Ver Versão Completa : CPU de bordo Pajero TR4
davidfarhat
29/02/2012, 17:17
Então caros colegas,
Sempre achei que aquele relógio no centro do painel destoa do resto, vim procurando informações há algum tempo já. A idéia era inicialmente instalar meu gps na moldura central onde fica o relógio da TR4, mas descobri que no exterior era oferecido como opcional. Como não consegui informações sobre o módulo de gps e provavelmente ele não teria possibilidade de edição de mapa, descobri que existe também um display mais completo porém sem GPS, que funciona como CPU de bordo (autonomia, consumo medio, etc)...
Essa ilustração técnica mostra indica que a moldura não muda
http://www.essi24.ru/pictures/mitsu/eu/154_3103U8LJ0T.png
Foto em funcionamento:
http://images.bmscarsalesdurham.co.uk/vehicles/mitsubishi-shogun-pinin-estate-1-8-mpi-equippe-3dr-1911397965-640x480.jpg
A venda no Ebay:
Mitsubishi Pajero Pinin Bordcomputer Temperatur Anzeige Display MR444752 99- | eBay (http://bit.ly/wCw2oJ)
Achei no esquema elétrico da Pajero Pinin um esquema elétrico do Display e quais devem ser os fios a serem puxados da central. Logo posto mais detalhes...
Enfim, compartilhando com vocês o meu projeto para deixar mais exclusivo a viatura!
Abs
carlos.asj
29/02/2012, 18:09
Nossa, estou super interessado!
Cara, não é possível, hoje até um VW Gol tem computador de bordo e uma Pajero TR4 2012 ainda não tem :(
Você já chegou a comprar? Só falta instalar?
davidfarhat
29/02/2012, 18:16
To estudando o esquema elétrico primeiro pra saber se o meu módulo de injeção vai enviar informações compatíveis com que o display espera...se quiser me add no msn pra trocarmos uma ideia é davidfarhat@live.com. Abs!
FranciscoTR4
29/02/2012, 18:25
tbm estou super interessado! Ate meu antigo Renault 1.0 tinha computador de bordo!
vou acompanhar o topico com certeza
Carlo_TR4Flex
03/03/2012, 23:50
Então caros colegas,
A venda no Ebay:
Mitsubishi Pajero Pinin Bordcomputer Temperatur Anzeige Display MR444752 99- | eBay (http://bit.ly/wCw2oJ)
Achei no esquema elétrico da Pajero Pinin um esquema elétrico do Display e quais devem ser os fios a serem puxados da central. Logo posto mais detalhes...
Enfim, compartilhando com vocês o meu projeto para deixar mais exclusivo a viatura!
Abs
Achei uma mais barata. Boa sorte na instalação
http://www.ebay.co.uk/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=380414875696 (http://global.ebay.com/NEW-Genuine-Mitsubishi-Shogun-Pajero-Pinin-Dashboard-Display-Unit-Clock/380414875696/item)
aguardando mais detalhes de instalação.absurdo um carro de 77000 mil não ter um equipamento tao simples.
Gabriel Pereira
06/03/2012, 01:38
To estudando o esquema elétrico primeiro pra saber se o meu módulo de injeção vai enviar informações compatíveis com que o display espera...se quiser me add no msn pra trocarmos uma ideia é davidfarhat@live.com. Abs!
Desejo sorte no estudo, e torço para que seja possível colocar esse opcional nas TR4 nacionais. Tenho uma 2012 AT e realmente sinto falta de um computador de bordo como esse. A pergunta que não quer calar: Será que nossas camionetes são adaptáveis a esse módulo?
Um abraço.
Arlei RS
06/03/2012, 08:40
Na minha eu uso este: PLX Kiwi MPG Trip Calculator / OBD2 Scanner Scan Code CEL Check Engine Light | eBay (http://www.ebay.com/itm/PLX-Kiwi-MPG-Trip-Calculator-OBD2-Scanner-Scan-Code-CEL-Check-Engine-Light-/270856903296?hash=item3f10545a80&item=270856903296&pt=Motors_Automotive_Tools&vxp=mtr#ht_1182wt_698)
FranciscoTR4
06/03/2012, 23:13
Na minha eu uso este: PLX Kiwi MPG Trip Calculator / OBD2 Scanner Scan Code CEL Check Engine Light | eBay (http://www.ebay.com/itm/PLX-Kiwi-MPG-Trip-Calculator-OBD2-Scanner-Scan-Code-CEL-Check-Engine-Light-/270856903296?hash=item3f10545a80&item=270856903296&pt=Motors_Automotive_Tools&vxp=mtr#ht_1182wt_698)
funciona direito esse? como faz para estalar? tenho grande interesse!
