Ver Versão Completa : Suporte de estepe Articulado da Defender
Alexandre Tietsche
01/03/2012, 22:17
Pessoal,
Minha viatura tem um suporte de estepe articulável instalado e estou com um problema, o estepe! Ele bate pra caramba na porta traseira em qualquer rua que tenha um pouquinho de buraco. De uma olhada e não me parece que este parafusinho tosco seja o ponto de fixação original ali na tampa.
Alguém tem alguma dica do que realmente é utilizado ali pra prender ? Da uma olhada no coxim adaptado..
Seu suporte parece ser da Maceral, igual ao meu.
Seu coxim tá mal posicionado. Com a borracha de frente ele não bate. Vem de fábrica assim ... não é adaptação.
:pensativo:
Bem, aqui tenho outro problema...
Os batentes da porta estão com uma folga, assim faz barulho quando chacoalha.
Os parafusos das dobradiças ficaram gastos e tenho que estudar como embuchar outrocar a bitola...
Aí só com o tal do lanterneiro.
*Os demais parafusos, coloquei todos novinhos em inox com cabeça allen. Ficou bacana.
** Tiro uma foto do meu suporte com o coxim e te envio, mas tem que ser no fds. A viatura está no eletricista instalando "botõezinhos" no painel.
Abraço!
Alexandre Tietsche
01/03/2012, 23:53
Hailton, não entendi. De frente como ?
Acho que sofro dos mesmos problemas que vc. Minha porta bate pra caramba e não sei se vc ja fez o teste no seu, mas mandei água com a mangueira no ponto de fixação superior do suporte e quase que a água bateu láááá no painel do carro...kkkkkk. Brincadeira a parte, entrou água pra caramba por ali também.
Pela foto, o coxim está "de lado".
Aqui ele fica com uma ponta virada para a porta e outra para o suporte. Assim ele amortece as batidas. Fica apenas um barulho pequeno do "miolo" dele em contato com o parafuso central. Isso não pode ser escutado de dentro do carro...
A porta traseira do meu faz barulho apenas no encaixe das dobradiças. Não entra água naqueles furos do suporte.
Você vai ter que desmontar a parte superior tirando aquele parafuso grande, assim o suporte só afasta do local. Ali perto do coxim você solta a porca (chave 15mm) e ele articula com a porta fechada.
Por dentro você solta a forração bem fácil também...
Aí fica acessível tirar os dois parafusos que prendem na carroceria para reparos. Se tiver tudo certo com a lata (sem trincas) é só montar com silicone e novas arruelas inox por dentro que veda !!
Ou colocar um pouco de manta asfática, silicone, arruelas e porcas novas...
;)
Boa noite pessoal,
Comprei um suporte da Tração. Gostaria de instala-lo sozinho, mas fiquei com receio de quebrar o acabamento da porta traseira. Tem alguma recomendação para desmontar?
Obrigado,
Leandro
Boa noite pessoal,
Comprei um suporte da Tração. Gostaria de instala-lo sozinho, mas fiquei com receio de quebrar o acabamento da porta traseira. Tem alguma recomendação para desmontar?
Obrigado,
Leandro
O acabamento por dentro e preso com uns pinos plásticos de pressão e alguns parafusos.
Tire os parafusos e depois vá tirando com cuidado os plugs. Se tiver difícil, não force e procure onde está prendendo...
Com paciência é bem tranquilo tirar o forro!
Montar o suporte vai te dar um trabalhinho,,, mas vale a pena.
;)
Abraço!
Leo Pinheiro
05/03/2012, 21:07
Oi Leandro,
Estou pensando em colocar também esse suporte de Tração na minha Defender 110, por conta dos problemas de sempre: porta fazendo muito barulho, parafusos frouxos etc. Agradeço seu feedback sobre o suporte, se funcionou a contento etc. Como moro em SP, pretendo instalar lá na própria empresa, mas estava curioso para saber se funciona a contento.
Abraços,
Leonardi
05/03/2012, 23:34
Pois é pessoal, não da pra entender mesmo como a Land Rover fabrica um carro que é pra ser o melhor 4x4 do mundo com uma porta dessas, e não sei como tem tanto besta que nem nós apaixonado pelo carro, sendo que tem tanta coisa que deve ser feita nele e terminar o carro em casa como diz o Clemente. Eu inventei um suporte, na verdade uma chapa de ferro que vai parafusada no engate. Ajudou muito, mas depois de 1000 km de rípio nos Andes a porta voltou a trincar, é que também eu só soldei onde estava trincado, devia ter feito um trabalho melhor. O problema também é que essa chapa apoia tão bem o estepe que para fechar a porta tem que empurrar com força e para abrir tem que puxar pelo estepe senão quase quebra a maçaneta, haha.
