Conectar

Ver Versão Completa : Cj 5 - 69

Decio Arruda
23/02/2012, 19:20
Enfim após 6 anos de muita reforma meu jeep ficou assim:

Motor BF 161 com cambio de 3 marchas
ignição eletronica
Roda livre manual
Rodas 15x10 mangels cromadas com pneus 33
Santo antônio
suporte de estepe
Estribo
painel remodelado
calços de carroceria
jumelos altos
lanternas traseiras especiais
volante esportivo
pedaleira de opala com servo freio
banco duplo trazeiro
Som
entradas de ar no capô (troller)
Buzina Maritima
4 farois de milha

Decio Arruda
23/02/2012, 19:22
segue mais fotos

Rmarino
23/02/2012, 19:23
Parabens pelo jeep Decio
Ficou muito bonito
Poste umas informações sobre a mecanica para sabermos como a viatura nesta nessa parte
Abraço

Jones Ronaldi
25/02/2012, 13:34
Opa... estou na luta com o meu... já faz uns 20 dias que baixei a caixa T90 original para arrumar a segunda marcha e tirar uns vazamentos..... o seu está show.. parabéns..... Vai por ele na trilha???? abração... JEEP é Paixão....

tomate4x4
25/02/2012, 13:44
Parabéns pela viatura......ficou lindo....abraço

Decio Arruda
05/04/2012, 19:11
motor AP 2.0 a caminho.

Wolfran
05/04/2012, 20:02
Parabéns pelo trabalho. Posta mais fotos da reforma.

Kim
05/04/2012, 21:33
Muito bom!

Está de parabéns!

Decio Arruda
17/10/2012, 23:01
Galera agora vai ...motor AP 2.0 injetado tirado de um santana 2002 com 60.000Km, cambio do chevette junior que achei depois de quase 1 ano na procura e flanges da Deep tec. Apos 3 dias readequando o chicote da injeção consegui fazer o motor funcionar fora do veiculo doador agora o BF sai de vez. Hoje consegui um guincho girafa a um bom preço no mercado livre e fui buscar pois pretendo fazer tudo sozinho com muita calma agradeço sugestões dos amigos do forum.

jipeirodesdepequeno
18/10/2012, 14:32
Galera agora vai ...motor AP 2.0 injetado tirado de um santana 2002 com 60.000Km, cambio do chevette junior que achei depois de quase 1 ano na procura e flanges da Deep tec. Apos 3 dias readequando o chicote da injeção consegui fazer o motor funcionar fora do veiculo doador agora o BF sai de vez. Hoje consegui um guincho girafa a um bom preço no mercado livre e fui buscar pois pretendo fazer tudo sozinho com muita calma agradeço sugestões dos amigos do forum.

Seu jeep ta de cinema amigo... com esse motor injetado então vai ficar um automóvel pra andar, parabéns pela maquina e boa sorte na empreitada!!
[]'s

p.peleje
19/10/2012, 01:35
Boa sorte na empreitada. Conjunto mecânico igual ao meu. Se vc me permite, gostaria apenas de dar uma sugestão: esquece o chicote e o módulo original, coloca uma pandoo, o motor já é injetado, fica muito fácil para instalar, mais fácil para dar manutenção, ajustar, afinar. Enfim o que já é bom fica ainda melhor.

Abs e boa sorte

Decio Arruda
22/10/2012, 20:37
Boa sorte na empreitada. Conjunto mecânico igual ao meu. Se vc me permite, gostaria apenas de dar uma sugestão: esquece o chicote e o módulo original, coloca uma pandoo, o motor já é injetado, fica muito fácil para instalar, mais fácil para dar manutenção, ajustar, afinar. Enfim o que já é bom fica ainda melhor.