Arlei RS
07/03/2012, 06:59
É muito bom, tem varias funcoes, consumo medio, consumo instantaneo, distancia percorrida, distancia restante, temperatura do motor, velocidade, e outras.
A instalaçao é bem facil, vai na tomada dos escaner que fica em baixo do lado do acelereador.
Arlei, manda umas fotos do interior da viatura com o computador... queria ver a instalação, se possível.
abs
Olá!
A uns 2 anos atrás criei um tópico aqui neste fórum, para discutir idéias de como instalar um GPS neste espaço do relógio. Como a altura deste espaço não é suficiente para caber uma tela de GPS dentro, acabei tendo dificuldade em fazer o projeto ir adiante. No entanto tivemos amigos aqui do fórum que instalaram na época. Alguns deixaram parte da tela escondida pra dentro do painel mesmo, e outros foram em lojas de personalização de veículos e mandaram refazer a peça de cima do acabamento em uma altura maior, de modo a caber certinho a tela do GPS. Ficou excelente.
Quando me animei a fazer o mesmo, a única loja de confiança aqui da minha cidade que faz este tipo de trabalho fechou, e voltei à estaca zero.
Com isso, minha segunda idéia tinha sido usar o computador de bordo dessas pajeros pinin e outras vendidas no exterior. Porém ao ver a foto da parte de trás destes módulos desanimei. São 2 ou 3 conectores cheios de vias. Para puxar tudo isso de cabo pra lá, além do trabalho físico em si, teria o problema de descobrir de onde sairia e onde entraria cada fio. Cheguei a pegar o esquema elétrico da pajero pinin, mas devido a grande complexidade em rastrear tudo isso, desisti.
Até que esses dias descobri um software que roda em aparelho de GPS chamado EVOSCAN. Voce liga um cabo especial na porta ODBII/MUTII do veículo e a outra ponta na entrada USB do GPS, e ele captura dados da ECU em tempo real e mostram de forma gráfica na tela... e o melhor, esta tela pode ser personalizada para mostrar os dados que voce quiser, do jeito que voce quiser.
Agora, com este novo recurso, voltou a vontade de colocar o GPS dentro do espaço do relógio. Se alguém fez algo do tipo e puder compartilhar fotos e idéias, seria interessante. Segue anexo uma foto deste EVOSCAN em operação. Como o carro estava em movimento ficou meio tremido, depois vou ver se consigo uma foto melhor.
Agardim, acho que posso te ajudar. Você já viu o PLX Kiwi WiFi? O princípio é o mesmo que você idealizou. A diferença é que trata-se de um módulo conectado diretamente na porta ODBII/MUTII que lança um sinal em WiFi pra dentro do carro com os dados. Com um iPhone, iPad (qq device iOS) ou um Android, vc capta os dados via APP específico e seja feliz:
PLX Kiwi Wifi - Connect your iPhone / iPod Touch to your car's OBD2 OBDII Port. (http://www.plxkiwi.com/kiwiwifi/)
Olá Caíto,
Este que voce está falando especificamente eu não conheço, mas andei vendo vários com outros nomes que fazem isso que voce falou (pegar o sinal do carro e transmitir Wifi/Bluetooth para um iOS ou Android).
Porém vi 2 problemas nesta solução:
1) A maioria dos vendedores e fabricantes não garantiram o funcionamento nas Pajeros mais antigas (não Flex), pois elas usam protocolo MUTII incompatível com os padrões ISO mais atuais das portas ODBII. Garantiram apenas para as mais novas, Flex, que já usam ECU mais "padrão".
2) Minha idéia e minha vontade é instalar o display integrado no painel do carro. Fazer isso com um iPhone ou iPod Touch ficaria muito caro/inviável. Já um GPS é mais barato e mesmo que estrague com o tempo por ficar sujeito a sol e calor forte, sua substituição não seria tão cara.
Obrigado!
Gabriel Pereira
12/03/2012, 23:01
É muito bom, tem varias funcoes, consumo medio, consumo instantaneo, distancia percorrida, distancia restante, temperatura do motor, velocidade, e outras.
A instalaçao é bem facil, vai na tomada dos escaner que fica em baixo do lado do acelereador.
Gostei bastante desse produto. Ele mede tudo isso mesmo? Qual ano da sua TR4? Se realmente ele faz todas essas leituras de forma correta, é um aparelho de grande utilidade. Poderia falar mais da sua experiência com o aparelho em questão?
Você comprou o aparelho no BR ou no exterior? Pelo que pude notar foi no exterior. Usou redirecionador ou veio com frete direto pro BR?
