Conectar

Ver Versão Completa : troller ou engesa

André.cc
05/03/2012, 22:13
pessoal queria uma opinião de todos

troller ou engesa MWM 2.8 qual é mais jeep??

Kim
05/03/2012, 22:34
Caro André.cc!

É uma pergunta difícil de ser respondida.

O Troller, os mais novos, tem motor a diesel, MWM 2.8, sendo os novos, 3.0.
É um jipe de concepção moderna, com revendas em várias cidades do Brasil, o quer dizer, que sempre será atendido.

O Engesa, é quase que unânime, que estão usando o motor MWM 2.8, mais é adaptado.
Requer um melhor conhecimento de mecânica.
Mais é um putsa jipe, que chama a atenção, é robusto, e tendo uma boa manutenção, encara muito bem as dificuldades.

Sou completamente suspeito a falar algo em desfavor do engesa, pois além de ter um, sou apaixonado pela marca, principalmente por ter sido algo nacional, sei que o Troller é nacional, mais foi vendido para uma multi. (sou bairrista sim)

Diga qual será seu uso, para que mais foristas possam opinar.

Abraços.

Kim.

BADIA
05/03/2012, 23:30
Oi André, gosto é que nem bunda, cada um teu o seu por isso para podermos te ajudar melhor, o ideal e sabermos qual os usos pretendes dar no carro.
Quais são?
Abração,
Badia

André.cc
07/03/2012, 20:59
para uso dia dia ?? e claro, finais de semana passeios e trilhas leves!! quais seriam as sugestões?? existe muita diferença de valores??comas mesmas configuraçoes MWM 2.8

Casa da transmissão4x4
15/03/2012, 20:56
para uso dia dia ?? e claro, finais de semana passeios e trilhas leves!! quais seriam as sugestões?? existe muita diferença de valores??comas mesmas configuraçoes MWM 2.8

André, você fez uma pergunta muito dificil de ser respondida, eu tenho um conceito : "jipe não se compra, se constroi", mas isso e gosto meu como de muitos tambem, por outro lado e muito bom comprar um jipe original(troller) e fazer pequenas moficações : levantar carroceira para colocar pneus grandes e trocar tambem coroa e pinhão, agora se você compra um engesa original você tem que mexer no eixo dianteiro, colocar reduzida (o engesa só tem tração)colocar mwm 2.8, colocar flutuante no eixo traseiro, talvez reforma na carroceria ...etc..etc..então ai vai muito $$$$, mas depois de muita modificação você eliminará todos os problemas do jipe. O Troller não é 100% não, direto algum cliente me liga precisando de uma carcaça do eixo dianteiro, isso para jipes desde 2001 até 2011 ! Então se você tem $$$ e paciencia vai com engesa, agora se você não gosta de adaptação, vai de troller mesmo, e um jipe muito bom e valente tambem !

Att.
Danilo.

André.cc
19/03/2012, 18:21
valeu ..obrigado!!

Eduardo Velo
19/03/2012, 19:17
Danilo , vou ter que discordar um pouco de vc , meu Engesa é original e não sinto falta de cx red. em trilha , mesmo com dif. longo ( 3.07 ) , o motor Perkins só não é bom pq não vai pro mecânico , aí não presta mesmo ... rsrsrs ... pô o bixo roda 500.000 km sem encostar no mecânico é péssimo ... rs
André se por acaso , duvido muito , mas se por acaso vc achar um Engesa com motor diesel Original Perkins ou Maxiom nem pensa pra comprar ... o problema é que qqer Engesa está mexido e aí é preciso saber como foi feito ...
Troller acho muito duro , mas era a vtr que mais tinha em Ibitipoca esse fds , então acho que é uma vtr bem aceita no off-road , eu nunca compraria um , gosto pessoal ... , com a mesma grana ia atras de um Marrua que não fosse fuçado ...

abs ... Edu

Casa da transmissão4x4
19/03/2012, 19:44
Danilo , vou ter que discordar um pouco de vc , meu Engesa é original e não sinto falta de cx red. em trilha , mesmo com dif. longo ( 3.07 ) , o motor Perkins só não é bom pq não vai pro mecânico , aí não presta mesmo ... rsrsrs ... pô o bixo roda 500.000 km sem encostar no mecânico é péssimo ... rs
André se por acaso , duvido muito , mas se por acaso vc achar um Engesa com motor diesel Original Perkins ou Maxiom nem pensa pra comprar ... o problema é que qqer Engesa está mexido e aí é preciso saber como foi feito ...
Troller acho muito duro , mas era a vtr que mais tinha em Ibitipoca esse fds , então acho que é uma vtr bem aceita no off-road , eu nunca compraria um , gosto pessoal ... , com a mesma grana ia atras de um Marrua que não fosse fuçado ...

abs ... Edu

Bom, tambem com perkins Q20B ou maxion com seus 151 cvs dificilmente vai precisar de reduzida, mas uma reduzida ajuda muito em determinas valetas.
ABC.