Abs e boa sorte

Quem sabe ano que vem hoje já gastei muito $$$ no motor, cambio, flanges, bomba eletrica, etc. etc. etc

Decio Arruda
28/10/2012, 17:57
Enfim o BF sai, deu até dó depois de muitos ali no jeep, mas se é para melhorar vamos lá

Decio Arruda
28/10/2012, 18:01
Aproveitando que a reduzida estava fora resolvi trocar os rolamentos e retentores

Decio Arruda
14/11/2012, 23:50
Motor AP, cambio de chevette, reduzida tudo montado com as flanges Deep tec. Agora chegou a hora instalar no jeep

maico lapschies
15/11/2012, 15:25
Parabéns, muito bom

[]'s

Decio Arruda
25/11/2012, 22:14
Meu radiador original estava em péssimo estado e agora com motor AP precisava de um bom radiador, fiz orçamento em duas oficinas que consertam radiadores e as duas condenaram meu radiador. Somente a troca da colmeia resolveria, R$500. Resolvi então adaptar o radiador do gol no CJ, segue as fotos da adaptação.

material:

Radiador novo do gol quadrado com a parte inferior invertida (no original a saida inferior fica para frente)
ventuinha do santana
cantoneiras de de ferro compradas em um ferro velho
T de metal onde fica o cebolão (utilizado no tempra)
e muita paciencia para medir, cortar, soldar, furar, pintar

Kim
25/11/2012, 23:41
Qual seria a função do T?

Kim
25/11/2012, 23:53
O cebolão deve ser na parte inferior do radiador, pois tem que aquecer um pouco a água, para que não aconteça uma troca de calor abrupta no motor, ocasionando assim a trinca do cabeçote, queima da junta, fadiga de camisas.

Isso aí é só para tempra mesmo, que tem um sistema completamente ineficiente.

Abraços.

Kim.

Decio Arruda
26/11/2012, 22:38
O cebolão deve ser na parte inferior do radiador, pois tem que aquecer um pouco a água, para que não aconteça uma troca de calor abrupta no motor, ocasionando assim a trinca do cabeçote, queima da junta, fadiga de camisas.

Isso aí é só para tempra mesmo, que tem um sistema completamente ineficiente.

Abraços.

Kim.

Kim este T vai ficar na mangueira inferior do radiador, não deu para colocar o cebolão no radiador porque a caixa inferior deste radiador foi invertida e a rosca do cebolão ficou para frente sem acesso depois de instalado

Kim
27/11/2012, 21:46
Então...

Peço desculpas!

Agora entendi como fará!

Bom trabalho por aí, e ficarei acompanhando o tópico!

Abraços.

kim.

Decio Arruda
29/11/2012, 21:52
Kim este T vai ficar na mangueira inferior do radiador, não deu para colocar o cebolão no radiador porque a caixa inferior deste radiador foi invertida e a rosca do cebolão ficou para frente sem acesso depois de instalado

Segue a foto onde ficou o cebolão

Decio Arruda
17/12/2012, 12:41
Hoje fui passar meu Jeep na contolar, São Pedro mandando chuva cheguei na controlar da parada de Taipas
as 11:00hs, o tecnico mandou deixar o motor ligado e descer do veiculo, não demorou nem 5 minutos e saiu o
resultado e o selo no para brisa. Agora com o motor AP 2.0 MI com catalizador a emissão de CO despencou, em
marcha lenta deu 0.00 de CO e a 2500 RPM 0.01 de CO eu nem acreditei.
Agora sim só alegria

Daniel Gomes
17/12/2012, 20:25
amigo parabêns pelo jeep, muito bonito..
so uma pergunta como fica a força com ap 2.0 ,com estes pneus 33, já fez alguma trilha com ele ou pegou alguma bela subida ?
apenas por curiosidade.

Decio Arruda
17/12/2012, 22:12
amigo parabêns pelo jeep, muito bonito..
so uma pergunta como fica a força com ap 2.0 ,com estes pneus 33, já fez alguma trilha com ele ou pegou alguma bela subida ?
apenas por curiosidade.

