PDA

Ver Versão Completa : Troller a venda e comprar o que ???



Gerson Saade
25/02/2012, 11:14
Ola Pessoal pretendo vender meu troller 2005, o mesmo é um carro de viagens/expedições, comprei a pouco tempo, é meu primeiro 4x4, sempre achei o carro muito bonito, fim de ano até o Uyuni, Atacama, Cordilheira dos Andes, rodamos uns 7500 km e foi td perfeito, manutenção zero, porém estou pensando em trocar por um 4x4 mais confortável, pois não uso o troller na trilha e sim Viagens e dia a dia, pensei em uma Tracker, ou TR4 ou ainda uma Grand Vitara, se puderem me dar algumas dicas.

okdock
25/02/2012, 15:40
isso vai de pessoa para pessoa,ja que vc quer um carro mais confortavel a tr4 e a tracker vai te atender mt bem,mas se for fazer trilha mais puxada nao vale a pena trocar

fernandotf
25/02/2012, 16:05
A TR4 e o Tracker são bons veículos (tenho uma TR4), mas não acho apropriado para expedições! Os principais motivos são: ser a gasolina, ter baixa autonomia e ter motor fraco. Não sei dizer do Tracker a Diesel (até onde eu saiba, é um pouco problemático).

Sugestão: XTerra. Avalie também uma L200 Savana.

Boa sorte

Gerson Saade
25/02/2012, 17:18
Ola pessoal, agradeço as postagens, ref. comentário Fernando sobre a TR4, acho o carro muito bacana, o que me deixa com o pé atrás é a questão do consumo que dizem que é em média de 6 a 7 km/L e associado a isso a autonomia, e tb a questão motor, não uso o troller em trilhas nem competições, é carro de passeio, viagem, recentemente fui ao Uyuni, Atacama, cordilheira, a vaigem foi perfeita, manutenção zero, lógico que fiz uma revisão antes da viagem e pós viagem uma verificação, mas não houve nenhuma avaria, porém busco um 4x4 um pouco mais confortável, pensei na Xterra como sugeriu, porém é um carro que não tem mais Importação então fico meio receoso, pois Troller tem peça até na farmácia, rsss. e qto a L200 Savana foi uma conocsco na Expedição, o detalhe é que gosto mais de carro fechado, picape a principio não seria uma opção, mas de antemão ja agradeço as postagens e se alguém mais puder opinar eu agradeço muito. Att Gerson

pilotothiago
25/02/2012, 19:13
E se voce optasse por uma Pajero Sport Diesel, tem muitas 2009 para cima com um preço bom... Nao sei quanto voce esta animado a investir na proxima viatura, tem as opçoes da Pajero Dakar e da SW4 que sao uns carros que nem precisam de comentarios de conforto, autonomia, valor de revenda...

Sandrãobh
25/02/2012, 21:38
Se estiver com bancos e amortecedores originais, pense em um upgrade no conforto, se não agradar vende depois , pois não perderá dinheiro com o upgrade....agregará valor ao carro.... tem posts aqui sobre bancos e amortecedores melhores....

luiz albano
26/02/2012, 14:45
No seu lugar eu faria um upgrade no troller,mas caso esteja decidido em mudar vá de X-TERRA.

JEFFCATUNDA
26/02/2012, 16:02
Os Trollers de 2009 em diante são muito mais confortáveis que os anteriores...
TR4 não é confortável, e bebe alem da conta.

Para rodar como você roda, eu acho que não deva sair de motorização Diesel...

SW4!

gigio 10
26/02/2012, 16:09
No seu lugar eu faria um upgrade no troller,mas caso esteja decidido em mudar vá de X-TERRA.

X2

Se for trocar pense numa Xterra.
Esquece o TR4 , anda como uno mille e bebe como V8.
Abraços

AndréAngra
26/02/2012, 18:09
Eu iria de Troller 2010 / 2011 / 2012 ou Xterra usada...
A Xterra é dificil achar, mas é um baita carro!!!

JEFFCATUNDA
26/02/2012, 19:21
O 2009 é igual ao 2011....



Eu iria de Troller 2010 / 2011 / 2012 ou Xterra usada...
A Xterra é dificil achar, mas é um baita carro!!!

