Ver Versão Completa : Compra suzuki novo
Edgar Caldeira
12/03/2012, 09:18
Bom dia pessoal.
Estou sondando a comprar de um vitarinha...
Achei bastante ano 93 a venda... é um bom carro? É carburado ou injetado? Automatica da muito problema? Manutenção cara?
Tem muita diferença dos anos 93 ate 97? Nos trollers eu sei que a diferença é berrante.
Por que os Vitaras 97 que achei são motor 2.0 V6 ? É muito beberão?
Desculpe gente só entendo de Troller Rssss
Abraços
se for comprar vitara para trilhas e passeios, compra 3 portas, não de 5! evita os v6, pepino total! evita os automaticos, manutenção é cara e é mais longo a relação que os mecanicos (diferencial 8x37, contra 8x41 mecanico) além de ser apenas 3 marchas, são mais longas tbm do que os 5 marchas! tive um automatico e não gostei, agora com um manual (ano 93) é outro carro!
carburado saiu até 92, é de manutenção simples, mas não sao tão bons como os injetados, 93 em diante (mais forte o motor)! não tem diferença mecanica de 93 até 98, só muda acabamento/perfumaria, salvo a ponta de ixo traseira que a tulipa é maior acima do ano 95!
de mais é otima viatura, manutenção não é tao cara como imaginam, tem muita peça nacional de facil adaptação, se comprar inteiro é só alegria!!!
É um bom carro sim, se a manutenção estiver ok, é claro. Caso contrário, dor de cabeça, como em qualquer caso de carro usado e bem antigo. As peças não são caras, principalmente se vc comparar com os preços de peças para carros médios por aí. Endosso o que o Mairo escreveu. Um amigo tem um automático que é muito legal, mas com pneus maiores, como a turma costuma usar, fica muito fraco, principalmente nas serras. O meu é 93/94, câmbio manual (inclusive está anunciado aqui no Forum), o desempenho em trilhas é excelente e em estradas (asfalto) é satisfatório, inclusive na estrada faz 10 km/l, ou até mais um pouco se andar devagar (80-90 km/h) e o trecho for mais plano.
Abs,
LFC
Edgar Caldeira
12/03/2012, 23:47
se for comprar vitara para trilhas e passeios, compra 3 portas, não de 5! evita os v6, pepino total! evita os automaticos, manutenção é cara e é mais longo a relação que os mecanicos (diferencial 8x37, contra 8x41 mecanico) além de ser apenas 3 marchas, são mais longas tbm do que os 5 marchas! tive um automatico e não gostei, agora com um manual (ano 93) é outro carro!
carburado saiu até 92, é de manutenção simples, mas não sao tão bons como os injetados, 93 em diante (mais forte o motor)! não tem diferença mecanica de 93 até 98, só muda acabamento/perfumaria, salvo a ponta de ixo traseira que a tulipa é maior acima do ano 95!
de mais é otima viatura, manutenção não é tao cara como imaginam, tem muita peça nacional de facil adaptação, se comprar inteiro é só alegria!!!
Eu imaginei que os v6 seriam zebra... Por que?
O vitarinha correto então seria um 3 portas 93 para cima e manual correto?
Eles vem com roda livre manual?
Abraços e obrigado pelos posts !!
Eu imaginei que os v6 seriam zebra... Por que?
O vitarinha correto então seria um 3 portas 93 para cima e manual correto?
Eles vem com roda livre manual?
Abraços e obrigado pelos posts !!
Eu já li que o V6 é um carrão, mas se der pau, pior ainda se tiver que retificar (peças, m.o., etc).
O 93 em diante é com roda livre automática. Dizem que não é muito forte, mas eu acho que o problema é que se vc dar marcha à ré ele desacopla e acopla novamente andando para trás; daí que se vc andar para a frente de novo, ele desacopla e acopla para a frente; nessa manobra, se vc arrancar com força, dá uma pancada e arrebenta. Eu acho que se for na manha, nada acontece
Abs,
LFC
Edgar Caldeira
13/03/2012, 00:13
Eu já li que o V6 é um carrão, mas se der pau, pior ainda se tiver que retificar (peças, m.o., etc).
