PDA

Ver Versão Completa : Consumo BAND OM314/MB608 Turbo



EduShilton
13/07/2005, 17:18
Quem pode me dizer o consumo de Band Curta com motor 314 turbo?
A minha tem Turbo, cambio 4m, Ar e direção.
O consumo esta ao redor de 6Km/litro na cidade e 8Km/litro na estrada.
Antes eu pensava que o consumo estava alto porque eu estava com problemas de o carro trabalhar muito frio, mas agora ja solucionei a temperatura e trabalhando a +-70 C, continua igual.
Acho muito alto para este motor.
Alguem pode me dar subsidios para comparação?

Obrigado,

havoc
14/07/2005, 01:40
tenho uma longa aspirada e ela faz 10 km/l e o pessoal diz que melhora um pouco o consumo com o turbo ou fica igual, então acho que ela tá mesmo consumindo um pouquinho mais que o esperado....
regula as folgas das valvulas, verifica se os bicos e bomba estão em ordem, etc... o filtro de ar sujo e o escapamento dobrado/amassado podem estar estrangulando o fluxo de ar e deixando a band mais gastadora tbm...

EduShilton
14/07/2005, 09:04
Obricado pela informação!

Quanto a aspirada gastar mais que a Turbo, é o que eu sabia tambem.

TEORICAMENTE tudo isso que voce sugeriu esta OK.
Ela ja foi 4 x para o bombista que TEORICAMENTE ja regulou valculas, trocou bicos, regulou bomba e tambem reparou e balanceou a turbina.
O escapamento é relativamente curto e todo aparente~, o que deixa claro que não esta estrangulado, ja que é todo em 2,1/4".

Mas com sua dica, acho que descobri o problema!!! Vou solucionar encontrando OUTRO bombista!

Obrigado.

Aurélio
14/07/2005, 13:12
(...) Vou solucionar encontrando OUTRO bombista!


Se for fazer isso, dê preferência à autorizada Bosh.
Quanto ao consumo, para sua referência, tive uma Band curta, 89, motor 314S e o consumo na estrada era ( é ) de 10,5km/l e na cidade caia para 8,5 a 9,0km/l.

[]'s

joaquim
14/07/2005, 15:13
(...) Vou solucionar encontrando OUTRO bombista!


Se for fazer isso, dê preferência à autorizada Bosh.
Quanto ao consumo, para sua referência, tive uma Band curta, 89, motor 314S e o consumo na estrada era ( é ) de 10,5km/l e na cidade caia para 8,5 a 9,0km/l.

[]'s

É o que a minha 89 faz, com turbo e câmcio 5m

Diego Durigon
14/07/2005, 16:02
Por sinal, praticamente o mesmo consumo do 364 da band, com 4 marchas.

Opa, outra band vermelha no fórum :D

NOBRE
12/11/2007, 13:29
Cara, manda uma foto desse teu 314 turbinado.
P.S. Já li o tópico TURBINANDO A BAND.

crp
14/11/2007, 15:30
blz

tive 1 problema de consumo na minha band(motor 14b).Ela fazia 8, alguma coisa e passou ,de repente a fazer 6,2 km/l.Fui a bombista,troquei filtros. Pesquisei na parte mecânica e não encontrava nada.Um dia fazendo 1 viagem c/ outra band, nós gastamos a mesma quantidade de diesel e o que estava diferente enytre as duas bands era a quilometragem precorrida, fui num cara q/ consertava velocímetro e ele diagnosticou q/ ele estava marcando menos km do q/ percorria. Consertei o velocímetro e ela voltou a gastar o normal dela q/ é +- 9 km/l.Espero q/ isto o ajude.

abcs

Horacio Balero
15/11/2007, 09:35
Estimado amigo, mi Bandei es larga con el motor MB OM314 sin turbinar y el consumo promedio andaba alrededor de los 9.5 Km / l , ahora estoy usando Acetona como aditivo y ve mejorando esta en una media de 10.5 Km/l, por lo demas eso son los datos mas comunes, en cuanto con la de mi Hermano en carretera a unos 70 Km/h de promedio le saque 12.5 Km/l de Melo a Montevideo unos 400 km, eso me parece muy bueno, con la mia no lo logre nunca.
Un abrazo y fuerza Toyoteiros

Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)

darlan
16/11/2007, 02:29
ola amigos , a minha band 90 tem motor 314 S , é turbinada e faz na faixa de 10 km por litro , tanto na cidade quanto em estrada .......se tiver tudo reguladinho ela tem que fazer isso mesmo , e ver tambem como é o pé do motorista .....rs , se pisar fundo gasta mais mesmo com certeza ...... mudando de assunto , qual a diferença entre motor 314 e 314 S ? poderia me dizer ? abraços

Julio Militão
17/11/2007, 20:05
Quem pode me dizer o consumo de Band Curta com motor 314 turbo?
A minha tem Turbo, cambio 4m, Ar e direção.
O consumo esta ao redor de 6Km/litro na cidade e 8Km/litro na estrada.
Antes eu pensava que o consumo estava alto porque eu estava com problemas de o carro trabalhar muito frio, mas agora ja solucionei a temperatura e trabalhando a +-70 C, continua igual.
Acho muito alto para este motor.
Alguem pode me dar subsidios para comparação?

Obrigado,

A Minha tem OM314, com turbo da D20 e DH. Faz, na estrada 10 Km/L com média de aprox. 100 Km/H, sem exigir muito nas ultrapassagens. Na cidade faz cerca de 8Km/L. Na trilha, dependendo da dificuldade, chega a fazer 6 Km/L. No seu caso, este consumo deve ser pelo AC ligado, voce já comprou com AC ou instalou? As vezes um problema na embreagem do compressor de AC pode estar "segurando" o motor.

Jun Okada
17/11/2007, 22:09
Minha é 82 longa, OM 314 turbo 4 marchas. Faz na cidade e estrada, a 2.500 rpm em média, 9 km/l. Uso Diesel comum e ocasionalmente biodiesel e não notei diferença. Troco óleo, filtros de ar e óleo e filtro de combustível a cada 5000 km. É um gasto a mais mas é preventivo pq o meu tanque não é de plástico e pego poeira ocasionalmente.
Abraços

Julio Militão
17/11/2007, 23:49
Minha é 82 longa, OM 314 turbo 4 marchas. Faz na cidade e estrada, a 2.500 rpm em média, 9 km/l. Uso Diesel comum e ocasionalmente biodiesel e não notei diferença. Troco óleo, filtros de ar e óleo e filtro de combustível a cada 5000 km. É um gasto a mais mas é preventivo pq o meu tanque não é de plástico e pego poeira ocasionalmente.
Abraços

Já que voce mencionou o biodiesel, notou alguma diferença no rendimento do carro? Aqui em Porto Velho, apareceu o B2 e depois de 2 tanques utilizando, notei que o carro melhorou.

Jun Okada
18/11/2007, 14:01
Aqui em Cuiabá os postos BR têm bomba de biodiesel. Não conheço bem a origem ou as especificações. Não me lembro se foi no forum ou Orkut alguém falar que ajuda na limpeza dos bicos. Sinceramente não senti diferença, mas tenho abastecido ocasionalmente. Como o preço não difere muito vou testar abastecendo com frequência.
Abraços

guilhermeabreu
18/11/2007, 14:07
Tive uma BAND 90 com 314 aspirada , com ar ligado a 100km/h fazia 9,0 a 9,5 km/l , a 80 km/h fazia 10,0/10,5 km/l , andando a 100/105 km/h e forçando nas ultrapassagens fazia 8,0/8,5 km/l .

