Ver Versão Completa : discovery 2 susp pneumatica
renato vieira
23/02/2012, 10:57
Amigos,
Comecei mal com minha Disco 2.
Após os primeiros 500km de alegria, a suspensão trazeira do lado esquerdo arriou.
Foi baixando lentamente, com algumas recuperações ao andar, até chegar ao fim do curso.
Não observei nenhum furo na bolsa.
Alguém tem alguma experiencia com o assunto?
Quero aproveitar que vou a Europa na próxima semana e trazer o necessário.
Já fiz contato com fornecedor que me entrega no hotel.
Abçs
Meu caro Renato!
Tive o mesmo problema e comprei na Britcar duas bolsas extras...estão em casa, guardadinha. A troca é tranquila, paguei 90 reais e levou uns 20 minutos. Tem gente que troca por mola, acho isso uma tristeza, enfim...relaxa que o carro é maravilhoso, tenho uma 2003...um rinoceronte sensível!
Se precisar, passo outros sites!
abs
Pisco
renato vieira
24/02/2012, 21:04
Pisco,
Como citei no outro post, o problema não é nas bolsas. Estão estanques.
Como o custo dos componentes eletro-pneumaticos, mesmo na Europa, são salgadissimos, vou cometer o sacrilégio das molas espirais.
Abracos
portuga4x4
26/02/2012, 16:26
A nossa tambem deu problema da suspensão, e como não queria perder o conforto das molas pneumáticas, adaptei um sistema para encher as bolsas manualmente, bem simples e confiável.
renato vieira
26/02/2012, 18:21
Portuga,
Da umas dicas desta tua gambitech.
Que dutos usasse, onde instalasse ventis, coisas assim.
Qual a pressão ideal.
Posta alguma foto, se possivel.
Abracos
Portuga,
Da umas dicas desta tua gambitech.
Que dutos usasse, onde instalasse ventis, coisas assim.
Qual a pressão ideal.
Posta alguma foto, se possivel.
Abracos
um.... interessante... fale-nos sobre...
portuga4x4
27/02/2012, 13:48
Boa tarde
Então, como o carro é do meu pai e ele mora em outra cidade, não dá pra enviar as fotos agora, mas vou pedir pra ele tirar e me mandar.
Como já não era a primeira vez que dava problema na suspensão e já tinha trocado os sensores de altura que ficam perto das rodas e a válvula que controla a distribuição do ar para as duas bolsas, resolveu o problema por algum tempo mas agora voltou a incomodar, resolvi tirar a parte eletronica.
Mas enfim, o que eu fiz foi desconectar as mangueiras que vão das bolsas de ar até a válvula que fica dentro da caixa do compressor colocar uma conexão em T e ligar a uma válvula de encher pneu que coloquei por baixo da porta do motorista, dai é só encher com 80 libras mais ou menos que fica ótimo, não abaixou mais desde que instalei esse sistema, já faz duas semanas. Vasa um pouco de ar quando a suspensão é muito exigida, em estradas de terra com muitos buracos, mas no asfalto vai sem problemas.
O próximo passo é comprar um compressor, porque o original já não está nas melhores condições e e fazer um comando interno pra regular a pressão nas bolsas, tudo o mais simples possivel.
Espero ter conseguido me explicar direitinho, qualquer coisa é só perguntar, mas no máximo amanha já tenho as fotos
Rui Pereira
renato vieira
27/02/2012, 16:44
Grande Rui,
Beleza de idéia.
Depois de ver as fotos, vamos trocar mais idéias.
Abracos
portuga4x4
28/02/2012, 13:27
Estão ai algumas fotos, não ficaram muito boas mas dá pra ter uma noção. Vou pedir para o meu pai tirar umas de dentro da caixa do compressor pra ver a ligação das mangueiras das bolsas. Nas fotos aparece uma mangueira solta com um T na ponta, que servia para ligar o compressor do carro junto com a válvula externa, dai só usava a válvula quando a suspensão abaixava, mas como isso era muito frequente decidi ligar direto na válvula externa mas mantive a outra para uma emergência, caso seja preciso ainda dá pra ligar no compressor do carro.
Qaulquer duvida é só perguntar.
renato vieira
14/03/2012, 17:46
Como citei anteriormente, viajei e trouxe um kit de conversão de pneumatico para mola.
Instalei rapidinho e já tá andando. Claro que perdi as vantagens da original mas, a chance de ficar na estrada cai muito. O esquema do Ruy ficou muito interessante. Quem sabe, mais adiante retorno ao pneumático com esta formatação.
Agora, o que aconteceu foi que a dianteira ficou baixa em relação a trazeira.
Próximo desafio será trocar as molas dianteiras.
Alguém tem alguma pista para facilitar a vida do vovo aqui?
antecipo agradecimentos
Como citei anteriormente, viajei e trouxe um kit de conversão de pneumatico para mola.
Instalei rapidinho e já tá andando. Claro que perdi as vantagens da original mas, a chance de ficar na estrada cai muito. O esquema do Ruy ficou muito interessante. Quem sabe, mais adiante retorno ao pneumático com esta formatação.
Agora, o que aconteceu foi que a dianteira ficou baixa em relação a trazeira.
Próximo desafio será trocar as molas dianteiras.
Alguém tem alguma pista para facilitar a vida do vovo aqui?
antecipo agradecimentos
e o conforto? muita diferença??
Fabiano Klug
10/04/2012, 09:46
Estou olhando uma Discovery II V8 2001, e essas bolsas que me encomodavam, e vi no ebay na inglaterra que existe mesmo este kit de conversão, achei muito bacana mesmo, apesar de, se fosse possivel seria mesmo melhor a troca das bolsas que por lá não é muito caro essas peças ou mesmo achar o verdadeiro problema do vazamento.
O meu grande susto é que tenho um amigo que tem uma 2002 a diesel e vivia se encomodando com vazamento nesse sistema.
Também gostaria de uma ideia de como ficou a diferença entre conforto e dirigibilidade.
renato vieira
10/04/2012, 12:26
No Brasil, só chegou a Discovery top de linha com susp pneumatica. Na Europa, a grande maioria é pé de boi com molas na trazeira. Eu troquei as minhas molas por defeito na parte eletronica e não nas bolsas. Meu conserto sairia muita grana. Perdi conforto. Mas a confiabilidade compensa.
Fabiano Klug
10/04/2012, 13:15
Estive lendo o anuncio de um vendedor ingles a respeito do kit de conversão e ele comentou que depois de trocado as bolsas pneumaticas pelas molas helicoidais, precisa acessar a central eletronica para dizer a central que apartir daquele momento o sistema deixou de ser automatico/eletronico para ser mecanico, e não acusar falha permanente no painel, sabem dizer se o carro chega a parar quando acusa tal problema?
renato vieira
10/04/2012, 13:30
Não para. Só fica a luz acesa no canto esquerdo do painel
Rones Jr
11/04/2012, 10:41
aqui em Vitória tem uma oficina que tem o Nanocom e realmente há a opção de desativar a susp eletrônica.
Fabiano Klug
11/04/2012, 10:43
Sabe quanto ele cobra para escanear o sistema eletronico do carro?
Rones Jr
11/04/2012, 11:08
...não sei quanto cobra individualmente, pois fiz uma grande revisão com ele, mas posso ver sim. Agora o negócio é bom. Descobrimos o exato problema da amnésia do TD5 entre 1200 e 1500 rpm sem precisar trocar mais de 10 itens possíveis, fiz a sangria do óleo de freio e ACE via sistema Nanocom e de quebra algumas configurações como tempo de sirene do alarme e do cinto de segurança. Descobri que não há problemas com meus sensores ou relês do ABS e sim no modulador...que já estou importando para expulsar de casa "los tres amigos"! Postarei o contato aqui, assim que chegar em casa, ok?
Fabiano Klug
11/04/2012, 11:13
Beleza, vamos aguardar o resultado e o valor do Scanner.
joao cj3a
11/04/2012, 11:41
fabiano desculpe mas só vi o tópico agora, na disco 2 ao trocar por molas tem sim de atualizar a ECU, caso contrário o carro fica sem bateria pois o sistema fica ativo (consome quando parados por conta dos testes que faz).
joao cj3a
11/04/2012, 11:43
esqueci de dizer se estiver em curitiba tenho o nanocom.
Fabiano Klug
11/04/2012, 11:44
fabiano desculpe mas só vi o tópico agora, na disco 2 ao trocar por molas tem sim de atualizar a ECU, caso contrário o carro fica sem bateria pois o sistema fica ativo (consome quando parados por conta dos testes que faz).
Hmmmm, sinistro, ela fica mesmo desligada na garagem fazendo verificação do sistema?
Me lembro de ver volta e meia alguns Citroen C5 levantando e baixando sozinho, isso poderia ser sinal de que existe algum vazamento no sistema?
Fabiano Klug
11/04/2012, 11:50
Hmmmm, sinistro, ela fica mesmo desligada na garagem fazendo verificação do sistema?
Me lembro de ver volta e meia alguns Citroen C5 levantando e baixando sozinho, isso poderia ser sinal de que existe algum vazamento no sistema?
joao cj3a
11/04/2012, 11:55
fica e dai descarrega a bateria, com o nanocom é um procedimento bem simples não leva 15 min, mas tem de fazer ao retira as molas.
já vi umas que deixaram os sensores de altura, mas não sei se com isso resolve.
fato é que estas bolsas se não forem rigorosamente mantidas com troca periódica preventiva de seus componentes torana o carro pouco confiável.
joao cj3a
11/04/2012, 11:57
em que cidade voce está?
