PDA

Ver Versão Completa : Tanque reserva de gasolina



netuno
07/03/2012, 11:45
PessoALL,

Estou com viagem marcada para 4 de abril rumo à Carretera Austral e adjacências.

Quero levar um tanque reserva de gasolina e gostaria de sugestões de qual o mais indicado, para amarrar num bagageiro tubular de teto (Tracker 2008).

Plástico ou metal? Os de 20 litros são muito altos causando muito atrito com o vento, será que posso levar deitado, sem perigo de vazamento, ou seria melhor 2x 10 litros? Alguma indicação de site ou loja em POA onde possa encontrar?

Aguardo sugestões.

Abc

Pedro

Meccano
07/03/2012, 12:07
Fala Pedro, bela viagem heim? tambem viajo com essa configuração, tendo que levar dois reservatórios de reserva pra ter ao menos mil kilometros de autonomia.

pretendo usar duas bombonas plásticas de 15/20lts cada , tenho procurado uma bem BAIXA e LARGA e vão ficar amarradas uma na frente da outra no bagajeiro pra atenuar um pouco o arrasto como se fossem uma só eheh!

ainda não encontrei uma do jeito que espero e assim que achar te aviso ok?
bons planos por ai...

netuno
07/03/2012, 12:23
Pois é Meccano, achei sensacional o bagageiro da tua Pajerinho. Belo trabalho! Pô e a idéia de "pernoitar" dentro dela é genial. É isso aí, temos que ser práticos e inventivos para encarar uma empreitada dessas.

Qdo descobrires um tanque legal pode me avisar. Eu por aqui vou procurando, mas seria bom ouvir a opinião dos nossos parceiros que já utilizaram este equipamento.

Abc

Pedro

hrodrigues
07/03/2012, 12:56
PessoALL,

Estou com viagem marcada para 4 de abril rumo à Carretera Austral e adjacências.

Quero levar um tanque reserva de gasolina e gostaria de sugestões de qual o mais indicado, para amarrar num bagageiro tubular de teto (Tracker 2008).

Plástico ou metal? Os de 20 litros são muito altos causando muito atrito com o vento, será que posso levar deitado, sem perigo de vazamento, ou seria melhor 2x 10 litros? Alguma indicação de site ou loja em POA onde possa encontrar?

Aguardo sugestões.

Abc

Pedro



Netuno,

Uso esses. Fica aí bem perto de vc. São bons e baratos. Tem respiro.

NEWSUL EMBALAGENS E COMPONENTES (http://www.newsul.com.br/)

Abs

Helio

netuno
07/03/2012, 13:50
Valeu Helio!
Pô, fabricadas no Vale dos Vinhedos em Bento, acho que vou lá comprar duas - uma pra combustível e outra pra vinho,rssss!

Olha aí Maccano, acho que estas são uma boa pedida, ainda mais sendo sugestão do Mestre Hélio! Vou procurar onde comprar no varejo em POA.


Abc

Pedro

geovanih
07/03/2012, 15:27
Pedro

Eu custei a achar galões e acabei comprando na motorvac

Abc
Geovani

hrodrigues
07/03/2012, 15:40
Valeu Helio!
Pô, fabricadas no Vale dos Vinhedos em Bento, acho que vou lá comprar duas - uma pra combustível e outra pra vinho,rssss!

Olha aí Maccano, acho que estas são uma boa pedida, ainda mais sendo sugestão do Mestre Hélio! Vou procurar onde comprar no varejo em POA.


Abc

Pedro

Pedro,

Eles vendem direto. O frete aí para vc deve ser uma mixaria.
A de vinho leva bem cheia, vai que a gente se esbarra ... KKKKKKKKKKKKKK

Abs

Helio

netuno
07/03/2012, 15:52
Pedro,

Eles vendem direto. O frete aí para vc deve ser uma mixaria.
A de vinho leva bem cheia, vai que a gente se esbarra ... KKKKKKKKKKKKKK

Abs

Helio

OK Hélio, mas com perdão dos meu conterrâneos de Bento, levar vinho gaúcho pra Argentina e Chile é uma hipocrisia!!!

