Ver Versão Completa : Sérias Dúvidas Aquisição TR4 Flex AT 2012 Zero Km
Carlos_EXL
13/03/2012, 09:39
Olás!
Sou novo aqui no forum e gostaria de obter algumas informações dos colegas.
Tenho lido diversas mensagens no www.reclameaqui.com.br (http://www.reclameaqui.com.br) com relatos aterrorizadores a respeito do veículo Pajero TR4 AT Flex.
Há relatos de falhas no sistema de freios, veículo acelerando "sozinho" sem controle ou desligando "sozinho" no meio da estrada e só religando minutos depois, falta de "força" (muitos dizem que "não anda nada e nem tem torque" apesar de o motor ser 2.0). :shock:
Atualmente possuo um NewFit EXL-AT sequencial (que nunca apresentou qq tipo de problema, além de atendimento pós-venda nas concessionárias Honda nota 10), mas estava considerando a hipótese de mudar para outro tipo de veículo, mais robusto e 4x4, mas que não fosse muito grande.
Tais reclamações tão efusivas procedem? Colegas que possuem TR4s flex AT estão satisfeitos com seus veículos?
Abraços, aguardo informações sinceras,
Carlos_EXL
Gabriel Pereira
13/03/2012, 20:55
Olás!
Sou novo aqui no forum e gostaria de obter algumas informações dos colegas.
Tenho lido diversas mensagens no www.reclameaqui.com.br (http://www.reclameaqui.com.br) com relatos aterrorizadores a respeito do veículo Pajero TR4 AT Flex.
Há relatos de falhas no sistema de freios, veículo acelerando "sozinho" sem controle ou desligando "sozinho" no meio da estrada e só religando minutos depois, falta de "força" (muitos dizem que "não anda nada e nem tem torque" apesar de o motor ser 2.0). :shock:
Atualmente possuo um NewFit EXL-AT sequencial (que nunca apresentou qq tipo de problema, além de atendimento pós-venda nas concessionárias Honda nota 10), mas estava considerando a hipótese de mudar para outro tipo de veículo, mais robusto e 4x4, mas que não fosse muito grande.
Tais reclamações tão efusivas procedem? Colegas que possuem TR4s flex AT estão satisfeitos com seus veículos?
Abraços, aguardo informações sinceras,
Carlos_EXL
Carlos,
Eu era proprietário de um Honda Civic LXS 2008 antes de adquirir uma TR4 4x4 AT 2012 0km.
Também há na família um FIT EX AT 2010, conheço bem o carro e acho que meu relato pode ser de alguma utilidade.
A comparação entre o FIT x TR4 não pode ser realizada, pois são dois veículos de aplicações diferentes.
O FIT é um carro econômico, espaçoso, confortável, ágil, além de contar com o atendimento diferenciado da Honda.
Não vou dizer que a TR4 é o oposto, mas digo que ela é um Jipe. Com todos prós e contras que isso traz.
A melhor definição que eu li sobre a TR4 é que é um Jipe convortável, mas um carro desconfortável.
Significa dizer que gasta mais, é amarrada na estrada, não tem o mesmo fôlego do que um carro de passeio. Não é confortável para os passageiros do banco de trás. Viajar longas distâncias com 4 pessoas, creio que seja quase impossível. Em compensação tem tração 4x4 e reduzida, não te deixa na mão em qualquer areia ou barro, é um carro alto, dá uma (falsa) sensação de segurança e superioridade no trânsito e topa (quase) qualquer parada.
Porque troquei meu Civic? Necessidade de ter um carro que pudesse chegar na beira da praia e voltar, rebocando 500kg sem me deixar atolado. Queria um completo, AT, gasolina e 4x4. Posso dizer que estou satisfeito, pois o carro me proporciona o que eu preciso.
Agora, se não usasse a TR4 nessas condições, não compraria uma TR4 para andar somente na cidade e/ou realizar viagens. Se o seu caso é esse, nem pense em trocar seu FIT, até porque o seu é o mais completo e o mais cheio de mimos.
Para ter uma TR4 acredito que seja imprescindível utilizar os predicados que fazem dela uma boa camionete 4x4. Até nem consigo entender como vendem ela em versão 4x2.
Um abraço.
Carlos_EXL
14/03/2012, 09:13
Carlos,
Eu era proprietário de um Honda Civic LXS 2008 antes de adquirir uma TR4 4x4 AT 2012 0km.
Também há na família um FIT EX AT 2010, conheço bem o carro e acho que meu relato pode ser de alguma utilidade.
A comparação entre o FIT x TR4 não pode ser realizada, pois são dois veículos de aplicações diferentes.
O FIT é um carro econômico, espaçoso, confortável, ágil, além de contar com o atendimento diferenciado da Honda.
Não vou dizer que a TR4 é o oposto, mas digo que ela é um Jipe. Com todos prós e contras que isso traz.
A melhor definição que eu li sobre a TR4 é que é um Jipe convortável, mas um carro desconfortável.
Significa dizer que gasta mais, é amarrada na estrada, não tem o mesmo fôlego do que um carro de passeio. Não é confortável para os passageiros do banco de trás. Viajar longas distâncias com 4 pessoas, creio que seja quase impossível. Em compensação tem tração 4x4 e reduzida, não te deixa na mão em qualquer areia ou barro, é um carro alto, dá uma (falsa) sensação de segurança e superioridade no trânsito e topa (quase) qualquer parada.
Porque troquei meu Civic? Necessidade de ter um carro que pudesse chegar na beira da praia e voltar, rebocando 500kg sem me deixar atolado. Queria um completo, AT, gasolina e 4x4. Posso dizer que estou satisfeito, pois o carro me proporciona o que eu preciso.
Agora, se não usasse a TR4 nessas condições, não compraria uma TR4 para andar somente na cidade e/ou realizar viagens. Se o seu caso é esse, nem pense em trocar seu FIT, até porque o seu é o mais completo e o mais cheio de mimos.
Para ter uma TR4 acredito que seja imprescindível utilizar os predicados que fazem dela uma boa camionete 4x4. Até nem consigo entender como vendem ela em versão 4x2.
Um abraço.
Olá Gabriel, como vai?
Em primeiro lugar obrigado pela resposta.
Eu estou plenamente ciente de que se trata "de outro tipo de veículo", como postei na msg anterior. O fato é que não há um "4x4 de verdade" pequeno no mercado nacional (e com ampla rede de concessionárias) e sim apenas SUVs que não têm, por óbvio, a mesma suposta robustez.
O foco das minhas dúvidas está na qualidade do veículo mesmo devido à quantidade imensa de reclamações referentes aos TR4 ATs 4x4 flex de 2010 pra cá referentes à segurança (freios, carro desligando sozinho), desalinhamentos e por aí vai, tudo em carros zero km saindo da concessionária! Gostaria de saber se foram alguns poucos "azarados" ou se é comum esses abacaxis com os TR4s. Em caso afirmativo, nem pensar, pois retrata um descaso da importadora/montadora (os TR4s são montados em Goiás) que vão desde a linha de montagem até os serviços prestados pelas concessionárias.
O fato de um veículo ser "um jipinho" não justifica ter uma série de defeitos de fábrica e outros intermitentes, concorda? Pra mim tá mais pra erro de projeto, eventualmente, e falta de treinamento dos mecânicos "especializados" que, resumindo, resultam, se verdadeiros, em total desrespeito com o consumidor brasileiro de um veículo em torno de R$ 80 mil. Pelo visto, os proprietários dos "IOs" não tiveram tal desprazer, provavelmente por ser importado à época.
Abraços,
Carlos_EXL
gigio 10
14/03/2012, 14:59
Carlos,
Já pensou num Suzuki Jimmy?
Acho o suzukinho mais "honesto"
Viajei com os dois , achei o TR4 com motor fraco e beberrão
O jimmy achei um pouco mais honesto em relação custo-benefício.
Abraços
Olá Gabriel, como vai?
Em primeiro lugar obrigado pela resposta.
Eu estou plenamente ciente de que se trata "de outro tipo de veículo", como postei na msg anterior. O fato é que não há um "4x4 de verdade" pequeno no mercado nacional (e com ampla rede de concessionárias) e sim apenas SUVs que não têm, por óbvio, a mesma suposta robustez.
O foco das minhas dúvidas está na qualidade do veículo mesmo devido à quantidade imensa de reclamações referentes aos TR4 ATs 4x4 flex de 2010 pra cá referentes à segurança (freios, carro desligando sozinho), desalinhamentos e por aí vai, tudo em carros zero km saindo da concessionária! Gostaria de saber se foram alguns poucos "azarados" ou se é comum esses abacaxis com os TR4s. Em caso afirmativo, nem pensar, pois retrata um descaso da importadora/montadora (os TR4s são montados em Goiás) que vão desde a linha de montagem até os serviços prestados pelas concessionárias.
O fato de um veículo ser "um jipinho" não justifica ter uma série de defeitos de fábrica e outros intermitentes, concorda? Pra mim tá mais pra erro de projeto, eventualmente, e falta de treinamento dos mecânicos "especializados" que, resumindo, resultam, se verdadeiros, em total desrespeito com o consumidor brasileiro de um veículo em torno de R$ 80 mil. Pelo visto, os proprietários dos "IOs" não tiveram tal desprazer, provavelmente por ser importado à época.