Então acho que vou ter que partir pro apoio articulado mesmo. Não conheço nenhum, mas acho que esses modelos como o da Maceral que usam um coxim devem ficar muito soltos mesmo.
Vi um modelo dos portugueses (Land Mania), acho que esse sim fica firme. Deem uma olhada
LandMania Clube de Portugal • Ver Tópico - Suporte pneu suplente porta Defender (http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=7&t=17162)
a conexão do apoio com a porta é bem reforçada feita com pino e bucha e graxeira.
Se tiver algum modelo parecido aqui no Brasil acho que vale a pena.
Agora, pagar quase milão num pedaço de cano dobrado só porque a Land Rover não soube fazer uma porta é foda heim.
Outra alternativa que acho que ninguem disse até hoje seria fazer uma porta nova, reforçada, com tubos de aço na estrutura. Só acho que iria forçar muito o trinco da porta, fora isso seria a melhor saída, e com certeza ficaria mais barato que o apoio da tração que chega aqui pra mim por mais de mil reais.
Oi Leandro,
Estou pensando em colocar também esse suporte de Tração na minha Defender 110, por conta dos problemas de sempre: porta fazendo muito barulho, parafusos frouxos etc. Agradeço seu feedback sobre o suporte, se funcionou a contento etc. Como moro em SP, pretendo instalar lá na própria empresa, mas estava curioso para saber se funciona a contento.
Abraços,
Oi Hailton, tinha me programado para fazer a troca do suporte no carnaval, mas a terceira quebra do alternador me deixou tão chateado, até meio “desnorteado”. Estava pegando a estrada, com o carro lotado de coisas para o carnaval, meus filhos, à noitinha e ... adeus alternador... Pela chateação, quando fui verificar o que tinha que ser feito, vi os parafusos que prendem o acabamento plástico, mas achei o acabamento tão bem preso, que fiquei com medo de quebrar mais alguma coisa... Há algum lugar melhor para começar a puxar o forro e consequentemente os pinos?
Quanto ao trabalhinho, acho que vai ser maior ainda. Tenho o pára-choque da Keko e vou ter que adaptar. Pensei em umas chapas na mesma espessura do suporte e seguindo a furação. Vamos ver como fica, se der certo, depois posto as fotos.
Oi Leo, procurando e vendo o de alguns carros, achei o da Tração muito robusto, embora seja muito mais caro. O material parece ser muito bom. Comprei no Armazém 4x4 e o suporte do Lúcio foi muito bom. Pelo que soube, o envio é feito direto pelo fabricante e veio faltando uma engraxadeira e alguns parafusos, além do acondicionamento não ter sido o mais adequando e a peça chegou arranhada. Quanto ao que faltada, o Lúcio intercedeu e recebi em seguida, quanto aos arranhões, o trabalho para trocar seria tanto, que acabei ficando como o que veio mesmo... Após instalar, darei minha opinião.
Oi Leonardi,
Minha porta está inteira. Foi o meu suporte original que rasgou como se fosse de papel. Quase perdi o estepe. Quando parei, quase chegando ao destino, fui abrir a porta traseira e me chamou atenção o estepe estar sobe a maçaneta. Ao observar, todas as partes do suporte que eram aparafusadas à porta haviam se rasgado. Faltava umazinha, com menos de 0,5cm para arrebentar. Além de quase perder o estepe, poderia ter causado um acidente grave. Imagina o pneu/roda do tamanho e do peso do pneu da defender caindo de um carro em movimento na estrada e atingindo outro?
Abraços a todos e muito obrigado.
Leandro.
Oi Leo, ainda não instalei, mas arrumando algumas fotos, achei as que enviei para a tração quando questionei o que faltava... Quando estava procurando qual comprar, senti falta de fotos com detalhes. O material utilizado é muito bom, veja.
Alexandre, segue a foto do coxim ...
335450
Leonardi
14/03/2012, 23:38
Pessoal, esse coxim não bate muito? A impressão que dá é que a borracha não vai afirmar bem o pneu e roda.
