Ver Versão Completa : 4 link calculator
samukanvas
17/04/2009, 18:32
:lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Cara, tô rachando o bico aqui, kkkkkkkkkkk
X2!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Sem preconceitos, mas foi muito engraçado.... :lol:
Pensem da seguinte forma, não pretendo ficar eternamente com o Niva (ufa!), e o Samuca não tem banco trazeiro (esquece, aquilo serve só de enfeite). Então vamos ao que interessa:
Tenho uma garrafa de vodka russa aqui fechadinha e detesto beber sozinho:grin:
putz ces são foda...
Cara vc podia alongar o niva.. isso seria HARDCORE
ow trampinho hardcore... se bem que uma variant já é alongada neh?
é "plug n PREY" só rezando auhahua
putz ces são foda...
Cara vc podia alongar o niva.. isso seria HARDCORE
ow trampinho hardcore... se bem que uma variant já é alongada neh?
é "plug n PREY" só rezando auhahua
Já tem Niva alongado... e 4 portas! É feio pra cacete.
jesus... eu acho que eu vou me calar... tudo o que falo se realiza...
POW QUE EU GANHE NA MEGA SENA ENTÃO
Vejam aqui no Extreme4x4 uma aula sobre suspenção :concordo:
http://www.spike.com/full-episode/suspension-101-rock/30579 (http://www.spike.com/full-episode/suspension-101-rock/30579)
fabiano carraro
21/04/2009, 18:56
DEUS ti ouça meu amigo.:concordo:
mas só pros 5 primeiros pois os 6 ja vao ter dono........:mrgreen:
http://www.spike.com/full-episode/suspension-101-rock/30579 (http://www.spike.com/full-episode/suspension-101-rock/30579)
Obrigado, agora vou arrumar outras coisas para ficar perguntando, rs :grin:
cacanakagi
26/06/2009, 20:00
Virge... deve ser mais feio q encoxar a madrecita na fila da óstia... E olha q isso é feio hein.........
equipeminas4x4
07/07/2009, 16:45
para os preguiçosos, curiosos, estudiosos, ou mesmo para os vagabas q não tem o que fazer, uma video aulo sobre suspensão.
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
07/07/2009, 17:10
Marcel,
Que que é isso... é uma espécie de "vale à pena ver de novo"?:pensativo:
O vagaba preguiçoso aquí já assistiu isso... o Farm já postou.:mrgreen:
Se liga velhão:odedo:
[]'s
equipeminas4x4
08/07/2009, 11:29
Marcel,
Que que é isso... é uma espécie de "vale à pena ver de novo"?:pensativo:
O vagaba preguiçoso aquí já assistiu isso... o Farm já postou.:mrgreen:
Se liga velhão:odedo:
[]'s
que SF, eu ainda não tinha visto, até pq não tenho mais saco pra estudar essa merda. O dia que eu ficar maluco novamente ou mais maluco mando pro Bill fazer e ele QSF pra achar a solução.
[]'s
Gilbertojipeiro38
12/08/2009, 16:44
para essa suspensao das fotos abaixo quais sao os calculas envolvidos?
FernandoRisso
12/08/2009, 17:07
Gilberto,
Tem um calculator de 3link com panhard, que é justamente a suspensão das fotos.
Veja aqui: http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=204893 --> tem a planilha para download.
[]'s
para essa suspensao das fotos abaixo quais sao os calculas envolvidos?
Não existe nenhum tópico da construção desse buggy? Gostava de saber mais dados em relação ao motor câmbio etc...
Gilbertojipeiro38
31/08/2009, 16:26
Gilberto,
Tem um calculator de 3link com panhard, que é justamente a suspensão das fotos.
Veja aqui: http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=204893 --> tem a planilha para download.
[]'s
essa planilha tambem serve pra dianteira? ou faço ela identica a trazeira?
FernandoRisso
31/08/2009, 17:51
Gilberto,
Considere o antisquat como antidive, a sugestão é fazer uma suspensão dianteira com bons números e estabilidade similar a traseira, logo vc terá um conjunto equilibrado e não tentando fazer a dianteira compensar o movimento da dianteira.
[]'s
Gilbertojipeiro38
31/08/2009, 18:44
[QUOTE=FernandoRisso;971753]Gilberto,
Considere o antisquat como antidive, a sugestão é fazer uma suspensão dianteira com bons números e estabilidade similar a traseira, logo vc terá um conjunto equilibrado e não tentando fazer a dianteira compensar o movimento da dianteira.
[]'s[/Q
serao como as fotos abaixo
samukanvas
31/08/2009, 20:31
[QUOTE=FernandoRisso;971753]Gilberto,
[]'s[/Q
serao como as fotos abaixo
Taí um conceito de suspa que eu aprecio muito!!
