PDA

Ver Versão Completa : PY ou PX? Como descobrir o melhor rádio.



Cojasp
22/02/2012, 17:24
Boa tarde á todos.
Como podem ver sou novo e não tenho nenhum conhecimento em rádios e isso me confunde muito, mas pediria a paciência e ajuda de quem entender mais para poder descobrir qual seria o melhor rádio para mim.

Vou explicar a minha situação.
Agora em Abril estarei indo para o Município de Carmo da Cachoeira em Minas Gerais, estarei morando a 12 Km da cidade a minha casa fica em um vale, onde celular não pegar, MAS usando uma antena Aquarius com celular Rural funciona o celular perfeitamente.
Minha dúvida básicamente é como devo proceder e que rádio devo ter.

Quando mais novo tive um Barra Móvel com PX Cobra e uma um antena de pequeno alcance, muito muito útil em algumas viagens de carro.

Mas vamos voltar ao assunto.

Pretendo colocar um Rádio na minha viatura e um rádio na minha casa com um repetidor para poder conversar com outros amigos meus que são da região.
Todos nós pretendemos comprar o mesmo rádio. Mas não sabemos qual seria melhor para todos.

Pelo que li neste tópico aqui: Ententendo UHF x VHF x GMRS/FRS... Pra principiante... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/30927-ententendo-uhf-x-vhf-x-gmrs-frs-pra-principiante.html)

Segundo o que o Murilus posta você precisa ter um licensa para usar o PY, mas como isso funciona na realidade?
Qual a porcentagem de uso do PY hoje no Brasil para saber se compensa ter o rádio.
Toda vez que entro na frequência tenho que passar o número de meu certificado de PY?
Qual seria o alcance do rádio? (sei que depende da antena), Tem como ele ter um alcance de no mínimo 20Km ou isso não é possível? Ou vai depender da Antena?
Antigamente o pessoal falava em usar uma "bota" no rádio para aumentar o desempenho dele, isso é "legalizado" ou estaria "estourando" a frequência e atrapalhando outras pessoas?

PX - Eu já usei e não achei o som tão ruim assim quanto o Murilus falou em seu tópico.
Ele seria mais vantajoso já que tem um pessoal (mais de 5 pessoas) que pretende ter?
Qual seria o alcance do rádio? (sei que depende da antena), Tem como ele ter um alcance de no mínimo 20Km ou isso não é possível? Ou vai depender da Antena?

Destes rádios aqui Yaesu, Icom, Kenwood, Alinco, que sei que são os melhores tem algum que é mais recomendado ou poderia comprar qualquer um que ofereça o melhor preço.

Dei uma lida nesse tópico aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/32217-qual-e-o-melhor-radio-movel-pra-usar-em-ambiente-4x4-brasil.html

Mas meio que viajei, porque não tenho muita noção de rádios como dito acima.

Bem, peço desculpas ai pelo post um pouco grande.
Agradeço á todos que postarem ou colocarem links para eu poder ler e compreender mais sobre o assunto.
Obrigado

Marcus Rocha
29/02/2012, 17:56
Carmo da Cachoeira é perto de Lavras? Parece-me que há uma repetidora VHF em Lavras. Se for o caso, vcs podem usar rádio VHF e usar a repetidora, desde que sejam radioamadores devidamente habilitados. Com o uso de uma repetidora, o alcance dos VHF aumenta muitíssimo.

Para obter a licença para operar na Faixa do Cidadão - PX (sim, é preciso licença para usar o rádio PX. O que não precisa é fazer prova), vc pode procurar diretamente a Anatel: (031)2101-6100.

Para obter licença para operar como Radioamador, vc pode procurar a Labre-MG (não sei se dá para ser direto pela Anatel. Só vc ligando lá para saber ao certo):
- (031)3309-1721
- LABRE MINAS GERAIS (http://labremg.blogspot.com/)
- LABRE MINAS GERAIS (http://www.labre-mg.org.br/)
- http://www.labremg.xpg.com.br/

A prova não é complicada e te permite operar em diversas outras faixas além do VHF.

Só prá relembrar, uso indevido de radiofrequencias é crime federal!!!

()s... Marcus

Marcus Rocha
29/02/2012, 17:59
Em SP acho q vc pode procurar diretamente a Anatel. Olhe o telefone no site deles: Portal Anatel (http://www.anatel.gov.br)

luiz albano
29/02/2012, 18:25
Bem ,o rádio PX é um ótimo rádio para grandes distãncias mas acredito não servir para seu propósito ( uns 12km )pois trabalha com ondas de 2 metros e tem a chanmada zona morta entre 5 a 50km dependendo do relevo,ou seja com uma estação fixa vc fala até 600km de distância mas não consegue falar com distãncia de 10km de uma estação com outra,já o PY ( a maioria dos offroads usam) usa onda de 11 metros,mesmo com estação móvel ( entre veículos ) rádios acima de 35w falam entre sí com extrema facilidade com distãncia de até 40km dependendo do relevo e potência do radio usado,agora falando de estação fixa este limite aumenta sensivelmente até para as bases móveis exietentes na área,quanto só que para a licença anatel PY necessita de uma prova mas não é nada de tão dificil,PY é a melhor opção.

Murillus
20/04/2012, 18:03
Segundo o que o Murilus posta você precisa ter um licensa para usar o PY, mas como isso funciona na realidade?


para operar radiocomunicador VHF na faixa de onda de 2m (144 a 148) se faz necessario licenca expedida pela ANATEL chamada de COER e FISTEL... com taxa anual de 13 latinhas somente...

Murillus
20/04/2012, 18:20
Qual a porcentagem de uso do PY hoje no Brasil para saber se compensa ter o rádio.