Fabiano Klug
11/04/2012, 12:00
Perdão, eu moro em Indaial/SC, ao lado de Blumenau, fica a 230 km dai, estou com uma Discovery II V8 para ver se fazem troca na chave no meu Clio, senão tem uma LAredo 4.0 esperando aprovação do banco.....
Enquanto isso, estou pesquisando e sendo bastante curioso, não quero me encomodar, não quer dizer que não faria manutenção, porem ja tive umas experiencias bem ruins com um Audi A4 no passado, quero tentar acertar o maximo possivel desta vez.
joao cj3a
11/04/2012, 15:19
do que precisar fico a disposição, tenho a minha a 4 anos é uma td5, o v8 se não me engano é motor de buick, a caixa é do opala 4 marchas ZF22/24, reduzida r230 a mesma da defender.
as peças acha fácil lá fora, quando comprei a minha por coincidência minha esposa tinha um clio e a manutenção, importando as peças ficava pouco mais cara que a do clio.
se precisar tenho computador (nanocom) manuais, e mais umas coisinhas
Rones Jr
11/04/2012, 19:10
João,
sabes a diferença entre as caixas ZF22 e a 24 ou são as mesmas?
Caiogaucho
11/04/2012, 22:02
Aconteceu justamente isto comigo!! Já coloquei em post anteriores. Até desativar como scanner. Mas aviso que por mais duas vezes as benditas luzes voltaram a acender logo após troca de óleo !?!? E ora acende e quando desligo-a e volto a ligá-la, apagam-se!!! Coisas fantasmagóricas que só acontecem com land rover's :-)
joao cj3a
12/04/2012, 10:01
rones a diferença da ZF 22 (opala) para a ZF 22/24 é o acionamento que na primeira se não me engano é por vácuo (tem um dispositivo de acionamento na lateral esquerda0 e na 22/24 é uma válvula solenóide.
caio pode ser que na sua não tenha seguido todo o procedimento para desligar me bati com a minha, é que após mudar para mola no ECU tem de trancar o carro e aguardar por 2 minutos, depois que fiz isso não dei mais problema, já desliguei de outras duas de colegas e tudo ok. talvez seja algo parecido
portuga4x4
12/04/2012, 19:22
Ola João
Dá pra desligar a suspensão pneumática com o nanocom?
obrigado
Caiogaucho
12/04/2012, 22:01
João, o que vc quer dizer com "após mudar para mola no ECU tem de trancar o carro e aguardar por 2 minutos" ??
rones a diferença da ZF 22 (opala) para a ZF 22/24 é o acionamento que na primeira se não me engano é por vácuo (tem um dispositivo de acionamento na lateral esquerda0 e na 22/24 é uma válvula solenóide.
caio pode ser que na sua não tenha seguido todo o procedimento para desligar me bati com a minha, é que após mudar para mola no ECU tem de trancar o carro e aguardar por 2 minutos, depois que fiz isso não dei mais problema, já desliguei de outras duas de colegas e tudo ok. talvez seja algo parecido
joao cj3a
13/04/2012, 10:38
é que se não fizer o procedimento a ECU não grava a mudança, passou o nano com tem fazer o procedimento, no nanocom até aparece a mensagem de esperar mas não fala nada de trancar, ai como não estava conseguindo falei com a empresa que vendeu o nanocom e eles me passaram esta dica depois que fiz deu certo.
parece que o computador do carro (ECU) só entende que é para gravar assim pois deve reiniciar o sistema quando tranca a porta.
Fabiano Klug
13/04/2012, 10:41
É meio sinistro estes procedimentos, mas no meu A4 na epoca para configurar a chave e todos processo de fechamento de vidro, teto-solar, e alamre, é preciso ir na tampa do porta-malas, girar a mesma, apertar o botão, e voltar a girar a chave no miolo, isso que constava no manual, processo igualmente esdruxulo, mas funciona.....
Rones Jr
13/04/2012, 11:07
Trancando na chave ou no alarme?
é que se não fizer o procedimento a ECU não grava a mudança, passou o nano com tem fazer o procedimento, no nanocom até aparece a mensagem de esperar mas não fala nada de trancar, ai como não estava conseguindo falei com a empresa que vendeu o nanocom e eles me passaram esta dica depois que fiz deu certo.
parece que o computador do carro (ECU) só entende que é para gravar assim pois deve reiniciar o sistema quando tranca a porta.
joao cj3a
13/04/2012, 11:08
rsrsrs tem a "dança da chuva" para ligar a disco 1 com o alarme com problema rsrsr, não sei se na 2 tambem tem rsrrs
mouramares
13/04/2012, 12:09
Amigos,
Comecei mal com minha Disco 2.
Após os primeiros 500km de alegria, a suspensão trazeira do lado esquerdo arriou.
Foi baixando lentamente, com algumas recuperações ao andar, até chegar ao fim do curso.
Não observei nenhum furo na bolsa.
Alguém tem alguma experiencia com o assunto?
uero aproveitar que vou a Europa na próxima semana e trazer o necessário.
Já fiz contato com fornecedor que me entrega no hotel.
Abçs
Renato tenho uma BMW 528i, 96, há uns 7 anos com bolsas de ar e ja me deixaram de cabelo em pé.....embora seja outro carro mas a logica é a mesma, na bmw entre as bolsa e o compressor tem um modulo que regula tudo, este modulo faz a leitura que os sensores de altura envia e calibra as bolsas, no meu carro este tbm faz leitura conjugada com ABS, que possui sensores para fazer leitura das rodas e tração, se vc diz que suas bolsas naos estao furadas entao a pane é eletronica ou eletrica, retire os sensores de altura limpe os conectores e dê uma olhada na fiação que pode ser um fio rompido...vc passa o carro no aparelho e se for eletronico vai dar a mensagem de erro, que pode ser resetado ou senao deverá fazer troca da peça, nao se desanime, qdo vc se familiarizar com o sistema nao ficará tao preocupado.....rsss
boa sorte
abçs
joao cj3a
13/04/2012, 12:34
se vai para lá de cara compre 2 bolsas novas, em geral elas ficam ressecadas no final do curso (bem em cima e como ela é dobrada por cima desta parte pode as vezes a própria borracha externa da bolsa impedir o vazamento) assim as vezes esvazia dependendo da inclinação e posição da suspensão, o compressor enche novamente mas ele tem proteção de superaquecimento assim desliga quando chega no limite de temperatura de trabalho e a bolsa murcha, dificultando o diagnóstico pois as vezes enche as vezes não, as vezes murcha e outras não.
um jeito de ver se esté ressecada é tirar e encher com um compresso e depois colocar na água, igual câmara de pneu.
90% dos problemas é simples troca das bolsas cerca de 65 libras cada, resolve, se o compressor etá funcionando acho que não voa mais ter problemas trocando-as.
aconselho também que compre um ou mesmo os 2 sensores (um de cada lado) da suspensão sõ mais 15 libras cada mas já que está lá aproveita e compra pois ai estão localizados os defeito principais a bolsa e o sensor.
renato vieira
13/04/2012, 13:39
Renato tenho uma BMW 528i, 96, há uns 7 anos com bolsas de ar e ja me deixaram de cabelo em pé.....embora seja outro carro mas a logica é a mesma, na bmw entre as bolsa e o compressor tem um modulo que regula tudo, este modulo faz a leitura que os sensores de altura envia e calibra as bolsas, no meu carro este tbm faz leitura conjugada com ABS, que possui sensores para fazer leitura das rodas e tração, se vc diz que suas bolsas naos estao furadas entao a pane é eletronica ou eletrica, retire os sensores de altura limpe os conectores e dê uma olhada na fiação que pode ser um fio rompido...vc passa o carro no aparelho e se for eletronico vai dar a mensagem de erro, que pode ser resetado ou senao deverá fazer troca da peça, nao se desanime, qdo vc se familiarizar com o sistema nao ficará tao preocupado.....rsss
boa sorte
abçs
Assim que tiver tempo e paciencia, vou fazer este procedimento. Por enquanto, vou andando de molas.
Obrigado pelo apoio.
Abçs
Fabiano Klug
13/04/2012, 13:43
Até onde eu sabia somente a 540 tinha suspensão pneumatica, provavel que a 528 tinha osistema opcional....
Sobre estas bolsas, falasse tanto das traseiras, a Disco2 só tem elas na traseira ou nas 4 rodas, ou somente as traseiras que dão problemas?
Sei que a Libre esterlina custa mais que o dolar, mas quanto daria 65 libras hoje, cerca de 200 reais cada uma?
Elas podem ser rertiradas sem desmontar muita coisa da suspensão par testar elas?
joao cj3a
13/04/2012, 13:53
libra acho que tá 3x o real pouco mais que o euro.
as bolsas só na traseira, para tirara é só macaquear tirar a rora soltar o conector de ar e 2 presilias (tipo contrapino) que ela sai, procedimento não deve demorar 15 minutos.
rápido e fácil não desmonta nada.
Fabiano Klug
13/04/2012, 15:04
Sinceramente estou começando a ver um Land Rover com olhos diferentes, gosto de mecanica, só não queria virar refem do carro, gostaria de poder eu mesmo colocar as mãos nele pra resolver os problemas que aparecem, mas nem sempre isso é possivel, de qualquer forma, achei que o problema das bolsas de suspensão era coisa mais problematica e criteriosa.
