PDA

Ver Versão Completa : ATF 3 ou 4 para Grand Cherokee alguém sabe onde encontrar ?

Wilsonaa
09/03/2012, 11:49
Me recuso a usar dex , mas não estou encontrando o mardito ATF recomendado pela Crysler nem em concessionarias
Chrysler LLC ATF+4® Info Center (http://www.centerforqa.com/)

Alguém sabe onde posso encontrar

T+

Wilson

eickhoff8
09/03/2012, 15:23
Me recuso a usar dex , mas não estou encontrando o mardito ATF recomendado pela Crysler nem em concessionarias
Chrysler LLC ATF+4® Info Center (http://www.centerforqa.com/)

Wilson
Eu compro em qualquer posto PETROBRAS. lá tem ATF4
ABS

Wilsonaa
09/03/2012, 21:27
ABS

Obrigado;
Vou procurar amanha , por aqui nem nas concessionarias.

T+

Wilson

fmarare
11/03/2012, 03:13
Wilson A RAID fabrica no Brasil este oleo. Comprei em Indaiatuba Av. Getulio Vargas em uma troca e venda de oleo da Mobil. Paguei 80 reais/l. Vejo muito neste site comentando que também não encontram o aditivo original Mopar para os diferenciais. Importei da Morris sem nenhum problema. PS: se encomendar em embalagem de 5 litros sai mais em conta o ATF+4 .

Adir Danielsson (Berga)
11/03/2012, 14:18
ABS

Talves,Tres de Maio seja abençoada,por que no resto do brasil não tem.
Tire uma foto do produto ai no balcão de revenda e coloque aqui para vermos,se tiver vou ai buscar e podemos enviar pro resto do pessoal do forum que precisar.
Abraço.

Cláudio Brasília
11/03/2012, 14:49
Procurei aqui numa ex-autorizada, mas me disseram que não tinha nada e recomendaram estar usando o Motul MultiATF; sei que este Motul é importado...será que é bom???

eickhoff8
11/03/2012, 22:07
Rsrss. Vou ver se tiro a foto! Ou aqui tem a vontade ou estou usando coisa errada! Mas o carro esta ótimo.
Abs

Tire uma foto do produto ai no balcão de revenda e coloque aqui para vermos,se tiver vou ai buscar e podemos enviar pro resto do pessoal do forum que precisar.
Abraço.

Wilsonaa
11/03/2012, 22:52
Este da Castrol também diz que atende os nossos sonhos
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_usa/STAGING/local_assets/downloads/m/MultiVehicle_ATF.pdf

Agora onde encontrar ?

T+

Wilson

raven
12/03/2012, 11:47
Posteko Serviços de Lubrificação - Automóveis e Veículos - R. Clodomiro Amazonas, 311, Vl Nova Conceição, São Paulo, SP (http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/automoveis_e_veiculos/XT3X256U/posteko_servicos_de_lubrificacao.html)

Tenta neste, alí uma vez eu fui comprar o DIII e me mostraram uma lata de ATF de 20 litros e era Castrol importado.

Abraços

Amostardeiro
12/03/2012, 13:19
Abraço.

Aqui também tem da BR, mas não em todos os postos.

Sds

Adir Danielsson (Berga)
12/03/2012, 13:53
Aqui também tem da BR, mas não em todos os postos.

Sds

Seria o ATF+4!!!! Não pode ser ATF dexrom ll ou dexrom lll.

Wilsonaa
12/03/2012, 19:01
Posteko Serviços de Lubrificação - Automóveis e Veículos - R. Clodomiro Amazonas, 311, Vl Nova Conceição, São Paulo, SP (http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/automoveis_e_veiculos/XT3X256U/posteko_servicos_de_lubrificacao.html)

Tenta neste, alí uma vez eu fui comprar o DIII e me mostraram uma lata de ATF de 20 litros e era Castrol importado.

Abraços

Grande raven , encontrei o danado por 25 latinhas ,o cara só tinha dose litros , vou garantir a minha troca , ele disse que já encomendou mais , agora é só correr o risco .

E a bagaça lá do outro lado , não volta mais ao AR ?

T+

Wilson

Wilsonaa
12/03/2012, 19:10
Rsrss. Vou ver se tiro a foto! Ou aqui tem a vontade ou estou usando coisa errada! Mas o carro esta ótimo.
Abs

Qual a sua VTR , se for a ZJ 1993 ,com cambio AW-4 , deve usar o dex , veja bem alguns modelos saíram com R-42 ai deve ser o ATF + , verifique isso , pois o ATF não pode ser usado no lugar do DEX ou Vice Verça

T+

Wilson

Wilsonaa
12/03/2012, 19:15
Wilson A RAID fabrica no Brasil este oleo. Comprei em Indaiatuba Av. Getulio Vargas em uma troca e venda de oleo da Mobil. Paguei 80 reais/l. Vejo muito neste site comentando que também não encontram o aditivo original Mopar para os diferenciais. Importei da Morris sem nenhum problema. PS: se encomendar em embalagem de 5 litros sai mais em conta o ATF+4 .

Muito obrigado pela informação !!

Por acaso você não tem o Aditivo original Mopar para o diferencial traseiro sobrando por ai , se tiver vou buscar , to aqui pertinho , se não tiver teria como importar para mim , quanto sairia ?

Grande abraço

T+

Wilson

Wilsonaa
12/03/2012, 19:24
Procurei aqui numa ex-autorizada, mas me disseram que não tinha nada e recomendaram estar usando o Motul MultiATF; sei que este Motul é importado...será que é bom???

Grande Claudio ; pelo que andei pesquisando , o da Motul e o Mult da castrol , pelo menos dizem que atendem as especificações Crysler , como está difícil de encontrar o legitimo ATF+ , me vejo obrigado a usar um destes e estou inclinado a usar o da Castrol , pois a mesma é licenciada pela crysler para produzir o produto ;
Licensed ATF+4® Brands (http://www.centerforqa.com/licensedatf4brands.html)

T+

Wilson

fmarare
13/03/2012, 00:55

Por acaso você não tem o Aditivo original Mopar para o diferencial traseiro sobrando por ai , se tiver vou buscar , to aqui pertinho , se não tiver teria como importar para mim , quanto sairia ?

Grande abraço

T+

Wilson
Vou verificar e informo

eickhoff8
13/03/2012, 16:32
Olhei a garafa do atf que estou usando. Chama-se ATF -TA. petrobras.

se serve nao sei, mas o carro está excelente.

Wilsonaa
13/03/2012, 20:39

Andei pesquisando , este que VC cita trata-se de um DEX produzido ,pela lubrax este sim é fácil de encontrar !!
só não encontrei nesta descrição ATF -TA .

Não querendo deixar o amigo preocupado ;

Com o dex no cambio R -42 44 46,48 e cryslers a VTR fica normal , troca as marchas no tempo certo e tudo mais , o problema vem com o tempo de vida útil do sistema que é diminuído significativamente .

T+

Wilson

Adir Danielsson (Berga)
13/03/2012, 20:39

Que droga...........Três De maio não foi abençoada,ainda na procura por ATF+4 OU 3,num preço acessível,até encontrei,mas não pago R$ 95,00 no litro.

Adir Danielsson (Berga)
13/03/2012, 21:00

Reforçando a pergunta acima,qual seu veiculo eickhoff8 ?

Amostardeiro
14/03/2012, 09:08
Pessoal

Peço desculpas , mas realmente o ATF que uso na Cherokee não é o +4, mas tá perto :mrgreen: , heheheheh, vejam o link.

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/9915ea8046294440b694bfb37e971e31/ft-lub-auto-atf-tdx.pdf?MOD=AJPERES

Sds

eickhoff8
14/03/2012, 22:37
Minha viatura é Grand Cherokee limited v8 5.2 1996.
Se os amigos afirmam que o correto é ATF 3 ou 4, porque na vareta de medição do oleo está escrito dexron II? Nao serve?

Reforçando a pergunta acima,qual seu veiculo eickhoff8 ?

Adir Danielsson (Berga)
14/03/2012, 23:33
Minha viatura é Grand Cherokee limited v8 5.2 1996.
Se os amigos afirmam que o correto é ATF 3 ou 4, porque na vareta de medição do oleo está escrito dexron II? Nao serve?

Se está escrito na vareta de medição serve,na minha v8 97 está escrito ATF PLUS TYPE 7176 (ATF +3)

eickhoff8
15/03/2012, 07:35
Sempre fui meio pelo obvio tambem Berga. Mas eu escutava muita gente afirmando que ZJ tinha que ser ATF mesmo estando escrito la que podia ser dexron II .
SÓ se alguem trocou a vareta! Aí complica as coisas!!.
ABS

Se está escrito na vareta de medição serve,na minha v8 97 está escrito ATF PLUS TYPE 7176 (ATF +3)

Wilsonaa
15/03/2012, 08:46
Sempre fui meio pelo obvio tambem Berga. Mas eu escutava muita gente afirmando que ZJ tinha que ser ATF mesmo estando escrito la que podia ser dexron II .
SÓ se alguem trocou a vareta! Aí complica as coisas!!.
ABS

Te indico esta leitura !!
Chrysler, Plymouth, and Dodge four-speed automatic transmission repairs (http://www.allpar.com/fix/trans.html)

T+

Wilson

andretomasi
16/03/2012, 03:58
A vareta dizendo o óleo errado é cagada da Chrysler aqui, parece que aproveitaram a mesma vareta dos Dodge que usavam esse óleo ou algo assim. Em algumas vinha a vareta certa, escrito "USE ATF+3 ONLY".
Essa dizendo pra usar Dexron II é a mesma vareta da XJ, que usa outra caixa.

Quanto ao tipo, não tem pra onde correr, é ou importar o óleo, ou comprar um desses aí por R$ 80 - R$ 95 o litro como esse que o Berga falou, que são compatíveis. Na concessionária vendem pelo mesmo preço também.
A opção mais econômica seria comprar o Dexron III aqui, como esse da BR, e importar só o aditivo pra transformar ele em ATF+4, como alguém mencionou aí tem à venda em lojas online dos EUA. Ou troca a ZJ por uma XJ e seja feliz :chorandoderir:

[ ]'s

Amostardeiro
16/03/2012, 08:41
A vareta dizendo o óleo errado é cagada da Chrysler aqui, parece que aproveitaram a mesma vareta dos Dodge que usavam esse óleo ou algo assim. Em algumas vinha a vareta certa, escrito "USE ATF+3 ONLY".
Essa dizendo pra usar Dexron II é a mesma vareta da XJ, que usa outra caixa.

Quanto ao tipo, não tem pra onde correr, é ou importar o óleo, ou comprar um desses aí por R$ 80 - R$ 95 o litro como esse que o Berga falou, que são compatíveis. Na concessionária vendem pelo mesmo preço também.
A opção mais econômica seria comprar o Dexron III aqui, como esse da BR, e importar só o aditivo pra transformar ele em ATF+4, como alguém mencionou aí tem à venda em lojas online dos EUA. Ou troca a ZJ por uma XJ e seja feliz :chorandoderir:

[ ]'s

Andre/ todos

No manual de serviço da XJ, pelo menos as 97, 98 o fluido hidraúlico indicado para a caixa automática é o Dexron III :concordo: não há referencia nenhuma ao ATF +3 ou +4.

Sds

andretomasi
16/03/2012, 09:19
Antônio, mas é exatamente o que estamos falando, ué..

Não fala nada mesmo, porque se olhar o assunto do tópico aqui é o fluido ATF+3 ou ATF+4 das GRAND CHEROKEES! Esse óleo não serve pras nossas XJs, nas AW4 da XJ é só usar o Dexron III da BR que funciona perfeitamente e é barato.

Se usar esse óleo nas GC, funciona mas dá problema mais pra frente pois acelera o desgaste.

Nas Grand, tem que ser ATF+3 ou ATF+4, ou então o Dexron III com aditivo pra transformar em ATF+4.

[ ]'s

Amostardeiro
16/03/2012, 10:39
Andre

No post do Wilsonaa no link:

"When you change your transmission fluid, always use the recommended fluid. (1989-91 owners, ignore the manual and use ATF+4)...................
..........................................
Only use ATF+4 in these transmissions. Do not use Dexron or Mercon."

Mais abaixo: " Do not use Dexron with an additive. "

Por isso do meu post, perdão se não expliquei bem.

Sds

andretomasi
16/03/2012, 14:05
Antônio,

No link, se leres todo vai ver que tem uma seção chamada The Jeep Exception, ali fala que nas XJs se usa Dexron III, é a única exceção; todos os outros veículos da Chrysler usam ATF+3 (que foi substituído pelo ATF+4)

Quanto ao Dexron com aditivo, não é o ideal, mas é o mais próximo possível que se chega do ATF+3 original aqui por nossas bandas. No manual de manutenção da Chrysler diz que pode-se usar o Dexron III nas ZJs se for um quebra-galho por um breve período, até achar o ATF+3; a longo prazo se ficar usando o Dexron III ele causa superaquecimento e desgaste prematuro devido à perda das propriedades do fluido.

O Dexron III com o aditivo em teoria fica parecido com o ATF+3 original, é melhor do que usar só Dexron III como a maioria dos donos de ZJ estão fazendo.. é por isso que aparecem ZJs o tempo todo como a do Berga, que comprou uma e o câmbio tá fu* aparentemente com o óleo errado (talvez ele apareça aqui pra contar a história).

E os manuais se deve ler com um pé atrás também, é como as varetas erradas, às vezes a Chrysler também faz cagadas. No link do Wilson ele fala pros donos de ZJs de 89 a 91 ignorarem o manual e usarem ATF+4, porque o manual diz erroneamente pra usar Dexron III.

Resumindo:

XJ - Só usar o Dexron III (Óleo BR OH-49-TDX) e ponto final.
ZJ, WJ - Só usar ATF+3 / ATF+4 (Motul, Castrol, qualquer um desses de R$ 80 o litro) ou Dexron III COM aditivo modificador de fricção (Lubegard, Lucas, etc, que provavelmente só se acha importando)

Pra quem acha que não faz diferença usar Dexron III nas caixas que deveriam usar ATF+3/4:
Perda de viscosidade (através de teste de esforço durante 20 horas contínuas)

Dexron III - 40% de perda
Mercon V - 19% de perda
ATF+2 (7176D) - 32% de perda
ATF+3 (7176E) - 14% de perda
ATF+4 (9602) - 10% de perda

Diz a Lubegard que o aditivo deles pra colocar no Dexron III deixa o fluido com 12% de perda, similar ao ATF+3 e ATF+4.

Quanto aos óleos da BR e suas equivalências com outras marcas de fluido:

Lubrax TA / ATF 200 / OH-50-TA / Texamatic ATF / ATF Type A = É um fluido GM Type A, que se usa nos Vectras e GMs novos

Lubrax ATF / ATF Dexron II / Texamatic B = É um fluido Dexron II, só serve pra GMs antigos, etc, e não é aprovado oficialmente

Lubrax TDX / OH-49-TDX / Dexron III Mercon / Isamatic 3 / Mobil Multipurpose ATF / Texamatic 7045E = Dexron III das XJs e AW4s

Reparem que a Lubrax não tem nenhum equivalente ao ATF+3 ou ATF+4.. isso porque a Chrysler cobra caro pelo registro do óleo, são só os carros dela que usam ATF+3/4 (Chrysler, Dodge, etc) , e como a licença do ATF+3 já acabou, são obrigados a pagar pela licença do ATF+4, e é exatamente por isso que estes óleos ATF+4 são tão caros (Motul ATF e etc)

[ ]'s

Amostardeiro
16/03/2012, 15:16
Ok, entendido o assunto.