Toda vez que entro na frequência tenho que passar o número de meu certificado de PY?




Existem muitos radioamadores espalhados pelo Brasil...
O numero certo voce consegue na ANATEL...

A conversacao usando o radioamadorismo funciona assim: toda vez que voce entrar na frequencia, voce se anuncia, pra se fazer saber a quem ja esta na frequencia... por exemplo: "Bom dia, aqui e' fulano de tal, PTXXX"... assim, todos saberao quem esta falando na frequencia... parece dificil, mas com o tempo, voce vai vendo que a conversacao flui tranquilamnete...

Murillus
20/04/2012, 18:27
Qual seria o alcance do rádio? (sei que depende da antena), Tem como ele ter um alcance de no mínimo 20Km ou isso não é possível? Ou vai depender da Antena?


geralmente, a grosso modo, a cada 01 W de potencia do radio equivale a 01 Km de distancia... os radios moveis (para carro) de forma geral usam 50W de potencia...

Murillus
20/04/2012, 18:30
Antigamente o pessoal falava em usar uma "bota" no rádio para aumentar o desempenho dele, isso é "legalizado" ou estaria "estourando" a frequência e atrapalhando outras pessoas?


o uso de botinha (amplificador linear) e' proibido... vale lembrar que a licenca de radioamadorismo basico (classe c) so' da direito de utilizar parelhos de ate 100W de potencia...

Murillus
20/04/2012, 18:34
Bem ,o rádio PX é um ótimo rádio para grandes distãncias mas acredito não servir para seu propósito

Concordo... o radio de faixa de 2 metros (144-148 MHz) e' o ideal...

Nilton J
14/09/2012, 22:29
Cojasp,

Entre PX HF 11 metros e VHF 2 metros, fique com os dois em seu carro.

PX é muito útil em estradas para ouvir e se comunicar com os caminhoneiros.

Já o VHF é imbatível para uso em trilhas e comunicações diretas até 70 Km.

Clique no google sobre "como tirar licença para radioamador". Não é bicho de sete cabeças, basta vontade e algum tempo para estudar uma simples apostila e agendar o exame.

Sugiro os seguintes equipamentos: PX Midland 1001Z e VHF Icom 2200H ambos com antenas Steelbras com mola slim para uso no off-road. E um bom VHF/UHF portátil, o HT Icom IC-T70A.

Nilton PU2NBU
Troller 2011 azul/prata

andre_agostinho
11/09/2013, 00:19
Cojasp,

Entre PX HF 11 metros e VHF 2 metros, fique com os dois em seu carro.

PX é muito útil em estradas para ouvir e se comunicar com os caminhoneiros.

Já o VHF é imbatível para uso em trilhas e comunicações diretas até 70 Km.

Clique no google sobre "como tirar licença para radioamador". Não é bicho de sete cabeças, basta vontade e algum tempo para estudar uma simples apostila e agendar o exame.

Sugiro os seguintes equipamentos: PX Midland 1001Z e VHF Icom 2200H ambos com antenas Steelbras com mola slim para uso no off-road. E um bom VHF/UHF portátil, o HT Icom IC-T70A.

Nilton PU2NBU
Troller 2011 azul/prata

Olha Nilton...bem que tenho tentado fazer a prova mas ja faz uns 4 meses que nao tem teste e sigo sem meu prefixo :( tem outra maneira? Prova On-line, sei la.....abs

Fernando Camelier
05/05/2014, 14:04
provavelmente pela data da postagem você já deva ter resolvido o problema, mas caso ainda tenha dúvidas, vou tentar te ajudar. Vamos lá:

PY ou PX? Como descobrir o MEU melhor rádio.

Boa tarde á todos.
Como podem ver sou novo e não tenho nenhum conhecimento em rádios e isso me confunde muito, mas pediria a paciência e ajuda de quem entender mais para poder descobrir qual seria o melhor rádio para mim.

Vou explicar a minha situação.
Agora em Abril estarei indo para o Município de Carmo da Cachoeira em Minas Gerais, estarei morando a 12 Km da cidade a minha casa fica em um vale, onde celular não pegar, MAS usando uma antena Aquarius com celular Rural funciona o celular perfeitamente.
Minha dúvida básicamente é como devo proceder e que rádio devo ter.


Você vai morar em um vale e a 12 km da cidade não pega celular, isso significa que tem muitos morros ao redor da cidade ou de onde você vai morar e você não terá visada direta para se comunicar necessitando de uma repetidora.

Pretendo colocar um Rádio na minha viatura e um rádio na minha casa com um repetidor para poder conversar com outros amigos meus que são da região.
Todos nós pretendemos comprar o mesmo rádio. Mas não sabemos qual seria melhor para todos.

Para que vocês falem entre si precisam estar sintonizados na mesma frequência. Como se trata de amigos e o bate papo será informal, a saída é o Radioamador (PY). Quanto ao repetidor, nessa faixa poderá ser autorizado em seu nome e mantido pelo grupo em algum lugar bem alto entre a cidade e sua casa, de preferência em algum morro onde existam repetidoras de tv ou da Embratel.
Se for utilizar de forma comercial, aí a saída é o SLP que vai te dar um par de frequências para cada canal solicitado. Nesse caso você terá de contratar um engenheiro para fazer o projeto e não necessita de prova, pois você não terá COER. Os equipamentos serão específicos para essa faixa.

