PDA

Ver Versão Completa : XJ 00/00 vibração perigosa no eixo dianteiro, alguem pode ajudar?



lucas.brondani
22/02/2012, 13:45
Seguinte, o problema começou quando resolvi colocar uns calços na cheroka sport 00/00. Acontece que antes não apresentava problema nenhum, só que agora quando passo de 80km/h ela entra em uma vibração e não sai mais... só sai depois que diminuo para 60km/h. A propria empresa que levantou disse que nao é por causa da altura e sim porque ela esta com folgas que nem a empresa sabe onde é, porém nessa brincadeira ja troquei quase tudo no setor de direção, braço, pivos, panhart e nada. Tenho observado que a roda fica oscilando la na frente causando a vibração em tudo. Ja levei em tudo que é canto e ela nao apresenta nada parada e nos testes, somente em movimento, sera que tem alguma peça que eu ainda não mexi ai? Obrigado a todos!!!

Cotrim
22/02/2012, 17:12
Isso chama SHIMMY...

Vc colocou os calços nas molas? De quantas polegadas são esses calços?



Seguinte, o problema começou quando resolvi colocar uns calços na cheroka sport 00/00. Acontece que antes não apresentava problema nenhum, só que agora quando passo de 80km/h ela entra em uma vibração e não sai mais... só sai depois que diminuo para 60km/h. A propria empresa que levantou disse que nao é por causa da altura e sim porque ela esta com folgas que nem a empresa sabe onde é, porém nessa brincadeira ja troquei quase tudo no setor de direção, braço, pivos, panhart e nada. Tenho observado que a roda fica oscilando la na frente causando a vibração em tudo. Ja levei em tudo que é canto e ela nao apresenta nada parada e nos testes, somente em movimento, sera que tem alguma peça que eu ainda não mexi ai? Obrigado a todos!!!

CarlãoBH
22/02/2012, 19:15
cara, meu carro deu isso (Shimmy ou death wobble) quando levantei a suspensao. Na ocasiao era devido a falta de um suporte que reposicionava a barra estabilizadora, depois colocada, com problema resolvido. Tem varios topicos sobre isso no forum, dê uma olhada e veja o que poderia ser o seu problema. Nao tem jeito, é tentativa e erro...

Cotrim
22/02/2012, 22:05
Levantar a suspensão com calços altera não apenas o ângulo de caster, mas toda a geometria da suspensão da XJ que, aliada a amortecedores sem ação, causa shimmy, que pode matar.

lucas.brondani
23/02/2012, 08:36
Cara, como é ruim ser leigo no assunto... Maso o calço é de 3", de acordo com a empresa que só trabalha com isso diz que não pode fazer isso com 3", pois é muito pouco...

lucas.brondani
23/02/2012, 08:37
Isso chama SHIMMY...

Vc colocou os calços nas molas? De quantas polegadas são esses calços?

Cara, como é ruim ser leigo no assunto... Maso o calço é de 3", de acordo com a empresa que só trabalha com isso (que absurdo) diz que não pode fazer isso com 3", pois é muito pouco...

lucas.brondani
23/02/2012, 08:40
cara, meu carro deu isso (Shimmy ou death wobble) quando levantei a suspensao. Na ocasiao era devido a falta de um suporte que reposicionava a barra estabilizadora, depois colocada, com problema resolvido. Tem varios topicos sobre isso no forum, dê uma olhada e veja o que poderia ser o seu problema. Nao tem jeito, é tentativa e erro...

Obrigado amigo, com certeza vou procurar e aprender sobre isso, pois vou ter que dar aulas a uma empresa especializada! Grande abraço

lucas.brondani
23/02/2012, 08:41
Levantar a suspensão com calços altera não apenas o ângulo de caster, mas toda a geometria da suspensão da XJ que, aliada a amortecedores sem ação, causa shimmy, que pode matar. E mata mesmo a sensação é horrivel... Vou me atualizar sobre esse assunto. Obrigado.

