PDA

Ver Versão Completa : quero economia qual motor usar

carlos andreto
04/03/2012, 13:12
A tempos abri um tópico sobre a caixa do chevette e foi impressionante as respostas, ayé hoje o topico bomba, obrigado a todos. Só de curiosidade acabei colocando a caixa 4m que era do maverick 6cc so troquei a tampa
vamos lá,
to com motor 3000 e caixa 4m que era do maverick a relação do diferencial é original do willys 72, o bicho é bruto de força bebe muito mesmo kkkkk, porem, to querendo o jeep para rodar grande distancias e trilhas leves.
Peço ajuda a todos!
Qual motor usar na minha relação caixa 4m do maverick e diferencial original para uma melhor economia de combustivel, queria um motor gasolina ou diesel.
Sobre o diesel para a minha realção caixa diferencial qual seria bom, ou teria que mudar algo para ficar melhor ainda
agradeço a todos

antonio umino
04/03/2012, 14:49
Motor 3.000. maverick.. cambio 4 marchas. e qual a relação do diferencial????/

Se o seu jeep tiver o diferencial 8x43. ou 9x44. ou mesmo um 11x47.. .
vai depender de qual a medida do pneu que está montado.....
como o motor BF 3.0 tem muita força. tendo por exemplo um diferencial 9x53. a velocidade final é baixa,
e em baixa velocidade tem muita força. vamos ver o que dizem os amigos foristas.
Um abraço.

chinelao4x4
04/03/2012, 16:54
AP ou GM 4CC
eu ia de AP, que aguenta o giro mais alto

carlos andreto
04/03/2012, 18:59
O meu diferencial é o do f75 9x53,os pneus são fate 750/16, será que é isso o motivo dele ser tão forte e baixa velocidade e com isso bebe este tanto de cobustivel.
Qual relação deixa ele mais solto e entre aspas mais economico
ja valeu a dica antonio umino obrigado
esta relação motor 3000 e caixa 4m é boa como falam por ai, pergunto porque em minha cidade so tem bf 161 ai fica dificil comparações na pratica

maxdelta
05/03/2012, 20:51
Será q a medida tb é tão precisa? Olhe, o odometro não está com pneu original dá uma diferença, talvez seu jie esteja bebendo mais ainda!

Economia, coloque gnv!

Angelo Avelar
06/03/2012, 22:41
bota um motor fire 1.0 ou um movido a baterias de celular, mas não esqueça, cavalo que trabalha e corre, come muito

jipeirodesdepequeno
06/03/2012, 22:57
AP ou GM 4CC
eu ia de AP, que aguenta o giro mais alto

falou tudo.. manutenção barata, adaptação barata, eu iria te AP também, motor com opções de melhoria como injeção original, giro alto bom pra cidade e vai bem na trilha tb

GBarros
07/03/2012, 09:44
Carlos, literalmente, jeep e economia não combinam, pois tudo é motivo no jeep para que ele beba muito: aerodinamica (o jeep tem formato de uma caixa de sapato, então não ajuda muito né), peso, pneus largos (em muitos por aí), conjunto de relações de diferenciais em discordancia com motores, cambios e pneus, e por ai vai. O que vc realmente deve procurar fazer é tentar manter o mais regulado possivel o seu carburador, mantendo sempre limpo e regulado, com uma ignição sem falhas, e ajustar o melhor possivel o conjunto motor - cambio - diferencial - pneus. Não adianta colocar outro motor visando economia, pois é como já colocaram aí em cima: "Se o cavalo anda, o cavalo tem que comer. Se o cavalo puxa carga ou tem que correr, o cavalo tem que comer mais ainda". Quem quer economia, tem que andar de carro 1.0. O jeep não está entre os veiculos com pinta de economico, infelizmente. Abração!

matrakaum
07/03/2012, 10:38
falou tudo.. manutenção barata, adaptação barata, eu iria te AP também, motor com opções de melhoria como injeção original, giro alto bom pra cidade e vai bem na trilha tb