Abraços,
Carlos_EXL
Carlos_EXL
14/03/2012, 15:43
Olá gigio
Até onde sei, o "importador" da Suzuki é o mesmo que representa a Mitsubishi aqui no nosso país (farinha do mesmo saco, portanto...). Entretanto, tenho lá minhas dúvidas qto à marca (no Brasil), concessionárias, disponibilidade de peças e serviços, assistência técnica, preços de seguro etc. Também acho o carro "feinho" e com um motor "pequeno" pra um 4x4, desculpe, além de não haver opção de câmbio AT pelo que sei.
Por isso continuo com as dúvidas a respeito do TR4 AT 4x4. As informações que me chegaram (por isso me cadastrei aqui no forum) não foram muito boas e me deixaram, no mínimo, preocupado, pois o investimento seria alto (próximo de R$ 80 mil!!).
Vou aguardar um pouco e colher mais informações... Queria um carro "mais alto", com tração 4x4 pra poder viajar pra determinados lugares de "acesso mais complicado" sem me preocupar em "raspar o carro" e coisas do gênero. O meu NewFit é eminentemente urbano, apesar de ser extremamente confiável e confortável, não tenho o que reclamar. O ideal, no fundo, seria ter os 2 veículos, mas no momento não é financeiramente viável pra mim...
Abraços, obrigado pela sugestão,
Carlos_EXL
gigio 10
14/03/2012, 16:19
Carlos,
Sinceramente , eu não poria 80 paus num TR4 nem a pau.
Achei o motor fraco , gastão , o câmbio At não ajuda.
Pra andar um pouco mais tem que desligar o ODR toda hora e aí sim o consumo vai pras alturas.
Viajei uns 400 km com um e realmente não compraria. Mas esse é o MEU gosto.
No teu lugar poria um pouco mais de grana e partiria pra uma picape a diesel, ou mesmo uma Triton V6 , que também bebe bem mas ao menos o motorzão dela é animal,compensa. Pena o câmbio At dela ser tão ruim.Ou , se não fizer questão de carro zero , garimparia uma seminova, acho um custo-benefício bem melhor que um TR4
Abraços.
Abraços
Cassio Cardoso
15/03/2012, 01:17
Eu comprei uma 2008 com câmbio manual 0 km, fiquei pouco mais de dois anos e meio com o carro, que gostei muito A única reclamação foi que me entregaram o carro desalinhado, que começou a gerar desgaste prematuro nos pneus, que resolvi fazendo um simples alinhamento em oficina de confiança. Se você curte o Fit, deve estrnhar um pouco a "pegada" do TR4, mas isso passa logo depois que escolher um destino esburacado, encontrar um lamaçal no meio do caminho ou até mesmo engatar o 4x4 no asfalto no meio de um temporal. Vendi o meu porque resolvi trocar por um Full usado. Se você não faz questão de carro 0 km, um Pajero Full a gasolina com três anos te uso tem preço bem próximo de um TR4 0km.
A TR4 2012 eu não compraria pq não tem mais a opção com câmbio manual. O câmbio automático da TR4 é uma porcaria (4 marchas e burro) e o carro não rende (não responde bem e bebe mais do que a manual).
A minha experiência é com uma 08/09 manual que está com 73mil km e não tenho do que reclamar. O motor não é dos mais econômicos (2.0 16v = giro em altas rotações o tempo todo). Faz 7.5km/l na estrada (gasolina/ar ligado) na minha tocada. Em questão de potência, é satisfatório na estrada (carregando até duas pessoas) e no off road não faz feio. A tração dela é fantástica, é o que o carro tem de melhor. Os freios funcionam muito bem, mesmo em estradas de terra param o carro. Acessórios que são imprescindíveis para mim: protetores de alumínio naval, reboque, quebra mato e estribo. Snorkel tb vai bem, apesar de não ser imprescindível.
Recomendo a TR4 apenas para quem realmente vai andar no off road. Caso contrário, é dinheiro jogado no lixo. Se for pra pegar alguns caminhos ruins de vez em quando eu iria de Gran Vitara. Mais conforto por praticamente o mesmo preço. O Jymmi eu já acho inferior: menor, menos potente e menos conforto do que a TR4, apesar do maior potencial off road. Mas tb é mais barato.
Não tive problemas relevantes no pós venda. Só pequenos ajustes, todos eles resolvidos na concessionária nas revisões e sem dor de cabeça. Tb não fiz nenhuma mannutenção além da rotina. E meu uso é 90% viagens, sendo 70% on road e 30% off road (estradas de terra e trilhas).
A TR4 é um dos melhores custos benefício no mercado pra quem quer um carro com aptidão off road e vai rodar com ele no dia a dia. Mas a MIT cagou com essa versão 2012 quando tiraram do mercado a manual 4x4. Na minha opinião, mataram o carro. Mas o Senhor Mercado é quem manda e tem até gente pra comprar uma TR4 4x2... tem gosto pra tudo.
Abs,
Lindóia
Carlos_EXL
15/03/2012, 11:00
A TR4 2012 eu não compraria pq não tem mais a opção com câmbio manual. O câmbio automático da TR4 é uma porcaria (4 marchas e burro) e o carro não rende (não responde bem e bebe mais do que a manual).
A minha experiência é com uma 08/09 manual que está com 73mil km e não tenho do que reclamar. O motor não é dos mais econômicos (2.0 16v = giro em altas rotações o tempo todo). Faz 7.5km/l na estrada (gasolina/ar ligado) na minha tocada. Em questão de potência, é satisfatório na estrada (carregando até duas pessoas) e no off road não faz feio. A tração dela é fantástica, é o que o carro tem de melhor. Os freios funcionam muito bem, mesmo em estradas de terra param o carro. Acessórios que são imprescindíveis para mim: protetores de alumínio naval, reboque, quebra mato e estribo. Snorkel tb vai bem, apesar de não ser imprescindível.
Recomendo a TR4 apenas para quem realmente vai andar no off road. Caso contrário, é dinheiro jogado no lixo. Se for pra pegar alguns caminhos ruins de vez em quando eu iria de Gran Vitara. Mais conforto por praticamente o mesmo preço. O Jymmi eu já acho inferior: menor, menos potente e menos conforto do que a TR4, apesar do maior potencial off road. Mas tb é mais barato.
Não tive problemas relevantes no pós venda. Só pequenos ajustes, todos eles resolvidos na concessionária nas revisões e sem dor de cabeça. Tb não fiz nenhuma mannutenção além da rotina. E meu uso é 90% viagens, sendo 70% on road e 30% off road (estradas de terra e trilhas).
A TR4 é um dos melhores custos benefício no mercado pra quem quer um carro com aptidão off road e vai rodar com ele no dia a dia. Mas a MIT cagou com essa versão 2012 quando tiraram do mercado a manual 4x4. Na minha opinião, mataram o carro. Mas o Senhor Mercado é quem manda e tem até gente pra comprar uma TR4 4x2... tem gosto pra tudo.
Abs,
Lindóia
Olá!
Pois é... Mas os problemas que tenho "levantado" estão na sua maioria relacionados aos modelos de 2010 pra cá e flex-fuel... Depois de perder um NF 2009/2010 em uma enchente aki no RJ, a "ansiedade" por um veículo pequeno e "mais alto" e "com recursos" pra se sair melhor em pisos molhados, mesmo na cidade, ficou maior... Infelizmente não abro mão de câmbios AT - é muito difícil "voltar" pra câmbio mecânico depois que nos acostumamos com os automáticos, principalmente os sequenciais (inexistentes nas TR4s)...
Quem sabe daqui a algum tempo surge um "novo projeto" da TR4 contornando tais "problemas" e com mais recursos/confortos?
Também levo muito em consideração a rede de concessionárias/oficinas "oficiais". Outras marcas, como a que você citou, não me parecem ter condições de dar muuito suporte a seus consumidores...
Vamos aguardando...
Abraços,
Carlos_EXL
Fala, Carlos!
Vc já pensou em uma CRV? É alta e a versão 4x4 resolveria o seu problema (pisos escorregadios). O GVIII te daria uma vantagem sobre a CRV no off road. A TR4 daria mais vanttangens no off road, mas perderia no on road pra todas as demais. Esses problemas que vc relatou eu não sei se são de fábrica ou de pessoas que compram o carro errado sem saber. O que eu sei é que o modelo 2010 em diante tem poucas modificações para o modelo 08/09. Ambos são flex, montados inteiramente no Brasil. A diferença fica por conta dos faróis/lanternas (melhores, mas importados de 2010 em diante), aumento de uns 6cv na potência do motor (acho que mexeram nos comandos, mas o motor é o mesmo), rodas aro 17, centrla multimídia 2din. Freios, tração, motor é tudo o mesmo.
Na minha opinião não espero mudanças boas para a TR4 não (principalmente com o lançamento da versão 4x2). Acho que o projeto já deu o que tinha que dar e que pra mudar precisaria de investimento, coisa que a MIT não deve tar muito a fim de fazer não.
