Ver Versão Completa : Instalação de vaso de expansão no BF161
Boa tarde prezados ! a uns 3 ou 4 anos atrás eu estava incomodado com a necessidade constante de reposição de água/aditivo no radiador do CJ58 da minha exposa, pesquisei um pouco no fórum, livros e internet e acabei implementado uma solução simples e que tem funcionado bem no Jeep dela, na minha C-10 e no meu CJ64, no qual aproveitei uma mexida no alternador para fazer uma limpeza no sistema e tirar umas fotos, eu utilizei o reservatório do esguicho de água do Uno ( se não me falha a memória ) as únicas adaptações necessárias nele são a vedação do furo da bomba, para isso coloquei um parafuso e porca e vedei com silicone, e um pequeno furo para passar a mangueira que vem do radiador, escolhi esse reservatório porque ele encaixa perfeitamente no pára-lama direito, parece até que um nasceu para o outro.
No radiador utilizei uma tampa MF14 da Flório original do Jeep, a única alteração na mesma é o anel adicional de borracha para vedar o bocal do radiador, sem essa borracha a água só sai do radiador e não volta, essa borracha eu tirei de uma outra tampa que a possuía, acho que foi uma MF18, a mangueira que vem do radiador pode ser totalmente transparente, assim pode-se monitorar o funcionamento do sistema, com o aquecimento/resfriamento do motor posso ver a água indo e vindo do reservatório ! lembrando que a ponta da mangueira deve ficar imersa na água para poder puxá-la de volta, como tampa do reservatório eu utilizei a própria tampa da embalagem de aditivo, fiz um pequeno orifício para permitir a equalização da pressão, de tempos em tempos é necessário lavar o reservatório porque a sujeira que vem do motor decanta no lado mais fundo do reservatório ( mais uma vantagem do reservatório do Uno ) observem que a tampa do radiador que está nas fotos está em uso a mais de 2 anos e possui um pouco de ferrugem mas ainda vai durar mais uma eternidade, esse sistema não perde água, a não ser por evaporação, não chega a ser tão confiável quanto o sistema selado mas isso já foi amplamente discutido no fórum . . . espero que as informações sejam úteis e qualquer dúvida ou sugestão é só falar . . . um abraço a todos !
334722334723334724334725334721
guto_udesc
06/03/2012, 15:45
Jacimar, só não entendi a retirada da borracha da tampa. Pode esclarecer ou mostrar uma foto ??
Valeu pela dica. Bem interessante...
[]s
Jacimar, só não entendi a retirada da borracha da tampa. Pode esclarecer ou mostrar uma foto ??
Valeu pela dica. Bem interessante...
[]s
Bom dia prezado ! é realmente eu não expliquei direito, foi mal ! a questão é que a tampa original da Flório para o Jeep ( MF14 )não tem aquela borracha que entra em contato com o bocal do radiador, é como essa da foto anexa, como eu tinha uma da Bonanza sobrando ( MF18 ) eu retirei de uma e passei para a outra, poderia ter feito de borracha fina mas preferi algo que pudesse reproduzir facilmente sem precisar de muita improvisação, sem essa borracha quando a água esfria o "vácuo" no sitema puxa ar da atmosfera ao invés de puxar a água do vaso de expansão, ok ? qualquer coisa é só falar e um abraço !
334839
guto_udesc
07/03/2012, 11:57
Entendi, obrigado Jacimar !
Leandro&Priscila
10/01/2013, 10:07
Jacimar, bom dia;
Muito boa a sua ideia! Inspirado nela, estou instalando um sistema parecido no meu CJ5, mas me surgiu uma dúvida: O reservatório que você utilizou é:
a) vedado a qualquer saída de ar;
b) ventilado, através de um furo; ou;
c) valvulado, com uma tampa valvulada no reservatório?
Ocorre que comprei um reservatório do gol, e ele vem com uma tampa valvulada, calibrada para 1,4 bar (20 libras). O problema é que a tampa do radiador do CJ é calibrada para 13 libras (0,9 bar). Será que se eu instalar o reservatório com a tampa de 1,4 bar o meu radiador explode???
Se mais alguém puder me ajudar na dúvida, agradeço!
Grande abraço a todos,
Leandro
matrakaum
10/01/2013, 11:19
Reservatório do Limpador....está correto isto?
