PDA

Ver Versão Completa : Reforma na garagem do Cj5 65 - TRUPY ZUPPY



vavarusso
26/02/2012, 20:49
Bem pessoal vou contar aqui na medida do possível meu envolvimento com o Jeep Cj5 bem os estágios da reforma: Quando eu tinha uns 8 anos e morava na fazenda, durante uma eleição, como chovia muito meus pais desistiram de votar, foi aí que apareceu um cabo eleitoral num Jeep buscando as pessoas para votarem, eu nao votava mas fui, no caminho muita água e carros atolados e eu fiquei fascinado com aquele carrinho saindo da estrada para desviar do atolado e indo embora, quando nao o ajudava o que estava atolado a sair.....Minha mae atualmente me contou que quando eu bebe adoeci e quase morri durante um período chuvoso, e para meu pai vir na cidade comprar remédio teve que alugar um JEEP pois era só o carro que conseguiria chegar até a cidade, e ele foi e voltou e aqui estou contando a história... Depois percebi que tinha uma caída muito grande pela engenharia mecânica, mas como na regiao ainda nao tinha fiz apenas curso técnico no SENAI...Há uns dois anos atras resolvir comprar um Jeep para reformar. Entao no dia 15 de agosto de 2011 o comprei, construir uma garagem/oficina comprei ferramentas e estudei muito aqui no fórum 4x4Brasil e comecei a saga da reforma. Essa foto é de dois dias após a compra tá esperando a construção da sua casa.

juleymar73
26/02/2012, 22:11
Ola amigo , tambem estou querendo da uma geral no meu pau veio, so estou esperando as contas do inicio de ano acabar , comprei pouco antes de vc , o cara que me vendeu ele tinha ele guardado ha anos ele foi pros Estados Unidos a uns 8 anos ai voutou em 2010 e mandou fazer a lanternagen e pintura dele pois 4 rodas de f1000 com pneus parachoques tubulares st. antonio estribos,suporte de galao e estepe, mandou fazer o BF todo gastou mais de 3 mil , dai acabou a grana , ele teve que vender ai vou continuar de onde ele parou, Mais essa sua historia ta parecendo a do pai de um amigo meu, certa vez ele foi chamado pelo juiz pra fazer esse tipo de transporte que e credenciado pela justiça tava chovendo muinto, ai o jeep dele quebrou depois de muintas viagen ,pra achar peças era dificil ai o carro ficou na estrada por alguns dias, pois dai tinha um candidato cunhado do irmao dele que cismou que ele tava fazendo campanha contra ele , dai soutou um desabafo '' tomara que a ferrugen coma aquele carro dele " dai ate hoje se vc gritar " come ferrugen" perto desse homen era briga na certa kkkkkk , boa sote ai na empreitada abraço.

vavarusso
28/02/2012, 18:33
Pessoal já fiz suspensão, troquei todos os rolamentos de rodas, chassi, dh no lugar. Agora é a confecção dos suportes para assentar o GM 151. Alguém poderia me ajudar com fotos e dicas? Agradeço muito.

Dic3
29/02/2012, 12:56
Uma dica valiosissima do Anderson em relacao a assentar o gm151 no chassis do cj-5 para nao ficar nem perto nem longe do radiador é o seguinte:

Aquela travessa inferior do cambio é presa por quatro parafusos, dois de cada lado. Voce solta e desloca a travessa para tras alinhando o primeiro furo da travessa com o segundo furo do chassis. NEssa situacao ela ficara presa por apenas dois parafusos, em seguida voce refaz os dois novos furos no chassis e prende em definitivo a travessa.
Apoiando o conjunto (motor+caixa chevette+tcase) na travessa a distancia la na frente ficara perfeita para a helice nao pegar no radiador. Assim fiz no meu e assim farei no proximo que estou montando.

PArtindo dessa nova medida basta confeccionar os suportes do motor solda-los ao chassis e soltar o motor em cima, ta pronto.

Fotos do conjunto montado e dos suportes voce acha no topico do meu CJ la no frota4x4

vavarusso
29/02/2012, 18:03
Uma dica valiosissima do Anderson em relacao a assentar o gm151 no chassis do cj-5 para nao ficar nem perto nem longe do radiador é o seguinte:

Aquela travessa inferior do cambio é presa por quatro parafusos, dois de cada lado. Voce solta e desloca a travessa para tras alinhando o primeiro furo da travessa com o segundo furo do chassis. NEssa situacao ela ficara presa por apenas dois parafusos, em seguida voce refaz os dois novos furos no chassis e prende em definitivo a travessa.
Apoiando o conjunto (motor+caixa chevette+tcase) na travessa a distancia la na frente ficara perfeita para a helice nao pegar no radiador. Assim fiz no meu e assim farei no proximo que estou montando.

PArtindo dessa nova medida basta confeccionar os suportes do motor solda-los ao chassis e soltar o motor em cima, ta pronto.

Fotos do conjunto montado e dos suportes voce acha no topico do meu CJ la no frota4x4
DIC sua DICA vale ouro, simples e certeira. É um gabarito! Valeu!!!

vavarusso
29/02/2012, 22:08
Aqui vai mais umas fotos do TRUPY ZUPPY

4X4GARAGE
29/02/2012, 22:38
isso msm Raimundao,soca o sarrafo e tira tudo logo!!!
parabens!!!!
[]s

vavarusso
29/02/2012, 22:47
Quero deixar aqui as fotas, as inspirações e as transpirações da reforma por mim mesmo do meu Cj5. Que foi totalmente desmontado, revisado chassi e pintado, trocado todos os rolamentos das rodas.
Vai ter:
Motor GM 151, (cinza)
T-Case Willys;
Cambio 5m chevete;
Servo freio da strada com sistema em X,
Futuramente freio a disco na frente;
Pedaleira do opala;
DH do santana;
Suspa revisada, buchas dos jumelos, grampos, pinos mestres e etc
Corroceria em chapa 16 e travessas em metalom 30x50 na chapa 18;

vavarusso
29/02/2012, 22:51
Leia-se: Reformando na garagem por mim

hercilio.neto
29/02/2012, 23:07
Fotos??????

juleymar73
01/03/2012, 00:45
Aqui vai mais umas fotos do TRUPY ZUPPY

Entao Vava , eu gosto mais do botijao la junto do motor, kkkkkkk to brincano ein, mete bronca ai , ve se posta as fotos , abraço.

vavarusso
01/03/2012, 13:48
Entao Vava , eu gosto mais do botijao la junto do motor, kkkkkkk to brincano ein, mete bronca ai , ve se posta as fotos , abraço.
Eu tb nao gosto desse jeito, ai foi qd eu o comprei. Tb nao gosto no cofre pq amassa o para-lamas. Vou postar mais fotos.

vavarusso
01/03/2012, 13:50
isso msm Raimundao,soca o sarrafo e tira tudo logo!!!
parabens!!!!
[]s
Ja tirei tudo agora já estou é montando. Obrigado!!

vavarusso
01/03/2012, 13:58
Caro amigo Weber permita-me copiar suas palavras... Aqui em Juazeiro/BA também é assim, quando vc vai em uma oficina, e o mecanico vê que é Jeep, aí eles atolam no preço.(Muita vezes por que nao sabem fazer. Pra vc desistir) Ou porque acham que quem tem Jeep e porque tem dinheiro sobrando pra manter dois carros e nem sempre é assim. Tem muito jipeiro que tem jeep porque gosta mesmo independente do dinheiro.
E o pior que quando se trata de adaptação ou manutenção do Jeep, sabem menos do que o próprio dono ou fazem de qualquer jeito ou cobram 3x mais do que precisava.
Por isso eu faço tudo mesmo, com calma, tempo, economizo dinheiro e duvido que algum mecânico faça com tanta atenção e cuidado do que eu. E o melhor é que me diverto muito e faz bem a minha alma, corpo e mente.

vavarusso
01/03/2012, 21:59
Algumas fotos cronológicas

Junior Futura
01/03/2012, 22:08
Leia-se: Reformando na garagem por mim

e ai vavarusso blz!!!

cara parabens pela iniciativa de meter a mao na massa e velho pesquize muito q aqui tem muita informaçao boa q vai te ajudar a nao dar muitas cabeçadas vamos acompanhando e se der liberdade dando palpites:concordo:

[]'' junior futura

vavarusso
01/03/2012, 22:11
e ai vavarusso blz!!!

cara parabens pela iniciativa de meter a mao na massa e velho pesquize muito q aqui tem muita informaçao boa q vai te ajudar a nao dar muitas cabeçadas vamos acompanhando e se der liberdade dando palpites:concordo:

[]'' junior futura
Palpites! Com certeza eu quero.

vavarusso
03/03/2012, 13:52
Estou tendo dificuldades de enviar as fotos...

vavarusso
03/03/2012, 14:24
Acho que tenho anexar de uma em uma pra fazer o UP.

vavarusso
03/03/2012, 14:52
mais unas fotos

Junior Futura
03/03/2012, 19:17
e ai vava blz!!

cara pelo q vi nas fotos teu chassi já esta até aplicado o fundo vc nao vai aproveitar q ele esta todo desmontado e cintar ele por cima e por baixo para q já fique reforçado e assim evitar trincas futuras334278334279

pelas fotos da pra ter uma noçao espero ter ajudado nao perca a oportunidade de fazer agora pra nao se arrepender mais tarde:concordo:
[]'' junior futura

vavarusso
03/03/2012, 20:29
Junior pensei no inicio, mas como o chassi era muito conservado e eu nao pretendo um uso pesado, desistir.

vavarusso
04/03/2012, 18:24
Uma forcinha do além. Fiquei nervoso e nao conseguir filmar, só tirar fotos. Ouvir um barulho de lixa sobre metal e .... lá tava lixando a chapa 16 da carroceria, para aplicação do wash primer, pq tava enferrujando

vavarusso
10/03/2012, 14:50
Mais umas fotinhas da reforma de final de semana....

vavarusso
10/03/2012, 15:11
Mais fotos d reforma do TRUPY. Hoje to trocando os retentores dos eixos dos pinhoes dos diferenciais e da reduzida

vavarusso
10/03/2012, 15:31
Fotos de como recuperei os jumelos e das buchas feitas no torneiro com burracha maciça de pneu de trator, dá um trabalho colocar! Só entra à base de vaselina. Pessoal há um erro na construção do nome do tópico. Que deveria ser "sendo reformado". Pessoal estou aqui tb para tirar alguma dúvida de como estou fazendo.