Abs,
Lindóia
Carlos_EXL
15/03/2012, 18:51
Fala, Carlos!
Vc já pensou em uma CRV? É alta e a versão 4x4 resolveria o seu problema (pisos escorregadios). O GVIII te daria uma vantagem sobre a CRV no off road. A TR4 daria mais vanttangens no off road, mas perderia no on road pra todas as demais. Esses problemas que vc relatou eu não sei se são de fábrica ou de pessoas que compram o carro errado sem saber. O que eu sei é que o modelo 2010 em diante tem poucas modificações para o modelo 08/09. Ambos são flex, montados inteiramente no Brasil. A diferença fica por conta dos faróis/lanternas (melhores, mas importados de 2010 em diante), aumento de uns 6cv na potência do motor (acho que mexeram nos comandos, mas o motor é o mesmo), rodas aro 17, centrla multimídia 2din. Freios, tração, motor é tudo o mesmo.
Na minha opinião não espero mudanças boas para a TR4 não (principalmente com o lançamento da versão 4x2). Acho que o projeto já deu o que tinha que dar e que pra mudar precisaria de investimento, coisa que a MIT não deve tar muito a fim de fazer não.
Abs,
Lindóia
Olá!
O CR-V é muuuito grande pro nosso gosto aqui em casa. Na rua, olhando, não parece, mas quando se chega ao lado de um em uma concessionária dá pra ver que é um trambolhão! Ademais, mesmo com a nova versão chegando daqui a pouco, acho que ainda em mar/2012, é muito caro, principalmente na versão "top" (a única com uma "espécie de 4x4") - mesmo assim é um SUV, só que grande.
Mas não descarto não, vou esperar até 2013. Há boatos de lançamento de um "Novo NewFit" com diversas modificações (esse mês saem pequenas alterações visuais, um típico "facelift") em 2013/2 como modelo 2014 - algo semelhante ao que ocorreu com o "Novo Civic" lançado este ano - painel digital, bluetooth e por aí vai. Nesse caso, eu teria que passar o meu EXL adiante, pois perderia logo logo muito do seu valor como "moeda de troca". Até lá vou me informando, como aqui com vocês, até formar uma opinião final.
Abraços, obrigado pela dica,
Carlos_EXL
oi carlos. sobre as diversas reclamações no site reclame aqui. realmente desamina qualquer um.tenho as mesma duvidas.sei que e um jipe.apertado. gastão.caro.mais eu gosto do estilo dele. não vou usar na terra. se não fosse o descaso da mmc eu compraria um at 4x4
Srs!!
Sou novo no forum!! e estou com uma duvida sobre TR4 4x4 A/T 2012!
Preciso de um veiculo para trabalho! Onde vou viajar em rodovia durante a semana e pretendo usar o veiculo no fim de semana para trilhas!!!
Minha duvida é qual será o consumo dela em rodovias, com álcool ou gasolina???
Como é o comportamento dela no asfalto para viajar só??? para distancias de ate 500 km em 01 dia!!!
Desde já agradeço a todos,
Obrigado!!
Tlyra,
Neste tópico e em outros que encontrará por aqui, vc terá a opinião já expressa de muitos proprietários das TR4. Eu comprei apenas há alguns dias e posso afirmar que estou gostando. Ocorre que eu não viajo muito e não faço trilhas. Se quiser um carro para trilhas, não se trata do melhor para esse uso específico, mas se nunca fez nenhuma trilha, então talvez tenha que ponderar qual será realmente a sua utilização. Fazer trilha implica gastos adicionais com equipamentos e manutenção.
Para viagens longas, talvez sinta falta de um motor com mais 'folga', principalmente se quiser empreender maior velocidade.
Caso o utilize sem exageros nas viagens e apenas em pequenos trajetos com terrenos acidentados, terá, na minha opinião, um ótimo veículo capaz de conjugar o uso misto. Se quiser, no entanto, começar a frequentar os grupos de trilha, inclusive as mais pesadas, acredito que seria conveniente ter um veículo para viagens e outro para as trilhas. Além disso, acho muito interessante que comece a participar delas inicialmente com alguém já experiente. Pra quem está começando, não acredito que seja seguro iniciar sozinho.
Maiores detalhes sobre o carro, vc encontrará por aqui no fórum, sendo que cada um lhe passará uma opinião bem diferente.
Quanto ao consumo, parece ficar entre 6 a 7 na cidade e entre 8 a 9,5 na estrada com gasolina.
Abraço
Tlyra,
Neste tópico e em outros que encontrará por aqui, vc terá a opinião já expressa de muitos proprietários das TR4. Eu comprei apenas há alguns dias e posso afirmar que estou gostando. Ocorre que eu não viajo muito e não faço trilhas. Se quiser um carro para trilhas, não se trata do melhor para esse uso específico, mas se nunca fez nenhuma trilha, então talvez tenha que ponderar qual será realmente a sua utilização. Fazer trilha implica gastos adicionais com equipamentos e manutenção.
Para viagens longas, talvez sinta falta de um motor com mais 'folga', principalmente se quiser empreender maior velocidade.
Caso o utilize sem exageros nas viagens e apenas em pequenos trajetos com terrenos acidentados, terá, na minha opinião, um ótimo veículo capaz de conjugar o uso misto. Se quiser, no entanto, começar a frequentar os grupos de trilha, inclusive as mais pesadas, acredito que seria conveniente ter um veículo para viagens e outro para as trilhas. Além disso, acho muito interessante que comece a participar delas inicialmente com alguém já experiente. Pra quem está começando, não acredito que seja seguro iniciar sozinho.
Maiores detalhes sobre o carro, vc encontrará por aqui no fórum, sendo que cada um lhe passará uma opinião bem diferente.
Quanto ao consumo, parece ficar entre 6 a 7 na cidade e entre 8 a 9,5 na estrada com gasolina.
Abraço
Maeda, Obrigado pela atençao!
Eu nunca fiz trilha! Mais o que pretendo é fazer passeios leves!! nao tenho intenção de fazer trilhas pesadas nao!! Meu objetivo é fazer uso nos fins de semana em trajetos proximos!!!
Quanto ao uso durante a semana, realmente vou usar para trabalho em viagens, pois sou agronomo e trabalho com venda de fertilizantes, alguns momentos visito fazendas e lavouras!! numa proporção de 70 % asfalto e 30 % terra durante a semana!!
Meu objetivo é adiquirir um veiculo que tenha o conforto de um cambio automatico e a opcao do 4x4 por um custo mais acessivel!!
Pois ja tive pick-ups 4x4, S-10, RANGER, HILUX e AMAROK! mais todas tem um custo de manutenção mais alto quando se leva em conta seguro, ipva, pneus e revisoes em concessionária e valor investido!! E acabava nao usando os recursos delas!! Se tornando um veiculo mto caro pra uso que fazia delas!! nao carregava nada na caçamba nem usava 4x4!! muito raro usar!
No momento preciso de um veiculo mais barato pois acabei comprando um carro para viagem! Um sedan Corolla xei e quero um veiculo para uso no trabalho e fins de semana!!
Ja testei os SUZUKI SX4, GRAND VITARA e testei tambem o DUSTER e nao gostei deles!!
Achei o SX4 macio mais muito baixo pra fazer trilhas!! e os dois suzuki com seguro mto caros !!!
Tlyra,
Nesse caso de passeios leves, parece que fica bem próximo do meu uso e acredito que também da maioria. Pra fazer visitas em fazendas e a locais um pouco afastados, acredito que seja uma ótima opção. A TR4 não é tão alta como as pick-ups (acho que cerca de 10cm a menos de vão livre - 21,5cm contra 31cm), mas é muito mais alta que os veículos de passeio que têm no máximo 16cm de vão livre no caso do Uno. O Corolla é mais baixo ainda.
O conforto á bem maior do que os fora-se-estrada mais brutos e fica abaixo de um Corolla, com certeza. A posição de dirigir é muito boa e não cansa. O ar condicionado eu considero bom. A direção é macia. O conjunto motor/câmbio fica devendo um pouco pra quem está acostumado com velocidade e potência de sobra - melhoraria com um câmbio de 5 ou 6 marchas. O consumo é péssimo em percurso urbano. A tração eu achei ótima, sempre funcionando satisfatoriamente. O custo das peças de reposição não me são proibitivos, mas, pra vc que vai comprar uma zero, terá que ponderar os preços das revisões em concessionárias que no site da Mitsubishi tem em uma tabela. O seguro é 50% mais barato que as pick-ups e o IPVA eu ainda não tenho certeza, no entanto, consta no documento que se trata de utilitário, fazendo jus a uma alíquota de 2% (também metade das pick-ups proporcionalmente).
Quanto aos pneus, usam o 225/70 de 16'. Acho que estão por volta de R$ 600,00.
Acerca do valor investido, apesar de ser mais baixo que o de uma pick-up, a desvalorização proporcional é maior.