Temos atras na Eurocar em blumenau, uma X5 4.4 estava com problemas no sistema, e ela possui essas bolsas nas 4 rodas, e com o sistema de scanner não estavam conseguindo achar o problema.....por isso me assustava isso, agora ja estou mais tranquilo, creio que o correto é opder se ajudar um aos outros em carros assim.
joao cj3a
13/04/2012, 15:42
fica tranquilo quanto as bolsas, elas são bem fáceis de resolver, em geral é só o vazamento mesmo, e se encher o saco tem um kit para por molas. se precisar dos manuais (do mecanico) tenho, eles precisando de alguma parte esspecífiva, visto que são bem extensos eu copio e mando.
Fabiano Klug
13/04/2012, 15:48
Vote tem MSN pra gente poder trocar mais ideias e esclarecer duvidas quando as Discovery II?
mouramares
13/04/2012, 16:00
Até onde eu sabia somente a 540 tinha suspensão pneumatica, provavel que a 528 tinha osistema opcional....
Sobre estas bolsas, falasse tanto das traseiras, a Disco2 só tem elas na traseira ou nas 4 rodas, ou somente as traseiras que dão problemas?
Sei que a Libre esterlina custa mais que o dolar, mas quanto daria 65 libras hoje, cerca de 200 reais cada uma?
Elas podem ser rertiradas sem desmontar muita coisa da suspensão par testar elas?
Fabiano todos os itens que sairam na (amortecedores comunas e bolsa de ar) 540 e demais series 5....sao os mesmos...apenas mudaram o motor 540, 528, a minha é uma mecanica, completissima de fabrica, o computador de bordo tem uma série de informações que nas 528 com amortecedores normais nao tem, inclusive tenho os cds ETK de todas as series, para fugir de concessionárias. Vi o comentario sobre a x5, eu aprendi um pouco me enfiando nos foruns de bmw na internet, sao bem destalhistas e postam os problemas com fotos e dicas para arrumar.
abçs
Fabiano Klug
13/04/2012, 16:03
Interesante, então obtive informação errada a respeito disto, me diziam para ficar com as 528 porque elas vem com molas normais em vez das bolsas.....
joao cj3a
13/04/2012, 16:04
tenho acho (não entendo muito deste tam de mas rsrsr) que é jggenaro@magsaude.com.br
mouramares
13/04/2012, 16:06
[QUOTE=Fabiano Klug;1669187]Interesante, então obtive informação errada a respeito disto, me diziam para ficar com as 528 porque elas vem com molas normais em vez das bolsas.....[/QU
Existem com bolsa e sem bolsa....existe tambem o kit de molas como vcs se referiram acima, para a BMW, se um dia as minhas derem pau de vez vou colocar o kit...mas como ta tudo novo aguardarei.
abçs
Rones Jr
31/05/2012, 12:58
Pessoal,
tentando trocas as bolsas da minha DISCO e descobri que as conexões são diferentes. Nas originais a conexão é por rosca, nas que vieram parecem ser do tipo "engate rápido".
Nosso colega aqui teve o mesmo problema (www.discovery2.co.uk / Rear Suspension Air Bags (http://www.discovery2.co.uk/Rear%20Air%20Springs.html)) mas não entendi direito se era pra cortar e só a conexão que vem do compressor. É isso mesmo?
Ajuda aí turma...
joao cj3a
31/05/2012, 16:31
rones a função do conector sendo mantida (ligar a mangueira a bolsa sem vazar) acredito que de para cortar.
joao cj3a
31/05/2012, 16:43
agora lembrando das minhas acho que entendi, veio junto uma conexão certo? não precisa cortar apenas utilize o pinhão novo uma pecinha conica substituindo a que velha, é isso ou não estou conseguindo entender rsrsr
Rones Jr
31/05/2012, 17:47
só falta o meca ter perdido esta tal conexão...ai,ai, ai...
joao cj3a
01/06/2012, 09:25
tira uma foto para tentar entender, pois achei estranho esta configuração com engate rápido, todas as que comprei, já foram 3 vieram com a rosca.
Fabiano Klug
01/06/2012, 09:30
Coloca uma foto do que veio junto no seu Kit.
Rones Jr
01/06/2012, 09:54
João e Fabiano, o caso é exatamente das fotos do link acima. Ontem li em foruns australianos que as bolsas Dunlop vendidas na Europa são assim mesmo agora e confirmam que tem que cortar a ponta do caninho, retirando a rosca...que lá eles chama de azeitona (olive) e plugar o caninho diretamente na bolsa no sistema "quick push connect"....segundo eles não vaza....
Ainda são encontradas bolsas com rosca na Europa...mas de qualidade não conhecida...a melhor que encontrei ainda com rosca, são as da Arnot que usam borracha da Continental. ....mas agora já estou com as Dunlop...to tendendo a meter a faca na conexão...
Isso pq decidi esperar por uma bucha que não esperava ter de trocar. Antes da grande revisão do carro, fiz uma pesquisa na net e percebi que os itens mais comuns responsáveis pela barulheira na suspensão, eram buchas dos amortecedores, links e buchas da barra estabilizadora.
Comprei tudo...mas justamente a que não vi sequer uma citação...tava realmente estragada: bucha do atuador do ACE traseiro. Tava só o ferro.
Beleza, pensei eu, parece uma bucha da suspensão traseira do Vectra (R$ 31)...até tentei, mas da GM era 3mm maior. Achei uma bucha do MB1113 (R$ 18)...só que teria que usinar para cortá-la pela metade...fui ver o preço na autorizada e na Bearmach...se for até 200 pilas eu compraria pra resolver minha vida... adivinhe o preço: Caltabiano R$ 899,00 e na Bearmach Brasil R$ 800,00.
Comprei da própria Bearmach na Europa por 14 Libras....ai já que tava ferrado e o frete já estava no mínimo (58 libras UPS express) comprei umas coisinhas que já queria trocar mesmo, como juntas das turbina, um esguicho e o emblema da tampa traseira....paguei em tudo 85 Libras e deve chegar na quarta que vem.
O que mais me assustou nem foi o preço da autorizada, já que até lá fora os preços desta bucha original Land é caro, entre 75 e 85 Libras, mas pqp...a da Bearmach foi F....14 Libra (45 reais Aprox)....e os caras quererem mandar 800 pilas....pow...entendo que há custos, tal, impostos...mas acho que não chega a 18 vezes o preço da peça.
Nisso a SUV Real ganha mais uma semana no SPA.
Fabiano Klug
01/06/2012, 10:17
Se eu fosse voce colocaria ao menos na ponta da mangueira duas cintas de plastico auto travantes pra garantir.
joao cj3a
01/06/2012, 10:31
rones tem o código desta bucha?
Rones Jr
01/06/2012, 10:46
rones tem o código desta bucha?
RBX101740
É a mesma pro atuador dianteiro e traseiro.
Rones Jr
01/06/2012, 10:47
Fabiano, onde acho isso?
Se eu fosse voce colocaria ao menos na ponta da mangueira duas cintas de plastico auto travantes pra garantir.
Rones Jr
01/06/2012, 11:00
Confirmado, tem que meter a faca mesmo:
http://www.land-rover-parts-shop.com/images/products/FITTINGKITS/RKB101200G.PDF
neilsonhenriques
01/06/2012, 11:09
O que mais me assustou nem foi o preço da autorizada, já que até lá fora os preços desta bucha original Land é caro, entre 75 e 85 Libras, mas pqp...a da Bearmach foi F....14 Libra (45 reais Aprox)....e os caras quererem mandar 800 pilas....pow...entendo que há custos, tal, impostos...mas acho que não chega a 18 vezes o preço da peça.
Rones,
Por*&^ ... eu não agüento ler isso e ficar quieto.
Minha mãe sempre disse que enquanto houver cavalo, São Jorge não andará a pé.
Não tem explicação pra algo custar 18 vezes a mais. Cobram isso porque tem quem pague. O povo brasileiro é imediatista; quer e quer agora ! Não quer esperar ter o dinheiro ou uma conjuntura melhor pra consumir. Tudo aqui está ridiculamente caro e a culpa é nossa.
Estou fazendo minha parte. Não compro nada importado no Brasil. Nem cervejas, nem vinhos, nem eletrônicos e muito menos peças do Discovery. Importo tudo. Estou economizando um bom dinheiro que não fazia idéia de que saia do meu bolso.
Obrigado por comprar lá fora e não fomentar essa insanidade nacional. Quando todos fizermos isso, as empresas irão se regular pela lei de mercado.
Pessoal, desculpem pelo total off-topic.
Abraços, :concordo:
Neilson
Rones Jr
01/06/2012, 11:37
Pois é Neilson,
é isso mesmo. Umas dos critérios que usei para decidir pela Disco foi justamente a disponibilidade peças em sites e envio ao Brasil. Estava entre a Terracan e Grand Cherokee, ambas TD auto. A Jeep não fiquei pq as peças de motor não são tão fáceis quanto os da Land e não ter sete lugares. E a Terracan, apesar de ser mais nova na faixa de preço que queria pagar, não há peças na internet e morreria nas super eficientes e baratas lojinhas da Hyundai.
Deu Land.
Mas, ainda vou baretear mais, pq a partir de agora, pós revisão geral, sem emergências, vou usar o serviço de correios normais da Inglaterra, Royal Mail...que além de mais barato, ainda há chance de não pagar nada de imposto, mas demora uns 2 meses pra chegar em casa, apesar de estar a encomenda em 10 dias no Brasil.
Fabiano Klug
01/06/2012, 11:55
Olha ai Rones, me refiro a este tipo de cinta/abraçadeira:
350681
Da pra comprar em autoeletricas isso custa centavos, eu colocaria só pra garantir mesmo.
