Ver Versão Completa : Side não liga!
Boa noite amigos trilheiros!
Meu sidekick, sem dar nenhum tipo de aviso, simplesmente não liga mais.
Toda a parte elétrica funciona perfeitamente (farol, radio, limpadores) e ainda assim já tirei a bateria e limpei seus polos para descartar a possibilidade.
Simplesmente quando eu ligo a chave não há nenhum barulho. Com a chave na segunda posição ouço o "cleck" que imagino que seja o motor de arranque armando, mas quando giro a chave o carro não faz nenhum barulho e, obviamente, não liga.
O engraçado é que depois que o problema aconteceu da primeira vez, voltei a tentar após umas horas e ele funcionou, de primeira, como sempre foi. Deixei funcionar por uns 3 minutos e desliguei, tentando religar imediatamente e ele voltou a não pegar e não pegou mais desde então!
Ah, acho que pode valer a pena citar que troquei umas das luzes de freio no mesmo dia do ocorrido, mas liguei e desliguei o carro várias (mais que 5) vezes após a "instalação" dessa luzinha e nada havia acontecido e o carro não apresentava nenhum sintoma. Cheguei em casa, desliguei o carro e quando tive que sair de novo ele não ligava.
Alguém pode dar uma luz?
Abraços
carlos muller
13/03/2012, 19:22
Ninguem faz ideia?
ja passei por isso com meu varias vezes...uma vez tive até que chamar um guincho para leva-lo de volta para casa após um dia inteiro tentendo religa-lo e logo que estacionamos ele na minha garagem tentei liga-lo e funcionou o fio da put*....só ha uma solução....revisao da parte eletrica amigo...vai num cara conceituado e gasta umas moedas.
é a primeira vez que isso acontece.. e depois daquela ultima ligada nao ligou mais, já se passaram 2 dias!!!
alguma outra opinião?
Suzuki,
primeiramente, seja bem vindo ao forum!
Como dica, informe sua cidade/estado em seu perfil pois muitas vezes, alguém pode lhe indicar um profissional / serviço próximo à sua região.
Tive um Vitara que aconteceu a mesma situação que a sua inclusive com o barulhinho no motor de arranque em uma noite de chuva e eu tinha acabado de fazer uma cirurgia da vesícula...........chamei o guincho da Porto Seguro e o mecânico deu 2 marteladas no motor de arranque.....pegou de imediato!!!! O problema era nas escovas, que estavam gastas, depois disso, gastei R$ 50,00 e nunca mais fiquei na mão.
Tomara que seja esse seu problema.
Abs,
Octavio
Sou do rio de janeiro e obrigado pela recepção!
Tambem suspeito seriamente dessas escovinhas e adorei a ideia da martelada! Mais tarde vou postar uma foto só pra ter certeza q vou martelar no lugar certo!
alguem acha que possa ser o interruptor do park/neutro do cambio automático? alguem sabe como eu chego/testo ele?
alguem acha que possa ser o interruptor do park/neutro do cambio automático? alguem sabe como eu chego/testo ele?
Pode ser problema na SELETORA do câmbio, que identifica se o carro está desengatado pra poder ligar. Se for isso, tu podes pedir prum elétrico botar um "jumper" (ou gambiarra, pros íntimos) do fiozinho da seletora pro arranque. Não sei bem te dizer bem onde fica, mas olhando por baixo do câmbio seguindo a coifa da 4x4 acho que consegues encontrar o local da seletora. Mas recomendo trocar a seletora, pois acredito que tentar ligar o carro com o câmbio engatado sem querer-querendo pode avariar o câmbio. Essa peça é chata de encontrar, se possível tenta recondicionar ela, refazendo as pistas da placa eletrônica dela. Se encontrar, vai ser na suzucar e custa mais ou menos uns R$ 750,00, para o câmbio TH180c
Sei disso, pois já tive problema semelhante e foi a seletora que deu curto/torrou após eu passar numa poça de água meio funda.