AndréAngra
26/02/2012, 22:10
É verdade....a versão nova veio em 2009/2010....

Outro carro bacana para o Gerson seria uma Hilux SW4 98 / 99 / 2000 / 2001....são excelentes carros!

Gerson Saade
27/02/2012, 08:09
Bacana pessoal, vou analisar todas as situações, sobre o Upgrade não havia pensado nisso, vou pesquisar melhor, pois afinal o Troller é um excelente carro, penso em vender, mas não sei se quero entregar, rsss...

Cleo
27/02/2012, 11:58
Estou com o mesmo problema do Gerson, tenho um T4 2008, mas estou pensando em trocar por um Suzuki, SX4 ou Gran Vitara, quais as opiniões sobre a escolha?

Felipe Glod
27/02/2012, 12:06
Tenho um 2004 e um 2010, anda no modelo novo realmente e bem mais macio que o 2.8 testa pra ver, ano que vem a patroa quer ter um bebe e ai o 2010 vai ter que virar algo de 4 portas, já to pensando em alguma coisa mais ta dificil, e ela nao quer pick up pq e muito grande, e nao abro mao de motor a diesel.

Sandrãobh
27/02/2012, 16:26
Tenho um 2004 e um 2010, anda no modelo novo realmente e bem mais macio que o 2.8 testa pra ver, ano que vem a patroa quer ter um bebe e ai o 2010 vai ter que virar algo de 4 portas, já to pensando em alguma coisa mais ta dificil, e ela nao quer pick up pq e muito grande, e nao abro mao de motor a diesel.

Se desejas permanecer na marca....reza pra Troller lançar o modelo 4 portas antes da cegonha fazer a entrega........

Aposto que tem muita gente que ajudará na ''novena'' pelo 4 portas, rsrsrsrsrs....

abç

AACL
06/03/2012, 17:38
Recomendo a TR4. Se vc colocar protetores, Snorkel, pneus AT da BF dificilmente ficará pra trás em caminhos que vc costuma fazer com o seu Troller. Ainda mais considerando que disse que não faz trilha pesada, apenas expedições. Se o propósito é passar obstáculos (e não ficar tentando atolar o carro), a TR4 vai te atender e vai superar as suas expectativas. Se quiser fazer trilhas mais pesadas, é só levantar um pouco e trocar os parachoques. O ponto fraco da TR4 (na trilha) é o curso da suspensaão muito curto e o vão livre relativamente pequeno. Em compensação isso é o que garante a diversão nas estradas de terra (andar a 80km em estradas de terra com o carro na mão e sem passar susto só é possível por causa dessa suspensão e da tração 4x4).

Tem mais. A TR4 é leve e o motor dela garante um torque mais que suficiente. Uma diferença em relação ao Troller é que vc terá a TR4 sempre na mão. Pode parar no meio do obstáculo, olhar, pensar e sair. Com o Troller o sistema é bruto, tem que ser na ignorância. Passa, mas arregaçando (inclusive o carro). E como é pesado, se chover e ficar liso qualquer inclinação vai te jogar pra dentro da erosão com certeza. A TR4, não. E se cair, pra tirar uma TR4 de uma erosão é muito mais fácil do que um Troller. Tentar levantar um Troller e depois vc me diz se estou certo ou não.

Fiz a Trilha do Pé Sujo em Campos do Jordão com uma TR4 com suspensão original, protetores e pneus AT BF. Tinha mais 6 Trollers. Três quebraram o engate do 4x4 e os outros três só sairam com guincho e socorro pq não conseguiam subir depois da chuva. Eu subi a trilha inteira sozinho e só precisei do guincho pra sair de uma erosão que cai por descuido mesmo.

Expedição. O carro tem um porta malas que cabe a tralha de viagem de três pessoas. Basta retirar a tampa inteira e vc terá um porta malas que vai até o teto. Se baixar o banco, ganhou uma caçamba. Autonomia é de aproxiamdanente 550km (no caso do modelo 2009 em diante com tanque de 72l) andando a uma velocidade de 140km/h. Fui pra Mendoza, pro Uruguai, pro Jalapão com ela e não passei nenhum aperto por causa de combustível. No Jalapão levei dois galões extras de 20l cada um que não usei. Essa média de 7km/l é na estrada andando a 140km/h. Na estrada de terra sobe pra 8 a 8,5km/l mesmo usando o 4x4hi. Parece ilógico, mas na estrada de terra vc vai andar em rotações menores o que economiza combustível. Se vc andar no ritimo que o Troller permite andar no asfalto (110km/h) a média vai subir para 9km/l.