CarlãoBH
23/02/2012, 09:20
O lift do meu carro é de 2,5" e deu shimmy tambem, portanto essa informação aí do seu mecanico não tem fundamento. Te digo que tem que pesquisar mesmo pq no meu caso foi o seguinte: saí com o carro da oficina, quando chegou a 80km/h e tremeu todo já fiz o retorno para a oficina, isso era um final de tarde. No dia seguinte liguei pro mecanico com a solucao que achei nos foruns americanos (JK forum, de wrangler). Não aceite essa de "trocar tudo" que os mecanicos fazem, o dinheiro que está indo pro ralo é o seu!

lucas.brondani
23/02/2012, 11:02
O lift do meu carro é de 2,5" e deu shimmy tambem, portanto essa informação aí do seu mecanico não tem fundamento. Te digo que tem que pesquisar mesmo pq no meu caso foi o seguinte: saí com o carro da oficina, quando chegou a 80km/h e tremeu todo já fiz o retorno para a oficina, isso era um final de tarde. No dia seguinte liguei pro mecanico com a solucao que achei nos foruns americanos (JK forum, de wrangler). Não aceite essa de "trocar tudo" que os mecanicos fazem, o dinheiro que está indo pro ralo é o seu!

Parece que seu caso foi igual ao meu... 80km/h... voltei e era vespera de carnaval... otimo não? Abraços

Cotrim
23/02/2012, 17:52
Lucas,

Leve em uma alinhadora de confiança e peça para medir tudo. Vc verá que tem problemas no caster.




Parece que seu caso foi igual ao meu... 80km/h... voltei e era vespera de carnaval... otimo não? Abraços

lucas.brondani
23/02/2012, 22:26
Lucas,

Leve em uma alinhadora de confiança e peça para medir tudo. Vc verá que tem problemas no caster.

Cotrim, o caster movinta quando se coloca calços? Em que sentido no caso da xj? Abraço e obrigado pela ajuda...

lucas.brondani
24/02/2012, 10:12
Lucas,

Leve em uma alinhadora de confiança e peça para medir tudo. Vc verá que tem problemas no caster.

Levei em uma empresa de confiança para ver o caster... analizando de dentro do carro a roda direita tem angulo de 5º e a esquerda 4,5º.

BADIA
25/02/2012, 23:07
Lucas, usei na minha Limit 97, calços de 6cm que mandei fazer com pneus 33"MUD durante 2 anos em trilhas e viagens a SC puxando lancha e com a familia.
Com o Troller em uso, retirei os calços e os MUD e voltei a usar a Limit original, sem nunca ter esse tipo de problema que já tinha acontecido na Sport do meu irmão.
Antes de levar esse carro prá Itajai, mandei dar uma geral, principalmente nos embuchamentos troquei por buchas de poliuretano, uma merda, pivos (troqueios dois), terminais de direção, etc.etc.
Tudo zerado, geometria e fui prá estrada, perfeito.
Há pouco tempo, na estrada a 80km/h, ao passar em um ressalto no asfalto o carro começou a balançar as rodas dianteiras batendo nos limitadores de direção, além do cagaço, quebrou o cano do radiador de óleo da caixa que passa perto da suspa.
Como só uso na cidade, vou levando, examinei pneus e folgas quando troquei o encanamento quebrado, tudo certo, a única coisa é que meu carro não tem amortecedor de direção e isso pode ser um problema.
Vou acompanhar esse tópico para aprender dicas e sujestões para resolver esse problema por aqui.
Aproveito para solicitar aos amigos foristas da região de Itajai e ou Balneário dicas de oficinas para fazer a manutenção da minha Limit.
Valeu,
Badia

lucas.brondani
26/02/2012, 20:54
Lucas, usei na minha Limit 97, calços de 6cm que mandei fazer com pneus 33"MUD durante 2 anos em trilhas e viagens a SC puxando lancha e com a familia.
Com o Troller em uso, retirei os calços e os MUD e voltei a usar a Limit original, sem nunca ter esse tipo de problema que já tinha acontecido na Sport do meu irmão.
Antes de levar esse carro prá Itajai, mandei dar uma geral, principalmente nos embuchamentos troquei por buchas de poliuretano, uma merda, pivos (troqueios dois), terminais de direção, etc.etc.
Tudo zerado, geometria e fui prá estrada, perfeito.
Há pouco tempo, na estrada a 80km/h, ao passar em um ressalto no asfalto o carro começou a balançar as rodas dianteiras batendo nos limitadores de direção, além do cagaço, quebrou o cano do radiador de óleo da caixa que passa perto da suspa.
Como só uso na cidade, vou levando, examinei pneus e folgas quando troquei o encanamento quebrado, tudo certo, a única coisa é que meu carro não tem amortecedor de direção e isso pode ser um problema.
Vou acompanhar esse tópico para aprender dicas e sujestões para resolver esse problema por aqui.
Aproveito para solicitar aos amigos foristas da região de Itajai e ou Balneário dicas de oficinas para fazer a manutenção da minha Limit.
Valeu,
Badia