O 93 em diante é com roda livre automática. Dizem que não é muito forte, mas eu acho que o problema é que se vc dar marcha à ré ele desacopla e acopla novamente andando para trás; daí que se vc andar para a frente de novo, ele desacopla e acopla para a frente; nessa manobra, se vc arrancar com força, dá uma pancada e arrebenta. Eu acho que se for na manha, nada acontece
Abs,
LFC
Como assim? No troller 2000 é automático e é só virar o botão para 4x4 e já engata... Não entendi hehehe
Edgar Caldeira
13/03/2012, 00:19
Por exemplo esse produto serviria em um vitarinha 93 ate 97?
Roda Livre AVM 438HP - Suzuki (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Suzuki&produto=Roda+Livre+AVM+438HP+-+Suzuki&dept_id=1212&pf_id=RO001M)
Ela funciona como no trollers? Libera o cardãn e a coroa e o pinhão evitando desgaste prematuro?
Serve. Só que essa rl é manual. A original do vitarinha 93/97 é automática, Aisin. Por ser automática, ao se acionar a 4x4, ela engata. Para desengatar, basta dar ré em 4x2, por uns 2m.
a roda livre original é automatica, quando gira o eixo ela acopla tanto para frente como para traz, igual a qualquer roda livre automatica, ela só vai desacoplar quando desengatar a traçao 4x4 e der uma ré, dai ela larga! no meu vitara é automatica e ainda nao deu problema, quado der vou colocar essas manuais da AVM, muito boa!
PS: no ML tem roda livre manual AVM por 250,00!
Como assim? No troller 2000 é automático e é só virar o botão para 4x4 e já engata... Não entendi hehehe
A questão é: se vc estiver em 4x4 andando para a frente, parar e andar para trás, vai ouvir um barulho da RL desacoplando e acoplando para andar no sentido inverso. Ao andar para a frente de novo, acontece a mesma coisa. Mas se vc der uma arrancada para a frente sem andar um pouco, a pancada na RL vai ser forte. Não sei explicar melhor.
[]s
LFC
Edgar Caldeira
13/03/2012, 14:53
a roda livre original é automatica, quando gira o eixo ela acopla tanto para frente como para traz, igual a qualquer roda livre automatica, ela só vai desacoplar quando desengatar a traçao 4x4 e der uma ré, dai ela larga! no meu vitara é automatica e ainda nao deu problema, quado der vou colocar essas manuais da AVM, muito boa!
PS: no ML tem roda livre manual AVM por 250,00!
Achei lift de carroceria de 3'' e suspensão 2" por 560 reais.... Ia ficar um mostrinho não ia?
Caramba para levantar o troller gastei mais de 2 mil reais e a roda livre para troller 2000 sai 2.500
Como vitara é mais barato eim !!
Nem tanto, tome cuidado... 560,00 os 02 kits?
Edgar Caldeira
13/03/2012, 23:03
Nem tanto, tome cuidado... 560,00 os 02 kits?
Sim, correção 660,00 reais.
RC 4x4 :: Equipamentos Off-Road :: São Paulo - Brasil (http://www.rc4x4.com.br/novosite/produtos.asp?InCdSecao=1&InCdCategoria=8)
Oi Edgar,
O kit de carroceria está valendo R$ 260,00 (MDO 400,00) e o de suspensão R$ 400,00 (MDO 350,00). Com estes dois kits consegue colocar pneus 30” ou 235x75R15.