E o velocímetro marcando erredo , realmente vc tem o cálculo errado , a maioria dos carros saem de fábrica com erro de marcação no velocímetro de 10 a 15 % marcando para mais do que o real .

gbalero_URU
19/11/2007, 07:57
Hola amigos, mi band es 82 aspirada, y en ciudad anda en el entorno de 10 km/l, el pasado viernes realice un viaje de 300 km llevandola siempre entre 100 y 110 reales por GPS, y el consumo fue en el entorno de 9 km/l, pero sin pasarla de 90 km/h se mantiene en 10-10,5 km/l, esta es la que mensionava mi hermano que realizo un viaje de 400 km a 70 km/h y le dio 12,5 km/l, yo no viajo a esa velocidad, pero estoy conforme con su consumo.
Tambien estoy adicionando acetona al gasoil pero aun no tengo relevados los resultados, pero si existe un mejora en el consumo, no he notado mejora en las prestaciones.
Un saludo cordial a todos Gerardo

Guiga Tostes
20/11/2007, 11:54
Amigos,

Neste ultimo feriadão viajei para o interior do Rio 650KM ida e 650KM volta,

chequei tudo antes de ir: calibragem dos pneus, troquei o oleo q ja tava na hora, sibstitui todos os filtros(oleo, ar e combustivel) e sanei um pequeno vazamento de diesel apos os filtros.

Resultado: Incriveis 12km-litro na estrada medias de 95-105KM-h a 2500rpm.

Muito satisfeito!!!

Ps1.: Lembrando q trata-se de um OM-314 Turbointercooler, 4Marchas e pneus 33'' Mud

Ps2.: Esta foi a primeira viagem longa apos a instalação da turbina+intercooler e a Band me surpreendeu positivamente.

Mesmo nas subidas mais severas o desempenho se manteve bom sem ter q pisar mto, as ultrapassagens foram mto mais seguras e as retomadas excelentes (os caminhões nas subidas q o digam...o delicia passar sem sofrer e ver a cara do caminhoneiro no espelho pensando: Aah num vai passar não...rsrsrsr).

Um outro dado interessante foi a temp. do motor q ficou em media a 75C e subia raramente para 80C em subidas mais longas, retornando a 75C logo apos aliviar um pouco o ritmo, ou seja, o motor trabalhou em boas faixas de temperatura e a turbina não sofreu ou proporcionou um aquecimento fora do comum

Ps3.: Quanto a aferição dos velocimetros, eh importante observar q pneus de diametro maior proporcionam um erro no velocimetro para menos, tanto em velocidade KM-h quanto em distancia percorrida. Por isso alguns podem estar achando suas Bands muito beberronas.

Valeu a pena e so me deixou mais ainda na vontade de colocar logo a relação mais longa nos dif. para viajar melhor ainda!

Jah falei demais...abr!!!

Aurelio Palma
20/11/2007, 17:48
Pessoal,
agora fiquei assustado.
Minha Band é 81 , 4 m ( sem ar, sem turbo) e faz cerca de 5,8 a 6,2 Km /litro.

Isso é uma anormalidade ou defeito?
ABRAÇO,

joão k. chikui
20/11/2007, 22:32
A minha CD com 364 turbo /intercooler e 5 M com pneu 235/85 fazia 12 a 100-110, depois que troquei os pneus para BF33AT , como tive que dar uma leve levantada, aumentou ainda mais o arrasto aerodinâmico e tá gastando mais , tipo 10,5 -11 km/L

cristiano
21/11/2007, 10:52
Amigos,

Neste ultimo feriadão viajei para o interior do Rio 650KM ida e 650KM volta,

chequei tudo antes de ir: calibragem dos pneus, troquei o oleo q ja tava na hora, sibstitui todos os filtros(oleo, ar e combustivel) e sanei um pequeno vazamento de diesel apos os filtros.

Resultado: Incriveis 12km-litro na estrada medias de 95-105KM-h a 2500rpm.

Muito satisfeito!!!

Ps1.: Lembrando q trata-se de um OM-314 Turbointercooler, 4Marchas e pneus 33'' Mud

Ps2.: Esta foi a primeira viagem longa apos a instalação da turbina+intercooler e a Band me surpreendeu positivamente.