Vejo que voce eh de poa e quero dividir contigo minha indignaacao sobre a falta de preparo dos mecas que levamos nossas vtrs. Mandei levantar a minha apenas um pouquinho so para dar um up e desde entao nao consigo andar com a vtr, pois larguei ela boa, paguei uma grana pra ficar melhor e sem folgas e peguei um carro com defeitos, me sinto roubado. Levei o carro em diversos lugares e ninguem nem ouvio falar em shimmy ou death wobble, lugares bons aqui de poa... estou tao p**** da cara que vou levar ela de volta na empresa (que so mexe com isso de acordo com ela) e mandar deixar tudo original de novo tamanha minha frustração com isso. Desculpa o desabafo, mas não da pra confiar nossos carros a qualquer empresa. Abraços amigo.

GH
26/02/2012, 21:38
Olá Lucas,

Assim como você, também tenho XJ e tb moro em POA.
Considero que, assim como elogiamos as boas oficinas onde levamos nossas vtrs, devemos alertar sobre os maus mecânicos.

Tive uma decepção na OFICINA MONZA, que fica na Cristiano Fischer, com meu ex-Vitara.
Passei a alertar a galera na época, em 2008.

Gostaria de saber onde vc piorou sua XJ, para não cair lá também.

lucas.brondani
26/02/2012, 22:19
Olá Lucas,

Assim como você, também tenho XJ e tb moro em POA.
Considero que, assim como elogiamos as boas oficinas onde levamos nossas vtrs, devemos alertar sobre os maus mecânicos.

Tive uma decepção na OFICINA MONZA, que fica na Cristiano Fischer, com meu ex-Vitara.
Passei a alertar a galera na época, em 2008.

Gostaria de saber onde vc piorou sua XJ, para não cair lá também.

Ola GH primeiramente vou resolver a situaçao, pois quero ver amanha se a empresa é seria mesmo. Vejo que tens calços de 3". Podes me dizer se teve este problema de shimmy na sua? Onde faz a manutencao da tua vtr? Abraço

BADIA
27/02/2012, 00:23
Lucas, sei bem o que estas passando, isso já aconteceu algumas vezes comigo, afinal lá se vão quase 30 anos de off-road, mas no caso das alterações na Limit preferi errar sózinho, mandei fazer os calços na medida que achei ideal para levantar e caber os 33" e pronto.
Para minha proposta que era gastar pouco e ir pro "crime" funcionou muito bem. Sei que a suspensão não ficou operacional como os "kits" que exitem hoje no mercado e que na época não existiam e os grincos eram muito caros, mas nossas trilhas quase não tem erosões e para atravessar charcos e subir dunas de areia nada supera um "V8itão" bem calçados de pneus.
Agora, ela esta original, assim como a Sport do meu irmão, e está apresentando o mesmo problema de "shimi", por isso não posso culpar esse ou aquele, tenho é que encontrar uma solução.
Uma coisa posso te garantir, para resolver é realmente uma tentativa de errar para acertar, infelizmente, pode ser braço de suspensão torto, bucha defeituosa, pivô do munhão, terminal de direção e até folga na caixa de direção, além é claro de bieleta pifada, etc.etc.etc.
Na minha vou instalar o amortecedor de direção e refazer a geometria, vamos ver como fica.
Uma solução que pensei é deixar a geometria como nos carros de corrida, com os pneus levemente abertos em baixo, não lembro se caster positivo ou negativo, sei que vai acabar com os pneus rápidamente, mas pelo menos vai acabar com este problema.
Vamos trocando ídéias, acho que o GH vai poder trazer suas experiências a este tópico, pois como eu pratica este esporta ha anos.
Abraço,
Badia