M-Beltrame
19/03/2012, 20:02
Concordo com os amigos, o problema de um engesa diesel é q provavelmente ele vai ser adaptado e o troller não...
No seu caso eu iria de troller pelo conforto ( calma, o conforto q eu falo é q vai ser um carro mais novo com capota fixa( o engesa pode ter tb mas vai ser adaptada), flutuante original, freio a disco, painelzinho menos espartano, enfim mais carro, mas no quesito suspensão nem se fala ).

T+

fernandotf
20/03/2012, 09:43
Aos proprietários de Engesa, uma pergunta: Como é fazer uma expedição com o Engesa? Digo isto pois já faz um bom tempo que não vejo o Engesa em longas expedições. Uma das vantagem que vejo no Troller é que ele é mais moderno do que o Engesa, e no meu ponto de vista, o Troller é um bom carro para longas viagens SE consegui encaixar a bagagem no medíocre espaço interno. Não sei como são os Trollers anteriores aos 2010, mas acho o meu Troller relativamente silêncioso e confortável, além de não entrar água, ter ar-condicionado... nunca tive um Engesa (por isso a pergunta), mas acho o Troller muito superior do que a antiga Bandeirantes 96 que tinha, embora a Band seja mais robusta.

JEFFCATUNDA
20/03/2012, 12:45
Esse é mais um tópico que vai terminar em briga... Os colegas entram e, sem querer pesquisar, lançam a pergunta... Penso que isso não adianta nada, como ja falaram por aqui, seu jipe é o que você monta para VOCÊ!

Quer mesmo tirar dúvidas e fazer a mehlor escolha: pesquise e ESCOLHA!

Pode parecer rude, mas não é, as vezes alguns colegas também já tem as suas preferências mas precisam de um "empurãozinho" ai abrem topicos como esse e ficam só na espreita das rusgas que vão surgir...

Esse é um local MARAVILHOSO para a pesquisa e a definição de nossas vontades, mas com certeza, elas independem das opiniões dos outros...

Espero ter ajudado :)

OTTO HEITZMANN
20/03/2012, 13:57
Aos proprietários de Engesa, uma pergunta: Como é fazer uma expedição com o Engesa? Digo isto pois já faz um bom tempo que não vejo o Engesa em longas expedições. Uma das vantagem que vejo no Troller é que ele é mais moderno do que o Engesa, e no meu ponto de vista, o Troller é um bom carro para longas viagens SE consegui encaixar a bagagem no medíocre espaço interno. Não sei como são os Trollers anteriores aos 2010, mas acho o meu Troller relativamente silêncioso e confortável, além de não entrar água, ter ar-condicionado... nunca tive um Engesa (por isso a pergunta), mas acho o Troller muito superior do que a antiga Bandeirantes 96 que tinha, embora a Band seja mais robusta.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/50158-engesa-no-atacama.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/77831-engesa-fazendo-trilha-na-neve.html

reslima
20/03/2012, 14:25
M-Beltrame, os dois usam o mesmo tipo de suspensão, 2-link com panhard.

mas no quesito suspensão nem se fala

M-Beltrame
20/03/2012, 16:14

Opa me expressei mal...
Quando eu falei: "mas no quesito suspensão nem se fala" eu estava falando sobre o conforto dos dois jipes, pois apesar de terem o mesmo tipo de suspensão na minha opinião o engesa tem um acerto da pressão das molas bem melhor doq o do troller.