Voces deram uma olhada no link que mandei numa resposta anterior, com o modelo de um suporte Portugues.
Me pareceu muito mais firme. Oque voces acham? E no final das contas compro o suporte da Antoalde, Maceral ou Tração que é o dobro do preço?
Valeu
Marcelo Vertical
15/03/2012, 13:13
Tem esse aqui que não fura a lataria: Suporte de Estepe Articulável | Defender 90 e 110 (http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=109&IdProdutoVersao=173).
Não sei se é bom.
Dinho_BH
15/03/2012, 16:18
Amigos,
Há um tópico mais antigo sobre o mesmo assunto e lá apareceu uma dica de um suporte que, até o momento, ainda não apareceu por aqui: ::::::::::::::::::::::::::::::::::: METALÚRGICA ANTOALDE ::::::::::::::::::::::::::::::::::: (http://www.antoalde.com.br/)
Se suportarem a musiquinha IRRITANTE no site: produtos...> linha automotiva...> Land Rover. Naveguem nas setas (em baixo à esquerda) até Suporte do estepe "TRASEIRO".
Não usei, mas foi elogiado pelo Clemente no outro tópico.
Abraços.
Pessoal, esse coxim não bate muito? A impressão que dá é que a borracha não vai afirmar bem o pneu e roda.
Voces deram uma olhada no link que mandei numa resposta anterior, com o modelo de um suporte Portugues.
Me pareceu muito mais firme. Oque voces acham? E no final das contas compro o suporte da Antoalde, Maceral ou Tração que é o dobro do preço?
Valeu
Estou com o da Tração há cinco anos, muito bom, sem coxim de borracha, sem folga e sem barulho, recomendo.
Uso o da Antoalde a uns 3 anos, é muito bom não tenho o que reclamar. Tem pinos para graxa nas articulações...
Leonardi
20/03/2012, 13:22
Estou com o da Tração há cinco anos, muito bom, sem coxim de borracha, sem folga e sem barulho, recomendo.
Hugo, como é esse da tração, voce tem alguma foto? Gostaria de ver como é a ligação do suporte com a porta, voce disse que não é com coxim, é com pino e bucha tipo uma dobradiça? Estou pensando em comprar um que tenha uma ligação mais forte que o coxim.
Esses suportes traseiros funcionam bem por um tempo. Desses ai me parece que o melhor é o da Tração. Mas todos tem problemas, uns tem que furar a lataria do carro, outros "rasgam" a lataria com o tempo, esses de coxim fazem barulho.
o Fabricio da FABRICO está desenvolvendo um suporte baseando-se em um modelo Australiano articulavel que fixa-se exclusivamente no chassi do carro. O cara trabalha MUITO bem tenho certeza que será um excelente produto. Estou aguardando pra trocar o meu da Tração que já esta chacoalhando.
O barulho que o suporte de coxim faz é muito pouco. Não dá para escutar de dentro do carro... Pelo menos ainda (1 ano), como disse nosso amigo Viamati.
Se o Fabrício está desenvolvendo algo, acredito que será coisa boa ... :pensativo:
Fabrício Bastos
09/05/2012, 23:17
Se o Fabrício está desenvolvendo algo, acredito que será coisa boa ... :pensativo:
Ele faz muita coisa boa!
Antes mesmo da primeira land viajava pelo site dele vendo as fotos!
Vale apena esperar pq deve vir coisa boa msm!
PS.: Além do nome ser muito bonito!hehehe
Caros, eu tive o Tração e o Antoalde.
Resumo, o Antoalde é forte, mas com o tempo dá folgas que não consegue-se ajustar e a pintura é péssima.
O Antoalde rasgava a carroceria, mas agora tem uma placa traseira. Eu prefiro os sitema de coxins pois permite um mínimo movimento do estepe em manobras. Tenho um pequeno cabo de aço que une a porta ao suporte na eventualidade dos dois coxins romperem.
Hoje fico com o Antoalde pelos seguintes motivos:
* menor peso
* funcionamento mais simples
* as folgas das articulações podem ser apertadas
* melhor aspecto visual (copia aprimorada do suporte original LR heavy duty)
* melhor pintura
* instalação menos traumática
Abraços
Clemente
Ele faz muita coisa boa!
Antes mesmo da primeira land viajava pelo site dele vendo as fotos!
Vale apena esperar pq deve vir coisa boa msm!
