Ver Versão Completa : Estralos no eixo ou roda traseira da SW4 Japa.
titanium
01/03/2012, 18:36
Caros colegas,
Preciso de uma grande ajuda de vocês, Grandes Mestres!!!
Olhem só, a Mariposa (minha SW4 Japa), está, já há algum tempo, apresentando um Estralo na parte traseira do carro.
Foi durante uma viagem que fiz a Brasília que comecei a perceber este barulho, mas só hoje minha noiva conseguiu identificar (estando do lado de fora do carro, enquanto eu dava uma ré) que o bendito TLEC-TLEC-TLEC vinha do Eixo / Roda do carro...
Como o barulho não é constante, vou esclarecer melhor as condições em que observei ele:
O carro normalmente (mas não exclusivamente) está quente.
Dificilmente acontece quando estou com a direção reta; acontece normalmente quando esterço ela (para qualquer dos lados).
Acontece quando dou ré ou quando vou para frente, mas é fácilmente perceptível quando estou manobrando a uma velocidade extremamente baixa.
Agora, o mais intrigante, é que o carro chega a balançar levemente a traseira a cada estralado que dá.
Como falei, constatei este TLEC-TLEC na Ida para Brasília.
Chegando lá, levei o carro para um mecânico ver.. só que ele pensou que fosse o diferencial traseiro.
Para ser mais preciso, ele encontrou uma folga na cruzeta do diferencial (logo quando ele sai da transmissão).
Então eu lhes pergunto: O Que Raios pode estar acontecendo ???
Alguém saberia dar uma pista do que possa estar acontecendo e Como resolver isso?
Alguém saberia dizer o custo das peças que, eventualmente, possam estar danificadas?
Tipo, um Eixo traseiro custa aprox. quanto? Onde consigo encontrar?
Pode ser Rolamento? Quando custaria?
...
People, estou precisando da Ajuda de vocês!!
Abraços,
titanium
01/03/2012, 19:14
Por ventura, será que poderia ser algo relacionado a Suspensão ???
Abraços,
Eduardo Schaefer
01/03/2012, 19:24
Titanium, andaste trocando o oleo do diferencial traseiro ?
Pergunto , pois troquei da minha japa e depois de uns dias fazia bem isso que falas, chegava a dar uma "trancada", parecia que tinha um rolamento quebrado, abri tudo e não tinha nada de errado, só o oleo que coloquei não funcionou , era um 75 w 90 para diferencial LSD, troquei de oleo e já rodei uns 10 mil km e está perfeito, espero que seja isso ou essa cruzeta seca.
Boa sorte e que não seja caro o conserto
titanium
01/03/2012, 20:38
Sério Schaefer!? Esse estalo todo por conta de um óleo que "não funcionou"!?
Rapaz, que coisa heim!?
O duro foi que o João que trocou esses óleos de diferencial (pelo menos pedi para ele trocar, não tenho certeza de que ele fez - posso estar julgando mal)...
Amanhã irei lá para ele dar uma olhada... mas quero ver a experiência de vocês, que têm Hilux das Japas (a do João é mais nova).
Enfim, opiniões a mais não custam... só ajudam!
Caro Schaefer, valeu pela dica!
Vamos observar se mais alguém teve esse problema!
:D
Mas se for realmente o óleo, rapaz, ficarei MUITOOO feliz pela aquisição chamada Mariposa!!!!
:D
Alguém mais já passou por isso???? Ou tem alguma dica do que possa ser????
Abraços,
titanium
01/03/2012, 20:39
O joão a quem me refiro aqui é o da Sollo4WD. (muito competente, por sinal!)
Cara, experimenta fazer uns testes. Levanta um pouco a traseira e gire a roda para um lado e pro outro. Faça o mesmo com o cardã. Pode experimentar primeiro levantar só uma roda e gira-la para um lado e pro outro, isto faz trabalhar as satélites e planetárias e possivelmente o sistema de deslizamento limitado. Isto pode ajudar a identificar o defeito. Faça isto com o carro desengatado, calce os pneus dianteiros na frente e atras).
Boa sorte e se tiver novidades escreva.
Abs
Isso com certeza é do bloqueio LSD, talvez possam ter colocado o óleo errado, tem que ser um específico pra isso.
[]s
TCHEIGOR
03/03/2012, 14:02
se for o óleo errado no diferencial com LSD, corre o risco até de travar o eixo traseiro ou uma das rodas e acabar em acidente...
titanium
06/03/2012, 07:51
Caros Eduardo, Ezahn, Zelucas e Tche Igor,
Agradeço imensamente a atenção e orientação de vocês!