Muito obrigado.
davidfarhat
17/03/2012, 20:31
Agardim, obrigado por compartilhar sua sugestão, realmente é bem mais prático... Eu achei o esquema elétrico também e cheguei bem no ponto onde você desistiu...Tenho um amigo que manja muito de eletrica/eletronica e topou o desafio...Acabei comprando o CPU original e assim que ele descabele o esquema elétrico eu posto aqui na amizade caso mais alguem queira se encorajar. O nosso unico medo é que os parametros da injeçao da Pinin causem muita diferença na aferição para as mediçoes do módulo nacional...Também estou receoso pois estou instalando Unichip. Enfim, vou pagar pra ver rs Abraços!
Amigos,
Eu instalei um computador de bordo via OBD2 no Jimny aqui de casa.
Não tem muito segredo.
Eu acredito que funcione na Pajero. Quanto tiver oportunidade, testo e reporto por aqui.
Abraços,
Gabriel Pereira
19/03/2012, 16:56
Pessoal,
Comprei o produto ScanGauge E para testes.
Assim que chegar (daqui mais de um mês) tiro umas fotos da instalação e do funcionamento.
Abraços.
Boa Gabriel!
Aguardamos os resultados.
Abraço,
=Loras=
Pessoal,
Assim que chegar (daqui mais de um mês) tiro umas fotos da instalação e do funcionamento.
Abraços.
antoniogeo
19/03/2012, 18:13
Amigos,
Eu instalei um computador de bordo via OBD2 no Jimny aqui de casa.
Não tem muito segredo.
Eu acredito que funcione na Pajero. Quanto tiver oportunidade, testo e reporto por aqui.
Abraços,
Fala Loras!!!....
Estive lendo seus tutoriais, e achei a ferramenta (Scangauge) muito interessante, além da instalação ser relativamente simples... estou tentado a fazer um teste na TR4 aqui de casa... se for compatível, trata-se de uma solução muito bem vinda... a questão é investir a grana e não ser compatível...
Fala Loras!!!....
Estive lendo seus tutoriais, e achei a ferramenta (Scangauge) muito interessante, além da instalação ser relativamente simples... estou tentado a fazer um teste na TR4 aqui de casa... se for compatível, trata-se de uma solução muito bem vinda... a questão é investir a grana e não ser compatível...
Antonio,
Realmente é caro... se comprar e não funcionar, desperdício de $.
Infelizmente nenhum amigo tem TR4 por aqui. Se aparecer uma oportunidade, eu testo e reporto.
No mais, agora podemos esperar o teste do Gabriel também.
Abs.
antoniogeo
21/03/2012, 11:53
Pessoal,
Abraços.
Atendendo a sugestão do Loras, também estou aguardando pelo seu teste, Gabriel!!!
Gostei muito nem sabia que era possivel.
Vou ficar no aguardo
AcesHigh
02/04/2012, 23:12
Quero contribuir com essa discussão. Comprei um desses:
ELM327 Bluetooth OBD-II Wireless Transceiver Dongle (http://www.dealextreme.com/p/elm327-bluetooth-obd-ii-wireless-transceiver-dongle-16921)
e funciona legal na minha TR4 2009, junto com meu celular com Android e esse programinha aqui:
Torque Pro (OBD2 / Carro) (https://play.google.com/store/apps/details?id=org.prowl.torque)
Pode ser uma solução. Hoje em dia encontram-se muitos dispositivos Android, de preços e formatos diferentes. O fato do transmissor ser bluetooth evita a necessidade de passar qualquer fio!
[]'s atentos na discussão,
Marcelo Gomes
Exato... essa é uma das opções que relatei no link lá de cima.
Interessante mesmo seria uma unidade multimidia que já viesse com esses programas instalados. Bastaria conectar o ELM327 e pronto. Várias delas usam plataforma Windows / Linux atualmente. Logo não deve ser muito difícil incorporar o novo software.
Se eu soubesse um pouco mais de informática, tentaria.
Abraços.
Reativando um pouco o tópico, entrei em contato com o pessoal do suporte técnico da PLX Kiwi Wifi - Connect your iPhone / iPod Touch to your car's OBD2 OBDII Port. (http://www.plxkiwi.com/kiwiwifi/) Segundo eles, minha ECU suporta o dispositivo (TR4 2009 Flex). Agora estou vendo se eles fazem shipping pro Brasil. Em caso positivo, acho que vou comprar o negócio. Mantenho o tópico atualizado.
Arlei RS
12/04/2012, 12:20
Reativando um pouco o tópico, entrei em contato com o pessoal do suporte técnico da PLX Kiwi Wifi - Connect your iPhone / iPod Touch to your car's OBD2 OBDII Port. (http://www.plxkiwi.com/kiwiwifi/) Segundo eles, minha ECU suporta o dispositivo (TR4 2009 Flex). Agora estou vendo se eles fazem shipping pro Brasil. Em caso positivo, acho que vou comprar o negócio. Mantenho o tópico atualizado.