PS.: Além do nome ser muito bonito!hehehe
Eric Shayer
09/07/2013, 23:42
Olha pessoal, comprei esse suporte da Antoalde e me arrependi até o último centavo: em primeiro lugar é caro(1150,00); na inasatalação eles fazem um furo no meio da porta; quando fixaram a chapa de ferro na porda do meu 90, ela fez uma dobra (amaçado) na chapa da porta; o sistema de fixação por coxim é uma m... e o estepe fica batendo na porta de trás a toda hora.
NÃO COMPREM!!!!
Algo assim seria o ideal.
421006
Melhor ainda assim:
421007
421008
FC Fabrication builds a Swingout Tire Carrier - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/toyota-fj-cruiser/698645-fc-fabrication-builds-swingout-tire-carrier.html)
MFREITAG
11/07/2013, 19:16
Vou acompanhar esse tópico...depois de pegar tanta estrada de terra, trilhas e buracos nas minhas férias de julho o barulho da porta traseira começa a me incomodar. Estou pensando no suporte da Tração pela qualidade do material, das soldas e a pintura é eletrostática, além do que meus dois parachoques e o bagageiro também são Tração. Prefiro modelos que não precisem fazer novos furos.
luiz ccosta
12/07/2013, 08:38
Vou acompanhar esse tópico...depois de pegar tanta estrada de terra, trilhas e buracos nas minhas férias de julho o barulho da porta traseira começa a me incomodar. Estou pensando no suporte da Tração pela qualidade do material, das soldas e a pintura é eletrostática, além do que meus dois parachoques e o bagageiro também são Tração. Prefiro modelos que não precisem fazer novos furos.
Já pessou em simplesmente fazer uma mão francesa e instalar no parachoque a baixo do estep? eu uso um fixei no chassis com furos obilongos na peça com isso regulo a altura o suficiente para apoiar o estep e qualquer tamanho de pneu e tirar o peso da porta tá funcionando a 6 anos gastei uns R$50,00 pra fazer já foi copiado por 4 amigos.
Luiz Claudio
...pra fazer já foi copiado por 4 amigos...
Buenas Luiz Claudio;
Uma imagem vale mais que mil palavras... (Confúcio)
Bota foto ai.
ary nunes
12/07/2013, 13:35
Marado,
Se quiseres um apoio regulável para a estepe da uma olhada em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/91921-apoio-para-estepe-do-defender.html
Abraço,
Ary
Defender 110 2004
MFREITAG
12/07/2013, 18:07
Já pessou em simplesmente fazer uma mão francesa e instalar no parachoque a baixo do estep? eu uso um fixei no chassis com furos obilongos na peça com isso regulo a altura o suficiente para apoiar o estep e qualquer tamanho de pneu e tirar o peso da porta tá funcionando a 6 anos gastei uns R$50,00 pra fazer já foi copiado por 4 amigos.
Luiz Claudio
Boa ideia Luiz! Como minha 110 já tem a porta de aço acho que vou primeiro colocar um suporte inferior para ver se melhora o barulho.
Abs,
luiz ccosta
13/07/2013, 20:52
Segue pessoal não reparem o acabamento pois era só um protótipo provisório que já tem 6 anos.
Djalma Inoue
13/07/2013, 22:15
Eu confeccionei um para minha viatura que é regulável depois coloco uma foto com detalhes porque não tenho aqui no momento.
421571
...vou primeiro colocar um suporte inferior...
Tem este aqui a venda:
Suporte de Estepe LR Defender 90/110 SW (http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=68&Suporte-de-Estepe-LR-Defender-90/110-SW)
422071
Waldmartins
17/07/2013, 19:57
Galera,
Estou com um suporte da Tração OFF ROAD que não tem 4 meses que instalei e está vibrando o vidro traseiro. Seria por instalação errada ou dependendo dos buracos, fica vibrando o vidro traseiro mesmo?
Abs
Wald
GLMedina
13/08/2013, 20:31
Blz galera.
Comprei o suporte da Maceral que veio com uma chapa de metal, sem qualquer furo, que não sei para que serve?
É para colocar por dentro da porta?
Alguém sabe me dizer para que serve?
Abs.
Djalma Inoue
13/08/2013, 21:08
Dá uma olhadinha no suporte que eu fiz dá para regular a pressão no pneu e tudo
426055426057426059426058
rodrigoboscardin
13/08/2013, 21:22
Exatamente!