Att,
Rodrigo F. Portugal
RC Equipamentos 4x4
com esses dois kit's coloca pneu 32" recapado! rrsrs (desde que faça um desbaste no paralama) veja topico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70767-vitara-98-x-zuki-monstrim.html
para pneu 31" basta caços de 2" na suspa e 2" na carroceria! pneu 235/75 com recape, da pra usar somente com 2" na suspa!
mas a sua pergunra: é sim, vai ficar um mostrinho com este kit!!!
quanto as rodas livres do colega que engata e desengata pra frente e para traz, fazendo barulho (estalos) certamente elas estao com problema, pois não é normal isto! tive dois vitaras e nenhum fazia isto (estalar)!
mairo, esse valor tem que ver se estão aí o calço da balança traseira e o prolongador de cardã... Não sei se o Rodrigo inclui isso... Não esquecendo, embora não necessário pra alguns, o dropped kit pro dif dianteiro. Só este, tá uns 250,00!
Estalos na RL, no meu caso foi uma montagem errada.
Não estão com qualquer problema. Funcionam perfeitamente. Estou com o carro há mais de 4 anos. Não há, na verdade, um estalo, apenas se escuta um (apenas um) click indicando o desacoplamento. É o mesmo barulho que faz quando se desengata a tração e anda para trás para liberar a RL. Eu é que posso estar enganado sobre isso ser um desengate momentâneo da tração enquanto a rotação do eixo muda de sentido, mas acho que vale a pena ter cuidado com isso, especialmente porque muito se fala sobre a fragilidade da roda livre automática.
De todo modo, valeu pela dica.
Abs,
LFC
Edgar Caldeira
15/03/2012, 00:09
com esses dois kit's coloca pneu 32" recapado! rrsrs (desde que faça um desbaste no paralama) veja topico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70767-vitara-98-x-zuki-monstrim.html
para pneu 31" basta caços de 2" na suspa e 2" na carroceria! pneu 235/75 com recape, da pra usar somente com 2" na suspa!
mas a sua pergunra: é sim, vai ficar um mostrinho com este kit!!!
quanto as rodas livres do colega que engata e desengata pra frente e para traz, fazendo barulho (estalos) certamente elas estao com problema, pois não é normal isto! tive dois vitaras e nenhum fazia isto (estalar)!
Entendi... Eu estava pensando em colocar esses pneus:
Eugene 4x4. Armadillo 255/75/15 (http://www.eugene4x4.com.br/loja/products/122-armadillo-2557515.aspx)
Eugene 4x4. Armadillo 31R15 (http://www.eugene4x4.com.br/loja/products/130-armadillo-31r15.aspx)
Sera que alguns dos dois entra de boa com calço de 2" na suspensão e calço de 2" na carroceria?
os dois entram, mas acho que o segundo vai raspar na parte de traz do paralama, tem que dar uma desbastada! se for usar pneu 31" recapado com motor 1.6, nao descarte a possibilidade de usar uma x-crawller depois: ela aumenta a reduzida de 1,8 x 1 para 3,2 x 1! dai o bixo fica um monstrinho. Se colocar pneu 31", não esquece de instalar um drop kit no diferencial pra diminuir a chance de quebra das homocineticas!
Edgar Caldeira
15/03/2012, 19:53
os dois entram, mas acho que o segundo vai raspar na parte de traz do paralama, tem que dar uma desbastada! se for usar pneu 31" recapado com motor 1.6, nao descarte a possibilidade de usar uma x-crawller depois: ela aumenta a reduzida de 1,8 x 1 para 3,2 x 1! dai o bixo fica um monstrinho. Se colocar pneu 31", não esquece de instalar um drop kit no diferencial pra diminuir a chance de quebra das homocineticas!
Que raios de drop kit é esse hehe?
Nossa tudo isso só para por um 31?
esse 255/75/15 dá a altura do que? um pneu 29 ou 30 ?
Abraço
Que raios de drop kit é esse hehe?
Nossa tudo isso só para por um 31?
esse 255/75/15 dá a altura do que? um pneu 29 ou 30 ?
Abraço
Veja no site MANECO PNEUS - Barbacena - Juiz de Fora (http://www.manecopneus.com.br) . Deve dar mais od que um 31, dependendo da banda escolhida.
Abs,
LFC
Dropped kit = kit para rebaixar o diferencial dianteiro. Posiciona melhor as homocinéticas, aumentando sua vida útil.
