PDA

Ver Versão Completa : PY ou PX? Como descobrir o melhor rádio.



Cojasp
22/02/2012, 17:24
Boa tarde á todos.
Como podem ver sou novo e não tenho nenhum conhecimento em rádios e isso me confunde muito, mas pediria a paciência e ajuda de quem entender mais para poder descobrir qual seria o melhor rádio para mim.

Vou explicar a minha situação.
Agora em Abril estarei indo para o Município de Carmo da Cachoeira em Minas Gerais, estarei morando a 12 Km da cidade a minha casa fica em um vale, onde celular não pegar, MAS usando uma antena Aquarius com celular Rural funciona o celular perfeitamente.
Minha dúvida básicamente é como devo proceder e que rádio devo ter.

Quando mais novo tive um Barra Móvel com PX Cobra e uma um antena de pequeno alcance, muito muito útil em algumas viagens de carro.

Mas vamos voltar ao assunto.

Pretendo colocar um Rádio na minha viatura e um rádio na minha casa com um repetidor para poder conversar com outros amigos meus que são da região.
Todos nós pretendemos comprar o mesmo rádio. Mas não sabemos qual seria melhor para todos.

Pelo que li neste tópico aqui: Ententendo UHF x VHF x GMRS/FRS... Pra principiante... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/30927-ententendo-uhf-x-vhf-x-gmrs-frs-pra-principiante.html)

Segundo o que o Murilus posta você precisa ter um licensa para usar o PY, mas como isso funciona na realidade?
Qual a porcentagem de uso do PY hoje no Brasil para saber se compensa ter o rádio.
Toda vez que entro na frequência tenho que passar o número de meu certificado de PY?
Qual seria o alcance do rádio? (sei que depende da antena), Tem como ele ter um alcance de no mínimo 20Km ou isso não é possível? Ou vai depender da Antena?
Antigamente o pessoal falava em usar uma "bota" no rádio para aumentar o desempenho dele, isso é "legalizado" ou estaria "estourando" a frequência e atrapalhando outras pessoas?

PX - Eu já usei e não achei o som tão ruim assim quanto o Murilus falou em seu tópico.