Sds

eickhoff8
16/03/2012, 16:35
Obrigado a todos pela literatura.
Ficou facil para mim agora! A minha tem um vazamento de oleo da caixa. Tenho que repor um pouco todo mes. Já nao tem onde comprar e ainda a 80 reais o litro ficou uma beleza!
Abraços

Adir Danielsson (Berga)
17/03/2012, 01:38
O André sabe das coisas,está me ajudando bastante em relação a minha ZJ 97.
Hoje tirei o carter e..............tinha uma quantia eeeeenorme de limalha grudada no ima e um óleo bem escuro,pela vareta não parecia ser tanto,tenho um manual de serviço da grand e estou estudando ele já na possibilidade de eu mesmo abrir a caixa e trocar o Master Kit,isso com a ajuda do André,espero rrrrrrrr.
Achei óleo ATF +4 da Mobil,R$ 75,00 o litro,massssssssssss só em tambor de 200 litros rsrsrsrsr R$ 15.000,00,aguem compra e vende pra nós hehehehe.
Abraço.

andretomasi
17/03/2012, 08:55
Matheus, Berga e demais,

A melhor opção pra vocês é comprar o aditivo da Lubegard, custa 14 dólares a caixa no site deles, aí no BR não faço idéia. Cada caixa tem 296ml, que dá pra tratar 10 litros de Dexron III (vai 29ml/litro).

LUBEGARD Highly Friction Modified ATF Supplement (http://www.lubegard.com/C-177/LUBEGARD+Highly+Friction+Modified+ATF+Supplement)

Essa empresa aqui tem ele pra vender no Brasil, não tem preço mas deve ser uns R$ 40:

Alltrans (http://www.alltrans.com.br/produtos.html)

Eles tem também o tal do Platinum que em teoria faz a mesma coisa. Custa R$ 65 a garrafa de 444ml, e a aplicação é igual (29ml / litro de óleo).. o outro aditivo vem numa garrafa de 296ml então provavelmente custa menos. E cuidado porque no site da empresa eles dizem pra colocar uma garrafa inteira pra cada litro de óleo, provavelmente pra vender mais aditivo né. O fabricante fala especificamente no site dele que é pra colocar 29ml / litro de óleo. Como vai uns ~8 litros de óleo na caixa, é só meter uma garrafinha inteira na caixa e pronto.

[ ]'s

eickhoff8
17/03/2012, 14:08
Berga e Andre: esse oleo está correto?

Solupeas - A soluo em peas automotivas (http://solupecas.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=91)

se estiver de acordo com as especificacoes vou comecar a completar com esse a medida que vai vazando!
ABs

andretomasi
17/03/2012, 15:51
Matheus, esse é o óleo certo. Mas como tu já tem outro óleo na caixa, misturar não é uma boa idéia.. quando for fazer a troca coloca o Dexron III (BR OH-49-TDX) que é baratinho e compra o aditivo da Lubegard. Depois completa com o Dexron III mesmo quando precisar.

[ ]'s

eickhoff8
17/03/2012, 20:46
Matheus, esse é o óleo certo. Mas como tu já tem outro óleo na caixa, misturar não é uma boa idéia.. quando for fazer a troca coloca o Dexron III (BR OH-49-TDX) que é baratinho e compra o aditivo da Lubegard. Depois completa com o Dexron III mesmo quando precisar.

[ ]'s

Fala André, muito frio ai na Italia?
Não estou muito a fim de trocar todo o oleo. Tenho receio de deflagrar problemas escondidos! Voce acha muito ruim eu ir preenchendo com esse MOTUL a medida que vai vazando? Não é menos pior quer ficar completando com esse ATF TA da petrobras como estou fazendo atualmente?
OU
Compro esse aditivo da lubegard e coloco na caixa. Se esse atf ta é um dexron disfarcado, entao bastaria colocar o aditivo.
abraço

Wilsonaa
17/03/2012, 23:29
Boa Andre , muito obrigado pelas suas contribuições sempre precisas e bem detalhadas .

Grande abraço

Wilson

andretomasi
18/03/2012, 01:02
Matheus, eu acho melhor trocar todo, essa história de "deflagrar problemas escondidos", na verdade vai estar empurrando com a barriga se realmente houver um problema. Esse TA é um Dexron II, não serve, a longo prazo a tendência é dar merda. Melhor trocar e colocar o Dexron III, vai gastar uns R$ 80 e aí coloca o Lubegard nele e fica tranquilo. Depois vai completando com o Dexron III mesmo, que custa em torno de R$ 10 o litro aí em Três de Maio.

Colocar esse Motul seria desperdício na minha opinião, se não trocar todo o óleo. Seria mais vantagem colocar o aditivo nesse TA então, do que colocar o Motul.

[ ]'s

Adir Danielsson (Berga)
18/03/2012, 10:23
Matheus, Berga e demais,

A melhor opção pra vocês é comprar o aditivo da Lubegard, custa 14 dólares a caixa no site deles, aí no BR não faço idéia. Cada caixa tem 296ml, que dá pra tratar 10 litros de Dexron III (vai 29ml/litro).

LUBEGARD Highly Friction Modified ATF Supplement (http://www.lubegard.com/C-177/LUBEGARD+Highly+Friction+Modified+ATF+Supplement)

Essa empresa aqui tem ele pra vender no Brasil, não tem preço mas deve ser uns R$ 40:

Eles tem também o tal do Platinum que em teoria faz a mesma coisa. Custa R$ 65 a garrafa de 444ml, e a aplicação é igual (29ml / litro de óleo).. o outro aditivo vem numa garrafa de 296ml então provavelmente custa menos. E cuidado porque no site da empresa eles dizem pra colocar uma garrafa inteira pra cada litro de óleo, provavelmente pra vender mais aditivo né. O fabricante fala especificamente no site dele que é pra colocar 29ml / litro de óleo. Como vai uns ~8 litros de óleo na caixa, é só meter uma garrafinha inteira na caixa e pronto.

[ ]'s

O que ouve pra vc mudar sua teoria sobre esse aditivo?

andretomasi
18/03/2012, 15:51
O que ouve pra vc mudar sua teoria sobre esse aditivo?

Houve que todo mundo está reclamando que não querem pagar R$ 80 por litro de óleo. Então, só existem três opções:

1. Usar um ATF+3 ou ATF+4 verdadeiro (seria o ideal)
2. Usar o Dexron III e colocar o aditivo pra "transformar" em ATF+ (é meio que gambiarra, mas melhor que a 3a opção..)
3. Usar o Dexron III normal, ou o TA como o Matheus está usando, sem aditivo, e rezar pra que tenha sorte e não dê problema tão cedo (roleta-russa)

[ ]'s

Adir Danielsson (Berga)
18/03/2012, 17:31
Houve que todo mundo está reclamando que não querem pagar R$ 80 por litro de óleo. Então, só existem três opções:

2. Usar o Dexron III e colocar o aditivo pra "transformar" em ATF+ (é meio que gambiarra, mas melhor que a 3a opção..)
3. Usar o Dexron III normal, ou o TA como o Matheus está usando, sem aditivo, e rezar pra que tenha sorte e não dê problema tão cedo (roleta-russa)

[ ]'s

Por isso que não vou com a cara desse Motul,a principio não é licenciado pala Crysler,vamos ver se acho um aditivo mais em conta.
Abraço.

andretomasi
18/03/2012, 18:43
Mais barato que esse da Lubegard acho difícil.
Só precisa uma garrafinha pra todo o óleo da caixa; deve custar menos de R$ 50 a garrafa.

[ ]'s

Adir Danielsson (Berga)
18/03/2012, 20:03
Desculpa André,não era pra ser aditivo e sim,fluido mais em conta,o motul tem a R$ 65,00 no mercado livre.

andretomasi
18/03/2012, 21:07
Entendi. Mas acho que não encontra por aqui nenhum mais barato, esse Motul já é difícil de achar pra vender. Se comprar o Dexron III da BR custa uns R$ 10 o litro (chutando 10 litros = R$ 100), mais R$ 50 do aditivo, gastaria uns R$ 150 - R$ 200 com tudo, se for optar pela solução mais barata.

Se fosse comprar 10 litros do Motul = R$ 650, seria o ideal mas é um pouco caro mesmo. Se bem que é uma troca que não se faz muito seguido, então a longo prazo eu acho que até é viável. Só não leva em concessionária que vão querer cobrar uns R$ 3000 pra fazer a troca.

[ ]'s

Adir Danielsson (Berga)
18/03/2012, 22:43
Na Alltrans tem o aditivo Platinum,R$ 65,00,e quanto a troca eu mesmo estou fazendo,vou fazer um flushing caseiro,funciona bem,troca todo o óleo,estou recalibrando as cintas,estavam soltas demais,vamos ver se volta a funcionar direito a CA.

Wilsonaa
18/03/2012, 23:19
Por isso que não vou com a cara desse Motul,a principio não é licenciado pala Crysler,vamos ver se acho um aditivo mais em conta.
Abraço.

Também não confio muito nestes que se dizem MULT FLUIDOS , para mim são como "PATOS"

O pato nada mal, voa mal, e corre mal. Ele não sabe o que é. Se é um animal aquático, terrestre ou voador. Quer ser as três coisas ao mesmo tempo e não se define. Acaba fazendo as três coisas mal feitas.

Acho que o conselho do Andre de turbinar a DEX III com aditivo seria a opção menos ruim .

T+

Wilson

Adir Danielsson (Berga)
19/03/2012, 11:58
8 N·m (72 lbs. pulg.)

Alguém sabe quantos kgf da isso no torquímetro?

andretomasi
19/03/2012, 12:19
8 N.m = 0,815 kgf.m = 71 lbs.pol

Adir Danielsson (Berga)
19/03/2012, 12:29
8 N.m = 0,815 kgf.m = 71 lbs.pol

Valeu,obrigado,esse é o torque nos parafusos de regulagem das cintas da CA,não consegui achar uma tabela de conversão.

andretomasi
19/03/2012, 13:30
Imaginei hehe. Quando precisar usa o Online Conversion - Convert just about anything to anything else (http://www.onlineconversion.com), ele faz o cálculo pra todas as unidades possíveis e imagináveis :)

[ ]'s

MARCELOLUCHESI
19/03/2012, 15:39
E a do TJ André você tem idéia do tipo de Especificação de Óleo que é?
Na vareta fala em dexron II, Eu até agora sempre usei dexron III da BR e o jeep já tem quase 20milkm e nunca deu problema, O Oleo está bem clarinho ainda.
Derrepente é por que ando muito pouco com a viatura. Só uso para trilhas.?

andretomasi
19/03/2012, 19:04
É o 3 marchas? 32RH?
Ele não tem overdrive, que é o que seria mais sensível ao óleo errado, mas a recomendação é a mesma, ATF+3 ou ATF+4, e Dexron III só "temporariamente" enquanto não achasse o ATF+, embora talvez ele resista mais que uma ZJ utilizando Dexron III.

Dexron II não é fabricado já há muitos anos, não existe mais a licença, então se encontrar um, fuja porque é algum produto "hermano". La garantia soy yo.

Apesar do que diz na vareta, se procurar no manual ou no FSM tem escrito (em inglês)
"Utilize fluido ATF+, ou Dexron somente enquanto não for possível obter o ATF+. O uso prolongado de fluido Dexron pode provocar problemas na qualidade das trocas de marcha".

O grande problema é a relação de resistência à temperatura e consequente perda ou não das propriedades do óleo.

As AW4 das XJs e algumas ZJs com o motor 4.0 são caixas mais simples e um pouco menos sensíveis à óleo mais comum, por isso ela funciona bem com o Dexron III. Como o controle dela é todo eletro-hidráulico, tem menos peças suscetíveis às características do óleo, mesmo se estiver com o óleo ruim ela tende a forçar as trocas de marcha, etc. A parte mais sensível seria a overdrive, que geralmente é a primeira a dar problema nas XJs por causa de óleo ruim.

Nas outras caixas dos Wranglers, ZJs, WJs, etc, as 30/32/42/44/46 (RE/RH) e afins, o sistema é bem mais sensível ao tipo de óleo, e entra num loop de sobreaquecimento na caixa, que desencadeia perda da viscosidade e resistência do óleo, que por sua vez faz com que aumente o sobreaquecimento, e assim vai sucessivamente, até chegar ao ponto de afetar outras peças irremediavelmente e começar a dar outros problemas. Além da overdrive, as marchas também são controladas por um sistema mecânico-hidráulico, então pode aparecer inúmeros problemas relacionados ao tipo de óleo.

[ ]'s

MARCELOLUCHESI
19/03/2012, 19:58
Oi André obrigado por ajudar . Isso aí a minha é a 3m sem over drive 32 ou 30rh não tenho certeza.
Mas agora que entendi bem eu vou procurar o aditivo acho que é a solução mais simples e melhor do que trocar todo o oléo visto que as trocas de marchas estão perfeitas e o óleo está bem clarinho sem odor de queimado.
Vou partir para o aditivo para diminuir o desgaste.
muito obrigado

andretomasi
19/03/2012, 20:27
É, se já tá usando o Dexron III, coloca o aditivo por garantia, uma garrafinha dá pra caixa inteira e deve custar uns R$ 50.

[ ]'s

Claudemir Wenzel
20/03/2012, 11:33
Eu tb estou usando somente o Dexron III no meu Wrangler, onde posso comprar esse adtivo? Pelo que vi no site do fabricante eles não entregam fora dos EUA!

Adir Danielsson (Berga)
20/03/2012, 12:54
Eu tb estou usando somente o Dexron III no meu Wrangler, onde posso comprar esse adtivo? Pelo que vi no site do fabricante eles não entregam fora dos EUA!

Já mandei e-mail pra eles mas não me retornaram ainda.

Claudemir Wenzel
20/03/2012, 14:32

Já mandei e-mail pra eles mas não me retornaram ainda.

Adir, valeu, falei com o pessoal da Alltrans pelo fone, já fiz o depósito no valor do produto + frete da entrega e vou agardar eles me enviarem!

andretomasi
20/03/2012, 16:02
Claudemir, quanto vai custar a garrafa? Comprou uma só?

[ ]'s

Adir Danielsson (Berga)
20/03/2012, 17:13
Adir, valeu, falei com o pessoal da Alltrans pelo fone, já fiz o depósito no valor do produto + frete da entrega e vou agardar eles me enviarem!

Responderam meu e-mail,
eles não tem esse :

ADITIVO TRANSMISSION Highly Friction Modification ATF.
mas tem esse :

Aditivo Universal Platinum para Transmissões Automáticas. Proteção com tecnologia LXE & SYNERGOL.

Pode ser esse André?

andretomasi
20/03/2012, 17:45
Segundo a Lubegard, serve sim, ele só é um pouco mais caro do que o outro por alguns motivos.

Só cuida a medida, segundo a tabela da Lubegard mesmo, é pra colocar 30ml pra cada litro de Dexron III.. no site dessa Alltrans eles colocaram que é uma garrafa (450ml) de aditivo pra cada litro de óleo!! :shock:
Tão querendo tirar dinheiro em cima, como todo mundo.
Como a garrafinha tem 450ml, dá pra colocar uma garrafa na caixa que é mais do que suficiente, depois só completar com Dexron III até a próxima troca.

[ ]'s

Claudemir Wenzel
21/03/2012, 11:20
Claudemir, quanto vai custar a garrafa? Comprou uma só?

[ ]'s

Andre, saiu R$65,00 + o frete, no meu caso ficou R$14,00 de frete!

Claudemir Wenzel
21/03/2012, 11:31
Segundo a Lubegard, serve sim, ele só é um pouco mais caro do que o outro por alguns motivos.

Só cuida a medida, segundo a tabela da Lubegard mesmo, é pra colocar 30ml pra cada litro de Dexron III.. no site dessa Alltrans eles colocaram que é uma garrafa (450ml) de aditivo pra cada litro de óleo!! :shock:
Tão querendo tirar dinheiro em cima, como todo mundo.
Como a garrafinha tem 450ml, dá pra colocar uma garrafa na caixa que é mais do que suficiente, depois só completar com Dexron III até a próxima troca.

[ ]'s

Andre vc tem razão um garrafinha tá de bom tamanho, segue instruções do fabricante, traduzidas by google tradutor, rsrsrsrs....

Instruções para Uso:

Siga LUBEGARD Conversão ATF & Gráfico Refil para conversões adequadas ATF ou usar como um protector com qualquer OE ATF. Para aplicações normais, adicione 1 onça (29,6 mL) por quart (litro) de ATF para a capacidade de transmissão total (incluindo conversor de torque) com o motor em marcha lenta no parque. Não encha demais. Não utilizar com a Ford F ® Tipo ATF ou CVT.