4X4GARAGE
11/03/2012, 09:14
e não é que ta ficando até bom!!!!pensei que ia faltar coragem!!!parabens Raimundão,se precisar de algo é só dar um grito que chego rapidim ai em juazeiro!
[]s

vavarusso
11/03/2012, 14:34
e não é que ta ficando até bom!!!!pensei que ia faltar coragem!!!parabens Raimundão,se precisar de algo é só dar um grito que chego rapidim ai em juazeiro!
[]s
Obrigadao! To seguindo em parte suas orientações....Se voce vier e tomar água do Velho Chico vc fica por aqui. Assim é o diz os mais velhos daqui. Mas, venha mesmo!!

vavarusso
12/03/2012, 21:15
Neste FDS desmontei, limpei e troquei os retentores da T-Case. Montei-a e achei muito interessante a conservação, parece que pouco foi usada. Aliás como tudo no jeep em que ja "mexir" . Pra quem tem 47 anos tá muito inteiro, acho que foi sempre bem lubrificado, ou foi pouco usado. Segue fotos da T-Case.
Digam alguma coisa sobre a ultima foto: Posso colocar uma arruela nesse parafuso para que as alavancas da TC fiquem mais macias???

vavarusso
12/03/2012, 21:37
Mais umas fotos pra nao esquecer

vavarusso
16/03/2012, 22:17
Boa noite ALL !!! Comprei o GM151, moderno (cinza) breve postarei as fotos.

tuna
16/03/2012, 22:41
Passando para assinar, Vavá parabéns pela coragem, empenho e dedicação, vai ficar muito bom :concordo:

[]´s

vavarusso
18/03/2012, 10:58
Passando para assinar, Vavá parabéns pela coragem, empenho e dedicação, vai ficar muito bom :concordo:

[]´s
Valeu!! Muito obrigado! Com certeza vai ficar bom se Deus quiser..

vavarusso
18/03/2012, 11:05
Comprei o gm151 completo e quero adaptar o radiador que estava nele (GM151). O radiador é bem mais largo (65cm) , na grade do jeep pega de um farol ao outro, é mais fino, tem um eletroventilador, e quero retirar a hélice mecânica deixar so o ventilador eletrico, só que acho ele meio pequeno.... A retirada da hélice iria possibilitar a trazida do motor mais pra frete ... Qual é a orientação de vocês?

vavarusso
19/03/2012, 15:39
RADIADOR DE OPALA EM JEEP COM MOTOR DE OPALA?


Vavá Russo pergunta.
Boa tarde DIC3.
Estive discutindo com o companheiro forista e ele sugeriu que eu te perguntasse sobre o uso do radiador do opala "moderno" aquele de 65cm de largura por uns 5cm de profundidade e altura é a mesma da do jeep, no motor gm 151. Voce usou? Qual foi o resultado? O radiador aparentemente "novo". Adaptação já vi que é muito fácil. Mas em termos funcionais segundo o padrinho do TRUPY ZUPPY.......Depois posto foto
DIC responde
Vavarusso,

Antes de levantar a carroceria eu usava o original do Jeep com BF161, era uma maravilha afinal naquele radiador cabem aprox 7 litros de agua.
Quando levantei a carroceria a helice passou a encostar no radiador, o jeito foi partir para um radiador mais fino, acabei colocando o do opala moderno, novo feito em aluminio e plastico.
Medi a capacidade dele e foi de chorar, apenas 1,25 litros.
Instalei no Jeep e percebi que ele comecou a aquecer.
Tive que aproximar a helice do radiador e confeccionar um defletor (a popular capelinha) para melhorar o fluxo de ar. Houve uma melhora mas nao resolveu.
Percebi que a apos o Jeep entrar na temperatura normal ele comecava a colocar o excesso de agua para fora. Com isso havia falta de agua no sistema e o Jeep aquecia demais.
Depois de quase desistir desse radiador e partir para alguma outra solucao, criei um vaso expansor, o qual colhia essa agua e devolvia ao sistema quando o Jeep esfriava.
Com isso a temperatura esta normal na faixa dos 90-95graus, porem na ultima descida para o litoral percebi um aquecimento acima dos 95graus na subida da serra.
Na proxima descida ao litoral vou faze-la sem valvula termostatica e na subida monitorar o aquecimento.

Se nao resolver penso em talvez colocar uma ventoinha auxiliar ou vou ter que partir para algum outro tipo de radiador.

Só para constar, esse radiador de opala moderno é o mesmo do Chevette, mesmo tamanho e inclusive com a mesma capacidade volumetrica, miseros 1,25Litros. Portanto se a ideia é usar esse modelo compre o do Chevette que tem preco menor.s de como ficaria. Sim queria usar apenas um eletro-ventilador. Obrigado!!
Vavá russo pergunta
Dic me tire uma dúvida, vc estar usando o radiador do opala em que motor, BF ou GM?? Fiquei impressionado com a baixa capacidade.
Dic eu comprei um GM 151 moderno, com a radiador e pretendo colocar o motor GM com seu radiador. Foi esse o seu uso tb ou vc usa o radiador do opala no BF???
Muito obrigado mesmo valeu.
Dic responde
Meu motor é um gm151s de uma caravan SS 1973 e o radiador tbm é de opala

Vava diz
Agora entendi. Mas, nao entendo é como um radiador que foi feito para o motor X nao dar conta do recado.. !!!!??????
Fiquei triste com isso pois o GM que comprei foi retirado de um opala que estava rodando e com esse radiador, que inclusive aparenta um bom estado de conservaçaõ. Meu medo é: como foi a base de troca tenho que entregar o radiador bf, ou nao pegar o do opala, ou ficar com os dois pagando por fora o o do opala,o que vai encarecer...
Dic vou usar sua dica na colocação do GM, aquela da travessa do cambio como base pra localização do motor.
DIc responde

Olha, se teu radiador antigo do bf tá bom, eu recomendo colocar ele, vai ser preciso mudar os bocais de lugar mas nada que um lugar onde conserta radiador nao faça.

vavarusso
19/03/2012, 16:32
MODELO
CAP DO SISTEMA (L)
CAPAC. TOTAL (L)


OPALA 6 CIL
12
12


OPALA 4 CIL.
8,6
8,6


TABELA DA CAPACIDADE DE RADIADORES DE OPALA

FONTE: HOJE 19/03/2012
http://www.metalsinter.com.br/Manuais/Manual_METALCLEAN-PLUS.pdf

vavarusso
19/03/2012, 16:38
http://img827.imageshack.us/img827/9703/radiadordealuminioparao.jpg O RADIADOR QUE VEIO NO MOTOR GM 151 FOI DESSES SÓ QUE EM FERRO

4X4GARAGE
19/03/2012, 17:08
eu ainda aconselho tb,qdo for reformar o radiador colocar uma comeia de 5 canaletas,e sobre o radiador x carro,se radiador pequeno for se bom tava num scania hahahahahahah vai olhar o do troller pra vc ter uma ideia de tamanho!
[]s

vavarusso
19/03/2012, 18:32
eu ainda aconselho tb,qdo for reformar o radiador colocar uma comeia de 5 canaletas,e sobre o radiador x carro,se radiador pequeno for se bom tava num scania hahahahahahah vai olhar o do troller pra vc ter uma ideia de tamanho!
[]s

E o campeão de vendas no mundo que nem radiador tem (o fusca) e motor ainda fica quase no vácuo. hahahahaharsrsr. Brincadeira Magrao, mais vou medir a capacidade dos dois radiadores e ai decidirei qual usar, mais acredito que vou experimentar o do opala, o bicho é bonito de mais. Com a dircursão todos aprende.

hercilio.neto
19/03/2012, 23:02
Acompanhando (e gostando) do tópico.

vavarusso
25/03/2012, 12:37
337986337987337992337993337994

Fui pegar o motor GM 151 ontem, como ainda nao recebi a caixa 5m chevete, ganhei uma moringa vazia para ir desenhando o projeto da flange. Sugestões serao bem vindas.... Abraço!
Vavá Russo

vavarusso
28/03/2012, 14:05
337986337987337992337993337994

Fui pegar o motor GM 151 ontem, como ainda nao recebi a caixa 5m chevete, ganhei uma moringa vazia para ir desenhando o projeto da flange. Sugestões serao bem vindas.... Abraço!
Vavá Russo
Boa tarde pessoal! Como fazer para identificar um GM 151, se de gaxeta ou retentor no virabrequim, sem tirar o volante?

