Ver Versão Completa : URGENTE: Caixa de C10 3 marcha com descrição GM 1
Vinicius_4x4
13/07/2005, 16:33
Daí pessoal,
Fui à um ferro-velho hoje procurar uma caixa de C 10 3 marcha e o dono me apresentou uma caixa que tinha a descrição GM 1 ao lado. Ela tava com a tampa lateral para a troca de marcha na coluna de direção, porém ele tinha uma tampa para adaptar o câmbio ao lado igual ao que a piradiesel vende. Eu queria saber, este câmbio é o da C 10 mesmo ou o da C10 3 marcha tem que estar escrito GM 15, ou 260 T.
Ela tinha, na parte onde vai conectada a capa seca, a mesma aparência desta figura abaixo em anexo (foto retirada do site da piradiesel), aquelas "orelhinhas" em cima e em baixo. A rabeta, ou rabixo, não tinha mais. E a caixa era realmente 3 marcha e estavam todas boas pois eu abri a caixa.
Só to com a dúvida se era realmente pois tinha aquele "GM 1" escrito ao lado que me deixou encucado. :pensativo:
[]´s esperançosos de que seja a caixa certa desta vez, pois ela estava com um preço bom e vem com a tampa já. :lol:
Essa foto é da 260F (quatro) marchas... :pensativo:
Dá uma olhada nos "vende-se peças..." aqui do forum que tem algumas fotos lá e fica fácil de vc reconhecer. :wink:
[]´s
Vinicius_4x4
13/07/2005, 17:56
Valeu fugger.
Eu sei que é do quatro marcha, tava só mostrando como é que é a "frente" da caixa que tava olhando. Pesquisando agora a pouco, descobri que tem uma caixa de 5 marcha que veio no opala 4 cilindro com a descrição GM-1 também, mas totalmente diferente da que eu tava olhando tanto fisicamente quanto mecânicamente. Portanto eu já não sei o que que significa aquele GM 1 que tá escrito lah na carcaça, se realmente é o modelo, ou se é algum outro tipo de marcação. :roll:
Muito obrigado pela dica, vou olhar lá nas vendas e ver se encontro a dita cuja, daí já posto umas fotos, se tiver.
Valeu! :concordo:
se bem que no próprio site da piradiesel tem uma lá...
se vc não achar outra melhor de referencia...
[]´s
Vinicius_4x4
13/07/2005, 18:15
Pois é!
Ela é bem parecida, só que tem umas "orelhas" maiores :lol: em cima e embaixo. Orelhas estas que eu digo é aonde vai os furos para conectar a capa seca. Será que esta da foto foi cortada e refurada para colocar no motor willys 6 cilindro?
A tampa que tem lá é igual à da foto.
[]´s
Vinicius_4x4
13/07/2005, 18:34
E olha que eu tô com quase certeza absoluta de que realmente é a caixa da C10 a que tão me vendendo :lol: , só que o que eu não entendi ainda foi aquele GM 1 do lado da tampa. Mas a caixa é igualzinha à que o Paulo Eduardo tava vendendo anteriormente, só que não com a tampa em cima como alguns fazem. Aí vai o link para quem quizer dar uma olhada e ver como é que é a dita cuja:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2993&highlight=c10+caixa
[]´s
GuTo_Cerulli
13/07/2005, 20:04
Opa,
A caixa que tem o GM1 escrito é igual a isso ai? Se for é Opala 6 cilindros...
Vinicius_4x4
14/07/2005, 07:39
Ae guto!
Nâo é igual à esta não, a caixa que eu vi tem, na tampa lateral, dois "bracinhos" para troca de marcha; e possui também umas orelhas aonde vai a capa seca, não é como esta aí que é reta. Na caixa que eu vi é mais ou menos do jeito que tah a figura postada aqui, usei a figura da piradiesel e dei uma mexida. Ficou muito ruim por sinal, mas dá pra ter uma idéia das orelhas que eu to falando. Detalhe é que consegui mexer de um lado só (direito) mas o lado esquerdo é igual ao lado direito.
A caixa que você postou tem 4 ou 5 marchas né? Por um acaso ela tem escrito GM 1 ao lado na carcaça?
Valeu! :concordo:
GuTo_Cerulli
14/07/2005, 09:22
vinícios,
Olha mais uma imagem... Agora indiquei as coisas...a caixa é 4 marchas, e tem GM 1 estampado nela e na capa seca...saiu de um Opala com toda certeza...
