Conectar

Ver Versão Completa : Comprar um GV ou não?

apteles
07/03/2012, 00:34
Boa noite,

Bom, primeiro vou expor minha necessidade e depois gostaria de saber se vale a pena. Sou de Fortaleza e fui remanejada para trabalhar em Piripiri-PI a 430Km de Fortal. Iria trocar meu carro por um 0km, mas cogitei ficar com um seminovo e comprar um outro usado mais robusto que me proporcionasse vir a Fortal nos fins de semana. COnversando com um amigo ele sugeriu uma TR4 mas a manutenção não me agrada. Vi um GV 02/03 a diesel por 27000,00, muito bem conservado; por coincidência levei meu amigo e esse carro já foi do filho dele e aparentemente depois que ele vendeu o motor foi feito. E há outro problema, fiz cotação do seguro com meu corretor e sai em torno de R$ 5000,00. Alguma sugestão? Vale a pena ficar com esse carro?

Chuva
07/03/2012, 07:56
Olá Apteles,

Tenho uma tracker, q é uma gv2, a pouco tempo (1 ano) e estou mto feliz.

Tudo tem vantagem e desvantagem.

Eu conto com a parrudez e o conforto do carro, primordialemente. Ando mais no asfalto e o carro é bem robusto e dificilemente quebra. A não ser qdo ja vem meio quebrado! Na terra ou terrenos mais acidentados vc tem q ter em mente q é um "jeep", ou seja, perde-se um pouco do conforto em comparação com um carro, pois o carro "pula" mais q o normal.

A minha teve um problema sério no AC e não saiu por menos de 1000. A gde maioria das coisas q se faz nesse carro são salgadas, pq as peças são chatas de achar e nem todo mechânico sabe mexer. Analizando os fatos concluo que o problema vinha de longa data pelo tipo de manutenção do antigo proprietário. MAS existem muitas peças paralelas e totalmente compatíveis de outros carros para nos ajudar. Ou seja, se vc curte o carro e entende um pouco de mecânica vc pesquisa e foje dos preços altos, senão vai ficar na mão das autopeças mais caras ou concessionárias e ter custo maior.

Eu não manjo muito, mas como sou curioso e gosto muito do carro eu vou levando, economizando um pouco aqui, outro ali. Nem sempre é possível. Aqui a grande maioria é fã do carro e se vira nos trinta por amor ao brinquedo.

Se pensa num carro zero vai ter mais segurança mecânica no zero, mas não a mesma robostuz, mas por outro lado o valor gasto de manutenção pode ser o mesmo nesse seu translado distante. Carro zero tb dá muito problema. Meu vizinho comprou uma saveiro zero e com menos de 1000km teve q trocar todo o jogo da embreagem, pq segundo a concessionária ele "nao sabe dirigir carro com embreagem...". Dá para acreditar?

Quanto ao seguro é uma fortuna mesmo. Em sp paguei 2.500 e já achei um roubo. Ano q vem acho q nem vou fazer. Vou colocar um super alarme com rastreador e operadora e bola pra frente.

Eu voto a favor da GV ao invés de um carro zero. Na minha compra muita gente falou: "pq vc não comprou um carro novo ou normal ao invés desse jeep?". Há vários fatores, mas o principal é o tesão pelo carro. Se não é esse o seu caso e não curte por um pouco da mão na massa talvez se arrependa depois.

Espero ter ajudado, mas essa é somente uma opinião! Aguarde mais de outras pessoas.

Boa sorte

[ ]

apteles
07/03/2012, 14:11
Chuva, obrigada pela força. Quanto ao seguro, se ficasse em torno disso já seria vantajoso. Paguei R$ 1500,00 em um do celtinha 07. Tudo bem que tem o fator de ser um carro popular e teoricamente mais visado para roubo. Mas roubo maior acho o da seguradora e olha que vários orçamentos com esse mesmo corretor citado no post. Ainda tentando baixar preço pela Allianz, com taxa para funcionário e tudo; ano passado ainda quando eu trabalhava no BB, ainda ficou um valor que considerei elevado.
Quanto ao mecânico, esse colega que foi olhar o carro comigo comprou há pouco um Vitara para dar uma reformada e ficar usando só no fim de semana...desistiu, mas foi de usar só no fim de semana, tá usando o carro no dia a dia e até vendeu outros dois de passeio que tinha; ele tem um mecânico bom para indicar.
Quanto ao seguro, tinha visto alguém comentar que ia fazer o que vc irá fazer.

