Ver Versão Completa : L200 Outdoor: óleo semi-sintético no motor
Pessoal,
Alguém utiliza óleo semi-sintético para lubrificação do motor das L200 Outdoor?
Por favor gostaria de saber se vale a pena.
Obrigado!
Pedal
Imperador!
12/03/2012, 14:36
Use o óleo recomendado. Não tem dica melhor que essa.
Roberto FL
16/03/2012, 21:05
Use o óleo recomendado. Não tem dica melhor que essa.
Olha, tenho uma Outlander que manda colocar um óleo sintético carissimo (V6 Mivec), masssssss....... também posso colocar um castrol magnatec 10w40 segundo o manual. Conversei com uma galera aqui do forum, consultei uns mecanicos BARRA PESADA e conclui o seguinte:
Raros casos requerem óleo tão diferenciado. No geral, basta respeitar o Índice de viscosidade e conciliar com a temperatura de trabalho;
O manual requer a marca Castrol por questões financeiras (patrocínio, sociedade etc e tal). Posso colocar tranquilo qualquer outra marca boa de geração moderna (ex Mobil)
Coloquei 10w40 (semi sintético) Mobil na minha Freelander (V6 motor Rover inglês com bloco de liga lm25 e camisa de aço inox com velas de tritio) e funciona muito bem obrigado!!!!!
O resto e fichinha!
ABÇ
Pessoal,
Alguém utiliza óleo semi-sintético para lubrificação do motor das L200 Outdoor?
Por favor gostaria de saber se vale a pena.
Obrigado!
Pedal
Sim, vale a pena dependendo do preço q vc achar,
com óleo semi-sintético vc roda 10.000km, aí faz a conta com o preço do mineral.
Se vc quer utilizar, vc pode sem problema algum, respeite apenas a viscosidade!
no caso do 4D56, viscosidade mínima é o 10W30 e máxima 15W40.
Abs
LeoToy,
Muito obrigado pelo esclarecimento. Minha questão com o óleo recomendado pela montadora é que fazer troca a cada 5.000km numa picape diesel é frustrante- além da desvantagem financeira, para quem roda bastante é inviável parar a viatura mensalmente para trocar óleo.
Obrigado!
LeoToy,
Muito obrigado pelo esclarecimento. Minha questão com o óleo recomendado pela montadora é que fazer troca a cada 5.000km numa picape diesel é frustrante- além da desvantagem financeira, para quem roda bastante é inviável parar a viatura mensalmente para trocar óleo.
Obrigado!
É porque nossa cultura ainda é muito mal vista lá fora... comparado aos países do Haiti, Suriname, Laos....
o pior que é bem verdade, Brasileiro ainda tem habito de comprar sempre o óleo mais barato, Brasileiro ainda reluta em trocar o filtro de óleo, Brasileiro ainda só completa o óleo, e poraí vai..... muita coisa mudou, mas a maioria ainda faz isso sim!
Logo as montadoras aqui na America Latina encurtam a troca de óleo para amenizar esse tipo de cultura. Mas na Europa, trocar óleo com 5.000km é um "crime" a consciência ambiental é outra, lógico, as pessoas também... trocar óleo na Europa, estados Unidos, Japão, Korea, antes do tempo correto é quase um Crime Ambiental, é Extremamente Ecologicamente Incorreto!!!
Hoje, se vc observar no rótulo dos óleos, eles possuem especificações das mais variadas, API, ACEA, JASO, e até de montadoras como VW505.001, BMW LL98, BMW LL01, MB229.21, MB 228.3, SCANIA, CUMMINS, e poraí vai.... então te digo, a partir do momento em que vc compreende as especificações, o tipo de óleo recomendado pode ser trocado em até 20.000 milhas como ocorre nos Estados Unidos e paises desenvolvidos (light truck - Euro IV, V) e até mesmo 100.000 km (Heavy Diesel Euro II, III, IV, V) e poraí vai...
Quando eu Tinha Hillux, eu trocava óleo a cada 10.000km (10W40 Shell Hellix HX7 - Semisintético) e os frentistas, amigos, me chamavam de louco, que meu motor iria estourar, criar folgas, não passaria de 50.000km....etc. pois bem, ela ficou comigo até os 210.000km e parecia que era zero km....o Atual dono, disse que ela está com 295.000km e foi o melhor negócio da vida dele...