DE FATO, o problema é justamente o óleo do diferencial!
Quem me confirmou a suspeita de vocês, foi o Eduardo, mecânico aqui de São Paulo, que trabalha próximo ao Bairro do Limão!
Se um dia precisarem de um mecânico aqui em São Paulo, indico com tranquilidade este camarada:
"Eduardo - (11) 3966-1158 - Rua Coronel Mario de Azevedo, 151 - Fundos - Bairro do Limão"!!
E aproveito o ensejo para perguntar QUAL É o ÓLEO que tenho que utilizar nesse diferencial??
E quanto custa, em média, o litro dele?
Abraço a todos e muito obrigado!
Leonardo Dic
06/03/2012, 16:25
Eu tenho usado O 80w90 GL5 DA da Total. Ja vem com o aditivo para deslizamento limitado. LSD e autoblocante. Tenho ele aqui na oficina, cobro 29,00/litro.
Acho q esse é o mais facil de achar com a especificação correta. Na Toyota ele usam o Esso AWS728 tb 80w90 GL5, nunca consegui achar fora da concessionaria.
Abraço
Eu uso o MOTUL 90PA.
Veja as especificações no link abaixo:
Motul Lubrificantes - leo para motor - Sakamoto Motul - > 90 PA (http://www.sakamotomotul.com.br/produto/23/90_pa_)
Um abraço, Delfim
titanium
06/03/2012, 23:36
Meus caros,
Como vou viajar nesta semana, resolvi trocar logo o óleo do motor e do Diferencial, conforme vocês me indicaram...
Fui numa loja que fica na Marginal Tietê, chamada Rei do Óleo, e paguei 36,00 lascas pelo litro de óleo da TOTAL que o amigo Leonardo Dic havia indicado.
E para falar a verdade, caro DPAB, não encontrei o MOTUL 90PA....
talvez ele fosse até mais barato...
Agora.. queria perguntar para vocês o seguinte... troquei o óleo do motor pelo LUBRAX TOP TURBO (CI-4).. ESSE É BOM???
Lá fala que ele faz 45.000 com Litro em motores Mercedes... e no motor Toyota da Japa, quanto eu posso deixar (com tranquilidade)???
Outra coisa... vale a pena comprar qual?
E outra pergunta: vale a pena comprar o galão (lata, tonel)?
Muito obrigado pela ajuda!
Abraços,
Titanium,
O Top Turbo é um óleo excelente, mas deve ser trocado religiosamente a cada 5.000 Km nas nossas Toyotas.
O MOTUL 90PA realmente não é fácil de achar, e certamente o preço seria equivalente ou mais caro.
Sugiro uma leitura no manual do proprietário da sua viatura, lhe esclarecerá muitas questôes.
Um abraço, Delfim.
titanium
06/03/2012, 23:56
O rapaz que trocou o óleo sugeriu que fosse trocado com 10 mil, mas seguirei COM CERTEZA seu conselho de trocar com 5 mil!
Muito obrigado Dpab!
feitosac
11/03/2012, 10:12
Titanium,
Uso tambem o Top Turbo, troque a cada 5000 como o Delfim indicou e TROQUE JUNTO O FILTRO DE ÓLEO.
Abs.
titanium
13/03/2012, 20:22
Meus caros...
Como falei logo acima, troquei o óleo do diferencial por um da marca TOTAL.
ENTRETANTO, CONTUDO, TODAVIA, após 120KM de viagem, notei que o estralo retornou e, digo mais, ESTÁ PIOR!
Vocês poderiam indicar o que, por ventura, possa estar ocorrendo?
O mecânico que trocou o óleo me disse que o barulho iria perdurar por mais algum tempo, até ALGUMA COISA ACONTECER NOS DISCOS DO AUTOBLOCANTE (algo que não lembro exatamente o que é)..
De toda forma, acredito que 1.000 Km depois o barulho já deveria ter desaparecido..
Não acham?
Alguém me dá uma Luz, por favor!?
Abraços,
Leonardo Dic
13/03/2012, 23:04
As cruzetas estão boas? Não tem nenhuma com folga?
A minha receita do bolo é TopTurbo cada 5000km e filtro cada 10.000km. Até agora nada a reclamar.
Após os 5000km o meu Nerone começa beber o TopTurbo, quando demorei trocar até 6000km tinha baixado de 1 litro em 1000km.