Alguns acham que o problema é ser gasolina. Eu já fui defensor do diesel mas hj não compraria um carro diesel nem que me pagassem. Gasolina não tem segredo. Não tem que tirar água do filtro, não tem que regular pra não sair fumaça preta, não tem barulho e carro tremendo, não tem que fricar com medo da bomba pifar pq colocou um diesel contaminado. E não tem aquele cheiro cidade poluida quando vc para na trilha pra apreciar a paisagem. Além do que o seguro é muito mais barato e o carro menos visado para roubo. No caso da TR4 vc ainda tem a opção de abastecer com álcool. No momento não está valendo a pena, mas já valeu e logo volta a valer na cidade. Um combustível que polui muito menos.

Na cidade andar com a TR4 é suave e na trilha ela garante a diversão e a sua volta pra casa. Existe muito preconceito com o carro mas toda vez é a mesma coisa: começam com as gozações e depois que vc passa por tudo (inclusive onde o Troller não passou) a galera começa a ver o carro com outros olhos.

Eu não pensaria duas vezes. Iria de TR4.

Abs,

Lindóia

ET: Vá de manual pq o câmbio automático é uma porcaria.

Sandrãobh
06/03/2012, 19:06
Rapazzzzz,

Depois de um testemunho desse.... vou por meu T4 ''fumo'' pra vender e comprar a super tr4.....rsrsrsrsrsrsrs

VOVÔ DO TROLLER
06/03/2012, 19:42
Os Trollers de 2009 em diante são muito mais confortáveis que os anteriores...
TR4 não é confortável, e bebe alem da conta.

Para rodar como você roda, eu acho que não deva sair de motorização Diesel...

SW4!

Concordo com o Jeff, exceto no quesito bancos, que são uma porcaria (duros e desconfortáveis). Abs. Válter

Jorgao
06/03/2012, 20:18
O ponto fraco da TR4 (na trilha) é o curso da suspensaão muito curto e o vão livre relativamente pequeno. Em compensação isso é o que garante a diversão nas estradas de terra (andar a 80km em estradas de terra com o carro na mão e sem passar susto só é possível por causa dessa suspensão e da tração 4x4).

Curso de suspensão pequeno é o do Troller. O que a TR4 tem, não dá pra chamar de curso de suspensão. A dianteira então, ridículo, sistema McPherson, usado em automóveis de passeio, sem desmerecer o sistema, que vem sendo usado há década por ser bom e barato, mas não tem nada a ver com trilha e off-road, muito menos garante desempenho extraordinário em estrada de terra.



Tem mais. A TR4 é leve e o motor dela garante um torque mais que suficiente. Uma diferença em relação ao Troller é que vc terá a TR4 sempre na mão. Pode parar no meio do obstáculo, olhar, pensar e sair. Com o Troller o sistema é bruto, tem que ser na ignorância. Passa, mas arregaçando (inclusive o carro). E como é pesado, se chover e ficar liso qualquer inclinação vai te jogar pra dentro da erosão com certeza. A TR4, não. E se cair, pra tirar uma TR4 de uma erosão é muito mais fácil do que um Troller. Tentar levantar um Troller e depois vc me diz se estou certo ou não.


Tirar um Troller vazio do buraco é como tirar uma TR4 com 3 homens dentro.
Levantar um Troller é como levantar qualquer outro jipe. Só muda o macaco.
Na trilha, Hi-Lift ou outros acessórios (isso serve pra qualquer veículo)

TR4 não tem nada de leve. Pesa 1470 Kg.
Meu Troller 2007 pesa 1850 Kg.

A diferença é:
TR4 @ 20,0 @ 4500 de torque.
T4 @ 38,3 @ 1600-2200 de torque.
É quase o dobro de torque em menos da metade do giro.

Relação peso/torque:
TR4 @ 73,5
T4 @ 48,3
Agora me diz, que super TR4 é essa que você tem que consegue parar, olhar, o obstáculo onde Trollers tem que passar voado?