Abc

Pedro

netuno
07/03/2012, 15:54
Pedro

Eu custei a achar galões e acabei comprando na motorvac

Abc
Geovani

Valeu Geovani. Vou dar uma olhada aí.

Abc

Pedro

fraenkel
08/03/2012, 02:00
Pois é Meccano, achei sensacional o bagageiro da tua Pajerinho. Belo trabalho! Pô e a idéia de "pernoitar" dentro dela é genial. É isso aí, temos que ser práticos e inventivos para encarar uma empreitada dessas.

Qdo descobrires um tanque legal pode me avisar. Eu por aqui vou procurando, mas seria bom ouvir a opinião dos nossos parceiros que já utilizaram este equipamento.

Abc

Pedro

Olha, eu estou saindo dia 09 de abril também para o sul, Ushuaia, Carretera Austral, etc.. Vou levar no teto um estepe extra e pretendo comprar em B. Aires dois galões de 20l, de plástico. www.caramsa.com.ar (http://www.caramsa.com.ar) - ver productos - BIDONES


Vou de bagageiro da Thule.

Abçs,

Alexandre

netuno
08/03/2012, 07:19
Boa dica Alexandre e uma grande viagem pra vc.

Desta vez não vou até Ushuaia estive lá em 2010) mas a Carretera pretendo fazer se as coisas se acalmarem por lá.

Abc

Pedro

jeisonk
08/03/2012, 08:37
Se procuram galões largos e baixos, talvez o ideal seja procurar numa náutica, barcos pequenos usam galões assim, e ainda dá pra comprar todo o sistema com a mangueira e a bombinha, deve ser mais fácil ainda transferir para o tanque principal.
Na prática nunca fiz, mas tenho pensado em algo assim também.

Abraços

konai
08/03/2012, 09:07
Tens razão Jeison. Eu já comprei reservatório avulso para motor de popa em loja de artigos náuticos, pois o anterior, de aço, enferrujou. Quanto à mangueira e bombinha, não servem para transferir o combustível, pois são próprios para alimentar o motor e a vazão é muito pequena.

abs.

jeisonk
08/03/2012, 09:26
Tens razão Jeison. Eu já comprei reservatório avulso para motor de popa em loja de artigos náuticos, pois o anterior, de aço, enferrujou. Quanto à mangueira e bombinha, não servem para transferir o combustível, pois são próprios para alimentar o motor e a vazão é muito pequena.

abs.

Opa, bom saber :concordo:

Abração

jeisonk
08/03/2012, 09:41
Aqui também tem um suporte bacana, link:

Suporte de Galão Duplo (http://www.poweroffroad.com.br/site/suporte-de-galao-duplo/)


335010

Abraços

hrodrigues
08/03/2012, 09:45
Tens razão Jeison. Eu já comprei reservatório avulso para motor de popa em loja de artigos náuticos, pois o anterior, de aço, enferrujou. Quanto à mangueira e bombinha, não servem para transferir o combustível, pois são próprios para alimentar o motor e a vazão é muito pequena.

abs.


Osvaldo,

Melhor coisa para transferir combustível:

Bomba Combustivel Gti Omega Santana Tempra Trafic Flex Nova - R$ 110,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220626953-bomba-combustivel-gti-omega-santana-tempra-trafic-flex-nova-_JM)

Abs

Helio

Meccano
08/03/2012, 23:33
amigos que tal usar tanques feitos pra geradores portateis?

...são tudo de bom em tamanho, capacidade e geralmente de perfil bem baixo como queremos.

pena que geralmente metálicos, mas nada que um bom jateamento não de conta.

é um desses que procuro, pena que sem muito tempo pra isso!

espero ter contribuido, afinal o assunto interessa a um monte de gente.

abração a todos overlanders

hrodrigues
09/03/2012, 06:58
amigos que tal usar tanques feitos pra geradores portateis?

...são tudo de bom em tamanho, capacidade e geralmente de perfil bem baixo como queremos.

pena que geralmente metálicos, mas nada que um bom jateamento não de conta.