Segundo o que o Murilus posta você precisa ter um licensa para usar o PY, mas como isso funciona na realidade?
Qual a porcentagem de uso do PY hoje no Brasil para saber se compensa ter o rádio.
Toda vez que entro na frequência tenho que passar o número de meu certificado de PY?
Qual seria o alcance do rádio? (sei que depende da antena), Tem como ele ter um alcance de no mínimo 20Km ou isso não é possível? Ou vai depender da Antena?
Antigamente o pessoal falava em usar uma "bota" no rádio para aumentar o desempenho dele, isso é "legalizado" ou estaria "estourando" a frequência e atrapalhando outras pessoas?
Para usar o serviço de Radioamador (PY) você precisa fazer uma prova para obter o COER e depois faz o licenciamento da sua estação. O preço inicial é menor que 90 reais e o preço anual também é baixo (cerca de 9 reais por estação). Mas veja que você terá de ter uma estação fixa, uma móvel e uma repetidora. (São 3 estações)
Cada pessoa que for utilizar o rádio precisará de um COER e a cada estação uma licença.
O alcance dependerá da antena e da propagação no local. Um rádio móvel na faixa de 2m pode chegar de 50 a 70 km no plano e pode não passar de 5 km em terrenos acidentados. O Radioamador Classe C pode usar até 100w de potência, o que é bem mais que um SLP.
"Bota" é um amplificador de passagem, ele geralmente transverte o sinal e dificulta a comunicação gerando interferências. Se a fiscalização te pegar usando isso vai apreender e te dar uma boa dor de cabeça. Esqueça isso.


PX - Eu já usei e não achei o som tão ruim assim quanto o Murilus falou em seu tópico.
Ele seria mais vantajoso já que tem um pessoal (mais de 5 pessoas) que pretende ter?
Qual seria o alcance do rádio? (sei que depende da antena), Tem como ele ter um alcance de no mínimo 20Km ou isso não é possível? Ou vai depender da Antena?

PX não tem repetidora, portanto nada garante que nas piores situações você consiga falar. O PX usa a faixa de 11 metros que é o limite entre o HF e o VHF. Essa faixa, por ser longa usa a ionosfera para se propagar e com certeza terá horas do dia que você não vai conseguir falar com ninguém e outras horas que vai falar com o Japão. Sinceramente, não acho que isso vai atender o que você procura.

Destes rádios aqui Yaesu, Icom, Kenwood, Alinco, que sei que são os melhores tem algum que é mais recomendado ou poderia comprar qualquer um que ofereça o melhor preço.

Compre um rádio Homologado pela Anatel. Qualquer um desses que você citou são bons, desde que sejam homologados para uso no Brasil.

Dei uma lida nesse tópico aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...x4-brasil.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/32217-qual-e-o-melhor-radio-movel-pra-usar-em-ambiente-4x4-brasil.html)

Mas meio que viajei, porque não tenho muita noção de rádios como dito acima.

Vá à Anatel e peça ajuda a algum fiscal que entenda de Radioamador (os mais antigos entendem bem disso).
em BH a Anatel fica na Rua Maranhão, 166 - Bairro Santa Efigênia , Tel: 2101-6100.
Leve uma lista de rádios de sua escolha e peça a qualquer fiscal que faça uma consulta pra ver se é homologado.


Bem, peço desculpas ai pelo post um pouco grande.
Agradeço á todos que postarem ou colocarem links para eu poder ler e compreender mais sobre o assunto.
Obrigado

Cara, aqui é o lugar certo para você tirar suas dúvidas, pergunte e quem souber vai responder quando tiver um tempinho.

Um abraço

andre_agostinho
05/05/2014, 20:55
Fernando....parabens pelas explicações ...muito bom mesmo....o ideal no caso dele é fazer a provinha , tirar o coer, licenciar a estação e zéfini....
abs

SeaAngler
26/10/2022, 11:02
Saudações!!

Esta é a minha primeira postagem no Forum. Se eu estiver cometendo algum deslize, peço que me corrijam.

Eu costumo fazer uma ou duas viagens de 2 a 4 semanas por ano, de carro. Na maioria das vezes em grupo (de carros) e às vezes um desgarra do grupo. Nada que talkabout ou celular não resolva. Sempre resolveu... até agora. Na última viagem, o grupo (de 4 viaturas) acabou se perdendo. Era de noite bem chuvosa e percebemos que um carro ficou para trás vários km depois. O trecho não tinha sinal de celular e talkabout não conseguiu nada. Foram horas de preocupação, mas teve um final feliz.

Estamos planejando uma viagem pelo Sul do Brasil para 2023. Vamos passar por vários trechos em que não há sinal de celular, o que me motivou a pesquisar por radiocomunicadores com alcance melhor do que talkabout. Estamos considerando PX por ser opção bem menos burocrático. Também pensamos no PY (VHF/UHF), porém o processo para obter a licença (tanto de operador como de estação) é bastante burocrático. Inicialmente consideramos radiocomunicador portátil de mão (HT), mas pelo que vimos HT PX tem custo bem mais elevado do que um HT PY. Também a questão de alcance nos fez optar pela estação móvel veicular. Passei dias pesquinsando no Forum e consegu sanar várias dúvidas, mas algumas ainda persistem:

-> Qual a vantagem do PY sobre PX e vice-versa para a comunicação intra-grupo e eventualmente para pedir socorro.

-> Vale a pena ter 2 sistemas?

-> O uso de acoplador é obrigatória para PX caso queira varrer todos os canais?

-> PY com antena dualband precisa de acoplador para usar VHF e UHF simutaneamente?

-> Se o aparelho for multibanda (tipo ICOM IC-705), serão necessárias antenas distintas para PX e PY? Vi que existem antenas multibanda (HF/VHF/UHF). Funcionam?

-> Em caso de 2 antenas, um dispositivo multiplexer consegue separar as frequências automaticamente sem a intervenção humana (na base da chave)?