Amigo, 31" pra troller é brincadeira... mas pra um vitara, cujo pneu original é 195(!) calcula a sobrecarga do bichinho.
Vê esse site: Pneus Fácil – Compare Medidas de Pneu (http://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas.php)
Edgar Caldeira
16/03/2012, 00:07
Dropped kit = kit para rebaixar o diferencial dianteiro. Posiciona melhor as homocinéticas, aumentando sua vida útil.
Amigo, 31" pra troller é brincadeira... mas pra um vitara, cujo pneu original é 195(!) calcula a sobrecarga do bichinho.
Vê esse site: Pneus Fácil – Compare Medidas de Pneu (http://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas.php)
Hehe é verdade.. É o costume do troller!
Galera qual pneu vocês indicam para um vitara 3P com calço de 2" e suspensão de 2"?
Eu vi os VJ900 e os Armadillo
Nessa linha mesmo, bem agressivo.
Qual o tamanho que entra sem raspar? 265/75/15 ou vai mais?
Abraços e obrigado pela força
255/75 acho q fica show! eu uso VJ900 é muito bom pneu!!!
não é muita coisa, como o vitara é pequeno e não usa eixo rigido, quando vc levantar a suspensão, as homocinéticas vao ficar bem inclinadas para baixo, um pneu pequeno ela até aguenta trabalhar assim, mas para usar pneu grande com garra, ela vai sofrer! então o pessoal instala o drop kit da RC4X4, são suportes que fixam o diferencial no chassis mais compridos que o original, fazendo com que as homos fiquem num angulo mais perto do original possivel!
Mairo, vc tá acostumado com a tua relação... 6X35! Imagina a relação original com 255/75 vj900! Anda como?:discordo:
tem muita gente andando com pneu 31" e relação original!
Sem dúvida... mas o problema é sair de um troller prá um vitara assim... haja coração!!!:freaking:
Edgar Caldeira
16/03/2012, 12:40
Sem dúvida... mas o problema é sair de um troller prá um vitara assim... haja coração!!!:freaking:
Gente estou boiando hehehehehehe
O que há de errado colocar um lift de 4"" e um vj900 235 por exemplo?
Mairo pode por uma foto do seu carro para eu ver o pneu? Qual o diamentro dele?
Abraçoss
o que o ary contestou é que um vitara com pneu 31" pode ficar fraco (pouca força) pro motor tocar esta medida de pneu, comentou para não me basear pelo meu pq uso uma relaçao mais curta que a original nos diferencias! ta ai a foto do bicho (cinza) com pneu 235/75 R15, o pneu tem 75cm de altura na trena, da 30" certinho (uso somente calço de 3" na suspa)! tomei a liberdade de pegar uma foto de outro topico de um colega que colocou pneu 31" somente com calços de 2" na suspensão! o pneu entra numa boa, mas certamente vai raspar no paralama! o ary tbm falou que vc vai estranhar um pouco sair de um troller, que é um canhão (forte) pra um vitara com esta medida de pneu!
mas tem muita gente q usa pneu 31" na trilha e o vitara vai bem!
o que o ary contestou é que um vitara com pneu 31" pode ficar fraco (pouca força) pro motor tocar esta medida de pneu, comentou para não me basear pelo meu pq uso uma relaçao mais curta que a original nos diferencias! ta ai a foto do bicho (cinza) com pneu 235/75 R15, o pneu tem 75cm de altura na trena, da 30" certinho (uso somente calço de 3" na suspa)! tomei a liberdade de pegar uma foto de outro topico de um colega que colocou pneu 31" somente com calços de 2" na suspensão! o pneu entra numa boa, mas certamente vai raspar no paralama! o ary tbm falou que vc vai estranhar um pouco sair de um troller, que é um canhão (forte) pra um vitara com esta medida de pneu!
Caras, saindo do Troller pro Vitara, até se ele botar pneu aro 13" ele vai estranhar a falta de potência do Vitara...
O cara que pega um Vitara, com pneu grande ou pequeno, vai ter que se conformar com desempenho de 1.3 e consumo de 1.6.
