Ver Versão Completa : V6 falhando
Moisés S.M
26/02/2012, 23:27
Fazia tempo que não tinha um problema na Ranger...Vamos lá.Faz um tempo que ando sentindo a viatura manca...tu pisa e ela parece não responder,o giro sobe mas ela demora pra pegar velocidade.Pensei que poderia ser embreagem,porem não patina nem nada.Troquei velas,bobina,sensor da lenta,cabos,bomba a uns 2 anos atrás,junto fiz limpeza de bicos,reguladores de pressão etc.Hoje ela tá com 170 mil km,existe alguma peça que tem que ser trocada nesse v6 com essa quilometragem?Final de semana passado,dei uma pisada nela e ela deu um soco,meio que afogou,depois a lenta caiu e ela ameaçou a apagar,não andava,pisei fundo no acelerador e ela ficou engasgando,dai passei pro gnv e ela foi embora...dpois cheguei em casa,dei uma geral nela e ela voltou ao normal.Achei essas falhas muito parecidas com a bomba de combustível,já troquei uma vez e conheço o sintoma,mas como disse ela tem uns 2 anos só,oq pode estar ocasionando essas falhas???se fosse parte elétrica o gnv ia ficar 10x pior? alguém tem alguma ideia?abs
Mesmo tendo somente dois anos faz um teste de pressão na bomba.
Seu carro tem relê para desligar a bomba de combustível quando passa para o GNV? Se tiver, essa gambiarra pode falhar e andando sem gasolina usando GNV, bastam uns minutos para danificar a bomba.
Verifica também o filtro de combustível, entupido ele também faz isso.
Pedro Eduardo Patussi
27/02/2012, 09:05
moises eu colocaria primeiro um aditivo na gasolina para limpeza de bico...logo q eu comprei a ranger...ela era bem manca...coloquei 2x aditivo stp injector cleaner...a caminhonete virou um veneno...canta pneu facil facil se vc pisar pra ela andar...porem o consumo piorou...ja q agora ela bebe com vontade kkkkkkk...ai se num melhorar...parte pra filtro de combustivel...dps bomba...
vc descarboniza o motor com car80?? e as outras peças...como atuador da marcha lenta...
Moisés S.M
27/02/2012, 09:43
Pois é,não tinha me ligado no filtro de combustível,faz uns 20 mil k que troquei ele.Vou trocar o filtro,colocar o STP seguindo as tuas dicas.O atuador é novo,tem uns 10 mil k,sera que já é hora de descarboniza-lo?quais as outras peças??abs
Pedro Eduardo Patussi
27/02/2012, 10:41
eu acho q 20mil km...não é suficiente pra causar problemas no filtro de combustivel não...a minha esta sem trocar filtro de combustivel faz 70mil km.... kkkkkkkkk olhando as notas de manutenção q o antigo dono me deu...e ta normal...só ta bebendo bastante 6km/l entre cidade/rodovia/estrada de terra
e acho q tbm não vou trocar o filtro de combustivel não... estamos com medo de estar td ressecado e quebrar qnd tirar..
sera que já é hora de descarboniza-lo?quais as outras peças??abs
PCV e corpo da borboleta, mas não causam perda de força.
Vale a pena também verificar se tem fuga de corrente nos cabos de vela, que costumam encostar em partes quentes danificando a borracha, causando muita perda de força.
Catalisador entupido:pensativo:
sandersondf
27/02/2012, 12:30
tá com cara de filtro mesmo
a gente geralmente troca tudo antes de se ligar que ele existe e entope
Marcelo Corradi
27/02/2012, 14:22
a sua Ranger roda muito ou pouco?
pq a minha fez isso umas duas vezes, e depois voltou ao normal. mas eu acho q pode ter sido combustivel velho, pq ela tá ficando muito parada, rodando bem pouco.
mas os sintomas são de problema de alimentação msm. como a bomba é "nova", deve ser filtro ou combustivel batizado.