4X4GARAGE
28/03/2012, 16:10
tirando o carter hahahahhahahaaha
[]s

vavarusso
28/03/2012, 16:50
tirando o carter hahahahhahahaaha
[]s

Edison, gm cinza sao de 88 a 92, portanto retentor, ou nao? Tiro o bloco mas nao tiro o carte nem o volante. KKKKKKKhahhahaharsrrssr
Noa liguei pra vc pq tô afônico.

vavarusso
28/03/2012, 16:54
Código de numeração de motores opala e chevete de 1985 a 1989

exemplo: 5 j a 07 pa 001

5 - ano de fabricação - 5 = 1985
6 = 1986
7 = 1987
8 = 1988
9 = 1989

j - origem - (são josé dos campos)

a - mês - a = jan
b = fev
c = mar
d = abr
e = mai
f = jun
g = jul
h = ago
i = set
j = out
k = nov
l = dez

07 - dia do mês

pa - sufizo

001 - nro de série

4X4GARAGE
29/03/2012, 08:33
existiu uma serie de motores cinzas com carburadores h34seie que eram gaxetas,eu msm tive uns 4 desses e o seu nem carburador tem pra ser retentor hahhahahah pode desmontar sim!
[]s

vavarusso
29/03/2012, 15:07
existiu uma serie de motores cinzas com carburadores h34seie que eram gaxetas,eu msm tive uns 4 desses e o seu nem carburador tem pra ser retentor hahhahahah pode desmontar sim!
[]s
Meu caro Edison, se for mesmo gaxeta, nao vale apena? e se retificar (usinar) o eixo com roscas para forçar a volta do oléo ao carte??
Meu caro vc sabe o quanto devem ser cortados os eixos primarios da cx chevete e do da cx. willys. Se souber manda ai. E que tamanho deverá ficar a luva, ou isso so na hora H??

vavarusso
29/03/2012, 15:47
(CORRIGINDO)
Meu caro Edison, se for mesmo gaxeta, nao vale apena? e se retificar (usinar) o eixo com roscas para forçar a volta do oléo ao carte??
Meu caro vc sabe o quanto devem ser cortados os eixos SECUNDÁRIOS da cx chevete e da cx. willys. Se souber manda ai. E que tamanho deverá ficar a luva, ou isso so na hora H??[/QUOTE]

4X4GARAGE
29/03/2012, 16:17
a rosca esquerda é justamente o problema dos motores opala,que ao contrario de só puxar o oleo para dentro puxa tambem toda a lama que entra dentro da cx seca pro interior do motor,fazendo com isso o fim do motor!
e eu nao concordo com a adaptação que voce esta fazendo no cambio!!!tira o escorpião do bolso e compra o kit da deep tec e acaba com os problemas omi!!!
[]s

vavarusso
29/03/2012, 22:40
a rosca esquerda é justamente o problema dos motores opala,que ao contrario de só puxar o oleo para dentro puxa tambem toda a lama que entra dentro da cx seca pro interior do motor,fazendo com isso o fim do motor!
e eu nao concordo com a adaptação que voce esta fazendo no cambio!!!tira o escorpião do bolso e compra o kit da deep tec e acaba com os problemas omi!!!
[]s
Edison, tive coragem e retirei o volante. (por sua causa) Veja! Isso é retentor?338921Edison, o problema nao é o escorpiao, e sim o fazer. Isso nao tem preço. Se a minha nao funcionar ai parto para Deep Tec. Vc já fez alguma desse tipo: cx gm+reduzida willys. To precisando das medidas pra cortar os eixos. Cê sabe se aquela bucha do eixo willys que apoia o rolamento entre a cx e a reduzida, permanece?

vavarusso
29/03/2012, 23:16
338925338926338928338930Segunda foto, onde cortar esse eixo???

4X4GARAGE
29/03/2012, 23:47
Edison, tive coragem e retirei o volante. (por sua causa) Veja! Isso é retentor?338921Edison, o problema nao é o escorpiao, e sim o fazer. Isso nao tem preço. Se a minha nao funcionar ai parto para Deep Tec. Vc já fez alguma desse tipo: cx gm+reduzida willys. To precisando das medidas pra cortar os eixos. Cê sabe se aquela bucha do eixo willys que apoia o rolamento entre a cx e a reduzida, permanece?
que bom heim!!!o bruto é retentor mesmo!!e sobre essa adap desse jeito eu nunca fiz para poder passar as medidas,entao voce vai ter que ir em pequenos passos e medindo,porem como vai usar a luva do chevette tem bastante folego de medidas!começa com a chapa que vai na reduzida que aloja o rolamento e o retentor,dai prossegue devagar.
deixa pra cortar os eixos por ultimo que da tudo certo!
[]s

vavarusso
30/03/2012, 14:06
que bom heim!!!o bruto é retentor mesmo!!e sobre essa adap desse jeito eu nunca fiz para poder passar as medidas,entao voce vai ter que ir em pequenos passos e medindo,porem como vai usar a luva do chevette tem bastante folego de medidas!começa com a chapa que vai na reduzida que aloja o rolamento e o retentor,dai prossegue devagar.
deixa pra cortar os eixos por ultimo que da tudo certo!
[]s
Valeu cara! Obrigado pelo incentivo. Obrigado pela dúvida se era retentor, agora sei que é mesmo. Sao as dúvidas que movem o mundo. Essa chapa sendo 10mm, depois que abrir a meia sede do rolamento... que retentor vai caber no restante???

webersmh
30/03/2012, 22:51
Muito bacana sua empreitada. Vô acompanhar.

4X4GARAGE
31/03/2012, 09:40
Valeu cara! Obrigado pelo incentivo. Obrigado pela dúvida se era retentor, agora sei que é mesmo. Sao as dúvidas que movem o mundo. Essa chapa sendo 10mm, depois que abrir a meia sede do rolamento... que retentor vai caber no restante???
coloca o rolamento na cava da tcase e mede,fora cobrir o rolamento pela minha ignorancia imagino que tera que alojar um retentor interno?!?!?mais uns 5 mm de espessura no minimo!e vamos que vamos!
[]s

vavarusso
31/03/2012, 11:12
coloca o rolamento na cava da tcase e mede,fora cobrir o rolamento pela minha ignorancia imagino que tera que alojar um retentor interno?!?!?mais uns 5 mm de espessura no minimo!e vamos que vamos!
[]s

Valeu GRANDE Edison!! Obr pela disposição em ajudar. Olha o que estou pensendo... pegar uma carcaça de cx willys e tirar (cortar) a face que vai na t-case mandar facear o outro lado e abrir a sede do retentor... SErá que presta?????

4X4GARAGE
31/03/2012, 11:58
nao pq é de ferro fundido e dai fica ruim a solda

vavarusso
31/03/2012, 16:25
nao pq é de ferro fundido e dai fica ruim a solda
Valeu! Nao tinha pensado nisso, vou devolver a carcaça que peguei emprestaada. O importante nao é usar o eletrodo de níquel, e sim como usá-lo. Nao é isso?

vavarusso
31/03/2012, 18:34
339171 Esse eixo é X da questao. Qual o seu comprimento? deve-se deixar aquela luva do eixo original will? Vou testar amanha e eu mesmo poderei responder.

Pajero GLS
31/03/2012, 19:43
Em qual cidade vc. esta Vavarusso ? Atualize seu perfil, colega.....

4X4GARAGE
01/04/2012, 09:44
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAGHvaueh3LcJz5OVB7EclGUMjQCUwYS52M344C42WShajf sazV8-NUVmZznquaw5Y7a_HeYG7leWNhwCAsHuxB4Am1T1UIx5aSOnKN x5ZNzBGXPHLgBEBB2_.jpg


olha ai oq voce esta procurando raimundão
[]s

vavarusso
01/04/2012, 15:05
É isso mesmo Magrao!! Só colocaria duas maos francesa pra dá mais segurança.

vavarusso
01/04/2012, 16:02
339271339272339274339275
Boa tarde pessoal! Olhem nao vao por mim, isso é apanas a construção de um prototipo. Já cometi um erro grave: o eixo deve ser cortado em um tamanho maior para ser rebaixado uns 15mm, no comprimento, para entrar na luva, entao ser escariado 45º em cada peça e feito o cordao de solda. Esse material adquiri apenas pra estudo.

vavarusso
01/04/2012, 16:16
339283339276339279339281339282
Aqui o caixote na oficina do mestre William, o Da Vince do maçarico, o melhor caldereiro de juazeiro.

vavarusso
01/04/2012, 16:35
339284339285339286
Quanta falta faz um torno!!! Ficou 89,9º. rsrsrs

4X4GARAGE
01/04/2012, 16:36
339271339272339274339275
Boa tarde pessoal! Olhem nao vao por mim, isso é apanas a construção de um prototipo. Já cometi um erro grave: o eixo deve ser cortado em um tamanho maior para ser rebaixado uns 15mm, no comprimento, para entrar na luva, entao ser escariado 45º em cada peça e feito o cordao de solda. Esse material adquiri apenas pra estudo.
ve se voce arruma um entalhado melhor pra fazer a luva!esse ta meio ruim

vavarusso
01/04/2012, 16:43
Grande Edison esse é só para o protótipo. Viu que errei no tamanho? Tire o ESCORPIAO DO BOLSO E COMPRA O PC.