Rones Jr
02/07/2012, 23:56
Olha ai Rones, me refiro a este tipo de cinta/abraçadeira:
350681
Da pra comprar em autoeletricas isso custa centavos, eu colocaria só pra garantir mesmo.
Isso que eu quero e vou fazer: Finally completed! Aftermarket SLS compressor instal/retrofit! - Land Rover Forums - Land Rover Enthusiast Forum (http://landroverforums.com/forum/discovery-ii-18/finally-completed-aftermarket-sls-compressor-instal-retrofit-31328/)
Rones Jr
18/07/2012, 14:39
Galera,
minha briga com a suspensão a AR continua. Mas vamos lá. Após passar pelo calvário da receita, onde fui pego pra Cristo...mesmo via FEDEX me fizeram passar por uma via crucis....até conseguir botar as mãos nas novas bolsas de ar, tivemos mais problemas: Com as bolsas no lugar o carro não conseguia encher totalmente as bolsas, parecendo sem força ou pressão.
Os testes: 1 - vazamentos nas linhas e bolsa: zero; 2 - vazamento da válvula: zero; 3 - filtro entupido...tava ruim, mas mesmo sem o filtro o compressor não conseguia levantar o carro....e mesmo quando deixávamos sobre calços com as bolsas esticadas ele não conseguia encher o suficiente.
Já procurando nos fóruns ingleses, americanos e australianos achei três dicas: 1 - dá pra instalar um compressor universal desde que acima de 120 psi. O australiano criador da ideia colocou o bixo no cofre do motor, ligou direto no positivo do relê que fica ali mesmo e foi feliz. 2 - há um kit de reparo para o compressor original, difícil de achar, mas não impossível, e 3: há kits de sobrevivência com conexões em Y para ser instaladas nas bolsas com pistos para enchimento.
Como fizemos os testes? Com o Nanocom mandávamos encher as bolsas, o compressor ligava e liberava as válvulas e via um T na linha compressor/válvula ligamos um compressor externo. A danada empinava a traseira rapidamente e depois baixava até a altura programada no Nanocom, liberando as válvulas. Então módulo, sensores de altura e válvulas estão ok. Depois de cheias procuramos os vazamentos jogando água e sabão em toda linha e nas válvulas...nada de bolhas, ok sem vazamento. Então o culpado foi o compressor em si.
Um compressor novo tá 250 Libras (1000 pilas com frete e imposto), aqui me cobraram 800 por um usado e 2500 pelo novo.
Já tava partindo para solução do compressor universal, que no meu caso seria um destes de suspensão a ar mesmo, na casa dos 300 Reais pelo Mercado Livre. As diferenças seriam para melhor, eu acho. O original gera um pico de 120 psi e os dos rebaixados chegam a 220 psi. A amperagem é a mesma, 30 amp e só tenho dúvida do que significa o ciclo do compressor, que no original segundo os gringos é 33% e os playboys são de 100%, mas parece estar ligado à velocidade de geração de ar.
Pensei em ligar os dois em paralelo, via o T na conexão e ligando o sinal positivo do relê original no relê do universal. Assim, acho, que quando o módulo mandasse o sinal pro relê o original o paralelo tb o receberia e os dois compressores agiriam. AOS ELÉTRICOS, QUE ACHAM?
Eu comprei e estou esperando chegar os dois itens abaixo.
O kit de reparo, vc também pode comprar aqui: Audi Allroad Air Suspension Compressor Repair Kit | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Audi-Allroad-Air-Suspension-Compressor-Repair-Kit-/160844166750?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item25730f365e#ht_812wt_932)
Segundo os gringos, 90% das falhas do compressor estão ligados aos O rings internos que não deixam o compressor atingir a pressão máxima e os outros 10% estão ligadas às escovas do motor, mas que são trocadas por qualquer outra de motor de arranque ou parecidas. Sim, o kit vem com manual de como desmontar.
As válvulas de emergência, após procurar no Brasil e não achar, comprei aqui: Air Suspension emergency Air Valves 4mm OD Discovery 2 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=230817894192&ssPageName=ADME:X:RTQ:GB:1123)
Outra ideia é montar um tanque de ar, como na Range Rover, e usar solenoides para abrir quando o compressor fosse acionado, tb recebendo o sinal do positivo do relê do compressor. Assim, o compressor teria uma super mãozinha do reservatório de ar, fazendo o sistema ser mais rápido e menos doloroso para o compressor.Eu colocaria o pisto do tanque próximo de alguma das rodas para que toda vez que eu calibrasse os pneus eu enchesse o tanque ou chutando o balde, ligando este tanque no compressor Playboy e deixar ele fazer o serviço sozinho. ELETRÍCOS, PRECISO DE VC´S AQUI DE NOVO...E AÍ DÁ PRA FAZER A PARADA DAS SOLENÓIDES?
Até lá vou tentar encher manualmente a bolsa via NANOCOM com auxílio do compressor externo e depois desabilitar a suspensão a ar, se não toda vez que abrir a porta a suspensão desce e depois não tem força para subir...
ajuda aí!
joao cj3a
19/07/2012, 09:41
o compressor se não me engano é DENSO, deve ter peças aqui, se encontrar uma auto eletrica de confiança acho que vale a pena dar uma geral nele independente da solução escolhida.
joao
Rones Jr
19/07/2012, 10:19
João,
o compressor da suspensão é WABCO...da mesma marca do ABS...entendeu pq dá pau? rsssss...Quando chegar o kit de reparo vou tirá-lo e dar a geral.
Rones
Fabiano Klug
19/07/2012, 10:21
João,
o compressor da suspensão é WABCO...da mesma marca do ABS...entendeu pq dá pau? rsssss...Quando chegar o kit de reparo vou tirá-lo e dar a geral.
Rones
Ja aproveita e faz um Tutorial completo da sua solução com passo-a-passo e bastante foto dos detalhes, vai enriquecer bastante o assunto pois, vejo que muita gente fica longe deste tipo de LandRover só porque acha que se estragar precisa vender o carro em peças, mostra ai pra gente que não custa nada absurdo.
joao cj3a
19/07/2012, 14:55
beleza achei que era a mesma marca do motor de arranque, mas isto explica muito rsrsr
Minha Disco 2004 v8 também está apresentando esta sindrome de "bolsa mucha", independente de ser válvula ou qq outra coisa, 8 anos já é um tempo de uso considerável, pelo que vi a vida útil é de 05 anos e arriscar trocar as bolsas e ter problemas com sensores ou compressor não me sinto muito confortável, principalmente estando aqui, no Meio do mato, acho que as molas dão mais segurança para ir e voltar.
Alguém saberia me confirmar se as molas da suspensão traseira é a mesma da Defender 90, pelo que vi no catalogo da Iroman e da Terrafirma é mesma.
Existe alguma alternativa confiável e barata para molas aqui no Brasil.
Obrigado.
Como contribuição para os membros do forum, acabei de fazer um "rebuild" no cardan dianteiro como no exemplo do site abaixo, e espero ter aumentado a vida útil deste.
veja ---> www.discovery2.co.uk / Workshop :- front and Rear propshaft (http://www.discovery2.co.uk/propshafts.html)
Fabiano Klug
02/08/2012, 09:34
Muito bom esse Rebuild Fuzaro, creio que para que vá utilizar uma LR mais agressivamente, não totalmente Off-Road pessado, mas usar diariamente em estrada de terra, as molas pode realmente se tornar algo mais util, agora, teria de verificar algumas coisas quanto as molas, umas que me lembro seria basicamente as dimesões para servirem e a carga que cada mola suporta pra não acabar tendo um carro duro aponto de ser ruim de usar e nem tão macio a ponto de não conseguir fazer uma curva em asfalto com segurança.
Gosto muito de ver esses tutoriais feitos em casa.
Minha Disco 2004 v8 também está apresentando esta sindrome de "bolsa mucha", independente de ser válvula ou qq outra coisa, 8 anos já é um tempo de uso considerável, pelo que vi a vida útil é de 05 anos e arriscar trocar as bolsas e ter problemas com sensores ou compressor não me sinto muito confortável, principalmente estando aqui, no Meio do mato, acho que as molas dão mais segurança para ir e voltar.
Alguém saberia me confirmar se as molas da suspensão traseira é a mesma da Defender 90, pelo que vi no catalogo da Iroman e da Terrafirma é mesma.
Existe alguma alternativa confiável e barata para molas aqui no Brasil.
Obrigado.
Como contribuição para os membros do forum, acabei de fazer um "rebuild" no cardan dianteiro como no exemplo do site abaixo, e espero ter aumentado a vida útil deste.
veja ---> www.discovery2.co.uk / Workshop :- front and Rear propshaft (http://www.discovery2.co.uk/propshafts.html)
Fuzaro
achei muito legal vc mesmo ter feito o rebuild me conta uma coisa , foi muito complicado?
onde vc comprou as cruzetas e demais peças necessarias? passa ai pra gente uma ideia de custo
de tudo isso..