Aquilo não é feito para aguentar pressão e, tão pouco, a temperatura da água que passa pelo sistema.
antonio umino
10/01/2013, 13:09
Acho que o sistema do Jacimar o vaso expansor não tem pressão, Se parece com o sistema usado nos passat antigos..
até mais.
matrakaum
10/01/2013, 17:28
entendi. Funciona apenas como um repositório.
Jacimar, bom dia;
Muito boa a sua ideia! Inspirado nela, estou instalando um sistema parecido no meu CJ5, mas me surgiu uma dúvida: O reservatório que você utilizou é:
a) vedado a qualquer saída de ar;
b) ventilado, através de um furo; ou;
c) valvulado, com uma tampa valvulada no reservatório?
Ocorre que comprei um reservatório do gol, e ele vem com uma tampa valvulada, calibrada para 1,4 bar (20 libras). O problema é que a tampa do radiador do CJ é calibrada para 13 libras (0,9 bar). Será que se eu instalar o reservatório com a tampa de 1,4 bar o meu radiador explode???
Se mais alguém puder me ajudar na dúvida, agradeço!
Grande abraço a todos,
Leandro
Bom dia prezados ! Leandr&Priscila, resposta b ! é ventilado, quem controla a ida e vinda da água continua sendo a tampa do radiador do Jeep, se você quiser usar o reservatório do Gol é só você retirar o "miolo" da tampa do reservatório do Gol, mas não sei se ele comporta a variação de volume do Jeep - cerca de 1 litro - ou então você pode fazer o sistema selado mesmo, há um ótimo tópico sobre isso aqui no fórum . . . boa sorte e um abraço !
Em tempo : A idéia foi baseada em um apanhado de idéias aqui do fórum, ou seja, de todos nós . . .
Gilvan.BA
11/01/2013, 12:35
Jacimar, Eu gostei dessa adaptação que vc fez para usar filtro de oleo moderno. Se vc poder poste umas fotos dessa adaptação ai.
Bom dia prezado ! tem as fotos dentro do tópico :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/27958-filtro-de-oleo-cj5-parte-ii.html
Qualquer dúvida é só falar, boa sorte e um abraço !
Caro Jacimar!
Recomendo urgentemente a leitura deste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/66280-tampa-do-radiador-valvula-termostatica-e-junta-do-cabecote.html
Está ensinando um procedimento equívoco que poderá trazer problemas.
Em hipótese alguma deve retirar a borracha da tampa do radiador, ela é uma válvula de duas vias.
O reservatório está certo, mais a parte da tampa, completamente equívoca.
Para montar um reservatório de expansão, é só acoplar uma mangueira à saída da tampa do radiador a um vaso, lembrando que a mangueira deve tocar no fundo do vaso, para que no momento que o fluído do motor contrair, puxe o fluído do vaso.
Existe outra modalidade, que a tampa do radiador fica no vaso, como nos carros modernos, aumentando a quantidade de fluído circulando pelo bloco.
Sobre as modalidades, post #11
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/66280-tampa-do-radiador-valvula-termostatica-e-junta-do-cabecote.html#post1036181
Caro Kim !
É uma honra receber um comentário de tão nobre forista ! afinal são mais de 10.000 posts, sempre no intuito de ajudar ! de minha parte jamais recomendaria uma adaptação sem tê-la testado devidamente, acho que estamos falando a mesma coisa de formas diferentes . . . como diria Elise Matsunaga, "vamos por partes" :
Na adaptação que fiz no CJ58 da minha exposa, no meu CJ64 e na minha C-10 eu coloquei uma borracha ( da tampa MF-18 ) nas tampas originais ( MF-14 ) dos radiadores destes veículos, justamente para permitir a sucção da água de volta para o radiador a partir do vaso de expansão, cheguei a fazer testes sem essa borracha e a água ia para o vaso mas não retornava, obviamente estava entrando ar no sistema, que era o normal para aquela tampa ( MF-14 ).
Recomendei ao Leandro&Priscila que : "se você quiser usar o reservatório do Gol ( como vaso de expansão ) é só você retirar o "miolo" da tampa do reservatório do Gol, ( para que não interfira na pressão ) mas não sei se ele comporta a variação de volume do Jeep - cerca de 1 litro ou então você pode fazer o sistema selado mesmo, há um ótimo tópico sobre isso aqui no fórum . . . "
Fiz alguns testes utilzando um "squeeze" de bicicleta ( 0,5 litro ) mas acabava jogando aditivo fora do mesmo jeito, foi aí que pensei no reservatório do Uno
O tópico que você recomendou é ótimo, teria me ajudado muito à época em que fiz a adaptação ( 2008 ) e com certeza é e continuará sendo referência para os membros do fórum, no mais, um abraço à todos e um ótimo ano novo !