Daniel sou suspeito em falar mas o jeep ficou muito bom com esta configuração, ainda não fiz trilha mas já testei em subidas e ele sobe muito bem, com o cambio do chevette junior a primeira marcha ficou bem reduzida, estou muito feliz com a troca muito melhor que o velho BF e cambio 3 marchas

Decio Arruda
07/02/2013, 21:54
Em Fortaleza de Itaipú

Claudio Almeida Machado
14/02/2013, 21:54
Amigo, boa noite!
Estou para colocar um AP 2.0 em meu jeep tbm, mas o problema é o preço achei com nota fiscal por 4000, e um sem nota porém baixado no detram por 1.800.
No seu caso, foi necessário a nota fiscal para ajeitar os documentos? ou o documento ainda esta o velho bf?
To na dúvida agora.

Decio Arruda
26/03/2013, 20:59
Agora com freios a disco na dianteira, servo freio e cilindro mestre do Santana, tubulações e flexiveis tudo novo,
ficou show, freia muito

Decio Arruda
31/05/2013, 10:23
Claudio por R$4000,00 eu comprei um santana inteiro sucata de leilão (veiculo inteiro com 60.000Km) com nota fiscal do leiloeiro e já baixado no Detran, usei motor, modulo da injeção, chicote, filtro de ar, kit de direção hidraulica, servo freio, cilindro mestre e mais algumas peças e vendi o que restou por R$3000,00 foi um excelente negócio, recomendo. No documento por enquanto ainda consta o velho BF mas com a nota de compra da sucata onde consta o numero do motor fica facil.

Amigo, boa noite!
Estou para colocar um AP 2.0 em meu jeep tbm, mas o problema é o preço achei com nota fiscal por 4000, e um sem nota porém baixado no detram por 1.800.
No seu caso, foi necessário a nota fiscal para ajeitar os documentos? ou o documento ainda esta o velho bf?
To na dúvida agora.

fabriciosimonini
03/05/2014, 11:39
Parabéns seu Décio!!! Muito bom trabalho!!! É como costumo dizer: Se quer alguma coisa bem feita faça você mesmo!!! :concordo:.

A adaptação do radiador ficou muito boa, melhor do que adaptar o radiador do Uno, como já ví por aqui.

Por curiosidade, gostaria de saber qual a relação de diferencial do seu Jeep?

O meu CJ está com relação 43X8, ou seja 5.38, motor A.P 2.0, pneus 33" e Câmbio Clarck 260F com 4 marchas. Em velocidade de Cruzeiro (no asfalto) ando a 80 Km/H com 3.000 RPM. procuro não passar desta velocidade p/ não forçar a caixa de tração, mesmo com o "pino chorão" rolamentado, e outros componentes.

Diante do exposto, gostaria de saber como fica o comportamento de seu CJ, em 5ª. marcha? pois, dependendo da relação de corôa e pinhão, ela fica muito "longa" e não chega a ser muito "usada", segundo relatos aqui do Fórum.

"Dizem" que com Relação 44x9 ou seja, 4.89 a quarta marcha é "suficiente", sendo a 5ª. marcha pouco utilizada (somente decidas). Já com relação 43x8, isto é, 5.38, uma 5ª marcha cairia bem, baixando um pouco as R.P.M.s aumentando a velocidade de cruzeiro com menos "esforço", em benefício de todo o conjunto. Eis o motivo da minha pergunta!

Parabéns pelo projeto, grande abraço!

Decio Arruda
05/05/2014, 22:47
Fabicio no meu Jeep estou com AP 2.0 injetado, cambio de chevette Junior 5 marchas (que virou mosca branca e foi muito dificil de achar), pneus 33" e relação 43x8. Na estrada chego a colocar a quinta em 90/100 Km/h mas nunca passei de 100.

No momento estou com a t case fora para colocar o pino chorão rolamentado, (roncava muito na estrada) fiquei uma semana procurando um torneiro para fazer o serviço, todos dizem que o material da engrenagem é muito duro e precisa de uma ferramenta especial para usinar, esta semana ainda eu coloco a t case no lugar e ver como ficou.