Vejo que voce eh de poa e quero dividir contigo minha indignaacao sobre a falta de preparo dos mecas que levamos nossas vtrs. Mandei levantar a minha apenas um pouquinho so para dar um up e desde entao nao consigo andar com a vtr, pois larguei ela boa, paguei uma grana pra ficar melhor e sem folgas e peguei um carro com defeitos, me sinto roubado. Levei o carro em diversos lugares e ninguem nem ouvio falar em shimmy ou death wobble, lugares bons aqui de poa... estou tao p**** da cara que vou levar ela de volta na empresa (que so mexe com isso de acordo com ela) e mandar deixar tudo original de novo tamanha minha frustração com isso. Desculpa o desabafo, mas não da pra confiar nossos carros a qualquer empresa. Abraços amigo.

lucas.brondani
27/02/2012, 08:09
Lucas, sei bem o que estas passando, isso já aconteceu algumas vezes comigo, afinal lá se vão quase 30 anos de off-road, mas no caso das alterações na Limit preferi errar sózinho, mandei fazer os calços na medida que achei ideal para levantar e caber os 33" e pronto.
Para minha proposta que era gastar pouco e ir pro "crime" funcionou muito bem. Sei que a suspensão não ficou operacional como os "kits" que exitem hoje no mercado e que na época não existiam e os grincos eram muito caros, mas nossas trilhas quase não tem erosões e para atravessar charcos e subir dunas de areia nada supera um "V8itão" bem calçados de pneus.
Agora, ela esta original, assim como a Sport do meu irmão, e está apresentando o mesmo problema de "shimi", por isso não posso culpar esse ou aquele, tenho é que encontrar uma solução.
Uma coisa posso te garantir, para resolver é realmente uma tentativa de errar para acertar, infelizmente, pode ser braço de suspensão torto, bucha defeituosa, pivô do munhão, terminal de direção e até folga na caixa de direção, além é claro de bieleta pifada, etc.etc.etc.
Na minha vou instalar o amortecedor de direção e refazer a geometria, vamos ver como fica.
Uma solução que pensei é deixar a geometria como nos carros de corrida, com os pneus levemente abertos em baixo, não lembro se caster positivo ou negativo, sei que vai acabar com os pneus rápidamente, mas pelo menos vai acabar com este problema.
Vamos trocando ídéias, acho que o GH vai poder trazer suas experiências a este tópico, pois como eu pratica este esporta ha anos.
Abraço,
Badia

Claro, entendo que seja algo como errar para acertar, o que me deixa f*** é que a vtr foi pra la boa, paguei, e ela veio estragada.

Outra coisa é a falta de preparo para dizer: Olha lucas levantando pode dar isso, aquilo etc e tal.

Estou falando de termos técnicos, conhecimento. Sei que pode dar este problema com ela original mas ai tu vai la e troca as coisas com folga e tudo deve voltar ao normal o que eu nao concordo é com a ganancia por dinheiro e a falta de preparo...

Obrigado amigo.

Cotrim
27/02/2012, 17:11
Deixar o pneu aberto é alterar o ângulo de Camber (cambagem) se o seu eixo for rígido, só tem um jeito de fazer isso, que seria entortando as tubeiras.

Uma maneira fácil de entender o ângulo de caster, é pensando no ângulo da bolota do diferencial em relação ao solo. O correto é 0º, qualquer coisa nesse ângulo pode gerar o shimmy. Amortecedor de direção só mascara e, o dia que resolver voltar, pode voltar de uma vez só e vc perder o controle do carro.

Pesquise aqui no fórum sobre shimmy, que tem um post do Edu Velo que lista tudo o que deve ser inspecionado.