Jones Ronaldi
01/04/2012, 19:52
ta ficando show..
vou acompanhar..
abraço....
:brinde:

hercilio.neto
01/04/2012, 21:41
Gente, fazer isso em casa é para poucos. Dá muito mais prazer em reformar a viatura.
Parabéns.

vavarusso
01/04/2012, 23:01
339347339348339349339350
Boa noite! alguém do desenho tecnico para melhorar esse projeto? Na ultima foto esse ressalto é servir de encosto ao rolamento. Certo? Ele pode ser feito soldando parte da luva original que fazia esse papel???

vavarusso
01/04/2012, 23:06
339351A luva a qual me referi, e essa ai entre a luva do cardan e o eixo entalhado.

juleymar73
01/04/2012, 23:36
339351A luva a qual me referi, e essa ai entre a luva do cardan e o eixo entalhado.

Fala vava , ta animado ein, estou acompanhando tambem , pois o futuro do meu cambio sera esse,eu to com uma duvida a peça que vc soudou no eixo aqui circulada de amarelo e essa da foto circulada de preto correto, vc soldou ela toda ou parte, foi a menor uo o resalto , abraço e boa sorte.
339362339363

vavarusso
01/04/2012, 23:59
Fala vava , ta animado ein, estou acompanhando tambem , pois o futuro do meu cambio sera esse,eu to com uma duvida a peça que vc soudou no eixo aqui circulada de amarelo e essa da foto circulada de preto correto, vc soldou ela toda ou parte, foi a menor uo o resalto , abraço e boa sorte.
339362339363
Juleymar, essa foto nao minha, a minha é segunda, e quero fazer esse ressalto com essa luva que vc circulou em preto. Eu estou em processo de fabricação desse eixo. O que eu aprender to postando aqui para todos.

4X4GARAGE
02/04/2012, 08:19
acho que a solda dos eixos não pode ficar junto com a parte de força,quero dizer,solde elas em uma situação que qdo apertar a porca da reduzida nao crie esforço na solda do eixo.me expressei bem?
[]s

vavarusso
02/04/2012, 13:40
acho que a solda dos eixos não pode ficar junto com a parte de força,quero dizer,solde elas em uma situação que qdo apertar a porca da reduzida nao crie esforço na solda do eixo.me expressei bem?
[]s
Dessa vez nao entendi o que vc quis me dizer... A força aplicada no aperto da porca será maior do que a aplicada pela força da 1ª marcha... ???? É isso?
Estou desenhando (esboço) como vai ser feito a junção entre os dois eixos para ver se vcs o aprovam.

4X4GARAGE
02/04/2012, 17:19
se voce ja tem uma força no sentido de rotação que é a união das peças,e colocar mais uma que sera o aperto da porca(pq tem que apertar bastante mesmo!!) não seia muito aconselhavel!
[]s

vavarusso
02/04/2012, 18:12
se voce ja tem uma força no sentido de rotação que é a união das peças,e colocar mais uma que sera o aperto da porca(pq tem que apertar bastante mesmo!!) não seia muito aconselhavel!
[]s
Caro mestre Edison veja se entendi (essa tá difícil!!!) vc tá falando que eu nao devo soldar a luva de apoio ao rolamento na mesma solda da uniao dos dois cilindros, pois assim, além da força de torção causada pelo motor, vai ali também uma força axial causada pelo aperto da porca. Isso???
Bem que quando foi para eu retirar o eixo nao tava nada tao apertado assim, ate por que tem um furo na cabeça do parafuso e la´tinha um pregooooo virado.
Valeu!!!

4X4GARAGE
02/04/2012, 21:12
issoissoissoisso

vavarusso
02/04/2012, 23:05
issoissoissoisso

BLZ! O anel batente vai antes da solda de união. Terminei agora de fazer o desenho, depois posto. Alguem saberia me dizer qual o comprimento TOTAL desse eixo? Será 160mm?

vavarusso
03/04/2012, 17:17
BLZ! O anel batente vai antes da solda de união. Terminei agora de fazer o desenho, depois posto. Alguem saberia me dizer qual o comprimento TOTAL desse eixo? Será 160mm?

Boa tarde,
pessoal o comprimento, por ser encaixado num fresado nao precisa ser preciso? Podendo variar o seu comprimento?? (eixo entalhado para uniao cx chev + red. willys)

vavarusso
04/04/2012, 18:28
Origem do nome do meu jeep.Meu Nome é trupizupe Zé Tamalho Ao Vivo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2sYuP0mkdbM&feature=related)

vavarusso
08/04/2012, 22:16
Nao estou conseguindo enviar o desenho do eixo.

4X4GARAGE
09/04/2012, 08:19
cade fotos entao do jeepao?

vavarusso
11/04/2012, 13:48
Boa tarde pessoal, Já levei o material e o desenho do eixo para o toneiro fazer e ele disse que fica resistente a ponto de poder ser usado num trator, vou pegar amanha. Estou com um problema que é nao conseguir enviar fotos
Conseguir um tanque da moto Dafra speed, ja tirei o bocal e mandei pro funileiro, tb as lanternas traseiras do Troller.
Valeu!!
Quando reaprender mandar foto posto.

vavarusso
12/04/2012, 13:50
Hoje recebi o eixo. O serviço ficou bem acabado, vamos ver o funcionamento...

vavarusso
14/04/2012, 21:53
Por que na consigo mais enviar fotos??????

4X4GARAGE
15/04/2012, 09:25
Por que na consigo mais enviar fotos??????

voce esta de castigo hahahahhahahahah se quiser posto pra voce,manda por email!
[]s

vavarusso
15/04/2012, 15:12
voce esta de castigo hahahahhahahahah se quiser posto pra voce,manda por email!
[]s
Que erro cometi? Meu Deus do céu!

4X4GARAGE
16/04/2012, 08:01
não sei se vai dar certo,mas estou postando as fotos pro Raimundo341568341567341569341570341571341572

4X4GARAGE
16/04/2012, 08:02
se nao quebrar ,até que ficou bonito o eixo e carroceria ta no capricho heim!!!!
[]s

vavarusso
16/04/2012, 17:37
Edison obrigado. Vou voltar ao torneiro para rebaixar o eixo próximo ao encosto do rolamento na mesma medida da luva para que o retentor da flange fique ali, diminuindo o tamanho final do comjunto. Para a sede do retentor da flange vou usar apenas um circulo da mesma chapa da flanage, 12mm chapa e 9mm sede. Gostou do meu tesenho?
Quero ver se monto no final de semana. Acho que em breve terei mais tempo.
Edison pq nao consigo postar as fotos?????

vavarusso
20/04/2012, 13:40
Bem pessoal ontem peguei a flange eo eixo e na montagem de teste observei que o eixo estar abanando levimente... O que resolveria este problema? Como um torno muito moderno faz isso? Será que foi pq o troneiro fez um reforço na solda....? O calor?

Conseguir um tanque da moto Dafra Speed tirei o bocal e já entreguei ao caldereiro (William)bem como as lanternas tras. do Cargo.

vavarusso
24/04/2012, 18:00
Leveu o eixo ao torneiro para ver o desalinhamento axial, ele acha que foi uma solda de reforço que causou o empeno. Desfez todo o serviço e refez. Uma pulga atras da orelha nesse faz desfaz...

4X4GARAGE
25/04/2012, 08:34
eu acho que nao vai prestar,se ele soldou com eletrodo OK48 talvez aguente o refeito?!?!?!
[]s

vavarusso
03/05/2012, 17:09
Caros moderadores desse importante site, tenho tido problemas na postagem de fotos da reforma na garagem do meu Jeep, sempre que vou anexar arquivos de fotos aparece uma exclamação e uma mensagem de erro. Gostaria que os moderadores e demais companheiros de forum dessem uma explicação do que pode estar acontecendo: ferir regras de postagem; nao estou sabendo usar as ferramentas....
Tenho ficado muito chateado por me achar censurado, e impedido de mostrar a minha reforma e de através das postagens poder tirar as minhas dúvidas.
Raimundo Borges

4X4GARAGE
03/05/2012, 17:18
caros moderadores desse importante site, tenho tido problemas na postagem de fotos da reforma na garagem do meu jeep, sempre que vou anexar arquivos de fotos aparece uma exclamação e uma mensagem de erro. Gostaria que os moderadores e demais companheiros de forum dessem uma explicação do que pode estar acontecendo: Ferir regras de postagem; nao estou sabendo usar as ferramentas....
Tenho ficado muito chateado por me achar censurado, e impedido de mostrar a minha reforma e de através das postagens poder tirar as minhas dúvidas.
Raimundo borges

hahahahahahahahahahahahahahahah

vavarusso
03/05/2012, 17:51
4x4Garage façassinao!!! Ai eu choroooo. Vai sobrar pra vc, vou te mandar as fotos pra vc postá-las. hahaharsrsrkkkkk.
Kd a Xaropinha???

vavarusso
08/05/2012, 19:08
346333Hhahaha!!!!! Sair da quarentena, essa foto foi só pra testar

antonio umino
08/05/2012, 19:20
346333Hhahaha!!!!! Sair da quarentena, essa foto foi só pra testar



Vavarusso... Que terminal de direção vc está usando???
Tá ficando bom a adaptação da caixa do Gol. parabens.
um abraço

vavarusso
08/05/2012, 21:07
Mais umas fotos do prototipo da flange

vavarusso
08/05/2012, 21:08
Vavarusso... Que terminal de direção vc está usando???
Tá ficando bom a adaptação da caixa do Gol. parabens.
um abraço

Os originais Nakata

vavarusso
08/05/2012, 21:10
Mais umas fotos do prototipo da flange

Já nao consigo postar as fotos.... Essa B#st@@@@@@.

vavarusso
08/05/2012, 21:12
O que devo fazer para ter o direito de postar minhas fotos... Será o problema com os meus navegadores???!!!??