Pelo que olhei no site tem de 10 oz. que é 296ml, a de 15 oz. que é 444ml e tb a de 30 oz. que é 888ml

Adir Danielsson (Berga)
21/03/2012, 13:38
Acabei de fazer o depósito,65,00+ 12,30 de frete.
Vamos ver se a caixa para de fazer barulho ou vou ter que trocar o kit master.

MARCELOLUCHESI
23/03/2012, 14:27
Pessoal, vocês receberam o produto?
Eu mandei 3 e mails para comprar e ainda não me responderam.

Wilsonaa
26/03/2012, 09:20

E ai pessoal ; Receberam?

T+

Wilson

Adir Danielsson (Berga)
26/03/2012, 12:51
E ai pessoal ; Receberam?

T+

Wilson

Acabei de receber o produto,embalagem de 296 ml para 10 litros de óleo atf.
André,coloquei na caixa da minha Grand o Texamatic ATF ,na embalagem fala que atende tipo A sufixo A,coloquei esse por ser mais barato que encontrei aqui na cidade pelo motivo do óleo anterior estar muito sujo e com ideia de trocar novamente fazendo assim uma "limpeza interna " com esse óleo novo,continuo com esse ou opto por Dexron lll ?
Abraço.

andretomasi
26/03/2012, 14:12
Berga, esse type A é óleo pras caixas da GM, é mais barato sim mas é outra especificação, é equivalente ao Lubrax TA que o Matheus está usando na ZJ dele. Eu acho arriscado ficar usando óleo errado, o problema é a longo prazo, não tem como saber que efeito vai ter nas peças da caixa.

Eu trocaria pelo Dexron III e só depois colocaria o aditivo novo. O Dexron III da Lubrax (OH-49-TDX) tu consegue comprar ainda mais barato de galão se conhecer alguém aí de um posto BR, ou se não conseguir mesmo o de garrafa não é tão caro.

[ ]'s

Claudemir Wenzel
27/03/2012, 08:35

Recebi o produto, tudo ok, ainda não deu tempo de colocar na viatura!

Marcelo tenta contato por fone, é bem melhor!

MARCELOLUCHESI
27/03/2012, 11:18
Ok Falei com eles ontem por telefone, mas estava em falta do Produto.
Ficaram de retornar quando chegar.

Claudemir Wenzel
27/03/2012, 11:57
Agora já estou com o produto mas ai vem uma dúvida, a embalagem é de 296ml que da pra 10 litros, mas acho que o Wrangler usa menos que 10 litros no cambio, alguel sabe quantos litros é o cambio do Wrangler completo?

Será que posso usar os 296ml mesmo que for menos de 10 litros no cambio?

andretomasi
27/03/2012, 13:40
Claudemir, não faz mal, pode botar os 296ml inteiros na caixa, os 30ml / litro é o mínimo pra fazer efeito segundo o fabricante.

Nessas caixas cabe em torno de 8 a 12 litros (com a caixa VAZIA), depende do modelo da caixa.

Quando se faz uma troca só esvaziando pela tampa, sai uns 5 litros. Uns 3 ficam no conversor de torque e outros 3 no radiador e tubulação.

[ ]'s

Claudemir Wenzel
27/03/2012, 14:00
Claudemir, não faz mal, pode botar os 296ml inteiros na caixa, os 30ml / litro é o mínimo pra fazer efeito segundo o fabricante.

Nessas caixas cabe em torno de 8 a 12 litros (com a caixa VAZIA), depende do modelo da caixa.

Quando se faz uma troca só esvaziando pela tampa, sai uns 5 litros. Uns 3 ficam no conversor de torque e outros 3 no radiador e tubulação.

[ ]'s

Andre valeu, vc é sempre prestativo nas respostas!

Obrigado.

andretomasi
27/03/2012, 14:05
Já me ajudaram bastante por aqui também, só estou retribuindo o favor!

[ ]'s

Wilsonaa
29/03/2012, 18:14
E ai pessoall, alguma novidade sobre o aditivo , notaram alguma melhora ?

Também mandei um Mail e estou aguardando o retorno...

T+
Wilson

Claudemir Wenzel
30/03/2012, 11:49
Wilso, coloquei o adtivo, já rodei uns 100km não vi diferença, mas meu cambio foi feito a pouco tempo e está tudo novo, então pode ser por isso que não senti diferença!

Wilsonaa
30/03/2012, 12:23
Wilso, coloquei o adtivo, já rodei uns 100km não vi diferença, mas meu cambio foi feito a pouco tempo e está tudo novo, então pode ser por isso que não senti diferença!

Então ; Claudemir , por falta do ATF indicado , vou ter que optar pelo dex com aditivo , mandei o MAIL pros caras e ate agora ninguém respondeu , entrei em contato pelo telefone e me disseram que o cara responsável pelas vendas deste aditivo não se encontrava e que me retornariam e até agora NADA .

T+

Wilson

Adir Danielsson (Berga)
30/03/2012, 13:35
Já me ajudaram bastante por aqui também, só estou retribuindo o favor!

[ ]'s

Olá Andre,
Como vc sabe minha caixa ta uma b....tinha aquele barulho que parece raspar marcha,troquei o óleo,coloquei texamatic ATF,fui experimentar e a cheroka quase não saida do lugar,fazia as marchas bem certinho mas o barulho continuava,troquei o óleo novamente,agora AC DELCO DEXRON III,a diferença do dia pra noite,anda bem mas o barulho persiste,devo ter problema de disco pois ela ainda patina e faz aquele barulho.
Vc me falou que pode ser uma solenoide,qual delas,desenha por favor hehehehe
OBS:Coloquei óleo novo e fui dar uma volta e vi que tinha melhorado,andei 20km e verifiquei o nivel então coloquei o aditivo e tambem não vi diferença alguma,talvez não seja perceptível.
Abraço.

andretomasi
30/03/2012, 13:56
O aditivo só vai fazer diferença a longo prazo ou quando forçar muito e esquentar o óleo na caixa, não vai perceber nada na hora mesmo, ele serve pra evitar que o óleo "afine" como costumam dizer por aí.

Solenóide e OD a gente já tinha eliminado, se o problema fosse aí ela ia andar parecendo que estava arrancando em quarta, mas tu disse que ela faz as marchas então não deve ter problema aí.

Se depois de tudo isso e de todos os testes ainda continua, deve ter algo quebrado ou desgastado dentro da caixa mesmo, infelizmente. Até porque tu achou pedaços de alguma coisa nela.

O Wilson aqui do fórum já reconstruiu uma caixa dessas em casa, talvez ele possa ter algum outro palpite; mas como a gente já testou tudo, módulo, óleo, OD, cintas, etc, acho que ele vai concordar que agora só abrindo pra descobrir.

[ ]'s

Adir Danielsson (Berga)
30/03/2012, 15:05
Então é isso,vamos abrir a caixa.
E ATENÇÃO,acabei de receber uma noticia de um amigo aqui da cidade,entreguei para ele uma lista dos fluidos licenciados pela Crysler,e ele me ligou agora falando que conseguiu,a marca do óleo é AMALIE ATF +4,R$55,00 o litro,mandei vir.

lucas.brondani
30/03/2012, 15:24
Boa tarde pessoal, vou dar um parecer aqui sobre minha XJ. Eu estava com muito medo de trocar o oleo do cambio, justamente porque fiz varias leituras e elas meio que me assustaram, por eu não saber qual oleo o dono anterior colocou nela.

Só sabia que ja tinha quase 40.000km. Resolvi deixar os "medos" de lado e levei ela na SinosCaixas em Novo Hamburgo RS (indicação do pessoal da Atitude 4x4 de porto alegre).

La fui muito bem atendido e o dono tem uma XJ, ele sabe as "manhas" da vtr. Então ele drenou todo o oleo tirou a tampa do carter e constatou que não tinha quase nada de limalhas e que estava tudo em ordem.

Depois disso ele adicionou oleo Total Dexron III. Ja rodei uns 200km e esta tudo certo "a principio". Minha opinião: a idéia de que trocar o oleo pode dar m*** é valida somente se ja tiver algo que não esta certo dentro do CA, ou se não for feito por alguem que conheça o funcionamento da CA sabendo que nao se deve misturar tipo diferentes de oleo.

Ao André. Cara tu não pode deixar esse forum jamais. Teus posts são de grande validade.

Grande abraço a todos.

andretomasi
30/03/2012, 15:53
Bah Berga, por esse preço tá valendo muito, esse ATF+4 é um dos poucos ainda licenciados pela Chrysler, melhor até que o Motul e aqueles outros universais, etc. Conseguiu aí em SR mesmo? Nunca vi pra vender dessa marca nem em POA!

Valeu Lucas; quanto ao mito de que trocar o óleo causa problemas, é exatamente isso. Ou já tinha problema e a troca de óleo simplesmente faz o problema transparecer, ou se coloca o óleo errado e acha que o problema é a caixa.

[ ]'s

fmarare
31/03/2012, 03:03

[ ]'s

Este tópico começou onde se indagava local de compra do ATF+4. Eu informei custo unitário, local e contato. Depois a coisa desandou; óleo similar, aditivos etc. Todos nos estamos andando com um veículo que novo custa entre 120 a 179 mil. Vocês não acham que vale a pena seguir as especificações dos engenheiros de fábrica que rodaram um milhão de km testando o câmbio automático? Se está funcionando bem, porque óleo não concerta câmbio defeituoso, não é interessante investir uns oitocentos reais na troca de óleo, em 4 vezes no cartão, conforme o manual? Já estou na terceira grand cherokee limited sem nenhum dos defeitos reclamados aqui. Meu raciocínio é simples: compra um jeep por um preço irrisório; se gastar 8 mil para deixar em ordem, a gente fica com um super carro que custa o mesmo que um peugeot 206. gol ou fiat com 2 anos de uso. Andre, seus comentários são os mais lógicos possíveis.

fmarare
31/03/2012, 03:07

Grande abraço

T+

Wilson
Tenho um sobrando. Vou levar até sua cidade. Mande msg privada dando dia, local e hora.

Glaicon
31/03/2012, 08:33
Este tópico começou onde se indagava local de compra do ATF+4. Eu informei custo unitário, local e contato. Depois a coisa desandou; óleo similar, aditivos etc. Todos nos estamos andando com um veículo que novo custa entre 120 a 179 mil. Vocês não acham que vale a pena seguir as especificações dos engenheiros de fábrica que rodaram um milhão de km testando o câmbio automático? Se está funcionando bem, porque óleo não concerta câmbio defeituoso, não é interessante investir uns oitocentos reais na troca de óleo, em 4 vezes no cartão, conforme o manual? Já estou na terceira grand cherokee limited sem nenhum dos defeitos reclamados aqui. Meu raciocínio é simples: compra um jeep por um preço irrisório; se gastar 8 mil para deixar em ordem, a gente fica com um super carro que custa o mesmo que um peugeot 206. gol ou fiat com 2 anos de uso. Andre, seus comentários são os mais lógicos possíveis.

Falou tudo!
Quando comprei a minha paguei dentre as mais caras, mas não tive nenhuma surpresa desagradável até hoje.
Exatamente pela pesquisa e testes feitos antes da compra.
Entre um Uno pelado e uma Cherokee completa e perfeita, ahh, que dúvida!:mrgreen:

Wilsonaa
31/03/2012, 09:09
Grande fmarare,; Tentei te mandar MP e aparece a seguinte mensagem ;
fmarare escolheu não receber mensagens particulares ou não tem permissão para usá-las. Assim, você não pode enviar sua mensagem a fmarare.

Libera lá !!

T+

Wilson

Tenho um sobrando. Vou levar até sua cidade. Mande msg privada dando dia, local e hora.

Wilsonaa
31/03/2012, 09:39

Grande ;fmarare : Realmente Você indicou o fluido da RAID , fui buscar informações técnicas sobre este produto e não encontrei muita coisa ,no Site da empresa http://www.raidbrasil.com.br/crbst_12.html consta apenas ;
CHAMPMATIC ATF
Lubrificante especial para transmissões automáticas e direções hidráulicas.
Compatíveis com retentores e demais componentes, de cor vermelha.

Tem mais alguns produtos , mas as especificações são muito vagas .

Você tem mais informaçoes sobre este produto ?

Grande abraço

T+

Wilson

andretomasi
31/03/2012, 11:58
Wilson, uma breve pesquisa nas tabelas da ANP e nos registros dos produtos, aparentemente nenhum desses óleos da Raid é ATF+3.

Champmatic ATF é um ATF Type A.
Champmatic B e Champmatic S ATF são Dexron II.
Champatic D e Champmatic DS são Dexron III.

[ ]'s

Fontes:
- descritivo tecnico (http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=champmatic%20s%20atf&source=web&cd=6&ved=0CEsQFjAF&url=http%3A%2F%2Fissuu.com%2Fsalcomp%2Fdocs%2Fmicr osoft_word_-_catalogo_de_produtos_automotivos_&ei=6Bp3T-btJYzSsgaqtPzTBA&usg=AFQjCNGjIJSqmWn45Em7QhSrAMi8aObqyQ&sig2=01vdz9OUixKx0mu8cV902w)
- AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E - ANP (http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=champmatic%20s%20atf&source=web&cd=7&ved=0CFIQFjAG&url=http%3A%2F%2Fnxt.anp.gov.br%2Fnxt%2Fgateway.dl l%2Fleg%2Fdespachos%2F2006%2Fjunho%2Fdesp%2520586% 2520-%25202006.xml%3Ff%3Dtemplates%24fn%3Ddocument-frame.htm%243.0%24q%3D%24x%3D&ei=6Bp3T-btJYzSsgaqtPzTBA&usg=AFQjCNG26He2bx4uQxCSBLX7BoRPqVixSA&sig2=_9hLFoMmG6InThZdTQel8Q)
- produto(s) abaixo, às empresas abaixo relacionadas: (http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=champmatic%20s%20atf&source=web&cd=9&ved=0CF4QFjAI&url=http%3A%2F%2Fwww.redebrasil.inf.br%2F0anexos%2 FTabelas_dps27052009_09_sqp_anp_mme.pdf&ei=6Bp3T-btJYzSsgaqtPzTBA&usg=AFQjCNF9wteCTNDklLFNGJ2wqsjWY9WsTw&sig2=3CusJEchV-J4bq21laCQWw)
- Allison C4 Approved Fluids List - Allison Transmission (http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=allison%20c4%20atf&source=web&cd=1&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.allisontransmission.com%2Fnew s%2FApr2001%2F75.jsp&ei=ext3T9HOK4XktQaXhIG4BA&usg=AFQjCNF1MUFsLi77ILR6vV0bIiK25YGGbA&sig2=pRuqjG98VR2npidYaJ_g_A)
- LINHA COMPLETA ADITIVOS Quinta, 13 de Janeiro , 2011 SAC(11 ... (http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=champmatic%20s%20atf&source=web&cd=1&ved=0CCYQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.raidbrasil.com.br%2Fcrbst_12. html&ei=6Bp3T-btJYzSsgaqtPzTBA&usg=AFQjCNF5QF2ft7rhO1evUcUeEDVPcmyu8Q&sig2=BIHdtSBfX0aMoejiEVW2qQ)
- Maringá - Lubrificantes | Oleo Transmissao/cambio (http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=champmatic%20s%20atf&source=web&cd=3&ved=0CDQQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.maringalubrificantes.com.br%2 Findex.php%3Fpg%3Dprodutos%26cat%3D30%26aba%3DLUBR IFICANTES%26categoria%3D-oleo-transmissao%2Fcambio%26cod%3D293&ei=6Bp3T-btJYzSsgaqtPzTBA&usg=AFQjCNESjyikA8lPNusp4YlRL5vTikfztA&sig2=7iDBVDeS3rZRlp03nIb6cg)
- :: Planet Imports :: (http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=champmatic%20s%20atf&source=web&cd=2&ved=0CC0QFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.planetimports.com.br%2Fprodut os_v3.asp%3Fpro_cat%3D23%26cat_nome%3DLinha%2520Ge ral&ei=6Bp3T-btJYzSsgaqtPzTBA&usg=AFQjCNEUy9q1N0qoKs5SwvvXLX5DwbUJzg&sig2=7DcPs2mmIMKga6X6UzPBag)

Wilsonaa
01/04/2012, 08:35
Wilson, uma breve pesquisa nas tabelas da ANP e nos registros dos produtos, aparentemente nenhum desses óleos da Raid é ATF+3.