Grande abraço e boa sorte!
infelizmente as porradinhas diretas ao motor de arranque/solenoide não surtiram efeito... será o comutador de partida? alguem sabe como testá-lo?
:(
Minha modesta opinião:
Suzuki, leva esse carro em um eletricista e testa o arranque dele. Ficar tentando adivinhar é difícil... Testa o arranque; se não for, parte-se pro resto.
O enorme problema é que ele não liga! Conhece algum eletricista que possa vir aqui em casa? Zona Sul do RJ?
Rapaz, reboque é prá isso mesmo. Te aconselho a Esquina do Sol em S. Cristóvão. Os caras são feras e o serviço é de 1ª.
vamos la...
pode ser varias coisas, não sei como é a eletrica do side, mas pode ter um tipo de fusível ou relé? se o arranque da estalos, não é indicação do "sensor" do cambio auto, se é que é auto! é barbada testar se o problema é no arranque ou na instalação! junto ao arranque tem o automático (acho que é isto) é igual ao arranque mas bem menor, uma peça cilindrica onde vai os fios, põe o carro em neutro e tenta fazer uma direta com uma chave de fenda nos plug's, não se assuste com as faíscas, é só 12v! se o arranque funcionar o problema pode ser na instalação, se der faisca e nao funcionar 99% que seja o arranque com problema! dai só abrindo pra ver!
se for cambio mecânico, pede uma força pra alguém dar uma empurrada e faz pegar no tranco pra levar no eletrecista!
Coloquei a chave de fenda lá e o veredito foi: ouço um barulho semelhante ao de um liquidificador, algo rodando rápido. O carro não liga independente da posicao da chave/cambio(A/T).
A impressão é que o solenóide (automatico) roda, mas nao "encaixa" no motor de arranque e consequentemente não liga o carro!
Acha q a informação procede?
Qual a parte do arranque que se liga ao solenóide?
Abraços
Coloquei a chave de fenda lá e o veredito foi: ouço um barulho semelhante ao de um liquidificador, algo rodando rápido. O carro não liga independente da posicao da chave/cambio(A/T).
A impressão é que o solenóide (automatico) roda, mas nao "encaixa" no motor de arranque e consequentemente não liga o carro!
Acha q a informação procede?
Qual a parte do arranque que se liga ao solenóide?
Abraços
Deve ser o automático do motor de arranque. Só em auto-elétrica pra arrumar isso. Não perde tempo tentando soluções gambiáticas.
Abraço!
suzukao4x4
18/03/2012, 23:11
Tambem acho que seja o automático do motor de arranque.. é aquela peça que fica colada ao motor de arranque e recebe os cabos nao é? mas no caso, como ouço algo rodar quando fecho o circuito com a chave de fenda achei que pudesse ser a peça, a qual ainda nao descobri o nome, que liga automatico ao motor de arranque!
abc
pessoal é o maldito bendix, ja aconteceu comigo, o motor de partida gira com toda velocidade pq não tem peso para empurrar, o bendix não engata na cremalheira! num caso muito remoto a cremalheira tbm pode ter suas engrenagens gastas, mas é muito raro! mas pode ir procurando um lugar pra comprar um bendix, pq o arranque ta funcionando!
abraço!
Se for bendix, procura no forum por um suzukeiro que foi ao Perú com um vitarinha. Não me lembro que tópico era. Na época, ele usou um bendix de uma empilhadeira que é o mesmo da viatura. E barato.
O tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/9992-lista-de-precos-de-adaptacoes-e-servicos-para-vitara-78.html#post1582383
Se for bendix, procura no forum por um suzukeiro que foi ao Perú com um vitarinha. Não me lembro que tópico era. Na época, ele usou um bendix de uma empilhadeira que é o mesmo da viatura. E barato.
O tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/9992-lista-de-precos-de-adaptacoes-e-servicos-para-vitara-78.html#post1582383
O problema é se for a cremalheira do volante do motor que desgastou...
