Conectar

Ver Versão Completa : Vitara novo no pedaço

Vitara 1
15/07/2005, 11:10
Olá pessoal, sou de Orleans - SC, fotografo e tenho um projeto de fotografar as encostas de serra daqui até Aparados da Serra, por isso comprei na ultima 6a. feira um Vitara, acredito que encontrarei muita estrada de areão, pedra solta e trilhas leves/médias. É um 95, unica dona, 85 mil km rodados em excelente estado. Tenho algumas duvidas iniciais quanto ao uso do Mensalão (a placa era de Brasilia-DF), se puderem me ajudar eu agradeceria:
1- Rodando em estradas de areão solto é prejudicial usar o 4 x 4 ?
2- Como verificar se a roda livre desacoplou ?
3- Existem "graxeiras" no Vitara ?
4- Volta e meia qdo está esterçado ouço um leve estalido na dianteira, provavelemnte na roda, não acredito ser da homocinética, o que devo verificar ?
5- Qualquer outra dica será muito bem vinda.
Segue uam foto dele na primeira esticada até proximo da Serra do Rio do Rastro.

Gasoso
17/07/2005, 22:58
:lol: :lol: Gostei do nome da viatura...
Antes de mais nada seja bem vindo.... :dance: :dance:
Vou tentar ajudar.... :roll:
1)Vc pode usar 4x4 sem medo em qualquer estrada onde as rodas possam escorregar um pouco...
2)Para desacoplar as rodas livre dê um ré de uns 3 a 4 metros (na dúvida abra a janela e vc vai ouvir dois estalinhos...)
3)Se as cruzetas fores originais naum tem naum... mas naum falta o que lubrificar.... Tem roda livre pra trocar a graxa, diferenciais, óleo da caixa de marchas, da Tcase, além de Limpar, trocar a graxa e verificar o estado das coifas das alavancas de marcha e transmissão, tem as Bichacinéticas pra verificar os coifas e lubrificar e assim vai.... mas nas cruzetas... só reza.
4)Bem, naum sei o que vc entende por esterçado, mas é normal estalar para acionar e desacionar o 4x4... só lembre de fazer com a direção bem retinha... se naum :evil:.... mas depois de tracionado naum deve estalar naum... pode ter alguma bronca e sem saber mais sobre o estalo só posso dizer que pode ser qualquer coisa (roda livre, diferencial, bichacinéticas)....
5)Outras dicas: Só use o 4x4 quando realmente precisar... o mesmo serve pra reduzida...
Já que o mensalão tá a pouco tempo com vc... dá uma geral nele... olha todos os óleos, graxas, correias, borrachas, filtros... é barato e se faltar dá um prejuízo enorme... :mrgreen:

[]s a mais um vitarado

Vitara 1
18/07/2005, 07:58
Gasoso, muito obrigado pelas dicas, na 6a. feira levei em um bom mecânico e foi tudo criteriosamente examinado, está tudo OK com borrachas, coifas e demais itens, disse-me ele para não me preocupar com nada, o estalinho era da barra estabilizadora. Verifiquei tudo e a unica coisa que precisou substituir foram as velas, mas por precaução já encomendei uma correia dentada , filtro de combustível e farei uma limpeza no bico injetor. Ao completar 100 mil k trocarei todos os óleos e graxas como precaução, as revisões foram todas feitas em autorizadas e tudo o que consta no manual do proprietário foi feito. Vou agora investir num peito de aço antes de coloca-lo no "serviço". Descobri a sede um Jeep Clube na minha cidade, o pessoal é chegado em trilhas pesadas e arrancadas, provavelmente me darão algumas dicas tb.Obrigado, Vitara 1 (Redivo).

Gasoso
20/07/2005, 00:17
Tudo 10...
mas se fosse vc trocava os óleos de engrenagens hoje mesmo... não vale a pena arriscar...
[]s