Ver Versão Completa : Polia dupla para direção hidraulica. Como fazer?
rodolfoeller
24/02/2012, 00:19
Olá pessoal não tenho participado muito do forum pq também estou meio sem tempo para estar reformando meu azulão mas tb não posso deixar parado e a próxima coisa que resolverei são os freio (consegui a pedaleira e servo freio de opala com CM de D20) e a direção hidráulica. Assim pretendo estar instalando os 2 para ficar tudo na posição certinha sem "muita" gambiarra. Vou colocar a direção do santana pois não farei nada pesado e não quero cortar a grade. Já pesquisei muito e vi como fazer a maioria das adaptações menos da polia dupla para tocar a bomba de óleo da DH.
Alguém tem um passo a passo de como fazer essa polia dupla par ser usada na bomba d'agua? Aguardo a ajuda dos companheiros.
Rodolfo
beleza rodolfo
da uma olhada nesse topico diferencas-de-instalacao-de-direcao (http://diferencas-de-instalacao-de-direcao) nos discutimos um pouco a respeito na pagina 76, 77 ou 78.
Quando fiz a instalação da dh vw o mecanico instalou a polia dupla no vira para não forçar a bomba.
abs
beleza rodolfo
da uma olhada nesse topico diferencas-de-instalacao-de-direcao (http://diferencas-de-instalacao-de-direcao) nos discutimos um pouco a respeito na pagina 76, 77 ou 78.
Quando fiz a instalação da dh vw o mecanico instalou a polia dupla no vira para não forçar a bomba.
abs
Corrigindo http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw-77.html
rodolfoeller
24/02/2012, 15:46
Will como foi que você fez para fazer esta polia dupla? Seu motor é o BF? Pergunto isso pq o meu é um BF.
Rodolfo
Will como foi que você fez para fazer esta polia dupla? Seu motor é o BF? Pergunto isso pq o meu é um BF.
Rodolfo
Se não estou enganado, o mecânico comprou uma polia, torneou o centro pra encaixar na polia original e soldou.
Meu motor também é um BF
maico lapschies
25/02/2012, 20:11
eu tb precisava duma polia dupla, não encontrei. a solução foi igual a do Will4x4. procura um torneiro...
[]'s
Alemao4x4
27/02/2012, 11:48
tem uma solução mais simples, comprar um polia do alternador do Toyota bandeirantes, que é dupla, e usar uma correia do chevete, ligando o alternador a bomba de oleo da DH, a correia vai passar ao lado da plia da bomba d'agua, acho que fica melhor que duplar a polia da bomba d'água, o meu eu fiz assim, melhor que isso só se fizer uma polia dupla no virabrequim ou adaptar estas correias modernas com esticador como nos carros novos.
Fabiano Cararo
29/02/2012, 20:09
Boa Noite Rodolfoeller.
No meu caso consegui uma polia do Corcel, ( não sei se é do I ou do II) levei a do BF até o ferro velho e ela encaixou perfeitamente sobre a original, precisei somente abrir os quatro furinhos que prendem a polia junto a Hélice. O meu problema agora é onde colocar a bomba, se alguem tiver fotos do suporte e o local onde ele foi fixado fico agradecido.
juleymar73
01/03/2012, 22:40
Boa Noite Rodolfoeller.
No meu caso consegui uma polia do Corcel, ( não sei se é do I ou do II) levei a do BF até o ferro velho e ela encaixou perfeitamente sobre a original, precisei somente abrir os quatro furinhos que prendem a polia junto a Hélice. O meu problema agora é onde colocar a bomba, se alguem tiver fotos do suporte e o local onde ele foi fixado fico agradecido.
Ola amigo essa polia do corcel e dupla.
rodolfoeller
02/03/2012, 18:23
Fabiano esta polia é dupla?
Rodolfo
Fabiano Cararo
02/03/2012, 19:41
Boa noite.
Não ela é simples, mas encaixa perfeitamente sobre a original do BF, assim vc tera uma dupla.
Sds.
