PDA

Ver Versão Completa : escapamento dimensionado aumenta potencia ?

andre097
26/02/2012, 08:30
pessoal,quarta feira eu vou colocar um escapamento dimensionado o meu vitara,ai vem a duvida.
muitos me disseram que pode aumentar até uns 5 cv de potencia,isso é verdade ou esse escapamento só faz mudar o barulho mesmo?

aryrj
26/02/2012, 09:44
Boa questão, andré. Também aguardo.

AlemãoRS
26/02/2012, 11:32
Tem um outro tópico mais antigo sobre isso onde tem uns relatos de quem colocou. A potência aumenta em alta rotação, em baixa não.

mairo
27/02/2012, 10:36
a informação que tenho é que o coletor dimensionado aumenta uns 3 cavalos, tem um melhor aproveitamento se junto rebaixar a tampa de cilindro!!

aryrj
27/02/2012, 11:18
Rapaz...é muito serviço pra pouco cavalo.

sandro-natal
27/02/2012, 12:57
Um amigo meu fez para o Samurai dele (1997 Metal Top), um escape de inox de 2" (o original tem 1,5"), e colocou um silencioso de Meriva (original de 2") e ele disse que o carro está andando mais, sobe dunas que antes não subia e a velocidade final aumentou.

Fui na onda dele, e fiz um de inox de 2" pro meu Jimny (o original é de 1,5"), coloquei um silencioso de Opala (original 2") e fiz os testes de arrancada, não tendo ganhado nem um milésimo de segundo e ficou muito barulhento. Mandei arrancar fora no dia seguinte.

Depois fui observar que o antigo dono do meu Jimny havia removido o catalisador.

É possível que essa história de substituir o escapamento só funcione por causa da eliminação do catalisador.

Esse é um assunto que eu ainda estou querendo dominar. Preciso de relatos de experiências de colegas e de material para estudar.

aryrj
27/02/2012, 13:15
Vou dar um chute. Como em motos, de repente seria o caso de retrabalhar desde o coletor e não só o escapamento. Nesse caso, morreria o catalizador... Aqui nunca vi, mas lá fora tem modelos de coletores de escape tunados...

Faz sentido? Sou totalmente leigo nisso...

mas.marco
27/02/2012, 17:59
Faz sentido sim Ary.
Não adianta NADA mudar somente o final.
Tem que mudar desde o coletor (inicial). Geralmente o pessoal monta com modelos de 1 saída (4x1 - 3x1 - etc). Qualquer uma dessas opções o catalisador foi pro saco.

O ganho é bem pouco (no máximo, pelo que já vi em diversas situações em carros diferentes, 5cv). E outra, pelo barulho e sem o catalisador, compensa? Pensem....

Isso vai mais da psicologia do que pra mecânica....

aryrj
27/02/2012, 18:46
Pior é que lá fora, esse coletor tunado custa prá lá de 300 doletas...isso lá. Os caras fazem atá coletor de cerâmica!
Volto a dizer: é muito, pra tão pouco...:(

mairo
28/02/2012, 07:46
a moral do coletor dimensionado é deixar a saida de gas do escapamento mais aberta, diminuindo a resistencia, por consequencia o motor fai forçar menos para eliminar o gas da queima dando um pequeno ganho de potencia! então elimina-se o coletor de escape la no bloco do motor, e instala outro com maior diametro e todas as saidas do cilindro tem que ter o mesmo comprimento! nao adianta de nada se colocar silenciador ou catalizador, não adianta fazer só o restante do cano, tem que ser desde a saida do motor! o que podefazer é usar um silenciador no dia a dia e retirar quando for fazer uma trilha, meu vitara é assim, solto duas porcas de uma braçadeira e o silenciador sai facil facil!

aryrj
28/02/2012, 10:10
Ah, mairo... a preguiça não deixa!:)

andre097
04/03/2012, 09:18
a moral do coletor dimensionado é deixar a saida de gas do escapamento mais aberta, diminuindo a resistencia, por consequencia o motor fai forçar menos para eliminar o gas da queima dando um pequeno ganho de potencia! então elimina-se o coletor de escape la no bloco do motor, e instala outro com maior diametro e todas as saidas do cilindro tem que ter o mesmo comprimento! nao adianta de nada se colocar silenciador ou catalizador, não adianta fazer só o restante do cano, tem que ser desde a saida do motor! o que podefazer é usar um silenciador no dia a dia e retirar quando for fazer uma trilha, meu vitara é assim, solto duas porcas de uma braçadeira e o silenciador sai facil facil!
então vc quer dizer que eu colocar o silenciador ai não vai adiantar de nada,ai tem que ser só o escapamento dimensionado mesmo,que vai até a metade do carro??

andre097
04/03/2012, 09:20
e alguém poderia me dar alguma sugestão de algum site que venda escapamento dimensionado,pra eu ver se sai mais barato eu comprar ou eu manda fazer mesmo.