Rmarino
08/05/2012, 21:16
Mais umas fotos do prototipo da flange
Boa noite vavarusso, esta ficando boa a reforma, e o mais legal voce mesmo esta fazendo praticamente tudo
Abraço

vavarusso
08/05/2012, 21:45
Boa noite vavarusso, esta ficando boa a reforma, e o mais legal voce mesmo esta fazendo praticamente tudo
Abraço

Obrigado Rmarino. É isso mesmo o que nao posso fazer desenho e levo o projeto para ser executado, até madeira estou usando... Pena que vou abandonar o esse tópico pois nao consigo postar fotos e os moderadores nao me orientam, ou dizem o que estar acontecendo.... se o problema estar no site ou nao... Queria postar as fotos do prototipo de madeira que fiz da flange para cx chev+CT willys.

antonio umino
08/05/2012, 22:17
Vavarusso... Postar as fotos..... Tem o simbolo da imagem.. clica nele
Vai aparecer uma imagem onde vc vai clicar do from computador... depois selecionar arquivos. clica nele. vai aparecer de onde vc quer as fotos. .. se quizer mais fotos é só clicar selecionar. e depois de todas as fotos selecionadas vai em enviar...vai aparecer uma linha azul que vai se movendo. tem acontecido comigo de ficar piscando o enviar e fica parado..
aí no canto esquerdo tem alguma coisa tem que tirar aí acaba enviando.
Deve ser isto.. ok..
até mais.

vavarusso
08/05/2012, 22:25
Valeu Antonio pelo interesse, mais nao é isso. dá sempre um erro em mensagem em ingles. Penso que algo com os moderadores. ou com os 4 computadores que faço uso.... To no faceboock = Raimundo Borges

Kim
08/05/2012, 23:39
Qual dos Raimundos????

Cara, sobre as imagens, acho que nada com os moderas...

Para adicionar imagens.

Na resposta rápida, clique em Modo Avançado no lado direito em baixo da caixa de escrever.

A caixa expandirá, e rodando a página, verá logo mais abaixo, uma caixa para clicar Administrar Anexos.

Clicando nela, abrirá autra aba/página, com o título Administrar Anexos.
Nesta nova página, terá do lado direito, parte superior, uma caixa para clicar escrito + Adicionar Arquivos, que ao clicar se expandirá.\
Expandindo, terá na sua parte inferior, um botão para Selecionar Arquivos
Ao clicar nele, abrirá uma caixa do "Meu Computador", onde achará os "meus documentos", "minhas imagens", "meu jeep" "imagem1.jpg" pode anexar até 10.
Clique em salvar, as imagens aparecerão na caixa, clique em Enviar Arquivos
A imagem aparecerá na caixa inferior após carrgar, tem que esperar alguns segundos.
Confirmado que os arquivos são aqueles, ou não estão duplicados, terá um botão Inserir No Post(), onde ao clicar o parenteses ficará vazio.

Está Pronto!
346375

Observe onde o cursor está na mensagem, pois as mensagens serão inseridas onde está o cursor.

Abraços.

Kim.

antonio umino
08/05/2012, 23:48
Ei Kim...... A camioneta carregada de lascas de aroeira(???) tú é fazendeiro????? Criador de gado ????
eita nois...

Kim
08/05/2012, 23:52
Acabei de ler!

Se aparece um ponto de exclamação, o tamanho da foto não é compatível, tente mudar a resolução, para menos pixels!

Kim
08/05/2012, 23:56
Passa no tópico do Fuzila, verá mais das coisas que faço!

vavarusso
09/05/2012, 16:42
[QUOTE=Kim;1687200]Acabei de ler!

Se aparece um ponto de exclamação, o tamanho da foto não é compatível, tente mudar a resolução, para menos pixels![/QUOTE


Muito obrigado KIM. Acho que deve ser isso, vou verificar a noite, deve ser minha câmara que pixels demais, vou diminuí-los.
Que Raimundo? O da Bahia.

vavarusso
09/05/2012, 16:49
346449Kim parece que vc resolveu o meu problema. Acho que é a quantidade de pixels. Vou mudar a configuraçao de minha máquina. Obrigadao.
Aproveitando vc sabe algo sobre o uso das molas de fiorino, pampa... no Jeep??

vavarusso
09/05/2012, 16:54
Qual dos Raimundos????

Cara, sobre as imagens, acho que nada com os moderas...

Para adicionar imagens.

Na resposta rápida, clique em Modo Avançado no lado direito em baixo da caixa de escrever.

A caixa expandirá, e rodando a página, verá logo mais abaixo, uma caixa para clicar Administrar Anexos.

Clicando nela, abrirá autra aba/página, com o título Administrar Anexos.
Nesta nova página, terá do lado direito, parte superior, uma caixa para clicar escrito + Adicionar Arquivos, que ao clicar se expandirá.\
Expandindo, terá na sua parte inferior, um botão para Selecionar Arquivos
Ao clicar nele, abrirá uma caixa do "Meu Computador", onde achará os "meus documentos", "minhas imagens", "meu jeep" "imagem1.jpg" pode anexar até 10.
Clique em salvar, as imagens aparecerão na caixa, clique em Enviar Arquivos
A imagem aparecerá na caixa inferior após carrgar, tem que esperar alguns segundos.
Confirmado que os arquivos são aqueles, ou não estão duplicados, terá um botão Inserir No Post(), onde ao clicar o parenteses ficará vazio.

Está Pronto!
346375

Observe onde o cursor está na mensagem, pois as mensagens serão inseridas onde está o cursor.

Abraços.

Kim.
Ah!!! Entendi. Raimundo Borges Sobrinho

Dic3
09/05/2012, 16:59
Ei Kim...... A camioneta carregada de lascas de aroeira(???) tú é fazendeiro????? Criador de gado ????
eita nois...

Conhece Paranavaí?

Entao.. é inteirinha dele!

tuna
09/05/2012, 17:14
Conhece Paranavaí?

Entao.. é inteirinha dele!

huahuahauhauhuahuha :mrgreen:

vavarusso
09/05/2012, 18:21
346460346462Antes de fixar a morsa e a DH vista de baixo para cima, mas, mudei esse terminal, deixando-o apontado para frente para deixar as barras mais paralelas.

vavarusso
09/05/2012, 18:56
346464346472Estar pegando no feixe, mas, acho que quando colocar o power traim chegará pro lugar... Assim disse um dia o mestre Edison... No aguardo do motor...

vavarusso
09/05/2012, 21:39
Kim diminuir a resolução das fotos mas, nao adiantou. Percebo que o problema estar com as fotos mais novas já que as velhas consigo postá-la. Diminuir ate 160x120 com 28 kb e nada

Vavá Russo
09/05/2012, 22:31
Essa é a mensagem de erro que aparece num botão com uma exclamação "oi error event type oi error bubbles false cancelable false eventphase"

antonio umino
10/05/2012, 14:16
Vavárusso...... Vai no suporte e muda o seu nome. Vc abriu novo participante do forum... é assim mesmo????

até mais

Andrezão4x4
10/05/2012, 14:17
Acompanhando.....

vavarusso
10/05/2012, 17:38
Vavárusso...... Vai no suporte e muda o seu nome. Vc abriu novo participante do forum... é assim mesmo????

até mais
Antonio isso tb nao funcionou. Acredito ser o problema com a alta resolução da minha câmara, e mesmo editando no paint ou no maneger nao resolveu. Só postarei fotos velhas.
Um abraço.

vavarusso
10/05/2012, 18:45
346759346760346761346766346767346768

Kim
10/05/2012, 22:28
Vavarusso!

Mude a configuração de sua máquina, para a mínima possível, acho que é VGA, no celular (N8) que vai até 12MP, eu uso qualidade para e-mail.

Fica rapidinho para carregar.

Abraços.

Kim.

vavarusso
11/05/2012, 13:37
Vavarusso!

Mude a configuração de sua máquina, para a mínima possível, acho que é VGA, no celular (N8) que vai até 12MP, eu uso qualidade para e-mail.

Fica rapidinho para carregar.

Abraços.

Kim.

Valeu Kim, foi isso que fiz, mudei de HD (salvo engano) para web. E entao quando tirar mais faço o teste...

vavarusso
15/05/2012, 19:32
Terminei de fazer a flange, mas, nao posso postá-la. Tá no face...

vavarusso
17/05/2012, 21:58
348108348113Olha aí, primeiro fiz em madeira (meu avó é marceneiro) para depois em ferro...

vavarusso
17/05/2012, 22:00
348123348124Mais duas

antonio umino
17/05/2012, 22:03
Vavárusso.... Que rolamento vc colocou na frange ???
Está muito bem feito.. parabéns..
Ok. abçs

vavarusso
17/05/2012, 22:14
348126348125

vavarusso
17/05/2012, 22:21
348127[QUOTE=antonio umino;1694584]Vavárusso.... Que rolamento vc colocou na frange ???
Está muito bem feito.. parabéns..
Ok. abçs[/QUOTE

Meu caro Antonio comprei o da C10, salvo engano, um que vem com um anel elástico....