Em comparação com as Suzuki, eu nunca as tive. O pessoal daqui sempre comenta que elas são mais confortáveis, mais espaçosas e muito mais econômicas. Eu dei preferência à TR4 porque acho ela muito mais bonita, apesar de ser um carro um pouco antigo (há muitos anos no mercado) e também porque a Suzuki já deixou o país uma vez e eu não sei se isso poderá ocorrer de novo. Se comprasse uma Suzuki, não saberia como seria se tivesse optado pela TR4. Outro motivo foi a robustez. Pra quem está acostumado com veículos de passeio sabe bem do que estou falando.
Quanto ao Duster, um amigo meu tem um que sempre é criticado pelo acabamento deficiente.
É isso. Se eu fosse viajar bastante e priorizasse o consumo, talvez optasse por uma pick-up mais básica, sem abrir mão de conforto do ar condicionado e direção hidráulica, mas dispensando o câmbio automático. Não sei até que ponto a economia do diesel compensa o gasto maior em seguro, pneus, depreciação e manutenção em geral, mas seria uma oportunidade de colocar tudo no papel pra ver o custo por kilometro rodado. Se vc já tem esses dados, poderá nos dizer melhor se compensa ou não.
Abraço
Tlyra,
Estava me esquecendo: o espaço interno, principalmente nos bancos de trás é bastante reduzido. Trata-se de um problema estrutural que dificilmente será solucionado pela Mitsubushi e os bancos são estreitos para aqueles que têm maior peso. Eu sou pequeno e pra mim caiu como uma luva hahaha.
Faça uma visita nas concessionárias pra fzer um test-drive. Acho que vai gostar dela.
Abraço
Carlos_EXL
08/06/2012, 08:58
Olá Tlyra, como vai?
Não sei se você está a par, mas está prevista uma "reestilização/facelift" das TR4s pra virada do 2º semestre segundo a revista QuatroRodas e um veículo comprado HOJE ficará imediatamente com uma desvalorização além da normal em questão de 1 ou 2 meses....
É importante ficar atento(a), pois, aos vendedores da Mitsubishi... Se eles estiverem "muito entusiasmados" em vender o veículo e oferecendo "muita coisa grátis ou com desconto" é porque estão tentando desovar estoques dos pátios o mais rápido possível.
Também é importante ficar atento(a), se decidir esperar a "reestilização", para identificar pelo site da MitsubishiMotors do Brasil como é o visual da "nova versão" pra ter certeza de que será essa que você estará adquirindo - eles costumam "empurrar" veículos 2012-1 durante alguns meses até se livrarem dos estoques... O "papo" é sempre o mesmo: "vai demorar cerca de 1 mês pra trazer o veículo escolhido na cor especificada pois teremos que esperar chegar de Goiás"... Eu esperaria, pois dependendo do modelo, especialmente se for com câmbio automático, trata-se de um investimento em torno de R$ 80 mil!!!
Tenha em mente que a "importadora" da Suzuki é do mesmo grupo que "representa" a Mitsubishi no Brasil - grupo Souza Ramos. Entretanto, o número de "oficinas autorizadas" é muito menor e as chances de problemas com peças de reposição e mecânicos treinados são muito maiores...
Depois de ler no site www.reclameaqui.com.br (http://www.reclameaqui.com.br) informações assustadoras sobre as TR4s e "concessionárias tupiniquins e seus serviços de pós-venda" eu pensei dez vezes e descartei esse veículo. Os "veículos de qualidade" da Mitsubishi distribuídos no país, pelo que parece, são realmente os "importados", ficando de fora as TR4s e Pajero Dakars fabricadas em Goiás (com câmbios automáticos jurássicos de 4 marchas, motores 2.0 de baixíssimo rendimento e altíssimo consumo, acabamento paupérrimo pelo preço que custam, condicionadores de ar da década de 1990, eletrônica embarcada paupérrima e por aí vai...) e que NÃO SÃO PROJETOS GLOBAIS da montadora...
Em tempo, pra não restarem dúvidas qto às minhas colocações: fiz o test-drive da TR4-AT "top de linha" na principal revenda aki no RJ em jan/2011. Na hora do teste o "veículo p/ test-drive disponível era o de que havia chegado para um cliente" (!!!) e estava sem combustível e tive que sair com o vendedor pra encher um galão... O vendedor me sugeriu ir dirigindo um Mitsubishi ASX-AT de test-drives (importado, completíssimo, nota deeeez!) até o posto. Resultado? Quando fui dirigir a TR4 me senti em um Uno Mille - o carro não andava (com álcool, que deveria proporcionar um desempenho "melhor" e o veículo parecia estar de freio de mão puxado, uma decepção total) e o freio era "lá embaixo". Na chegada à concessionária conversei com o Gerente da Oficina perguntando se o pedal do freio era "ajustável" p/ permitir frenagens mais suaves e a resposta foi: "É assim mesmo, o senhor acaba se acostumando" - isso no Leblon, aki no RJ! Fui embora pra não voltar tão cedo, he he he!
Ademais, como o colega Maeda colocou, meu filho na cadeirinha dele ficaria literalmente "prensado" entre o banco do motorista e o banco traseiro - o carro é apertadíssimo! O porta-malas é ridiculamente pequeno também... Isso depois da burrada do vendedor de me fazer dirigir um ASX foi a gota d'água...
Abraços, espero ter colaborado de alguma forma,
Carlos_EXL
Carlos,
Eu já tinha feito a pesquisa no 'Reclameaqui'. Acabei desconsiderando as avaliações porque das montadoras que pesquisei (3 'japonesas' e 3 'nacionais') nenhuma delas teve avaliação satisfatória. A que teve avaliação menos ruim foi a Toyota, de acordo com o 'Reclameaqui' e justamente a Toyota não tem nenhum veículo nesse preço com as mesmas características. Acabei optando por fazer uma pesquisa no 'youtube' com as palavras 'reclamação carro', quando me decidi pela compra. Assisti a muitos vídeos relatando panes secas de outros veículos que eu sequer imaginava que estavam dando problemas.
Quanto à reestilização, eu já desconfiava que viesse porque o modelo de 2007 durou três anos e o 2010 está completando os 3 anos agora. Pesquisei na época e não encontrei nada a esse respeito. Mas é bom saber disso.
Agora, o vendedor deixar vc dirigir um ASX pra te vender uma Pajero... hahaha. Pelo jeito ele não deve estar vendendo muito, né... Se eu fosse o vendedor, eu o proibiria de dirigir o ASX e qualquer outro carro importado.
É muito bom a gente saber as experiências de cada um. Isso ajuda o nosso amigo Tlyra e a mim também que vou guardando essas informações para uma futura troca. Valeu.
Abraço.
Carlos_EXL
09/06/2012, 09:20
Oi, Maeda, como vai?
O que me chamou mais a atenção no "Reclameaqui" foi a gravidade dos defeitos (freios deixando de funcionar, freio de mão que não segurava o carro, aceleradores emperrando, direção hidráulica travando, e por aí vai...) das TR4s, a absoluta maioria sem solução definitiva pelos pós-venda Brasil afora...
Como sou curioso, tenho o hábito de sair fazendo test-drives de carros (é de graça mesmo e o vendedor não sabe que não estamos realmente querendo comprar...) e reparei que é comum nas importadoras/representantes de marcas não 100% estabelecidas no país a presença de lojas de fachada lindíssimas (verdadeiras boutiques) e... logo nos fundos descobre-se que, na realidade, é um grande galpão com teto de zinco e um stand chiquérrimo na frente, he he he.
Recentemente fiz um test-drive em um Mini Cooper S Countryman All4 AT de uma revenda do "grupo Caltabiano" e fiquei maravilhado com o carrinho e com a tecnologira (e apavorado com o preço: R$ 150 mil!!!). O nível da tecnologia embarcada, pelo menos pra mim, é extraordinário, além do desempenho fantááástico do carrinho. Se tiver curiosidade veja no YouTube um demo de uma revenda nos EUA em:
2012 Mini Cooper Countryman S Start Up, Exhaust, and In Depth Tour - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=YEX2j6FlTHo&feature=related).
Esse sim é pequeno, mas anda uma barbaridade e você, literalmente, "conversa" com o carro e dá as ordens sem tirar as mãos do volante.
O tempo talvez nos seja favorável. Lamento essas estratégias do Governo de redução de IPI pois está mais do que evidente de que as montadoras/importadoras e revendas de veículos de TODAS as marcas têm gordura pra cortar - todos têm margens de lucro altíssimas em nosso país - pagamos a preço de ouro qq veículo porcaria que colocam à venda. Nem tudo são impostos, embora muitos equivocadamente achem isso. O meu carro, um NewFit EXL AT 1.5 custa 3x mais aki, literalmente pelado, do que a versão completíssima dos EUA com todos os itens de segurança e eletrônica embarcada...
Vamos torcer para o colega fazer uma boa escolha.
Abraços,
Carlos_EXL
Carlos,
Eu já tinha feito a pesquisa no 'Reclameaqui'. Acabei desconsiderando as avaliações porque das montadoras que pesquisei (3 'japonesas' e 3 'nacionais') nenhuma delas teve avaliação satisfatória. A que teve avaliação menos ruim foi a Toyota, de acordo com o 'Reclameaqui' e justamente a Toyota não tem nenhum veículo nesse preço com as mesmas características. Acabei optando por fazer uma pesquisa no 'youtube' com as palavras 'reclamação carro', quando me decidi pela compra. Assisti a muitos vídeos relatando panes secas de outros veículos que eu sequer imaginava que estavam dando problemas.
