PDA

Ver Versão Completa : Pampa 4x4



Edu Nobre
15/07/2005, 11:07
Saudações Pessoal

Alguém sabe me falar se uma Pampa 4x4 se enquadraria nas exigências da legislação para a adaptação do motor diesel?
Capacidade de carga e tração nas quatro.

Abraços
Eduardo

Alessandro Henrique
15/07/2005, 11:21
Edu Nobre,
Parece que alem disso, precisa ter reduzida.

Sds.

Marcos Arcosy
15/07/2005, 11:39
Não tem gente que instala motor diesel em Saveiro? Acho que não teria problema em colocar na Pampa também.

Abraços,

Alessandro Henrique
15/07/2005, 11:52
Tanto a saveiro como a kombi foram comercializadas com motor a diesel. No caso da saveiro, deixou de ter motor a diesel apos a mudanca das regras (entenda resolucao do Denatran ou algo assim).
Nao estou bem certo, mas para ter motor diesel o veiculo deve possuir capacidade de carga superior a 1T ou ter tracao 4x4 com reduzida.
Me parece que a serie inicial do marrua esta enfrentando problemas devido ao fato de ser a diesel, mas sem reduzida.

Sds.

Edu Nobre
15/07/2005, 14:00
Em relação a Saveiro já é passado, hj não se emplaca mais a diesel. Conheço gente rodando de Santana a diesel ;O) mas isso é outra história...

Minha dúvida da Pampa era a capacidade de carga, mas tenho certeza que não chega a 1000kG.

Como a legislação estabelece que deve possuir reduzida aí sim a vaca foi para o brejo.

Como fica o Engesa?

Abraços

Fábio X13
15/07/2005, 14:08
Apenas mais uma informação, não houve Saveiro Diesel de fábrica e sim adaptações!!! E nem todas estão legalizadas. No Estado de São Paulo ficou muito difícil a regularização por conta do controle de poluição do ar pela Cetesb, mas há pouco menos de 1 ano um amigo da Equipe Off Road São Paulo traçou e colocou motor diesel 1.6 num X12, que na documentação está na categoria Jipe e conseguiu legalizar tudo, mas falaram que era o último... :parede:
Vi o carro e a documentação. :concordo:

Rogério Tortato
15/07/2005, 20:46
creio eu que a sua informação não está correta.

existem sim diversas saveiros a diesel adaptadas irregularmente andando por aí, assim como muitos outros carros, inclusive o meu jeep (que já estou providenciando).

mas houve sim saveiro diesel de fábrica, isso lá pelos idos de 85/89, não tenho bem certeza. mas posso te garantir que era original de fábrica.

abraços.

Thales Pimenta
15/07/2005, 23:32
Olá pessoall,

saveiro diesel de fábrica, acho que era para exportação...

abraços,

Thales

Paulo Eduardo
16/07/2005, 03:13
OI,

no Cód. de trânsito diz que pra ser diesel, tem que ou levar mais de 1T, ou ser equipado com caixa de transferência múltipla com reduzida. Entram aí os jeep´s. Não me lembro onde li isso... mas aí vai um link pra resolução 25/98 do denatran que trata de modificações nos veículos.

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/

Opa, achei.... :wink:

RESOLUÇÃO Nº 25, DE 21 DE MAIO DE 1998

Art. 5º Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a Portaria nº 23, de 6 de junho de 1994, baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis-DNC, do Ministério de Minas e Energia.

PORTARIA N° 23, DE 6 DE JUNHO DE 1.994
DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS

Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.

Art. 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação

fonte: http://www.jipemania.com/newsd/jipe-e-lei.htm


[]´s

Alessandro Henrique
16/07/2005, 07:54
Paulo Eduardo,
Era isso o que eu imaginava, embora sem certeza.
Mediante esta informacao foi esclarecido os requisitos para instalacao de motor diesel nas viaturas, assim como nos demais veiculos.

Sds.

Paulo Eduardo
16/07/2005, 13:55
Alessandro Henrique,

flw!!
:wink:
[]´s

Edu Nobre
16/07/2005, 18:28
Valeu pessoALL

Vai rolar gás mesmo na Pampa, valeu as informações. Qto as Saveiros diesel elas existiram sim e não eram apenas para exportação (Final dos anos 80).
Para os jipes já sabemos das brechas da legislação afinal o meu tá a diesel a muito tempo hehe

Abraços
Edu Nobre

Wallace
17/07/2005, 12:40
Sem contar que com GNV você vai investir menos e gastar menos para rodar que a diesel.
Já foi a epoca que o Diesel era mais economia.

Fábio X13
18/07/2005, 09:39
Pessoal,

Ainda sobre a Saveiro Diesel...
Todos sabem que as Saveiros Diesel eram adaptadas com o motor das Kombi Diesel, onde após ou antes da conversão algumas pessoas regularizavam a documentação.
Da onde tá vindo a informação de que as Saveiro saíam de fábrica com motor diesel 1.6 para o mercado consumidor brasileiro??? :discordo:
Ahhh... outra coisa, algumas concessionárias faziam a adaptação para diesel e a posterior revenda, mas isso não significa que elas sejam originais de fábrica. Cuidado com a confusão!!! :stop:

[ ]´s querendo desvendar o mistéééééeééééério!!! :?: :?: :?:

Fábio X13
21/07/2005, 17:11
Ainda tô esperando a resposta do lance da Saveiro Diesel!!!!!! :evil:

Edintruder
23/07/2005, 18:02
Em relação a capacidade de carga da Pampa, pode-se fazere um estudo com o Inmetro e discutir a possibilidade de aumento de capacidade de carga da Pampa 4x4, em reforços estruturais e suspenção. Se tiver como aprovar tais modificações é possível tranformar para diesel também. talvez molhando a mão do técnico do inmetro que libera o laudo para o detran a coisa funcione bem.

