão de obra.
Afff... ESPERO que agora não me dê mais trabalho e prejuizo pois senão desanimo mais ainda...
Mas é isso....
Alessandro Lira Perez
10/10/2015, 16:00
hehehehehe... Até que não foi muito caro! tive que trocar o liquido de arrefecimento. MO mais 3 litros desse liquido deu R$ 275,00.
Da próxima eu vou lá no Rogério sim.
E agora imagina a próxima cena:
Peguei o carro na sexta passada e no Fim de semana aproveito e vou fazer um passeio pros lados de Casa Branca. Rodo o sábado inteiro em estrada de terra, bem basico... quando chego em casa, depois de umas 4 horas do carro parado vou na garagem pra pegar uma coisa dentro do Defender e vejo uma poça dágua embaixo do carro... PQP vazou pela junta P (revolver). Fiquei muito puto. Revoltado! Desânimo total... Quase perdi o tesão no carro por causa disto.
Visto que todos aqui falaram pra trocar essa junta aproveitando a troca da bomba. E não fiz, seguindo a orientação do mecânico: "se não tá vazando, melhor nem mexer..."
Levei de novo o carro na HP, troquei a junta e aproveitei e mandei ver na troca dos selos dos motor. Estavam todos podres e mais cedo ou mais tarde iam me deixar na mão igual a você na sua viatura. Facada agora foi: R$ 1000,00. Trocou a água toda do arrefecimento novamente, junta P, selos ( se não me engano 4 ou 5) do motor, corrigiu um vazamento no manômetro do turbo e a mão de obra.
Afff... ESPERO que agora não me dê mais trabalho e prejuizo pois senão desanimo mais ainda...
Mas é isso....
Boa tarde amigos. Estou numa daquelas super enrascadas. Gostaria de contar com a ajuda dos amigos. Fui trocar minha bomba hidráulica e descobri que minha junta T esta com um pequeno vazamento. Após todo o procedimento ocorrendo tudo bem.( retirada do viscoso, radiador, polias, bomba hidráulica). Um dos parafusos que seguram a bomba de água e junta T não quer sair de jeito nenhum. A cabeça do parafuso quebrou. Só sobrou um pedacinho do corpo do parafuso preso ao bloco do motor. O que faço amigos?
Pesquisa no Google "sacar parafusos quebrados", aparecem várias alternativas.
Alessandro Lira Perez
10/10/2015, 18:13
Pesquisa no Google "sacar parafusos quebrados", aparecem várias alternativas.
Valeu Hugo. Vou dar uma olhada!
Essa deu até uma desanimada. Deixa eu dar uma corrigida. A junta que estava com vazamento é a P ( revolver ).
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