Eu ia comprar diretamente com eles, mas o frete era muito caro, entao optei pelo EBAY, porem fui tachado pela receita federal.
Eu ia comprar diretamente com eles, mas o frete era muito caro, entao optei pelo EBAY, porem fui tachado pela receita federal.
Já instalou? Tá funcionando legal? Vale a pena?
abs
Gabriel Pereira
16/04/2012, 23:52
Deve chegar daqui 15 dias meu ScanGauge E que comprei via Amazon.com.
Também fui taxado pela Receita Federal, procedimento padrão em se tratando de importação.
Se foi taxado em cima do valor correto, pago e retiro. Senão entro com pedido de revisão do imposto.
Posto as novidades por aqui.
Abraços
Pedido de revisão do imposto é lenda urbana....
Vai demorar um absurdo para resolverem. E o produto fica parado nos Correios esperando.
Depois, vão arbitrar novo valor e pronto.
Coisas do Brasil.
Boa sorte!!!
Abração,
Incrivel como pessoas diferentes pensam da mesma forma diante de determinadas situações. Eu vejo aquele relógio da minha tr4 e penso a mesma coisa, mas como sou mais modesto, quero instalar um voltímetro-relógio-termometro no local, desses que vende no ML, marca temperatura externa e interna, além da voltagem da bateria (com alarme para excesso/falta de carga). Depois posto aqui o resultado.
abçs
Incrivel como pessoas diferentes pensam da mesma forma diante de determinadas situações. Eu vejo aquele relógio da minha tr4 e penso a mesma coisa, mas como sou mais modesto, quero instalar um voltímetro-relógio-termometro no local, desses que vende no ML, marca temperatura externa e interna, além da voltagem da bateria (com alarme para excesso/falta de carga). Depois posto aqui o resultado.
abçs
Posta o link do gadget que vc está falando pra gente ver.
abs
Posta o link do gadget que vc está falando pra gente ver.
abs
é esse aqui:
Voltímetro Digital Relógio Termômetro Interno Externo Carro - R$ 64,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226457987-voltimetro-digital-relogio-termmetro-interno-externo-carro-_JM)
tinha um desses no defender e funciona muito bem. No caso da TR4, penso em retirar a caixa original e adaptar somente o display no lugar do relógio original...
abçs
Hoje instalei o Scangauge II na minha TR4.
Deu um pouco de trabalho para conectar, mas depois de alguns resets e reconexões a CPU ficou funcionando perfeitamente!
Instalei a mesma no local do relógio (TR4 2009), e nao ficou nada mal...
DDanBrazil
03/05/2012, 19:02
Deu um pouco de trabalho para conectar, mas depois de alguns resets e reconexões a CPU ficou funcionando perfeitamente!
fotos..... ?
saulo_borges
04/05/2012, 18:31
Amigo,
Poste uma foto aí para vermos como ficou.
E me esclareça uma dúvida dobre o Scangauge II: Afinal ele trabalha com KPL ou somente MPG?
Abraço
Gabriel Pereira
09/05/2012, 00:55
Bom pessoal,
Chegou hoje meu ScanGauge E, comprado nos EUA via Amazon e enviado por redirecionamento.
Demorou 1 mês e 1 semana para chegar. Fui taxado (R$ 170,00 de II + ICMS) em cima do valor declarado do produto, que foi de $ 95.96 (dolares).
Realizei a instalação na TR4 de maneira bem simples. Pluguei na entrada OBD II, tirei o cinzeiro (aquele abaixo do ar condicionado), puxei o fio pelo buraco, e instalei o mesmo no lugar do cinzeiro, que não utilizo. Coube milimetricamente dentro da "casa" do cinzeiro que até parece que foi feito para ser instalado ali. Se tivesse comprado o Scangauge II, não caberia nesse lugar.
Sei que o ideal seria instalar na altura do painel para não tirar os olhos da estrada, mas não consegui achar um bom lugar para instalação nem no painel, nem perto dele.
A TR4 usa o protocolo de comunicação do aparelho denominado KWPF. Pelo que notei, quase todos as funções do aparelho funcionam.
Seguem as fotos.
Abraços.
346394346395346396346397
Gabriel, ficou bacana, apesar de muito embaixo.
Eu vi essa foto de uma Pinin e fiquei me perguntando... olha o telão que tem esse modelo... e é uma 2005, igual a minha.
346448
Uma pergunta: a TR4 tem algum modelo semelhante nos EUA? Pois mandar vir esse computador de bordo da Europa é uma mão de obra dos diabos.