Alguém tem um passo-a-passo da adaptação do Ap 2.0? Eu não estou conseguindo usar a Pesquisa..está dando erro toda hora

chinelao4x4
07/03/2012, 13:01
Alguém tem um passo-a-passo da adaptação do Ap 2.0? Eu não estou conseguindo usar a Pesquisa..está dando erro toda hora
pro suporte achei este video, mais mete as caras, pro ap não tem segredo, é deixar pouco inclinado e não la em baixo, com o kit nao tem segredo ,vc mesmo faz...
Motor AP 1.8 adaptado no Jeep Willys57 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=zvmaLwZl-jY)

calhiandro
07/03/2012, 14:31
O barulho do motor AP é um tesão! :odedo:

Claudio Almeida Machado
07/03/2012, 15:35
O meu diferencial é o do f75 9x53,os pneus são fate 750/16, será que é isso o motivo dele ser tão forte e baixa velocidade e com isso bebe este tanto de cobustivel.
esta relação motor 3000 e caixa 4m é boa como falam por ai, pergunto porque em minha cidade so tem bf 161 ai fica dificil comparações na pratica

Fala Carlos, sou ai de Juiz de Fora...vizinho...

Cara aqui geralmente o pessoal usa para estes motores a relação 9/44, fica bom. O meu ta assim e com motor bf 161, 2600 cambio de 3 M da c10, pneu 265/70R16 ele da na br em torno de 6,6 Km/l. na trilha é dificil medir...rsrs
Essa sua relação é muito curta, por isso o consumo é um pouco maior...

Tem um amigo aqui que tem GM 4cc com cambio de chevet, que é mais economico ainda...rela 9/44...
Já no Ap acredito q a relação 8/43 seria melhor...
Vai no encontro em ibitipoca??
Abraço

matrakaum
08/03/2012, 10:26
pro suporte achei este video, mais mete as caras, pro ap não tem segredo, é deixar pouco inclinado e não la em baixo, com o kit nao tem segredo ,vc mesmo faz...
Motor AP 1.8 adaptado no Jeep Willys57 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=zvmaLwZl-jY)

Puts já me deu uma idéia...Mas será que alguém tem o posicionamento ideal? Quero dizer aonde exatamente soldar este suporte.
Em relação ao câmbio do chevette, para instalá-lo tem que reposicionar mexer no cardan?

abço,

jipeirodesdepequeno
08/03/2012, 22:07
Se for mexer na posição da caixa vai ter que mexer nos cardans, se a caixa ja ta no lugar solda o suporte do motor baseado nela

carlos andreto
08/03/2012, 23:17
e ai machado de juiz de fora
estive em ibitipoca no carnaval com o jeep so a passei! qdo vai ser o encontro, se der manda seu tel por mp e nos encontramos la e me falaria mais sobre esta configuração
valeu vizinho
abraçso

edwint
09/03/2012, 12:08
se vc quer economia,vai de ap 1.8 Santana, mas caso vc tiver pneus grandes opite pelo 2.0 do santana

edwint
09/03/2012, 12:10
P/ o suporte do motor, vc usa o original do jeep mas invertido de cabeça p/ baixo, + coxim do opala (foi a solução que encontrei no meu jeep)

Antes de resoldar tudo, retire o carburador e coloque uma regua de nivel na base do carburador, deve ficar nivelada. Desta forma vc encontra a posiçao correta do motor.

edwint
09/03/2012, 12:15
Se for mexer na posição da caixa vai ter que mexer nos cardans, se a caixa ja ta no lugar solda o suporte do motor baseado nela

Nao precisa mecher nos cardans, monte a caixa de redução no local original e mecha somente nos calços do motor. Fica mais facil e o motor ficara no local certinho e equilibrado .

edwint
09/03/2012, 12:23
qualquer duvida me pergunte eu mesmo adaptei o ap no meu jeep.

matrakaum
09/03/2012, 17:00
qualquer duvida me pergunte eu mesmo adaptei o ap no meu jeep.