Como podem ver pelas dúvidas expostas, não entendo nada do assunto. A maioria do grupo já obteve licença PX. Eu aproveitei o embalo e fiz a prova para COER classe C. Só falta a outorga. Estamos estudando qual sistema adotar e depois adquirir aparelhos.

Obrigado!

SeaAngler
07/11/2022, 09:34
Olá!

Acompanho o forum há anos apenas como leitor e sanei muitas dúvidas sem precisar criar um novo tópico. Porém, agora surgiu uma dúvida que após pesquisar e ler vários tópicos a respeito, não conseguir sanar.

Para quem viaja por lugares onde não há sinal de celular, qual banda é mais útil (pedir socorro, p. ex): PX (HF) ou PY (VHF, UHF)?

Obrigado!

ALVARO ANGELO
07/11/2022, 17:50
!


Olá!

Acompanho o forum há anos apenas como leitor e sanei muitas dúvidas sem precisar criar um novo tópico. Porém, agora surgiu uma dúvida que após pesquisar e ler vários tópicos a respeito, não conseguir sanar.

Para quem viaja por lugares onde não há sinal de celular, qual banda é mais útil (pedir socorro, p. ex): PX (HF) ou PY (VHF, UHF)?

Obrigado!

É um bom questionamento para quem não pode ou não quer ter os dois sistemas.
Alvaro Angelo

Fernando Camelier
17/11/2022, 07:02
Saudações!!

Esta é a minha primeira postagem no Forum. Se eu estiver cometendo algum deslize, peço que me corrijam.

Quem não comete deslizes não aprende. Eu mesmo já cometi vários (risos)

Eu costumo fazer uma ou duas viagens de 2 a 4 semanas por ano, de carro. Na maioria das vezes em grupo (de carros) e às vezes um desgarra do grupo. Nada que talkabout ou celular não resolva. Sempre resolveu... até agora. Na última viagem, o grupo (de 4 viaturas) acabou se perdendo. Era de noite bem chuvosa e percebemos que um carro ficou para trás vários km depois. O trecho não tinha sinal de celular e talkabout não conseguiu nada. Foram horas de preocupação, mas teve um final feliz.

Ainda bem!!!

Estamos planejando uma viagem pelo Sul do Brasil para 2023. Vamos passar por vários trechos em que não há sinal de celular, o que me motivou a pesquisar por radiocomunicadores com alcance melhor do que talkabout. Estamos considerando PX por ser opção bem menos burocrático. Também pensamos no PY (VHF/UHF), porém o processo para obter a licença (tanto de operador como de estação) é bastante burocrático. Inicialmente consideramos radiocomunicador portátil de mão (HT), mas pelo que vimos HT PX tem custo bem mais elevado do que um HT PY. Também a questão de alcance nos fez optar pela estação móvel veicular. Passei dias pesquinsando no Forum e consegu sanar várias dúvidas, mas algumas ainda persistem:

-> Qual a vantagem do PY sobre PX e vice-versa para a comunicação intra-grupo e eventualmente para pedir socorro.

Cada um opera em uma faixa diferente e tem as suas vantagens e desvantagens.
O PX é muito usado nas estradas por caminhoneiros, o que torna as faixas altamente disputadas. A faixa tem a possibilidade de uso da camada ionosférica para reflexão e em alguns horários a propagação permite que se fale muito distante (mas sem controle), em outros horários você não consegue muita distância, até porque a potência permitida é baixa.
O PY tem uma comunicação mais confiável e a maioria dos jipes clubes o utilizam. Um classe C pode operar até 100w, mas um bom rádio de 60w bem instalado na sua viatura pode te dar uma cobertura bem legal com sinal limpo.
Eu prefiro o PY, mas aí vai da necessidade de cada um.

-> Vale a pena ter 2 sistemas?

Se você tem espaço de sobra no seu carro, por que não? Eu só acho que a antena do PX é muito grande e chama muita atenção.

-> O uso de acoplador é obrigatória para PX caso queira varrer todos os canais?

Você vai utilizar uma antena para PX e outra pra VHF/UHF. Nada de acoplador.

-> PY com antena dualband precisa de acoplador para usar VHF e UHF simutaneamente?

Não precisa de acoplador, mas você não vai usar simultaneamente. Vai usar uma frequência de cada vez.
Basta que use uma boa antena dualband.


-> Se o aparelho for multibanda (tipo ICOM IC-705), serão necessárias antenas distintas para PX e PY? Vi que existem antenas multibanda (HF/VHF/UHF). Funcionam?

Não sei te dizer e acho que pro uso que você quer ter não vai compensar o investimento. Eu pessoalmente iria apenas de PY (VHF especificamente)

-> Em caso de 2 antenas, um dispositivo multiplexer consegue separar as frequências automaticamente sem a intervenção humana (na base da chave)?

Não sei te dizer essa e pessoalmente não teria um equipamento desses no carro que pudesse vir a dar problemas durante a viagem.

Como podem ver pelas dúvidas expostas, não entendo nada do assunto. A maioria do grupo já obteve licença PX. Eu aproveitei o embalo e fiz a prova para COER classe C. Só falta a outorga. Estamos estudando qual sistema adotar e depois adquirir aparelhos.

Lembre que não só você, mas os outros amigos de viagem precisarão ter o COER se quiserem usar o PY. Eu particularmente iria de PY instalado nos veículos para uma comunicação confiável entre a turma e com a possibilidade de acessar as frequências usadas pelos jipeiros em todo o país.

Espero ter ajudado.
Forte abraço

ALVARO ANGELO
17/11/2022, 15:23
Saudações!!

(...)


