PDA

Ver Versão Completa : Combinação OHC + Câmbio do Maverick é uma boa opção?

Fábio Soares Gianesella
16/10/2003, 18:38
Olá, moçada
Eu acabei de comprar um motor OHC (carburação dupla - gasolina) juntamente com um câmbio do Maverick 4 marchas....Gastei 800 latinhas .. Gostaria de saber se com ele no jeep vou ter mais autonomia pois minha antiga configuração era um 6 clilindros do jeep (Acho que é o BF 161) + câmbio 3 marchas (seco)....

- Qual é a velocidade final do mortor OHC + câmbio 4 marchas do maverick?

- Qual o limite de giro deste motor?

- É uma boa opção para um CJ-5 1968?

- É um motor forte que aguenta giro em alta?

- Quebra muito?

Valeu moçada

Luis Assis
17/10/2003, 01:21
Posso estar errado, mas acho que é a mesma combinação que tem no Jeep Ford Moderno e nas F-100. Eu tenho um motor e um cambio destes no meu jipe...
Resumindo: é Forte , não guenta giro muito alto, com diferencial médio, voce vai andar a 90 ou 100Km/h, bebe um pouco sim, o meus faz 5 Km/l...
[]'s
Gustavo

Fábio Soares Gianesella
17/10/2003, 08:27
Valeu Luis Gustavo.....
por esclarecer minha dúvida mas eu mudando a relação será que consigo atingir uma velocidade final maior e ele fique mais econômico? Me parece que a relação dele está original.....do Willys 1968.

Valeu

Mauro B.
17/10/2003, 13:23
Fala Gustavo !!! :D

Posso estar errado, mas acho que é a mesma combinação que tem no Jeep Ford Moderno e nas F-100.
Depende... :shock: Tem dois câmbios de 4m: o que equipava os motores 6cil e o que equipava os motores 4cil :wink: O que todo mundo diz que é fraco é o dos 4cil, e o mais forte é o dos 6cil... :P
Vá até http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=872&postdays=0&postorder=asc&start=45 ! :wink:

[]'s

Théo_Augusto
17/10/2003, 14:04
Mauro

Até onde eu sei, nunca saiu Jeep 6c com câmbio 4marchas (sairam mavericks 6c 4). Até 76 a configuração era 6cc e câmbio 3 marchas, sendo a primeira sincronizada. Esta caixa, 3M e 1 sinc, dizem é mais frágil que a 3M e 1 seca, que aliás, é praticamente inquebrável. Importante ressaltar que existe uma significativa diferença entre a caixa de jeep 4M e a caixa do maverick 4M. Para adaptar a reduzida é necessário fazer uma furação na caixa, mas principalmente a diferença é na relação das marchas. Parece que fica meio "xoxa" esta caixa nos jeeps.

[]´s
Théo Augusto

Théo_Augusto
17/10/2003, 14:07
Completando.....

A caixa de 4 marchas do maverick é muito mais frágil do que a caixa de 4m ORIGINAL do jeep. Uso uma destas em um motor de ranger 4c e, sinceramente, apesar de todas porradas que dou (transparaná, raids, etc...) ela está intacta....

[]´s
Théo

Mauro B.
17/10/2003, 16:15
Até onde eu sei, nunca saiu Jeep 6c com câmbio 4marchas (sairam mavericks 6c 4). (...) Importante ressaltar que existe uma significativa diferença entre a caixa de jeep 4M e a caixa do maverick 4M. Para adaptar a reduzida é necessário fazer uma furação na caixa, mas principalmente a diferença é na relação das marchas. Parece que fica meio "xoxa" esta caixa nos jeeps.
Fala Théo !!! :D

Eu acho que vc não foi no link que eu mencionei... :cry: Todo caso, vou copiá-lo abaixo, como citação:

Todas as Rurais e F-75 com motor 6cil (BF-161 ou 3000) e cambio de 4 marchas, e todos os
Maverick 6cil,..., sairam com a seguinte relação de marchas:

1° - 2,991 : 1
2° - 1,992 : 1
3° - 1,390 : 1
4° - 1,000 : 1
ré - 3,544 : 1

Todas as Rurais, F-75, Jeep e Maverick com motor 4cil (OHC),...,
saíram com a seguinte relação de marchas:

1° - 3,569 : 1
2° - 2,378 : 1
3° - 1,531 : 1
4° - 1,000 : 1
ré - 4,229 : 1

Como vemos acima, não mencionei nenhuma vez um Jeep 6cil com câmbio de 4m. :shock:
Sobre a adaptação da cx do Meveco, não sabia que precisava fazer furação. :)
As relações das caixas 4m/6cil, e 4m/4cil são sempre as mesmas. É só pesquizar!
Como as relação de marchas da cx dos 6cil é mais longa (como era de se esperar), devemos sempre nos referir se a caixa de 4m que estivermos falando vem de um motor 4 ou 6cil. Logo, só poderá ficar mais 'xoxo' pra quem instalar uma caixa de um 6cil num de 4cil! 8)

Ah: meu jipe tem o BF-161 com câmbio de 4m! Só não sei se é de Rural ou Maverick...mas tanto faz né? :P

[]'s

joao de marco tavares
30/10/2003, 17:28
Fabio vc fez uma otima compra o motor e show tinha no meu jeep com pneus 35" e adando igual gente :shock: ele fez 7km/l ,de uma olhadinha na relação se for 8x43 ele vai ficar rapido :twisted: em arrancda e ruim de final :( , o bom seria o 9x44 :D que é do original do motor , e boa sorte.

Joao de marco
CJ-5 81 3,6l
CJ-5 76 com doc pago