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Ver Versão Completa : SW4 - 93, Problema com a embreagem...



LValls
06/03/2012, 18:35
Estou com um pequeno problema, estou me mudando e isso ferrou com tudo... tem 1 semana que eu vinha sentindo uma pequena folga na embreagem, tipo, nos 3 primeiros centimetros ela estava "mole/folgada" e depois ficava no seu estado normal até o final, sendo que ja sentia uma dificuldade de passar a marcha, só entrava quando eu pisava bem fundo... agora folgou mais ainda e não entra mais marcha nenhuma, notei que um dos reservatórios (o maior) que fica acima do pneu dianteiro esquerdo esta abaixo do seu nivel minimo, acredito portanto que seja isso, alguem pode me ajudar? li que eu deveria sangrar a embreagem e acrecentar mais oleo, só que eu não sei qual parafuso sangrar e se realmente esse é o recipiente do liquido da embreagem, vejam a foto:
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Eduardo Schaefer
06/03/2012, 19:04
esse é o do freio, o da embreagem é o outro e também esta um pouco baixo, completa para ver se melhora, senão, pode ser desde o(s) cilindro(s), até a embreagem estar se entregando( disco e prensa) no fim da vida, não sou expert, mas pode ser isso.
Que seja o mais simple$$

Marcelo_Hilux
06/03/2012, 19:27
Olá, tive este mesmo problema e era só completar o fluido e sangrar, na caixa de cambio, deita embaixo da porta do motorista que lá tem um pistonete ligado a um cano que vai até este reservatório... lá tem o parafuso para sangrar, mas não pode deixar entrar ar, alguém tem que te ajudar para pisar na embreagem e você deve apertar o parafuso novamente antes de soltar o pedal da embreagem.

LValls
06/03/2012, 20:06
esse é o do freio, o da embreagem é o outro e também esta um pouco baixo, completa para ver se melhora, senão, pode ser desde o(s) cilindro(s), até a embreagem estar se entregando( disco e prensa) no fim da vida, não sou expert, mas pode ser isso.
Que seja o mais simple$$



Olá, tive este mesmo problema e era só completar o fluido e sangrar, na caixa de cambio, deita embaixo da porta do motorista que lá tem um pistonete ligado a um cano que vai até este reservatório... lá tem o parafuso para sangrar, mas não pode deixar entrar ar, alguém tem que te ajudar para pisar na embreagem e você deve apertar o parafuso novamente antes de soltar o pedal da embreagem.

Então galera, completei o oleo e sangrei, nem precisei deitar embaixo da porta do motorista, tive acesso pela roda dianteira pelo lado do motorista, o parafuso por sinal fica apontado pro rosto da pessoa que afrouxa o parafuso (no caso, a minha!) meu irmão pisou na embreagem enquanto eu afrouxava, e soltava só depois que eu apertasse o parafuso. Achei estranho que mesmo com o pé sem estar na embreagem, ao abrir o parafuso dava pra notar que ele sugava ar pra dentro... por isso acabei nao tendo sucesso, a embreagem agora esta toda molenga, o nivel do oleo no reservatorio mesmo depois de sangrar continuou o mesmo de quando eu completei até quando eu parei com o procedimento de sangrar o sistema, fiz isso com a tampa do reservatorio aberta e também com ela fechada... e ai, alguma dica?

Ezahn
06/03/2012, 22:33
Então Lvalls, sangrar o sistema de freio eu sei. A embreagem deve ser da mesma forma acredito.
Tem que completar o fluido e deixar o reservatório aberto. Depois bombe o pedal no curso completo umas 5 a 7 vezes e segure o pedal apertado. Neste momento, com o pedal ainda apertado a outra pessoa afrouxa levemente o parafuso de sangria deixando sair uma " mijadinha" de fluido e aperta novamente bem rápido assim que a "mijadinha" parar. Somente depois de apertar o dreno é que a outra pessoa pode soltar o pedal. Repita esta operação por várias vezes até o pedal da embreagem ficar normal. Como o sei entrou ar demais talvez demore um pouco até que saia todo o ar e seja preciso fazer esta operação várias vezes e por isto é bom, depois de algumas sangradas, acompanhar o nível no reservatório para que ele não esvazie e entra ar por cima novamente.
O certo é colocar uma mangueirinha na ponta do parafuso de sangria com a outra ponta em uma garrafa pet para não sujar o chão e nem a cara.
Boa sorte, e depois diga se deu certo.