Junior Futura
17/05/2012, 22:35
348108348113Olha aí, primeiro fiz em madeira (meu avó é marceneiro) para depois em ferro...

vavarusso parabens pela iniativa e coragem de fazer em casa manda bala q ta ficando 10 :concordo:

veio gostei da parte do avo marcineiro hoje os caras tao falando q eu to metendo a faca na minha oficina sera porque meu avo era açougueiro KKKK (brincadeirinha) manda bala q estamos aconpanhando :bye:

[]'' junior futura

vavarusso
18/05/2012, 19:44
[QUOTE=Junior Futura;1694614]vavarusso parabens pela iniativa e coragem de fazer em casa manda bala q ta ficando 10 :concordo:

veio gostei da parte do avo marcineiro hoje os caras tao falando q eu to metendo a faca na minha oficina sera porque meu avo era açougueiro KKKK (brincadeirinha) manda bala q estamos aconpanhando :bye:

[]'' junior futura

Junior brigado pelo incentivo. É, pode ser, vou perguntar aos donos de oficina e de FV daqui o que eram seus avós...(acho que eram de Brasília) pq tb metem a faca... KKKK.

vavarusso
18/05/2012, 20:22
348282348283348285

vavarusso
20/05/2012, 20:18
348631348632348633

vavarusso
21/05/2012, 21:47
348851Uma foto de como deve ficar o conjunto, com aproximadamente 1,52m.

antonio umino
21/05/2012, 23:01
348631348632
348633Vavá. aproveita que a travessa está fora do lugar é da uma endireitada na aba da travessa.
Umas marretadas. e endireita
Ok... um abraço.... Também tô com um cambio do opala moderno. não sei se é 4 ou 5 marchas. sei que tem 6 parafusos no lugar deste seu que é do chevette...(3 parafusos na tampa)..Olhando o que vc fez tem como fazer. Tô acompanhando.. Tá ficando muito bom... parabéns...
Um abraço

4X4GARAGE
21/05/2012, 23:15
to de zoio heim!parabens e soca o sarrafo no bicho!!!

Junior Futura
22/05/2012, 07:58
348851Uma foto de como deve ficar o conjunto, com aproximadamente 1,52m.

e ai vava blz !!!
cara vou dar um palpite talvez isso até ja faça parte do seu projeto mas vale lembrar , pq vc nao instala um tubo prolongando a chapa q prende a reduzida até o rabicho do cambio eliminando dessa forma possiveis torçoes indesejadas q possam vir a quebrar o apoio do rabicho na chapa e reforçando o sistema por inteiro vlw

[]'' junior futura

vavarusso
22/05/2012, 13:46
e ai vava blz !!!
cara vou dar um palpite talvez isso até ja faça parte do seu projeto mas vale lembrar , pq vc nao instala um tubo prolongando a chapa q prende a reduzida até o rabicho do cambio eliminando dessa forma possiveis torçoes indesejadas q possam vir a quebrar o apoio do rabicho na chapa e reforçando o sistema por inteiro vlw

[]'' junior futura
Júnior até pensei nisso, mas nao teria como colocar o retentor. Valeu! Obr! e continue dando palpites, pois são válidos, e como são...

vavarusso
22/05/2012, 13:49
to de zoio heim!parabens e soca o sarrafo no bicho!!!
Pô meu! Tava triste pensando que tinha me abandonado. Dá umas zóiadas aí e manda o laudo. Tá meio parado pois a mais de um mes que espero a entrega de uma capa seca do opala 5m, que fez parte da compra do motor, mas tá dificil de achar.
Sim, mestre, como devo fazer para colocar o rolamento da urna do opala no eixo da cx chevete??
Obrigado.

vavarusso
22/05/2012, 13:54
Valeu Antonio, ache que era o desenho original. Vou dar uma pancadinhas.

vavarusso
22/05/2012, 17:16
348964348965348966Boa tarde pessoal, gostaria de saber de que carro é essa coluna e quais as dificuldades encontradas na adaptação da coluna para dh vw? Essas fotos sao aqui do fórum.

vavarusso
22/05/2012, 17:31
348967348968 Assim tb fica bonita e mais fácil??Tenho essas duas colunas... da foto ao lado vou usar as cruzetas pra chegar ate a dh "soldando"

vavarusso
22/05/2012, 17:33
Júnior até pensei nisso, mas nao teria como colocar o retentor. Valeu! Obr! e continue dando palpites, pois são válidos, e como são...
Junior é verdade mas, o eixo ficou longo, e em relação ao retentor falei besteira ai em cima.

Junior Futura
22/05/2012, 18:18
348964348965348966Boa tarde pessoal, gostaria de saber de que carro é essa coluna e quais as dificuldades encontradas na adaptação da coluna para dh vw? Essas fotos sao aqui do fórum.

vava as colunas sao de kadett e a respeito do tubo de reforço ele apenas vai guiado na traseira do rabicho ele entra com certa pressao e serve de guia reforço do conjunto

[]'' junior futura

vavarusso
22/05/2012, 22:47
349048Que tal esses! Sera´que estao muito baixo.

vavarusso
24/05/2012, 17:28
]348851 Caros companheiros de forum, esse eixo ficou com pequeno empeno que só pode ser percebido quando montado, pois ao girá-lo, percebe-se um pequeno abano entre CX e CT antes do aperto da fixação, depois do aperto o abano radial desaparece, porém o eixo fica um pouco mais pesada a torção. Diz-se que numa retífica aqui tem uma máquina que desempena.... Alguém já passou por isso? Ou será que nao é preciso? Vai tremer muito? Vai quebrar? Conta com a colaboração dos colegas. (Muitos dirão: -Por que nao compraste a DeepTech. Pq eu queria fazer)

Junior Futura
24/05/2012, 18:02
]348851 Caros companheiros de forum, esse eixo ficou com pequeno empeno que só pode ser percebido quando montado, pois ao girá-lo, percebe-se um pequeno abano entre CX e CT antes do aperto da fixação, depois do aperto o abano radial desaparece, porém o eixo fica um pouco mais pesada a torção. Diz-se que numa retífica aqui tem uma máquina que desempena.... Alguém já passou por isso? Ou será que nao é preciso? Vai tremer muito? Vai quebrar? Conta com a colaboração dos colegas. (Muitos dirão: -Por que nao compraste a DeepTech. Pq eu queria fazer)

cara se depois do aperto fica pesado é pq ta forçando entao provavel quebra do rolamento ou do proprio eixo melhor mandar acertar se levar em um torneiro ele já resolve ,coloca no torno em baixa rotaçao e verifica onde esta empenado e depois corrige muitas vezes isso acontece por causa da solda e depois acerta o empeno a frio mesmo .

[]'' espero ter ajudado

junior futura

vavarusso
24/05/2012, 18:22
cara se depois do aperto fica pesado é pq ta forçando entao provavel quebra do rolamento ou do proprio eixo melhor mandar acertar se levar em um torneiro ele já resolve ,coloca no torno em baixa rotaçao e verifica onde esta empenado e depois corrige muitas vezes isso acontece por causa da solda e depois acerta o empeno a frio mesmo .

[]'' espero ter ajudado

junior futura

Valeu Júnior pela prontidao, é isso que vou fazer.

vavarusso
25/05/2012, 17:22
Boa tarde pessoal, já li algo sobre a colocação do rolamento do opala no eixo primário do chevete, mas nao ficou muito claro. Entao lanço minhas perguntas, como deve ser feito o rasgo neste eixo para colocação do anel elástico? Dá para fazer sem desmontar a caixa? O próprio anel do chevete serve? Eu acredito que tenho que desmontar a caixa...

Vejam o que eu trouxe do tópico caixa de chevete em jeep. O que voces acham????