é um desses que procuro, pena que sem muito tempo pra isso!

espero ter contribuido, afinal o assunto interessa a um monte de gente.

abração a todos overlanders


Tem também esse aqui:

Tanque de combustível 28 litros - Martinelli.com.br (http://www.martinellishop.com.br/details.php?id_prod=1850)

Pouca altura e é de polietileno

Abs

Helio

ecoperegrino
12/03/2012, 00:16
[QUOTE=hrodrigues;1645144]Tem também esse aqui:

Tanque de combustível 28 litros - Martinelli.com.br (http://www.martinellishop.com.br/details.php?id_prod=1850)

Pouca altura e é de polietileno



Tenho um tanque deste do Martinelli.
A gaxeta da tampa gasta em pouco tempo.
Em seguida gasta a rosca do bocal.
De modo que logo começa a vazar...
Estou quebrando o galho, vedando a rosca com saco plastico:rolleyes:

Jose Hajj,
Hilux D-4D - CD 2009 SR 4X4

hrodrigues
12/03/2012, 06:50
[QUOTE=hrodrigues;1645144]Tem também esse aqui:

Tanque de combustível 28 litros - Martinelli.com.br (http://www.martinellishop.com.br/details.php?id_prod=1850)

Pouca altura e é de polietileno



Tenho um tanque deste do Martinelli.
A gaxeta da tampa gasta em pouco tempo.
Em seguida gasta a rosca do bocal.
De modo que logo começa a vazar...
Estou quebrando o galho, vedando a rosca com saco plastico:rolleyes:

Jose Hajj,
Hilux D-4D - CD 2009 SR 4X4


Bom saber. Não uso eles. Uso os da Newsul, que são ótimos e baratos.
A vedação é perfeita e tem respiro. Recomendo.

Abs

Helio

Amostardeiro
12/03/2012, 08:45
Pessoal

Alguém sabe onde encontrar estes galões aqui no Brasil: OFFROADCENTER La tienda offroad ms importante de Sudamerica (http://www.offroadcenter.com.ar/product_info.php?cPath=70&products_id=244)

Fica a sugestão passar por Buenos Aires e comprar. :concordo:

zluiz
12/03/2012, 17:47
PessoALL,
Quero levar um tanque reserva de gasolina e gostaria de sugestões de qual o mais indicado, para amarrar num bagageiro tubular de teto (Tracker 2008).
Plástico ou metal? Os de 20 litros são muito altos causando muito atrito com o vento, será que posso levar deitado, sem perigo de vazamento, ou seria melhor 2x 10 litros? Alguma indicação de site ou loja em POA onde possa encontrar?
Pedro

Prezado Netuno,
Utilizo os galoes para transporte de combustivel modelo militar,
ja os utilizo ha mas de dois anos,
usei deitado, na lateral , nunca vazou,
sao mkais caros que os de polimero, mas sao 100%, na altitude nao estufa, nao tem nenhuma ocorrencia.
tem um video abastecendo em um posto YPF,
prefiro abastecer no posto(mesmo que nao haja combustivel) por imaginar que ha mais segurança e extintores.
abraços


http://youtu.be/ec3IvVwjw78

Giovani
12/03/2012, 18:04
Utilizo os galoes para transporte de combustivel modelo militar,

prefiro abastecer no posto(mesmo que nao haja combustivel) por imaginar que ha mais segurança e extintores.
abraços
O correto é sempre colocá-los no chão antes de abastecer, para descarregar da energia estática. Uma faísca no bocal do tanque pode resultar num desastre. Mesmo que haja um extintor por perto, o estrago já estará feito.

[]'s

zluiz
12/03/2012, 18:10
O correto é sempre colocá-los no chão antes de abastecer, para descarregar da energia estática. Uma faísca no bocal do tanque pode resultar num desastre. Mesmo que haja um extintor por perto, o estrago já estará feito.

[]'s

Dica excelente,
obrigado

Newton Guerra
16/03/2012, 12:48
Prezado Netuno,
Utilizo os galoes para transporte de combustivel modelo militar,
ja os utilizo ha mas de dois anos,
usei deitado, na lateral , nunca vazou,
sao mkais caros que os de polimero, mas sao 100%, na altitude nao estufa, nao tem nenhuma ocorrencia.
tem um video abastecendo em um posto YPF,
prefiro abastecer no posto(mesmo que nao haja combustivel) por imaginar que ha mais segurança e extintores.
abraços


Zé Luiz, os galões metálicos podem ter problemas com a altitude sim. Levei dois e um deles não aguentou a diminuição da pressão atmosférica. Estufou e rachou numa solda, vazando gasolina. O outro estava a ponto de estourar também. Deu até medo de aliviar a pressão. Os galões eram novos.