Grande Andre , então voltemos a estaca Zero , o danado do ATF4 não existe mais ou nunca existiu no brasil !

Entrei em contato com um distribuidor VALVOLINE VALVOLINE CUMMINS DO BRASIL (http://www.valvoline.com.br/), segundo informação passada por ele , este fluido é do tipo exportação, ou seja, não se fabrica no brasil , pelo menos pela Valvoline , o mesmo me disse que iria abraçar a causa e que se fosse o caso iria importar este fluido , pediu para que eu aguardasse até segunda dia 2/04 uma resposta dele .

segue uma foto que estou guardando na cabeceira de minha cama AHAH.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=339232&d=1333280037

Grande abraço

T+
Wilson

andretomasi
01/04/2012, 14:20
Então Wilson, o problema é que o ATF+3 ou ATF+4, pra serem fabricados por aqui, a empresa precisa pagar uma taxa de registro à Chrysler pra obter certificação de fabricação do óleo, e acho que deve ser meio caro pois nenhuma empresa aqui quer arcar com o custo.

Por exemplo, o Dexron III teve todas as suas licenças de fabricação expiradas em 2006, é por isso que por exemplo o Dexron III da Lubrax não é reconhecido pelos fabricantes oficialmente.

A licença do ATF+3 expirou em 2005, então hoje todos os ATF+3 que encontramos por aí são fabricados por empresas sem o reconhecimento oficial da Chrysler, mas provavelmente vendendo por preços mais baixos já que não precisam mais pagar a licença.

O único fluido que é oficialmente reconhecido e se encontra à venda (nos EUA) atualmente, é o ATF+4. Os outros ATF+3 que se encontra são fabricantes que mantiveram a produção sem continuar pagando a licença, ou novos fabricantes que se aproveitaram do fim do prazo da licença.

[ ]'s

Adir Danielsson (Berga)
01/04/2012, 20:53
LUBRAX ATF

http://www.cowboysdoasfalto.com.br/entretenimento/curiosidades/curiosidades_da_semana/lubrax/03/02.gifÓleo hidráulico tipo ATF, nível DEXRON II, para transmissões automáticas automotivas e sistema hidráulicos industriais. Aditivos - abaixador do ponto de fluidez, anticorrosivo, antiferrugem, antidesgaste, antioxidante, detergente, dispersante, modificador de atrito, melhorador do índice de viscosidade e corante azul
Classificação - GM DEXRON II, DB 236.7, VOITH, ALISSON C-4, RENK, CATERPILLARTO-2, ZF TE-ML09, 11 E 14, MAN 339-C
LUBRAX OH-49-TDX

E agora quem ta certo,uns falam Dexron lll e outros dexron ll !!!

Adir Danielsson (Berga)
01/04/2012, 21:03
http://www.amalie.com.bo/images/chrysler.jpg
Esse mandei vir para mim.

andretomasi
01/04/2012, 22:18
São óleos diferentes Berga, olha a foto dos barris ali, tem o OH-49-TDX, em cima tem o TA, e o outro sem nome.. não sei onde pegou isso aí mas o correto é:

Lubrax ATF TA ------------------------------------- ATF Type A
Lubrax ATF ----------------------------------------- Dexron II
Lubrax OH-49-TDX -------------------------------- Dexron III

Esse Amalie é o ATF+3, diferente desses Lubrax, e é o óleo certo pra tua ZJ, sem aditivos.

[ ]'s

Adir Danielsson (Berga)
01/04/2012, 22:33
São óleos diferentes Berga, olha a foto dos barris ali, tem o OH-49-TDX, em cima tem o TA, e o outro sem nome.. não sei onde pegou isso aí mas o correto é:

Lubrax ATF TA ------------------------------------- ATF Type A
Lubrax ATF ----------------------------------------- Dexron II
Lubrax OH-49-TDX -------------------------------- Dexron III

Esse Amalie é o ATF+3, diferente desses Lubrax, e é o óleo certo pra tua ZJ, sem aditivos.

[ ]'s

iiiiiiiiiiii,verdade,falta de atenção,ta ali, só prestar atenção e ler as coisas antes............b......

Wilsonaa
02/04/2012, 09:50

Este é aquele de 55 latinhas?

Até o momento me parece a melhor opção, vou aguardar o retorno da valvoline e depois nos falamos , Valeu !!

T+

Wilson

Adir Danielsson (Berga)
02/04/2012, 12:54
Este é aquele de 55 latinhas?

Até o momento me parece a melhor opção, vou aguardar o retorno da valvoline e depois nos falamos , Valeu !!

T+

Wilson

Isso mesmo.
Abraço.

Wilsonaa
02/04/2012, 22:42
Isso mesmo.
Abraço.

Muito bem amigos , recebi o retorno do cara da valvoline ;

"Caro Wilson , encontrei o fluido que você procura na http://www.divenaautomoveis.com.br/MB/home.php (http://www.divenaautomoveis.com.br/MB/home.php) por R$92,00 o litro."

PTQP, noventa e dois reais o litro , para se fazer uma troca decente vai pelo menos 10litros =R$920,00 !!

Tudo bem que o carro mereça , mas 920 paus em uma troca de óleo é um absurdo #@$%*;

Estive consultando e encontrei este link http://www.amazon.com/Valvoline-VV346-Twelve-Quart-Bottles/dp/B000GAD074

Alguém já comprou por lá ?

T+

Wilson

eickhoff8
04/04/2012, 22:31

Berga: comprou onde esse atf +3?
Vou comecar a repor vazamento com oleo certo. Um dia terei trocado todo oleo pelo correto!
abs
Matheus

andretomasi
04/04/2012, 22:50
E aí Matheus! Tu podia é consertar o vazamento e trocar todo o óleo pelo correto de uma vez. O vazamento é na frente do câmbio onde vai o conversor de torque?

[ ]'s

eickhoff8
05/04/2012, 15:58
E aí Matheus! Tu podia é consertar o vazamento e trocar todo o óleo pelo correto de uma vez. O vazamento é na frente do câmbio onde vai o conversor de torque?

[ ]'s

Fala André. Tudo bem por aí? Já pensei em consertar mas a oficina aqui disse que teria que soltar motor da caixa e tal então deu preguiça. Nas xj vc falou que nao precisa desmontar tudo isso para trocar retentor. E nas zj?
Vc saberia onde eu poderia arrumar isso?
ai seria o fim da gritaria de mancha de oleo na garagem....
abs

andretomasi
05/04/2012, 16:51
Por aqui tudo tranquilo, continua frio :D

Nas ZJ também não precisa desmontar, dá uma olhada no outro tópico onde estava falando sobre isso com o Leonel. É só tirar o carter e troca com tudo montado mesmo.

O Berga aí já se ofereceu pra fazer pra ti, só tem que ver onde comprar o retentor novo, custa uns 6 dólares pela net; aí já aproveita e troca o óleo pelo correto.

[ ]'s

eickhoff8
05/04/2012, 17:56
Por aqui tudo tranquilo, continua frio :D

Nas ZJ também não precisa desmontar, dá uma olhada no outro tópico onde estava falando sobre isso com o Leonel. É só tirar o carter e troca com tudo montado mesmo.

O Berga aí já se ofereceu pra fazer pra ti, só tem que ver onde comprar o retentor novo, custa uns 6 dólares pela net; aí já aproveita e troca o óleo pelo correto.

[ ]'s
Eu vi o tópico que você falava disso. Vi o vídeo demonstrativo também. Teria que tentar comprar na rockauto ou no brasil mesmo. Vou pesquisar.

Adir Danielsson (Berga)
05/04/2012, 18:42
Fala André. Tudo bem por aí? Já pensei em consertar mas a oficina aqui disse que teria que soltar motor da caixa e tal então deu preguiça. Nas xj vc falou que nao precisa desmontar tudo isso para trocar retentor. E nas zj?
Vc saberia onde eu poderia arrumar isso?
ai seria o fim da gritaria de mancha de oleo na garagem....
abs

Mas não é óleo hidráulico que está vazando?

eickhoff8
05/04/2012, 18:50
Berga. Vou verificar direito mas quando pedi para olharem isso para mim aqui numa oficina, falaram que era oleo vermelho, da caixa cambio.
desculpe minha ignorância mas que oleo hidráulico você se refere??

Adir Danielsson (Berga)
05/04/2012, 19:02
Berga. Vou verificar direito mas quando pedi para olharem isso para mim aqui numa oficina, falaram que era oleo vermelho, da caixa cambio.
desculpe minha ignorância mas que oleo hidráulico você se refere??

Se vc fala que repõem óleo hidraulico na caixa (vermelho),então não é o retentor do motor que tá vazando !!!

andretomasi
05/04/2012, 19:18
Putz.. não tem mancha no chão da garagem pra saber se é óleo do motor ou atf que tá vazando?

[ ]'s

eickhoff8
05/04/2012, 20:23
Putz.. não tem mancha no chão da garagem pra saber se é óleo do motor ou atf que tá vazando?

[ ]'s
Vou verificar direito as manchas de oleo. Retorno com a resposta!

Adir Danielsson (Berga)
05/04/2012, 21:06
Vou verificar direito as manchas de oleo. Retorno com a resposta!

Se vc repõe óleo na caixa,só pode ser da caixa,ou os dois hehehehe.
Abraço.

eickhoff8
06/04/2012, 13:52
ME abaixei hoje para verificar. É oleo de caixa ( atfron = dexron+atf) brincadeira! Mas nao consegui pesquisar a origem do vazamento. Preciso de uma rampa para conseguir entrar enbaixo direito para olhar com lanterna .

AlexPalma
06/04/2012, 20:51
Eickhoff8:

Dá uma checada no sensor de velocidade do câmbio...a minha estava vazando por lá e, como escorre, não dá para perceber por onde em um primeiro momento.

Abraço.

Wilsonaa
09/04/2012, 22:54
Até Agora nada de ATF+4 !!

T+

Wilson

andretomasi
09/04/2012, 23:09
Encomendou da Alltrans?

[ ]'s

eickhoff8
10/04/2012, 07:48
Encomendou da Alltrans?

[ ]'s

Alltrans nao tinha mais o aditivo. Ficaram de informar quando tivessem o produto novamente.
Enquanto isso vamos levando assim.
abs

Wilsonaa
10/04/2012, 09:49
Encomendou da Alltrans?

[ ]'s

Não!!, com os caras da Alltrans nem consegui contato , estou a procura do ATF+4 mesmo .

Estou aguardando outro contato com um supervisor da Valvoline que disse que "Talves" eles passarão a comercializar este fluido em nosso pais devido a grande procura e que já enviou a lista junto com a de outros tipos fluidos para o setor de importação da empresa .

Grande abraço

T+

Wilson

Getulio Santos
11/04/2012, 00:55
Não!!, com os caras da Alltrans nem consegui contato , estou a procura do ATF+4 mesmo .

Estou aguardando outro contato com um supervisor da Valvoline que disse que "Talves" eles passarão a comercializar este fluido em nosso pais devido a grande procura e que já enviou a lista junto com a de outros tipos fluidos para o setor de importação da empresa .

Grande abraço

T+

Wilson

Wilson, o que acha do MOTUL MULT ATF................Em torno de R$ 65,00 o litro............Considerando que roda mais de 30.000 km.......acho que dá para encarar.r sr sr s rr

sds,

Getúlio.

Wilsonaa
11/04/2012, 07:47
Grande Getulio ; Não confio muito nestes que se dizem MULT , três coisas ao mesmo tempo... só Pato e não faz nada direito ahhaam .

T+

Wilson

Getulio Santos
11/04/2012, 14:57
Grande Getulio ; Não confio muito nestes que se dizem MULT , três coisas ao mesmo tempo... só Pato e não faz nada direito ahhaam .

T+

Wilson

Por curiosidade liguei para duas Concessionárias Chrysler aqui no Rio de Janeiro e me informaram que o óleo Mopar ATF não estão usando mais.................Como substituto estariam usando esse tal MOTUL MULT ATF ao preço de R$ 120,00, como usamos em torno de 10 litros para fazer uma substituição a contento, só aí vamos gastar R$ 1.200,00 de óleo, fora a mão de obra.... No mercado livre tem desse óleo em torno de R$ 65,00...........Vou acabar me rendendo a esse óleo, pelo menos para colocar na caixa de transferência..........

sds,

Getúlio.

Adir Danielsson (Berga)
12/04/2012, 12:45
http://www.gwonders.com/ecommerce_site/arquivos6794/arquivos/1307378977_1.jpg (http://www.gwonders.com/ecommerce_site/arquivos6794/arquivos/1307378977_1.jpg)

Tá dificil de andar com a cheroka,então não tem opção,é gastar mesmo,e o bom que já vai com óleo certo,segunda está ai,AMALIE ATF +3 OU +4,só na hora pra saber,R$ 55,00 o litro.

Adir.

Wilsonaa
12/04/2012, 23:24
Grande ADIR ; Este é o KIT que você comprou?

Por acaso vem as cintas ?

T+
Wilson

Wilsonaa
12/04/2012, 23:33
Por curiosidade liguei para duas Concessionárias Chrysler aqui no Rio de Janeiro e me informaram que o óleo Mopar ATF não estão usando mais.................Como substituto estariam usando esse tal MOTUL MULT ATF ao preço de R$ 120,00, como usamos em torno de 10 litros para fazer uma substituição a contento, só aí vamos gastar R$ 1.200,00 de óleo, fora a mão de obra.... No mercado livre tem desse óleo em torno de R$ 65,00...........Vou acabar me rendendo a esse óleo, pelo menos para colocar na caixa de transferência..........

sds,

Getúlio.

Para você ver , nem nas concessionárias estão usando o óleo certo , o "quedira" nós simples mortais

Alguém tem que avisar os novos proprietários ou quem pretende comprar carros que pedem este fluido , que alem do IPVA, e outros impostos , também terão que desembolsar mais de "mirconto" para trocar o óleo do cambio, pior ainda, com um óleo que nem é certificado pela crysler .

T+

Wilson

Adir Danielsson (Berga)
12/04/2012, 23:38
Grande ADIR ; Este é o KIT que você comprou?

Por acaso vem as cintas ?

T+
Wilson

Antes de comprar pedi se vinham as cintas,eles falaram que sim,então comprei.
Abraço.

eickhoff8
15/04/2012, 08:47
http://www.gwonders.com/ecommerce_site/arquivos6794/arquivos/1307378977_1.jpg (http://www.gwonders.com/ecommerce_site/arquivos6794/arquivos/1307378977_1.jpg)

Tá dificil de andar com a cheroka,então não tem opção,é gastar mesmo,e o bom que já vai com óleo certo,segunda está ai,AMALIE ATF +3 OU +4,só na hora pra saber,R$ 55,00 o litro.

Adir.

Berga. Qual o sintoma de um cambio chegando ao final de sua vida util?
abraço
Matheus

andretomasi
15/04/2012, 08:59
O primeiro sintoma é ele patinar muito.

[ ]'s

Lucas Anon
15/04/2012, 13:06
Querem uma dica? Já que vão abrir o câmbio, já abram e façam TUDO.. comprem o kit de reparação de cambio automático e troquem TUDO..

eu fiz isso, hj ta 100%.. gastei cerca de 5 mil.. mas sei que não vou ter mais problemas nos próximos 150 mil km ou mais (tomara :D)

Adir Danielsson (Berga)
15/04/2012, 13:36
O primeiro sintoma é ele patinar muito.

[ ]'s

Exatamente,patina muuuito,qualquer subidinha, dele motor ,e vá gasolina,ainda bem que v8 gasta pouco rrrrrrrrrrr.
Abraço.

eickhoff8
15/04/2012, 21:58
Exatamente,patina muuuito,qualquer subidinha, dele motor ,e vá gasolina,ainda bem que v8 gasta pouco rrrrrrrrrrr.
Abraço.