Ótimo compartilhamento de ideias e sugestões. Bom exemplo para qualquer fórum.
Alvaro Angelo

Fernando Camelier
19/11/2022, 09:21
Ótimo compartilhamento de ideias e sugestões. Bom exemplo para qualquer fórum.
Alvaro Angelo

Sou um bom mineiro como você e trabalho na Anatel da Bahia onde moro. Fiquei à frente do radioamadorismo por algum tempo e adquiri algum conhecimento do assunto.
Ser jipeiro é participar de uma irmandade onde todos se ajudam e todos nós devemos ajudar naquilo que mais sabemos, né?
Já usei muito o conhecimento de muitas pessoas desse fórum e é um prazer saber que estou conseguindo ajudar alguém.
Posso demorar um pouco a responder, mas sempre que possível apareço :grin:

Forte abraço!

SeaAngler
01/12/2022, 08:55
@Fernando Camelier (https://www.4x4brasil.com.br/forum/members/73593-fernando-camelier.html) ,

Obrigado pela resposta "enciclopédica"!

Saiu publicado a outroga cerca de 40 dias após a solicitação. Pensei que já ia receber o indicativo, mas descobri que ainda há mais etapas a percorrer.

Permita-me abusar mais um pouco da sua boa vontade.

1. Qual tem sido o prazo (em média) para obter a resposta (seja positiva ou negativa) para o Licenciamento da Estação a partir do Peticionamento?

2. Após receber o indicativo, há possibilidade de mudá-lo? No "Requerimento do Serviço de Radioamador", indiquei a minha preferência por 3 indicativos vagos. Depois, vi que tem um indicativo que me agradou mais.

3. Pela legislação vigente, uma pessoa não habilitada pode usar a estação na presença de um operador habilitado numa situação NÃO urgente? Por exemplo, eu estou dirigindo e peço a minha esposa para fazer um TX, usando o meu indicativo. Penso que seria imprudente ou até ilegal usar PTT enquanto dirige, fazendo analogia com uso de celular.

Obrigado!!!

Fernando Camelier
03/12/2022, 09:38
@Fernando Camelier (https://www.4x4brasil.com.br/forum/members/73593-fernando-camelier.html) ,

Obrigado pela resposta "enciclopédica"!

Saiu publicado a outroga cerca de 40 dias após a solicitação. Pensei que já ia receber o indicativo, mas descobri que ainda há mais etapas a percorrer.

Permita-me abusar mais um pouco da sua boa vontade.

1. Qual tem sido o prazo (em média) para obter a resposta (seja positiva ou negativa) para o Licenciamento da Estação a partir do Peticionamento?

2. Após receber o indicativo, há possibilidade de mudá-lo? No "Requerimento do Serviço de Radioamador", indiquei a minha preferência por 3 indicativos vagos. Depois, vi que tem um indicativo que me agradou mais.

3. Pela legislação vigente, uma pessoa não habilitada pode usar a estação na presença de um operador habilitado numa situação NÃO urgente? Por exemplo, eu estou dirigindo e peço a minha esposa para fazer um TX, usando o meu indicativo. Penso que seria imprudente ou até ilegal usar PTT enquanto dirige, fazendo analogia com uso de celular.

Obrigado!!!

Vamos lá...

Saiu publicado a outroga cerca de 40 dias após a solicitação. Pensei que já ia receber o indicativo, mas descobri que ainda há mais etapas a percorrer.

Permita-me abusar mais um pouco da sua boa vontade.
Oi, não é abuso não... Imagino que você esteja licenciando um Radioamador então vou tentar responder com foco nesse serviço, ok?

1. Qual tem sido o prazo (em média) para obter a resposta (seja positiva ou negativa) para o Licenciamento da Estação a partir do Peticionamento?
Essa eu não vou saber te responder com muita certeza, pois faz bastante tempo que saí da outorga e com a pandemia, tudo mudou.
Todos da outorga hoje estão trabalhando on line, mas o processo tem um roteiro de andamento.
A primeira etapa é você passar nas provas e obter o COER, depois você dá entrada no licenciamento da estação.
Inicialmente será observado se a documentação apresentada está correta e caso esteja tudo certinho serão emitidos os boletos.
Após o pagamento desses e compensação pelo banco, é emitida a licença da estação e enviada a você por e-mail.
Quanto ao prazo, desculpe, mas realmente não sei te informar e nem sei também se o prazo de seu estado vai ser maior ou menor, pois depende da demanda de processos em relação ao número de funcionários que possam atender.
No caso de São Paulo, a demanda é sempre muito alta, pode ser que o prazo acabe sendo bem maior do que aqui na Bahia, por exemplo.

2. Após receber o indicativo, há possibilidade de mudá-lo? No "Requerimento do Serviço de Radioamador", indiquei a minha preferência por 3 indicativos vagos. Depois, vi que tem um indicativo que me agradou mais.

Eu sempre sugiro que quando peticionar um processo de licenciamento de estação, verifique se os indicativos preteridos estão disponíveis e indique apenas um, o que você realmente quer, mas há a possibilidade de trocar de indicativo sim.
Você vai precisar entrar com outro processo para troca do indicativo apenas e isso vai gerar uma pequena taxa (Se não me engando de R$8,85).


3. Pela legislação vigente, uma pessoa não habilitada pode usar a estação na presença de um operador habilitado numa situação NÃO urgente? Por exemplo, eu estou dirigindo e peço a minha esposa para fazer um TX, usando o meu indicativo. Penso que seria imprudente ou até ilegal usar PTT enquanto dirige, fazendo analogia com uso de celular.

Pela legislação vigente um não habilitado só poderá modular em emergências comprovadas. O que pode acontecer é a sua esposa fazer a prova e obter o COER se habilitando a usar qualquer estação.