O radiador realmente ficou muito bom, o Jeep não esquenta nem a pau mesmo no transito, coloquei um cebolão para disparar a ventuinha com uma temperatura mais baixa mesmo assim é dificil a ventuinha ligar

Abraço, qualquer duvida estamos ai

Parabéns seu Décio!!! Muito bom trabalho!!! É como costumo dizer: Se quer alguma coisa bem feita faça você mesmo!!! :concordo:.

A adaptação do radiador ficou muito boa, melhor do que adaptar o radiador do Uno, como já ví por aqui.

Por curiosidade, gostaria de saber qual a relação de diferencial do seu Jeep?

O meu CJ está com relação 43X8, ou seja 5.38, motor A.P 2.0, pneus 33" e Câmbio Clarck 260F com 4 marchas. Em velocidade de Cruzeiro (no asfalto) ando a 80 Km/H com 3.000 RPM. procuro não passar desta velocidade p/ não forçar a caixa de tração, mesmo com o "pino chorão" rolamentado, e outros componentes.

Diante do exposto, gostaria de saber como fica o comportamento de seu CJ, em 5ª. marcha? pois, dependendo da relação de corôa e pinhão, ela fica muito "longa" e não chega a ser muito "usada", segundo relatos aqui do Fórum.

"Dizem" que com Relação 44x9 ou seja, 4.89 a quarta marcha é "suficiente", sendo a 5ª. marcha pouco utilizada (somente decidas). Já com relação 43x8, isto é, 5.38, uma 5ª marcha cairia bem, baixando um pouco as R.P.M.s aumentando a velocidade de cruzeiro com menos "esforço", em benefício de todo o conjunto. Eis o motivo da minha pergunta!

Parabéns pelo projeto, grande abraço!

fabriciosimonini
06/05/2014, 12:24
Fabicio no meu Jeep estou com AP 2.0 injetado, cambio de chevette Junior 5 marchas (que virou mosca branca e foi muito dificil de achar), pneus 33" e relação 43x8. Na estrada chego a colocar a quinta em 90/100 Km/h mas nunca passei de 100.

No momento estou com a t case fora para colocar o pino chorão rolamentado, (roncava muito na estrada) fiquei uma semana procurando um torneiro para fazer o serviço, todos dizem que o material da engrenagem é muito duro e precisa de uma ferramenta especial para usinar, esta semana ainda eu coloco a t case no lugar e ver como ficou.

O radiador realmente ficou muito bom, o Jeep não esquenta nem a pau mesmo no transito, coloquei um cebolão para disparar a ventuinha com uma temperatura mais baixa mesmo assim é dificil a ventuinha ligar

Abraço, qualquer duvida estamos ai

Realmente nossa "configurações" estão bem parecidas, o que difere é a injeção eletrônica e a quinta marcha (no seu Jeep), as outras marchas também diferem pouco:

Câmbio Chevette 5M motor 1.0 Clarck 260F C20/D20/F1000.

1ª. 4,28 1ª. 4,22
2ª. 2,31 2ª. 2,36
3ª. 1,48 3ª. 1,47
4ª. 1,00 4ª. 1,00
5ª. 0,90 --------

A 5ª. marcha (overdrive) é pouca coisa mais longa que a 4ª. Deve "economizar" um pouco de combustível e menor nível de ruído (R.P.Ms), acredito que 100 Km/h já é uma velocidade considerável para o CJ, afinal Jeep não foi feito para "voar" :mrgreen:.

O pino "chorão" rolamentado vai deixar o Jeep mais "solto" e agradável de se dirigir, onde tinha que reduzir p/ 2ª. marcha, hoje subo em 3ª. Tranquilo!

Usinar a engrenagem não é nada complicado! é só colocar no torno, não acredito que necessite de algo mais, pelo menos o meu torneiro não reclamou p/ fazer o serviço. O que existe é má vontade com os nossos queridos CJs... o que já foi amplamente discutido aqui no Forum...

