Conectar

Ver Versão Completa : Borra branca na mangueira radiador

Sydney66
11/03/2012, 22:35
Bom dia amigos. Depois de 3 anos parado em uma garagem resolvi dar uma manutenção na viatura para não perder o bom amigo, mas para minha surpresa encontrei uma borra pastosa e embranquiçada na mangueira superior em duas posições, logo após a valvula termostática (no sentido do fluxo que é entrar no radiador por cima e sair por baixo) e antes de entrar no radiador.
Em 20 anos de Jeep não tinha visto isso ainda, e não sei se isso se formou por estar parado ou foi antes do mesmo parar, não sei se obstruia a passagem da água, acho que não por ser pastosa, mas estranha. Antigamente usava só água mesmo, mas anos antes de parar o carro comecei a usar aditivos para radiador, tera sido isto?
Não se formou em nenhum outro local (mangueira inferior por exemplo) e só nas extremidades da mesma, caso tenha se formado quando ainda em uso acho que iria obstruir com o tempo.
Alguém já teve essa experiência? Seria o tempo que ficou parado (mas se for porquê nesses locais e não na parte inferior? Por isso minha dúvida em achar que estava se formando com o Jeep em uso), ou seria pelo uso de aditivos com água comum?
Mando fotos para ajudar e agradeço por qualquer informação.

Jacimar
12/03/2012, 07:16
Bom dia prezado ! difícil dizer o que é isso, depois de 3 anos pode ser qualquer coisa, o ideal agora é fazer uma limpeza geral e não deixar o veículo parado pois não há nada pior para a conservação dele do que ficar ocioso, eles são como nós, precisam de exercício ! troque todos os óleos e se prepare porque provavelmente sua bomba dágua vai vazar, troque as velas também ! boa sorte e um abraço !

Dodger
12/03/2012, 09:09
esse bocal da mangueira é de aluminio, certo? aluminio num enferruja mas tbém oxida e deixa uma borra, mas num fica essa meleca, pode ser da mistura com os aditivos.

carro vc pode até deixar parado mas o motor é bom funcionar por 20 minutos a meia hora de vez em quando

antonio umino
12/03/2012, 22:24
A reação quimica agindo sobre o aluminio... (cloro). .

ok.. ate +

lucar
13/03/2012, 15:07
Camarada, eu reativei meu jeep depois de uns anos parado também. Não tinha nada disso não. Eu já ví essa "maionese" quando contamina o óleo com água. Mas no RADIADOR?!?!?! Nunca ví!

Já viu como esta o óleo do motor?? Eu retirei o carter do meu e fiz uma limpeza. Aproveitei para ver se tinha algum tipo de borra nas bronzinas de bielas e tava tudo 100%. Troquei tudo que é fluido (motor, cambio, t-case, diferenciais, caixa de direção e freios que ainda não fiz) com receio devido ao tempo parado. Com tudo novo e carburador limpo e radiador cheio, foi bater e pegar de primeira!!
Ah. Eu troquei cabos de vela(estavam ruins), 1 vela que estava ruim, rotor e platinado(nem precisava). comprei um condensador e nem coloquei.

Eu checava o óleo do motor, tirava a tampa de valvulas superior (caso seja bf ou familia) para ver como que esta!

abç

Sydney66
13/03/2012, 21:46
Camarada, eu reativei meu jeep depois de uns anos parado também. Não tinha nada disso não. Eu já ví essa "maionese" quando contamina o óleo com água. Mas no RADIADOR?!?!?! Nunca ví!

Já viu como esta o óleo do motor?? Eu retirei o carter do meu e fiz uma limpeza. Aproveitei para ver se tinha algum tipo de borra nas bronzinas de bielas e tava tudo 100%. Troquei tudo que é fluido (motor, cambio, t-case, diferenciais, caixa de direção e freios que ainda não fiz) com receio devido ao tempo parado. Com tudo novo e carburador limpo e radiador cheio, foi bater e pegar de primeira!!
Ah. Eu troquei cabos de vela(estavam ruins), 1 vela que estava ruim, rotor e platinado(nem precisava). comprei um condensador e nem coloquei.

Eu checava o óleo do motor, tirava a tampa de valvulas superior (caso seja bf ou familia) para ver como que esta!

abç

Agradeço aos amigos;

Como colocava água comum acho que vinha com muito cloro, agora só uso água destilada. O motor é OHC, abri o carter e retirei o óleo, não havia sinal de água e estava com boa aparencia, não encontrei resíduos nele. Estou fazendo uma revisão geral em tudo, vai levar um bom tempo porque gosto de fazer eu mesmo, mas vou trocar tudo.

lucar
13/03/2012, 22:33
Bacana... eu troquei as mangueiras e filtro de gasolina, somente a do retorno do carburador não troquei ainda. Após o serviço fui até um posto na esquina de casa colocar uma gasolina no tanque e o jeep perdeu força. Coloquei direto da bomba numa PET 2L que tinha gasolina boa aqui guardada e consegui voltar para casa. Suspeitei da mangueira ser mais fina por dentro, mas sendo novas??
Pior que com a minha gasolina o jeep pulou para dentro da garagem....

Sabe me dizer o diâmetro interno da mangueira de gasolina do BF 161??

Sydney66
14/03/2012, 13:08
Não tenho certeza, mas acredito que seja a de 6mm. É a que eu uso no jeep. Pouco combustível ocasionado por obstrução não causa efeito de pouca força no carro, causa problemas de cortar o motor em velocodades maiores, em baixas velocidades você não notaria a diferença. No caso do BF eu não tenho o manual, mas é fácil, o pessoal pelo forum tem, basta desligar a saída para o carburador e colocar em um copo graduado, desligar a bobina e ligar o arranque pelo tempo definido no manual de serviço, a bomba deverá fornecer xx ml de gasolina, sendo a menos estará com problemas, mas acho que o que ocorreu foi gasolina aduterada.