Fiz a Trilha do Pé Sujo em Campos do Jordão com uma TR4 com suspensão original, protetores e pneus AT BF. Tinha mais 6 Trollers. Três quebraram o engate do 4x4 e os outros três só sairam com guincho e socorro pq não conseguiam subir depois da chuva. Eu subi a trilha inteira sozinho e só precisei do guincho pra sair de uma erosão que cai por descuido mesmo.

Agora, tenho certeza, sua TR4 é especial.



Expedição. O carro tem um porta malas que cabe a tralha de viagem de três pessoas. Basta retirar a tampa inteira e vc terá um porta malas que vai até o teto. Se baixar o banco, ganhou uma caçamba. Autonomia é de aproxiamdanente 550km (no caso do modelo 2009 em diante com tanque de 72l) andando a uma velocidade de 140km/h. Fui pra Mendoza, pro Uruguai, pro Jalapão com ela e não passei nenhum aperto por causa de combustível. No Jalapão levei dois galões extras de 20l cada um que não usei. Essa média de 7km/l é na estrada andando a 140km/h. Na estrada de terra sobe pra 8 a 8,5km/l mesmo usando o 4x4hi. Parece ilógico, mas na estrada de terra vc vai andar em rotações menores o que economiza combustível. Se vc andar no ritimo que o Troller permite andar no asfalto (110km/h) a média vai subir para 9km/l.


Tem muita coisa aqui no fórum de Troller que é uma baita balela. Uma delas é a tão temida instabilidade. A estabilidade do meu Troller dá de dez na da minha Pajero GLS-B. O jipe não oscila, toda pancada é sentida dentro do habitáculo, mas você não perde o controle dele. É como se as molas fossem superdimensionadas e não trabalhassem com "pancadinhas". Dá pra passar numa lombada onde Pajero passa a 20-30 Km/h a uns 50-60 Km/h com o Troller. Com a Pajero e qualquer outro 4x4, você consegue isso também é claro, mas só trocando os amortecedores/molas originais. Agora, amortecedor original de Troller R$ 90,00 tanto dianteiro quanto traseiro (são iguais). Amortecedor da Pajero aqui no Rio R$ 440,00 (chinês) traseiro e R$ 680,00 dianteiro (chinês).

Meu primeiro tanque com o T4 foi 698 km rodados e a luz da reserva não tinha acendido ainda. No geral andando a 120-130 Km/h. Mas, digamos assim, "dá" pra chegar a 180 Km/h (colar ponteiro), já verifiquei. Eu ando com segurança a 120-130 Km/h sem problema algum.

TR4 comigo, tinha que parar aos 450 Km pra abastecer, isso andando a 100 Km/h muito raramente esticando pra 120 Km/h.
A média foi por volta de 8 km/l. E não vou nem comentar o desempenho do motor, é ridículo. Só teria uma se fosse muito bem chipada.



Alguns acham que o problema é ser gasolina. Eu já fui defensor do diesel mas hj não compraria um carro diesel nem que me pagassem. Gasolina não tem segredo. Não tem que tirar água do filtro, não tem que regular pra não sair fumaça preta, não tem barulho e carro tremendo, não tem que fricar com medo da bomba pifar pq colocou um diesel contaminado. E não tem aquele cheiro cidade poluida quando vc para na trilha pra apreciar a paisagem. Além do que o seguro é muito mais barato e o carro menos visado para roubo. No caso da TR4 vc ainda tem a opção de abastecer com álcool. No momento não está valendo a pena, mas já valeu e logo volta a valer na cidade. Um combustível que polui muito menos.

Na cidade andar com a TR4 é suave e na trilha ela garante a diversão e a sua volta pra casa. Existe muito preconceito com o carro mas toda vez é a mesma coisa: começam com as gozações e depois que vc passa por tudo (inclusive onde o Troller não passou) a galera começa a ver o carro com outros olhos.

Eu não pensaria duas vezes. Iria de TR4.

Abs,

Lindóia


Drenei o filtro de combustível do meu Troller 2 vezes. Só saiu diesel e não drenei mais. Preocupação com combustível todo veículo tem. A oferta de gasolina batizada é infinitamente maior que a oferta de diesel batizado, até porque a demanda de gasolina é muito maior. Todo carro a diesel que tive a única preocupação com o motor foi de trocar óleo e filtro.