Se na europa dá certo, porque aqui não iria dar???
Abs.
Imperador!
18/03/2012, 08:30
Uma questão a se observar é o seguinte:
Existem dois regimes de uso. O considerado normal que o uso do colega Pedal que viaja bastante e mantem o motor sempre aquecido. Já existe o uso severo, que apesar da escassa explicação do uso normal, é facilmente identificável, que são veículos de cidade, no anda e para, que percorrem curtas distâncias e geralmente sequer permitem o aquecimento do motor.
O uso do colega pode ser considerado normal, você pode prolongar sim as trocas de óleo dado o uso normal do veículo. Com o Mobil Delvac MX, é possível as trocas a cada 45.000km (mas pra você 10 ou 15.000 é o bastante).
Moipessoa
18/03/2012, 11:39
Existem dois regimes de uso. O considerado normal que o uso do colega Pedal que viaja bastante e mantem o motor sempre aquecido. Já existe o uso severo, que apesar da escassa explicação do uso normal, é facilmente identificável, que são veículos de cidade, no anda e para, que percorrem curtas distâncias e geralmente sequer permitem o aquecimento do motor.
O uso do colega pode ser considerado normal, você pode prolongar sim as trocas de óleo dado o uso normal do veículo. Com o Mobil Delvac MX, é possível as trocas a cada 45.000km (mas pra você 10 ou 15.000 é o bastante).
ou pelo tempo de 06 meses, Cesar?
esse periodo se aplica tb aos motores de ciclo diesel?
você pode prolongar sim as trocas de óleo dado o uso normal do veículo. Com o Mobil Delvac MX, é possível as trocas a cada 45.000km (mas pra você 10 ou 15.000 é o bastante).
Não,
Observe q o Mobil Delvac MX, apesar de ser um excelente produto é destinado a Caminhões , onde temperatura, Rotação, carga, se diferem MUITO de uma L200.
Esse tipo de lubrificante apesar de ser compatível com a L200, se torna muito arriscado a troca depois dos 5000km. Pelos fatores mencionados acima e com os agravantes q com o tempo o lubrificante se torna ácido, e ainda !!! pelo Mobil Delvac ser 100% mineral e não aguentar manter sua viscosidade original após 5-6.000km neste tipo de motor (4D56 Euro II,III).
abs a todos.
Carlos A. C. Azevedo
18/03/2012, 12:44
Por que ele perde a viscosidade depois dessa Km?
Por que ele perde a viscosidade depois dessa Km?
Tudo bom Carlos, Qunto Tempo !
Os óleos minerais perdem a viscosidade mais rapidamente por serem menos resistentes a altas temperaturas normais que o motor atinge em seu trabalho que os sintéticos. Pouca gente sabe, mas fora manter o motor lubrificado o óleo TAMBÉM é responsável pela refrigeração interna do motor, essa troca de calor tbm envelhece o óleo, fazendo com q sua viscosidade original seja alterada. Os Sintéticos por justamente não serem derivados de petróleo mantem uma estabilidade maior (mais tempo, geralmente 3X).
A Vantagem de um óleo de base sintética em uma L200 é que ele tem uma estabilidade viscosa maior q o mineral e seu preço não é tão caro quanto aos 100% sintéticos. Se vc fizer as contas, pode valer a pena dependendo do preço q vc comprar.
*** :offtopic: Os motores modernos trabalham cada vez com temperatura maior, e com rotação cada vez maior tbm. A tendência
futura é só existir sintéticos.
abs.
Imperador!
18/03/2012, 13:55
Não,
Observe q o Mobil Delvac MX, apesar de ser um excelente produto é destinado a Caminhões , onde temperatura, Rotação, carga, se diferem MUITO de uma L200.
Esse tipo de lubrificante apesar de ser compatível com a L200, se torna muito arriscado a troca depois dos 5000km. Pelos fatores mencionados acima e com os agravantes q com o tempo o lubrificante se torna ácido, e ainda !!! pelo Mobil Delvac ser 100% mineral e não aguentar manter sua viscosidade original após 5-6.000km neste tipo de motor (4D56 Euro II,III).
abs a todos.
Eu realmente não sei profundamente esse assunto, apenas estava tentando ajudar o colega.