Coincidentemente, também intalei um cebolão com acionamento à temperatura mais baixa que encontrei, trabalhando em conjunto com o radiador original + reservatório de expansão (sistema selado), sendo que a ventoinha raramente é acionada, não passa dos 80C° (no mostrador).

As vezes a ventoinha é acionada alguns segundos depois que desligo o motor, depois de um longo trajeto, pois sua ligação é "direta" na bateria, funcionando mesmo com o motor desligado.

Obrigado pelos esclarecimentos, grande abraço!

Decio Arruda
14/11/2014, 14:41
Depois de algum tempo sem novidades agora com nova tampa de combustivel e volante San Marino

Decio Arruda
14/11/2014, 14:49
mais fotos

andre_agostinho
15/11/2014, 01:07
Depois de algum tempo sem novidades agora com nova tampa de combustivel e volante San Marino
Ola Decio. Notei as entradas de ar no painel...seu jeep está com A/C?
eu tenho usado meu jeep como carro de dia a dia ...e to pensando num A/C pra não derreter..como está acontecendo atualmente...
sua Vtr ficou muito show..linda mesmo...vc está de parabens...

Decio Arruda
16/11/2014, 18:59
André Blz, Obrigado, Não tenho A/C no Jeep, são só entradas de ar, no verão o jeep fica muito quente mesmo.

Rene Abreu
16/11/2014, 20:52
Decio, estou planejando uma empreitada parecida com a sua, mas não tenho as habilidades necessárias. Você mesmo fez ou deixou o serviço a cargo de alguma oficina especializada?

Decio Arruda
17/11/2014, 10:52
Rene, apesar de não ser nenhum profissional na area, a parte mecanica eu mesmo que fiz sempre com a ajuda aqui do forum, lendo muito e quando tenho alguma duvida não exito em perguntar.

Rene Abreu
17/11/2014, 13:10
Parabéns Décio, seu carro está muito bem trabalhado. Se você me permitir, vou usá-lo como inspiração. O meu CJ também é 69, mas vermelho. Vou começar os planos para a empreitada. Ainda estou na dúvida se aposento o BF ou não. Quando puder, publique suas impressões sobre a troca pelo AP. Grande abraço.

andre_agostinho
19/11/2014, 01:33
Rene, apesar de não ser nenhum profissional na area, a parte mecanica eu mesmo que fiz sempre com a ajuda aqui do forum, lendo muito e quando tenho alguma duvida não exito em perguntar.

Decio...onde vc comprou as entradas de ar do capo? Estou procurando pro Bóris mas não encontro...abs...
parabens pela vtr...linda

Decio Arruda
19/11/2014, 20:29
Rene, fique a vontade, é um prazer muito grande o meu Jeep estar servindo como inspiração, se eu puder ajudar em alguma coisa dá um toque ai. Sobre o motor AP, só posso te dizer que ficou outro carro depois da troca, mecânica muito confiável, nunca mais me deixou na mão, o cambio do chevette também ficou ótimo.

Parabéns Décio, seu carro está muito bem trabalhado. Se você me permitir, vou usá-lo como inspiração. O meu CJ também é 69, mas vermelho. Vou começar os planos para a empreitada. Ainda estou na dúvida se aposento o BF ou não. Quando puder, publique suas impressões sobre a troca pelo AP. Grande abraço.

Decio Arruda
19/11/2014, 20:39
André, eu comprei direto na concessionaria Volvo Caminhões, apesar de ser usada nos veiculos da Troller esta entrada de ar é do capô dos caminhões Volvo NL10. não ficou muito caro na concessionaria.

Tulio garcia
20/04/2021, 09:19
voce mesmo inverteu a parte inferior?

Tulio garcia
20/04/2021, 20:17
Qual bomba de gasolina usou amigao?

jeep8
22/04/2021, 16:40
amigo os pedais do freio,embreagem e acelerador são de que carro? grato