Em tempo : Desculpem pelo humor negro, acho que a Elise Matsunaga substituiu bem o "Jack o estripador" . . .
Prezado Kim.
Li suas postagens e achei-as muito sensatas nos assuntos abordados! Vc deve ajudar muitas pesoas com isso, parabéns pelo esforço!
Sou proprietario de uma L200 4x4 04/04 141CV e apesar de ter entendido que suas postagem sao dedicadas a outro tipo de veiculo, ficaria imensamente grato de puder lhe perguntar umas duvidas que tenho e que nao querem calar rsr.
Para nao atrapalhar aqui e misturar os topicos, como poderia lhe contactar?
Meu email e projetosmilho@hotmail.com
Sou do Parana e trabalho em Recife atualmente.
Aguardo sua atenção se nao for incomodo,
Abraço.
EBueno
MENINOS parem!!!! deixa eu entender isso .O negocio chamado radiador tem uma saidinha ao lado que é aquela mangueirinha que vcs a chamam de ladrão .Esse reservatorio que vcs falam ele resgata a agua que sai dessa mangueirinha para o radiador é isso??????? bjs Andrea Coloma
MENINOS parem!!!! deixa eu entender isso .O negocio chamado radiador tem uma saidinha ao lado que é aquela mangueirinha que vcs a chamam de ladrão .Esse reservatorio que vcs falam ele resgata a agua que sai dessa mangueirinha para o radiador é isso??????? bjs Andrea Coloma
Isso mesmo Coloma ! a vantagem é que você não precisa se preocupar tanto em ficar olhando e completando a água do radiador todo dia ! e nem desperdiça aditivivo, fica como um carro moderno . . . um abraço !
Leandro&Priscila
19/01/2013, 00:31
Jacimar, valeu mesmo, pela ideia e pelos esclarecimentos. Vou tentar instalar das duas formas: ventilado, como você fez, e valvulado, com a válvula do gol, pra ver o que acontece. O reservatório comporta sim a variação de volume, pois tem mais de 1L de capacidade. Minha preocupação é de que, como a válvula dele abre somente com uma pressão maior que a da válvula original do radiador, que um dos doi exploda com o excesso de pressão; mas parece que isso não acontece assim tão facilmente. Só pra relembrar: a Válvula da tampa do radiador abre com 0,9bar, enquanto a do reservatório abre somente com 1,4 bar. Isso provavelmente fará com que o reservatório trabalhe pressurizado, forçando o fluido a retornar para o radiador quando a pressão deste baixar a válvula. Nesse ponto, a sua ideia de colocar a borracha vedando a tampa, é essencial, senão o negócio simplesmente não funciona.
Valeu a todos! Um abraço!
Bom dia Leandro&Priscila ! na minha modesta opinião, acho que você ( ou vocês ? ) deveria fazer uma adaptação mais tradicional - com uma tampa de pressurização apenas - a mais simples é com o vaso funcionando ventilado, e a mais sofisticada é com o vaso trabalhando pressurizado, mas envolve mais trabalho pois o radiador tem que ser lacrado . . . não consigo imaginar a dor de cabeça para diagnosticar o problema em um sistema com duas válvulas trabalhando juntas . . . boa sorte e um abraço !
Em tempo : Não esqueça que se optar pelo sistema pressurizado, o reservatório tem que ficar acima do motor para garantir que o mesmo fique "afogado" na água do reservatório.
Em tempo 2 : Cheguei a comprar o reservatório do Gol para futuramente passar para o sistema pressurizado, mas depois descobri que a fixação dele é inclinada, ou seja, é necessário fazer um suporte para instalá-lo, pesquisei um pouco e achei o reservatório do Clio mais antigo ( até 2005 se não mem engano ) ele é perfeito, é um cilindro com a fixação paralela ao seu corpo, fácil de fixar na parede corta-fogo do CJ.
390510
Willian Del Piero Rocha
19/01/2013, 11:51
Leandro,priscila,no manual do jeep bf 161,a pressão da tampa do radiador é 7 libras(7 psi). 1 psi=0,0689 bar 7 x 0,0689=0,48 bar.
portanto 0,9 bar é o dobro da pressão de trabalho do sistema.o que pode danificar eu não sei !!!!!