Não precisa ficar bolado com essa tal bucha , o q acontece quando comparamos o rolamento do opala com o do chevette , é que a unica medida q bate , é o diâmetro interno , pois o resto é diferente mesmo , o rolamento do opala é maior e mais largo (expesso) que o do chevette , por isso não basta substituir um pelo outro que esta resolvido o problema . No meu caso eu fiz o seguinte :
1º) comprei uma capa seca do opala moderno .
2º) peguei o rolamento do eixo piloto do chevette mais a capaseca do opala moderno e levei ao torneiro .
3º) pedi ao torneiro que fizesse uma bucha com a medida externa igual ao rolamento do opala e a medida interna igual a medida externa do chevette , ( como se fosse um anel )
4º) esse anel , ou melhor , bucha . Deveria ter uma pequena rebarba ou filete , para que na hora de encaixar na capa seca , não houvesse o risco de correr para a parte interna da caixa .
5º) na parte interna da capa seca o torneiro faria um pequeno rebaixo para encaixar o anel (bucha) , para uqe no momento em que fosse colocado o rolamento do proprio chevette , ficasse faceando a capa sêca e assim sendo seria mantido a s caracteristicas do cambio do chevette , sem a necessidade de mexer em mais .
Olha pelo que vi , alguns gostam de fazer um rebaixo na luva do eixo piloto , porque o rolamento vem mais para fora , pelo fato do rolamento não esta faceando o lado que encosta no câmbio .
veja bem , dessa forma é mais pratica , pois se por à caso aconteça algo com o câmbio , é só trocar por outro ,sem se incomodar com mais nada .
Espero ter ajudado , e boa sorte .
Carlos Cruz

vavarusso
26/05/2012, 17:09
Bem pessoal fui ao torneiro levei um rolamento da urna do chevete mais o da urna do opala, orientei ao torneiro que retirasse do rolamento do opala a parte móvel central e a parte externa desse um passe (na pista) até que coubesse o rolamento chevete, deixando faceando em um determinado lado. Assim acho que vou ter menos trabalho, pois para fazer outro rasgo no eixo teria que desmontar a caixa. O que acham?

vavarusso
27/05/2012, 21:31
349784Boa noite pessoal, postando uma foto com marcas de como ficará o conjunto. Estou achando meu longo, com 1,5 metros. 1ª marca formará uma linha perpendicular com a paleta da bomba d'agua, 2ª ficará o volante do motor, 3ª alanca e 4ª final da CT. Estar com um recua total de 200 mm. (estimativa, pois ainda nao estou com o conj. completo, faltando a urna). O cardan tras. deverá ficar com menos de 300mm. 349790 Essa foto mostra onde ficará i inicio do motorcom o radiador original do opala 6 cil.

vavarusso
28/05/2012, 16:06
349784Boa noite pessoal, postando uma foto com marcas de como ficará o conjunto. Estou achando meu longo, com 1,5 metros. 1ª marca formará uma linha perpendicular com a paleta da bomba d'agua, 2ª ficará o volante do motor, 3ª alanca e 4ª final da CT. Estar com um recua total de 200 mm. (estimativa, pois ainda nao estou com o conj. completo, faltando a urna). O cardan tras. deverá ficar com menos de 300mm. 349790 Essa foto mostra onde ficará i inicio do motorcom o radiador original do opala 6 cil.


Alguém poderia dar um parecer? Alguém que tem essa configuração!

4X4GARAGE
28/05/2012, 21:08
pega primeiro a cx seca e monta tudo,a partir de tudo montado voce tera a referencia correta do comprimento e de como ficara nele!
[]s

Burato
29/05/2012, 08:05
Fotos de como recuperei os jumelos e das buchas feitas no torneiro com burracha maciça de pneu de trator, dá um trabalho colocar! Só entra à base de vaselina. Pessoal há um erro na construção do nome do tópico. Que deveria ser "sendo reformado". Pessoal estou aqui tb para tirar alguma dúvida de como estou fazendo.

Olá vavarusso bom dia.

Vamos trocar o jumelos do nosso jipe e gostaria de saber como voce fez essas buchas? Voce coloca 4 dessas buchas por jumelo?

Parabéns seu jipe esta ficando muito bom, estamos acompanhado!!!!

vavarusso
29/05/2012, 17:38
Olá vavarusso bom dia.

Vamos trocar o jumelos do nosso jipe e gostaria de saber como voce fez essas buchas? Voce coloca 4 dessas buchas por jumelo?

Parabéns seu jipe esta ficando muito bom, estamos acompanhado!!!!

Obrigado Burato.
Como as laterais dos jumelos estavam perfeitas, e aqui nao os encontrei para comprar resolvi recuperá-los. Comprei parafusos de aço de 13mm levei ao torneiro para fazer um batente, coloquei no esquadro, coloquei umas buchas de cano(em branco) apertei e mandei soldar. Quanto as buchas comprei prontas mais eram tao ruins que resolvi mandar fazê-las num torneiro. Sao feitas de pneu maciço de trator, sao duas em cada eixo do jumelo. Uma coisa, tem ir cortando e ajustando pois quando o eixo passa pelo furo elas crescem. Uma dica se for soldar faz as soldas do mesmo lado, vai facilitar a colocação.
350208

vavarusso
29/05/2012, 22:20
350286350287Aqui estar, peguei um rolamento do piloto opala e um do piloto chevete, fui ao torneiro amigo e fazer uma luva da carcaça (opala) e vestir no outro(chevete). Só falta testar.

4X4GARAGE
30/05/2012, 10:43
eu teria desmontado o cambio e mudado a trava no piloto,seria mais simples e ainda revisaria o cambio
[]s

vavarusso
30/05/2012, 13:16
eu teria desmontado o cambio e mudado a trava no piloto,seria mais simples e ainda revisaria o cambio
[]s
Grande mestre essa ainda é uma das possibilidades, outra é trocar o eixo piloto pelo do opala. Voce estar certo quanto a revisão.
A questão é que eu gosto de inventar. Edison o ta me preocupando é o recuo de uns 20cm, ficando o final a 90º do suporte do feixe de molas traseiro..
Obrigado

Burato
31/05/2012, 00:00
Ahh entendi.... mais no final da história resolvi comprar os jumelos (modelo alto)350521. Essas buchas em PU são muito ruins??

Obrigado.

vavarusso
31/05/2012, 18:48
350606Aqui deve ficar o inicio(a uns 40mm do eletroventilador)350607 e aqui o final, na verdade em cima do coxim da carroceria, ficando o cardan com uns 350mm. Será que funciona?

tuna
01/06/2012, 10:02
350606Aqui deve ficar o inicio(a uns 40mm do eletroventilador)350607 e aqui o final, na verdade em cima do coxim da carroceria, ficando o cardan com uns 350mm. Será que funciona?

Vavá, funciona sim, mas acho que para um melhor funcionamento do conjunto e maior durabilidade das cruzetas traseiras é saudável dar uma inclinada no angulo de saída do pinhão traseiro, eu faria cortando e ressoldando as sapatas de mola, há quem ache que cunhas bastem para esse fim, IMHO acho porquice, não gosto de cunhas...mas cada um cada um né?

vavarusso
01/06/2012, 13:22
Vavá, funciona sim, mas acho que para um melhor funcionamento do conjunto e maior durabilidade das cruzetas traseiras é saudável dar uma inclinada no angulo de saída do pinhão traseiro, eu faria cortando e ressoldando as sapatas de mola, há quem ache que cunhas bastem para esse fim, IMHO acho porquice, não gosto de cunhas...mas cada um cada um né?
Tuna obrigado pela ideia. Eu ainda nao tinha pensado nisso. Isso vai mesmo fazer diferença???

vavarusso
01/06/2012, 15:26
350703350704Olha o tamanho do cardan postado pelo Elmer daqui do 4x4Brasil. Agora sei que o meu vai funcionar bem (uns 350mm) E aí Elmer?
350705Grande Elmer, como fazer um cardan usando essa luva e essa estria (c10 e d20)? (Diga: Olhe a foto)

tuna
01/06/2012, 15:29
350703350704Olha o tamanho do cardan postado pelo Elmer daqui do 4x4Brasil. Agora sei que o meu vai funcionar bem (uns 350mm) E aí Elmer?

Vavá, note que esse cardan aí tem junta cv, pois a inclinação é muito maior do que vai ficar a sua, pelo que vi seu jeep é spua, certo? então, no seu caso, acho eu, que com uma pequena angulação no eixo, vai ficar legal, abraço.

vavarusso
01/06/2012, 15:33
Num reparei!!E tem CV? Mas, também esse Jeep é SPOA. O meu nao é nem será.

vavarusso
01/06/2012, 16:43
Esse vídeo mostra uma fotografia impressionante, uma trilha sonora que tb nao fica atras e faz vc viajar junto e perceber que nesta vida corrida de hoje a gente deixa de fazer e de valorizar coisas super simples onde pode estar a crista da felicidade. Um 4x4 nas paisagens do Nordeste nao tem preço. Só faltou mulheres!!
Troller Nordeste Out/2011 Rio-Jericoacoara-Lençóis-MA - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RNehlDwl7xo#!)

vavarusso
11/06/2012, 18:46
352810352791352805Postando algumas fotos, mas estou dando um tempo por motivo de falta de tempo.

vavarusso
12/06/2012, 18:11
353049353050353051Simples assim. Será?

vavarusso
12/06/2012, 21:46
353083353084Vejam como fiz uma nova travessa para o radiador do opala 6 cil.

vavarusso
12/06/2012, 22:03
353085353086Nao é trabalho infantil, é sim diversão.