Quanto à reestilização, eu já desconfiava que viesse porque o modelo de 2007 durou três anos e o 2010 está completando os 3 anos agora. Pesquisei na época e não encontrei nada a esse respeito. Mas é bom saber disso.
Agora, o vendedor deixar vc dirigir um ASX pra te vender uma Pajero... hahaha. Pelo jeito ele não deve estar vendendo muito, né... Se eu fosse o vendedor, eu o proibiria de dirigir o ASX e qualquer outro carro importado.
É muito bom a gente saber as experiências de cada um. Isso ajuda o nosso amigo Tlyra e a mim também que vou guardando essas informações para uma futura troca. Valeu.
Abraço.
Oi, Carlos.
Eu também gosto muito desses carros que saem do convencional. O mini cooper é um deles. Aliás, sempre gosto mais de todos que saem do convencional.
O preço realmente não ajuda. É a compensação.
O mini cooper poderia ser uma de minhas escolhas se fosse mais barato, mas muito mais barato. Como isso não vai acontecer nunca, vou adequando minhas escolhas ao que posso pagar.
Mesmo sabendo que há carros mais econômicos, mais macios, mais modernos, opto inicialmente por aquele que me agrada. Se daí pra frente a marca não me decepcionar, vou continuando com ela. A linha da Toyota sempre me agradou e vejo-a como uma marca confiável, desde a época dos bandeirantes, entretanto, quase nunca consigo encarar os preços. Com a Honda, prefiro nem comentar as experiências - desisti. Apesar de achar que foi puro azar. Com a Mitsubishi, é a primeira aquisição e estou satisfeito até agora. Quanto às montadoras que estão há mais tempo no país, conheço bem cada marca e entendo que cobram muito por muito pouco. Parece até cultural, já que isso não se iniciou nem nesta última década e tampouco na passada.
O que posso dizer, enfim, é que já fiz escolhas puramente racionais que no final se mostraram totalmente equivocadas. Resolvi então fazer as escolhas por aquilo que me agrada (eu tenho que ser o principal fator), ponderando todos os prós e contras (jamais sendo irresponsável) e fugindo sempre daquelas que já haviam se consagrado como péssimas opções( também não sou louco hahaha).
Abraços.
Carlos_EXL
10/06/2012, 12:07
Oi, Maeda, como vai?
Concordo 100% com você. Ao adquirirmos um veículo as nossas decisões devem, dentro do possível, ser racionais, pois tratam-se sempre de valores expressivos... Por isso, depois de váários testes em outros veículos (até em um Corolla, que minha esposa adorou, mas se negou a dirigi-lo antes dos 60 anos, ha ha ha) - o NewCivic ela até toparia, mas já era sabido que sairia um novo modelo esse ano e acabei descartando pra não ficar, de cara, com um veículo desvalorizado demais em pouquíssimo tempo.... Sabendo que eu havia perdido o primeiro NewFit em um alagamento aki no RJ, tanto a concessionária como a montadora Honda me fizeram uma "condição especial de venda" e saí com um igualzinho ao perdido no final das contas e continuo muito satisfeito - não dá problemas de qq espécie e atende bem à sua proposta de veículo familiar pequeno (minivan), além de o pós-venda sempre ter sido nota 10 na Honda.
Já os test-drives eu tenho como "diversão", além de forma de aquisição de conhecimento e de parâmetros de comparação. Foi o caso do Mini Countryman. Foi só colocar a minha "roupa de mauricinho comprador em potencial" e passar na "concessionária" e pronto! Foi, no mínimo, divertido. Acostumado a test-drives, fui devagarinho, mas logo o vendedor sugeriu "experimente chegar aos 80 km/h". Nossa... O pequeno turbo do carrinho, em determinada rotação, entrou em funcionamento e grudei no banco - muuuito legal. E o interessante é que esse "pequeno motor", parceria da Peugeot c/ a BMW está sendo utilizado em vários veículos que estão chegando por aqui, inclusive em um Citroen. Fica provado que é possível em veículos pequenos trazer um pouco mais de potência - se cabe em um Mini por que não caberia, por exemplo, no meu NewFit?
Abraços, vamos ver o que o colega Tlyra resolveu, he he he!
Carlos_EXL
Oi, Carlos.
Eu também gosto muito desses carros que saem do convencional. O mini cooper é um deles. Aliás, sempre gosto mais de todos que saem do convencional.
O preço realmente não ajuda. É a compensação.
O mini cooper poderia ser uma de minhas escolhas se fosse mais barato, mas muito mais barato. Como isso não vai acontecer nunca, vou adequando minhas escolhas ao que posso pagar.
Mesmo sabendo que há carros mais econômicos, mais macios, mais modernos, opto inicialmente por aquele que me agrada. Se daí pra frente a marca não me decepcionar, vou continuando com ela. A linha da Toyota sempre me agradou e vejo-a como uma marca confiável, desde a época dos bandeirantes, entretanto, quase nunca consigo encarar os preços. Com a Honda, prefiro nem comentar as experiências - desisti. Apesar de achar que foi puro azar. Com a Mitsubishi, é a primeira aquisição e estou satisfeito até agora. Quanto às montadoras que estão há mais tempo no país, conheço bem cada marca e entendo que cobram muito por muito pouco. Parece até cultural, já que isso não se iniciou nem nesta última década e tampouco na passada.
O que posso dizer, enfim, é que já fiz escolhas puramente racionais que no final se mostraram totalmente equivocadas. Resolvi então fazer as escolhas por aquilo que me agrada (eu tenho que ser o principal fator), ponderando todos os prós e contras (jamais sendo irresponsável) e fugindo sempre daquelas que já haviam se consagrado como péssimas opções( também não sou louco hahaha).
Abraços.
Carlos,
Pelo que entendi, vc já fez sua escolha pelo NewFit. É isso? Pensei que ainda estivesse escolhendo qual seria seu novo carro, considerando os 4x4 e os de uso misto. Bom, se for isso, então espero que o NewFit continue atendendo às suas necessidades. Como eu já tinha exposto anteriormente, o principal fator na escolha, no meu ponto de vista, tem que ser as preferências do comprador, então, acredito que sua escolha tenha sido a melhor.
O Tlyra parece ter sumido daqui.
Tlyra,
Aparece pra nos dizer qual foi sua escolha. Apesar de eu ter uma TR4, consideraria a opção de continuar com as pick-ups a diesel, tendo em vista a kilometragem percorrida por vc mensalmente. Nesse aspecto, seria de muito valor a informação de sua parte pra sabermos até que ponto o diesel compensa, considerando o valor do seguro, manutenção, pneus, desvalorização e capital investido.
Abraços.
Carlos_EXL
11/06/2012, 07:03
Oi, Maeda,
A princípio eu estava traumatizado com a perda do primeiro carro em um alagamento e estava pensando em um veículo "mais alto" (puramente psicológico, pois uma TR4 teria ficado submersa do mesmo jeito, pois a água encobriu mais de 40 carros a cerca de 2,5 m de altura em um estacionamento durante 48 horas até ser completamente drenada). Por isso estava pensando em "mudar de tipo de veículo" e o pajerinho parecia ideal: mais alto, 4x4 "de verdade" e eu continuaria com os japoneses... Estava, pois, até disposto a abrir mão de alguns confortos presentes no NewFit (ar condicionado digital, câmbio automático sequencial de 5 marchas com borboletas no volante, controles do áudio pelo volante, espaço interno extraordinário e atendimento na concessionária nota 10), mas não tanto quanto se apresentou no caso da TR4, pelo menos não pelo preço cobrado pelo veículo. Teria que ser algo muuuito interessante, pois fiquei "viciado" no câmbio automático sequencial c/ trocas no volante - é diversão certa ao dirigir, he he he.
Fiz, então vários test-drives e, como não gostamos de "carros grandes", voltamos pro NewFit c/ apoio da concessionária e da montadora que nos deram bons descontos e com o preço recebido do seguro + indenização ganha na Justiça do estacionamento ficamos no zero-a-zero e com um carro igualzinho na garagem e... 0 km na época!!
Continuo querendo um SUV ou um Crossover "decente" e c/ um motorzinho compatível com o porte do veículo (ponto fraco do Honda CR-V). Entretanto, não confio nos Kias (Sportage), Hyundais (ix35) e... Mitsubishis (ASX ou Outlander GT) enquanto não se estabelecerem de vez por aki. Como advogado, já ví inúmeras demandas no Tribunal ajuizadas por consumidores pleiteando a interrupção do pagamento das parcelas e devolução de veículos desses fabricantes por ausência de peças durante meses que inviabilizavam reparos e, consequentemente, o uso do bem... Sem espelhos retrovisores, por exemplo há mais de 3 meses(algo básico), quem conduzisse seu veículo nas ruas seria multado e por aí vai... Importados, pois, tô fora.