O meu rasgou a lataria no suporte de cima. Foi dificil arrumar e naão ficou bom...
Esses suportes traseiros funcionam bem por um tempo. Desses ai me parece que o melhor é o da Tração. Mas todos tem problemas, uns tem que furar a lataria do carro, outros "rasgam" a lataria com o tempo, esses de coxim fazem barulho.
o Fabricio da FABRICO está desenvolvendo um suporte baseando-se em um modelo Australiano articulavel que fixa-se exclusivamente no chassi do carro. O cara trabalha MUITO bem tenho certeza que será um excelente produto. Estou aguardando pra trocar o meu da Tração que já esta chacoalhando.
Djalma Inoue
13/08/2013, 22:22
O meu coloquei no lugar do reboque e ficou show estou viajando pelo nordeste em cada buraco e esta tudo bem até agora nada do rangido da porta que tinha antes.
Fabrício Bastos
13/08/2013, 23:39
Galera,
Estou com um suporte da Tração OFF ROAD que não tem 4 meses que instalei e está vibrando o vidro traseiro. Seria por instalação errada ou dependendo dos buracos, fica vibrando o vidro traseiro mesmo?
Abs
Wald
Wald,
Usamos o suporte Tração na Black e fomos nós mesmos que instalamos!
Da uma olhada no tópico da Black que tem lá toda a instalação!
Na minha opinião é o melhor suporte a venda hj!
Mas tem que tomar uns cuidados na hora de instalar!
Nós fomos fazer os furos(Na lataria ao lado da porta!) e parafusar ele na porta e fizemos uma pequena força na porta para cima para que o suporte "segurasse" a porta com o estepe para cima! Mas ao invés disso o suporte acabou forçando a porta para baixo ainda mais! Aí tivemos que desmontar tudo e ainda regular a porta que o suporte ao fazer a força para baixo desregulou!
Meio confuso mas acho que dá pra entender!!rsrs
Veja se não é algo relacionado a força que suporte está fazendo e não viu na hora de instalar o suporte!
Nunca vi o vidro da porta vibrar!
Abraços!
Lifetoyou
20/08/2013, 22:48
Ola luis, agora vi as fotos ficou show!! Pergunta, na hora de abrir e fechar a porta nao raspa muito, pelo que vi tem uma inclinaçao né. Dai qnd aporta fecha faz pressao devido a inclinacao.. Isto msm? Abs
Waldmartins
21/08/2013, 22:06
Wald,
Usamos o suporte Tração na Black e fomos nós mesmos que instalamos!
Da uma olhada no tópico da Black que tem lá toda a instalação!
Na minha opinião é o melhor suporte a venda hj!
Mas tem que tomar uns cuidados na hora de instalar!
Nós fomos fazer os furos(Na lataria ao lado da porta!) e parafusar ele na porta e fizemos uma pequena força na porta para cima para que o suporte "segurasse" a porta com o estepe para cima! Mas ao invés disso o suporte acabou forçando a porta para baixo ainda mais! Aí tivemos que desmontar tudo e ainda regular a porta que o suporte ao fazer a força para baixo desregulou!
Meio confuso mas acho que dá pra entender!!rsrs
Veja se não é algo relacionado a força que suporte está fazendo e não viu na hora de instalar o suporte!
Nunca vi o vidro da porta vibrar!
Abraços!
Fabrício,
só agora que vi sua resposta.
Então, eu ainda não detectei o barulho. Parece ser o vidro, mas não tenho certeza... Tenho que arrumar alguém que entenda da VTR pra ir atrás ouvindo o barulho para identificar de onde vem. AS VEZES, com a porta aberta, e eu batendo forte no estepe, o barulho aparece e parece ser mesmo o vidro vibrando...
Abs
Wald
luiz ccosta
22/08/2013, 23:54
Ola luis, agora vi as fotos ficou show!! Pergunta, na hora de abrir e fechar a porta nao raspa muito, pelo que vi tem uma inclinaçao né. Dai qnd aporta fecha faz pressao devido a inclinacao.. Isto msm? Abs
A furação é obilonga dai voce ajusta na altura certa pro pneu não forçar a porta pra cima quando voce fecha.
Dá uma olhadinha no suporte que eu fiz dá para regular a pressão no pneu e tudo
426055426057426059426058
Ficou bom, estou pensando em algo assim, com uma manivela para aumentar ou baixar a altura do suporte. Baixar para abrir a porta e suspender depois de fechada para eliminar totalmente o peso do pneu. Se puder mande aí os detalhes do seu trabalho para eu copiar.