Fabiano Cararo
02/03/2012, 19:46
Alguem já instalou a bomba hidraulica ?
Sds.
Charles_Curitiba
02/03/2012, 22:55
Pois é Alemão, mas mesmo sendo no Alternador eu imagino que vai forçar o eixo dele também..quando eu pus a bomba eu a liguei na polia da bomba d´agua como recomendado, perdi 2 bombas com menos de 500km. O correto é ligar na polia do virabrequim, mas como ele é uma peça estampada e leve, fazer uma especial torneada acho (ACHO) que não vai dar balanceamento. Visto tantas dores de cabeça meti uma bomba eletrica e acabei com a polia.
tem uma solução mais simples, comprar um polia do alternador do Toyota bandeirantes, que é dupla, e usar uma correia do chevete, ligando o alternador a bomba de oleo da DH, a correia vai passar ao lado da plia da bomba d'agua, acho que fica melhor que duplar a polia da bomba d'água, o meu eu fiz assim, melhor que isso só se fizer uma polia dupla no virabrequim ou adaptar estas correias modernas com esticador como nos carros novos.
Se ajuda em algo vocês no meu jeep foi feito um suporte pra nova bomba (palio segundo o meca) q utiliza os parafusos do cabeçote do bf, pra isso precisa comprar parafusos novos e maiores (nas fotos ainda nao tinha trocado) pois fica um fio mínimo de rosca e na hra do aperto pode espanar.., nesse suporte o kra ja projetou um esticador e a correia vai na polia dupla no vira.. se precisarem de mais fotos.. posso providenciar..
antonio umino
03/03/2012, 21:52
CJ 60... Muito bom ver as fotos da bomba no motor BF..
Vejo que colocou polia dupla no Vira. como fez ????
Posta fotos de como fez a polia dupla. Ok.
Um abraço
CJ 60... Muito bom ver as fotos da bomba no motor BF..
Vejo que colocou polia dupla no Vira. como fez ????
Posta fotos de como fez a polia dupla. Ok.
Um abraço
Poxa.. falar exatamente qual polia que é.. eu nao vou saber não.. pois fiz um bem bolado com o meu mecanico.. levar e buscar pronto sem precisar esquentar a cabeça com nada.. pois nao tenho tempo devido o trabalho, mais amanhã eu tiro umas fotos dela com mais close talvez alguem aqui consiga decifrar como foi feito. essa isntalação é "padrão" desse mecanico faz assim em todos os jeeps.. achei a bomba de palio otima.. e segundo ele nao dá manutenção, já a do opala ele tem N bombas na oficina dele q vazam msmo trocando retentores e tudo mais..
forte abraço
wilson
antonio umino
03/03/2012, 22:18
CJ 60. Ok..... mais uma vez obrigado...
abraços..
Como prometido tirei hj algumas fotos focando o suporte e a polia, olhando pra polia ela tem cara de ser alguma polia dupla de algum outro carro.. não parece ser "feita" não sei se o vira do jeep aceita qualquer tipo de polia com relação a encaixes nao sei como funciona, outra questao é o parafuso do bloco, os 2 primeiros.. como falei os originais ficam com pouca rosca e na hra do aperto final com o torquímetro é perigoso espanar ou o parafuso ou o começo da rosca do bloco, então optei por comprar parafusos mais compridos (um saco pra achar posi são em polegadas) ai o maior tamanho após o original é grande demais.. (claroo) entao o jeito era serrar um pedaço ou entao akele jeitinho 2 calços de aço.. (usei a segunda opção) e ai sim torquímetro neles..
Abçss
vavarusso
05/03/2012, 17:47
mais duas da polia
Muito bom CJ60 (wilson)! Vê se vc consegue saber com seu meca que polia é essa. A da frente parece ser a original, mas a anterior parece ser menor, se é que isso pode!
Valeu pelas fotos...
Fabiano Cararo
05/03/2012, 19:38
Valeu pelas fotos CJ, agora já tenho uma referncia.
antonio umino
05/03/2012, 19:47
OOOOOOOPS.. Nada como uma foto reveladora... Agora a gente tem como copiar.