Leandro&Priscila
09/02/2013, 08:52
Bom pessoal, seguinte: Instalei o reservatório seguindo as instruções do tópico, mas constatei que a água não retorna para o radiador. Achei muito estranho, pois fiz uma boa vedação de borracha na tampa do radiador. Entretanto, eu não havia tirado a borracha da válvula. Tirei para fazer um teste e também não resolveu... a água continua saindo do radiador para o reservatório, mas não retorna por nada... E se eu simplesmente anular o efeito da válvula da tampa do radiador colocando um anel recortado, que permita a passagem livre de água nos dois sentidos, e colocar a válvula da tampa do reservatório, funcionando como alívio de pressão? Bom, não sei... já tô a fim de arrancar tudo e voltar a ser como era, com o radiador babando toda vez que esquenta um pouco mais.
Um abraço a todos!
Bom dia prezados ! Leandro&Priscila, o que deve estar acontecendo é falsa entrada de ar quando o motor esfria, além da borracha na tampa do radiador, a ponta da mangueira que leva e trás a água de volta deve ficar imersa na água do reservatório, para que o vácuo puxe a mesma de volta . . . outra coisa, você cita " entretanto, eu não havia tirado a borracha da válvula . . . " pergunto que borracha de que válvula ? você usou o reservatório do Gol com a tampa original ? se sim, pode ser um problema . . . Abraço !
Em tempo : relate o material que usou, qual tampa, qual borracha na tampa etc, fica mais fácil opinar . . .
gpolachini
02/05/2013, 19:22
Bom pessoal, seguinte: Instalei o reservatório seguindo as instruções do tópico, mas constatei que a água não retorna para o radiador. Achei muito estranho, pois fiz uma boa vedação de borracha na tampa do radiador. Entretanto, eu não havia tirado a borracha da válvula. Tirei para fazer um teste e também não resolveu... a água continua saindo do radiador para o reservatório, mas não retorna por nada... E se eu simplesmente anular o efeito da válvula da tampa do radiador colocando um anel recortado, que permita a passagem livre de água nos dois sentidos, e colocar a válvula da tampa do reservatório, funcionando como alívio de pressão? Bom, não sei... já tô a fim de arrancar tudo e voltar a ser como era, com o radiador babando toda vez que esquenta um pouco mais.
Um abraço a todos!
Leandro&Priscila,
Conseguiu resolver o problema ?
Abraço
Pegando um gancho nesse topico, existe posição para a entrada da mangueira no sistema SEM PRESSÂO ? estou vendo alguns modelos de vaso para comprar e alguns a grande maioria por sinal tem a saída/entrada na parte de baixo, acredito que isso nao seria problema correto? e quanto a tampa se for pressurizada nada como retirar a valvula ou fazer um furo na propria para não haver mais pressão no vaso correto ?
[]´s
Bom dia prezado ! também acho que não há problema a mangueira entrar por baixo, do vaso de expansão fique claro ! :chorandoderir:e quanto a tampa um furo deve resolver bem . . . se descobrir um vaso que se adapte bem ao CJ conte para nós, ainda estou com o reservatório de esguicho do Uno mas pensei no vaso do Clio que coloquei foto no outro post, já avaliou esse ? abraço !
Bom dia prezado ! também acho que não há problema a mangueira entrar por baixo, do vaso de expansão fique claro ! :chorandoderir:e quanto a tampa um furo deve resolver bem . . . se descobrir um vaso que se adapte bem ao CJ conte para nós, ainda estou com o reservatório de esguicho do Uno mas pensei no vaso do Clio que coloquei foto no outro post, já avaliou esse ? abraço !
Jacimar, obrigado pela pronta ajuda...
Sim. olhei esse reservatorio do clio, só precisaria isolar ou a entrada superior ou a inferior (nesse caso passar a mangueira até o final do recipiente) , estou vendo na WFantucci (Fantucci (http://www.fantucci.com.br)) tem o do clio, $45,60, achei o do monza que é muito parecido e o suporte é feito pela própria peça, $28,47 (pág 2 - reservatorio de expansão), acho que vou deste é bem parecido com o do clio da foto do post e ja vem com tampa, no site existe vários modelos com vários preços, tem do gol tbm $15zão mais ai tem de fabricar suporte, tem do passat, que é o mesmo caso.
Olhando tem o do polo tbm mais o preço sobe um pouco e tbm precisa fabricar o suporte nem q seja com arame..
E ai.. ??? rsrs
[]´s
Wilson
Olá ! parece ser bom ! tem que ver se a capacidade dele atende, pelo menos 1 litro . . .