Weliton
Nosso Amigo Hailton (Vwinit) postou no face; mas apesar de ser para a Wrangler, ano que vem terá a versão para Defender.
Achei funcional.
435560435555435556435557435558435559
Já está na minha lista.
Esta roda com beadlock tambem está nota 10.
Djalma Inoue
18/10/2013, 14:13
Mando sim, vou ver se coloco mais fotos e um desenho para ajuda-lo foi fácil fazer, só precisei da ajuda de um soldador pois não tenho maquina de solda o resto é só material praticamente de sucata que estava na oficina, usei uns pedaços de chapa de 6 mm para fazer o "T", duas cantoneiras para fazer a base que entra no reboque, um pedaço de tubo de cerca de 2,5 pol para fazer o elevador do sistema com uma chapa soldada dentro com furo fora de centro onde foi soldado um vergalhão que se transformou na alavanca de suspender e um pedaço de tubo de 1/2 pol para passar a alavanca. Ou seja só pedaços de ferro que encontrei na sucata.
Ficou bom, estou pensando em algo assim, com uma manivela para aumentar ou baixar a altura do suporte. Baixar para abrir a porta e suspender depois de fechada para eliminar totalmente o peso do pneu. Se puder mande aí os detalhes do seu trabalho para eu copiar.
Weliton
Djalma Inoue
20/10/2013, 15:40
Acho que consegui fazer um desenho rsrsrsr espero ter ajudado. Qualquer dúvida é só perguntar.
435720
Dennis B
12/05/2014, 22:52
Olá, alguém sabe se o Fabrício chegou a produzir esse suporte de step? Preciso urgente de um. Valeu!
Luiz Cazati
26/06/2016, 19:47
Nosso Amigo Hailton (Vwinit) postou no face; mas apesar de ser para a Wrangler, ano que vem terá a versão para Defender.
Achei funcional.
435560435555435556435557435558435559
Já está na minha lista.
Esta roda com beadlock tambem está nota 10.
Olá amigos, alguém sabe se agora em 2016 já existe algum suporte como este para a defender?
Olá Luiz, t bom? não vejo dificuldades se vc usar um´´alongador´´no mesmo sistema das Defender e com
a vantagem de ficar ancorado em dois pontos. sera´que um bom mecanico-ferramenteiro não resolve?
https://lh3.googleusercontent.com/OSjZ67VQY4XcPXZSwjypV09W1t6XXkSAyyReCjzhD80QNrsnA7 TJU4UulqDSa4L-EGG82kwxEg2nYqGuC5eLIcrYxzStuqaROem1j58y1QdTavhnOi 6IlsjR8wNHtvl-FhQaN88FMOfPzv8Wqk4z4skzmIePIdim6ctjS48Sm6bJohkFv1 GyCBFoKBbs6MADdcYe_CFXymwrEHN7IRtyE-az5LkdcHuL-PoEU1L1AFAZlQnzK8j3QnQAOm3gJd5WL57cttvpOrtt27yHUX-yEirNTougZDWf-TItT0uCV4785q7kUgjA5dL5thIGqgye0wC2O0q8k1Ji_Hbjy_d bFqSpOCP1-_cgTljtRpLpsRfvhPRINhQJRaDiTw4KVNZu4ZwtIJy2surLInF VNXn_WfONtZproGK0n8zRvwOi7hhaZxyRZ-yj1DjDSXK2o6MoqWN43cy6fIU5fW95YxC7-V0Bd7VNtJuO2VagwncCJUQbSOMGam60Shw3w_8q_cKfyDG2TEN mXR2BQ51LIxuO8LAMH2VW0mJh_VNTrU0Mf1qIHbraOhbvUysbw L0t3SbhWHfvy8iNFKtb5NWmhqc3FbHJjsZlljM=w400-h158-no
imagine usar esse tanque fininho!