Obrigado
Edson Jr
Boa a Tarde a todos amigos
há alguns dias tem acontecido comigo de estar andando com o carro e sentir a suspensão traseira batendo,sem ar em uma das bolsas
ai ontem cheguei a parar e olhar e realmente o lado traseiro do lado do motorista estava baixo depois parece que o compressor volta a funcionar e ela levanta e volta ao normal isso tem acontecido esporadicamente (aconteceu apenas 3 vezes ate agora nos ultimos dias)ai lendo este topico parei para analisar e pergunto aos amigos será que pode ser oque?
compressor ou sensor de altura ? as bolsas estão ok pois parada ela não murcha
achei interessante a questão do reparo do compressor wabco e pesquisei na net e achei um material sobre como reparar o compressor só que é o da audi porém ao que me parece é o mesmo modelo
agora pergunto será que a wabco do brasil vende o anel o´ring e a gaxeta de vedação do embolo do pistão ou será que achamos esta gaxeta no mercado de gaxetas tipo (vedabras ou braseal)
desde já agradeço a ajuda dos amigos e quem já tiver feito o reparo do compressor ajuda ai
http://allroadfaq.com/downloads/howto/Allroad%20Compressor%20Strip%20&%20Repair%20How%20To.pdf
Caiogaucho
08/09/2012, 14:51
Pessoal,
Se quiser colocar amortecedores Rancho com controle interno na Disco II, posso utilizar o compressor original da Land (já que no meu caso está desligado por eu ter colocados molas+amortecedores)?
joao cj3a
10/09/2012, 09:25
Edson seu problema pode ser ou no compressor ou no sensor, tem algum sensor reserva? já inverteu os sensores colocou o esquerdo na direita para ver?
Boa tarde João
então ..não tenho sensores sobrando e hoje pela manha aconteceu de novo quando estava vindo trabalhar,como estava em uma rua calma logo que senti que estava descendo parei o carro para observar,consegui ainda ver o final do processo e notei que desceu a suspensão dos dois lados ate o batente depois de alguns instantes entrei no carro e andei devagar ai o compressor entrou em ação e elevou a suspensão devagar e ajustou a altura correta, to achando que é mesmo o compressor
estava afim de comprar o jogo de reparo do compressor e trocar só não sei onde achar para comprar!!
Fabiano Klug
10/09/2012, 16:11
Não existe algum compressor compativel em tamanho e desempenho feito no Brasil? Existe alguns carro como Audi/BMW que usam este tipo de suspensão, será que é tudo mesmo fabricante?
renato vieira
10/09/2012, 16:58
Tem alguns anunciados no Mercadolivre.
o link abaixo é proximo da minha casa. Se puder ajudar...
Compressor Da Suspensão Ar Land Rover 2010 - R$ 1.500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437583198-compressor-da-suspenso-ar-land-rover-2010-_JM)
Não existe algum compressor compativel em tamanho e desempenho feito no Brasil? Existe alguns carro como Audi/BMW que usam este tipo de suspensão, será que é tudo mesmo fabricante?
Boa Tarde !!
Fabiano então parece que outros carros com audi allroad algumas mercedes e bmw usam o mesmo compressor da wabco..
postei um link que sai uma tabela de compatibilidade e reparo só não acho o kit de reparo a venda aqui no brasil só no ebay
como nunca comprei nada no ebay to sem saber como fazer
Fabiano Klug
10/09/2012, 17:09
Eu sou leigo em LR, e olhando no ebay achei este link:
NEW ROCKWELL WABCO CHECK VALVE REBUILD KIT SYSTEM SAVER AIR DRYERS | eBay (http://www.ebay.com/itm/NEW-ROCKWELL-WABCO-CHECK-VALVE-REBUILD-KIT-SYSTEM-SAVER-AIR-DRYERS-/150769498163?pt=Other_Vehicle_Parts&hash=item231a8ff833&vxp=mtr)
Voce tem o anuncio do que procura exatamente em algum link para poder dar uma olhada para você?
tenho sim fabiano inclusive um dos amigos foristas parece que comprou,este item no ebay para reformar o compressor dele de repente ele ate aparece aqui para dar uma ideia se deu certo o reparo o amigo é o Rones Jr se alguem conhecer ele ou tiver contato com ele podia ate perguntar se deu certo o link do ebay e este aqui Audi Allroad Air Suspension Compressor Repair Kit | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Audi-Allroad-Air-Suspension-Compressor-Repair-Kit-/160844166750?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item25730f365e#ht_812wt_932)
Fabiano Klug
10/09/2012, 17:40
Esse kit daria aproximadamente uns 130,00 reais hoje, ele envia para o Brasil, se ninguem puder lhe ajudar posso intermediar a compra para voce, mas eu digo que antes era importante o Roger dar seu aval se o kit realmente é eficiente e funcional pra não cair na correria de comprar algo que depois não funciona.
Esse kit daria aproximadamente uns 130,00 reais hoje, ele envia para o Brasil, se ninguem puder lhe ajudar posso intermediar a compra para voce, mas eu digo que antes era importante o Roger dar seu aval se o kit realmente é eficiente e funcional pra não cair na correria de comprar algo que depois não funciona.
Com certeza amigo.. vamos ver se o rones aparece por ai para dar um parecer positivo ou negativo do mais valeu fabiano agradeço sua ajuda a gente vai se falando
Rones Jr
12/09/2012, 13:34
Olá,
tenho andando meio fora dos fóruns e a procura de um webdesigner para um projeto da empresa em que trabalho, por isso a demora em responder.
Edson, vamos por partes:
Vc disse que o carro enche, mas andando as vezes os sistema perde pressão e desce a suspensão (os dois lados), certo? Mas o compressor logo enche o sistema, certo?
Partindo da sua afirmação, vc precisa saber que o sistema da Disco 2 tem os seguintes componentes: Módulo, sensores, compressor, tubos, válvulas direcionais e uma válvula de alívio.
O compressor enche, as válvulas direcionais indicam para que lado vai o ar, e a de alívio que libera o ar quando os sensores indicam que a traseira está mais alta que o programado, ou quando vc desliga o carro e abre a porta...ou quando vc tem o controle remoto de engate de reboque que aciona a válvula de alívio para descer a traseira.
Se tá enchendo é pq seu compressor tá bom. Sim, do zero até altura padrão o carro leva de 2 a 5 minutos, quando parado. Então realmente acho que seu compressor está bom, pois o compressor original é bem fraco e lento, explico:
Original: 150 psi, 33% de ciclo, pequeno e cabe em qualquer lugar, R$ 2500,00.
Paralelo: 250 psi, 100% de ciclo, grande e vai rebolar para achar um lugar para ele, R$ 400,00.
O que isso quer dizer? Que o original vai até 150 psi de pressão de sistema, que é suficiente, pois o sistema da Disco 2 é feito para trabalhar em 120 psi, mas tem apenas 33% de uso a cada 10 minutos de acionamento, ou seja trabalha 3,3 minutos e dá uma parada para descansar, o nosso módulo faz isso, ou deveria, mas há casos em que o compressor fica trabalhando tempo todo para tentar encher as bolsas furadas que detonam com os aneis e vedantes ...aí tchau. No compressor paralelo, o trabalho é feito muito mais rápido pois não há parada além de atingir uma pressão inicial maior, que faz o fluxo ser bem intenso.
Minha experiência: primeiro vazou uma bolsa, troquei as duas...depois reparei que o compressor estava bem fraco e sem compressão...troquei os reparos e escovas....mas ainda assim baixava e demorava muito para subir....ai achei que não tinha adiantado muito e comprei um compressor megapower with catuába e viagra in....era bonito de ver a danada levantando....mas as vezes chegava em casa e bunda da Disco estava caída....aí achamos uma rachadura em um dos caninhos....troquei tudo, são os de 4 mm que vc acha em vários lugares....aí meus problemas acabaram!
Voltando ao seu caso, comece pelo mais barato: verifique os caninhos e as conexões junto às bolsas, as próprias bolsas, pois sofrem movimento, depois sensores (desligue, limpe contatos e reconecte) e válvula de alívio que fica no compressor original.
No meu caso, estou com o compressor original com os reparos trocados por estes: Merc X5 A8 Q7 VW Touareg Discovery 2, Wabco Air Suspension Compressor Repair Kit | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=160840519558&ssPageName=ADME:X:RTQ:GB:1123), mas....o pulo do gato... foi mesmo quando.instalei o compressor mega power em paralelo. Os dois estão funcionando, mas não em paralelo, é um ou outro...agora está com o paralelo, pq depois que comparei as subidas de um e de outro...digamos a suspensão é com e sem viagra. Com o megapower...1-1,5 minuto do zero ao topo, com o original de 3 a 5 minutos com esforço.
Estou preparando os tutoriais completos de tudo que fiz e estou fazendo na Disco, pois há detalhes na instalação que devem ser levados em consideração....por isso, também a busca de um webdesigner....
Mas lembrando, o compressor megapower tem suas vantagens e tb possíveis desvantagens. Além do preço, resistência e força como pontos positivos há o fato de ser maior e não caber no lugar do original, que te obriga a procurar um lugar diverso....sendo que o mais fácil e no lado direito do cofre do motor onde seria o hidrovácuo da Land inglesa, mas isso faz que o ruído do bixo seja ouvido dentro do carro. Aí vc percebe o quanto o compressor fica trabalhando e em que situações ele trabalha, pretendo acabar com isso fabricando uma caixa em fibra para instalar no chassis ao lado do original, pq acho que só fixando no chassis a vibração e ruído não invadirão a cabine. Há quem possa achar isso uma vantagem, tanto que lá fora os caras estão instalando leds para indicar se o compressor original está ou não trabalhando....
Boa sorte
Rones
Fabiano Klug
12/09/2012, 13:39
Eita, é Rones o nome dele não Roger, foi mal....
Tem como colocar uma foto da sua solução adotada?
Olá,
tenho andando meio fora dos fóruns e a procura de um webdesigner para um projeto da empresa em que trabalho, por isso a demora em responder.
Edson, vamos por partes:
Vc disse que o carro enche, mas andando as vezes os sistema perde pressão e desce a suspensão (os dois lados), certo? Mas o compressor logo enche o sistema, certo?