Tirando esse problema, levei os galões deitados. São ótimos e não vazam, é só lembrar de abrir para aliviar a pressão interna, mais ou menos a cada 500 m de subida. Foi mancada minha, marinheiro de primeira viagem ao NOA. Subi 2500 m em algumas horas.

Abraços

netuno
17/03/2012, 09:12
Problema resolvido. Consegui comprar 2 tanques de 15 lts da empresa sugerida pelo Helio. Me pareceram muito bons, e de material bem resistente e pelo "absurdo" preço de R$ 20,00 cada! Agora é provar na estrada. Parto dia 6 para Patagonia.

NEWSUL EMBALAGENS E COMPONENTES (http://www.newsul.com.br/produtos.php?nrLitragem=15.0)


Agradeço a todos colegas que deixaram aqui suas sugestões.

Abc

Pedro

fraenkel
17/03/2012, 14:00
Problema resolvido. Consegui comprar 2 tanques de 15 lts da empresa sugerida pelo Helio. Me pareceram muito bons, e de material bem resistente e pelo "absurdo" preço de R$ 20,00 cada! Agora é provar na estrada. Parto dia 6 para Patagonia.

NEWSUL EMBALAGENS E COMPONENTES (http://www.newsul.com.br/produtos.php?nrLitragem=15.0)


Agradeço a todos colegas que deixaram aqui suas sugestões.

Abc

Pedro


São embalagens certificadas para alimentos, elas aguentam combustível????
Abraço!!

netuno
17/03/2012, 14:25
São embalagens certificadas para alimentos, elas aguentam combustível????
Abraço!!

Pois é fraenkel, ainda não testei, mas segui recomendação do Helio que provavelmente já utilizou. Vamos aguardar sua manifestação.

Abc

Pedro

hrodrigues
18/03/2012, 09:08
São embalagens certificadas para alimentos, elas aguentam combustível????
Abraço!!


Fraenkel,

Aguentam tranquilamente. Uso desde 2009 e nunca tive problemas.
Na altitude, por terem válvula de alívio, não estufam e nem vazam. Testei até 5.200 msnm, até aí pode confiar.


Abs

Helio

Amostardeiro
20/03/2012, 21:16
Estou procurando as fotos, no site CHEROKEROS (http://www.cherokeros.com.ar), o cara fez um rack com um tanque de gasolina em chapa de aço, ficou meio "trambolhão" mas é uma solução interessante.

Sds

Meccano
20/03/2012, 22:47
...já achou as fotos?eheh

GALEGUITO
20/03/2012, 23:00
O correto é sempre colocá-los no chão antes de abastecer, para descarregar da energia estática. Uma faísca no bocal do tanque pode resultar num desastre. Mesmo que haja um extintor por perto, o estrago já estará feito.

[]'s

Pergunta de ignorante no assunto: Se eu transportar esse tanque reserva dentro da caçamba da camionete, com a tampa fechada e coberta com capota marítima também precisarei colocá-lo no chão para descarregar a eletricidade estática?

Grato pela consideração.

Giovani
20/03/2012, 23:41
Pergunta de ignorante no assunto: Se eu transportar esse tanque reserva dentro da caçamba da camionete, com a tampa fechada e coberta com capota marítima também precisarei colocá-lo no chão para descarregar a eletricidade estática?

Grato pela consideração.
Sim, da mesma forma.
Alguns nem mexem no galão. Usam uma mangueira para passar o combustível do galão para o tanque. Mas se vai colocar o combustível usando o galão (geralmente com ajuda daqueles bicos de metal), aí é preciso sim.
Aquele mesmo choque que você leva na porta do carro ao descer, acontece com o galão. Só que na boca do tanque, com o vapor do combustível...
Aqui tem um texto bacana que explica o que acontece:
Tudo o que voc precisa saber sobre energia esttica (http://www.tecmundo.com.br/ciencia/16339-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-energia-estatica.htm)

[]'s

Amostardeiro
21/03/2012, 09:28
...já achou as fotos?eheh

Meccano confesso que desisti, faz dias que vasculho o forum atras das fotos e não acho; vou tentar explicar, eram dois racks com um tanque retangular, parecia bem baixo, com no máximo 20/ 25 cm de altura, tinha bocal com chave e respiro.