https://lh3.googleusercontent.com/jZMC-UetZlOO6rtras9wYjxvX2dTnLmkO6T9wYMuZPgJe_1DMYvye1D rL3dhwyGAPsvdAcwhhB7wqB6ih_eEaN5O3MPY_bDrzyjD4UkT6 Kwf-Snt9XUCrCtNyljpUT6UtGuXSxFyl5d5SGP7VVGu4CoOTtgoFyq C9-Xkrt0tMeARRbu7QbirZw3lp0HKVws2oM67GdT2d3sJYvbJ6k67 nSIuogFXNr3dF_T79kByJoeccH_i18hBUD_V7TmYYMXw8TExzx SPgDx3UOF6QUJPadSrVYPblo3QC8jeCiIckrSTRjpQ_xkePHS5 8EQC1IZ0dasUQRhhTU-z7P50oWzbTvPlvM4_hmoIxPHktqiwp38pBuMu0yj-LeZR06RD2r2yhMeUAKiScnM5jufoVeGEdgx4u0hE0OwEa6R8UK cSj82Vb7IN0lv13Xj2ZHDs1uLp_XH9xuHPiSYxBMr16bQA5CZr wEtFTyuRQDWfJ_ade1jmiHoknfvCD-9KF5E_Qb7WVz-wUTZ7XyYNvjZGrtGpUJHszZbHQdzD3qCZyHwbICEoD5k22lV3I TOIVRza9I8Jp6jolIZ024g089CaueL5aI7cpMXGwsk=w1024-h768-no
uso esse feito pra agua de limpador de para-brisa de caminhão =16Ls de capacidade e é bem barato$
https://lh3.googleusercontent.com/fnakspELDnHor1ZF_xBGyB12H6rzp7qHI1w9JYW5FLoTvPsXGs mDc305hZoNobNAfLwg2yn42It-3cxnSuPYQIYrAI9JhPH0vpnxqmd0a27VaG0w2l89E-mCCeyFnbBDgf_sfq7wCd59kqJtZIOD4a9zmGsEh1kAvLDqPwGS oqzMVvtg6jnJnls5JD_Guek-U5TEpEnKRFWu_LRUMKbs0CTDcFObWDzJUbcuKBG9OhYOgViU8m Gg8t9Es9WrbaCM-3rEvMc_XZVHW7H-la9pm6n80w4bTFPlRqNTykH0F3gMKeHcycRDw0pvNvV7Mz1pvR BZL51c2OOijSG0O0rUfC6CuFpfLLRqWJc6oDgb-ZM7bV_eoMsPLjsKfyLWVyEe4xHS76giXQ1eU7h_tVqbM-S4iv51aMznnLj9XsLhm0ZAdX-weeRRDzLN9ndBsIz5pN9ZEXaNJ162_TD4LIYeAUlqRbIYwvo-Ey7qAZXHtLkelIFTCFNOO4EdMilRIjduO375MpNx4EODKaApFk my7H7Qo8C-ugLFQFxbm840ovLZdQCWWnpWDWXvYYoQkb4q_Yqe1mWZkdj6DN-pTMXZwg3Sk64A-bo=w1034-h775-no
https://lh3.googleusercontent.com/F33Th17OzaRhGQHrcn0SeczlRaS45TU1xcpCC3A3OYaGqXAfRI tjbWSq6EgH1hvEkh0BjeHWHngQkfqEfimdw4byRT356Oh_sWNi x5hkpLD_04XDMnZvXRECLR3RF41vEPPX-i_1OIDVR5K1KlfX4M2yEv49N3sGfrTNV5pnSzJSMm0vDPUE1Tr spmjD7HMSUfLNNIefDRJzEjZfPgaIQME4Bwu1XsvA_6yTR66l5 FMoHnwmPasFZ2Nkr9m47MouOU3M4Wm3NjeL4lvYNaJqK54xHbg 4soeU7dbcchAmJTUrDfZ39uOO2X1GRCdgHxamyUTbdsjrQqeAx E7-MSpvc0uQOPnQQVxNs0lXAPMuhjYsd0nifKEqXb9zjrS2Oym_Y-WbkC3much0GOL2iGUCmVdwW5aqr9VXv36n61S9l5lGoo5wxqKf oDknMu9BHhW6k5Q4kuGssWNp9JAEH3qLeygHZAwzDPCpOxf08v kKb8c6VLIZMpaAdCRA2eRLwvZ4Fe7EBlovIzp9vXxWREVogZqA YYB6XCHI0IUMVXsEES7kkr3OxfC9Tg84CWxJ9rec241T_cN89K _Pra5wrQpGCpV-gtJKABM=w1024-h768-no
Luiz Cazati
28/06/2016, 11:24
opa, tudo bem por aqui man, prático esse tranque fininho tbm.