Permitindo discordar um pouco (sou totalmente a favor de conhecimento técnico que resolva a questão), acredito ser possível sim prolongar a trocar do óleo num regime de uso prolongado em estrada. E eu acho que a única variável que não coincide é serem as carretas motores LSD e a L200 um HSD. No mais, é a mesma coisa. Mesma coisa não, o regime de trabalho de uma carreta é 1000x mais rigoroso que de uma picape. Então, pra mim, prolongar a troca de óleo para 10.000km não é nenhum absurdo, considerado o regime de uso dele.
Eu mesmo troco a cada 7000km, pois acho um crime trocar somente com 5000 no meu regime de uso...
Eu realmente não sei profundamente esse assunto,... E eu acho que a única variável que não coincide é serem as carretas motores LSD e a L200 um HSD. No mais, é a mesma coisa. Mesma coisa não, o regime de trabalho de uma carreta é 1000x mais rigoroso que de uma picape. Então, pra mim, prolongar a troca de óleo para 10.000km não é nenhum absurdo, considerado o regime de uso dele.
Eu mesmo troco a cada 7000km, pois acho um crime trocar somente com 5000 no meu regime de uso...
Sem querer vc tocou no ponto chave!!!
O Regime de trabalho de uma Carreta é 100X MENOR do que uma Pickup !!!!! é ao contrário!!!!
O motor de uma carreta foi especificadamente projetado e construído para regimes de trabalho pesado! Fora isso temos as variantes de carretas transitarem 99% de sua vida útil em estradas, a temperatura, trabalho, Rotação do motor são bem menores.
Vamos pegar como exemplo o Próprio Mobil Delvac MX, que é 100% Mineral, em carretas ele suporta trocas de 60.000km, nossa tudo isso? ...e porque o Próprio Mobil 1 Diesel 5W40, 100% sintético é recomendada a troca a cada 15.000 milhas (22,5k) ? Resposta: A ESPECIFICAÇÃO: Mobil 1 Light Truck, Vans, Pickups, ,,,,,, Delvac MX, Caminhões, Tratores, Maquinas agrícolas.
*** Eu até acredito q, como o Mobil Delvac MX, seja um óleo de boa qualidade ele possa suportar até 7.500km,
mas além disso, EU n sei se vale a pena arriscar, aí é decisão própria de cada um.
:offtopic:*** Os Novos caminhões EURO V, já preveem trocas de até 200.000 km e pedem viscosidade 0W30,
inacreditavel, como o "Ecologicamente correto"está mudando as coisas.
Imperador!
18/03/2012, 16:19
Vivendo e aprendendo. Obrigado, LeoToy :concordo:
Vivendo e aprendendo. Obrigado, LeoToy :concordo:
Sempre as Ordens
:concordo:
Carlos A. C. Azevedo
18/03/2012, 20:43
E ae Leo, beleza e tu?
Cara, também não sabia dessas info especifica ai sobre esse tipo de óleo, mas eu uso o rimula x3, e troco a cada 5000km, é barato, atente as normais mais atuais, já que não rodo tanto a ponto de troca de óleo atrapalhar o uso do carro, coisa de 400~600km por semana. Mas pagar umas 5 a 6 vezes mais caro pra ter um óleo sintetico pra rodar mais, coisa de 10 a 15000km, não acho uma coisa muito saudavel pro motor, mesmo sendo testado por milhoes de km, em situações mais diferentes possiveis, ainda acho melhor usar um barato que no minimo atenda as especificações mais novas e trocar tudo, óleo + filtro, por que trocar óleo e deixar o mesmo filtro é a mesma coisa de cagar e não limpar a bunda.. :stop:
Paulista VM
18/03/2012, 21:36
Eh a mesma coisa que tomar banho e vestir a cueca suja! Kkkkkk
E ae Leo, beleza e tu?
Cara, também não sabia dessas info especifica ai sobre esse tipo de óleo, mas eu uso o rimula x3, e troco a cada 5000km, é barato, atente as normais mais atuais, já que não rodo tanto a ponto de troca de óleo atrapalhar o uso do carro, coisa de 400~600km por semana. Mas pagar umas 5 a 6 vezes mais caro pra ter um óleo sintetico pra rodar mais, coisa de 10 a 15000km, não acho uma coisa muito saudavel pro motor, mesmo sendo testado por milhoes de km, em situações mais diferentes possiveis, ainda acho melhor usar um barato que no minimo atenda as especificações mais novas e trocar tudo, óleo + filtro, por que trocar óleo e deixar o mesmo filtro é a mesma coisa de cagar e não limpar a bunda.. :stop:
Vc está fazendo tudo certo!