Acho que ficará bem legal :concordo:
abs
essa planilha tambem serve pra dianteira? ou faço ela identica a trazeira?
Gilberto,
Tenta essa :concordo:.
Abraços,
Dirceu
Gilbertojipeiro38
01/09/2009, 07:28
Dirceu ja to usando eesa planilha excelente
FernandoRisso
01/09/2009, 08:37
Gilberto,
Está pensando em fazer 3link com panhard na dianteira e traseira? Os gringos usam muito em moonbuggys por ter pouca interferência com o chassis ao invés de 4link com links triangulados.
Uma opção é fazer um 4link com os superiores paralelos ou levemente inclinados e inferiores triangulados.
[]'s
Gilbertojipeiro38
01/09/2009, 11:17
Fernando
a soluçao do 3 link pra trazeira eh melhor porque deixa mais espaço pro powertrain nao bater nos links
voce sabe os vaslores de antisquat e antidrive que els usam?
FernandoRisso
01/09/2009, 13:05
Gilberto,
Faz tempo que não leio sobre o assunto e moonbuggies usam um setup diferente dos carros para trilha. As opiniões variam de 0 a 200, só como referência montamos no BoB com peso e CG estimados um antisquat de 80 a 120, sendo que em 100 o movimento é muito pequeno, tanto em compressão ou extensão em aceleração.
[]'s
Jack Jipeiro
17/02/2010, 23:50
Pessoal,
Depois de ter lido este topico inteiro, restaram algumas duvidas.
1. Quando dizem que é necessario uma distancia entre os links superiores e inferiores de 8 a 10 polegadas, essa distancia é horizontal ou vertical?
2. na planilha do 4link calculator, o valor do y, é o total da separação horizontal, ou o quanto ela vai para cada lado a partir do centro?
[]s...
FernandoRisso
18/02/2010, 17:41
1. Vertical
2. Y = vertical / X = horizontal
[]'s
Jack Jipeiro
18/02/2010, 22:05
não esta muito claro pra mim, a questão vertical\horizontal.
Poderiam explicar melhor???
[]´s
Londrinense
13/09/2010, 09:45
Este tópico é excelente e sinto por estar parado...
Estou com uma F75 totalmente original e como é um carro que "sobra" pois tenho o troller para as trilhas, quero modificar. Quero entrar em lugares que não tenho coragem com o Troller...
Vou abrir um tópico pra isso, quando iniciar, pois vou precisar da ajuda de vcs!
Até o momento busco teoria, não quero ficar picando ela inteira sem idéia ou base do que estou construindo.
Segue o 4 link calculator mas em português, todos os campos ou quase, possuem descrições explicativas em Port/BR e com alguns conceitos, somente foi feito na primeira planilha! Todos eles foram retirados aqui do fórum, pode estar errados ou precisando ser melhorados, mas é um começo, aceito ajuda!!!
http://www.megaupload.com/?d=669N2YO9
Londrinense
14/09/2010, 23:00
Recolocando o arquivo!
Na pressa de mostrar o programa, acabei colocando o programa sem modificações, segue o link com o programa modificado:
http://www.megaupload.com/?d=4IPMQBTV
Quem puder corrigir, agradeço!
Londrinense
10/10/2010, 19:49
Morreu o tópico? Que pena!!:parede:
FernandoRisso
10/10/2010, 23:22
Londrinense, o q vc quer fazer?
Já leu todos os tópicos no pirate e o artigo da 4wheel que está aqui em algum lugar?
Se sim, pegue a fita métrica e vá medir sua F, o exercício é ver o q cabe e não mudar tudo para encaixar, vai ser mais fácil e rápido, experiência própria. Jogue na planilha e puff, vc terá os #s.
Boa sorte.
[]'s
ô Povo..
to matutando aqui com a supa dianteira, porem no esquema 3link com panhard tá complicado achar um lugar centrado p/ colocar o upper ( o carter atrapalha, e p/ fixar no chassis teria de fazer uma travessa embaixo do cambio e quando precisar tirar o cambio fudeu.. heheeh)
a unica maneira que cabeira que caberia um 3link c/ panhard da dianteira é se deslocasse bastante o upper pq um dos lados, alguem usa assim? durante frenagens fortes do carro nao tende a puxar p/ lado?
outra solucao seria partir para um 4link ( 4 links paralelos) + panhard, procurei um 4link w/ panhard calculator mas nao achei... como fazer? uso o 4link caculator normal mesmo, usando os links paralelos e meto uma panhard do "olhometro" mesmo??
FernandoRisso
19/01/2011, 14:07
Fabil,
Usa o 4link calculator mesmo, a panhard não tem influencia nos #s gerados.
Agora se vc tem problemas para encaixar 1 link superior, 2 será mais complicado ainda.