A minha ta nesse caminho então!
daqui a pouco ou te pedir dicas de onde comprar o kit e tudo mais que precisa trocar
obrigadopela resposta.
abs
matheus

Wilsonaa
17/04/2012, 07:50
Pessoall, não adianta trocar o KIT e continuar usando o óleo errado , eu troquei o meu KIT a algum tempo e coloquei o DEXIII com aditivo , semanas depois consegui o ATF3 e substitui imediatamente , já estou próximo a trocar de novo e não encontro o ATF3 ou 4 e me recuso a colocar outro .

T+

Wilson

Getulio Santos
15/05/2012, 14:08
Pessoall, não adianta trocar o KIT e continuar usando o óleo errado , eu troquei o meu KIT a algum tempo e coloquei o DEXIII com aditivo , semanas depois consegui o ATF3 e substitui imediatamente , já estou próximo a trocar de novo e não encontro o ATF3 ou 4 e me recuso a colocar outro .

T+

Wilson

Prezado Wilson, como se recusa a usar outro fluido que não seja ATF......Dê uma olhada nos fluidos da Z-LUB - ATF I, III, V e VI.....Abri um tópico específico sobre esses fluídos. www.z-lub.com.br (http://www.z-lub.com.br) www.zascar.com.br (http://www.zascar.com.br)

sds,

GETÚLIO

andretomasi
15/05/2012, 15:28
Como respondi lá,

Nos dois sites não tem nada, "site em desenvolvimento". Eu não sei porque eles não são mais claros quanto à especificação do óleo, todos os fabricantes nacionais fazem isso, parece que é de propósito pra empurrar como se fosse "universal".

Procurando na net, especificamente no site da ANP onde eles são obrigados a registrar o óleo, diz que:

O ATF I deles é um Type A, ou seja, NÃO SERVE, não tem nada a ver com o ATF+ da Chrysler.

O ATF V deles é um Allison C4 e similares, ou seja, Dexron III, NÃO SERVE também.

O ATF VI deles é um Dexron IIIG/H, também NÃO SERVE.

O óleo MTF tem as mesmas especificações dos SAE/API que utilizamos no motor, diferencial, câmbio manual.. NÃO SERVE.

Na verdade eu diria até que é golpe isso, colocam o nome do óleo deles de Z-LUB ATF V pra enganar como se fosse o ATF+ V, já que tem muito carro importado por aí que pede esse fluido.

Boa a intenção Getúlio, mas infelizmente nenhum desses aí substitui o ATF+ de verdade. Podem ser usados nas XJs no lugar do Dexron III, mas por R$ 65 o litro prefiro usar o Dexron III da BR que custa 1/6 disso.

Fontes: aqui (http://nxt.anp.gov.br/nxt/gateway.dll/leg/despachos/2011/agosto/desp%20895%20-%202011.xml?f=templates$fn=document-frame.htm$3.0$q=$x=) e aqui (http://nxt.anp.gov.br/nxt/gateway.dll/leg/despachos/2011/março/desp%20396%20-%202011.xml?fn=document-frame.htm$f=templates$3.0)

[ ]'s

Ronaldo Andrade
23/07/2012, 19:31
Tambem estou a procura do ATF+3 para colocar no Wrangler e não encontro.
Ainda tenho 3 litros guardados do Mopar Tipo 7176, que é o recomendado pelo manual.
Como não encontro, acho que vou usar este Motul Multi ATF. Será?
Aí abaixo diz que pode usar no lugar dos ATF+3

Product Description

Synthetic based lubricant, specially engineered for any modern automatic transmission (manual mode, sequential mode, electronic controlled ) with or without slip lockup clutch. Particularly recommended for use in automatic gearboxes of American car makers GM, FORD, CHRYSLER, Asian car makers HYUNDAI / KIA, MITSUBISHI, NISSAN, SSANGYONG, SUBARU, TOYOTA, or European BMW, CITROEN, FIAT, MB, PEUGEOT, RENAULT.

Also recommended for use in older automatic gearboxes, torque converters, power steering, boats reverse gears, hydrostatic transmissions, mechanical and hydraulic systems where Dexron (except Dexron VI) or Mercon fluids are required.
PERFORMANCES

GM DEXRONIII G / III H / II D / II E, Allison C4,FORD MERCON & MERCON V, MERCON SP, WSS-M2C-195Daimler Chrysler ATF +3, ATF +4, Hyundai / Kia Red-1; Mitsubishi Diamond ATF J2, SPIII & PSF 3 Nissan ATF FMS, MATIC S & MATIC J;Toyota ATF WS & ATF Type T-IVVoithG607, ZFTE-ML 03D / 04D / 14A; Aisin Warner JWS 3309

Fit for use when these products are recommended:

Esso ATF LT 71141;
Mobil ATF 3309;
Shell M1375.4;
Appolloil ATF Red-1K

* Allows fuel economy for cars fitted with automatic gearboxes by reducing epicyclical gears friction.
* Anti-shudder performance and then avoids vibrations on engine fly wheel.
* Protects gears that are more and more numerous, compact and heavily loaded.
* Superior automatic transmission response: smooth shift feel and minimizing shift time lag.
* Improves automatic gearboxes reaction at cold temperature.
* Longer life time, better shear stability at hot temperature and oxidation resistance.
* Anti-wear, anti-corrosion, anti-foam.
RECOMMENDATIONS

Can be mixed with similar lubricants.
Oil change : according to manufacturer s recommendations and adapt according to your own use.

Ronaldo Andrade
26/07/2012, 13:27
Pessoal,

Afinal, depois de ler este tópico todo, ainda fica uma dúvida.
Posso usar o Motul Multi ATF no Wrangler 3 marchas?
Ele tem 50.000km praticamente de trilhas. Troquei a última vez com 30,000 km e usei o MOPAR 7176, que ainda tenho 3 litros, pois completo a ZJ de vez em nunca.
Somente consigo achar o Motul. Na Divena, vendem um Wynns, ou algo assim.

Vai o Motul mesmo?

Obrigado

Ronaldo

MARCELOLUCHESI
26/07/2012, 13:30
Ronaldo a Caixa do seu TJ ainda é a original?

andretomasi
26/07/2012, 16:13
O Wynn's e o Motul são a mesma coisa, um ATF "genérico" que na teoria é compatível com o ATF+4 da Chrysler. O brabo também é o preço que geralmente é alto.
As duas marcas também vendem o aditivo separado, pra "converter" Dexron III em ATF+4.

[ ]'s

Ronaldo Andrade
26/07/2012, 16:32
Ronaldo a Caixa do seu TJ ainda é a original?

Oi Marcelo,

Sim, original.
Agora, outro dia, quando engatava marcha, o jeep não saia do lugar e fazia um barulho como se estivesse enstrangulado. Logo imaginei que fosse o filtro sujo e eu mesmo abri, troquei o filtro e coloquei um óleo ELF ATF, para lavar a caixa. Está normal e agora quero colocar o óleo certo e o único que encontro é o Motul Multi ATF.
Troquei quando tinha uns 30 mil km e agora está com 50 mil km, mas depois de uns 6 ou 8 anos.

Abs

Ronaldo

Ronaldo Andrade
26/07/2012, 16:36
O Wynn's e o Motul são a mesma coisa, um ATF "genérico" que na teoria é compatível com o ATF+4 da Chrysler. O brabo também é o preço que geralmente é alto.
As duas marcas também vendem o aditivo separado, pra "converter" Dexron III em ATF+4.

[ ]'s

André,

O preço não é alto. Achei o Motul a 66,00 o litro. Para uma troca a cada 30 mil km, está de bom tamanho.
Economizar nisto, sai caro depois.
Vou comprar 10 litros para trocar naquelas maquinas, para drenar tudo. O manual diz que cabe 6,7 litros.
Só consegui tirar pouco mais de 5 litros, pela tampa do cárter. E meu jeep tem radiador de óleo separado.
Então vou gastar um pouco e pagar para usar uma destas máquinas de "hemodiálise".
Pena que não encontro o óleo ATF+3.

Abs

Ronaldo

MARCELOLUCHESI
26/07/2012, 16:52
Eu sempre achei que ela era uma 4 marchas, e que vocÊ tinha trocado quando trocou a transferência kkkkkkkk mas então aguenta bem hein??? ainda mais com pneus 39,5
Pois é Ronaldo eu também pesquisei bastante esse assunto pois vou querer trocar o oleo da minha. O Antigo dono meu tio fritou ela quando o jeep tinha menos de 40mil km. Acho qeu andavam muito sem reduzir, ou entrou agua.
Agora o jeep tem 72milkm. e está tudo normal, mas a 10milkms atraz, emendei dexron III da BR 2 litros, pois o oleo estava baixo e ele desengatava em aclives/declives. Ai ficou perfeito!
Mas lendo esses tópicos, fiquei com medo e fui pesquisar. E o Mais entendido disso é o André. Ele explicou que o diferença é que o dexron perde mais facil as propriedades de acho eu que é de lubrificação, quando o óleo está quente. E segundo ele a Crysler aconselha a usar somente o dexron Até que se ache o ATF plus. Mas o engraçado que na vareta do oleo da caixa fala em ATF Plus or Dexron II. Uns dizem que essa informação veio errada. Mas estive falando com um mecanico e o mesmo me disse que não há problema de usar o Dexron, pois essa caixa é Hidraúlica e mecanica. Ou seja o seu funcionamento é mais rustico, E o problema maior estaria nas caixas mais modernas que são mais automatizadas.

Diz ele também que essas caixas equipavam carros de 1967, e não havia problema em usar o dexron. Mas de qualquer forma ele me aconselhou a trocar o oleo a cada 30milkm.
E eu acho que está na hora de trocar, e por via das dúvidas vou pagar mais caro e comprar na agência.

abs

Marcelo

Ronaldo Andrade
26/07/2012, 17:04
Marcelo,

Fui na revenda aqui em SP e eles somente têm o Wynn's a 92,00.
Genérico por genérico, vou prefir o Motul, que tem muito mais nome e além de ser mais barato.

Abs
Ronaldo.

andretomasi
26/07/2012, 17:21
Marcelo, muito pelo contrário, o problema não está na parte eletro-eletrônica das caixas, e sim no material de que são feitas as peças internas, que reagem com o tipo de óleo utilizado, durando mais ou menos, é por isso que tem especificações diferentes de fluidos pra caixas diferentes, apesar de serem do mesmo fabricante às vezes.
Pode usar o Dexron por tua conta e risco, ela vai funcionar no início sem problemas, mas com certeza tua caixa vai apresentar problemas por desgaste muito antes do que se utilizasse o ATF correto. E como tu bem deve conhecer mecânicos, pra 99% o que interessa é funcionar agora, se vai dar manutenção daqui a um tempo, é bom pra eles.

Essas caixas realmente são utilizadas desde 50 e poucos, conhecidas como "Torqueflite" até pelos idos de 1990. A diferença está nos detalhes, se olhar os modelos, a cada década ela tinha evoluções pra melhorar a precisão e o conforto, tanto através de sensores e melhorias na parte elétrica-eletrônica, como nos materiais das peças. É só pegar um jogo de embreagens das novas e comparar com um das antigas, parece uma lixa 100 perto de uma 500, o que vai fazer a diferença é como o fluido vai interagir com isso.

Quanto à vareta, é cagada da Chrysler mesmo, deve ter alguma coisa a ver com estoques e produção das varetas pra vários veículos ou fabricantes. Até nas Cherokees mais novas, que no manual cita explicitamente que NÃO pode usar Dexron III, algumas tem a vareta escrito DEXRON.

Ronaldo, aí que está, se é pra gastar R$ 66 o litro no Motul, não vale a pena comprar o ATF+4 mesmo? Em alguns posts atrás aqui no tópico ou em algum outro tópico, o Berga e o Wilson tinham achado o ATF+4 da Amalie à venda no Brasil, dá uma fuçada nos posts.

[ ]'s

Ronaldo Andrade
26/07/2012, 17:28
Andre,

Conforme o post #98, o Berga, que comprou este fluido, não informou onde comprou.

MARCELOLUCHESI
26/07/2012, 17:33
Sim André eu entendi, vocÊ já deixou bem claro o assunto para nós, eu também pretendo substituir o meu fluido pelo correto, porém nós estamos tendo dificuldade de encontrar aqui no Brasil. A questão não é nem o preço mas sim encontrar. E quando encotra, o ATF, na verdade está escrito Dexron atrás. Mas até eu não encontrar, paciÊncia, não vou deixar o jeep parado e vou usando o Dexron mais enconta de todos que para mim é o da Petrobras.

andretomasi
26/07/2012, 17:57
Dos Dexron, o da BR realmente é o mais em conta e de marca confiável.
Eu entendo que a Petrobrás e concorrentes não fabriquem o ATF+4 nem ATF+3 porque existem vários problemas, primeiro que o óleo-base pra fabricar esses fluidos só são fabricados nos EUA, Canadá e Coréia, então teriam que importar o óleo-base, o que provavelmente não seria financeiramente viável comparado a importar direto o fluido já pronto.
Outro problema é a licença, pra fabricar o ATF+4 teriam que pagar royalties pra Chrysler. Entretanto esse problema não existe pro ATF+3, cuja licença expirou em 2005 e poderia ser fabricado como o Dexron III, que oficialmente não é mais licenciado mas a BR e várias marcas ainda fabricam.

O que eu NÃO entendo, é porque a maldita Chrysler não importa o óleo correto, já que vende os veículos por aqui? Que lixo de pós-venda, convenhamos né.
Nos EUA e aqui na Europa se acha o ATF+4 em prateleira de supermercado, com o selo da Chrysler, a preços baixíssimos. Aí no Brasil, no RS por exemplo tem concessionária que usa o Dexron III com esses aditivos da Motul, Wynn's, Amalie, etc pra "converter" o óleo, e tem a cara de pau de cobrar esses valores de quase R$ 100 o litro. Tenho minhas dúvidas se todas não fazem isso e vendem como se fosse ATF+4; já vi em duas os galões de Dexron III da BR sendo convertidos com o aditivo..
Algumas chegam ao absurdo de utilizar fluido ATF da Audi/Volkswagen, a preços mais altos ainda.. baita exemplo do conhecimento técnico das autorizadas. Só querem é tirar dinheiro, e ai de quem for lá reclamar quando o câmbio começar a patinar, vão dizer que você forçou, que entrou água, que deixou baixar o nível de fluido, qualquer coisa pra trocar tudo e te cobrarem 20% do valor do veículo pela manutenção. :parede:

[ ]'s

Wilsonaa
26/07/2012, 20:10
Valeu mesmo Andre , suas explicações estão ficando cada vez melhores :curtir::master:

Eu ainda não troquei o fluido da minha , também não rodei nem 5mil com ela, estou aguardando para ver se encontro o ``Legitimo´´ estou rodando uma vez por mês com ela ,somente para não enferrujar:rally: em alguns passeios e trilhas leves , mas que dá um desconforto danado na consciência isso dá .:karate:

Para te falar a Verdade , prefiro deixar com um DEXIII de boa qualidade do que arriscar outro que não seja o ATF +4.

Sucesso

T+

Wilson

andretomasi
26/07/2012, 20:47
Pois é Wilson, é uma sinuca de bico. Na falta do ATF+4 correto e visto os preços altos desses fluidos genéricos, eu também utilizaria o Dexron III mas com o "aditivo" por garantia.
Até porque não tem como saber se esses genéricos não são basicamente um óleo mais simples como o Dexron acrescido do aditivo, a preços mais altos; não existe fiscalização ou vistoria pra certificar esses óleos, os únicos que passam por certificação são os específicos licenciados pelas montadoras. :neutral:

[ ]'s

felipehaupt
31/07/2012, 12:54
Galera, a pouco tempo peguei uma dakota, V6 3.9, automatica. ano 2000 gasolina, ja estava em otimo estado, é um carro maravilhoso, e estou fazendo pequenas manutenções preventivas! ja esta jóia!
Mas como não tenho nenhuma informação referente ao Oleo da transmissão estou pensando em fazer a troca completa e trocar o filtro tambem. O manual pede ATF 3 tipo 7176
segue:

*DESCRIPTION
Mopart ATF Plus 3, Type 7176, automatic transmission
fluid is the recommended fluid for Daimler-
Chrysler automatic transmissions.
Dexron II fluid IS NOT recommended. Clutch
chatter can result from the use of improper
fluid.