Queria lembrar que nunca tinha tido problemas antes com o ligar do carro.. logo meio que descartei a possibilidade do problema ser a cremalheira, pois, imagino eu, que se fosse ela a culpada, eu já teria tido esse problema pelo menos algumas outras vezes.
Hoje o mec da auto-eletrica acusou o induzido como responsável do problema e me cobrou 125 reais pela peça. Não levei fé no diagnóstico não! O que voces acham?
Segundo ele o induzido "empenou" e vai ser trocado amanha mesmo.
Ué, seu mecânico não garante? Só pague se der certo!
Bom, na oficina ele me apontou o bendix no motor de arranque e chamou de induzido. Isso que me deixou pouco confiante. Eu insisti que ele me trouxesse a peça ruim após o conserto exatamente para sanar essa dúvida, pois não quero pagar preço de induzido por bendix!
Voce acha q o problema é compativel com uma falha do induzido?
Combinei que só pagaria na quarta-feira e a colocaçao será feita amanha (terça), quando pretendo testar o máx possivel o meu jipinho!
Bom, na oficina ele me apontou o bendix no motor de arranque e chamou de induzido. Isso que me deixou pouco confiante. Eu insisti que ele me trouxesse a peça ruim após o conserto exatamente para sanar essa dúvida, pois não quero pagar preço de induzido por bendix!
Voce acha q o problema é compativel com uma falha do induzido?
Combinei que só pagaria na quarta-feira e a colocaçao será feita amanha (terça), quando pretendo testar o máx possivel o meu jipinho!
Cara, acho que bendix e induzido é a mesma coisa, isso aí é barbada de consertar. Não é nenhum bixo de 7 cabeças, pode ficar tranquilo!
Abraço!
nanito, não é a mesma coisa não. Mas de fato, é moleza de consertar.
até onde sei o bendix é uma engrenagem que quando o "induzido" gira aciona ela fazendo com que saia pra fora e empurre a cremalheira, dando a partida do motor! induzido é aquela parte do eixo onde vai enrolado um monte de fio de cobre! pelo menos aqui na região é assim! o induzido é a parte mais cara de qualquer arranque! o bendix bem menos!
O cara veio, instalou de volta o motor de arranque supostamente consertado e o carro continua com o mesmo problema! Giro a chave e não faz nenhum tipo de barulho! Agora ele ta falando que acha q é o sensor do cambio automático... alguem sabe como eu chego/testo esse sensor? Sabem o preço dele?
abraços
O cara veio, instalou de volta o motor de arranque supostamente consertado e o carro continua com o mesmo problema! Giro a chave e não faz nenhum tipo de barulho! Agora ele ta falando que acha q é o sensor do cambio automático... alguem sabe como eu chego/testo esse sensor? Sabem o preço dele?
abraços
Faz o teste da ligação direta conforme o Mairo explicou há alguns posts atrás, pra ver se não é mesmo o motor de arranque. Se não for o arranque o problema, faz aquilo que disse também há alguns posts atrás, o "jumper" com o fio da seletora que vai pro arranque.
Abraço!
agora nao sei mais o que dizer pois meu vitara fazia identico ao dele, quando acionava a chave de iginição o arranque girava a toda velocidade (como se fosse um liquidificador mesmo) mas o bendix nao acionava a cremalheira, trocou o bendix e ficou zerado!
mas sei la, nao levei fé nesse cara que fez o serviço!
Carro consertado. Problema? Sensor de segurança P/N!
O cara pelo menos admitiu o erro e se redimiu, serviço saiu por R$ 250,00!
Carro consertado. Problema? Sensor de segurança P/N!
O cara pelo menos admitiu o erro e se redimiu, serviço saiu por R$ 250,00!
Sensor de segurança P/N? Essa eu não conhecia, deve ser do câmbio auto do 4 portas. Porque no Vitarinha se chama seletora do câmbio e custa no mínimo uns R$ 800,00 o conserto. Qualquer outra forma é gambiarra.
Faz um teste botando em D e gira a chave pra ver se gira o arranque.
Abraço!