GuTo_Cerulli
14/07/2005, 09:27
Vinícios,
tem mais umas coisas...segundo uma tabela aqui do fórum, a caixa de três marchas seria a Gm m-15 e a 4 marchas seria a GM m-20 (essa tem a mesma relacão da C 260f...), bom espero ter ajudado...Ah! Lembra que essa caixa tá de ponta cabeça...
[]'s
FrommarS
14/07/2005, 12:38
Vinicius,
Nos sites abaixo,
http://picapesgm.com.br/ficha_tecnica/ficha_serie10.htm
http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm
Vc deve encontrar alguma referência dessa sua caixa... eu acho que está faltando um "o" na sua caixa ela deve ser a gm 10 de 3 marchas.... de acordo com a mesma tabela que o Guto disse...
Eu ainda não a encontrei, mas me lembro dos dados... tem um tópico sobre cambios e relações...
[]'s
FrommarS
14/07/2005, 12:41
Achei...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4265&highlight=tabela+rela%E7oes
na verdade... o que falta é o "5" ...
GM M-15 = 3,17; 1,75; 1,00 -- 3,76 > C10 3M
Hasta...
Só pra constar...
Muitas caixas, blocos, coletores e outras peças de opala tem estampado o GM1. :shock:
Eu mesmo já procurei a resposta e nunca achei... :pensativo:
Quem sabe alguém aqui saiba e contre pra gente :mrgreen:
[]´s com GM na capa seca do motor.
Vinicius_4x4
14/07/2005, 13:35
Coisas que descobri nesta minha empreitada:
:arrow: Realmente peças do opala tem estampado o "GM-1" em suas carcaças, hoje mesmo eu vi uma capa seca do opala 6 cilindro e tinha lá estampado o dito cujo; :lol:
:arrow: A caixa que eu tava vendo realmente é da C 10, só que o cara cresceu o olho e pediu 650,00 na caixa mais a tampa ao lado. E ainda teria que trocar os sincronizados da caixa, e claro que as junta todas serem colocadas novas. O resto tava tudo legal. Duvida: Quanto eu gastaria pra trocar os sincronizados?
:arrow: Outra dúvida, em um link colocado acima encontrei como sendo a caixa 260 T da F100 do ano 71 para cima, detalhe é que a caixa da C10 também é a 260 T não é? Será que há diferença de relação entre estas caixas? Pergunto isto porque o meu mecânico me ofereceu esta caixa reivsada, daí eu já estaria em casa mesmo! :lol:
Valeu!
Vinicius_4x4,
A caixa da F100 é um pouco mais complicada para adaptar, pois o eixo piloto tem o diâmetro maior que o da C10, o resto é igual.
O GM-1 que você vê em estampado na carcaça é o modelo de fundição a carcaça do opala e da C10 são muito parecidas porem, na C10 da para tirar a capa seca pois ainda existe uma tampa (fácil para adaptar) em outra capa seca,já no caso do opala se tirar a capa seca o cambio fica aberto, pois a capa seca tem a função de tampa e apoio dos rolamentos (complicado para adaptar em outro motor).
Até mais.
Vinicius_4x4
15/07/2005, 09:31
A caixa da F100 é um pouco mais complicada para adaptar, pois o eixo piloto tem o diâmetro maior que o da C10, o resto é igual.
Certo! Já desisti de adaptar esta caixa, vou ter mais futuro com a caixa da C10 :lol: .
O GM-1 que você vê em estampado na carcaça é o modelo de fundição
Agora sim! Valeu por esta explicação, pois isto estava me deixando muito encucado! :concordo:
Valeu pelas dicas que todos me deram aí!
Obrigado!
FrommarS
15/07/2005, 11:51
Realmente é um rolo... é tão dificil saber se a 260f é igual ou diferente da 260t... qto descobrir as diferenças entre as c-10/14/15/20 e a10/14/15/20 e d10/20.... as mudanças são muito sútis... no site das Picapes GMs tem muita informação... mas sempre ao cruzar dados de fontes diferentes rola uma confusão!!
[]'s sem conseguir entender direito...
Carvalho
23/07/2005, 22:05
Coloquei em um tópico, os cuidados para saber se realmente a cx é de C10: a engrenagem de 1ª tem um risco em todos os dentes.Caso não tenha, não compre, a relação é muito longa. É do Landau!
Vinicius_4x4
25/07/2005, 09:45
Coloquei em um tópico, os cuidados para saber se realmente a cx é de C10: a engrenagem de 1ª tem um risco em todos os dentes.Caso não tenha, não compre, a relação é muito longa. É do Landau!
Tu não sabes qual é o tópico, ou se tiver alguma foto deste risco posta aqui também faz o favor. :concordo:
Valeu!