Ver Versão Completa : motor OHC com câmbio chevette
Mário RED JEEP
06/03/2012, 23:30
Tenho jeep com motor OHC, mas com câmbio original. Uso ele para passeios e trilhas leves. Porém, sinto que em quarta marcha, no asfalto, ele chega nos 80 km forçando. Aparentando que se tivesse uma quinta marcha ele iria além com folga. Ou seja este motor renderia bem com câmbio de cinco marchas? Como por exemplo o do chevette, já tão discutido?
calhiandro
07/03/2012, 08:54
Mário Red teu carro é alcool ou gasolina? Meu é álcool e sinto isso sim depois dos 80 km/h. Para andar em 100 km/h parece bastante forçado. Mais tem um porém ai acho que meu velocimetro está marcando a menos, tem que vê isso ai.
joao jose galvao
07/03/2012, 18:48
Mário Red teu carro é alcool ou gasolina? Meu é álcool e sinto isso sim depois dos 80 km/h. Para andar em 100 km/h parece bastante forçado. Mais tem um porém ai acho que meu velocimetro está marcando a menos, tem que vê isso ai.
coloquei o cambio chevette 5m no meu jeep ohc ficou otimo para andar na trilha e no asfalto no indoor, estou usando o disco de embreagem do omega 2.2 tem o memo diametro do disco original e o mesmo frezado do eixo piloto do chevette
Mário RED JEEP
07/03/2012, 20:31
coloquei o cambio chevette 5m no meu jeep ohc ficou otimo para andar na trilha e no asfalto no indoor, estou usando o disco de embreagem do omega 2.2 tem o memo diametro do disco original e o mesmo frezado do eixo piloto do chevette
Muito boa essa sua informação!
Realmente o carro fica pedindo marcha.
Afinal, pra mim é um motorsão!!!
Minha caixa está boa, será minha opção em caso de troca. Ainda mais com as novas flanges da Deeptec, próprias para esta adaptação.
inaciocm
08/03/2012, 01:44
Opa, João, poderia colocar umas fotos da travessa e da fixação do cambio? Como ficou os cardans? Teve que modificar os dois? vc utilizou alguma flange do mercado ou fabricou a sua? O cambio, esta aguentando? Desculpa pelas perguntas, mas é que terei que trocar o cambio do meu cj pois o dele ja teve o carretel recuperado de quebra 3 vezes.
joao jose galvao
08/03/2012, 18:17
Opa, João, poderia colocar umas fotos da travessa e da fixação do cambio? Como ficou os cardans? Teve que modificar os dois? vc utilizou alguma flange do mercado ou fabricou a sua? O cambio, esta aguentando? Desculpa pelas perguntas, mas é que terei que trocar o cambio do meu cj pois o dele ja teve o carretel recuperado de quebra 3 vezes.
vou tentar colocar as fotos mas nao tem muito segredo nao vc vaiter que deminuir o cardan trazeiro e aumentar o dianteiro a travessa vai ser puxada para traz e os furos para as alavancas mas atraz, fica ate melhor de reduzir e engatar 4x4, e os flages coloquei da adap-brasil.
Mário RED JEEP
18/03/2012, 23:19
Qual modelo da caixa que usou? As alavancas não ficaram muito próxima do banco?
juleymar73
19/03/2012, 00:01
Fala J.J. Galvão, tambem tenho esse sobrenome ein , ve se posta as fotos ai pra gente ver , tambem estou nessa empreitada, as frange da adapbrasil sao igual as da deep tec, valeu abraço.
chinelao4x4
19/03/2012, 19:10
estou pensando nesta hipótese do 5m chevette daqui á algum anos eu acho, meu cambio 4 marchas é zero , ,ais qud for pro saco sem duvida o valor é o mesmo de uma adaptação 5 m, e após estar adaptado, caso quebre, fica bem barato... então vale a pena mesmo...
estamos no aguardo de suas fotos ! e tem como dizer qut vc gastou em tudo ?
abrçs
Mário RED JEEP
19/03/2012, 21:50
Olhei no site da adapbrasil, mas não achei nenhuma flange para motor OHC no câmbio chevette e deste para reduzida. As peças da Deeptec, são caros, mas parecem bons.
ZEWADOLFO
31/01/2014, 18:23
Aproveitando o tópico….
Comprei um jeep 1981 com motor OHC e cambio original 4M.
O cambio foi pro espaco em menos de 10 km, o mecanico que mexeu disse estar na garantia.
Ao inves de ele arrumar, devo pegar o valor do conserto em $$ em colcoar o cambio do chevette.
Fui no Spina (Jundiai) que recomendou o 5M, o Marcao da DDA recomendou o 4M.
Qual eh melhor para o OHC? Penso no futuro ir para um motor do Opala 4.1, por isso estou propicio ao 5 M.
Qual eh o melhor para OHC?
PS: Uso em passeios e trilhas leve/medias.
Mário RED JEEP
05/02/2016, 21:23
Olá pessoal! Finalmente vou trocar o câmbio e colocar um câmbio do Chevette 5 marchas. Meu motor é o OHC 4 cilindros.
Mas estou com algumas dúvidas:
1- Qual o disco de embreagem coloco? Do OHC ou Chevette? Ouvi falar com que usaram o do Omega 2,2.
2- E o platô? Qual usar?