Giovani
23/07/2005, 18:43
Em relação a capacidade de carga da Pampa, pode-se fazere um estudo com o Inmetro e discutir a possibilidade de aumento de capacidade de carga da Pampa 4x4, em reforços estruturais e suspenção. Se tiver como aprovar tais modificações é possível tranformar para diesel também. talvez molhando a mão do técnico do inmetro que libera o laudo para o detran a coisa funcione bem.

Aí é mais fácil trocar a viatura... :roll:

[]'s

Edintruder
30/07/2005, 19:49
COM CERTEZA!!!

edwint
21/12/2005, 10:10
sou leigo no assunto de legislação, mas pelo que sei, um leiculo com tração 4x4 consegue passar a documentação p/ diesel, inclusivel, tenho um amigo q é advogado q transferiu seu niva p/ diesel e utilizou o motor da saveiro.... :wink: :wink: :!: :!:

Amostardeiro
21/12/2005, 12:20
Pessoal

Existe uma Portaria do CNC nº 23/94 que é a norma a ser seguida quanto a adaptação e uso de motores diesel em jipes ou caros tracionados.

Abraço a todos.

Amostardeiro
22/12/2005, 12:18
Pessoal

Completando a informação se alguém quer ver a tal poratria visite a página a seguir: http://www.caterg.com.br/ato%20jipe.htm

Abraço a todos

dero
22/12/2005, 14:13
A informação sobre os normativos é tão importante que tomei a liberdade de abrir outro tópico com o nome de :"Regras para Licenciamento de veículos Adaptados a Diesel" e copiei os dados daqui, agradeço aos membros a pesquisa.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=208996#208996


valeu

EcoAgro
25/07/2006, 13:56
Pessoal,

Tentando esclarecer mas botando um pouco mais de lenha na fogueira:

- Saveiro diesel original de fabrica houve, mas só para o mercado externo;
- Até uns 5 anos atrás se conseguia regularizar o licenciamento para Saveiro diesel para modelos até ano 87, de lá pra cá não se faz mais, porém de uns dois anos pra cá ouvi falar que iriam liberar motor diesel para pick-up pequenas e médias;
Tenho visto em classificados alguns modelos de Saveiro nova (tipo 92,93,94) à diesel, talves tenha saido alguma portaria autorizando a conversão.

Valeu pessoal, vamos continuar pesquisando, no meu caso eu vou meter a cara, quero pegar um X12 e botar motor diesel nele (como alguém daqui já fez) e ver no que dá !

otavio_gomes
25/07/2006, 15:47
Edu Nobre

Se a primeira intenção é economia de combustível, a pampa e a Belina comportam muito bem o kit GNV.
Se a necessidade é autonomia, aí não dá certo.

Outra coisa, esses veículos não tem diferencial traseiro! é como se fosse bloqueio 100% e as diferenças são corrigidas nas rodas-livres automáticas nas pontas do eixo traseiro. Em terreno firme detona mesmo!

CArioca
26/07/2006, 13:32
Já tive um Carajás a diesel, e era muito bom, fazia 14 km/l, porém esquece de velocidade. O motor é muito fraco, com aprox 56 HP. acredito que o mais viável seja kit GNV com menos burocracia e menos IPVA que tb e muito importante.

cRiPpLe_rOoStEr
15/11/2008, 02:11
Tanto a saveiro como a kombi foram comercializadas com motor a diesel. No caso da saveiro, deixou de ter motor a diesel apos a mudanca das regras (entenda resolucao do Denatran ou algo assim).
Nao estou bem certo, mas para ter motor diesel o veiculo deve possuir capacidade de carga superior a 1T ou ter tracao 4x4 com reduzida.
Me parece que a serie inicial do marrua esta enfrentando problemas devido ao fato de ser a diesel, mas sem reduzida.

Sds.

o marruá, o engesa e o toyota bandeirante como apesar de não terem reduzida têm 1ª marcha do tipo crawler podem rodar no diesel...

cRiPpLe_rOoStEr
15/11/2008, 02:14
Já tive um Carajás a diesel, e era muito bom, fazia 14 km/l, porém esquece de velocidade. O motor é muito fraco, com aprox 56 HP. acredito que o mais viável seja kit GNV com menos burocracia e menos IPVA que tb e muito importante.

carajás a diesel é FODA... não sei qual foi o milagre que fez liberarem, já que era 4x2 com capacidade de carga de 750kg... às vezes me dá vontade de pegar um e adaptar o motor 1.9 mas eu fico com medo do câmbio não agüentar...

dinhorlf
16/11/2008, 10:16
Edu Nobre

Se a primeira intenção é economia de combustível, a pampa e a Belina comportam muito bem o kit GNV.
Se a necessidade é autonomia, aí não dá certo.

Outra coisa, esses veículos não tem diferencial traseiro! é como se fosse bloqueio 100% e as diferenças são corrigidas nas rodas-livres automáticas nas pontas do eixo traseiro. Em terreno firme detona mesmo!

caro amigo, tanto a pampa como a belina(4x4) possuem diferencial trazeiro