Já tive alguns 4x4 a gasolina e muito carro de passeio a gasolina.
Pra quem roda pouco, a gasolina compensa pois o investimento inicial do diesel é muito mais caro, além de seguro, ipva, etc.
Pra quem roda muito, é da água pro vinho. Estou cansado de comprar vela, cabo de vela, correia dentada + esticador, etc. e uma porrada de outras coisas que chegam na minha mesa todo dia pra fazer de preventiva. Já tive mais de 1 táxi que estourou correia dentada que tinha acabado de ser trocada com uns 15.000 km. Sem contar que trocar correia dentada 4, 5 vezes por ano é um bocado de mão de obra e muito chato. A confiabilidade do diesel faz muita diferença. O funcionamento é mais simples e o motor é muito mais robusto. Caminhão, ônibus, etc. não usam diesel só pelo torque em baixa que lhes permite carregar toneladas e andar a 80-100 Km/h. A manutenção e a confiança são também um dos principais atrativos. Falando em torque em baixa, é ele que faz toda diferença na trilha.



ET: Vá de manual pq o câmbio automático é uma porcaria.


Nisso concordo com você.

Jorgao
06/03/2012, 20:20
Rapazzzzz,

Depois de um testemunho desse.... vou por meu T4 ''fumo'' pra vender e comprar a super tr4.....rsrsrsrsrsrsrs

x2! :dance:

Mas, valeu as risadas!

VOVÔ DO TROLLER
06/03/2012, 22:09
x3 Jorgao. Matou a pau. Só não foi dito com relação à economia do diesel. Para o colega do TR4: Vá fazer uma viagem de 10.000 km com diesel e com gasolina para tu ver a diferença no bolso. Nas estradas, onde eu encontro diesel por R$ 1,83 encontro gasolina por até R$ 3,00. Faça as contas e veja a diferença. Abs. Válter

gigio 10
07/03/2012, 00:17
X4 . Sem falar no motor do Tr4 que é muito , mas muito fraco.
E ainda se precisar de CCS Mit. ao menos na minha região , pode preparar o couro.
Abraços

AACL
07/03/2012, 14:19
Vbeltran,

Já fiz viagens de mais de 10mil km e a economia que eu faria com o diesel não daria pra pagar a diferença do seguro (R$ 2.000 da TR4 x R$ 7.000 do T4 par ao meu perfil).

Não estou dizendo que a TR4 é melhor do que o T4. Para determinados usos o T4 é realmente superior.

Mas para um uso como o descrito pelo colega acima (expedições, cidade e caminhos off road) eu continuo achando que a TR4 atende. Sem contar o que vem a mais: 4x4 mais confiável (acionamento por alvancas e não por botão); 4x4 com possibilidade de uso no asfalto.

Abs,

Lindóia

Elison
07/03/2012, 14:28
4x4 com possibilidade de uso no asfalto.

??????????????

AACL
07/03/2012, 14:49
O T4 é 4x4 part time, não é? A TR4 pode rodar 4x4hi mesmo em piso com aderência sem destruir os diferenciais.

homerohermida
07/03/2012, 15:16
Exatamente.

jrmotta
07/03/2012, 18:00
X5. Já tive uma TR4 e agora um Troller. Quero saber o final dessa história.

Abs,

alvaro.jrc
07/03/2012, 18:57
X5. Já tive uma TR4 e agora um Troller. Quero saber o final dessa história.

Abs,

E eu tenho um Tracker 2008 e estou pensando em partir para um Troller 2005....

Bom, nunca tive troller, fica difícil comparar, mas já tive Samurai, Jimny, Engesa, Niva, Ranger, CJ5... O Tracker é realmente o mais confortável dentre todos os citados, o motor também não faz vergonha, anda bem melhor que qualquer TR4.

Estou optando pelo Troller pelos seguintes motivos:
- Paixão pelo desenho quadradão dele;
- Diesel (Trabalho em outra cidade e os 8km/l do Tracker são bons, mas a gasosa aqui é bem cara)
- Pretensão de fazer algumas viagens, Lençois Maranhenses, Jalapão e para isso considero o Troller mais adequado, apesar do conforte bem menor.