Sds

Emerson Höpner
21/03/2012, 12:33
Problema resolvido. Consegui comprar 2 tanques de 15 lts da empresa sugerida pelo Helio. Me pareceram muito bons, e de material bem resistente e pelo "absurdo" preço de R$ 20,00 cada! Agora é provar na estrada. Parto dia 6 para Patagonia.

NEWSUL EMBALAGENS E COMPONENTES (http://www.newsul.com.br/produtos.php?nrLitragem=15.0)

Agradeço a todos colegas que deixaram aqui suas sugestões.

Abc

Pedro


Interessante o tanque. Olhando para a imagem no site lembrei dos galões de óleo de 20L... Alguém já usou um destes? Será que aguenta?

Amostardeiro
21/03/2012, 12:56
Emerson

Estou indo dia 4 de abril para Argentina, vou levar 2 galões de óleo de 20 L, daqueles vermelhos, aqui o pessoal usa muito para transportar diesel.

Sds

Emerson Höpner
21/03/2012, 22:29
Emerson

Estou indo dia 4 de abril para Argentina, vou levar 2 galões de óleo de 20 L, daqueles vermelhos, aqui o pessoal usa muito para transportar diesel.

Sds

Pois é, acho que talvez não seja o mais bonito ou prático, mas com certeza é o mais barato! Nos postos que fazem troca de óleo de caminhão não deve ser difícil de conseguir.

Amostardeiro
24/03/2012, 17:55
Em uma loja de produtos "náuticos", perto de casa encontrei este tanque por R$ 85,00, é para 28L, tem respiro e entrada para o pescador, o de 12L é vermelho, a vantagem que vi é a altura, +- 23cm, acho que fica bem acomodado no bagageiro.

http://www.martinellishop.com.br/img/prod/1224189884tanque28_site.jpg

Sds

milito
09/08/2012, 10:06
Bom dia,

estava lendo este tópico há alguns dias e também fiquei na dúvida.

Li um livro em inglês que mencionava não ser bom utilizar recipientes plásticos pois com o tempo acaba ficando poroso, em talvez micro fissuras, que podem acarretar num acidente.

Numa empresa que trabalhei só podíamos transportar em um container de segurança, tipo este:

Tekin - Armários Corta-fogo | Pallets de contenção | Barras Anti Pânico (http://www.tekin.com.br/produtos_visualiza.php?contcod=48&mencod=13)

Tem tampa anti vazamento, sistema corta chamas, válvula de alívio de pressão, é de inox. Parece ser excelente. O problema é o custo, que pelo que me responderam fica em torno de R$430 para o maior.

Acredito ser o melhor e mais seguro.

Fabio Geo
10/08/2012, 23:51
NBR 15.594-1 determina que a venda de combustível fora do tanque do veículo só pode ser feita por meio de recipientes metálicos ou não metálicos, rígidos, certificados e fabricados para este fim e que permitam o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento...Além disso, estabelece que este deve ser feito com o recipiente fora do veículo e apoiado sobre o piso, com o bico embutido o máximo possível dentro dele. Ainda segundo a norma, para evitar transbordamento pela dilatação do produto, esses “tambores” devem ser preenchidos em até 95% de sua capacidade.

Amostardeiro
11/09/2012, 16:02
Pessoal

Muito falamos de galões para combustível, bem no fds estive em Montevideo,Uruguay, voltando passei na "Tienda Inglesa" um grande super mercado na beira da estrada onde sempre há novidades, encontrei "bidones" para gasolina de 5, 10 e 20 L, em PEHD muito forte e com os famosos escritos "Gasoline- Danger" em vários idiomas, comprei 2 de 10 L para o kit viagem, são menores e mais acomodáveis do que os de 20 L, custaram R$ 28,00 cada, os de 20 L estavam por R$ 46,00.

Umas fotinhos

369903369904369905

Sds