Abraços,
Carlos_EXL
Carlos,
Pelo que entendi, vc já fez sua escolha pelo NewFit. É isso? Pensei que ainda estivesse escolhendo qual seria seu novo carro, considerando os 4x4 e os de uso misto. Bom, se for isso, então espero que o NewFit continue atendendo às suas necessidades. Como eu já tinha exposto anteriormente, o principal fator na escolha, no meu ponto de vista, tem que ser as preferências do comprador, então, acredito que sua escolha tenha sido a melhor.
O Tlyra parece ter sumido daqui.
Tlyra,
Aparece pra nos dizer qual foi sua escolha. Apesar de eu ter uma TR4, consideraria a opção de continuar com as pick-ups a diesel, tendo em vista a kilometragem percorrida por vc mensalmente. Nesse aspecto, seria de muito valor a informação de sua parte pra sabermos até que ponto o diesel compensa, considerando o valor do seguro, manutenção, pneus, desvalorização e capital investido.
Abraços.
Face lift da TR4 é foda, hein? A MIT não tem a menor vergonha na cara de manter um projeto totalmente defasado no mercado... e vendendo como "suv de luxo"... se ainda fizessem uma versão Savana da TR4 eu acho que daria pra manter no mercado por mais algum tempo, até porque a tração dela é realmente boa e como opção off road é um ótimo custo benefício. Mas farois importados, roda de perfil fino e outras firulas não conseguem esconder o fato de o projeto já ter dado o que tinha que dar.
Abs,
Lindóia
Olá Tlyra, como vai?
Não sei se você está a par, mas está prevista uma "reestilização/facelift" das TR4s pra virada do 2º semestre segundo a revista QuatroRodas e um veículo comprado HOJE ficará imediatamente com uma desvalorização além da normal em questão de 1 ou 2 meses....
É importante ficar atento(a), pois, aos vendedores da Mitsubishi... Se eles estiverem "muito entusiasmados" em vender o veículo e oferecendo "muita coisa grátis ou com desconto" é porque estão tentando desovar estoques dos pátios o mais rápido possível.
Também é importante ficar atento(a), se decidir esperar a "reestilização", para identificar pelo site da MitsubishiMotors do Brasil como é o visual da "nova versão" pra ter certeza de que será essa que você estará adquirindo - eles costumam "empurrar" veículos 2012-1 durante alguns meses até se livrarem dos estoques... O "papo" é sempre o mesmo: "vai demorar cerca de 1 mês pra trazer o veículo escolhido na cor especificada pois teremos que esperar chegar de Goiás"... Eu esperaria, pois dependendo do modelo, especialmente se for com câmbio automático, trata-se de um investimento em torno de R$ 80 mil!!!
Tenha em mente que a "importadora" da Suzuki é do mesmo grupo que "representa" a Mitsubishi no Brasil - grupo Souza Ramos. Entretanto, o número de "oficinas autorizadas" é muito menor e as chances de problemas com peças de reposição e mecânicos treinados são muito maiores...
Depois de ler no site www.reclameaqui.com.br (http://www.reclameaqui.com.br) informações assustadoras sobre as TR4s e "concessionárias tupiniquins e seus serviços de pós-venda" eu pensei dez vezes e descartei esse veículo. Os "veículos de qualidade" da Mitsubishi distribuídos no país, pelo que parece, são realmente os "importados", ficando de fora as TR4s e Pajero Dakars fabricadas em Goiás (com câmbios automáticos jurássicos de 4 marchas, motores 2.0 de baixíssimo rendimento e altíssimo consumo, acabamento paupérrimo pelo preço que custam, condicionadores de ar da década de 1990, eletrônica embarcada paupérrima e por aí vai...) e que NÃO SÃO PROJETOS GLOBAIS da montadora...
Em tempo, pra não restarem dúvidas qto às minhas colocações: fiz o test-drive da TR4-AT "top de linha" na principal revenda aki no RJ em jan/2011. Na hora do teste o "veículo p/ test-drive disponível era o de que havia chegado para um cliente" (!!!) e estava sem combustível e tive que sair com o vendedor pra encher um galão... O vendedor me sugeriu ir dirigindo um Mitsubishi ASX-AT de test-drives (importado, completíssimo, nota deeeez!) até o posto. Resultado? Quando fui dirigir a TR4 me senti em um Uno Mille - o carro não andava (com álcool, que deveria proporcionar um desempenho "melhor" e o veículo parecia estar de freio de mão puxado, uma decepção total) e o freio era "lá embaixo". Na chegada à concessionária conversei com o Gerente da Oficina perguntando se o pedal do freio era "ajustável" p/ permitir frenagens mais suaves e a resposta foi: "É assim mesmo, o senhor acaba se acostumando" - isso no Leblon, aki no RJ! Fui embora pra não voltar tão cedo, he he he!
Ademais, como o colega Maeda colocou, meu filho na cadeirinha dele ficaria literalmente "prensado" entre o banco do motorista e o banco traseiro - o carro é apertadíssimo! O porta-malas é ridiculamente pequeno também... Isso depois da burrada do vendedor de me fazer dirigir um ASX foi a gota d'água...
Carlos_EXL
Carlos_EXL
12/06/2012, 09:29
Olá AACL, como vai?
Os facelifts são comuns na indústria automobilística pelo mundo afora, mas sua frequência é absurda aqui no nosso país...
Tenho sempre os dois pés atrás com as empresas de "importadores familiares representantes de marcas estrangeiras não estabelecidas no país". É o caso do grupo familiar CAOA (Carlos Alberto Oliveira Andrade - Hyundai e Subaru NO Brasil), do grupo GANDINI (Luiz Gandini - Kia NO Brasil) e Souza Ramos (Mitsubishi e Suzuki NO Brasil). Esses grupos montam "LOJAS travestidas de concessionárias das marcas" (vedadeiros galpões com stands chiquérrimos na frente p/ enganar os consumidores) e passam essa "falsa percepção de presença das marcas" pro público consumidor brasileiro através da mídia (que é conivente, óbvio, pois recebe fortunas p/ divulgação/marketing em suas publicações).
Lá por 1989, quando o Governo Collor, "abriu o mercado nacional p/ importados", muitas marcas vieram para o nosso país e a maioria se mandou tempos depois.
O maior escândalo foi o da Asia Motors (fabricante daquelas "mini Kombis", lembra?) que assinou termo de compromisso com o Governo Federal p/ a instalação de montadoras (em troca de benefícios tributários) e simplesmente se mandou, deixando inclusive lojas e funcionários pra trás com inúmeras pendências tributárias, trabalhistas, contratuais e, consequentemente, judiciais (envolvendo INSS, FGTS, salários, consumidores abandonados sem atendimento e por aí vai). Anos depois, formou-se globalmente o grupo internacional Hyundai-Kia (são uma empresa só hoje, fabricando carros semelhantes c/ acabamentos distintos para públicos-alvo distintos - uma "falsa disputa" entre marcas). Acontece que a Hyundai havia adquirido no exterior o controle da Asia Motors... Isso explica o fato de nem a Hyundai nem a Kia estarem "oficialmente" no país e sim por intermédio de "laranjas-importadores-representantes" - eles teriam que pagar TODAS as pendências tributárias e judiciais oriundas da Asia Motors pra se estabelecerem por aki e custaria uma fortuna capitalizada c/ correções monetárias desde aquela época. Como o maior prazo decadencial/prescricional no ordenamento jurídico brasileiro é de 30 anos pra dívidas com o INSS, faça a conta: 1989 + 30 = 2019!!! Antes disso essas montadoras não virão pra cá, portanto... A "montagem do Tucson" (que já saiu de linha no exterior dando lugar ao ix35 que aki é vendido a preços exorbitantes) é feita às custas da CAOA apenas.
A história da "Mitsubishi NO Brasil" eu não conheço. Imagino que tenha feito acordo semelhante com o Governo, pois passou a fabricar alguns veículos no país, em Goiás (a L200, a TR4 e o "Pajero" Dakar, de "qualidade/projetos discutíveis" c/ seus "malditos pôneis" embaixo dos capôs...), mas mesmo assim, até onde sei, a marca não está estabelecida oficialmente por aki (c/ concessionárias autorizadas, mecânicos treinados na fábrica etc.).
Apenas Toyota, Honda e Nissan (essa por intermédio da Renault) estão realmente no país com seus padrões de qualidade "globais", até onde sei.
Por essas e por outras devemos ficar sempre atentos na compra de "importados atraentes" e não sermos enganados pela suposta "qualidade japonesa" de alguns veículos - muitos não foram "tropicalizados" pras nossas ruas, estradas e combustíveis (gasolina misturada c/ álcool/etanol) e apresentam inúmeros problemas de motor e suspensão que não são divulgados pela mídia...
Carlos_EXL
Face lift da TR4 é foda, hein? A MIT não tem a menor vergonha na cara de manter um projeto totalmente defasado no mercado... e vendendo como "suv de luxo"... se ainda fizessem uma versão Savana da TR4 eu acho que daria pra manter no mercado por mais algum tempo, até porque a tração dela é realmente boa e como opção off road é um ótimo custo benefício. Mas farois importados, roda de perfil fino e outras firulas não conseguem esconder o fato de o projeto já ter dado o que tinha que dar.