Leo Branco
18/08/2018, 14:03
Boa tarde, Quebrei a cabeça com motor ap no samurai devido ao torque desses motores só aparecerem em elevadas rotações, fazendo com que a quebra de componentes sejam mais frequentes. Resolvi então partir para a linha 2 GM, motor torcudo e mais moderno(1.8 8v flex powertraim). A dúvida agora é saber se o cambio 5 marchas do chevette aguentaria o troque de um motor desse turbinado? Alguem já utilizou esse conjunto? Alguém pode dar informação sobre a capa seca e a alavanca de marcha que a AdapBrasil comercializa? Eles prometem um acoplamento perfeito entre câmbio e motor e trocas de marcha mais precisas. Qual seria a embreagem que poderia utilizar(Plator original do motor GM + Disco do Omega 2.2 + Colar do opala 5 marhas)? O carro que comprei é um samurai 95 todo original. Já fiz freios(disco com pinças maiores nas 4 rodas) e suspensão completa de 2", faltando finalizar com a adaptação do motor e câmbio.
Sydney66
18/08/2018, 21:24
Olá pessoal! Finalmente vou trocar o câmbio e colocar um câmbio do Chevette 5 marchas. Meu motor é o OHC 4 cilindros.
Mas estou com algumas dúvidas:
1- Qual o disco de embreagem coloco? Do OHC ou Chevette? Ouvi falar com que usaram o do Omega 2,2.
2- E o platô? Qual usar?
Mario, boa noite;
Trocou seu câmbio? O que pretende fazer com seu câmbio original de 4M?
Abraços
Aristides Jr
19/08/2018, 12:32
Mário, bom dia!
Antes de seguir para o caminho de alterar o cambio e tudo mais,
Verifique qual a relação dos seus diferencias,
Se voce alterar para uma relação mais longa vai conseguir o resultado que espera e não terá que modificar tantas coisas no seu Jeep,
Ele vai continuar com a funcionalidade e aparência que está agora.
Sérgio Olinto Meirelles B
23/09/2018, 11:50
Analisando a conversa de vcs, gostei da sugestao do Aristides. Alongar o diferencial iria aliviar o motor Ohc 4cc aos niveis do cambio 5 marchas do chevette? E para terminar, qual a relação usar no diferencial.? Meu jeep motor OHC 4cc câmbio 4 marchas original 1976.
Aristides Jr
23/09/2018, 21:45
O tamanho do pneu faz diferença na relação final! Quanto menor mais curto fica e ao contrário quanto maior mais longo vai ficando.
Pesquisei aqui no forum! Acredito que o jeep de voces é 9x44 (nove dentes no pinhão e 44 dentes na coroa) o que dá 4,89, qualquer relação que o número resultante da divisão de um pelo outro seja menor é mais longa!
Exemplos:-
Diz-se que a relação é curta, ou caixa baixa, quando for superior a 3,92, inclusive:
8x43 = 5,375
9x44 = 4,89
11x47 = 4,27
11x45 = 4,09
12x47 = 3,92
Por sua vez, a relação é longa, ou caixa alta, quando for inferior a 3,73, inclusive:
11x41 = 3,73
13x46 = 3,54
13x43 = 3,31
14x43 = 3,07
15x45 = 3,00
Aristides Jr
23/09/2018, 21:50
Outra coisa meio obvia mas é bom lembrar, tem que trocar a relação nos dois diferenciais! Ou seja 4x4 tem que ser igual na frente e atrás!
Sérgio Olinto Meirelles B
25/09/2018, 18:04
Aristides jr boa noite!!!
Muito obrigado pela ajuda!!!
Sydney66
30/09/2018, 20:32
O tamanho do pneu faz diferença na relação final! Quanto menor mais curto fica e ao contrário quanto maior mais longo vai ficando.
Pesquisei aqui no forum! Acredito que o jeep de voces é 9x44 (nove dentes no pinhão e 44 dentes na coroa) o que dá 4,89, qualquer relação que o número resultante da divisão de um pelo outro seja menor é mais longa!
Exemplos:-
Diz-se que a relação é curta, ou caixa baixa, quando for superior a 3,92, inclusive:
8x43 = 5,375
9x44 = 4,89
11x47 = 4,27
11x45 = 4,09
12x47 = 3,92
Por sua vez, a relação é longa, ou caixa alta, quando for inferior a 3,73, inclusive:
11x41 = 3,73
13x46 = 3,54
13x43 = 3,31
14x43 = 3,07
15x45 = 3,00
Aristides, boa noite;
É bom lembrar também que relações longas sem alterar o motor do veículo pode até deixar o jeep com maior velocidade final mas ficará também mais fraco em retomadas além de exigir uso da reduzida mais frequente no 4x4.
Aristides Jr
02/10/2018, 17:54
Sydney, muito bom voce acrescentar isso!
Se ficar exageradamente longo, ou para quem tem pneus muito maiores que os originais, tipo 35 ou mais, o jeep perde na "arrancada"
Mesmo assim o motor OHC Georgia é bem forte e não falta força!
E no caso específico do Mário Red Jeep ele mesmo descreve que o que ele tem é uma relação curta! Na estrada trabalha com alto giro!
"Uso ele para passeios e trilhas leves. Porém, sinto que em quarta marcha, no asfalto, ele chega nos 80 km forçando"
A melhoria no asfalto será grande!
Sem falar que o jeep original, com a tração e reduzida não falta força em momento algum!
inaciocm
09/10/2018, 21:30
No meu caso, estou utilizando o OHC, cambio cl2205 com 5 marchas do chevette 1.6, pneus 31 e relação 9x44 original, carburador simples original tbm.
Anda bem, consigo chegar nos 100 km/h (hodômetro digital e GPS) e sinto que o motor consegue ir mais, más o jeep não passa muita segurança não rsrsrs...