Olá ! parece ser bom ! tem que ver se a capacidade dele atende, pelo menos 1 litro . . .
Resolvemos já..rsrs segundo um vendedor do ML.. ele fala que cabe em torno de 2Lts..
Olá ! parece ser bom ! tem que ver se a capacidade dele atende, pelo menos 1 litro . . .e
Jacimar,
Chegou hoje a encomenda, o reservatorio é bacana, so precisa de uma chapa em U por baixo para dar apoio e para acertar o prumo do reservatorio no local que ira ser fixado, unico detalhe será fazer uma redução no furo da parte inferior pois é mais largo que a mangueira que sai do radiador, o furo superior vou usar como o ladrao mesmo, veio a tampa junto de 1,4 bar, e pra minha sorte ela veio desmontada entao percebi que sá pra retirar a mola de dentro da tampa e ficará melhor que fazer o furo conforme havia comentado, agora mãos a obra que tem varias coisas pra fazer no Jeep ainda,.
abraço !!
E o meu ficou assim, comprei o reservatorio, serviço fácil, pra conectar a mangueira coloquei um espigão pra reduzir a saída pois senao a mangueira teria deser mto grossa, pra colocar o mesmo usei soprador termico, depois que plástico amoleceu entrou igual manteiga, fiz os suportes e a tampa para não dar pressão eu só retirei a mola que faz esta função ficou bacana, testei hoje e a água que seria jogada fora vai pro reservatorio, aparentemente ela volta, preciso fazer agora o anel de borracha para vedar a rampa do radiador.. no mais é isso..
Ficou muito legal ! parabéns ! ! !
Aquiles Melo
05/05/2014, 20:07
Coloquei o reservatorio na parede corta-fogo com metade acima do radiador.
O que está acontecendo é que com alguns minutos funcionando a água esquenta e vaza pela tampa do radiador fervendo!!! A tampa que eu utilizo possui uma mola.
Será que eu tenho de utilizar uma tampa sem válvula para dar certo? A válvula estaria impedindo da água retornar ou a tampa é que não aguentou a pressão?
Teria outra coisa que poderia estar errada no sistema?
Boa noite prezado ! bem, para poder dar uma opinião : Qual motor ? qual radiador ? qual tampa ? e se possível . . . fotos ! se for um BF161 com radiador original, não que faça tanta diferença, pode ser a borracha de vedação da tampa, aquela que deve ser acrescentada à tampa original, como o seu reservatório está acima do radiador ele faz pressão contrária ao fluxo da água que sai do radiador, provocando o vazamento, é só uma suposição !
Aquiles, faço minha as palavras do Jacimar, precisa de mais informações, fotos são muito bem vindas, mais acredito que pelo fato de vc não ter posto a vedação na tampa original do radiador do seu Jeep vc não gera pressão suficiente para a água ir para o vaso de expansão, outro detalhe importante é qual tampa vc está usando no seu reservatório, pois ela deve ter um furo ou alguma maneira do ar sair (lembre-se a tampa do radiador está vedada e o ar precisa sair do sistema por algum lugar), no meu caso eu peguei a tampa do reservatorio que é de umas 14libras e tirei o miolo, exatamente onde tem a mola que faz a vedação e portanto a tampa ficou com a passagem de ar libre, pode ser isto tbm..
abç !!
deividmonnerat
06/05/2014, 19:05
E o meu ficou assim, comprei o reservatorio, serviço fácil, pra conectar a mangueira coloquei um espigão pra reduzir a saída pois senao a mangueira teria deser mto grossa, pra colocar o mesmo usei soprador termico, depois que plástico amoleceu entrou igual manteiga, fiz os suportes e a tampa para não dar pressão eu só retirei a mola que faz esta função ficou bacana, testei hoje e a água que seria jogada fora vai pro reservatorio, aparentemente ela volta, preciso fazer agora o anel de borracha para vedar a rampa do radiador.. no mais é isso..
CJ 60
O reservatorio que voce comprou foi realmente o do monza na site fantucci?
Abs
CJ 60
O reservatorio que voce comprou foi realmente o do monza na site fantucci?