De tudo, valeu pelas dicas. Ajuda muito.

aleilario
07/03/2012, 14:25
Apteles, tudo blz ?

Tenho um GV 99 1.6 automático 3 portas (curtinho) e sou apaixonado pelo carro.

O meu esta com 140 mil km e a maioria das peças são originais, para se ter uma idéia troquei as lonas traseiras agora e fiquei surpreso em ver que ainda eram originais...

Enfim, é um excelente carro, mas lógico, tem que estar bem cuidado. Se não foi bem cuidado, ainda mais sendo diesel, ai fica uma fortuna para arrumar.

As peças vc acha todas e hoje ainda temos a facilidade de importar algo que não achar !

Realmente no meu ponto de visto o único "porém" é o seguro, como o meu carro não faz mais seguro, tudo bem, ando no dia a dia com ele e uso em trilhas, não tenho do que reclamar do carro !

apteles
07/03/2012, 14:33
Aleilario, pelo jeito o carro é bom mesmo, e todo mundo que tem se apaixona...rs. Vendo dessa forma a gente acabada ficando tendenciosa a "pagar para ver", pela propaganda que existe em torno do GV e do tracker. Valeu pela ajuda.

aleilario
07/03/2012, 15:10
Realmente, eu ja conhecia a fama dos suzukis por causa de um primo que tinha um vitara dos antigos, ele sempre disse que é um carro surpreendente !!! Acabei comprando o meu GV por causa disto e realmente me surpreendi.

Os tracker tbm são excelentes, pois na verdade é a mesma coisa, apenas poucas mudanças....

Se você resolver a questão do seguro, minha opinião é, vai fundo !!!!

LFC
07/03/2012, 15:44
Se vc quer comprar um carro bom para viagens e 4x4, pesquise bem o Tracker 2006 a 2009, 2.0 gasolina. Vc acha por uns R$ 34 a R$ 36 mil. Ótimo carro e seguro viável. Eu não compraria um GV/Tracker Diesel. Acho bom vc dar uma lida nos tópicos sobre esse carro.
Abs,
LFC

apteles
07/03/2012, 17:00
LFC,

O meu maior problema é o fato de ter que fazer de um dois carros. Se continuasse morando em Fortaleza, trocaria o meu por um seminovo. O problema é que na minha casa somos duas pessoas. Um carro na mesma cidade resolve o problema. E essa é minha dúvida, ficar com um seminovo e voltar a Fortaleza todo fds de buzão e deixar um 0km ou um seminovo. Ou um popular seminovo e um que aguentasse que eu fosse e voltasse todo fds para casa. Esse GV que achei nesse valor, desse ano, nao vi nenhum outro nesse preço R$ 27000,00. O cara que quer vender tem dois, o outro é mais novo, pediu inicialmente 29000,00.

aleilario
07/03/2012, 17:46
Ahh, eu não tinha reparado que era Diesel !!!

Não sei te falar sobre os Diesel, o meu é gasolina e estou feliz da vida...

Não é muito econômico pois esta preparado para trilha, mas quando era original fazia uns 10km/l na estrada pisando, andando de boa acredito que deveria fazer uns 12 +/-.

LFC
07/03/2012, 18:13
LFC,

O meu maior problema é o fato de ter que fazer de um dois carros. Se continuasse morando em Fortaleza, trocaria o meu por um seminovo. O problema é que na minha casa somos duas pessoas. Um carro na mesma cidade resolve o problema. E essa é minha dúvida, ficar com um seminovo e voltar a Fortaleza todo fds de buzão e deixar um 0km ou um seminovo. Ou um popular seminovo e um que aguentasse que eu fosse e voltasse todo fds para casa. Esse GV que achei nesse valor, desse ano, nao vi nenhum outro nesse preço R$ 27000,00. O cara que quer vender tem dois, o outro é mais novo, pediu inicialmente 29000,00.