Sobre o diferencial não posso ajudar, não tenho blocante...
Grande abraço
Fabrizio
fgonelli
15/03/2012, 16:47
Caro, Titanium.
Fica muito complicado de dizer o que pode estar havendo. Mas acho que realmente vc deve desmontar o fucinho(ou terceiro membro) para dar uma olhada com certeza que está tudo bem com rolamentos, coroa, pinhão, planetarias e discos de autoblocante.
Melhor parar e abrir agora do que comtinuar rodando e ter que trocar tudo$$$$$ depois.
Não conheço oficinas na sua area, mas se estiver pelo RJ vale a pena levar na TOYOMUNDI que o Marcos saca bem de diferenciais toyota.
Boa sorte, Felipe.
titanium
16/03/2012, 01:35
Turma,
Um nobre colega que é jipeiro de sampa, que tem oficina na Casa Verde, deu uma conferida na viatura antes da minha viagem!
Fez uns testes e disse estar tudo ok!
Disse que se tratava de oleo e eu troquei! rsrs
Mas, Felipe, vou seguir sua dica: pedir para abrir e verificar o ocorrido!
Leonardo Dic, tem uma cruzeta com folga... é a cruzeta mais próxima da caixa de transferencia (Não é no eixo traseira, mas tem ligação com o conjunto). Achas que tem algum vinculo com o barulho?
Ressuscitando o tópico... a troca de óleo resolveu?? to com o mesmo problema...
Aldir Firmino
25/11/2017, 22:52
Ressuscitando o tópico... a troca de óleo resolveu?? to com o mesmo problema...
Você conseguiu resolver o seu problema? Como? Alguém aí sabe dizer o que resolveu o problema do amigo titanium? Estou com o mesmo problema e meu mecânico disse q poderia ser folga no cardan, será q é isso msm? Minha viatura não é autoblocante e usei óleo da lubrax api gl5 75w90 no diferencial traseiro mas depois vendo o manual vi q estava dizendo pra usar o api gl5 sae 90, é isso msm????
Alguém me ajuda por favor,vou viajar mês q vem e preciso estar com ela zero bala!
Minha viatura é uma sw4 97 3.0 td
3 climas
13/12/2017, 12:46
Eu também estou no aguardo por esta resposta.
Eu também estou no aguardo por esta resposta.
resolvi o problema com a troca do óleo... uso o Texaco 3450, é barato e resolveu completamente o problema...
554403
Você conseguiu resolver o seu problema? Como? Alguém aí sabe dizer o que resolveu o problema do amigo titanium? Estou com o mesmo problema e meu mecânico disse q poderia ser folga no cardan, será q é isso msm? Minha viatura não é autoblocante e usei óleo da lubrax api gl5 75w90 no diferencial traseiro mas depois vendo o manual vi q estava dizendo pra usar o api gl5 sae 90, é isso msm????
Alguém me ajuda por favor,vou viajar mês q vem e preciso estar com ela zero bala!
Minha viatura é uma sw4 97 3.0 td
Texaco 3450 resolveu o problema, e é barato.... 554404
Oleo para Engrenagens SAE 90 Texaco 3450 Oleo de Engrenagem | Pefil Lubrificantes Industriais e Automotivos (https://pefil.com.br/lubrificantes/texaco/automotivos-texaco/engrenagem-e-cambio-automotivos-texaco/oleo-para-engrenagens-sae-90-texaco-3450-oleo-de-engrenagem/)
Frederico Mendes sw4 98
15/10/2023, 17:00
Galera, boa tarde!
Comprei recentemente (1 mês) uma Sw4 98 3.0 e percebi no decorrer dos dias um barulho na roda traseira lado do motorista (como se a roda estivesse frouxa) daí fiquei preocupado.
Fui a um amigo borracheiro e fizemos o seguinte, como os parafusos da roda estavam apertados, subimos a roda traseira com um macaco colocamos o câmbio no neutro e balançamos a roda pra ver se percebia alguma coisa. Percebemos uma folga, aí retiramos a roda e também o tambor de freio, aí ficou mais fácil de identificar uma pequena FOLGA NA HORIZONTAL NO EIXO TRASEIRO LADO MOTORISTA.
Essa folga é normal?
POSSO CONTINUAR ANDANDO COM O CARRO?
Como estou começando agora e tenho pouca experiência PRECISO DA AJUDA DE VCS.
Desde já agradeço a todos
Assim que solucionar os problemas posto aqui
Abraços.