Kra este é o espírito...MUITO OBRIGADO!!!!
Vou realmente me preparar....nem que eu faça aos domingos.

edwint
09/03/2012, 17:45
Kra este é o espírito...MUITO OBRIGADO!!!!
Vou realmente me preparar....nem que eu faça aos domingos.

Isso ae!

Fiz toda montagem mecânica antes e coloquei o conjunto completo, fixando a reduzida no local original, depois foi só recolocar o suporte dianteiro do motor, pronto !!!

Muito facil de fazer! um minimo de experiencia é o suficiente.

jipeirodesdepequeno
09/03/2012, 23:15
Sim, SE não mexer no lugar original do cambio (redução) não precisa alterar cardan
vi que a capa seca+cambio+flange que vc botou no seu é igual ao meu, qual disco de embreagem vc ta usando? o do ap ou original do cambio?

Mauricio Rotta
10/03/2012, 10:45

Carlos
É os seguinte, essa relação de diferencial que você ta usando é a mais curta que saiu original na linha Willys, portanto seu jeep está usando um conjunto que lhe propicia grande força e baixa velocidade final, portanto, baixa economia, esse seu motor cairia muito bem com um casal 9x44, ficaria mais esperto em velocidades mais altas e consequentemente um pouco menos beberrão, atenção, só um pouco menos beberrão, vc vai sentir pouca diferença, pois o jeep é beberrão por natureza, é um conjunto pesado de engrenagens pro motor tocar, pneus grandes e etc, tudo isso torna o jeep um ser praticamente impossivel de se tornar um carro economico. Pois bem, efetue a troca de coroa e pinhão e sinta a melhora, mas atenção, vc tem que trocar o de trás e o da frente também, senão a cagada ta feita. Beleza?

edwint
10/03/2012, 11:07
Sim, SE não mexer no lugar original do cambio (redução) não precisa alterar cardan
vi que a capa seca+cambio+flange que vc botou no seu é igual ao meu, qual disco de embreagem vc ta usando? o do ap ou original do cambio?

Estou usando o disco do ap2.0 convencional, mas ja estou preparado p/ colocar disco de ceramica e plato mais pesado na proxima troca.

matrakaum
10/03/2012, 11:18
Estou usando o disco do ap2.0 convencional, mas ja estou preparado p/ colocar disco de ceramica e plato mais pesado na proxima troca.

Vc. montando a caixa de redução no original faz com que o cambio vá pra frente, correto?
Outra coisa não entendi bem como vc. fez para o motor ficar na posição ideal. Quero dizer com aquele ângulo normal do AP

Gustavo Willys
11/03/2012, 17:17
Brow,

Coloque GNV!!! Meu BF161 fazia 4,8km/l de média geral... Estrada + cidade. Sempre quis botar GNV mas me chamavam de louco. Um dia criei coragem e coloquei. Se soubesse que ficaria tão bom teria comprado o GNV ates do jipe :chorandoderir:!!! passei a fazer 11,5km/m3

Pra vc entender melhor: Eu saí de 4,8km/R$2,50 para 11,5km/R$1,59 :cool:.

Na gasola cada km rodado custava 52 centavos. No GNV cada km custava 14 centavos :cool:.

CLARO que ele ficava xoxo. Ficava sem explosão. Mas GNV não é para quem quer potencia, é para quem quer economia. Quando eu queria potencia eu virava a chevinha e jogava gasola no motor. O melhor dos dois mundos.

E CLARO que na trilha não rola usar GNV, só gasolina.

Falei no passado porque meu jipe está no estaleiro já faz 2 anos. Estou trocando o motor dele por um outro muito mais moderno e economico. Mas continuarei com o GNV, sem dúvida :torcendo:!!!

carlos andreto
15/03/2012, 21:09
ja pensei em gnv para os meus passeios, tenho o mesmo medo e todos falam a mesma coisa pra mim, obrigado pela dica