Lucas, sei bem o que estas passando, isso já aconteceu algumas vezes comigo, afinal lá se vão quase 30 anos de off-road, mas no caso das alterações na Limit preferi errar sózinho, mandei fazer os calços na medida que achei ideal para levantar e caber os 33" e pronto.
Para minha proposta que era gastar pouco e ir pro "crime" funcionou muito bem. Sei que a suspensão não ficou operacional como os "kits" que exitem hoje no mercado e que na época não existiam e os grincos eram muito caros, mas nossas trilhas quase não tem erosões e para atravessar charcos e subir dunas de areia nada supera um "V8itão" bem calçados de pneus.
Agora, ela esta original, assim como a Sport do meu irmão, e está apresentando o mesmo problema de "shimi", por isso não posso culpar esse ou aquele, tenho é que encontrar uma solução.
Uma coisa posso te garantir, para resolver é realmente uma tentativa de errar para acertar, infelizmente, pode ser braço de suspensão torto, bucha defeituosa, pivô do munhão, terminal de direção e até folga na caixa de direção, além é claro de bieleta pifada, etc.etc.etc.
Na minha vou instalar o amortecedor de direção e refazer a geometria, vamos ver como fica.
Uma solução que pensei é deixar a geometria como nos carros de corrida, com os pneus levemente abertos em baixo, não lembro se caster positivo ou negativo, sei que vai acabar com os pneus rápidamente, mas pelo menos vai acabar com este problema.
Vamos trocando ídéias, acho que o GH vai poder trazer suas experiências a este tópico, pois como eu pratica este esporta ha anos.
Abraço,
Badia

BADIA
27/02/2012, 17:59
Valeu pelas dicas Cotrim, to me agarrando em qualquer santo . . .
Abraço,
Badia

GH
27/02/2012, 20:24
Ola GH primeiramente vou resolver a situaçao, pois quero ver amanha se a empresa é seria mesmo. Vejo que tens calços de 3". Podes me dizer se teve este problema de shimmy na sua? Onde faz a manutencao da tua vtr? Abraço

Lucas, minha vtr recebeu os calços de 3" e praticamente não mudou de comportamento. Usei os braços originais e não alonguei as bieletas, mas vou fazer isso pq as buchas delas não estão durando.
Eu sinceramente acho que vc devia voltar lá onde fez o serviço e solicitar o reparo.
Shimmy em vtr de eixo rígido normalmente vem de folgas, muito provavelmente dos rolamentos de munhões, nos CJ isso era comum. Mas os CJ que apresentavam isso já eram bem rodadinhos, não creio que seja o caso da sua XJ 2000.
Até dá pra resolver isso colocando um amortecedor de direção mais parrudo, mas voce estará apenas mascarando o problema.
Levantar XJ em 3" não é muito, não creio que isso seja justificativa p/surgir shimmy.
Só se, como disse antes, sua XJ já esteja bem judiada.
Caso queira ver a minha (e testar), está à disposição, trabalho no Passo d'areia e moro na Chácara das Pedras.

lucas.brondani
07/03/2012, 15:47
Lucas, minha vtr recebeu os calços de 3" e praticamente não mudou de comportamento. Usei os braços originais e não alonguei as bieletas, mas vou fazer isso pq as buchas delas não estão durando.
Eu sinceramente acho que vc devia voltar lá onde fez o serviço e solicitar o reparo.
Shimmy em vtr de eixo rígido normalmente vem de folgas, muito provavelmente dos rolamentos de munhões, nos CJ isso era comum. Mas os CJ que apresentavam isso já eram bem rodadinhos, não creio que seja o caso da sua XJ 2000.
Até dá pra resolver isso colocando um amortecedor de direção mais parrudo, mas voce estará apenas mascarando o problema.
Levantar XJ em 3" não é muito, não creio que isso seja justificativa p/surgir shimmy.
Só se, como disse antes, sua XJ já esteja bem judiada.
Caso queira ver a minha (e testar), está à disposição, trabalho no Passo d'areia e moro na Chácara das Pedras.

GH, minha viatura, agora ta com o pessoal da Atitude 4x4 (não foi a mesma que mexeu na XJ), ja gastei o que nao tinha e ainda nao resolvi o problema! A conta ja esta em R$4.200,00 e ainda nao consegui andar com a viatura com um calcinho de 2". Desanimo total! Perdeu a graça!

Cotrim
07/03/2012, 22:23
R$ 4.200,00 pra resolver um shimmy???

A Atitude de limpar o seu bolso...


Foge Bino.