Sugestão, coloque 1 upper no lado do motorista preso na lateral interna do chassis (com pouca triangulação), já que será o lado mais propenso a torção sob aceleração. Já vi muitos setups montados com o link superior do lado do passageiro e parecem funcionar bem.
[]'s
valeu risso..
mas por incrivel que pareca, colocar 4 links paralelos ao chassis me dá muito menos interferencia do que um unico upper angulado...
valeu
cacanakagi
08/04/2011, 13:00
Vamo lá... pra por no Samurai... Usufruindo da idéia de cortar o que estiver no caminho da suspensão.....
cacanakagi
08/04/2011, 13:07
Um pequeno acerto nos calculos.
vc vai cortar o tanque tb? :mrgreen:
pq a posicao dos uppers no eixo a travessa que vai atras do tanque vai atrapalhar...
cacanakagi
08/04/2011, 15:51
vc vai cortar o tanque tb? :mrgreen:
pq a posicao dos uppers no eixo a travessa que vai atras do tanque vai atrapalhar...
Cortar não que dá muito trabalho... Vou tirar ele dali mesmo... Ou coloco um de plástico em cima ou mando fazer um banquinho igual do PV...
O Samurai não é pra passeio mesmo... Só uso pra Trilhas... O de passeio vai acabar sendo uma f1000 que pretendo traçar mais pra frente...
Alguém fabrica kit 4-link para o CJ5? To com preguiça de construir eu mesmo...
E aí? Ganhou na Mega-Sena ou nem jogou?:twisted:
Aproveita que tá acumulada!
Claudio Almeida Machado
25/04/2012, 15:44
Pessoal estou a eu mesmo contruir um 4-link para meu cj, o mesmo é para trilhas.
Porém estou com duvida em relação a qual mola usar, ja tive algumas dicas de alguns amigos aqui do forúm, mas quanto mais pessoas opinarem melhor....
Ja li quase todo o tópico, muito grande...rsrs e cheguei a algumas conclusões, mas a guestão das molas ainda esta meio embararalhada.
Meu jeep tem motor original 6c, bem pesado então qual mola a ultilizar? na traseira me falaram que a da santana quantum da conta do recado...e na frente? Seria bom mandar fazer molas sobre medidas? quanto maior o numero de elos da mola eu vou ter mais conforto???
Gostaria de ter um bom curso de suspensão com um pouco de maciez se possível...
Eu mesmo irei confeccionar os links...
cacanakagi
26/04/2012, 10:46
Pessoal estou a eu mesmo contruir um 4-link para meu cj, o mesmo é para trilhas.
Porém estou com duvida em relação a qual mola usar, ja tive algumas dicas de alguns amigos aqui do forúm, mas quanto mais pessoas opinarem melhor....
Ja li quase todo o tópico, muito grande...rsrs e cheguei a algumas conclusões, mas a guestão das molas ainda esta meio embararalhada.
Meu jeep tem motor original 6c, bem pesado então qual mola a ultilizar? na traseira me falaram que a da santana quantum da conta do recado...e na frente? Seria bom mandar fazer molas sobre medidas? quanto maior o numero de elos da mola eu vou ter mais conforto???
Gostaria de ter um bom curso de suspensão com um pouco de maciez se possível...
Eu mesmo irei confeccionar os links...
Olha Cláudio, o tópico tá meio abandonado... eu fiz um cálculo pela planilha e postei no fórum e até agora ninguém me respondeu nada... Tipo dê mais angulo nos links internos ou nos externos... quanto as molas, experimenta a da quantum 4x4 que pelo que vi, tem um bom curso e até aguentam um peso razoável... O número de elos é relativo pois o diâmetro/expessura da mola influencia, como também a dureza do material....
Claudio,
Procura o Fernando Risso(que abriu o topico), no dele ele uzou as molas da toyota, 1/4 eliptica e se não me engano amortecedores rancho de 13". O jeepe que é do irmão dele, já está rodando ha um tempão com essa configuração, pergunta p/ ele como ficou.
cacanakagi,
ninguem respondeu, devido o assunto estar um pouco batido, eu tambem fiz esse tipo de pergunta e os caras me responderão muito bem, o Fernando, Regis, Bill, Tanuri ...(mas foi no começo do tópico) hehehe.
dá uma lida no tópico de novo, veja se encontra o que procura, se não, não desista, alguem vai te responder. hehehe!
Abraços!
Kako.
Claudio Almeida Machado
28/04/2012, 08:15
Pessoall, me ajudem...
Estou para instalar 4 link em um cj5, não estou conseguindo entender o programa direito, estou oreiando rsrs...Alguém ja tem os calculos prontos? podem me passar as configurações dos links?
Cacanakigi,
Vc ja fez neh os cálculos, mas pelo visto ta com dúvida tbm neh, vamos esperar mais um pouco para ver se aparece alguém...