Abs
Sim.. exatamente este cara.. Kit Reservatório de Expansão +Tampa - Monza 84/96 (http://www.fantucci.com.br/index.php?route=product/product&path=98_99&product_id=808)
e para acoplar a mangueira usei um espigão que foi colocado com soprador termico pra amolecer o plastico do reservatorio.. Veja que precisa também criar um suporte dependendo do lugar que for colocar ai vai da criatividade.. rsrs
deividmonnerat
06/05/2014, 20:50
Sim.. exatamente este cara.. Kit Reservatório de Expansão +Tampa - Monza 84/96 (http://www.fantucci.com.br/index.php?route=product/product&path=98_99&product_id=808)
e para acoplar a mangueira usei um espigão que foi colocado com soprador termico pra amolecer o plastico do reservatorio.. Veja que precisa também criar um suporte dependendo do lugar que for colocar ai vai da criatividade.. rsrs
Obrigado pela dica.
Fiz uma limpeza no radiador e coloquei aditivo, mas aos poucos to vendo o aditivo indo embora. Depois coloco fotos.
Abs
marciorank@gmail.com
06/05/2014, 22:38
ola pessoal, no meu fiz o seguinte;
como meu jeep é um 1950, o capo fica rente no radiador, peguei um reservatorio dos gol antigos 86, e coloquei e ele
ficou bem abaixo do radiador, na primeira tentativa deixei a tampa do radiador somente com a vedação de cima,
aranquei a mola de baixo fora, pois o miseravel jogava toda a agua fora do radiador, e quando esfriava ele puxava o que restou no reservatorio, depois troquei a tampa do radiador por uma de 7 libras, deixei ela original, quando esquenta joga um pouco de agua pro reservatorio e quando esfria ela puxa novamente pro radiador, fiz isto em dezembro e até hoje nunca foi preciso completar agua, porem eu gostaria que funcionase com a tampa do radiador sem a valvula de baixo, assim o sistema trabalha livre de presão, alguem saberia como proceder?
ola pessoal, no meu fiz o seguinte;
como meu jeep é um 1950, o capo fica rente no radiador, peguei um reservatorio dos gol antigos 86, e coloquei e ele
ficou bem abaixo do radiador, na primeira tentativa deixei a tampa do radiador somente com a vedação de cima,
aranquei a mola de baixo fora, pois o miseravel jogava toda a agua fora do radiador, e quando esfriava ele puxava o que restou no reservatorio, depois troquei a tampa do radiador por uma de 7 libras, deixei ela original, quando esquenta joga um pouco de agua pro reservatorio e quando esfria ela puxa novamente pro radiador, fiz isto em dezembro e até hoje nunca foi preciso completar agua, porem eu gostaria que funcionase com a tampa do radiador sem a valvula de baixo, assim o sistema trabalha livre de presão, alguem saberia como proceder?
Eu acho que o sistema tem de trabalhar pressurizado, ou atraves da tampa do radiador original ou atravez da tampa do reservatório, lembrando que no cj5 a pressão de trabalho é de 7 libras.. logo alguem que tenha mais experiencia possa bater o martelo nessa informação da pressurização..
abç
Boa noite prezados ! amigo Wilson, você tem razão ! a grande vantagem de trabalhar pressurizado é que aumenta a temperatura de ebulição da água, com isso ela continua refrigerando mesmo depois dos 100ºC pois pressurizada a água chega até 120ºC dependendo da pressão, existe uma relação direta mas não lembro qual e onde li isso . . . abraço !
marciorank@gmail.com
07/05/2014, 22:20
Boa noite prezados ! amigo Wilson, você tem razão ! a grande vantagem de trabalhar pressurizado é que aumenta a temperatura de ebulição da água, com isso ela continua refrigerando mesmo depois dos 100ºC pois pressurizada a água chega até 120ºC dependendo da pressão, existe uma relação direta mas não lembro qual e onde li isso . . . abraço !
poisé, se não me engano nos jeep mais antigos que era usado aqueles vaso de expansão na parte de fora da grade o sistema não trabalhava pressurizado, ou estou enganado?
Eu só vi isso em fotos da época da 2ª guerra, não sei detalhes . . . abraço !
poisé, se não me engano nos jeep mais antigos que era usado aqueles vaso de expansão na parte de fora da grade o sistema não trabalhava pressurizado, ou estou enganado?
Eu acredito que o reservatorio na grade do jeep não mais o sistema sim atraves do radiador.. vamos pesquisar !!
Achado !!!
Acredito que esteja enganado marciorank, pesquisa rapida no google achei o site que tem o link logo abaixo no final da tela (role para baixo) tem o esquema de ligação do vaso no jeeo militar e na legenda das fotos diz que ele é pressurizado no reservatorio da grade.. dá uma olhada..
JeepMilitar.com - Peças e Acessórios para Viaturas Militares (http://www.jeepmilitar.com/areatecnica.html)