4X4GARAGE
12/06/2012, 22:24
352810352791352805Postando algumas fotos, mas estou dando um tempo por motivo de falta de tempo.

eu to meio sumido mas qdo da acompanhando!!!é simples assim porem vc deveria ter colocado a carroceria pra ver se nao ia pegar nela e tb colocar coxins mais fortes como o da f4000 no motor,os do opala tendem a deformar meio rapido!!
[]s

vavarusso
12/06/2012, 22:31
Cara como vc tá mesmo sumido.Realmente pode pegar, mas vou usar tb nela esses mesmos coxins de 2", entao pode nao pegar. E a nova travessa do radiador???

vavarusso
13/06/2012, 13:49
Bem pessoal coloquei rolamentos novos e mesmo assim a mesma folga (axial) de antes continua. Assim: toc. toc. toc. Como resolver isso? Qual o procedimento? O que pode ter acontecido?
Obrigado aqueles que queiram colaborar.353183

vavarusso
13/06/2012, 18:42
353211E esse problema como resolver? Quando colocar a abraçadeira(na barra) vai pegar no feixe...sem a abraçadeira esterça total.

vavarusso
13/06/2012, 18:57
353215Acho que diminuindo essa peça onde o terminal pega e assim aumentando a inclinação vou ganhar espaço para a colocação da abraçadeira.Depois que coloquei o motor esta barra ficou praticamente paralela a outra... O que os nobre colegas foristas acham??? Já mudei a posição do terminal em relação a esta foto, estar pela parte de trás.

vavarusso
13/07/2012, 15:02
Bem pessoal coloquei rolamentos novos e mesmo assim a mesma folga (axial) de antes continua. Assim: toc. toc. toc. Como resolver isso? Qual o procedimento? O que pode ter acontecido?
Obrigado aqueles que queiram colaborar.353183
Pessoal retirei aquela arruela que aparece aí na foto entre o espelho e a frange do eixo e parece que diminuiu um pouco. OBS.: A folga nao é axial como eu havia dito, e sim radial.

vavarusso
10/08/2012, 18:54
36364036364136364236364336364436364536364636364736 36483636493636503636513636523636533636403636413636 42363643363644363645363646363647363648363649363650 363651363652363653

vavarusso
10/08/2012, 18:56
36365536365636365736365836365936366036366136366236 3663363664363665363666

vavarusso
10/08/2012, 18:57
Podem perguntar, se eu souber.....

Kim
10/08/2012, 20:08
Belo trabalho!!!!

vavarusso
11/08/2012, 18:56
Belo trabalho!!!!

Obrigado Kim! Aqui tb tem alguma ideia sua.

Kim
11/08/2012, 19:42
Opa!!!

Isso é muito bom!

Esteja a vontade para compilá-las!

vavarusso
02/09/2012, 13:34
É isso aí!!

lucianobarbosa
02/09/2012, 18:31
ola gostaria de saber se essa dica do dic pode-se aplir na f75 desde ja agradeço
parabens pelo projeto Vavaruso a minha tambem estou fazendo em kasa :curtir:

Uma dica valiosissima do Anderson em relacao a assentar o gm151 no chassis do cj-5 para nao ficar nem perto nem longe do radiador é o seguinte:

Aquela travessa inferior do cambio é presa por quatro parafusos, dois de cada lado. Voce solta e desloca a travessa para tras alinhando o primeiro furo da travessa com o segundo furo do chassis. NEssa situacao ela ficara presa por apenas dois parafusos, em seguida voce refaz os dois novos furos no chassis e prende em definitivo a travessa.
Apoiando o conjunto (motor+caixa chevette+tcase) na travessa a distancia la na frente ficara perfeita para a helice nao pegar no radiador. Assim fiz no meu e assim farei no proximo que estou montando.

PArtindo dessa nova medida basta confeccionar os suportes do motor solda-los ao chassis e soltar o motor em cima, ta pronto.

Fotos do conjunto montado e dos suportes voce acha no topico do meu CJ la no frota4x4

vavarusso
02/09/2012, 19:42
ola gostaria de saber se essa dica do dic pode-se aplir na f75 desde ja agradeço
parabens pelo projeto Vavaruso a minha tambem estou fazendo em kasa :curtir:

Nao conheço bem a estrutura da f75, no meu caso nao deu como o Dic falou. Recomendo fazer o seguinte: monta primeiro o radiador entao a partir daí tera´uma noção do restante.

vavarusso
11/10/2012, 17:15
374785374786Filtro de ar fiat (premio, elba, panorama...tipo linha pesada) Na segunda foto to querendo aplicar a massa do jeito que estar..... será que presta? E a melhor massa para isso qual é???

vavarusso
16/10/2012, 18:52
3756463756473756483756493756501ª foto: filtro de ar do fiat premio, elba... 2ª limpador traseiro do fox. 3 e 4 capô e para lamas esperando o wash primer. 5 ª quadro reformado toda a base com chapa 16. by myself

vavarusso
23/10/2012, 19:26
Tá difícil postar fotos aqui.

vavarusso
29/10/2012, 19:07
377887377888377889377890377891377892377893377894An tes seria pintado todo de vermelho flash, mas, por decisao familiar vou pintar a grade de preto. E vai ganhar o apelido de "Bixo da kara preta" . Quem nao gosta?

vavarusso
31/10/2012, 19:02
377891Caros foristas gostaria da opinião dos senhores sobre a barra roda/caixa. Será que pega um pouquinho no feixe quando todo esterçado para esquerda é por causa do paralelismo? Outra: Como vou pintar a grade em preto, gostaria de saber qual a ref. dessa cor que apresenta melhor impacto visual??
Se o anexo nao abrir, ele é a 5ª foto da postagem anterior.
Vavá Russo

vavarusso
02/11/2012, 13:45
378598378599378600378601Algumas fotos saídas do forno

vavarusso
04/11/2012, 20:59
378958378959378960Nao tive paciencia e como só tinha lixa 400 lixei e pintei, nao ficou muito bom, mas dá pra enganar. Nao me deu bem com o uso da massa poliéster, pois como o calor aqui estar próximo aos 40º a massa endurece muito rápido.

vavarusso
07/11/2012, 18:49
http://blog.news-record.com/staff/melskitchen/mac2.jpgAs vezes me sinto o MacGyver, gostava muito e nao perdia um episódio, e nos anos 90 tive esse apelido. Mais convenhamos que para labutar com jeep temos ser.

eliasFerreira
08/11/2012, 13:08
Basta um clip´s e um canivete suiço.

MacGyver The Jeep Train.wmv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qkPqgWRCMHE)

vavarusso
08/11/2012, 15:05
Basta um clip´s e um canivete suiço.

MacGyver The Jeep Train.wmv - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qkPqgWRCMHE)

Elias muito legal, eu nao tinha visto, tive boas recordações.

tuna
08/11/2012, 18:06
Impressionante como os cj-7 dos gringos são fodásticos :mrgreen:, todos os jeeps véios que eu achei em galinheiro por aqui, não tinham nem bateria nem gasolina :roll: e muito menos camburão que a tampa abrisse sem maçarico, e muito menos com gasolina dentro:chorandoderir:, pensando bem a vida do mcgayver não era tão dificil assim :karate:...Mas era muito show assistia todo semana, a ainda tinha Rush na trilha sonora...
[]´s

vavarusso
16/11/2012, 14:59
380936380937Pessoal postando aqui minha experiencia na colocação dos amortecedores tras. da rager (mod.: GL12343). Com ajuda de uma morça, um tubo(chave soquete) e um pino retirei a bucha do olhal inferior. Entao retirei essa base do feche de molas e tb com a morça iniciei a introdução e terminei com ajuda da rosca. Obs.: Precisa-se de uma pessoa para ajudar na morça.

Renan Folly
16/11/2012, 18:49
E a chapinha usou pra que? Alisar as madeixas?

hercilio.neto
16/11/2012, 19:00
Vavarusso,
Voce é o cara.
Conta aí como voce tirou a bucha do olhal usando uma chapinha de alisar cabelo. rarará.
Foi mal a brincadeira, mas não resisti ao ver a foto.

vavarusso
16/11/2012, 22:58
Vavarusso,
Voce é o cara.
Conta aí como voce tirou a bucha do olhal usando uma chapinha de alisar cabelo. rarará.
Foi mal a brincadeira, mas não resisti ao ver a foto.
Renan e Hercilio, se Macgyver fazia bomba com clip de papel e chiclete, porque eu nao posso retirar uma bucha com uma prancha de cerâmica. Rsrsrsrkkkrarara

vavarusso
29/11/2012, 14:43
Boa tarde, alguém aqui do fórum já adaptou ou tem conhecimento da adaptação da bomba da DH do escort zetec no jeep???

vavarusso
05/12/2012, 15:31
384025384026será que uma única correia puxa essas polias????? Bomba do Escort Zetec

vavarusso
01/03/2013, 07:58
O projeto continua, tive um pequeno atraso por conta de um parafuso da tampa de válvula que foi colocado um mais comprido e furou para a galeria de água, tapei o furo e deixei apenas com quatro parafuso alen mais grossos.

vavarusso
21/03/2013, 19:02
401941401942401943401944401945401946Em que pé andam os trabalhos.

vavarusso
26/03/2013, 20:47
402760402761402762402763Reta final, preparando para pintura, isso dá um trabalho!

vavarusso
03/04/2013, 13:26
404191404192Agora a barra não pega mais, passa raspando.

vavarusso
03/04/2013, 13:34
Depois de montá-lo para testar os freios, sistema de combustíveis,(flex) transmissão (flange/eixo desenhados por mim) sistema de direção hidráulica (made by myself) suspensão com amortecedores da ranger, agora desmontado novamente para preparação para pintura.... Aff!!!

vavarusso
03/04/2013, 13:36
Temos vário vídeos no youTube.
jeep willys trupy zupy

vavarusso
16/04/2013, 13:48
Boa tarde!
Pessoal como moro em Juazeiro da Bahia e só acho as capotas em sites do sul e sudeste e isso torna o frete muito caro, gostaria de consegui o esquema das ferragens (conversível) para mandar fazer aqui mesmo. (desenhos, fotos, medidas)
Muito grato.