Moisés S.M
27/02/2012, 15:00
Rodo bastante com ela,apesar de ter gnv,rodo mais na gasolina que no gás.Tmbm acho que seja o filtro,vou troca-lo.Dpois aviso se melhorou ou não.obrigado
Moisés S.M
01/03/2012, 17:47
Hoje troquei o filtro de combustível,e já coloquei um STP no tanque...Melhorou bastante,acho que era o filtro mesmo.abs
Desculpe aproveitar o post
Depois de trocar cabos de velas, velas e regular o GNV a Explorer agora demora a pegar na gasolina mas não falha nem na gasolina e nem no GNV alguem tem alguma sugestão? obrigado
Thiago Serpa
13/05/2012, 15:35
Boa Tarde pessoal! Reavivando o topico, minha Ranger ta emgasgando muito logo quendo liga. Bate a cheve ela fica falhando, engasgando.
Ontem coloquei o aditivo preto da Bardal para limpar bicos e peguei estrada. Passados 100 km melhorou bastante, especialemente depois de esquentar o motor mas com ela fria é complicado. Precisa dar umas aceleradas para ela melhorar, mas fica boa mesmo so depois que esquenta. Engraçado que apareceu agora depois de sair da revisão. Foram trocadas as velas e os cabos. Algúem teria mais suspeitos pra indicar?
Será que não é a bomba de combustível falhando?
Pra quem está com problema para ligar é bom dar uma verifica no motor de arranque também!
Abs
Foram trocadas as velas e os cabos
Pode ser também velas erradas, tem um jogo da Bosch que serve para vários motores, inclusive o V6 OHV e o carro fica um lixo.
Também vale a pena retirar todos os cabos e encaixar novamente, tendo o cuidado de marcar a posição de cada um.
Se os cabos instalados foram da Bosch, fique esperto para não encostar em partes quentes, pois são muito curtos.
Desculpe aproveitar o post
Depois de trocar cabos de velas, velas e regular o GNV a Explorer agora demora a pegar na gasolina mas não falha nem na gasolina e nem no GNV alguem tem alguma sugestão? obrigado
Resolvido troquei o filtro de combustivel e pronto voltou ao normal
estranho que o filtro atrapalhe na partida e depois funcione normal mais vai saber kkkkkkkkkkkkkkkk mistério.
Thiago Serpa
29/05/2012, 20:01
Vamos lá... Paramos a ruiva pra manutenção... Diagnostico do meca - e mais uma vez a orientação do forum acerta - a bomba de gasolina tava meia boca... menos de 2 bar de pressão. Instalada bomba nova... limpeza de bico... regulagem, scanner... cara... acho que nunca vi o motor tão bruto... O cara até me entregou o print do relatorio do scanner com o antes e o depois. Bem interessante...
Moisés S.M
03/08/2012, 11:01
Bom pessoal,dpois de algum tempo sem "problemas" na viatura,ontem ela me fez pagar um vale hehe.Tava parado na sinaleira,e ela começou a falhar,sair muita fumaça pelo escapamento e um fedor de gasolina.Foi exatamente oque ocorreu quando a bobina foi pro saco,mas na hora vi que era bico.Levei no meca,desmontamos tudo e um bico tava travado aberto.Hoje os 6 bicos foram limpos,e oque tava travado voltou a funcionar,a ultima limpeza de bico que fiz nela foi a 50 mil km atrás,então pergunto,se o bico destravou,tá limpo,tá pulsando legal igual aos outros,preciso troca-lo??Até procurei uns bicos,mas tudo recondicionado,a ford nem vende mais...Como vou trocar a Ranger,mas vou andar mais um tempinho com ela,sera que vou ter problema com esse bico de novo.O meca,que mexe nas Rangers que eu tive desde 98 diz que tá tranquilo,posso andar assim,qq vcs acham?
Abs
BRAVOECONOVEMBER
03/08/2012, 19:49
Olha, se o bico voltou a funcionar bem depois de limpo acho que vale a pena arriscar. Se acontecer de novo, daí indica que é desgaste mecânico do bico, daí não tem jeito.