Abraço!
davidfarhat
21/05/2012, 11:48
Esse telão é uma central multimidia primária, pra fazer funcionar teria que trazer a tela, a moldura, os chicotes, a unidade do rádio e o leitor de dvd...
Se achasse pelo menos essa moldura já daria pra adaptar alguma coisa bacana naquele espaço
Pessoal,
desculpa a demora pra postar (viajo bastante).
Fico a disposição!
349102
349101
é esse aqui: Voltímetro Digital Relógio Termômetro Interno Externo Carro - R$ 64,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226457987-voltimetro-digital-relogio-termmetro-interno-externo-carro-_JM)
tinha um desses no defender e funciona muito bem. No caso da TR4, penso em retirar a caixa original e adaptar somente o display no lugar do relógio original...abçs
Opa,
Esse equipamento sai por US$11,30 no DealExtreme
3.8" LCD Digital Thermometer + Voltage Measuring Bar for Vehicles (http://www.dealextreme.com/p/3-8-lcd-digital-thermometer-voltage-measuring-bar-for-vehicles-27169)
E o frete é grátis.:concordo:
Abs
Opa,
3.8" LCD Digital Thermometer + Voltage Measuring Bar for Vehicles (http://www.dealextreme.com/p/3-8-lcd-digital-thermometer-voltage-measuring-bar-for-vehicles-27169)
Abs
Amigão, você colocou no lugar do relógio original?? Como fez? Coube direitinho? Vale a pena comprar esse lance? Conseguiu colocar o consumo em KM/L ?
Aqui no DealExtreme tem o Scan Gauge por $76 (free shipping). Até pode rolar imposto, mas nunca me taxaram. Só escolher embalagem pra presente (gift) e deixar que entreguem via postal mesmo, sem ser por DHL, Fedex... Segue o link: Scan Gauge 3.2" LCD 3-in-1 Automotive Computer - Worldwide Free Shipping - DX (http://dx.com/p/scan-gauge-3-2-lcd-3-in-1-automotive-computer-115318)
Abraço,
MarcusForin
02/06/2012, 15:48
Opa,
Abs
Tb fiquei interessado, cabe no mesmo local daquele relógio? a instalação é simples??
Amigão, você colocou no lugar do relógio original?? Como fez? Coube direitinho? Vale a pena comprar esse lance? Conseguiu colocar o consumo em KM/L ?
Aqui no DealExtreme tem o Scan Gauge por $76 (free shipping). Até pode rolar imposto, mas nunca me taxaram. Só escolher embalagem pra presente (gift) e deixar que entreguem via postal mesmo, sem ser por DHL, Fedex... Segue o link: Scan Gauge 3.2" LCD 3-in-1 Automotive Computer - Worldwide Free Shipping - DX (http://dx.com/p/scan-gauge-3-2-lcd-3-in-1-automotive-computer-115318)
Abraço,
Fala cara,
Sabes dizer se esse scan da deal extreme funciona na TR4 2006? Outra coisa, será que ele cabe no lugar do relógio original?
Abraço!
Opa.
Eu não o instalei numa TR4.
Como eu já havia visto no DX achei interessante compartilhar com os amigos, pois é mais barato do que no ML.
Abs
Periquitooffroad
04/06/2012, 23:50
Ai gente, também estou interessado em ocupar melhor aquele espaço. Nas minhas pequisas identifiquei que a TR4 a gasolina tem protocolo difícil de ser acessado. Até agora somente o Evoscan parece que faz o link. Peguei um aparelho para testar o V-checker A-301. tem dimensões legais 6,5x 9,5cm. Visor de cristal com a mesma cor do odometro e som original. Várias funções de leitura da injeção (fiz o teste na triton e fiquei empolgado). Faz escolha do que você quer ver na tela 5 itens. Faz verificação de código de erros e apaga códigos gravados. Uma verificação completa. Infelizmente não funcionou na TR4 2005 e na Tracker 2009. Funciona nas TR4 com injeção magnetti marelli (flex).
Tem no mercado livre anunciado mas os preços altos em comparação com essa que me passaram. Se funcionasse é claro. Vou fazer um último teste isolando o pino 1 do conector. Na ObdII são 16 pinos. 8 em cima 8 embaixo.
1 02 03 04 05 06 07 08
9 10 11 12 13 14 15 16 na TR4 gasolina tem disponível pinos 1,4,5,7,9 e 16.
Quem tem o Evoscan, pode dizer como comprou e qual gps instalou?