Espero ter ajudado, mas se houver mais dúvidas sinalize aí e se eu não souber as respostas prometo que busco as informações com quem saiba e posto assim que possível. Fechado?
Forte abraço

SeaAngler
05/12/2022, 09:45
@Fernando Camelier,

Ontem, eu estava aacessando internet banking para realizar pagamentos e deparei com 2 botelos da Anatel (FISTEL). Estranhei, pois não havia recebido nenhum email da Anatel a respeito disso. Desconfiado da possibilidade de um golpe, fui verificar no site da Anatel e lá estavam 2 boletos. Feito o pagamento, estou aguardando o comunicado da Anatel, impacientemente. No site: https://sistemas.anatel.gov.br/easp/Novo/ConsultaIndicativo/Tela.asp o indicativo (que vem especidicado no boleto) já está no meu nome:dance:

Só achei estranho ainda não ter recebido email da Anatel. Vasculhei a caixa de SPAM e nada.

Agora, só falta convencer a minha esposa a obter o COER. Já falei pros meus 2 filhos e estão superanimados para fazer a prova.

Obrigado pelas informações e vamos conversando, seja por aqui ou PY (será que dá até aí um DX)? Só estou aguardando a confirmação de que está tudo certo para instalar a minha estação.

[ ]s.

Fernando Camelier
09/12/2022, 07:25
@Fernando Camelier,

Ontem, eu estava aacessando internet banking para realizar pagamentos e deparei com 2 botelos da Anatel (FISTEL). Estranhei, pois não havia recebido nenhum email da Anatel a respeito disso. Desconfiado da possibilidade de um golpe, fui verificar no site da Anatel e lá estavam 2 boletos. Feito o pagamento, estou aguardando o comunicado da Anatel, impacientemente. No site: https://sistemas.anatel.gov.br/easp/Novo/ConsultaIndicativo/Tela.asp o indicativo (que vem especidicado no boleto) já está no meu nome:dance:

Só achei estranho ainda não ter recebido email da Anatel. Vasculhei a caixa de SPAM e nada.

Agora, só falta convencer a minha esposa a obter o COER. Já falei pros meus 2 filhos e estão superanimados para fazer a prova.

Obrigado pelas informações e vamos conversando, seja por aqui ou PY (será que dá até aí um DX)? Só estou aguardando a confirmação de que está tudo certo para instalar a minha estação.

[ ]s.

Olha que legal... Estão registrando os boletos como DDA, Antes só podia pagar no Banco do Brasil e a compensação levava uns 5 dias. Por um lado a pandemia ajudou a trazer a Anatel para o presente, isso é um ponto bastante positivo.
Eu aguardo uma visita sua e de sua família aqui em Salvador, vamos nos falando sim!
Forte abraço

SeaAngler
24/02/2023, 15:50
Boa tarde pessoal!

Após rodar cerca 10 mil km pelas estradas (e fora delas) de MG, RJ, SP, PR, SC e RS, vou relatar aqui a minha experiência sobre o uso de radiocomunicador. Já adianto que sou novato no assunto e posso ter cometido erros (muito provável) que podem ter influenciado a minha experiência.

Equipamentos:

A minha viatura estava equipada com TYT TH9800 com antena quad band TYT que juntos podiam operar na faixa dos 11m, 10m, 6m, 2m, 70 cm. Ou seja, a faixa do PX, HF (27, 30 e 50 Mhz), VHF e UHF. Além da estação móvel, eu estava com HT Baofeng UV16R.
Duas das viaturas estavam com radio PX também, uma estrava com Aquarius RP-40 com antena da Aquarius B-2050 (65cm) e outra estava com Aquarius RP-50 com antena tipo maria-mole de 2,70 m.
Demais viaturas com Talkabouts da motorola (T38BR, T402BR, Baofeng 777) e alguns com HT Baofeng (UV5R e UV16R) VHF/UHF programados para operar com Talkabouts (UHF).

Comunicação intra-grupo/comboio:

A comunicação entre as viaturas foram feitas principalmente pela faixa do Talkabout (UHF) por ser compatível com os demais transceptores de mão (HT) presentes em todas as viatura. Também usamos outras faixas VHF e UHF, mas deixando sempre um canal aberto na faixa de Talkabout, pois nem todos tinham comunicador portátil VHF.
Os HTs Baofeng mostraram ter alcance melhor do que Talkabouts, mesmo operando na mesma frequencia UHF dos Talkabouts. Pode ser que antenas maiores dos HTs tenham influenciado nisso. Uma viatura estava com uma antena externa adaptada para HT que mostrou melhorar alcance.
Nos trechos muito acidentados (região serrana, morros), a área de comunicação reduz muito e não notei muita diferença entre talkabouts (UHF) e HTs. Ou seja, quando era ruim um era ruim para outro também. Dependendo do local e da sua geografia, a distância pode cair para menos de 500m. Percebi que tem momentos em que a VHF funciona melhor do que UHF e vice-versa. Então, quando uma faixa não pega, vale a pena tentar a outra. Nos locais planos, todos funcionaram muito bem.
Com o PX, a comunicação era meio errática - às vezes funcionava bem e outras vezes dava muita interferência, mesmo com as viaturas próximas. Mas, usamos pouco para a comunicação dentro do grupo. Nem todos tinham PX e a qualidade do som é bem ruim em relação a VHF e UHF. Pode ser problema do aparelho e/ou da antena.
Não consegui testar direito a capacidade da minha estação veicular VHF/UHF por ser a única viatura com este equipamento. Entretanto, é nítida que a comunicação da estação móvel com HTs é melhor do que HT-HT.