Abs,
Lindóia
Fala, Carlos! Blz?
É por aí mesmo...
Pelo que dizem a matriz tem um acordo com a SR que permite a ela tomar a operação brasileira da MIT se ela quiser exercer a opção de compra. Quando a SR começou a trazer de volta a Suzuki até rolou um papo de que a matriz iria exercer a opção, mas até agora nada. Seria uma boa se a matriz assumisse de vez a MIT no Brasil. Teríamos ganhos de qualidade com certeza.
Pelos últimos lançamentos da MIT dá pra perceber que a SR não está nem um pouco preocupada com a marca no Brasil. Acho que estão mesmo se empenhando pra crescer a operação da Suzuki. A participação dessas famílias e importadores independentes tem o a sua importância, pq se não fossem eles a MIT até hoje não venderia carros montados no país, por exemplo.
Mas é claro que, como o nosso consumidor é bem sem vergonha e aceita qualquer porcaria desde que seja caro e dê "status", os nossos empresários deitam e rolam e aproveitam pra ganhar margens acima das margens praticadas pela matriz em outros lugares do mundo.
A TR4 já foi o melhor custo benefício. Quando comprei a minha em 2009 pesquisei muito e o único concorrente era o Tracker, que estava saíndo de linha. Nenhum outro carro entregava o que a TR4 entregava por aquele preço. Ou eu ia pra um carro de três dígitos ou eu ia pra um carro com menos equipamentos e sem aptidão off road.
Adoro o carro e já decidi que ele vai virar vaso lá em casa e não vendo. A TR4 0km perdeu, na minha opinião, ao adotar faróis importados, roda de perfil baixo e com aro 17 e por não existir mais a opção 4x4 manual. E além do que o projeto já deu o que tinha que dar. Hoje eu não compraria uma zero. Talvez optasse pelo Jimmy ou voltasse pras pick ups, sei lá.
Já os outros modelos da MIT tb não animam. A DAKAR (que era promessa quando vinha importada e que parecia que seria o meu novo carro) decepcionou ao ser "tropicalizada". Perdeu equipamentos, tem um câmbio automático bem meia boca, segurança duvidosa (carro de R$ 130mil com dois airbags é foda...)... desisti quando comecei a pesquisar mais sobre o carro.
As FULLs são carros de verdade, mas são caros demais e eu não teria coragem de colocá-las onde coloco a TR4 (muita tecnologia embarcada nunca deu certo com poeira e água...). Tb desisti.
Resolvi que vou manter a TR4 pro off road e comprar um outro carro on road de até R$100k, com mais conforto e tecnologia embarcada pra usar no dia a dia. Fui ver o Lancer....nova decepção. Para chegar aos R$ 90mil a MIT simplesmente dependou o carro. Teve até a coragem de tirar a tração integral...vergonhoso. A versão esportiva (GT) então dá dó... só 160cv e câmbio manco... E o Sportback Raliart que realmente interessa com seus 250cv é vendido a exorbitantes R$ 150k (que na minha opinião não vale).
Então o negócio é esperar o Salão do Automóvel pra decidr qual comprar.
Abs,
Lindóia
Olá AACL, como vai?
Os facelifts são comuns na indústria automobilística pelo mundo afora, mas sua frequência é absurda aqui no nosso país...
Tenho sempre os dois pés atrás com as empresas de "importadores familiares representantes de marcas estrangeiras não estabelecidas no país". É o caso do grupo familiar CAOA (Carlos Alberto Oliveira Andrade - Hyundai e Subaru NO Brasil), do grupo GANDINI (Luiz Gandini - Kia NO Brasil) e Souza Ramos (Mitsubishi e Suzuki NO Brasil). Esses grupos montam "LOJAS travestidas de concessionárias das marcas" (vedadeiros galpões com stands chiquérrimos na frente p/ enganar os consumidores) e passam essa "falsa percepção de presença das marcas" pro público consumidor brasileiro através da mídia (que é conivente, óbvio, pois recebe fortunas p/ divulgação/marketing em suas publicações).
Lá por 1989, quando o Governo Collor, "abriu o mercado nacional p/ importados", muitas marcas vieram para o nosso país e a maioria se mandou tempos depois.
O maior escândalo foi o da Asia Motors (fabricante daquelas "mini Kombis", lembra?) que assinou termo de compromisso com o Governo Federal p/ a instalação de montadoras (em troca de benefícios tributários) e simplesmente se mandou, deixando inclusive lojas e funcionários pra trás com inúmeras pendências tributárias, trabalhistas, contratuais e, consequentemente, judiciais (envolvendo INSS, FGTS, salários, consumidores abandonados sem atendimento e por aí vai). Anos depois, formou-se globalmente o grupo internacional Hyundai-Kia (são uma empresa só hoje, fabricando carros semelhantes c/ acabamentos distintos para públicos-alvo distintos - uma "falsa disputa" entre marcas). Acontece que a Hyundai havia adquirido no exterior o controle da Asia Motors... Isso explica o fato de nem a Hyundai nem a Kia estarem "oficialmente" no país e sim por intermédio de "laranjas-importadores-representantes" - eles teriam que pagar TODAS as pendências tributárias e judiciais oriundas da Asia Motors pra se estabelecerem por aki e custaria uma fortuna capitalizada c/ correções monetárias desde aquela época. Como o maior prazo decadencial/prescricional no ordenamento jurídico brasileiro é de 30 anos pra dívidas com o INSS, faça a conta: 1989 + 30 = 2019!!! Antes disso essas montadoras não virão pra cá, portanto... A "montagem do Tucson" (que já saiu de linha no exterior dando lugar ao ix35 que aki é vendido a preços exorbitantes) é feita às custas da CAOA apenas.
A história da "Mitsubishi NO Brasil" eu não conheço. Imagino que tenha feito acordo semelhante com o Governo, pois passou a fabricar alguns veículos no país, em Goiás (a L200, a TR4 e o "Pajero" Dakar, de "qualidade/projetos discutíveis" c/ seus "malditos pôneis" embaixo dos capôs...), mas mesmo assim, até onde sei, a marca não está estabelecida oficialmente por aki (c/ concessionárias autorizadas, mecânicos treinados na fábrica etc.).
Apenas Toyota, Honda e Nissan (essa por intermédio da Renault) estão realmente no país com seus padrões de qualidade "globais", até onde sei.
Por essas e por outras devemos ficar sempre atentos na compra de "importados atraentes" e não sermos enganados pela suposta "qualidade japonesa" de alguns veículos - muitos não foram "tropicalizados" pras nossas ruas, estradas e combustíveis (gasolina misturada c/ álcool/etanol) e apresentam inúmeros problemas de motor e suspensão que não são divulgados pela mídia...
Carlos_EXL
Carlos_EXL
06/12/2012, 14:55
Olá a todos. Depois do meu "desapontamento com a TR4" (portas finiiinhas, motor fraquinho que nem parece um 2.0, inúmeras notícias de reclamações de consumidores sobre defeitos dos mais diversos, desde travamento do volante, problemas de câmbio, ruídos etc.) minha opção será, no futuro, a Pajero Full 3D (caríssima, cerca de R$ 160 mil, mas nada é impossível com "planejamento financeiro" a longo prazo - é, ao contrário da maioria dos veículos "descartáveis", um veículo pra manter na garagem por looongos anos). Vi o carro de perto, tem acabamento impressionante (e "portas de verdade", câmbio AT-sequencial de 5 marchas, c/ barras de proteção e tudo mais que "temos direito") e me parece a "versão legítima japonesa" de uma TR4 apenas um pouco maior, porém com a mesma motorização V6 de 250cv e mecânica/eletrônica/segurança embarcadas padrão "primeiro mundo" presentes na versão do Pajero Full 5 portas de 7 lugares. Quem tiver curiosidade, o link do YouTube para o "vídeo apresentação" é: http://www.youtube.com/watch?v=zaWxokUfrZE.
neilsonhenriques
06/12/2012, 15:45
Olá a todos. Depois do meu "desapontamento com a TR4" (portas finiiinhas, motor fraquinho que nem parece um 2.0, inúmeras notícias de reclamações de consumidores sobre defeitos dos mais diversos, desde travamento do volante, problemas de câmbio, ruídos etc.) minha opção será, no futuro, a Pajero Full 3D (caríssima, cerca de R$ 160 mil, mas nada é impossível com "planejamento financeiro" a longo prazo - é, ao contrário da maioria dos veículos "descartáveis", um veículo pra manter na garagem por looongos anos).
Meio desproporcional sua comparação. É como comparar um Uno Mille com um Fusion V6.
É mais que óbvio que o Full é muito mais carro que o TR4 e também, outro preço.
(portas finiiinhas, motor fraquinho que nem parece um 2.0, inúmeras notícias de reclamações de consumidores sobre defeitos dos mais diversos, desde travamento do volante, problemas de câmbio, ruídos etc.)