T+

Eduardo Velo
20/03/2012, 20:27
Acredito que se fizerem um Troller mais longo , não precisa ser 4 portas , mas que tenha um bom espaço pra bagagem , seria um 4x4 mais bem visto , mesmo do jeito que está é ótimo pra expedição , trem de arraste confiável e economico , além de ser de fibra e poder encarar certos passeios com mais naturalidade que carros de lata ... mas ainda acho que eles poderiam melhorar a suspensão pra deixar mais macio ...
O tempo das Engesas se foi Jeffcatunda , infelizmente , nisso sou obrigado a concordar com vc , os Engesas que vão pra expedição só tem a carcaça de Engesa e sabe-se lá o que tem no trem de arraste ... tem muito Engesa com trem de Troller ...
Não acho a pergunta tão fora de propósito , eu tb já fiquei nessa dúvida ... e se o Troller fosse mais macio e com porta malas maior já teria um na garagem ...
Por enqto vou a mini expedições com meu Engesa sem nenhum problema , a manutenção é muito simples , de baixissimo custo e não paga IPVA , e por isso acabo ficando sem motivos pra trocar de vtr no momento ...

Eduardo Velo
20/03/2012, 20:34

Pois é reslima , mesmo assim o Troller é mais cabrito ... não sei pq ... andei em Trollers e todos são bem mais duro que o Engesa , talvez o comprimento da mola ou bitola ou qtdde de fios ... ou até o peso ... não sei pq mas todo Troller é meio cabrito , não chega a ser como um samurai ... rs , talvez seja a caracteristica ...

M-Beltrame
20/03/2012, 21:32
Para o troller melhorar uns 50% é só mexer na suspensão... tanto para curso quanto para conforto... o resto (outros 50%) é so perfumaria na minha opinião.
TB não acho o tema polemico, o tópico troller X wrangler esta ai pra mostrar q um tópico de comparação pode dar muito certo.

T+

Kim
20/03/2012, 22:19
Jeffcatunda!

Concordo plenamente com sua colocação, mais uma conversa assim, sempre pode sanar algumas dúvidas, e ficar para a posteridade!

Otto!

Aguardo ansioso por notícias de seu engesa, com a frente modificada!

Fernandotf!

Fazer uma expedição com um engesa, será minha realização, fico bababndo nos vídeos do Otto, e de mais alguns que viajaram com seus engesas.

Mas, esse ano fiz um on-road com meu engesa, estou indo aos poucos para poder confiar mais no que tenho, e posso te falar que foi muito bom, não cheguei cansado no destino, minha esposa adorou, meu filho que foi no banco traseiro não reclamou, até gostou!

O unico desconforto, que acho nao ser só do engesa, é o acesso ao banco traseiro, que no engesa, tem-se que passar pelo meio dos bancos dianteiros, apesar de haver um espaço de uns 80cm entre os bancos!!! rsrsrs

O engesa por natureza é macio, uma coisa que sempre foi dito no forum, que ele é o landau das trilhas, e isso eu posso concordar!!

Não penso mais em viajar com o Sandeiro da Patroa.

Quanto ao Troller, hoje ele é o mais usado, pois logicamente, é o mais vendido ao público civil, tem revendas com oficinas, o que gera segurança a quem quer um jipe, mais não tem prática com mecânica.
Veja, não estou desmerecendo, estou sendo lógico, onde acompanhei a venda de um engesa, e um grande interessado não concretizou a negociação, pois ficou com receio de ficar refem de um meca só.

Bem, basicamente, acho que é isso.

Abraços.

Kim.

fernandotf
21/03/2012, 10:23
Otto e Kim, obrigado pelas respostas... a suspensão do Troller realmente é o calcanhar de Aquilies do Bugão. Não tem curso, nem conforto e nem estabilidade... na era Ford, a Troller melhorou a suspensão (2009 em diante), mas ainda está longe de uma suspensão ideal. A Troller podia "ter copiado" melhor a suspensão do Wrangler.

Sobre a discussão da reduzida (se é preciso ou não), acredito que tudo depende da utilização. Nunca tive engesa, mas tinhamos uma Camper 92 4.1 (e uma outra 94 quatro portas, também 4.1). Também não fazia falta uma marcha mais curta do que a primeira, no entanto, o buraco entre a primeira e a segunda incomodava em algumas subidas (primeira muito curta e a segunda não tinha força). Mas não eram em todas as ocasiões. Na minha opinião, a reduzida fornece mais opções de marcha, independente se a primeira do Engesa/Camper é o suficiente ou não. Em um veículo com reduzida, eu tenho cinco opções de marchar para andar na trilha (uso a quinta com certa frequencia em trechos de trilha sem obstáculo, com velocidade de 40 km/h). Na minha opinião, o fato de não ter reduzida não é muito significante, principalmente se tiver um motor com bastante torque (Diesel), pois força na primeira não falta, mas que seria bom uma reduzida, seria!