CJ 60 Obrigado novamente......
abraços.
Muito bom CJ60 (wilson)! Vê se vc consegue saber com seu meca que polia é essa. A da frente parece ser a original, mas a anterior parece ser menor, se é que isso pode!
Valeu pelas fotos...
Cara, talvez no diâmetro final (tirando as bordas) elas sejam iguais viu.. se ver bem eu utilizo para o alternador e bomba d´agua correia industrial, acho que está até super dimensionada,, ta ai um ponto q talvez eu mude pra uma correia normal automotiva..
abç
georgevalle
06/03/2012, 08:27
Estou instalando um caixa de direção do opala na rural com motor falcon optei pela bomba do opala por ja ter a polia dupla na bomba e montarei o alternador como no opala com uma correia pequena (utilizarei as duas correias originais do opala assim fica mais facil para reposição) da bomba para o alternador, estou colocando uma chapa dobrada em "L" de 25x25 onde irei fixar a bomba e o alternador juntos com os esticadores tambem na mesma peça, não entendi quanto a falar que a bomba da direção do opala apresenta mais problema pois praticamente todas as bombas de direção são iguais, claro que a adaptação de uma DH com bomba elétrica é muito mais simples mas o preço destas bombas ainda é proibitivo para nós alem de estragarem com certa facilidade.
Estou instalando um caixa de direção do opala na rural com motor falcon optei pela bomba do opala por ja ter a polia dupla na bomba e montarei o alternador como no opala com uma correia pequena (utilizarei as duas correias originais do opala assim fica mais facil para reposição) da bomba para o alternador, estou colocando uma chapa dobrada em "L" de 25x25 onde irei fixar a bomba e o alternador juntos com os esticadores tambem na mesma peça, não entendi quanto a falar que a bomba da direção do opala apresenta mais problema pois praticamente todas as bombas de direção são iguais, claro que a adaptação de uma DH com bomba elétrica é muito mais simples mas o preço destas bombas ainda é proibitivo para nós alem de estragarem com certa facilidade.
Essa info da bomba foi meu mecânico que disse eu mesmo vi na oficina dele varias bombas num canto pois ele mesmo disse q dessitiu, pois sempre q instalou.. seu clientes voltaram reclamando de vazamento, ele diz q troca os reparos e da mais um tempo o ciente volta reclamando, para tanto agora so opta por usar as bombas mais modernas q depois disso nunca mais teve problemas é instalar e nunca mais se preocupar, só retransmiti o que ele me disse no inuíto de ajudar os colegas..
[]´s
rodolfoeller
07/03/2012, 13:21
Conversando com um amigo ele me deu a luz de usar a polia dupla do opala necessitando apenas refazer a furação sem precisar soldar nada. Acho que vou nessa solução mesmo.
Rodolfo
Fabiano Cararo
07/03/2012, 16:07
Boa tarde CJ.
A caixa de direção q vc usa é a do santana ? Pergunto por causa da mangueira que liga a cx a bomba, pois foi utilizado a bomba do palio correto, acho q vou comprar uma bomba deste modelo, mas quero ter certeza que a conexão da certo entre a mangueira e a bomba, já tenho a mangueira do Santana.
Sds
georgevalle
08/03/2012, 08:36
Fabiano as conexões das mangueiras não são nenhum impeditivo ou item de decisão na compra da bomba pois praticamente em qualquer cidade tem quem faça essas mangueiras (desde que não seja em lugares tão inospitos assim) normalmente oficinas que trabalham com implementos agricolas tem como fazer as mangueiras no tamanho e com as conexões que precisar.
Mário RED JEEP
13/03/2012, 17:01
Bem amigos,
Hoje dei uma olhada no motor do santana de meu vizinho, motor AP 2.0, injeção MI, com câmbio automático, ano 1998, eu acho.
E observei que ele tem uma polia tripla, com uma correia pra bomba da direção, outra pro compressor do ar e outra para o alternador.
De repente vale pra alguém essa informação.
Abraços.