Se o amigo está buscando efetivamente conforto, o Tracker vai atender maravilhosamente bem, acho que mais confortável que o tracker somente SW4 e Pajero Full.

Abraços!!!

Sandrãobh
08/03/2012, 12:08
O T4 é 4x4 part time, não é? A TR4 pode rodar 4x4hi mesmo em piso com aderência sem destruir os diferenciais.

Ate aonde eu entendo o diferencial dianteiro do T4 eh igual ao traseiro,entao a superficie nao influe no desgaste do mesmo senao o traseiro tambem iria pro espaco.... sei que tem algum desgaste a mais por nao ter diferencial central, mas nao sei se a tr4 tem.....no meu entender todo veiculo com selecao de tracao deveria ser part time.... senao ja viriam de fabrica full time 4wd como os Subarus. ou os Quattro da Audi....

abc.

fernandotf
08/03/2012, 12:31
Ate aonde eu entendo o diferencial dianteiro do T4 eh igual ao traseiro,entao a superficie nao influe no desgaste do mesmo senao o traseiro tambem iria pro espaco.... sei que tem algum desgaste a mais por nao ter diferencial central, mas nao sei se a tr4 tem.....no meu entender todo veiculo com selecao de tracao deveria ser part time.... senao ja viriam de fabrica full time 4wd como os Subarus. ou os Quattro da Audi....
abc.

A TR4 tem diferencial central, e você pode engatar o 4x4hi até a 100km/h, podendo depois andar em qualquer terreno e velocidade. Opcionalmente, é possível bloquear o diferencial central, equiparando-se ao 4x4 do Troller. O motivo da TR4 não ser Full Time é devido ao consumo e desgaste dos equipamentos. De fato, já fiz o teste e a direção fica um pouco mais pesada e o consumo diminui. A Pajero Full tem as mesmas opções de tração que a TR4.

AACL
08/03/2012, 12:50
Ate aonde eu entendo o diferencial dianteiro do T4 eh igual ao traseiro,entao a superficie nao influe no desgaste do mesmo senao o traseiro tambem iria pro espaco.... sei que tem algum desgaste a mais por nao ter diferencial central, mas nao sei se a tr4 tem.....no meu entender todo veiculo com selecao de tracao deveria ser part time.... senao ja viriam de fabrica full time 4wd como os Subarus. ou os Quattro da Audi....

abc.

Sandrãobh, a TR4 tem bloqueio central e por isso pode rodar integral (20% dianteira e 80%traseira em condições normais, ajustável automaticamente em caso de falta de aderência) sem limite de velocidade. A vantagem sobre uma integral 100% do tempo é que vc pode rodar 4x2 quando não é necessário (na cidade, alfalto seco etc) economizando combustível e pneu e poupando os demais componentes.

O Troller é muito melhor em aptidão off road e tem um motor infinitamente mais forte do que a TR4. Mas o sistema de tração da TR4 dá de 10 a zero na tração do Troller.

Abs,

AACL
08/03/2012, 12:55
A TR4 tem diferencial central, e você pode engatar o 4x4hi até a 100km/h, podendo depois andar em qualquer terreno e velocidade. Opcionalmente, é possível bloquear o diferencial central, equiparando-se ao 4x4 do Troller. O motivo da TR4 não ser Full Time é devido ao consumo e desgaste dos equipamentos. De fato, já fiz o teste e a direção fica um pouco mais pesada e o consumo diminui. A Pajero Full tem as mesmas opções de tração que a TR4.


Fernando, a Dakar tb tem o mesmo sistema de tração. A diferença pra Full fica apenas no acionamento que na TR4/Dakar é mecânica (por alavanca) e na Full é eletrônico (a alavanca hj é apenas visual, pois o sistema "evoluiu" para o eledtrônico cf me informaram).

Abs

Elison
08/03/2012, 13:03
O Troller é muito melhor em aptidão off road e tem um motor infinitamente mais forte do que a TR4. Mas o sistema de tração da TR4 dá de 10 a zero na tração do Troller.
Abs,
Eu nao diria que o sistema de tração da TR4 é melhor que a do Troller, pois se tem a vantagem de ter a opção de 4x4 em asfalto (que raramente será usada, além de ter um 3° difrencial pra dar manutencão), tem a grande desvantagem de nao ter LSD.