O Motor 4D56 é um Euro II, um óleo API CF ou CF-4 já é o suficiente, desde que vc o troque a cada 5k juntamente com o filtro.
Acredito q o criador do tópico abriu a discussão sobre os Semi-sintéticos, porque as vezes é uma chatice ficar trocando óleo toda hora. Por isso uma troca de 10k que geralmente leva um ano ficaria menos chata.
Já no Pajero eu uso sintético porque minha troca ocorre a cada 15.000km acaba valendo a pena, porque como eu pulo 3 trocas acaba saindo R$11,60 o litro e tbm pela maioria dos óleos minerais n estarem de acordo com os motores Common Rail que é o meu caso, entrão preciso de óleos semi-sintéticos ou sintéticos na classificação Acea B4 (diesel injeção direta). A Mitsubishi Brasileira é tão vagabunda que especifica errado em seu manual (Acea B3 - Injeção Indireta), provavelmente prensagem da época do pajero de Bomba Injetora.
Prezados coletas forenses, muito obrigado pelas respostas! Aprendi sobre óleo neste tópico mais que em horas de internet- principalmente porque as informações fornecidas pelas montadoras e fabricantes de lubrificantes são tendenciosas.
Para constar, segue transcrição do manual da L200 GLS 2010:
Especificação do Lubrificante do motor: API-CD, SAE 15W40, ACEA B1, B2, B3, B4 ou superior.
Produto recomendado: Castrol Tection OU Castrol Magnatec Professional Diesel.
Sobre o motivo da abertura do tópico, Leo Toy, você confirmou o principal motivo. Além disso nos 27 meses com esta picape nunca entendi o motivo da ccs utilizar óleo mineral. O produto magnatec professional diesel é semi-sintético, e além da especificação superior o custo de troca óleo de motor ficará, conservadoramente, 28% mais barato e 100% mais prático pelo intervalo de troca.
Na próxima troca direi adeus para o óleo neandertal- digo, mineral.
Caros COLEGAS forenses, novamente agradeço as preciosas opiniões e conhecimentos!
Bom dia a todos.
Uso o semi sintético Mobil Delvac 15W-40 a cada 10.000km, com troca do filtro. Caminhões que só andão quente e em longas viagens andam até 60.000km. Existe muitos interesses por traz destas trocas com pouca kilometragem. Acho que 10.000 podemos ficar tranquilos.
Abraços
Imperador!
22/03/2012, 10:51
O Mobil Delvac MX não é mineral??
VINICIUS SISTI
22/03/2012, 13:24
Apesar do Castrol magnatec ser semi sintetico , o Tection tem classificaçao API CI enquanto o magnatec é CF-4 , que eu saiba quanto maior for essa segunda letra ( na ordem do alfabeto ) , melhor é a classificaçao de aditivos. se uma coisa compensa a outra eu não sei. Sei que na Css eles agora só usam o tection , que é mais barato, deve ser uns $18 o litro enquanto o magnatec é na casa dos $30.o
O Lubrax Top Turbo tem classifiçao identica ao Tection. custa uns 12 reais o litro
Apesar do Castrol magnatec ser semi sintetico , o Tection tem classificaçao API CI enquanto o magnatec é CF-4 , que eu saiba quanto maior for essa segunda letra ( na ordem do alfabeto ) , melhor é a classificaçao de aditivos. se uma coisa compensa a outra eu não sei. Sei que na Css eles agora só usam o tection , que é mais barato, deve ser uns $18 o litro enquanto o magnatec é na casa dos $30.o
O Lubrax Top Turbo tem classifiçao identica ao Tection. custa uns 12 reais o litro
Leia as Msn anteriores com calma e atenção.
abs.
sitedomarujo
22/01/2017, 22:41
Ainda estou na dúvida de oléo, L200 2008. Isso tá um parto aqui no Rio de Janeiro. Não acho o castrol magnatec cj-4 15w40 Diesel.
Imperador!
23/01/2017, 09:15
Pode usar qualquer óleo 15w40
Eu gosto muito do Mobil Delvac MX e do Top Turbo