Abraços!
Edgar Caldeira
16/03/2012, 15:17
Essa é minha duvida... Como eu sei se o pneu é do tamanho de um 30/ 31 / 33 e etc???
75 cm = 30 polegadas? Seu pneu é 235/75/15 ?
Essa é minha duvida... Como eu sei se o pneu é do tamanho de um 30/ 31 / 33 e etc???
75 cm = 30 polegadas? Seu pneu é 235/75/15 ?
Me intrometendo na pergunta, meu Vitara está com pneus 235/75 R15, menor que isso acho esteticamente feio pra uma viatura com 2" na suspensão. Com esses pneus, o desempenho na minha opinião é bom, claro que não é nenhum campeão de 0 a 100 km/h, mas me leva longe fazendo 10 km/L.
Vale lembrar que não sou piloto de corrida, sou piloto de jipe hehehe.
Abraços!
Gente estou boiando hehehehehehe
O que há de errado colocar um lift de 4"" e um vj900 235 por exemplo?
Mairo pode por uma foto do seu carro para eu ver o pneu? Qual o diamentro dele?
Abraçoss
Nada.
Um lift de 2+2" (4") mais 235x75x15 ou 30", mais vj900 é a receita mais usada em vitaras.
Mas o que vc mencionou anteriormente não foi isso.
Cabe até um 32", mas NO MEU ENTENDER, não fica bom... só isso.
Mencionei o carro do mairo porque sei da relação mais curta que ele tem e que, AO MEU VER, é o certo por conta dos 13% (não é isso, mairo?) de ganho de torque final, compensando o maior diâmetro de pneus.
Sem essa (ou qq outra) compensação de torque, qq coisa acima de 30", EU não usaria.
O que não quer dizer que ninguém deva usar...
tudo bem, o troller é bem mais potente! mas será que potencia é tudo? vou anexar um video do meu vitara e em seguida um troller com pneu 35" no jeep cross que fizemos aqui na cidade! olhem e tirem suas conclusões!
movie - YouTube (http://youtu.be/TZewhUrJpKM)
tudo bem, o troller é bem mais potente! mas será que potencia é tudo? vou anexar um video do meu vitara e em seguida um troller com pneu 35" no jeep cross que fizemos aqui na cidade! olhem e tirem suas conclusões!
movie - YouTube (http://youtu.be/TZewhUrJpKM)
Potencia não é nada sem controle.
A combinação do Troller: muita aceleração + pneu mud = viatura andando no sabão, não deu certo nesse circuito.
Já o Vitarinha ali vai de boa porque não fica patinando muito.
Agora, se botar um pneu bem cravudo naquele Troller, daí não sei, pode ser que ele ande que nem um cavalo doido ou cave um buraco até a China!
O problema da falta de potência do Vitara eu vejo só em subidas nas trilhas, às vezes precisamos daquele cavalinho a mais pra alcançar o alto do barranco.
Muito bom o video, circuito bacana.
És tu dirigindo o Vitara, Mairo?!
Grande abraço!
é eu sim! e errei uma terceira bem perto da linha de chegada! rsrsrsrs não estava bem habituado com a viatura ainda! mas como eu era da organização da trilha, não tava valendo mesmo, então nao da nada!
acho q nem matando entrego minha viatura pra alguem judiar que não seja eu!!!! hahahahaha
outra coisa, tu tava sumido heim nanito!!!!!!
é eu sim! e errei uma terceira bem perto da linha de chegada! rsrsrsrs não estava bem habituado com a viatura ainda! mas como eu era da organização da trilha, não tava valendo mesmo, então nao da nada!
acho q nem matando entrego minha viatura pra alguem judiar que não seja eu!!!! hahahahaha
outra coisa, tu tava sumido heim nanito!!!!!!
Tava sumido sim, fiquei 2 meses viajando de férias. Agora to voltando e pretendo preparar a viatura pra algumas este ano, já que no ano passado foram só alguns passeios off-road.
Antes preciso terminar de pagar a viagem, hahaha!
Abraços!