E vi tambem que alguns usam o tal Dexron + aditivo, mas o manual fala que nao recomenda qualquer aditivo para o oleo, eles só recomendam o ATF 3,

*sobre aditivos:
...These claims have not been supported
to the satisfaction of DaimlerChrysler and
these additives must not be used. The use of transmission
“sealers” should also be avoided, since they
may adversely affect the integrity of transmission
seals....

Alguem sabe onde encontrar o ATF 3 tipo 7176? ou algum realmente proporcional???
qualquer mecanico pode fazer essa troca de oleo???

Abraços!

andretomasi
31/07/2012, 13:14
Felipe, basicamente tu está com o mesmo problema que todos os outros proprietários de Dakota e Grand Cherokees. As opções são:

1. Usar o Dexron III com um aditivo, é a opção mais em conta, cerca de R$ 10 o litro mais uns R$ 50 do aditivo

2. Usar o óleo da concessionária, que é um óleo "genérico" compatível com ATF+3 mas que pode muito bem ser igual o Dexron + aditivo, não tem como saber e vai custar caro, cerca de R$ 90 o litro

3. Descobrir alguma loja que importe o ATF+4 adequado.. e se descobrir, CONTA AQUI PRO RESTO DO PESSOAL POR FAVOR

[ ]'s

Rustão
31/07/2012, 14:03
Felipe, basicamente tu está com o mesmo problema que todos os outros proprietários de Dakota e Grand Cherokees. As opções são:

1. Usar o Dexron III com um aditivo, é a opção mais em conta, cerca de R$ 10 o litro mais uns R$ 50 do aditivo

2. Usar o óleo da concessionária, que é um óleo "genérico" compatível com ATF+3 mas que pode muito bem ser igual o Dexron + aditivo, não tem como saber e vai custar caro, cerca de R$ 90 o litro

3. Descobrir alguma loja que importe o ATF+4 adequado.. e se descobrir, CONTA AQUI PRO RESTO DO PESSOAL POR FAVOR

[ ]'s

Seria esse o oleo ? não sei nem se da pra importar e se vale a pena $$$

Amazon.com: Valvoline VV346 ATF +4, Pack of Twelve 1 Quart Bottles: Automotive (http://www.amazon.com/Valvoline-VV346-Twelve-Quart-Bottles/dp/B000GAD074)

andretomasi
31/07/2012, 17:55
Serve, mas tem várias outras marcas que fabricam o ATF+4 "oficial". Só que parece que nenhuma se acha no Brasil :evil:

Licensed ATF+4® Brands (http://www.centerforqa.com/licensedatf4brands.html)

[ ]'s

felipehaupt
01/08/2012, 09:50
Achei para importar o ATF+3 por 12 dolares, e frete gratis. segue um orçamento para trocar em uma oficina especializada em sp

LITRO DE OLEO ATF+4 90,00 CADA
FILTRO DE OLEO 80,00
JUNTA DO CARTER 90,00
SERVIÇO DE MÃO-DE-OBRA 400,00

compensa importar, na dakota são 9,5 litro de atf+3.

Duvida o atf+4 é superior ao atf+3 ou como especificado no manual, devo utilizar apenas o atf+3?

Outra, um amigo questionou a troca do oleo do cambio, dizendo que seria preciosismo, que é algo que nao se troca??? eu peguei a dakota com 180 mil, ja esta com 195, e nao sei da procedencia do antigo dono, gostaria de fazer essa troca? nao uso para carga e nao pretendo vender, o que voces acham?

andretomasi
01/08/2012, 10:31
O ATF+4 é melhor, veio pra substituir o ATF+3. O ideal é se já usou ATF+4 não voltar pro 3, e continuar sempre com o ATF+4. Se antes tinha o ATF+3, ou Dexron com aditivo, pode usar qualquer um dos dois, 3 ou 4.

Não é preciosismo não, é manutenção adequada. É desse mito que não se troca óleo do câmbio que surgem outros problemas, pois o pessoal acha que o óleo é "eterno", vai usando até começar a sobreaquecer, patinar e dar problema em outras peças do câmbio. Depois apelam pra gambiarra, colocando "óleo mais grosso" no câmbio como já ouvi mecânico falar.

Agora, conseguiu o ATF+3 pra importar aonde? Passa a dica aí, o pessoal tá procurando há tempos um lugar pra comprar.

[ ]'s

felipehaupt
01/08/2012, 10:38
O ATF+4 é melhor, veio pra substituir o ATF+3. O ideal é se já usou ATF+4 não voltar pro 3, e continuar sempre com o ATF+4. Se antes tinha o ATF+3, ou Dexron com aditivo, pode usar qualquer um dos dois, 3 ou 4.

Não é preciosismo não, é manutenção adequada. É desse mito que não se troca óleo do câmbio que surgem outros problemas, pois o pessoal acha que o óleo é "eterno", vai usando até começar a sobreaquecer, patinar e dar problema em outras peças do câmbio. Depois apelam pra gambiarra, colocando "óleo mais grosso" no câmbio como já ouvi mecânico falar.

Agora, conseguiu o ATF+3 pra importar aonde? Passa a dica aí, o pessoal tá procurando há tempos um lugar pra comprar.

[ ]'s

Entao, dei uma pesquisada no amazon.com

e acho que vou importar.

Abraços!

andretomasi
01/08/2012, 11:11
Hum, o foda é que vão cobrar na alfândega, pode botar uns 60% a 100% do valor em cima :confused:

felipehaupt
01/08/2012, 11:45
Hum, o foda é que vão cobrar na alfândega, pode botar uns 60% a 100% do valor em cima :confused:

Mesmo assim ainda compensa...(se for frete gratis)

andretomasi
01/08/2012, 11:48
Claro. Mas tem que ver se eles mandam pra cá, até um tempo atrás a Amazon só enviava livros e CDs pro Brasil, outros produtos eles não enviavam. De repente mudou, mas dá uma conferida, faz anos que não compro lá, tomara que estejam mais "liberais" agora.

[ ]'s

felipehaupt
01/08/2012, 12:28
Olha o que uma oficina especializada me respondeu:

...dexron III é o mesmo que o atf+3 custa 35,00 o litro...

Pelo que li, o dexron III nao é igual ao atf+3, ele fica igual ao ATF+4 se adicionado aditivo, correto? mas no manual do meu carro fala para utilizar aditivos.

andretomasi
01/08/2012, 14:22
Felipe, vou postar um resumão da história toda, além disso dá uma pesquisada aí nesse e outros tópicos, já discutimos muuuuito isso por aqui.

1. Dexron e ATF+ são fluidos bem diferentes. Qualquer "especializada" de verdade deve saber disso.

2. Dexron é um fluido mais comum, ATF+ é um mais eficiente. NÃO DEVE-SE usar Dexron puro no lugar de ATF+.

3. A única exceção pro item 2 é se usar o Dexron + Aditivo pra "converter" em ATF+, mesmo assim a eficácia desses aditivos é uma incógnita, mas é a opção mais em conta.

4. Os manuais são uma bagunça, porque conforme os anos foram passando e a Chrysler foi adotando outros fluidos, eles iam mudando o manual, assim como as varetas de óleo do câmbio; tem que considerar os itens abaixo. Óbvio que o manual vai dizer pra não usar fluido com aditivo e recomendar o ATF+ que é a própria Chrysler que licencia e vende, mas como não se encontra o ATF+ no Brasil em lugar nenhum, tem que apelar pro aditivo mesmo.

5. O fluido padrão pra toda a linha Chrysler é o ATF+. Antigamente existia o ATF+2, quando foi descontinuado passaram a usar o ATF+3, e em seguida lançaram o ATF+4. Os veículos novos sempre usam o último fluido, então por exemplo, todas as WJ já usam ATF+4 e não devem usar ATF+3, assim como quando lançaram as ZJs elas usavam ATF+3 e não podia usar o ATF+2.

6. O ATF+4 é equivalente e melhor do que o ATF+3, ele substitui, então onde no manual fala pra usar ATF+3, hoje substitui-se por ATF+4 porque em teoria não se acha mais o ATF+3 que foi descontinuado.

7. A linha Dexron só foi utilizada na Cherokee Sport, com a caixa AW4 (Toyota A340). Essa é a única caixa da Chrysler que usa Dexron "puro", todos os outros veículos da marca utilizam ATF+. Nas primeiras XJs se utilizava Dexron II que se vendia na época, que foi substituído pelo Dexron III e em seguida pelo ATF+ pra se juntar ao resto da linha Chrysler. Ou seja, pode utilizar ATF+ na XJ também, sem problemas. O Dexron III equivalente que se encontra mais fácil e mais em conta é o OH-49-TDX da BR, tem nos postos Petrobrás a cerca de R$ 10 o litro.

8. Concessionárias e autorizadas são uma zona, literalmente. Só querem tirar o teu dinheiro e economizar o máximo possível pro lado deles, não tem como confiar, a maioria ou não mostra qual o fluido que estão utilizando, ou as que mostram, 90% estão usando galões de Dexron com aditivo ou esses fluidos "genéricos" pra tudo que é tipo de câmbio, mas cobram valores absurdos como se o fluido fosse o ATF+4 "real".

[ ]'s

munhoz_duarte
02/08/2012, 09:58
Olha o que uma oficina especializada me respondeu:

...dexron III é o mesmo que o atf+3 custa 35,00 o litro...

Pelo que li, o dexron III nao é igual ao atf+3, ele fica igual ao ATF+4 se adicionado aditivo, correto? mas no manual do meu carro fala para utilizar aditivos.

Po raí você vê a qualidade das oficinas "especializadas" do Brasil! rs... Especializadas em fazer gambiarra! O que interessa é ganhar dinheiro, se o cliente vai se lascar depois, aí o problema já não é mais deles! lamentável!

clmpaim
02/08/2012, 10:27
Olá André!
Possuo uma ZJ 97, se usar dexron III, qual o aditivo que devo adicionar?

Obrigado!

andretomasi
02/08/2012, 11:58
Olá Paim,

Tem vários fabricantes mas acho que o mais fácil de achar por aí é o Lubegard HFM, se me lembro bem o pessoal que comprou pagou em torno de R$ 50 por uma garrafa de 300ml, vai uma garrafa inteira dessas no câmbio.

LUBEGARD Highly Friction Modified ATF Supplement (http://www.lubegard.com/~/C-177/LUBEGARD+Highly+Friction+Modified+ATF+Supplement)

[ ]'s

Grélo
03/08/2012, 10:26
Pessoal,

acabei de fazer a caixa do meu Wrangler. Gastei uma nota, mas o cara só tem o óleo Dex III.
Estou querendo comprar um dos aditivos para colocar no TJ.
Tentei achar essa Alltrans pelo link daqui e pelo Google e não aparece nada... deve ter fechado.

Quais outros aditivos podem ser usados?

Aonde vcs tem achado?

Abraços,

Grélo.

andretomasi
03/08/2012, 10:34
Se não colocou o Dexron III ainda, a Motul vende o Multi ATF deles no Brasil, que é pra ser compatível com ATF+4

Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > Multi ATF (http://www.sakamotomotul.com.br/produto/4/multi_atf_)

O aditivo da Lubegard, tem essas lojas aqui que importam

Câmbio Automático em São Paulo / Auto Peças Hidramático Barão (http://www.hidramaticobarao.com.br/produtos.php)

Friction Altamente Modificado em ATF-Suplemento (http://www.autotechcambio.com.br/friction-altamente-modificado-em-atf-suplemento.html)

Deve ter mais por aí também, dá uma olhada no Google.

[ ]'s

Grélo
03/08/2012, 16:54
André,

já está com o Dexron III sim.
Vou tentar esses 2. Tinha tentado mais cedo pelo nome Lubegard HFM e só havia aparecido sites americanos...

Uma última questão: a caixa do Wrangler é a 32R e leva pouco menos que 6 litros total. Posso colocar a garrafa toda de Lubegard, tal qual nas XJ's?

Muito obrigado ;-)

Abração,

Grélo.

andretomasi
04/08/2012, 04:38
Sim, bota a garrafa inteira também. Dá pra usar até uma garrafa de aditivo por litro de óleo no máximo (se quiser gastar uma fortuna :smile:).

PS: Mas não é como nas XJs, e sim nas ZJs. As XJs usam Dexron III puro! :torcendo:

[ ]'s

Grélo
05/08/2012, 12:06
Valeu!

[ ]´s

Grélo.

WELLCJ5
08/08/2012, 07:53
André,

Encontrei em uma loja aqui de SP o MOBIL ATF 200, que segundo uma tabela de conversão (link anexo), pode ser usado no lugar dp DEXRON II.
É isso mesmo ? lembrando que pretendo trocar o da T-case e somente completar o da caixa de cambio da minha ZJ 98.

http://www.lubril.com.br/home2/tabelaAutomotivo.htm

Abs.
Wellington

andretomasi
08/08/2012, 12:53
Esquece Dexron II, nem existe mais há uns 20 anos; usa o Dexron III. Tem em postos da BR o OH-49-TDX, é barato e fácil de encontrar e é Dexron III.

[ ]'s

WELLCJ5
08/08/2012, 13:01
Valeu, obrigado !!!

Abs,
Wellington.

Grélo
08/08/2012, 16:29
Friction Altamente Modificado em ATF-Suplemento (http://www.autotechcambio.com.br/friction-altamente-modificado-em-atf-suplemento.html)

Galera,

achei por R$ 60,00 no link acima.

Abraços,

Grélo.

andretomasi
08/08/2012, 16:39
Galera,

achei por R$ 60,00 no link acima.

Abraços,

Grélo.

Por esse valor, atualmente é a opção mais econômica pra quem quer trocar o óleo; a outra é gastar uma fortuna com esses ATF genéricos que as concessionárias também usam.

[ ]'s

Leonardo Dic
02/09/2012, 21:22
Preciso trocar óleo dos diferenciais e da cx de transferencia de uma GC 5.9 ano 98 é Quadratrac. O q devo usar?

Abraço

VGraf
02/09/2012, 23:28
Amigo, esse óleo ae do diferencial salvo engano é o 85W140, aquele que vem com aditivo, vende na concessionarias da Ford, Chevrolet, basta perguntar pelo referido óleo. Ja na caixa de transferência, o óleo é o DEXRON III.

Vinicius

Leonardo Dic
03/09/2012, 07:23
Vinicius obrigado, mas no dianteiro eu coloco o 85w140 comum ?

VGraf
03/09/2012, 10:28
acredito que possa ser o comum mesmo, todavia eu optaria por colocar esse com aditivo. vamos ver se alguem ajuda ae..

andretomasi
03/09/2012, 14:14
Na frente se não tem o bloqueio tanto faz, pode usar o comum ou o com aditivo. De repente é mais vantagem ($$) comprar um balde só do óleo aditivado.

[ ]'s

Leonardo Dic
07/09/2012, 17:57
E pra cx automática pode ser esse MOTUL, tem aprovação ATF+3 e +4 na embalagem.

Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > Multi ATF (http://www.sakamotomotul.com.br/produto/4/multi_atf_)

felipehaupt
11/09/2012, 18:18
Galera, conheci um cara especialista em cambio, ai ele deu uma olhada no meu oleo de cambio disse estar em perfeito estado ainda, disse até parece ser trocado recentemente, pois nao rodei 10 mil com a dakota ainda. Mas aconteceu que ela esta com um vazamento no retentor da saida do cambio, e o meu oleo de cambio esta baixo, quase 1 litro, então gostaria de saber se posso completar, sendo que não sei qual o oleo atual. O especificado na vareta é o ATF+4, impossivel de achar por aqui, mas sera que posso completar com um oleo diferente??? ou apenas devo fazer a troca completa?
o que acham???

felipehaupt
11/09/2012, 18:25
Galera, conheci um cara especialista em cambio, ai ele deu uma olhada no meu oleo de cambio disse estar em perfeito estado ainda, disse até parece ser trocado recentemente, pois nao rodei 10 mil com a dakota ainda. Mas aconteceu que ela esta com um vazamento no retentor da saida do cambio, e o meu oleo de cambio esta baixo, quase 1 litro, então gostaria de saber se posso completar, sendo que não sei qual o oleo atual. O especificado na vareta é o ATF+4, impossivel de achar por aqui, mas sera que posso completar com um oleo diferente??? ou apenas devo fazer a troca completa?
o que acham???