Mesmo nas subidas mais severas o desempenho se manteve bom sem ter q pisar mto, as ultrapassagens foram mto mais seguras e as retomadas excelentes (os caminhões nas subidas q o digam...o delicia passar sem sofrer e ver a cara do caminhoneiro no espelho pensando: Aah num vai passar não...rsrsrsr).

Um outro dado interessante foi a temp. do motor q ficou em media a 75C e subia raramente para 80C em subidas mais longas, retornando a 75C logo apos aliviar um pouco o ritmo, ou seja, o motor trabalhou em boas faixas de temperatura e a turbina não sofreu ou proporcionou um aquecimento fora do comum

Ps3.: Quanto a aferição dos velocimetros, eh importante observar q pneus de diametro maior proporcionam um erro no velocimetro para menos, tanto em velocidade KM-h quanto em distancia percorrida. Por isso alguns podem estar achando suas Bands muito beberronas.

Valeu a pena e so me deixou mais ainda na vontade de colocar logo a relação mais longa nos dif. para viajar melhor ainda!

Jah falei demais...abr!!!

Nunca se fala demais aqui. :mrgreen:

Logo quero instalar um turbo + intercooler na minha, qual é seu kit? Fora o turbo tenho a mesma configuração que você. Creio que deva ter trocado escapamento e etc.

O OM314 costuma consumir um pouco de óleo, você chegou a ver se consumiu algo nessa viagem? Você saberia dizer a vida do seu motor (Km) ? O meu, acho, está com uns 300.000km (arredondando para cima).

Abraço

Guiga Tostes
22/11/2007, 02:00
Nunca se fala demais aqui. :mrgreen:

Logo quero instalar um turbo + intercooler na minha, qual é seu kit? Fora o turbo tenho a mesma configuração que você. Creio que deva ter trocado escapamento e etc.

O OM314 costuma consumir um pouco de óleo, você chegou a ver se consumiu algo nessa viagem? Você saberia dizer a vida do seu motor (Km) ? O meu, acho, está com uns 300.000km (arredondando para cima).

Abraço

Gde Cristiano,

Vamos por partes:

1- O meu kit eh da Turbo Anhanguera com turbina masterpower + intercooler do caminhão VW 8-150(comprado a parte) + coletor de escape dimensionado + escape para turbinados de 2,5" (mais detalhes, infos, valores e fotos em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17439&page=2 ) boa leitura, duvidas eh so chamar...

2- O meu consumo de oleo esta bastante estavel, apos 1300km da viagem baixou menos de 0,5l (vale lembrar q estava tudo novo: oleo, filtros etc)

3- Qto a vida do motor, o meu esta praticamente "zero". Foi feito ha um ano e meio atras na retifica de meu padastro em Mogi das Cruzes. Na epoca do serviço eu ja havia rodado uns 370000, considerando q comprei a Band ano 85 em 2000...e nao faço ideia de quanto ja tinham rodado nos 15 anos anteriores.
* Detalhes importantes: qdo fiz a retifica o motor estava STD, ou seja, foi a primeira retifica e esta por sua vez foi feita STD com a substitução das peças danificadas por novas. Hoje este motor esta com aprox 18000km(quase virgem:mrgreen:). Deste modo e bem cuidado esta perfeito, sem fumaça mesmo(nada fora do normal e passa no teste da Cetesb facil) e sem baixar oleo.

Por fim, te digo q a turbina+intercooler foram o melhor up grade q fiz ate hoje. Apos 7 anos com a Band ganhei um novo jipe no que diz respeito a desempenho, força e tesão de dirigir. Recomendo e assino em baixo.

No link acima tem mais detalhes e infos sobre o trabalho executado pelo meu MECA, q não deixo de citar pois o cara eh mto bom e foi crucial na minha decisão. Mto caprichoso na instalação e entende mto do assunto, tendo desenvolvido kits turbo para Bands junto com a Turbo Anhanguera.

Boa sorte e sucesso com a sua Band!

Abr

cristiano
22/11/2007, 05:49
Oi Guiga! Bem bacana o tópico, inclusive tive uma pequena participação nele.