Sandrãobh
08/03/2012, 13:18
Sandrãobh, a TR4 tem bloqueio central e por isso pode rodar integral (20% dianteira e 80%traseira em condições normais, ajustável automaticamente em caso de falta de aderência) sem limite de velocidade. A vantagem sobre uma integral 100% do tempo é que vc pode rodar 4x2 quando não é necessário (na cidade, alfalto seco etc) economizando combustível e pneu e poupando os demais componentes.

O Troller é muito melhor em aptidão off road e tem um motor infinitamente mais forte do que a TR4. Mas o sistema de tração da TR4 dá de 10 a zero na tração do Troller.

Abs,

Valeu pelas explicacoes.... Nao estou querendo comparar carros, sei que o sistema de tracao do T4 tem suas criticas, o meu ponto eh, se na Tr4 como no T4 existe um aumento de consumo e desgaste prematuro de pecas e pneus quando em 4x4 H........ este sistema pode, mas nao deve ser usado tanto em um como no outro indiscriminadamente, certo?.... no entanto,em situacoes de necessidade, respeitando-se o limite de cada viatura, o sistema de 4x4 H pode ser usado em ambas as viaturas, em qualquer superficie....ou nao???

abs.

Elison
08/03/2012, 13:28
o 4X4 só deve ser usado em terrenos de pouca aderencia.

AACL
08/03/2012, 13:40
A TR4 tem LSD no eixo traseiro, apesar de todos saberem que esse mecanismo tem efeito bastante limitado em condições off road. Ajuda, mas não tira do buuraco como um bloqueio.

AACL
08/03/2012, 13:41
O 4x4hi da TR4 pode ser usado indiscriminadamente. O desgate dos componentes será o normal por uso e não o desgaste prematuro.

abs

Elison
08/03/2012, 13:57
A TR4 tem LSD no eixo traseiro, apesar de todos saberem que esse mecanismo tem efeito bastante limitado em condições off road. Ajuda, mas não tira do buuraco como um bloqueio.

O SAC da MIT confirma que a TR4 *não* tem diferencial de deslizamento limitado (LSD).
Confirmou a tese de um participante do fórum 4x4 Brasil: o manual menciona LSD simplesmente porque ele foi traduzido do manual da iO (Pinin), e no exterior este modelo tinha opção de LSD, constando inclusive dos manuais de serviço.

O LSD não foi projetato com o proposito de resolver situações extremas no off-road, mas sim para melhorar a estabilidade do veículo em situações de menor aderencia, seu uso equipara-se as condições de uso do modo 4x4H da TR4, contudo tem a grande vantagem de manter o controle das 2 duas rodas do mesmo eixo, ao contrario da TR4 que em 4x4H nao garante o equilíbrio de tracão num mesmo eixo.

Jorgao
08/03/2012, 13:58
A TR4 tem LSD no eixo traseiro, apesar de todos saberem que esse mecanismo tem efeito bastante limitado em condições off road. Ajuda, mas não tira do buuraco como um bloqueio.

Tem não, filho.
Só Pajero TR4: Sem LSD na Pajero TR4 :( (http://sopajerotr4.blogspot.com/2011/05/sem-lsd-na-pajero-tr4.html)

Tração 4x4 part time é muito melhor para utilização off-road. Ainda mais com roda-livre manual, que é mais confiável. Como não tem o diferencial central, não há compensação na diferença de rotação entre os eixos. Ou seja, Vai ter arrasto sim, mas também haverá mais rotação, o que gera mais tração. Isso me foi explicado por um amigo jipeiro dono de um TJ. Estou apenas repassando pois compartilho da mesma visão. No geral Part Time é melhor (para o fora de estrada) pela manutenção, simplicidade e confiabilidade, uma vez que tem menos componente pra dar problema.
Tração com diferencial central acarreta em um ganho pela utilização no asfalto e só encarece a manutenção do veículo. O único ganho que você tem é usar a tração no asfalto. Tenho Pajero GLS-B há mais de 10 anos, e sinceramente, se fosse comprar um 4x4 pra andar no asfalto, comprava um Subaru como citado anteriormente.

Armindo Neto
14/11/2012, 14:50
então pode utilizar 4x4h em dias chuvosos no Troller???