Ai gente, também estou interessado em ocupar melhor aquele espaço. Nas minhas pequisas identifiquei que a TR4 a gasolina tem protocolo difícil de ser acessado. Até agora somente o Evoscan parece que faz o link. Peguei um aparelho para testar o V-checker A-301. tem dimensões legais 6,5x 9,5cm. Visor de cristal com a mesma cor do odometro e som original. Várias funções de leitura da injeção (fiz o teste na triton e fiquei empolgado). Faz escolha do que você quer ver na tela 5 itens. Faz verificação de código de erros e apaga códigos gravados. Uma verificação completa. Infelizmente não funcionou na TR4 2005 e na Tracker 2009. Funciona nas TR4 com injeção magnetti marelli (flex).
Tem no mercado livre anunciado mas os preços altos em comparação com essa que me passaram. Se funcionasse é claro. Vou fazer um último teste isolando o pino 1 do conector. Na ObdII são 16 pinos. 8 em cima 8 embaixo.
1 02 03 04 05 06 07 08
9 10 11 12 13 14 15 16 na TR4 gasolina tem disponível pinos 1,4,5,7,9 e 16.
Quem tem o Evoscan, pode dizer como comprou e qual gps instalou?
Puxa vida, a minha é justamente uma TR4 2005... tava até animado com isso e agora jogaram balde de água fria. :-(
saulo_borges
20/10/2012, 19:14
CDMAX,
Comprei um Scangauge II e estou com dificuldades para instalar na minha TR4 2005. pode me ajudar?
Qual foi o padrão que ficou funcionando no seu caso? ISO?
Tem relatos aqui que a TR4 2005 está fora do padrão, mas não faz sentido (esperança é a última...).
Abraço
Saulo,
vou verificar qual a programação que esta e mando amanha pro Forum.
Vc vai gostar, as informações são ótimas!
Ewerton
CDMAX,
Comprei um Scangauge II e estou com dificuldades para instalar na minha TR4 2005. pode me ajudar?
Tem relatos aqui que a TR4 2005 está fora do padrão, mas não faz sentido (esperança é a última...).
Abraço
Vinicius4x4
21/10/2012, 17:23
CDMAX,
Abraço
Blz...
ajudando aí...
instalei o meu essa semana....
o padrão usado foi o KWPF
Segue em anexo foto do meu instalado.
[]s
376520
carlos.asj
22/10/2012, 10:42
Blz...
ajudando aí...
instalei o meu essa semana....
o padrão usado foi o KWPF
Segue em anexo foto do meu instalado.
[]s
376520
Parabéns a todos que estão conseguindo fazer funcionar. Também sou outro que olha aquele visor com vontade de trocar.
Parabéns a todos que estão conseguindo fazer funcionar. Também sou outro que olha aquele visor com vontade de trocar.
Estava pensando em comprar uma. O que está acontecendo? Pq não tá rolando?!
OBS: alguém comprou e mandou entregar diretamente aqui? Qual o canal?
Não entendi ainda pra que serve esse Scangauge... é só pra mostrar TRIP, consumo e temperatura??? é um computador de bordo?
Quais são as funções?
Abs e desculpem a ignorânci.
saulo_borges
24/10/2012, 22:12
Não entendi ainda pra que serve esse Scangauge... é só pra mostrar TRIP, consumo e temperatura??? é um computador de bordo?
Quais são as funções?
Abs e desculpem a ignorânci.
Leojaz,
Veja as funcionalidades no site ScanGauge - Trip Computer + Digitial Gauges + ScanTools (http://www.scangauge.com) é o modelo Scangauge II.
Leojaz,
Veja as funcionalidades no site ScanGauge - Trip Computer + Digitial Gauges + ScanTools (http://www.scangauge.com) é o modelo Scangauge II.
Valeu Saulo!!!!!
diogo ludovico
31/10/2012, 10:19
Realmente na TR4 2005 está dificil de conseguir fazer funcionar.
Estou usando o Elm 327 OBD II com o programa Torque Pro, funciona em todos os carros menos na TR4 2005 :(
Já testei em 5 veículos de marcas diferentes (kia soul, ford Ká, Honda Civic, citroen C4 e até no meu samurai que é GM mas com o modulo "alterado"(eliminei os avisos de cinto, ABS, Air bag e tudo que era desnecessário). Tofos funcionam Plug&play:curtir:
Mas na TR4 ele não faz a ligação, e aparece o aviso de não é possível conectar com a ECU.:freaking:
Tentei com um outro adaptador OBD II de outra marca mas ele também não conecta...
Assim que tiver um tempo vou testar na TR4 2009 do meu primo, quem sabe o mal não é só das 2005?:pensativo:
Eu comecei a ler esse tópico com um sorriso no rosto, crente que iria acabar com aquele reloginho sem vergonha... mas minha TR4 é 05/06 e to começando a perder as esperanças... =/
Boa tarde Galera!!