Comunicação à distância (fora do grupo):

Viajei com meu transceptor móvel e um HT Baofeng sintonizados continuamente na 146.520 MHz (Frequência Nacional de Chamada - FNC). Não contactei ninguém e ninguém me contactou. Parece que ninguém usa essa FNC. Aquela ideia de que essa FNC posso ser usada em caso de emergência é furada. Também fiquei escaneando faixas de VHF e UHF que foram infrutíferas nas estradas.
A lista de repetidoras (https://www.repetidoras.com.br/?estado=todos (https://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.repetidoras.com.br%2F% 3Festado%3Dtodos)) está muito desatualizada. Tentei atracar em quase todas as repetidoras da lista pela região por onde passei. Eu diria que uns 95% estão desativadas. Pode ser que não consegui atracá-las por estar na estrada e estar em topografia desfavorável. De qualquer forma, para mim não funcionou. Consegu atracar em apenas 4 repetidoras por onde passei.
Também tentei QSO usando a lista do jeep-clubes (Frequências usadas por jipe clubes do Brasil (https://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/179071-frequencias-usadas-por-jipe-clubes-do-brasil.html)), mas não tive sucesso (êxito em apenas 1, repetidora de Juiz de Fora 146.850 offset -600 subtom 67).
Das viaturas com PX, apenas aquela com a antena maria-mole (de 2,7m) conseguiu ter comunicação decente. As antenas com tamanho reduzido, a capacidade de comunicar também se reduz de forma drástica e praticamente não tem serventia na estrada.
A faixa cidadão PX tem bastante movimentada na estrada e é bem útil. Sempre tem um grupo de caminhoneiros conversando. Dá para pegar informações das estradas com eles, principalmente onde não tem sinal de celular e Waze e MAPS não funcionam, embora nem sempre o QSO é com quem está na mesma estrada. Em alguns trechos no PR e SC, onde enfrentamos vários bloqueios por conta das obras, acidentes, queda de barreiras e deslisamentos, com quilometros de filas de carros, era possível ter a ideia do que estava acontecendo pela frente e tomar decisões de esperar ou buscar alternativas. Também usamos o PX para pegar dicas de restaurantes na beira de estrada com os caminhoneiros. Se não conhece bem a região, essas dicas são de ouro.

Concluindo:

Para comunicar entre as viaturas de um grupo pequeno (5 no meu caso), achei que talkabouts são suficientes. São simples de usar e sem burocracia. Rádio de mão Baofeng (VHF/UHF) deu a impressão que consegue comunicar em distâncias maiores, mas não muito. Tem rádio-base (veicular) que pode ser usado como repetidora. Em grupo maior, ter uma viatura no meio do comboio fazendo papel de repetidora pode ampliar a area de cobertura.
Para comunicar com alguém fora do grupo a fim de pedir informações ou socorro, podem esquecer VHF e UHF. As melhores chances de sucesso são na faixa do cidadão, PX canal 5 (27.015 Mhz) é a mais movimentada, mas vale a pena fazer uma varredura por outros canais. Quase sempre tem um caminhoneiro corujando (na escuta).

Fernando Camelier
09/03/2023, 10:09
Boa tarde pessoal!

Após rodar cerca 10 mil km pelas estradas (e fora delas) de MG, RJ, SP, PR, SC e RS, vou relatar aqui a minha experiência sobre o uso de radiocomunicador. Já adianto que sou novato no assunto e posso ter cometido erros (muito provável) que podem ter influenciado a minha experiência.

Equipamentos:

A minha viatura estava equipada com TYT TH9800 com antena quad band TYT que juntos podiam operar na faixa dos 11m, 10m, 6m, 2m, 70 cm. Ou seja, a faixa do PX, HF (27, 30 e 50 Mhz), VHF e UHF. Além da estação móvel, eu estava com HT Baofeng UV16R.
Duas das viaturas estavam com radio PX também, uma estrava com Aquarius RP-40 com antena da Aquarius B-2050 (65cm) e outra estava com Aquarius RP-50 com antena tipo maria-mole de 2,70 m.
Demais viaturas com Talkabouts da motorola (T38BR, T402BR, Baofeng 777) e alguns com HT Baofeng (UV5R e UV16R) VHF/UHF programados para operar com Talkabouts (UHF).

Comunicação intra-grupo/comboio:

A comunicação entre as viaturas foram feitas principalmente pela faixa do Talkabout (UHF) por ser compatível com os demais transceptores de mão (HT) presentes em todas as viatura. Também usamos outras faixas VHF e UHF, mas deixando sempre um canal aberto na faixa de Talkabout, pois nem todos tinham comunicador portátil VHF.
Os HTs Baofeng mostraram ter alcance melhor do que Talkabouts, mesmo operando na mesma frequencia UHF dos Talkabouts. Pode ser que antenas maiores dos HTs tenham influenciado nisso. Uma viatura estava com uma antena externa adaptada para HT que mostrou melhorar alcance.
Nos trechos muito acidentados (região serrana, morros), a área de comunicação reduz muito e não notei muita diferença entre talkabouts (UHF) e HTs. Ou seja, quando era ruim um era ruim para outro também. Dependendo do local e da sua geografia, a distância pode cair para menos de 500m. Percebi que tem momentos em que a VHF funciona melhor do que UHF e vice-versa. Então, quando uma faixa não pega, vale a pena tentar a outra. Nos locais planos, todos funcionaram muito bem.
Com o PX, a comunicação era meio errática - às vezes funcionava bem e outras vezes dava muita interferência, mesmo com as viaturas próximas. Mas, usamos pouco para a comunicação dentro do grupo. Nem todos tinham PX e a qualidade do som é bem ruim em relação a VHF e UHF. Pode ser problema do aparelho e/ou da antena.
Não consegui testar direito a capacidade da minha estação veicular VHF/UHF por ser a única viatura com este equipamento. Entretanto, é nítida que a comunicação da estação móvel com HTs é melhor do que HT-HT.