Se eu entendi bem, ou vc vai e volta de ônibus nos finais de semana ou compra mais um carro.
Bem, dirigir 940km por semana não é coisa simples. Eu descartaria um popular e que não tivesse air bag e abs, por questão de segurança. O Tracker, mais novo, seria, então, a melhor escolha; no entanto, não é muito confortável e se a estrada for sinuosa, como o centro de gravidade é alto, pode cansar ainda mais. O preço de um pneu do GV/Tracker, aro 16, é mais ou menos o dobro de um aro 13 ou 14 pol.
Como viajo toda semana uns 400 km, tenho um ótimo carro para estrada: Honda Fit 2007 CVT. Meu Tracker uso nos finais de semana no interior do RJ. Vc já pensou em ter um GV/Tracker em Fortaleza para uso na cidade e em passeios nos finais de semana (ótimo para andar na areia) e um carro específico para rodar na estrada?
Espero haver contribuído para a sua reflexão.
Abs,
LFC

apteles
07/03/2012, 19:54
LFC, realmente não pensei em outro não. Inicialmente pensei em não pegar um 0Km e ficar com o GV para os fds, mas agora tendo que ir para outra cidade, talvez só até o meio do ano. Pensei em ficar com o GV para ir e voltar pelo menos duas vezes ao mês e deixar o outro aqui pela necessidade de deslocamento dentro de Fortal. O deslocamento dentro da cidade Piripiri é o de menos, a cidade é pequena. O motivo a priori de não ter pensado em um carro mais simples, mais baixo é o fato de os carros populares parecem de brinquedo, pouco tempo, tudo começa a bater, a maior parte deles são de encaixe, tudo de plástico. Eu fiquei quase 3 anos com um celta, vendi há pouco, zero quando peguei, com todos os cuidados possíveis, manutenção regular o carro bate que dá nos nervos. Ainda estou analisando e perguntando a quem entende... pode ser que um carro pra estrada seja algo a cogitar.

DinoSaulo
24/03/2012, 01:49
Amigo,

Ter apenas um jipe é como uma faca de 2 legumes. Ganha-se por um lado e perde-se por outro. Pelos comentários acima tb sugiro que a melhor opção seja um tracker. Vai lhe proporcionar um conforto razoável, segurança pelo airbag, abs e etc, um carro alto e robusto pronto pra encarar estradas de terra, buracos etc.

Como tudo tem seu lado bom e ruim, na estrada, comparando-se com um carro de passeio de mesma faixa de preço e ano, por exemplo, um Corolla, vc perde bastante no quesito conforto. Perde-se em velocidade, potência, estabilidade, suspensão, conforto, consumo etc., mas nada que a sensação de guiar um jipe, a confiança, robustez e principalmente a diversão não compense (pra quem curte é claro).

Em relação a ter um carro popular novo, vc só ganhará em economia. Se for 1.0 então na estrada é puro aborrecimento. Conforto zero, barulho excessivo, consumo alto, falta de itens de segurança, sem falar, que vc tem a sensação de estar em um carro de plástico. Além disso pneus finos, e falta de itens de segurança. Sequer uma barra estabilizadora a maioria não tem.

Enfim, como disse, se vc realmente curte o off-road e está disposto a encarar as limitações de um jipe, mesmo assim lhe garanto que vc ficará feliz e satisfeito. A diversão nos finais de semana é garantida e isso é impagável. Carro de passeio nenhum lhe proporcionará prazer igual.

Como eu costumo dizer, 4x4 não é pra quem acha bonito. É pra quem conhece e gosta!

Eu hj tenho um GV 1.6 2001 automático. Troquei um corsa hatch premium 1.4 2009 por ele e estou totalmente satisfeito.

Na estrada já me acostumei. A velocidade é 100-120, vou sem pressa, curtindo a paisagem e o balanço da suspensão. Agora é sair da estrada e ligar a 4x4 que a diversão começa!!!

Tá nos meus planos voltar ao ceará só pra andar com ele nas dunas de canoa quebrada e jericoacoara. rsss

Abraço e boa sorte!