JEFFCATUNDA
04/03/2012, 09:51
O que realmente tem efeito, como alguns colegas já relataram é o redimensionamento do coletor...

Aumentando ou diminuindo o mesmo você terá diferentes respostas no consumo e nos ganhos em alta ou em baixa...

Os coletores de fábrica são dimensionados para os fins específicos da viatura, não são portanto os mais adequados para o uso esportivo e sim para dar um bom desempenho sem afetar em muito o consumo, que também aumenta ou diminui com as diferentes dimensões...

Os coletores são parte importante da preparação de um carro de corrida, tanto que para algumas competições monomarca, os coletores tem que seguir uma determinada configuração, igual para todos, e geralmente são especificados os fornecedores desse equipamento as equipes...

Uso um coletor para Samurai feito pela TRUCK RACING, que prepara, ou preparava os coletores para as competições das fórmulas da GM.

Em uma viatura de 62 cavalos como a minha, 5 cavalos representam quase 10% de potência a mais... um absurdo de força extra para o peso do bixinho...

Não sei se o ganho do meu é esse, mas existe também essa história que relataram em que você ganha em alta ou em baixa, e isso sim depende de todo o conjunto de escapamento, e não só do coletor...

A descarga auxilia ou atua na compressão do motor, tornando-o mais livre ou mais preso... Entendo que quanto mais livre, mas fácil de se perder potência em baixa por conta da falta da compressão minima da descarga e algum ganho em alta por conta do melhor fluxo de saída...

Descargas finas, atuam de forma inversa.... O ideal portanto seriam as intermediárias...

Depois conto mais.....

aryrj
04/03/2012, 12:38
JEFF, por uma conta já conhecida, a relação entre tamanho de pneus e potência, a mexida no escape do vitara poderia ser interessante, pra quem quer maiores pneus, sem mexer em C&P? Calculo algo em termos de 10 a 13% a mais de potência, pra partir pra um 31"... Ou seria irrelevante no seu pto de vista?

AlemãoRS
04/03/2012, 16:02
Ary, com certeza mais potência é sempre bom, mas em relação a compensar tamanho do pneu, você precisa aumentar o torque.

LeoPOA
04/03/2012, 17:45
Ary,

A alteraçao no escapamento, mesmo que em todo o sistema (coletor + canos + abafador), nunca irá compensar a força perdida pelo uso de pneus maiores....

o 4x1 + abafador estilo turbinho deixará o vitara com um ronco mais encorpado, mas o resultado no que diz respeito a performace será mais psicológico do que qualquer outra coisa.... Vai ter algum ganho de potencia, mas é quase inperceptível.

Tive vitara com 4x1 (comprei o jipe com ele) e escapamento sem abafador, cano reto até o final, e depois deixei a saida apenas no coletor... Hj tenho um samurai com 4x1 (ja possuia o coletor quando comprei) direto tbm... O ganho que tive em ambos os jipes alem do barulho e de dores de cabeça no final das trilhas, foi que a subida de giro do motor ficou mais rápida....

Acho que para moteres de baixa cilindrada, os ganhos obtidos pela modificaçao no escapamento nao valem a pena (custo x beneficio).

Abraço

Léo

aryrj
04/03/2012, 18:12
De fato, achava que, mesmo com um parcela pequena de ganho, seria um plus. Mas dá pra notar que é tão pequeno que não vale a pena... nem a dor de cabeça.

JEFFCATUNDA
04/03/2012, 21:36
É isso ai Ary, eu concordo com os colegas, para pneus maiores tem que alterar a relação...

E para motores maiores, em termos percentuais e para um uso misto, não vale a pena...

Em veículos com pouca potência, ou no outro extremo, em veículos preparados ao máximo, isso sempre conta...

Falar nisso, eu vi final de semana passada um Vitara turbinado que estava dando um verdadeiro show nas dunas....

De fato, achava que, mesmo com um parcela pequena de ganho, seria um plus. Mas dá pra notar que é tão pequeno que não vale a pena... nem a dor de cabeça.

aryrj
05/03/2012, 00:19
Eu tô pensando em um SC m24, com calma...talvez seja a solução.

Por outro lado, se houvesse oportunidade de uma relação 6X35... aí era show. Mas isso tá impossível de conseguir.
Pensei atá em mandar fazer por minha conta... mas já me aconselharam a nem tentar aqui no Brasil.

mairo
05/03/2012, 10:15
de fato o coletor dimensionado com silenciador perde o efeito, pois ele é instalado para liberar o escapamento e o silenciador prende de novo! ouvi dizer de mecanicos que instalar um coletor dimensionado e rebaixar a tampa de cilindro em 1mm da um ganho bem legal de potencia! vou ter que abrir meu motor para trocar anéis e bronzinas, o mecanico me recomendou mandar cromar o coletor de admissao por dentro, da melhor fluxo de gasolina, etc, melhor resposta e calçar as molas das valvulas! ele falou que vai dar um up legal na potencia, sem comprometer o motor!