Moisés S.M
04/08/2012, 14:12
Pessoal,resolvi trocar o bico,velas etc...apos a troca,ligamos a Ranger,ficou se tremendo toda,saiu muita fumaça no escapamento...PQPRIU!!Foi tanta gasolina que chegou a contaminar o Óleo...Bom até ai td bem,pq contaminou 1 vela tambm.Escutamos só 5 bicos batendo,outro parou de funcionar.Tive que deixar a Ranger na oficina,segunda vamos abrir de novo e ver por que o bico parou...Mas acho que é bico mesmo,pq o resto tá tudo ok.
moises como vc ta rapaz?
quer dizer que vc pretende vender a ranger v6?
to vendo que o legado dessas rangers ta indo pro saco, você é o 3 amigo que ouço falar em vender. rsss
vamos la, passei por esse problema e amigo vou te falar, penei para descobrir, depois de dois mecânicos condenarem o motor, segui algumas dicas dos amigos, e decidi eu mesmo aos poucos entender o que aconteceu. e pimba era realmente um bico travado aberto.
fiquei nessa de levar para limpar os bicos e tal, sabe quantas vezes troquei o oleo por contaminação? 3X ! limpava funcionava dois dias, ja era zoava tudo de novo!
e finalmente comprei outro bico, foi a unica forma de resolver. na primeira vez contaminou muito o óleo subiu acho que uns 2 dedos na vareta.
olha ai
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/88069-oleo-gasolina-ranger.html
abraço
Moisés S.M
07/08/2012, 11:43
moises como vc ta rapaz?
quer dizer que vc pretende vender a ranger v6?
to vendo que o legado dessas rangers ta indo pro saco, você é o 3 amigo que ouço falar em vender. rsss
vamos la, passei por esse problema e amigo vou te falar, penei para descobrir, depois de dois mecânicos condenarem o motor, segui algumas dicas dos amigos, e decidi eu mesmo aos poucos entender o que aconteceu. e pimba era realmente um bico travado aberto.
fiquei nessa de levar para limpar os bicos e tal, sabe quantas vezes troquei o oleo por contaminação? 3X ! limpava funcionava dois dias, ja era zoava tudo de novo!
e finalmente comprei outro bico, foi a unica forma de resolver. na primeira vez contaminou muito o óleo subiu acho que uns 2 dedos na vareta.
olha ai
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/88069-oleo-gasolina-ranger.html
abraço
Bom,resumo da historia,2 bicos travados abertos,2 bicos trocados + velas Bosch novas + troca de óleo e filtro de óleo.Dpois de tudo trocado hora de testar o 6 caneco,a Ranger morreu na rua,voltou pra oficina guinchada,hj descobrimos oque aconteceu,a bomba de gasolina foi...Estamos tirando o tanque e vamos colocar uma bomba nova.Infelizmente gostaria de ficar com ela,mas não to vendendo pela manutenção,e sim pq preciso de um carro mais novo e mais confortável,que eu possa pegar a estrada sem me cansar,pois a Ranger cansa muito,quero também um automático,resumindo a idade tá pegando kkkkk.Mas com certeza quem comprar a minha Ranger v6 vai ser muito feliz,só coloco peças de autorizada nela,quando não tem, pego peças confiáveis de marca,acho que já gastei nesses 4 anos que estou com ela uns 15 mil,vai junto com a Ranger uma bíblia de todo histórico dela.Acredito que hoje pego ela na oficina,dai digo como ficou.
Moisés S.M
08/08/2012, 11:52
Tudo resolvido,era exatamente oque eu citei acima.Fui pega-la hj de manha,nossa o v6 com os 6 bicos limpos + velas e bomba nova,levanta voo hehe...Porem continuou saindo um pouco de fumaça pela escapamento,mas o meca disse que ia sair um pouco ainda,pois tinha ido muita gasol no catalisador e no escapamento etc...dei umas voltas,enchi o tanque com aditivada e logo parou de sair fumaça...
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.