Comunicação à distância (fora do grupo):

Viajei com meu transceptor móvel e um HT Baofeng sintonizados continuamente na 146.520 MHz (Frequência Nacional de Chamada - FNC). Não contactei ninguém e ninguém me contactou. Parece que ninguém usa essa FNC. Aquela ideia de que essa FNC posso ser usada em caso de emergência é furada. Também fiquei escaneando faixas de VHF e UHF que foram infrutíferas nas estradas.
A lista de repetidoras (https://www.repetidoras.com.br/?estado=todos (https://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.repetidoras.com.br%2F% 3Festado%3Dtodos)) está muito desatualizada. Tentei atracar em quase todas as repetidoras da lista pela região por onde passei. Eu diria que uns 95% estão desativadas. Pode ser que não consegui atracá-las por estar na estrada e estar em topografia desfavorável. De qualquer forma, para mim não funcionou. Consegu atracar em apenas 4 repetidoras por onde passei.
Também tentei QSO usando a lista do jeep-clubes (Frequências usadas por jipe clubes do Brasil (https://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/179071-frequencias-usadas-por-jipe-clubes-do-brasil.html)), mas não tive sucesso (êxito em apenas 1, repetidora de Juiz de Fora 146.850 offset -600 subtom 67).
Das viaturas com PX, apenas aquela com a antena maria-mole (de 2,7m) conseguiu ter comunicação decente. As antenas com tamanho reduzido, a capacidade de comunicar também se reduz de forma drástica e praticamente não tem serventia na estrada.
A faixa cidadão PX tem bastante movimentada na estrada e é bem útil. Sempre tem um grupo de caminhoneiros conversando. Dá para pegar informações das estradas com eles, principalmente onde não tem sinal de celular e Waze e MAPS não funcionam, embora nem sempre o QSO é com quem está na mesma estrada. Em alguns trechos no PR e SC, onde enfrentamos vários bloqueios por conta das obras, acidentes, queda de barreiras e deslisamentos, com quilometros de filas de carros, era possível ter a ideia do que estava acontecendo pela frente e tomar decisões de esperar ou buscar alternativas. Também usamos o PX para pegar dicas de restaurantes na beira de estrada com os caminhoneiros. Se não conhece bem a região, essas dicas são de ouro.

Concluindo:

Para comunicar entre as viaturas de um grupo pequeno (5 no meu caso), achei que talkabouts são suficientes. São simples de usar e sem burocracia. Rádio de mão Baofeng (VHF/UHF) deu a impressão que consegue comunicar em distâncias maiores, mas não muito. Tem rádio-base (veicular) que pode ser usado como repetidora. Em grupo maior, ter uma viatura no meio do comboio fazendo papel de repetidora pode ampliar a area de cobertura.
Para comunicar com alguém fora do grupo a fim de pedir informações ou socorro, podem esquecer VHF e UHF. As melhores chances de sucesso são na faixa do cidadão, PX canal 5 (27.015 Mhz) é a mais movimentada, mas vale a pena fazer uma varredura por outros canais. Quase sempre tem um caminhoneiro corujando (na escuta).


Excelente relato, parabéns!!!

Os rádios Talkabout são chamados de radiação restrita e não precisam de licença (baixa potência mesmo e comunicam em 1km ou menos) os Baofengs são radioamadores (menos o 777) e como todo bom rádio chinês, são descartáveis.

A experiência que tive com esses rádios foi interessante: Eles funcionam muito pra ouvir, mas se precisar modular, aos poucos vão perdendo o alcance de transmissão até não conseguirem mais se comunicar.

Se você for usar esse sistema em viagens, avalie investir em um rádio HT de melhor qualidade (Eu uso um ICOM IC-V8 e um Kenwood TH-F6).

Não imaginei que a lista dos radioamadores estivesse tão desatualizada. Vou entrar em contato com um amigo da Labre pra ver se podemos atualizá-la de forma adequada. Quanto a lista dos Jipe Clubes, essas são as frequências usadas por eles, o maior tráfego é aos finais de semana e feriados.

O PX foi a surpresa... Particularmente não gosto dessa faixa por ser bastante poluída e os caras usarem um linguajar baixo (não acho legal ouvir palavrões com minha família a bordo), mas valeu pelas informações.

SeaAngler
21/05/2023, 12:46
O PX foi a surpresa... Particularmente não gosto dessa faixa por ser bastante poluída e os caras usarem um linguajar baixo (não acho legal ouvir palavrões com minha família a bordo), mas valeu pelas informações.
Isso é verdade, tem uns motoristas que usam PX sem nenhum pudor com linguajar de baixo calão que faz qualquer um com pouco de decência moral ficar indignado. Mas, comigo isso foram poucas situações.

Infelizmente, a faixa UHF/VHF também está contaminada pelos usuários com completa falta de educação, sem falar nos clandestinos. Presenciei várias situações em que as repetidoras de de UHF e VHF estavam com indivíduos sem um pingo de educação ocupando a faixa sem dar espaço para outros, uso de linguajar de baixo calão, discussões políticas e comércio de coisas ilícitas. Coisas que são desencorajadas ou até mesmo proibidas pelo código de conduta do radioamador. Tem até aquele que coloca música de forma contínua de tal forma que impede o uso da frequência da repetidora. São verdadeiros vândalos.

Acho que é um reflexo do mundo onde vivemos. Tem gente de todos os tipos.