Partindo da sua afirmação, vc precisa saber que o sistema da Disco 2 tem os seguintes componentes: Módulo, sensores, compressor, tubos, válvulas direcionais e uma válvula de alívio.
O compressor enche, as válvulas direcionais indicam para que lado vai o ar, e a de alívio que libera o ar quando os sensores indicam que a traseira está mais alta que o programado, ou quando vc desliga o carro e abre a porta...ou quando vc tem o controle remoto de engate de reboque que aciona a válvula de alívio para descer a traseira.
Se tá enchendo é pq seu compressor tá bom. Sim, do zero até altura padrão o carro leva de 2 a 5 minutos, quando parado. Então realmente acho que seu compressor está bom, pois o compressor original é bem fraco e lento, explico:
Original: 150 psi, 33% de ciclo, pequeno e cabe em qualquer lugar, R$ 2500,00.
Paralelo: 250 psi, 100% de ciclo, grande e vai rebolar para achar um lugar para ele, R$ 400,00.
O que isso quer dizer? Que o original vai até 150 psi de pressão de sistema, que é suficiente, pois o sistema da Disco 2 é feito para trabalhar em 120 psi, mas tem apenas 33% de uso a cada 10 minutos de acionamento, ou seja trabalha 3,3 minutos e dá uma parada para descansar, o nosso módulo faz isso, ou deveria, mas há casos em que o compressor fica trabalhando tempo todo para tentar encher as bolsas furadas que detonam com os aneis e vedantes ...aí tchau. No compressor paralelo, o trabalho é feito muito mais rápido pois não há parada além de atingir uma pressão inicial maior, que faz o fluxo ser bem intenso.
Minha experiência: primeiro vazou uma bolsa, troquei as duas...depois reparei que o compressor estava bem fraco e sem compressão...troquei os reparos e escovas....mas ainda assim baixava e demorava muito para subir....ai achei que não tinha adiantado muito e comprei um compressor megapower with catuába e viagra in....era bonito de ver a danada levantando....mas as vezes chegava em casa e bunda da Disco estava caída....aí achamos uma rachadura em um dos caninhos....troquei tudo, são os de 4 mm que vc acha em vários lugares....aí meus problemas acabaram!
Voltando ao seu caso, comece pelo mais barato: verifique os caninhos e as conexões junto às bolsas, as próprias bolsas, pois sofrem movimento, depois sensores (desligue, limpe contatos e reconecte) e válvula de alívio que fica no compressor original.
No meu caso, estou com o compressor original com os reparos trocados por estes: Merc X5 A8 Q7 VW Touareg Discovery 2, Wabco Air Suspension Compressor Repair Kit | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=160840519558&ssPageName=ADME:X:RTQ:GB:1123), mas....o pulo do gato... foi mesmo quando.instalei o compressor mega power em paralelo. Os dois estão funcionando, mas não em paralelo, é um ou outro...agora está com o paralelo, pq depois que comparei as subidas de um e de outro...digamos a suspensão é com e sem viagra. Com o megapower...1-1,5 minuto do zero ao topo, com o original de 3 a 5 minutos com esforço.
Estou preparando os tutoriais completos de tudo que fiz e estou fazendo na Disco, pois há detalhes na instalação que devem ser levados em consideração....por isso, também a busca de um webdesigner....
Mas lembrando, o compressor megapower tem suas vantagens e tb possíveis desvantagens. Além do preço, resistência e força como pontos positivos há o fato de ser maior e não caber no lugar do original, que te obriga a procurar um lugar diverso....sendo que o mais fácil e no lado direito do cofre do motor onde seria o hidrovácuo da Land inglesa, mas isso faz que o ruído do bixo seja ouvido dentro do carro. Aí vc percebe o quanto o compressor fica trabalhando e em que situações ele trabalha, pretendo acabar com isso fabricando uma caixa em fibra para instalar no chassis ao lado do original, pq acho que só fixando no chassis a vibração e ruído não invadirão a cabine. Há quem possa achar isso uma vantagem, tanto que lá fora os caras estão instalando leds para indicar se o compressor original está ou não trabalhando....
Boa sorte
Rones
Muito bacana esta experiência sua. Acho muito legal termos aqui no Brasil pessoas e soluções para os vários problemas da suspensão, que não quero nunca me livrar. Acho a transformação para molas um afronta a engenharia automotiva.
Achei curioso dois pontos que você mencionou. O primeiro é o barulho do compressor. Da minha é perceptível quando está trabalhando. Sempre que paro num semáforo ,não todas as vezer,percebo ele corrigindo a suspensão. E escuto o compressor ligando, vibrando durante o funcionamento e desligando. Também escuto o barulho da vávula de alívio e do ar saindo. Será que tem algo errado na fixação do compressor?
Outra coisa, a minha não abaixa quando abre-se a porta. Percebo que ela baixa por ter descido alguém e consequentemente a suspensão reposiciona, mas não parece estar ligado aos sensores das portas.
PS: Instalei na semana passada uma bolsa da Arnot! Vamos ver se presta!
Rones Jr
13/09/2012, 17:39
Rogério,
O compressor da minha só conseguia ouvir quando do lado de fora do carro e botando o ouvido próximo à porta. No meu toda vez que desligo o carro e abro a porta ela desce. Ligou o carro subiu. Se não abrir a porta não desce. Engraçado que quando estava usando o compressor original ouvia a válvula de alívio, agora não, apesar do carro subir e descer normalmente. E é isso mesmo, a situação mais comum de ouvir o compressor trabalhando é quando paramos no sinal...
Rogério,
O compressor da minha só conseguia ouvir quando do lado de fora do carro e botando o ouvido próximo à porta. No meu toda vez que desligo o carro e abro a porta ela desce. Ligou o carro subiu. Se não abrir a porta não desce. Engraçado que quando estava usando o compressor original ouvia a válvula de alívio, agora não, apesar do carro subir e descer normalmente. E é isso mesmo, a situação mais comum de ouvir o compressor trabalhando é quando paramos no sinal...
Boa Noite
Rones
valeu pelas dicas e infos que vc tem nos passado
o problema da suspensão da minha ainda continua misteriosa .... to começando achar que pode ser uma das bolsas pois quando baixa um dos lados baixa ate o batente o outro não ai o compressor entra em funcionamento e devagarinho levanta ela e o mais curioso de tudo tem acontecido todos os dias isso porem só de manha vindo ao trabalho o resto do dia o carro fica parado sem descer a traseira e a noite quando volto pra casa tudo bem ela não murcha nem desce............ estranhoooo
sei lá oque pode ser
Abs
Edson Júnior
Rones Jr
13/09/2012, 18:38
Edson,
tens algum caminho ou local específico da rodovia em que isso acontece? Veja a tubulação, a conexão do tubo na bolsa e a própria bolsa. Mas, se tá enchendo, repito, não é compressor. Se é um lado só a aposta continua na linha de ar e na bolsa. As últimas coisas, seriam sensores e válvulas. Primeiro troque os sensores de lado, se for ele, o outro lado passará a baixar. Se continuar a baixar o mesmo lado, inverta as válvulas de controle de ar das bolsas que ficam junto ao compressor....
joao cj3a
14/09/2012, 08:54
pode ser que o vazamento esteja localizado na bolsa, na parte superior e a dobra que ela forma dê uma vedação parcial, quando passa em algum buraco ou ela trabalha permite a saida do ar, a minha tinha este problema....
Ola amigos,
Tenho acompanhado este post e gostei das idéias que aqui surgiram.
Estou com um problema, uma de minhas bolsas estava sempre descendo, troquei por outra e parecia que estava tudo ok, mas de repente percebi que o compressor não estava mais funcionando. As bolsas estão cheias, mas não no nível normal, se passo em um quebra-molas da para sentir um pouco a pancada. As bolsas não estão vazando, estão sempre no mesmo nível. Será que o compressor já era?
Li aqui sobre os sensores de altura, é o que mando em foto anexa?
O que posso verificar para comprovar se o problema é no compressor? Não encontrei no quadro de fusíveis algum relativo ao sistema.
377299
Abraços.
Samuel Marcos - DF
Discovery II - 2001
Boa Tarde a todos os amigos
surgiu-me uma duvida... estou com uma das bolsas com vazamento localizado em uma parte da bolsa que acaba ficando vedado ate passar por lombadas e valetas quando ai a bolsa vaza inteira e baixa o carro
ai tenho de parar e esperar o compressor inflar novamente
Já pedi uma nova bolsa na paddock e estou esperando chegar, foi quando me ocorreu a possibilidade de reparar esta bolsa com vedante para furo de pneu.... ainda não fiz isso pois fico em duvida se daria certo
alguém aqui do fórum já tentou tal gambiarra digo isso pois uma vez ouvi o dono de uma discovery falando que havia feito isso a 6 meses e estava tudo bem, a bolsa não havia vazado mais
Abs a todos
Rones Jr
29/10/2012, 19:01
Edson, dependendo dá sim. Eu tentaria. Rones
Edson, dependendo dá sim. Eu tentaria. Rones
Então Rones. to bem tentado a fazer isso mesmo
meu medo é que o tal vedante possa retornar pelas linhas de abastecimento/retorno de ar ate o bendito compressor ou ate mesmo
entupa as válvulas de alivio,solenoides e afins.
ai a brincadeira pode ficar complicada e cara.... sei la oque fazer
o que vocês acham que poderia acontecer
agradeço a colaboração sua Rones e dos demais amigos
Edson Júnior
Estão ai algumas fotos, não ficaram muito boas mas dá pra ter uma noção. Vou pedir para o meu pai tirar umas de dentro da caixa do compressor pra ver a ligação das mangueiras das bolsas. Nas fotos aparece uma mangueira solta com um T na ponta, que servia para ligar o compressor do carro junto com a válvula externa, dai só usava a válvula quando a suspensão abaixava, mas como isso era muito frequente decidi ligar direto na válvula externa mas mantive a outra para uma emergência, caso seja preciso ainda dá pra ligar no compressor do carro.