LeoPOA
05/03/2012, 14:51
Eu tô pensando em um SC m24, com calma...talvez seja a solução.

Por outro lado, se houvesse oportunidade de uma relação 6X35... aí era show. Mas isso tá impossível de conseguir.
Pensei atá em mandar fazer por minha conta... mas já me aconselharam a nem tentar aqui no Brasil.

Quanto a Coroa e pinhao.... Aqui em POA tem um pessoal que fabrica sob medida... eles fazem p/ pessoal da Oficina Atitude4x4 que prepara cherokees... Cotei um tempo atras para o samurai e o custo ficou em R$ 1.200,00 cada jogo...

Flw

aryrj
05/03/2012, 15:59
LEO, eu tenho o projeto completo (quase) do par C&P, 6X35! Vc poderia me passar o contato desse pessoal em POA pra eu pedir um orçamento?

aryrj
05/03/2012, 19:03
André, esbarrei com esse site hoje. Muito interessante, vale a pena.

Doug Thorley Header for Suzuki Samurai, Sidekick (http://www.rocky-road.com/zukthorley.html)

LeoPOA
05/03/2012, 19:07
LEO, eu tenho o projeto completo (quase) do par C&P, 6X35! Vc poderia me passar o contato desse pessoal em POA pra eu pedir um orçamento?

Vou procurar o cartao dos caras e posto o contato!!!

Abraço

mas.marco
05/03/2012, 20:25
gente... não vi ninguem falar que os cavalos nas rodas são diferentes dos cavalos no motor.... voces acham que esses 5 cavalinhos serão ganhos aonde??

repito... muita coisa pra pouca coisa....

agora, se tem alguem que vai trabalhar todo o conjunto, motor, cambio, chip ou reprogramação, etc, etc.... pra quem fará tudo isso, mexer no escapamento é item obrigatorio.

agora, que vai mexer só no escape, com pneus de meia tonelada, achando que vai ganhar alguma coisa.... desculpem pela minha sincera opinião: perda de tempo e dinheiro.

de qualquer forma, desejo sucesso na empreitada.

aryrj
06/03/2012, 11:26
Concordo plenamente. E visto que cvs gerados NÃO são necessariamente cvs entregues, continuo na caça de relações eficientes. Leo está com a palavra... e com o cartão!:)

Já fui aconselhado pelo pessoal das antigas aqui no fórum e até fora dele a não fazer isso aqui no Brasil, por conta da escolha de materiais e falta de tecnologia em metalurgia. Já me contraindicaram inclusive a Yukon americana, mas falaram bem da Rockwell, também americana.

Aí é uma questão de risco...

dogmart4x4
06/03/2012, 11:28
Prezados, tenho uma dúvida, uma vez retirei o conteudo do catalizador de um Golf 95 e recoloquei no lugar, o resultado foi que o carro ando mais e bebeu menos.. Será que conseguiria fazer isso em um Grand Vitara?

mairo
06/03/2012, 12:18
é dificil de dizer, talvez o golf tivesse com o catalizador entupido quando desobstruido ficou bom e se o gran vitara nao estiver o resultado pode nao ser o mesmo! cano muito preso prende o carro e tbm é fator até de aquecimento!

dogmart4x4
06/03/2012, 16:41
Pois é mairo, vou ter que levar a viatura para verificar um ruido que esta no catalisador, vou aproveitar e perguntar ao mecanico, depois posto oque ele me falar..

LeoPOA
06/03/2012, 16:54
Concordo plenamente. E visto que cvs gerados NÃO são necessariamente cvs entregues, continuo na caça de relações eficientes. Leo está com a palavra... e com o cartão!:)

Já fui aconselhado pelo pessoal das antigas aqui no fórum e até fora dele a não fazer isso aqui no Brasil, por conta da escolha de materiais e falta de tecnologia em metalurgia. Já me contraindicaram inclusive a Yukon americana, mas falaram bem da Rockwell, também americana.

Aí é uma questão de risco...

Tche,

Segue o contato dos caras que havia comentado...

P.F MELLO
CNPJ: 03610635/0001-07

Especializado na fabricação de pinhoes, coroas e diferencial de todos os tipos...

Fone: 51-3019-8476
p.fmellopecas@hotmail.com

Gumercindo Mello ou Carlos. H. Mello ou Marcos Mello

Boa sorte com o projeto !

aryrj
06/03/2012, 17:37
Valeu Leo!