GH
07/03/2012, 22:37
Lucas, só não entendi se os 4.200 vc gastou onde ela está agora ou no mecanico anterior.

lucas.brondani
08/03/2012, 08:09
Lucas, só não entendi se os 4.200 vc gastou onde ela está agora ou no mecanico anterior.

Gastei no total... Kit 2" + todas as partes moveis da frente (pivos, terminais, reglagem de setor, etc...) + 4 amortecedores skyjacker + mão de obra. O problema ainda continua quando passo em um desnivel a uns 90km/h fica em baixa intensidade mas se esta a 130km/h da um shimmy violento. Agora falta amortecedor de direção, estão vendo isso. O resto é tudo zero! Abraços

Cotrim
08/03/2012, 11:26
Lucas,

Minha XJ tá com Pneus 33", kit Procomp de 4,5" + calço de 1" e tem 0 de shimmy, mas há alguns anos, ela deu um shimmy e o culpado foi a quebra do suporte do amortecedor dianteiro + amortecedor ruim. O suporte foi soldado no eixo novamente e os amortecedores trocados por procomp 9000, o que resolveu o problema. O amortecedor de direção tá praticamente sem ação e não o troquei, porque não preciso.

Colocar amortecedor de direção, como já disse, só vai disfarçar o problema e, se vc não tiver muita sorte, vai descobrir isso da pior forma possível.

Já conferiu o alinhamento, camber e caster do carro?

Já achou o tópico do Edu Velo?

[]'s

lucas.brondani
08/03/2012, 16:44
Lucas,

Minha XJ tá com Pneus 33", kit Procomp de 4,5" + calço de 1" e tem 0 de shimmy, mas há alguns anos, ela deu um shimmy e o culpado foi a quebra do suporte do amortecedor dianteiro + amortecedor ruim. O suporte foi soldado no eixo novamente e os amortecedores trocados por procomp 9000, o que resolveu o problema. O amortecedor de direção tá praticamente sem ação e não o troquei, porque não preciso.

Colocar amortecedor de direção, como já disse, só vai disfarçar o problema e, se vc não tiver muita sorte, vai descobrir isso da pior forma possível.

Já conferiu o alinhamento, camber e caster do carro?

Já achou o tópico do Edu Velo?

[]'s

Oi Cotrin, cara em primeiro lugar valeu pelas dicas. Bom seguinte, da uma olhada ai no site do pessoal que esta mexendo nela agora www.atitude4x4.com.br (http://www.atitude4x4.com.br), eles ja fizeram alinhamento, camber (tem camber nestes carros?) e caster... Corrigindo, ainda nao foi trocada a panhart, agora eles estão olhando ela e o amortecedor de direão que foram as coisas que nao foram trocadas. Sobre o topico ja vi sim e ja levei até eles la, mas acredito ser uma empresa seria pois se tu visse o canibalismo que eles fazem nos jeeps la e de cinema! Abraços obrigado novamente

Claudemir Wenzel
08/03/2012, 16:58
Lucas, no meu Wrangler eu resolvi trocando os cubos das rodas, tinha uma folga pequena no rolamento, como não da pra trocar somente o rolamento troquei o cubo inteiro, a vibração sumiu de vez!

Cotrim
08/03/2012, 23:59
Tem problema de camber se tiver empeno no eixo ou folga nos munhões


Oi Cotrin, cara em primeiro lugar valeu pelas dicas. Bom seguinte, da uma olhada ai no site do pessoal que esta mexendo nela agora www.atitude4x4.com.br (http://www.atitude4x4.com.br), eles ja fizeram alinhamento, camber (tem camber nestes carros?) e caster... Corrigindo, ainda nao foi trocada a panhart, agora eles estão olhando ela e o amortecedor de direão que foram as coisas que nao foram trocadas. Sobre o topico ja vi sim e ja levei até eles la, mas acredito ser uma empresa seria pois se tu visse o canibalismo que eles fazem nos jeeps la e de cinema! Abraços obrigado novamente

GH
09/03/2012, 09:07
Lucas,

O Adaime (Atitude)é um dos caras que mais entende de XJ aqui no sul, talvez seja o mais entendido de todos.

lucas.brondani
09/03/2012, 10:10
Lucas,

O Adaime (Atitude)é um dos caras que mais entende de XJ aqui no sul, talvez seja o mais entendido de todos.