O meu sobrinho trouxe um ScanGauge II de lá das terras do Tio Sam.
Instalei ontem mesmo e graças ao Fórum e seus mestres Jedis consegui fazer funcionar de primeira!!
Parabéns a todos do Forum porque aqui sim temos como nos socorrer e crescer no mundo 4x4.
Muito obrigado à todos!!
e ai caíto você comprou e conseguiu instalar? valeu a pena? notei que no espaço do relogio inútil cabe perfeitamente meu iphone, e já o uso lá como GPS e tocador de música, agora adicionar mais essa funcionalidade seria demais!!
diogomari
24/01/2013, 12:50
e ai caíto você comprou e conseguiu instalar? valeu a pena? notei que no espaço do relogio inútil cabe perfeitamente meu iphone, e já o uso lá como GPS e tocador de música, agora adicionar mais essa funcionalidade seria demais!!
Compra esse que dá certo para Iphone, Ipad e Ipod Touch!!!!!
ELM327 WiFi OBD 2 Car Diagnostic Reader Scanner with Wireless | eBay (http://www.ebay.com/itm/Elm327-WIFI-OBD-2-Car-Diagnostic-Reader-Scanner-with-Wireless-/260974916217?pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item3cc3513279&vxp=mtr)
Se vc tiver algum aparelho com Android rola comprar esse que é bem mais barato!
Mini ELM327 Interface V1 5 Bluetooth OBD II OBD2 Auto Car Diagnostic Scan Tool | eBay (http://www.ebay.com/itm/Mini-ELM327-Interface-V1-5-Bluetooth-OBD-II-OBD2-Auto-Car-Diagnostic-Scan-Tool-/370721949301?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5650c00675)
Abraços!!!!!
diogo ludovico
29/01/2013, 15:01
O ELM 327 não comunica com o modulo da TR4 2006 (só gasolina). Ele acopla, mas não obtem as leituras e não fecha o link com o modulo.
Nas TR4 flex funciona perfeitamente.
O ELM 327 não comunica com o modulo da TR4 2006 (só gasolina). Ele acopla, mas não obtem as leituras e não fecha o link com o modulo.
Nas TR4 flex funciona perfeitamente.
Existe algum modelo no mercado que consiga se comunidar com a TR4 2006 ?
srgrande
11/02/2013, 22:33
Instalei um SCANGAUGE II num Pajero 3.2 DID. O brinquedo realmente é legal, tem um bocado de informações.
Existe algum modelo no mercado que consiga se comunidar com a TR4 2006 ?
Bom dia pessoal.
Os engenheiros e técnicos de plantão, podem me falar se este simples modelo do DX, serve na TR4 2003. Minha intenção é colocar um trip computer no lugar do reloginho digital simplório. Boas trilhas a todos.
4-in-1 Auto Car Vehicle Trip Computer Monitor - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/4-in-1-auto-car-vehicle-trip-computer-monitor-129815)
davidfarhat
10/04/2013, 18:52
Lembrando que o módulo de injeção das TR4 até 2006 (antes do facelift) são diferentes das seguintes. A minha (07/08) é apenas a gasolina e funciona perfeitamente com o ScanGauge assim como os ELM327 OBDII
Como curiosidade, existem algumas outras modificações nas TR4 gasolina (pré flex) das primeiras, como coletor de escapamento (prensado, um lixo), dois catalisadores + duas sondas lambda e por fim a ausência de regulagem de avanço, nas ultimas...
Bom dia pessoal.
Os engenheiros e técnicos de plantão, podem me falar se este simples modelo do DX, serve na TR4 2003. Minha intenção é colocar um trip computer no lugar do reloginho digital simplório. Boas trilhas a todos.
4-in-1 Auto Car Vehicle Trip Computer Monitor - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/4-in-1-auto-car-vehicle-trip-computer-monitor-129815)
Amigo, acredito que não funcione, cfe alguns posts atrás, já que o módulo de injeção é diferente. Por isso que desisti de colocar um desses na minha 2005.
Amigo, acredito que não funcione, cfe alguns posts atrás, já que o módulo de injeção é diferente. Por isso que desisti de colocar um desses na minha 2005.
Ajuda isso?
https://www.scantool.net/forum/index.php?topic=4433.0
Yes, their scan tool connect to my vehicle and work correctly. Their tools connect using ISO9141 protocol in my case (not ISO9141-2) and use pins 4, 5, 7, 16 and 15 (4, 5 - GND, 16 - +12 V, 7 - K-Line, 15 - L-Line). For this product pin 15 may or may not be present - is it critical?