Galera pelo que pesquisei, o Oleo Motul multi ATF equivale ao ATF+4. isso procede???

andretomasi
12/09/2012, 07:08
Galera pelo que pesquisei, o Oleo Motul multi ATF equivale ao ATF+4. isso procede???

Sim.

[ ]'s

alexpinh
25/09/2012, 18:11
Sim.

[ ]'s

Senhores, esse é meu primeiro post aqui. Apesar de eu não ter um 4x4, tenho um carro da Chrysler. A coisa mais absurda que uma marca pode fazer é deixar seus fãs/compradores na mão. Foi o que aconteceu comigo quando eu precisei comprar o fluido ATF+4 original da Mopar. Prá minha surpresa, não era mais vendido, e além de não ser mais comercializado no Brasil, o substituiram por uma fluido não licenciado pela Chrysler... que coisa incrível. Será que é tão difícil essa cambada de trastes respeitarem o consumidor brasileiro. Acho que é... mas vamos lá, vamos deixar de blah blah blah e vamos ao que interessa:

A Fiat vendo um clone do Journey, que é o Freemont. Até aí, nenhuma novidade. Porém, por se tratar, em sua essência, de um Journey, com motor americano e caixa idem, qual é a especificação do fluido da transmissão? 1 chance só para acertar... claro, né? ATF+4.

Para os que ainda não pescaram: procurem a FIAT para comprarem seus ATF+4 licenciados para nossas tão queridas CAs.
Procurem por TUTELA TRANSMISSION FORCE 4. Não sei quanto custa, mas amanhã descobrirei. Descobri isso há pouco, pois encontrei no site da ANP o registro do referido produto. E pesquisando o manual do Freemont... voilà!

Para quem quiser saber, se é que já não sabem, os fluídos licenciados para o uso da especificação ATF+4 podem ser encontrados aqui: Licensed ATF+4® Brands (http://www.centerforqa.com/licensedatf4brands.html).

Abraços a todos, e quem descobrir o valor da facada primeiro, que deixem um post informando!!!

MARCELOLUCHESI
25/09/2012, 18:40
André esse óleo da Motul ATF referido acima eu poderia usar sem problemas? Apesar de ele referir se em Dexron na embalagem?

andretomasi
25/09/2012, 18:56
Alex, bem lembrado, pena que provavelmente o valor na concessionária vai ser lá na casa dos R$ 100 o litro :([ ]'s

andretomasi
25/09/2012, 18:58
André esse óleo da Motul ATF referido acima eu poderia usar sem problemas? Apesar de ele referir se em Dexron na embalagem?O fato de mencionar Dexron não é problema pois todo ATF+4 pode ser utilizado no lugar do Dexron, o contrário é que não é possível, usar Dexron no lugar do ATF+. [ ]'s

MARCELOLUCHESI
25/09/2012, 19:21
Ok! Obrigado. Acho que vou nele então apesar do preço.
Abs.

alexpinh
25/09/2012, 21:41
Ok! Obrigado. Acho que vou nele então apesar do preço.
Abs.

Marcelo, meu carro é um Stratus (por favor, não torçam o nariz... nunca tive maiores problemas com esse carro, apesar de o pessoal achar que o carro é ruim). Precisei, depois de bater com o fundo do carro num paralelepípedo solto recolocar 6 litros na caixa (imaginem só o rastro vermelho que ficou prá trás). Eu só encontrei o Motul Multi ATF na época. Via de regra, não costumo acreditar em produtos do tipo "todos-em-um", como é o caso desse fluído, mas por falta de opção, foi ele mesmo. Sabe aquela estória de que quem faz de tudo um pouco não faz nada direito... acho que pode ser o caso desse Multi ATF, já que ele está disponível no nosso mercado há muito tempo e até hoje não foi licenciado... De início eu notei problemas de trepidação na caixa, mas acho que foi por falta de cuidado ao colocar o fluido. Acabei colocando mais do que o necessário - a caixa entrava em limp mode toda vez que alcançava a temperatura ideal. Levei dias para ajustar o nível. Na realidade eu sinto que a caixa não está legal. Ela não faz as trocas do mesmo jeito que fazia quando estava com fluido original.

Há alguns dias resolvi abrir o motor para trocar tudo que é junta e nessa brincadeira eu deixei vazar um pouco do ATF, que terei que repor. Com certeza colocarei o Motul - pois acredito que é o que está em maior proporção na minha caixa atualmente, mas pretendo no início do ano que vem fazer uma troca total e aí vou colocar o recomendado, já que, em tese, o Motul não é. Tenho que fazer isso para recolocar o magneto (pra juntar aquelas limalhinhas) da minha caixa que eu não coloquei quando precisei tirar para consertar o buraco que o paralelepípedo causou.

abs,

alexpinh
28/09/2012, 13:17
Marcelo, meu carro é um Stratus (por favor, não torçam o nariz... nunca tive maiores problemas com esse carro, apesar de o pessoal achar que o carro é ruim). Precisei, depois de bater com o fundo do carro num paralelepípedo solto recolocar 6 litros na caixa (imaginem só o rastro vermelho que ficou prá trás). Eu só encontrei o Motul Multi ATF na época. Via de regra, não costumo acreditar em produtos do tipo "todos-em-um", como é o caso desse fluído, mas por falta de opção, foi ele mesmo. Sabe aquela estória de que quem faz de tudo um pouco não faz nada direito... acho que pode ser o caso desse Multi ATF, já que ele está disponível no nosso mercado há muito tempo e até hoje não foi licenciado... De início eu notei problemas de trepidação na caixa, mas acho que foi por falta de cuidado ao colocar o fluido. Acabei colocando mais do que o necessário - a caixa entrava em limp mode toda vez que alcançava a temperatura ideal. Levei dias para ajustar o nível. Na realidade eu sinto que a caixa não está legal. Ela não faz as trocas do mesmo jeito que fazia quando estava com fluido original.

Há alguns dias resolvi abrir o motor para trocar tudo que é junta e nessa brincadeira eu deixei vazar um pouco do ATF, que terei que repor. Com certeza colocarei o Motul - pois acredito que é o que está em maior proporção na minha caixa atualmente, mas pretendo no início do ano que vem fazer uma troca total e aí vou colocar o recomendado, já que, em tese, o Motul não é. Tenho que fazer isso para recolocar o magneto (pra juntar aquelas limalhinhas) da minha caixa que eu não coloquei quando precisei tirar para consertar o buraco que o paralelepípedo causou.

abs,

Olha, liguei em algumas concessionárias...

Itavema Botafogo RJ - R$ 128,00 <=== caro, muito caro...
Italia Barra RJ - R$ 230,00 <=== esse povo aqui deve ter cheirado/fumado/injetado muita coisa ilícita...
Avanti Rio - R$ 150,00 <=== extremamente caro
EuroBarra - R$ 150,00 <=== extremamente caro

Agora estou curioso, qual é o parâmetro para botar preço nisso. Um litro do original da Mopar nos EUA custa coisa de 18 dólares. O das outras marcas, licenciadas, na casa dos US$ 10,00, merreca.

Já deu para sentir qual vai ser o futuro dessas caixas aqui no Brasil né? Se eles não começarem a vender isso na casa dos R$ 70,00 (no máximo), o que vai ter de transmissão de Freemont rodando com DexronIII vai ser uma coisa de louco... E isso, é óbvio, vai manchar a reputação do carro... vai começar a aparecer uns pregos dizendo "essas caixa de marcha são muito pobremática, dôtô"... já estou até vendo.

Acho que por enquanto vou continuar com o da Motul... que pelo visto nem fede nem cheira.

andretomasi
28/09/2012, 13:57
O parâmetro deve ser "cobrem dez vezes mais caro, porque quem compra esses carrões deve ter dinheiro pra jogar fora" :parede:

O da Motul é a opção "menos pior", na falta de outra né.. alguém se informou quanto custa o Tutela 4 nas concessionárias Fiat?

[ ]'s

munhoz_duarte
16/10/2012, 10:25
Pessoal, resolvi pesquisar "en el Mercado Libre" da Argentina e "para nossa alegria":
Aceite Lubricante Valvoline Atf+4 Por Bidon Origen Usa - $ 62,00 en MercadoLibre (http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-431819926-aceite-lubricante-valvoline-atf4-por-bidon-origen-usa-_JM#questionText)

Pelo que constatei, isso dá aproximadamente R$ 27,00 o litro + despesas de envio. Se não estou enganado, não há taxa de importação entre Argentina e Brasil certo? Basta apenas saber se eles enviam pra cá, estou aguardando a resposta do vendedor. Se enviarem, parte de nossos problemas acabaram! rs...

O que me deixa intrigado é por quê na Argentina se acha com facilidade este fluido e no Brasil nem com reza braba? Tem tanto Stratus, Neon, 300M, Dakota, Cherokees por aqui...

Abraço
Paulo

felipehaupt
23/10/2012, 09:33
Olha, liguei em algumas concessionárias...

Itavema Botafogo RJ - R$ 128,00 <=== caro, muito caro...
Italia Barra RJ - R$ 230,00 <=== esse povo aqui deve ter cheirado/fumado/injetado muita coisa ilícita...
Avanti Rio - R$ 150,00 <=== extremamente caro
EuroBarra - R$ 150,00 <=== extremamente caro

Agora estou curioso, qual é o parâmetro para botar preço nisso. Um litro do original da Mopar nos EUA custa coisa de 18 dólares. O das outras marcas, licenciadas, na casa dos US$ 10,00, merreca.

Já deu para sentir qual vai ser o futuro dessas caixas aqui no Brasil né? Se eles não começarem a vender isso na casa dos R$ 70,00 (no máximo), o que vai ter de transmissão de Freemont rodando com DexronIII vai ser uma coisa de louco... E isso, é óbvio, vai manchar a reputação do carro... vai começar a aparecer uns pregos dizendo "essas caixa de marcha são muito pobremática, dôtô"... já estou até vendo.

Acho que por enquanto vou continuar com o da Motul... que pelo visto nem fede nem cheira.

Liguei na Itavema, perguntando sobre o ATF+4, eles disseram ter, mas depois fui decobrir que eles estao usando motul multi ATF, como ATF+4. As proprias concessionarias Crysler/dodge usam Motul....

agora vai saber...

IgorHp
23/10/2012, 22:33
Na Divesa aki em Curitiba, estão usando o Mopar e o Pentosin, ambos ATF+4, se não me engano é vendido o galão de 3,600.

munhoz_duarte
23/10/2012, 23:17
A última vez que consultei a Divesa aqui em Curitiba, o litro do ATF+4 custava míseros R$ 120,00!!!! rs...
Abraço
Paulo

felipehaupt
24/10/2012, 10:39
Bom, meu oleo de cambio estava baixo, porem estava em bom estado, pois um amigo que tem oficina de cambio, analizou e disse estar mto novo, completei 1 litro com Motul, mas nao sei nem qual oleo estava no cambio, era de coloração vermelha. vamos ver agora o que vai dar.... rsrs, pois nao achei o atf4 em nenhum lugar....

IgorHp
25/10/2012, 21:29
Comprei a 3 semanas na Divesa e paguei 90,00. Mas não será mais vendido a litro e sim em galão de 3.600l

munhoz_duarte
26/10/2012, 13:01
Comprei a 3 semanas na Divesa e paguei 90,00. Mas não será mais vendido a litro e sim em galão de 3.600l

E era o Mopar ATF+4?
Baixou bastante o valor então....

Abração
Paulo

plnx
26/10/2012, 15:53
E era o Mopar ATF+4?
Baixou bastante o valor então....

Abração
Paulo

Pagou R$90,00 no litro ou no galão ?

IgorHp
26/10/2012, 21:34
Paguei no litro!

Leonardo Dic
26/10/2012, 22:07
Eu compro lubrificantes direto da Petronas pra oficina, se alguem precisar posso ver o quanto eles fazem numa cx de ATF+4. Vejo o preço a semana q vem.

munhoz_duarte
26/10/2012, 23:37
Leonardo,

Precisa ver se a Petronas tem a classificação ATF+4, pois ela é bem difícil de encontrar....
Abraço
Paulo

munhoz_duarte
26/10/2012, 23:40
Paguei no litro!

Igor,

Esse ATF que você comprou era o Mopar ATF+4 ou esses multi ATF (Wynns, Motul, etc...) que as concessionárias estão usando?

Abraço
Paulo

Leonardo Dic
27/10/2012, 16:36
Ja olhei no catalogo e tem sim, deve ser pra atender a Fremont.

plnx
30/10/2012, 09:15
Hoje fui na concessionária Fiat, quiseram me empurrar um Dexron III, insisti no Tutela Transmission Force4 o cara anotou e disse que me ligaria... vamos ver...

Pedi cotação numa distribuidora de lubrificantes que já sou cliente, quando tiver resposta aviso aqui

Leonardo Dic
30/10/2012, 20:34
Má noticia, hj conversei com o vendedor da Petronas e ele me disse q por enquanto o Force4 será vendido apenas para as concessionárias. Quando eu conseguir comprar aviso vcs.

IgorHp
30/10/2012, 21:40
Igor,

Esse ATF que você comprou era o Mopar ATF+4 ou esses multi ATF (Wynns, Motul, etc...) que as concessionárias estão usando?

Abraço
Paulo

São ATF+4 da Mopar.

Edmundo Medeiros
30/11/2012, 20:11
Nas concessionárias Toyota existe o ATF+4. É usado na Hilux (acho). R$ 57,00

IgorHp
30/11/2012, 22:28
É ATF+4. Usada nas Cherokees, Mercedes, Dodge, Chrysler e AMGs
.

plnx
19/12/2012, 11:28
Fui a Salto de Guairá - PY, perguntei nos postos e não havia ATF+4 falaram que iria encontrar apenas nas mecânicas, me indicaram o rumo de uma e no caminho encontrei uma auto-peças, perguntei e o cara tem por encomenda, a R$37,00 peguei telefone e tudo mais, depois posto o cartão aqui

plnx
20/12/2012, 09:16
Segue contatos da loja que tem ATF+4 em Salto del Guairá - PY

o cara disse que responde e-mail, ao contrário de muitas lojas no py

por não ter a pronta entrega fiquei com receio de ser atf+4 mesmo, ai ele questionou se era o mesmo que vai dodge ram

Ricardo Kern
02/01/2013, 20:54
Apesar de muitos usarem e recomendare o uso de ATF II ou ATF III na Cherokee Sport, a Jeep recomenda desde 2007 o uso de ATF 4+ no cambio, com os ganhos de uso de fluido sintético:

BENEFITS

^

Better anti-wear properties

^

Improved rust/corrosion prevention

^

Controls oxidation

^

Eliminates deposits

^

Controls friction

^

Retains anti-foaming properties

^

Superior properties for low temperature operation

Att., Ricardo

alexpinh
19/01/2013, 01:12
Hoje fui na concessionária Fiat, quiseram me empurrar um Dexron III, insisti no Tutela Transmission Force4 o cara anotou e disse que me ligaria... vamos ver...

Pedi cotação numa distribuidora de lubrificantes que já sou cliente, quando tiver resposta aviso aqui

hahahahahahahahahahahhahahahaha, eu não disse, eu não disse? A própria FIAT que empurrar Dexron III!!!!!! Sabe como isso se chama? Má fé!!!! bote esse óleo na caixa e depois traga-a aqui para consertar...

"é içaí dôtô, essas caxa é muito pobremática mermo".

alexpinh
19/01/2013, 01:14

Hilux com essa especificação? Se o preço for esse, já vou providenciar para mim.

Rustão
23/01/2013, 09:48

Liguei em algumas concessionarias Toyota e o preço é R$45,00 o litro, mais a especificação é Dexron IV da Mobil.

Falcon-MG
16/02/2013, 23:30
Que porcaria de lugar é esse que vendem esses carros importados superfaturados e não se encontra um produto básico de manutenção e que deveria ser fácil de ser encontrado, pois tem o tal ATF+4 na Argentina, Chile e Paraguai, e aqui em dilmalândia nem as css não aplicam o recomendado no manual, absurdo mesmo, nada mais me assusta, mas revolta.
Preciso trocar da minha WK, o pior é que aqui o pessoal diz pra colocar o multi atf mesmo porque todo mundo usa esse.
Com tanta procura o mais intrigante é que nenhum distribuidor se interessa em importar nem as marcas homologadas.
A Chrysler deveria ter respeito com o consumidor brasileiro que paga muito mais caro do deveria ser o valor de mercado.