Qaulquer duvida é só perguntar.
Ola Portuga4x4,
Onde você encontrou estas conexões para ligar as mangueiras?
Você conseguiu tirar as fotos de dentro da caixa do compressor?
Abraços,
Samuel.
Jorge Martins
31/10/2012, 19:39
rsrsrs tem a "dança da chuva" para ligar a disco 1 com o alarme com problema rsrsr, não sei se na 2 tambem tem rsrrs
Oi João CJ3a
Será que vc. poderia dizer qual é essa "dança da chuva"? Tenho uma Disco 1 que nunca deu problema de alarme, mas nunca se sabe e sabendo a tal dança, pode sempre ajudar.
Um abraço a ti e a todos da 4x4Brasil,
Jorge Martins
camelo4x4
01/11/2012, 19:10
Caros amigos 4x4,
após ver o vídeo no youtube no seguinte endereço Land Rover Discovery 2 Rare Lanuch Sales 4x4 Film 1999 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=pM_Lw6iuYvI) fiquei preocupado se toda esta estabilidade puxando carretinha com uma Defender em cima e manobras na pista molhada mostrada pela Discovery 2 (principalmente a partir dos 5 minutos de vídeo) não fica prejudicada com as INCERTEZAS no funcionamento da suspensão pneumática, podendo causar graves acidentes. Inclusive, pelo que entendi essa super estabilidade da Discovery só é possível graças ao sistema de suspensão pneumática que se adapta conforme situações aconteçam, não é isso? Se se trocar o sistema por molas perdem-se características exclusivas e originais da Discovery 2! Eu gostaria muito de comprar uma Discovery 2, mas gostaria também de poder contar com sua originalidade e sobretudo segurança, pois será o único carro da família (crianças) para viagens, lazer e dia a dia. Realmente a discussão no forum sobre a bolsa da suspensão me deixou preocupado com o quesito segurança já que gostaria de continuar usando. Li as discussões sobre o assunto, mas agradeço as opiniões acerca dessas minhas dúvidas. Abraços. Ronaldo.
Caros amigos 4x4,
após ver o vídeo no youtube no seguinte endereço Land Rover Discovery 2 Rare Lanuch Sales 4x4 Film 1999 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=pM_Lw6iuYvI) fiquei preocupado se toda esta estabilidade puxando carretinha com uma Defender em cima e manobras na pista molhada mostrada pela Discovery 2 (principalmente a partir dos 5 minutos de vídeo) não fica prejudicada com as INCERTEZAS no funcionamento da suspensão pneumática, podendo causar graves acidentes. Inclusive, pelo que entendi essa super estabilidade da Discovery só é possível graças ao sistema de suspensão pneumática que se adapta conforme situações aconteçam, não é isso? Se se trocar o sistema por molas perdem-se características exclusivas e originais da Discovery 2! Eu gostaria muito de comprar uma Discovery 2, mas gostaria também de poder contar com sua originalidade e sobretudo segurança, pois será o único carro da família (crianças) para viagens, lazer e dia a dia. Realmente a discussão no forum sobre a bolsa da suspensão me deixou preocupado com o quesito segurança já que gostaria de continuar usando. Li as discussões sobre o assunto, mas agradeço as opiniões acerca dessas minhas dúvidas. Abraços. Ronaldo.
Boa Tarde !!
Ronaldo
pelo que vi e pesquisei lendo o mais importante para a estabilidade da disco 2 é justamente o sistema de controle de estabilidade
que trabalha atuando nas barras estabilizadoras e de torção mantendo assim o carro firme mesmo na situação do video logico que as bolsas da suspensão devem estar em ordem para fazer o papel das molas
abraços
Edson Júnior
Caiogaucho
05/11/2012, 22:20
Ronaldo,
Quanto às bolsas, enquanto estiverem novas ou semi-novas, tudo bem. Porém quando uma fura e voce está a 300km da civilização, no meio do nada (ou rípio), com certeza irá substitui-las por molas e amortecedores convencionais!
A minha está sem as bolsas e aproveitei e já levantei um pouco, substitui as rodas 18 por 16 e coloquei os BF Mud.
Tamabém não esquecer de revisar o módulo do ABS, o óleo costuma remover parte da capa dos fios e o ascendimento intermitente das benditas luzes não param.
Após uma peregrinação nas concessionárias, o Henrique Josino -aqui do forum- resolveu o problema. Depois é só alegria!!
Abs
Caio
Boa Tarde !!
galera
consegui resolver provisoriamente o problema de vazamento a minha bolsa esquerda (enquanto espero a chegada da nova)
estava já cansado do murcha enche
desmontei tudo tirei a bolsa e meti veda furo de pneu de moto
depois enchi com ar comprimido e fui repetindo o processo ate vedar as fissuras por onde vazava o ar
depois tirei o excesso do produto e montei de volta no lugar
já fazem 2 semanas e ta tudo normal
funcionando bem sem descer a traseira e o compressor só funcionando quando tem de corrigir a altura
como antes
espero ter valido a dica
Abraços
Edson Júnior
Fabiano Klug
16/11/2012, 11:36
Eu particularmente acho um barato essas tecnicas, tem tanta coisa tão simples que nem passa pelas nossas cabeças que poderia ser usadas, um exemplo disso é levar um kit de veda pnues deste se for usar numa viagem pelas americas por exemplo, ficar na mão ao menos não ficaria.
Bela contribuição Edson.
renato vieira
16/11/2012, 12:05
Muito bom, Edson.
Com as contribuições do grupo, já penso em retornar as bolsas.
São estas idéias simples, como a tua e a do Rui, que nos permitem manter nossos amados Discossauros.
Abs
Leonel Gimenes
17/11/2012, 12:10
Ronaldo,
Quanto às bolsas, enquanto estiverem novas ou semi-novas, tudo bem. Porém quando uma fura e voce está a 300km da civilização, no meio do nada (ou rípio), com certeza irá substitui-las por molas e amortecedores convencionais!
A minha está sem as bolsas e aproveitei e já levantei um pouco, substitui as rodas 18 por 16 e coloquei os BF Mud.
Tamabém não esquecer de revisar o módulo do ABS, o óleo costuma remover parte da capa dos fios e o ascendimento intermitente das benditas luzes não param.
Após uma peregrinação nas concessionárias, o Henrique Josino -aqui do forum- resolveu o problema. Depois é só alegria!!
Abs
Caio
Olá Caio
Pois é, as benditas luzes da minha começaram acender agora (com 92000Km). Fui na oficina e passei o aparelho e ok.Mas volta a acender. Como é isso, o óleo costuma remover parte da capa dos fios no módulo do ABS? Passe-me o contato do Henrique Josino, pois quem sabe consigo resolver
abs
Leonel
Disco 2 2004 TD5
impressionante, isto sim é landeiro de verdade!!! nota dez Edson. Tenho sorte, minha disco 2 esta com 101 mil 2004 e ainda não apresentou este problema. mas valeu a dica.
abs
Eduardo
Caiogaucho
17/11/2012, 21:53
Anota aí:
51 33070899
51 92836995
Diga que foi o Antonio da Termolar quem te indicou!
Abs
Antonio (Caio)
Olá Caio
Pois é, as benditas luzes da minha começaram acender agora (com 92000Km). Fui na oficina e passei o aparelho e ok.Mas volta a acender. Como é isso, o óleo costuma remover parte da capa dos fios no módulo do ABS? Passe-me o contato do Henrique Josino, pois quem sabe consigo resolver
abs
Leonel
Disco 2 2004 TD5
Leonel Gimenes
19/11/2012, 10:05
Anota aí:
51 33070899
51 92836995
Diga que foi o Antonio da Termolar quem te indicou!
Abs
Antonio (Caio)
Obrigado Caio
abs
Leonel
Leonel Gimenes
25/11/2012, 19:15
se vai para lá de cara compre 2 bolsas novas, em geral elas ficam ressecadas no final do curso (bem em cima e como ela é dobrada por cima desta parte pode as vezes a própria borracha externa da bolsa impedir o vazamento) assim as vezes esvazia dependendo da inclinação e posição da suspensão, o compressor enche novamente mas ele tem proteção de superaquecimento assim desliga quando chega no limite de temperatura de trabalho e a bolsa murcha, dificultando o diagnóstico pois as vezes enche as vezes não, as vezes murcha e outras não.
um jeito de ver se esté ressecada é tirar e encher com um compresso e depois colocar na água, igual câmara de pneu.
90% dos problemas é simples troca das bolsas cerca de 65 libras cada, resolve, se o compressor etá funcionando acho que não voa mais ter problemas trocando-as.
aconselho também que compre um ou mesmo os 2 sensores (um de cada lado) da suspensão sõ mais 15 libras cada mas já que está lá aproveita e compra pois ai estão localizados os defeito principais a bolsa e o sensor.
