PDA

Ver Versão Completa : Courier - Adaptar ao Quadriciclo

gucossa
22/02/2012, 18:19
Boa tarde pessoal, trabalho em uma empresa de Agricultura de Precisão e estamos tendo uma pequena dificuldade ao transportar um quadriciclo. Usávamos uma carretinha e por fins financeiros optamos por trocar o transporte direto para a courier. Seguem imagens de como ficou o quadri em cima da pick-up, seu modelo é um Fourtrax. Queria sugestões de como transportar esse quadri na pick-up... ou como travar suas rodas. Aceito todo tipo de opniões, pretendo visar facilidade do funcionário em manusear.

Se puderem me ajudar, fico muito grato.

Gustavo Cossa

Bercan
23/02/2012, 09:09
Creio que o problema não e somente como prender o Quadriciclo na carroceria, mas tbm as implicações legais quanto ao transporte...

creio que a solução mais viável seria o sistema SEGBEG - Extensor de Caçamba....

segue alguns Tópicos do nosso fórum que tratam deste assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/anunciantes/97043-segbeg-extensor-de-cacamba.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/67821-quadri-na-cacamba.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/27095-prolongador-de-cacamba-2.html

Foi para resolver este problema que o CONTRAN aprovou a resolução nº 349, de 17 de Maio de 2010. Esta resolução dispõe sobre o transporte eventual de cargas e bicicletas nos automóveis, caminhonetes, caminhonetas e utilitários.

A resolução determina basicamente o seguinte:

Não se pode exceder o peso máximo especificado pelo fabricante do veículo, nem o especificado por eixo para a via.
A carga deve ser acondicionada e afixada de modo a não colocar pessoas ou patrimônio em risco, nem que caia ou se arraste pela via. Não atrapalhe a visibilidade a frente e nem comprometa a estabilidade do veículo. Não provoque ruído nem poeira. Não oculte as luzes traseiras do veículo (menos o Brake-light interno). Não exceda a largura máxima do veículo e não se sobressaia a frente do veículo.
É obrigatório usar uma segunda placa traseira em local visível do lado direito da traseira do veículo caso a placa traseira original seja parcialmente ou totalmente encoberta pela carga ou acessórios de fixação. Essa placa pode ser instalada com suportes e adaptadores, mas tem de ser lacrada na parte estrutural do veículo.

Segue na integra a resolução do CONTRAN:
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_349_10.pdf

espero ter contribuído.....

Abraço!

gucossa
23/02/2012, 09:56
Bercan, sua resposta foi de extrema ajuda, não tinha conhecimento do equipamento extensor ... Porém estava levando em consideração minha opção de remover a tampa da caçamba e apenas sinaliza-la(com placa e refletores). Pois como visto na foto o eixo do quadri não está sobre a tampa. Qual sua opinião quanto a isso???

Bercan
23/02/2012, 10:20
parceiro, eu tinha um problema parecido com o seu.... minha Saveiro não fechava a tampa com a Tornado dentro da carroceria..... a moto passava uns 9 cm

na saveiro não dava pra retirar a tampa... pois a placa ficava agarrada nela e achava ruim andar sem a tampa quando não tivesse a moto na carroceria.... detesto adaptações q tem q ficar no poe e tira "kkkkkkk" ....ai, ao ver este extensor resolvi bolar algo parecido.... pois achei muito caro....

fiz uma especie de "grade" seguindo o modelo do extensor.... q dobrava em 3 partes..... esta grade era presa aos ganchos de fixação de carga da saveiro e tbm a tampa q ficava aberta....

na época 2008... gastei 70 reais com a grade...

fui ate um despachante e encomendei uma placa e um selo.... 30,00 placa e 35,00 selo... a placa era presa com porcas borboleta na grade de forma q quando retirava a grade a placa continuaria dentro da carroceria.... pois a mesma tinha a cabo de aço q a prendia a lataria da Saveiro....

tbm gastei uns 50 reias com um par de lanternas e um chicote de reboque q eram fixados a grade.... ai era so ligar o chicote no reboque q tinha a repetição dos sinais na grade....

depois de pronto gastei mais uns 20 reais com um spray pra pintar... ficou show..... e os PM nunca falaram nada nas blits

e ainda de quebra, como fiz a grade mais reforçada eu utilizava a parte maior da grade para embarcar e desembarcar a motoca!!!!

pena não ter fotos pois vendi a saveiro em 2010 com o "extensor HOME MADE"..... pq o cara q comprou tbm carregava a moto dele!!!!

abraço!!!

gucossa
23/02/2012, 15:53
hahahaha é como vc usava a pick-up para outros fins também não é muito viavel mesmo retirar a tampa... porém, como a nossa é para fins lucrativos talvez seria uma boa saida. Mas antes de tudo vou tentar seguir tuas opiniões e elaborar um HOME-MADE por aqui mesmo hahahaha. Se eu conseguisse seria GREAT!

Valeu cara, abraços

Bercan
23/02/2012, 16:20
Ok parceiro.... estamos ai!!!!

abraço!!!