Cherokando
27/02/2013, 19:33
Olá, sou novo no site... debutando... mas dêem uma olhada nos links abaixo:

http://www.lubegard.com/~/C-177/LUBEGARD+Highly+Friction+Modified+ATF+Supplement

http://www.lubegard.com/faqs.html#ATF

http://www.lubegard.com/pdfs/2008_Lubegard_PubCC.pdf

Vão ver que este fabricante inclusive informa que o uso destes aditivos não cancelam a garantia de fabrica, ou seja são aprovados pelas montadoras.

O representante da Lubegard p o Brasil fica em Fortaleza - CE

Espero somar alguma informação aos amigos

Cherokando
27/02/2013, 20:45
Voltando... estive pesquisando o Lubegard 61910 (HFM-ATF black), nas lojas americanas... tem de montão e os preços variam de $7,50 a $11,00, o mesmo produto, no caso de uma Cherokee precisa-se um frasco (300 ML), na medida certa... e acredito que produto + embalagem não deva exceder 0,5 Kg o que daria um frete de + - $15,00 ( preço este baseado em minhas compras no exterior) e portanto o total por volta de $25,00, estando isento de tributos qdo chegar ao Brasil. Porem tem um detalhe que ainda não sei!!!! Será que pessoa física pode importar lubrificantes??? Precisamos tirar isto a limpo, pois experimente importar pneu, NÂO pode, então vc pede p o vendedor colocar como roda e passa direto pela Receita Federal, como diria o macaco: "Não precisa explicar, eu apenas gostaria de compreender."
Ainda sobre o Lubegard 61910, ele é o indicado para nós tupiniquins, pois aki temos o Dexron III a dar com pau... se vc não entendeu pk eu sito o D III, veja os links do post anterior a este.

danielbaldi87
28/02/2013, 02:25
alguém aqui sera que nunca penso em importar o oleo dos EUA
eu recentemente importei um galão daqueles grandes acho que quase 20l da marca royal purple
muitos nos forum americanos adoram este oleo os mais conservadores nao recomendam pois acreditam nao existir oleo multi
acredito que este negocio de oleo existe varios misterios
este oleo que comprei atendem diversos especificações, inclusive ATF4...acredito que com o passar do tempo a tecnologia para desenvolver oleo pode se fazer oleo multi que atendem diversas especificações
Royal Purple 05320 Max ATF High Performance Multi-Spec Synthetic Automatic Transmission Fluid - 5 Gallon : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/gp/product/B000BQ1RCI/ref=oh_details_o03_s00_i00?ie=UTF8&psc=1)
com este tambor de oleo eh possível trocar cambio, transferia e sistema de direção de minha liberty kj 2002 onde todos pedem atf4

esta link sera bem útil para quem tem kj
Jeep Liberty/Fluid Capacities & Intervals - Wikibooks, open books for an open world (http://en.wikibooks.org/wiki/Jeep_Liberty/Fluid_Capacities_%26_Intervals)

Cherokando
02/03/2013, 18:54
Mas qto pagou de frete + impostos, já que a Amazon não manda o valor da invoice diferente dakele que ela vende.

danielbaldi87
04/03/2013, 02:25
Mas qto pagou de frete + impostos, já que a Amazon não manda o valor da invoice diferente dakele que ela vende.
nao lembro ao certo o valor exato, mas aproximado foi por volta de 1100 reais entre junta, filtro de oleo do cambio, que sao dois que o meu usa, mais o oleo....mais frete dhl....quando chego ao brasil diferentemente da minhas demais encomenda esta ai caiu na anvisa devido ao oleo...mas a dhl competentemente fez a liberacao sem maiores dor de cabeca...somente a demora de uns dias a mais para entregarem acho que uns 5 dias devido a anvisa enrolar um pouco

a forma que usei para despachar isto e a invoice com valor a menor eu nao conto aqui no forum devido ao politicamente correto

Falcon-MG
06/03/2013, 21:41
alguém aqui sera que nunca penso em importar o oleo dos EUA
eu recentemente importei um galão daqueles grandes acho que quase 20l da marca royal purple
muitos nos forum americanos adoram este oleo os mais conservadores nao recomendam pois acreditam nao existir oleo multi
acredito que este negocio de oleo existe varios misterios
este oleo que comprei atendem diversos especificações, inclusive ATF4...acredito que com o passar do tempo a tecnologia para desenvolver oleo pode se fazer oleo multi que atendem diversas especificações
Royal Purple 05320 Max ATF High Performance Multi-Spec Synthetic Automatic Transmission Fluid - 5 Gallon : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/gp/product/B000BQ1RCI/ref=oh_details_o03_s00_i00?ie=UTF8&psc=1)
com este tambor de oleo eh possível trocar cambio, transferia e sistema de direção de minha liberty kj 2002 onde todos pedem atf4

Depois da procura exaustiva encontrei na amazon o Valvoline ATF+4 que é aprovado e licenciado pela Chrysler, 12 garrafas de 946ml por R$ 143 + transporte R$ 168 + Importo BR R$ 295, total R$ 606, já fiz a compra estou esperando chegar. espero que não tenha nenhum problema.
No ebay tem da Mopar por U$ 10 (946ml) mas não tem ninguém que envia pro Br.

Quem interessar: Valvoline VV346 ATF +4, Pack of Twelve 1 Quart Bottles : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/Valvoline-VV346-Twelve-Quart-Bottles/dp/B000GAD074)

Rustão
06/03/2013, 21:46
Depois da procura exaustiva encontrei na amazon o Valvoline ATF+4 que é aprovado e licenciado pela Chrysler, 12 garrafas de 946ml por R$ 143 + transporte R$ 168 + Importo BR R$ 295, total R$ 606, já fiz a compra estou esperando chegar. espero que não tenha nenhum problema.

Quem interessar: Valvoline VV346 ATF +4, Pack of Twelve 1 Quart Bottles : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/Valvoline-VV346-Twelve-Quart-Bottles/dp/B000GAD074)

Informação valiosa...

danielbaldi87
07/03/2013, 09:49

que empresa de transporte voce contrato?
torcer para a anvisa nao complicar....eles podem exigir documente especifica para este tipo de produto

Falcon-MG
07/03/2013, 10:13
que empresa de transporte voce contrato?
torcer para a anvisa nao complicar....eles podem exigir documente especifica para este tipo de produto

Vem pela DHL, pode ser que passe pela anvisa, só que não encontrei nenhuma restrição a importação desse produto, visto que não existe no br e fui obrigado a importar.
Por enquanto foi a forma mais segura e mais correta que encontrei para trocar o fluido da transmissão da minha WK.

danielbaldi87
07/03/2013, 12:34
Vem pela DHL, pode ser que passe pela anvisa, só que não encontrei nenhuma restrição a importação desse produto, visto que não existe no br e fui obrigado a importar.
Por enquanto foi a forma mais segura e mais correta que encontrei para trocar o fluido da transmissão da minha WK.
se vem pela DHL 99% de chance de dar tudo certo... isto se a amazon fizer um invoice condizente
Fedex acho ate razoável mas fujam da TNT....este sim eh a maior enrolação
dentro do brasil sua mercadoria eh roubada pelos proprios funcionarios e dizem que deu perdimento pela receita
o problema de importar oleo é que pode ser que a anvisa solicite documentação para desatinação e uso do produto
dai pode ser de demore um pouco mais

Grélo
07/03/2013, 14:30
Falcon,

Avise aqui se chegar tudo ok.

Abraços,

Falcon-MG
07/03/2013, 14:35
se vem pela DHL 99% de chance de dar tudo certo... isto se a amazon fizer um invoice condizente
Fedex acho ate razoável mas fujam da TNT....este sim eh a maior enrolação
dentro do brasil sua mercadoria eh roubada pelos proprios funcionarios e dizem que deu perdimento pela receita
o problema de importar oleo é que pode ser que a anvisa solicite documentação para desatinação e uso do produto
dai pode ser de demore um pouco mais

Entendo a sua preocupação e está sendo a minha também, mas um amigo disse que é só enviar cópia da documentação do veículo e algo informando a necessidade de uso do produto.

Falcon-MG
07/03/2013, 14:36
Falcon,

Avise aqui se chegar tudo ok.

Abraços,

Ok, estarei postando aqui.

dereler
26/06/2013, 20:05
Ok, estarei postando aqui.

Ai falcon, alguma novidade com os óleos, estou na expectativa pois preciso comprar esse Oleo atf+4 para minha cherokee tbm.
posta ai se teve algum sucesso na compra.

WELLCJ5
03/07/2013, 10:49
Pessoal de SBC e Região,

Esses dias passei em frente a uma franquia do "REI DO ÓLEO" e como precisava de oleo de diferencial a granel, entrei e comprei o que precisava. Foi ai que vi em uma prateleira o ATF+4 da MOTUL. Eles tem bastante a um custo de 85 paus o litro. Se alguém da região do ABC estiver precisando fica ai a dica.

Segue link com endereço:

Rei do Óleos Grande Abc - Endereços Empresariais - Av Robert Kennedy, Planalto, São Bernardo do Campo, SP (http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_bernardo_do_campo/enderecos_empresariais/C403249818325N325B/rei_do_oleos_grande_abc.html)

alexpinh
03/07/2013, 11:42
Pessoal, não sou proprietário (infelizmente) de um 4x4. Já postei por aqui algumas coisas sobre essa dificuldade em encontrar ATF+4. Atualmente tem gente no ML vendendo.

Meus caros, vou resumir meu caso, se alguém tiver algum comentário, será muito bem vindo:

1) Há uns 5 anos eu bati com caixa de marcha numa depressão. Vazou um monte de óleo. Consertei o cárter da caixa (mandei soldar o buraco) e completei com o Mopar ATF+4... Assim, posso assegurar que eu estava com 100% Mopar ATF+4. Nunca tive nenhum problema...

2) 3 anos depois, mesma coisa: passando num paralelepípedo todo desnivelado, outra raspada... mesmo local. Vazou tudo.... não havia mais Mopar para comprar... coloquei esse maldito Motul MultiATF... De cara, ganhei uma estranha trepidação. Depois de uma meia dúzia de limp modes e uma "treinada empírica" no autostick, parece que a caixa se acostumou com esse lixo... as trepidações continuaram, mas nunca mais entrou em limp mode.

3) Há um ano eu resolvi parar meu carro para desmontar o motor e trocar todas as juntas (fiz isso com um amigo meu). Acabei com todos os vazamentos de óleo. O motor ficou show de bola. Evidentemente eu perdi um pouco de óleo do câmbio. Um pouco não, uma quantidade razoável, 1,5L (parte estava no radiador de óleo e a outra parte foi expelida por termos deixada uma das linhas desconectadas... :oops:)...

4) Comprei 2 L desse Motul e fui colocando aos poucos na caixa até acertar o nível com o óleo quente... O câmbio entra em limp mode rodando no máximo uns 500 metros... Aí, como o carro é autostick, fui passando manualmente até chegar na 4a marcha. Rodei quase 30 km sem maiores problemas, tudo no manual...

De repente... um barulho estridente começou a vir da caixa. O barulho aumenta conforme o giro do motor aumenta. Aí o carro não passa mais marchas... eventualmente se chegar a uns 3.5k/4k giros o carro consegue engatar uma marcha e andar um pouco.

O óleo ferveu e espumou, mas não consegui ver partículas brilhosas na vareta, aparentemente ele ainda está relativamente limpo. A cor está um pouco mais escura que o normal e não está com cheiro diferente... Quando o carro está frio ele passa marcha sem maiores problemas por alguns metros até o barulho voltar e parar de passar marcha novamente. Mas engraçado que o barulho vem e dessa vez o óleo não está fervendo.

Moro numa cidade pequena e lojas que consertam automáticos devem começar a aparecer depois de 300km... Sendo assim, estou em maus lençóis.

Não vou atribuir a culpa 100% ao Motul, mas definitivamente me convenci de que ele não deve ser muito diferente de um Dexron III com aditivo para ajuste de fricção e sei lá, posso estar falando besteira, mas ele não deve ser completamente compatível com o Mopar, agora acho que a proporção deve estar em algo em torno de 70% motul / 30% mopar.

Hoje ou amanhã vou tirar o pacote de solenoides e os sensores de velocidade para limpar. Eu já dei essa caixa como perdida e provavelmente ela terá que ser aberta (já vou até começar a comprar as peças), então vou retirá-la e esvaziá-la INTEIRA e vou encher com Dexron III + lubegard. Enquanto eu não diagnosticar o problema, nada de ATF+4... não posso ficar gastando os tubos em óleo para ir para o lixo.

Vocês acham que pode ser o conversor de torque?

Definitivamente acho que discutir isso com vocês jipeiros é muito mais eficiente que em foruns de entusiastas de carros de passeio. A experiência em razão do uso "severo" não tem comparação com a do pessoal do asfalto!

leandro leviski
14/07/2013, 21:31
galera, pelos meus conhecimentos o mopar atf plus é o oleo da linha de montagem das zj com cambio 42re, 44re. o oleo dexron lll tbm é usado nesses modelos de cambio, pois o "manual do proprietario" diz q pode ou deve ser usado o dexron ll ou lll na falta do mopar atf plus.
abraço.

ZJKEE
19/08/2014, 23:15
Em relação ao post do FALCON-MG, só não entendi por que a ANVISA se meteu. O que foi necessário para desenrolar o envio?

ZJKEE
19/08/2014, 23:47
E aí Berga, quem é o canal do AMALIE? Tô precisando.

Adir.

Adir Danielsson (Berga)
19/08/2014, 23:59
Já era,ninguem se interessou na época,comprei só pra mim.

E aí Berga, quem é o canal do AMALIE? Tô precisando.

ZJKEE
20/08/2014, 11:22
Era de ocasião, então? A pessoa não trabalha normalmente com esse tipo de produto?

Já era,ninguem se interessou na época,comprei só pra mim.

Adir Danielsson (Berga)
20/08/2014, 13:10
É loja de vendas de peças,fiz uma baita propaganda pra ele que eu iria vender uns quantos litros desse óleo ,então conseguiu,só que ninguém se dispôs a comprar,e minha vergonha de ir la e comprar só para mim,depois do trabalho que ele teve,nunca mais consigo nada para ninguém.

Era de ocasião, então? A pessoa não trabalha normalmente com esse tipo de produto?

ZJKEE
20/08/2014, 15:04
Eu li lá atrás. Cara, pelo preço que ele estava fazendo, tava muito show.

É loja de vendas de peças,fiz uma baita propaganda pra ele que eu iria vender uns quantos litros desse óleo ,então conseguiu,só que ninguém se dispôs a comprar,e minha vergonha de ir la e comprar só para mim,depois do trabalho que ele teve,nunca mais consigo nada para ninguém.

Paulo Fragoso
27/05/2015, 14:58
Pessoal, ressuscitando o tópico. Descobri um revendedor de ATF+4 no Brasil. Tem no site deles o da marca Mobil. Enviei um email solicitando um orçamento. Vamos ver o que eles respondem.
502907

http://www.pefil.com.br/lubrificantes/mobil/automotivos-mobil/direcao-hidraulica-e-transmissao-automotivos-mobil/oleo-transmissao-automatica-mobil-atf-4/

h76custom
24/09/2015, 13:08
Opa, tenho interesse! A última vez que comprei o ATF+4 paguei R$ 500 (mopar) os 5 litros... Isso antes do dólar ficar nesse absurdo que é hoje (estava a metade).

Pessoal, ressuscitando o tópico. Descobri um revendedor de ATF+4 no Brasil. Tem no site deles o da marca Mobil. Enviei um email solicitando um orçamento. Vamos ver o que eles respondem.
502907

http://www.pefil.com.br/lubrificantes/mobil/automotivos-mobil/direcao-hidraulica-e-transmissao-automotivos-mobil/oleo-transmissao-automatica-mobil-atf-4/