Minha única preocupação é que meu motor parece ser standard, queima bem pouco óleo, então fico pensando se o turbo com o motor muito rodado é boa idéia ou não.

Estou pensando nas minhas férias levar o jeep na Maxcooler, o pessoal passa boas referências das instalações de lá, só não falam bem do intercooler porque dizem ser muito caro e pouco dimensionado.

Me interessei pelo seu comentário de que fez o escapamento pensando num guincho mecânico, não sabia que poderia atrapalhar, alguma dica em especial?

Além das obvias, a outra vantagem que vejo em instalar o intercooler no OM314 é passagem da tubulação, porque quando não se tem intercooler normalmente tem-se que fazer quase um "cotovelo" na tubulação.

Guiga Tostes
23/11/2007, 12:25
Oi Guiga! Bem bacana o tópico, inclusive tive uma pequena participação nele.

Minha única preocupação é que meu motor parece ser standard, queima bem pouco óleo, então fico pensando se o turbo com o motor muito rodado é boa idéia ou não.

Estou pensando nas minhas férias levar o jeep na Maxcooler, o pessoal passa boas referências das instalações de lá, só não falam bem do intercooler porque dizem ser muito caro e pouco dimensionado.

Me interessei pelo seu comentário de que fez o escapamento pensando num guincho mecânico, não sabia que poderia atrapalhar, alguma dica em especial?

Além das obvias, a outra vantagem que vejo em instalar o intercooler no OM314 é passagem da tubulação, porque quando não se tem intercooler normalmente tem-se que fazer quase um "cotovelo" na tubulação.

Oi Cristiano!

realmente turbo e motor cansado não combinam...eh preciso avaliar o quão cansado encontra-se o seu OM para ver quais reparos ele precisa.

Em relação a maxcooler, o que tenho ouvido eh o mesmo q vc: boa instalção e problemas de dimensionamento(cooler mto pequeno), qdo eu pesquisei para fazer o trabalho na minha achei o preço deles mto alto.

Qto ao escape, no caso da instalação de um guicho mecanico o cano do escape ao sair da turbina segue por fora da longarina do chassi, deixando o caminho livre para o futuro cardã do guincho.

Tenho algumas fotos(abaixo) do escape, não são as melhores. Espero q ajudem.

Abr

pedrogjr
24/11/2007, 11:46
O 314 tem se não me engano 5 ou 6 canaletas no pistão para os anéis, o 314S tem somente 3 canaletas.
Pode parecer que com mais canaletas é melhor, mas o que se verifica é que com mais anéis trabalhando, há maior desgaste das camisas, e o conjunto fica mais pesado pelo atrito dos anéis, diminuindo o giro do motor.
Então, a mercedes retira alguns anéis, melhora a qualidade dos que ficam e aumenta o giro do motor.
Basicamente o 314S é o vulgo "708" pré série do 709 (364) que já saía aliviado (mais leve pistões e bielas ) para se turbinar.
Portanto quando se fala em turbinar, o 314S e o 364 levam vantagem no desempenho.
Espero que tenha ajudado, se errei, me corrijam.

Abraço,
Pedro
LandCruiser 1960
314s TURBINADA

JFPagani
29/11/2007, 21:11
Edu, a minha band é 84, motor OM314, quatro marchas, com turbo e intercooler e pneus 265-75-16. Numa tocada por volta de 80 km/l o consumo é perto de 12km/l, com velocidades entre 90 a 100 km/h faz 10 a 10,5 km/l, com velocidades entre 100 a 110 a consumo sobe para 8km/l, na cidade fica em torno de 8 km/l.
Conforme pode notar o consumo está dieretamente relacionado a velocidade.

Att.

Pagani.

elmestizo
30/11/2007, 13:28
Pessoal,

Um amigo está vendendo o Kit completo para band´s com motor mercedez. Turbina Zero km APL 240, coletor de ferro fundido e afins.

Preço (não sei ao certo, mas ACHO que) por volta de R$ 1900,00

contato: Marco
E-mail: negrao@gmail.com

Pode falar que foi indicação do LM
Abrass