Detalhes do conector OBD.
https://www.scantool.net/support/index.php?_m=knowledgebase&_a=viewarticle&kbarticleid=2&nav=0
Este post de outro site também é interessante:
"My Pinin is made in Italy asMy Pinin is made in Italy as all Pinins were so it has an OBD2 interface, but it is different in all European cars. We use KKL (K line) wire designed for VW , Audi, Seat and Skoda and the EvoScan software. I have 2002 year, in older DTC can be "blinked" by using PIN 1 and 4 (the same as in OBD1).
Evo Scan is very useful software. It can clear DTC, and many more functions.
Error Codes | Pajero IO, Pinin, TR4, Community forum (http://www.pajerio.com/forum/error-codes)
Este post de outro site também é interessante:
"My Pinin is made in Italy as
My Pinin is made in Italy as all Pinins were so it has an OBD2 interface, but it is different in all European cars. We use KKL (K line) wire designed for VW , Audi, Seat and Skoda and the EvoScan software. I have 2002 year, in older DTC can be "blinked" by using PIN 1 and 4 (the same as in OBD1).
Evo Scan is very useful software. It can clear DTC, and many more functions.
Error Codes | Pajero IO, Pinin, TR4, Community forum (http://www.pajerio.com/forum/error-codes)
Pois é Danilo, o problema é o protocolo e talz. Sabemos que OBDII ele conecta, mas não lê. Não quero arriscar em comprar esses produtos e ficar atolado. E não tenho "mão" para eletrônica, hehe. Eu queria plug and play, e não plug and pray.
IGORFROTA
02/09/2013, 15:13
Galera,
Comprei no DX um Elm327 que teoricamente seria para qualquer protocolo.
Instalei na minha Full 2004 3.2 DID e tentei acessar as informações através do Android em um S3 com o programa Torque.
Consigo parear o bluetooth do celular com o equipamento, mas o torque fica fazendo auto search atrás do protocolo correto e nunca fecha a conexão.
Alguém sabe qual o protocolo desse carro ?
Será que é compatível ?
saulo_borges
02/09/2013, 22:13
Scangauge não funciona na TR4 2005. Comprei e me ferrei.
Uma coisa é o conector padrão OBDII que ela tem, e outra é o protocolo da central que é muito incomum e ainda desconeço algum aparelho genérico ou software que "fale a mesma língua". Cansei de estudar isto e não chegar a lugar algum.
Gente protocolo padrão MITSUBISHI MUTII e MUTIII, usando o software EVOSCAN e cabo com pinagem proprietária.
EvoScan OBDII Mitsubishi Subaru DataLogger Scantool (http://www.evoscan.com)
Gente protocolo padrão MITSUBISHI MUTII e MUTIII, usando o software EVOSCAN e cabo com pinagem proprietária.
EvoScan OBDII Mitsubishi Subaru DataLogger Scantool (http://www.evoscan.com)
Malcher
Me manda uma mensagem no WhatsApp, ou o link do por aqui. Quero comprar, só não entendi bem, qual dos programas e melhor qual cabo.
Quero fazer leituras de consumo e temperatura somente. Não me interessa programação.
sds
Danilo
__Maciel__
14/12/2014, 19:33
Alguém sabe se o ScanGauge e o ELM327 OBDII funcionam na Pajero sport 3.5 v6 gasolina?
diogo ludovico
15/12/2014, 20:43
Funciona na gls 3.5 v6 a gasolina, então acho que sim
saulo_borges
15/12/2014, 21:09
Alguém sabe se o ScanGauge e o ELM327 OBDII funcionam na Pajero sport 3.5 v6 gasolina?
Vc está em BH? Se sim é só passar aqui em casa e testamos.
__Maciel__
23/12/2014, 22:26
Vc está em BH? Se sim é só passar aqui em casa e testamos.
Fala Saulo,
Não possuo a viatura. Ainda estou a procura de uma aqui na região de BH, pra 2015. Abraço
adriano84
10/10/2017, 21:25
Fala Saulo,
Não possuo a viatura. Ainda estou a procura de uma aqui na região de BH, pra 2015. Abraço
Uso e recomendo o UltraGauge. Desculpe a insistencia, mas ele funciona muito bem e foi compativel com a minha. TR4 2006. UltraGauge - Mitsubishi Pajero TR4 2006 Consumo (Pequeno Percurso) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2VU8k4EIeUQ)
Claudio Tieppo
05/10/2021, 08:24
Boa tarde Saulo, adquiri um TR4 E gostei do que li nos posts do computador de bordo. Voce ainda tem material sobre este assunto? sou de BH tambem. se puder me contatar por whatsapp para me ajudar seria bom. obrigado. Claudio 31 99325 2889