João
a minha tb começou a abaixar a suspensão do lado direito. Enche, esvazia, enche, esvazia.... Notei que no asfalto ía bem, mas qdo pegava buracos ou estradas de chão, abaixava tudo. Achava que era alguma válvula de retorno ou o sensor de altura, pois não conseguia ver vazamento algum na bolsa. Então, fiz o seguinte. Levantei a bichona, tirei a roda, e soltei o sensor de altura. Liguei o carro, e deixei a bolsa encher. Com movimento no sensor, para cima e para baixo, vi que com o sensor estava tudo ok, pois a bolsa enchia e ora esvaziava. Então coloquei espuma na parte de baixo da bolsa, onde ela faz a dobra, e para minha surpresa qdo a suspensão descia na parte da dobra começava a vazar, e quando enchia, o vazamento parava, pois não estava na dobra. À pouco troquei a bolsa por outra (estepe que carrego) e ficou beleza. Agora vou tentar consertar com aqueles produtos para motocicleta, como foi indicado aqui. Assim que consertar vou testar, e postarei aqui comentários.
abs a todos
Moacirdias
03/03/2013, 15:55
Bom dia, to comprando um discovery 2? Tenho 2 em vista mesmo ano e mesma km. só que uma esta com molas e a outra om a suspensao a ar. Qual dvo comprar?
Fabiano Klug
03/03/2013, 17:00
É relativo na minha humilde opinião, a com molas pode estar destruida e a com bolsas pode estar inteiraça, ou justamente o contrario, eu sinceramente não me preocuparia com a questão das molas e bolsas, pois posso importar pessoalmente, mas é sabido que a opção de molas não lhe dará demais problemas.
Caiogaucho
04/03/2013, 11:34
Moacir, pense o seguinte: Voce está rumando para um lugar inóspito (Patagônia, Atacama, etc) se a(s) bolsa(s) te deixarem na mão em pleno deserto ou rípio, o que farás???? Já com as molas (desde que bem instaladas), jamais terás estes problemas. Só, verifique se foram bem instaladas dentro dos desígnios da técnica. Caso contrário vais ter a bateria descarregada pois os sensores ficarão mandando informações para o compressor que passarão a mandar ar para as pseudobolsas, que já não existem mais...
Abs
Bom dia, to comprando um discovery 2? Tenho 2 em vista mesmo ano e mesma km. só que uma esta com molas e a outra om a suspensao a ar. Qual dvo comprar?
Beto Priolli
10/04/2014, 10:42
Edson,
tens algum caminho ou local específico da rodovia em que isso acontece? Veja a tubulação, a conexão do tubo na bolsa e a própria bolsa. Mas, se tá enchendo, repito, não é compressor. Se é um lado só a aposta continua na linha de ar e na bolsa. As últimas coisas, seriam sensores e válvulas. Primeiro troque os sensores de lado, se for ele, o outro lado passará a baixar. Se continuar a baixar o mesmo lado, inverta as válvulas de controle de ar das bolsas que ficam junto ao compressor....
Rones,estou precisando de uma ajuda e quem sabe você ou alguem do forum possa me ajudar.Mandei trocar as pastilhas dianteiras e o mec. me falou que no elevador as duas bolsas esvaziaram.Na hora achei que era normal mas depois ficava escutando o compressor trabalhar do nada.Na garagem observei o carro torto e logo achei que era uma bolsa furada,mas observando melhor descobri que a esquerda estava enchendo e só parava quando chegava no limite.Descendo do carro ou em algum buraco ela esvaziava e voltava ao normal para depois subir novamente.Com o carro desligado mexi nos fios e no contato do sensor e as duas bolsas esvaziaram totalmente.Liguei o carro e as duas encheram normalmente e não aconteceu mais o problema(3 dias).Estou desconfiado de problemas no contato ou nos fios que levam informação para ECU e queria aproveitar o domingo para desmontar e limpar os conectores do sensor,mas li em algum lugar que é preciso desligar a bateria pois se não tem que ter um nanocon para regular as informações da suspenção. É isso mesmo ou posso mandar bala que elas se regulam sozinhas.Abç.
Evand®ofm
10/04/2014, 14:58
Beto,
Já tive problemas com a minha suspensão, realmente quando levanta o carro ela esvazia e levanta depois...
os problemas que tive foram nos sensores, mas como não podia perder tempo em me dedicar a resolver o problema ou importar novos sensores acabei colocando as molas na traseira e guardei as bolsas... ainda pretendo acertar isso... mas pretendo eu mesmo fazer, se cair na mão de oficina o gasto vai ser grande...
aqui tem um tutorial de como trocar as bolsas...
www.discovery2.co.uk / Rear Suspension Air Bags (http://www.discovery2.co.uk/Rear%20Air%20Springs.html)
um negocio que achei interessante são as valvulas de emergencia para o caso de pane nos sensores e no compressor...
olha esse link...
Air Suspension emergency Air Valves 4mm OD Discovery 2 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Air-Suspension-emergency-Air-Valves-4mm-OD-Discovery-2-/231183262064?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item35d398a170)
e os sensores, tem os "genericos" e os vindos do UK...
Hight quality Rear Height Sensor For Land Rover Discovery 2 OE# RQH100030-in Sensors from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Hight-quality-Rear-Height-Sensor-For-Land-Rover-Discovery-2-OE-RQH100030/1722005028.html)
LAND ROVER DISCOVERY 2 HEIGHT SENSOR RQH100030 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/LAND-ROVER-DISCOVERY-2-HEIGHT-SENSOR-RQH100030-/290776664807?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item43b3a3cae7)
se possivel se for efetuar as tarefas, vai fotografando e posta ai pro pessoal...
Beto Priolli
11/04/2014, 09:29
Beto,
Já tive problemas com a minha suspensão, realmente quando levanta o carro ela esvazia e levanta depois...
os problemas que tive foram nos sensores, mas como não podia perder tempo em me dedicar a resolver o problema ou importar novos sensores acabei colocando as molas na traseira e guardei as bolsas... ainda pretendo acertar isso... mas pretendo eu mesmo fazer, se cair na mão de oficina o gasto vai ser grande...
aqui tem um tutorial de como trocar as bolsas...
www.discovery2.co.uk / Rear Suspension Air Bags (http://www.discovery2.co.uk/Rear%20Air%20Springs.html)
um negocio que achei interessante são as valvulas de emergencia para o caso de pane nos sensores e no compressor...
olha esse link...
Air Suspension emergency Air Valves 4mm OD Discovery 2 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Air-Suspension-emergency-Air-Valves-4mm-OD-Discovery-2-/231183262064?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item35d398a170)
e os sensores, tem os "genericos" e os vindos do UK...
Hight quality Rear Height Sensor For Land Rover Discovery 2 OE# RQH100030-in Sensors from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Hight-quality-Rear-Height-Sensor-For-Land-Rover-Discovery-2-OE-RQH100030/1722005028.html)
LAND ROVER DISCOVERY 2 HEIGHT SENSOR RQH100030 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/LAND-ROVER-DISCOVERY-2-HEIGHT-SENSOR-RQH100030-/290776664807?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item43b3a3cae7)
se possivel se for efetuar as tarefas, vai fotografando e posta ai pro pessoal...
Evandro,achei ótima a idéia das valvulas que podem tirar você de uma situação dificil.O problema que apareceu no meu carro é que as bolsas não esvaziavam mas sim apenas uma enchia como se eu tivesse apertado o botão do painel.Se você puder da uma olhada no fullmachines-queda da suspenção -troca dos sensores,da para ver que o serviço é tranquilo só estou preucupado é com a frase "se você não tem nanocom TIRE A BATERIA DO SEU CARRO se não vai ter problema para calibrar a suspenção depois". A parte mecânica de trocar os sensores é bastante simples e se tivessemos acesso e preços bons poderiamos troca-los a cada 40K que com certeza jamais teriamos problemas com a suspenção do Discovery. O mesmo vale para as bolsas que são mais faceis de trocar do que pastilhas de freio que estamos sempre trocando. Quando vemos um sensor custando +/- 30lib. raciocinando em unidades monetarias para nós equivaleria a R$ 30,00,fácil de trocar de vez em quando. Estou só esperando uma dica qunto a necessidade de desligar a bateria e como fazer isto para por a mão na massa.Abç.
Evand®ofm
11/04/2014, 10:29
Beto, achei algumas dicas...
Discovery 2 leaning [Archive] - Land Rover UK Forums (http://forum.landrovernet.com/archive/index.php/t-198499.html)
Hi mate, my understanding and experience leads me to say this: if you change your ride heights sensors, you will not need calibration IF you follow this 'how to':
1 Most importantly, you need to disconnect the car battery neg lead, so the slabs ECU doen't know you are fiddling with it!!!;
2. Disconnect the electrical contacts on the ride height sensors and remove them, then install the new on,es and reconnect them electrically;
3. Reconnect car battery neg lead and fire her up. Marvel at the stat of level Disco-ness.
4. Plan to replace both air springs quickly, buy from Paddocks - Dunlop bags - cheapest by far !!!!
Evand®ofm
11/04/2014, 10:30
pelo que entendi se faz importante a calibragem dos sensores, mas como nem todos tem uma ferramenta de diagnostico para a calibragem, esta deve ser a forma de se fazer sem a ferramenta...
Beto Priolli
12/04/2014, 19:54
pelo que entendi se faz importante a calibragem dos sensores, mas como nem todos tem uma ferramenta de diagnostico para a calibragem, esta deve ser a forma de se fazer sem a ferramenta...
Também acho que tem que desligar a bateria. Meu problema agora é encontrar o código do som que sumiu.De qualquer forma depois que dei uma mexida nos contatos a susp. ficou normal. Quando achar o código vou desmontar,passar limpa contato e ver se fica tudo OK. Abç.