HERICK
06/03/2012, 22:35
Então galera, completei o oleo e sangrei, nem precisei deitar embaixo da porta do motorista, tive acesso pela roda dianteira pelo lado do motorista, o parafuso por sinal fica apontado pro rosto da pessoa que afrouxa o parafuso (no caso, a minha!) meu irmão pisou na embreagem enquanto eu afrouxava, e soltava só depois que eu apertasse o parafuso. Achei estranho que mesmo com o pé sem estar na embreagem, ao abrir o parafuso dava pra notar que ele sugava ar pra dentro... por isso acabei nao tendo sucesso, a embreagem agora esta toda molenga, o nivel do oleo no reservatorio mesmo depois de sangrar continuou o mesmo de quando eu completei até quando eu parei com o procedimento de sangrar o sistema, fiz isso com a tampa do reservatorio aberta e também com ela fechada... e ai, alguma dica?
A dica certa é fazer a troca do kit de embreagem, a não ser q vc tenha feito a troca recentemente, aí sim pode ter havido algum problema de instalação do kit ( ar no sistema, não é comum o nível do reservatório baixar) sugiro levar num mecânico de confiança, de preferência quem mexa c toyota, abraço.
PS: sua pastilha de freio deve estar no fim, daí esse reservatório q vc circulou estar baixo, o da embreagem é o menorzinho ao lado do reservatório do freio, parece um copinho, olhando de frente é o do lado direito, abraço.

Ezahn
06/03/2012, 23:41
Bom, agora que vc já mexeu com certeza tem ar no sistema. Para diferencias os problemas, ou seja a embreagem de fato ou o sistema hidráulico de acionamento dela, vc deve pedir para alguém pisar na embreagem vagarosamente e com constantemente até o fim do curso, avisando quando iniciou a pisada e quando chegou no fim do curso. Enquanto isto vc observa o pistão que fica lá próximo à embreagem, aquele que aciona o garfo da embreagem, e repara se ele tem o movimento completo e constante. Se tiver ar no sistema hidráulico ele não fará o movimento completo. Se este pistão estiver fazendo o movimento completo então o problema é a embreagem realmente.
Agora uma outra coisa. Pedal mole pode ser embreagem ruim??? A minha quando estava ruim, patinando, estava muito mais dura do que depois de eu trocar o kit!!!
Abraços

LValls
09/03/2012, 17:48
Galera, vou tentar o procedimento de sangrar da maneira que vcs estão dizendo...

eu tinha feito da seguinte forma: afrouxava o parafuso e só depois pisava na embreagem, com ela pisada eu apertava o parafuso e soltava a embreagem... farei agora o método de bombear a embreagem, pressiona-la, afrouxar e apertar o parafuso com a embreagem precionada.

Já volto com o resultado...

fgonelli
09/03/2012, 21:03
Galera, vou tentar o procedimento de sangrar da maneira que vcs estão dizendo...

eu tinha feito da seguinte forma: afrouxava o parafuso e só depois pisava na embreagem, com ela pisada eu apertava o parafuso e soltava a embreagem... farei agora o método de bombear a embreagem, pressiona-la, afrouxar e apertar o parafuso com a embreagem precionada.

Já volto com o resultado...

Assim, entrava menos ar se colocasse um compressor!!!!

Eu costumo fazer é: apertar varias vezes o pedal e segurar em baixo em quanto outra pessoa abre e fecha a sangria bem rapido.
repita isso até ver o pistão se mexendo. Outra coisa que facilita é colocar uma mangueirinha na sangria e em um pote transparente com oleo de freio da para ver quando para de sair bolhas.
Espero que seja só ar mesmo!

Boa sorte, Felipe.

Ezahn
24/03/2012, 23:22
Galera, vou tentar o procedimento de sangrar da maneira que vcs estão dizendo...

eu tinha feito da seguinte forma: afrouxava o parafuso e só depois pisava na embreagem, com ela pisada eu apertava o parafuso e soltava a embreagem... farei agora o método de bombear a embreagem, pressiona-la, afrouxar e apertar o parafuso com a embreagem precionada.

Já volto com o resultado...

E ai? Conseguiu? Resolveu?

LValls
24/10/2012, 18:04
Então, antes tarde do que nunca, desculpe não ter respondido antes pois como eu disse na primeira mensagem eu estava de mudança. Como alguém pode pesquisar sobre isso aqui no forum por ter o mesmo problema eu vou deixar aqui a resposta. O que aconteceu foi que o pistão do mecanismo estragou/emperrou, ele não empurrava mais o oleo com a mesma eficiência e acabou dando este problema, troquei apenas esta peça, custou R$200,00 e eu mesmo troquei. Nada como um sistema simples e eficiente... esse carro vale ouro!!!