Abraços a todos
nao existe calculos prontos nao... cada projeto vai gerar numeros diferentes. a menos que vc construa dois jipes exatamente iguais
all,
Sei que dá uma preguiça danada, porque o tópico é grande, mas se lerem ele do inicio, suas duvidas vão ficando cada vez especificas, sobre como cada valor da tabela influenciara no comportamento da suspenção, e principanmente que tipo de comportamento vc espera da suspenção.
uma dica: Spoa + jumelos revolvers, molas da Toy (dianteira do jipe Toy e traz, da caminhonete - mais longas), e amortecedores grandes.
é uma configuração testada e aprovada por muitos aqui. E o proximo passo, 4link.
com essa configuração vc's vão curtir bastante o carro, enquanto desenvolvem o 4link.
Abraços!
kako.
M-Beltrame
30/04/2012, 11:34
Iae povo bleza?
Já q o tópico não ta na área hard, eu qro falar da suspa 4 link q eu estou desenvolvendo para o meu niva:mrgreen:
Zuera...
Eu li o tópico inteiro e estou fazendo a minha 4 link pro dollar ( q não tem previsão para sair do papél:mrgreen:).
Cheguei em um ponto q ao meu ver esta quase bom, só qro baixar um pouco o AS para ele ficar próximo a 80~90% mas por mais q eu mexa eu não consigo. Alem disso eu qro saber quanto pesa um D44 do cj5 e da rural.
Os nº da tabela estão bons?
T+ e valeu.
M-Beltrame
30/04/2012, 11:49
Não consegui anexar o arquivo, vou tentar em outro pc...
Não sei se é possível, mas no inicio do tópico todas as fotos, arquivos e link´s foram perdidos, seria muito bom se ele focem "achados"hehehe:mrgreen:
T+
M-Beltrame
06/05/2012, 18:01
Iae povo bleza?
Já q o tópico não ta na área hard, eu qro falar da suspa 4 link q eu estou desenvolvendo para o meu niva:mrgreen:
Zuera...
Eu li o tópico inteiro e estou fazendo a minha 4 link pro dollar ( q não tem previsão para sair do papél:mrgreen:).
Cheguei em um ponto q ao meu ver esta quase bom, só qro baixar um pouco o AS para ele ficar próximo a 80~90% mas por mais q eu mexa eu não consigo. Alem disso eu qro saber quanto pesa um D44 do cj5 e da rural.
Os nº da tabela estão bons?
T+ e valeu.
Eu não estou conseguindo aumentar o Roll center e baixar o Roll axis. No que eu posso mexer? Ou ja esta bom assim???
345759
T+
Eu não estou conseguindo aumentar o Roll center e baixar o Roll axis. No que eu posso mexer? Ou ja esta bom assim???
345759
T+
experimente abaixar a fixaçao dos lowers no chassis
M-Beltrame
06/05/2012, 20:19
experimente abaixar a fixaçao dos lowers no chassis
Boa noite Fabil.
Uia, mexi e ficou quase ótimo:mrgreen: só tenho q dar um jeito no roll axis q ficou negativo...
345802
MAs repare que os Upper ficara quase retos, sera q a os lowers estão angulados o suficiente para segurar os movimentos laterais?
T+
M-Beltrame
06/05/2012, 21:21
Agora eu acho q ficou bom!!!:grin:
345826
Só estou na duvida se os link´s estão angulados o suficiente:pensativo:
T+
em torno de 25º de algulaçao é o suficiente
Beltrame,
Antes de jugar os valorer na planilha, vale a pena ler ente artigo, está em ingles mas nada que o google não de um jeito, o artigo ensina a fazer os link's, sem o uso da planilha, e por isso nos dá uma noção basica de onde começar.
Depois vc pega os valores, joga na planilha e faz os ajustes.
O arquivo 4 link - Tech Article on-line na página da "4 Wheel & Off-Road", no endereço
http://www.4wheeloffroad.com/techart...131_0306_link/.
Abraço!
Kako.
M-Beltrame
07/05/2012, 21:39
Kako, o link não abriu.
Aparece uma msg escrito: Bad requisit.
T+
e agora?
Four Link Suspension, Truck Suspension, Off Road Suspensions - 4 Wheel & Off Road (http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/suspension/131_0306_four_link_suspension_part_1/index.html)
veja tambem o link da part 2
Falow!
M-Beltrame
08/05/2012, 07:51
Agora foi KAKO:concordo:Mas eu já tinha lido... um outro forista já tinha colocado aqui no tópico.
Msm assim obrigado.
T+
Agora foi KAKO:concordo:Mas eu já tinha lido... um outro forista já tinha colocado aqui no tópico.
Msm assim obrigado.
T+
Gostei, boas informações