O Pajero Full está mais para um crossover sofisticado (chassis monocoque reforçado) do que para um legítimo suv, enquanto o TR4 possui chassis com longarinas, eixo rígido traseiro e sistema de tração com praticamente os mesmos recursos do Full, por 1/3 do preço.
Quanto as portas "fininhas" - ele é um jipe, não se esqueça disso. Na categoria do TR4 existem apenas mais dois outros veículos: o Vitara e o Jimny - Troller e JK são veículos maiores, mais capazes, e muito mais caros. E comparar com o Full é comparar laranjas com maçãs, como dizem os ianques.
Há muitos relatos de experiências inesquecíveis de seus apaixonados proprietários, que sabem dar valor à liberdade - que poucos veículos oferecem. Existem problemas? Certamente, mas não podemos ter olhar parcial como consumidores - e nosso mercado ainda é bem restrito em várias categorias.
Carlos_EXL
07/12/2012, 10:48
O Pajero Full está mais para um crossover sofisticado (chassis monocoque reforçado) do que para um legítimo suv, enquanto o TR4 possui chassis com longarinas, eixo rígido traseiro e sistema de tração com praticamente os mesmos recursos do Full, por 1/3 do preço.
Quanto as portas "fininhas" - ele é um jipe, não se esqueça disso. Na categoria do TR4 existem apenas mais dois outros veículos: o Vitara e o Jimny - Troller e JK são veículos maiores, mais capazes, e muito mais caros. E comparar com o Full é comparar laranjas com maçãs, como dizem os ianques.
Há muitos relatos de experiências inesquecíveis de seus apaixonados proprietários, que sabem dar valor à liberdade - que poucos veículos oferecem. Existem problemas? Certamente, mas não podemos ter olhar parcial como consumidores - e nosso mercado ainda é bem restrito em várias categorias.
Olás!
Sem dúvidas vocês têm razão. São veículos de "segmentos" distintos. Entretanto, vi vídeos no YouTube de Pajeros Full (tanto 3doors como 5doors) fazendo de tudo que um 4x4 supostamente deveria ser capaz de fazer, inclusive nas piores condições possíveis (c/ uma roda apenas no ar, passando por água, atoleiros, subidas e descidas incrivelmente íngremes e elameadas e por aí vai). Afinal, as Pajeros Full são ou não a "linha de frente" da Mitsubishi mundo afora, inclusive nos "rallys mais famosos"?
Só fiz a comparação da Full 3D c/ o TR4 por me parecerem muito próximas em termos de tamanho/porte/aparência e ambas com porta-malas pequenos (embora a Pajero 3D seja mais larga e tenha altura maior e altura livre do solo tb maior: 235mm com rodas aro 18 em comparação com 215mm da TR4 - esse não é um "item importante" em um 4x4??) e com as mesmas combinações de marchas (só que a 3D tem motorização V6 de 250cv, 5 marchas em um câmbio AT-sequencial além das mesmas "opções 4x4" da TR4 e... não é flexfuel, o que é uma grande "vantagem"). O que muda muuuito é a eletrônica/segurança embarcadas (vários airbags, barras de proteção lateral nas portas, controle de estabilidade etc.) e os "itens de conforto" (cruise control, controles de áudio no volante, sistema Clarion com câmera de ré, GPS, TV Digital etc.) ausentes na TR4, fora o nível de acabamento interno.
De resto, de amigos que possuem TR4s "brasileiras" (plenamente satisfeitos só conheço os que ainda possuem as "ios originais" até hoje...) e das informações do site "reclameaqui", me preocupa muito a qualidade final dos produtos "made in Goiás" em comparação com os importados do Japão...
De resto, o problema é o preço (e certamente o custo de manutenção, pronta disponibilidade de peças de reposição etc. comuns a veículos importados), he he he!
Abraços,
Carlos_EXL
Carlos_EXL
07/12/2012, 11:50
Carlos,
Abraço.
Ola Maeda, como vai?
Desisti de vez de ter uma TR4 já faz algum tempo (como mencionei em msg anterior, pelo menos 4 amigos meus têm as versões "flexfuel" e vivem com problemas dos mais diversos - muitos bastante graves por envolverem segurança dos ocupantes - além do consumo absurdo e da autonomia ridícula - não me baseei apenas, pois, em opiniões postadas no "reclameaqui").
Se for pra ter um 4x4 será a Pajero Full 3Doors pelos motivos explanados em msg recente neste mesmo tópico.
Veja em msg recente minha o vídeo-demo.
Abraços,
Carlos_EXL
Olá, Carlos.
Vi por acaso sua citação de minha resposta.
Eu fiquei até há 15 dias atrás com a TR4 e com muita satisfação. Era um ótimo carro que provou isso até seus últimos momentos. Digo isso porque acabei me envolvendo em um acidente em que houve PT no meu carro e no outro também. A prova de que se trata de um carro muito seguro é que ninguém saiu ferido, sem nenhum arranhão. A altura elevada é que me salvou, pois a colisão foi exatamente na minha porta, mas dentro do carro estávamos eu e um amigo sãos e salvos, completamente. A gente nunca imagina que isso possa acontecer com a gente, ainda mais sendo essa a primeira vez que eu me envolvi em um acidente de trânsito desse tipo.
Cogitei uma nova aquisição de outra TR4, mas o que me deixou indeciso foram os preços das revisões, bem como o fato de eu não ter ficado satisfeito com o suporte pós-venda. Mas o carro em si é ótimo.
Uma coisa é certa, vou comprar um veículo alto e robusto. Se não for uma TR4, algum outro do mesmo gênero.
Abraços.
Eu fiquei até há 15 dias atrás com a TR4 e com muita satisfação.
Prezado Maeda, é provável que você já conheça, mas vou mencionar alguns modelos para ilustrar o tópico.
Tucson (qualquer geração): crossover, estrutura monobloco compartilhada com o sedã Elantra e tração dianteira, não tem ESP;
Vitara: suv, estrutura monobloco híbrida, tração traseira e reduzida, versão 4x4 integral, não tem ESP;
TR4: suv, estrutura monobloco híbrida, tração traseira, 4x4 integral com diferencial central, não tem ESP;
Pajero Full: suv, estrutura monobloco híbrida, tração traseira, 4x4 integral com diferencial central, ESP;
Cherokee: suv, estrutura monobloco híbrida, tração traseira, 4x4 integral com diferencial central, ESP;
Troller: jipe, estrutura em longarinas, tração traseira, 4x4 parcial com roda livre manual, não tem ESP;
Wrangler JK: jipe, estrutura em longarinas, tração traseira, 4x4 parcial com roda livre manual, ESP;
Amarok Auto: picape, estrutura em longarinas, tração traseira, 4x4 integral com diferencial central, ESP;
É uma comparação básica, sem mencionar detalhes de suspensão, diferencial traseiro e dianteiro, etc.
Olá amigos!!
Andei sumido do fórum! Tinha perdido a senha!! rsrs mais consegui recuperar!!
Acabei decidindo minha compra por um SUZUKI GRAND VITARA!!
Mais como viajo mto! E media 6 Mil km por mês! Estou gastando mto com combustível!!
Ando com pé embaixo e ela acaba bebendo mto!!! Chegando a fazer media entre 6,8 e 8,2 na rodovia dependendo do trajeto e transito!!!
Em pista dupla andando entre 100 e 110 chegou fazer 10,5! Mais nunca passou disso!!
Já cheguei a pensar em colocar um motor diesel nela!!! rsrs mais não sei vale a pena adaptações!!!!
Outro ponto que me incomodou mto no GV, foram os barulhos internos de acabamento!! Ele faz mto barulho!! Já desmontei e coloquei espuma nele por todo lado e umas 3 vezes!!! Mais também não resolveu mto!! Continua fazendo barulho!!!
Apoio de braço, tampa traseira, maquinas dos vidros das portas fazem barulho até na cidade!!
Ja o painel faz mais barulho em estradas de terra com vibração!!!
Obs.: Tentei vender meu GV 10/11 prata e tomei susto nas avaliações!! Desvalorizaram mto!! Chegando a 20 % abaixo da fipe!!!
outro dia fiz um teste no Tiguan e gostei do motor dele, apesar de saber que se trata de um carro com apelo mais urbano e de rodovias!!! É caro e ruim de mercado!!
Alguem tem idéia sobre consumo do Tiguan??? E de desenpenho do mesmo!!!
Desde já agradeço a atenção de todos!!!
Carlos,
Sinceramente , eu não poria 80 paus num TR4 nem a pau.
Achei o motor fraco , gastão , o câmbio At não ajuda.
Pra andar um pouco mais tem que desligar o ODR toda hora e aí sim o consumo vai pras alturas.
Viajei uns 400 km com um e realmente não compraria. Mas esse é o MEU gosto.
No teu lugar poria um pouco mais de grana e partiria pra uma picape a diesel, ou mesmo uma Triton V6 , que também bebe bem mas ao menos o motorzão dela é animal,compensa. Pena o câmbio At dela ser tão ruim.Ou , se não fizer questão de carro zero , garimparia uma seminova, acho um custo-benefício bem melhor que um TR4
Abraços.
Abraços
E pagaria de 56 a 62 em um Jimny ? !!!!!!!!!!!!!!!!!!