Oi GH, a minha XJ esta sob os cuidados do Adaime. Acho que agora vai evoluir o caso. Abração.

lucas.brondani
09/03/2012, 10:13
Tem problema de camber se tiver empeno no eixo ou folga nos munhões

Oi Cotrin, referente a um empeno no eixo, deveria entao apresentar este problema quando original, vale lembrar que ela so teve problema de DW depois que coloquei as 2", antes era um veiculo estave e impecavel na estrada. Folga nos munhões eu ja pedi para o Adaime dar uma olhada! Abraços e obrigado

Frodo
09/03/2012, 10:30
O movimento do pneu é igual na parte frente e atrás?
OU
o movimento é diferente? EX: parte de trás vibra mais que a frente

lucas.brondani
09/03/2012, 11:19
O movimento do pneu é igual na parte frente e atrás?
OU
o movimento é diferente? EX: parte de trás vibra mais que a frente

Oi Ruan, eu so sinto vibração do DW na frente... Eu até fiz testes levantei ela botei no D e dei no fundo, atraz nao vibra nada...

Frodo
09/03/2012, 12:01
Oi Ruan, eu so sinto vibração do DW na frente... Eu até fiz testes levantei ela botei no D e dei no fundo, atraz nao vibra nada...
Eu falava do mesmo pneu:roll:
DW no eixo traseiro... pula do carro que é o apocalipse.

Frodo
09/03/2012, 12:27
Oi Ruan, eu so sinto vibração do DW na frente...
Eu até fiz testes levantei ela botei no D e dei no fundo, atraz nao vibra nada...

:baseado:
foi bom pra você?.... kkkkkkk

lucas.brondani
09/03/2012, 12:53
:baseado:
foi bom pra você?.... kkkkkkk

Hahahahah... que barbaridade tche...

lucas.brondani
13/03/2012, 09:11
Pessoal, consegui resolver o problema... Mandei arrancar tudo fora!! O stress ficou muito maior que o prazer... Problema solucionado. Fica uma dica para quem quizer levantar suas vtrs - Pode dar tudo certo, mas se der errado, prepare-se pra gastar - Um grande abraço a todos que me ajudaram. O DW existe e digo mais, assusta.

lucas.brondani
19/08/2012, 21:14
Meus amigos,

Ja estava na minha lista de prioridades mandar fazer uma revisão geral nos 2 diferenciais da minha XJ 00/00 para zerar qualqer tipo de folga ou mesmo vibrações provenientes de algum desgaste em alguma parte interna deles. Então procurei o lugar certo para realizar tal trabalho e la foi identificado e trocado as seguintes peças com problemas:

Rolamento caixa satélite dana 30
Rolamento traseiro pinhão dana 30
Rolamento dianteiro pinhao dana 30
Rolamento caixa satélite dana 44
Rolamento dianteiro pinhao dana 44
Rolamento traseiro pinhao dana 44
Retentor pinhao dana 30
Retentor pinhao dana 44
Rolamento de roda com cubo dana 30

Quero ressaltar que coroa e pinhão estão intactos tanto no dana 30 como no 44.

O trabalho ficou nota 10, todos os "socos" terminaram e agora estou tranquilho, pois é mais uma coisa que eu ja sei que foi revisada e que esta em ordem no carro.

Porém como tudo não são flores as vibrações que antes eu achava que vinham do diferencial ainda continuam. Ela aparece a 60km/h de forma continua quando em aceleração e vai sumindo em intervalos até os 80km/h e depois aparece novamente alem dos 120km/h (em aceleração) e não some mais e ai "reverbera" em todo carro. Referente ao cardã ja mandei balancear os dois achando que podia ser isso e tambem troquei todas as cruzetas. Ai desisti e venho aqui perguntar aos colegas se tem alguma coisa que eu ainda não fiz para tentar achar o problema?

Aguardo qualquer tipo de ajuda. Obrigado a todos.

Frodo
20/08/2012, 13:56
Meus amigos,

Ja estava na minha lista de prioridades mandar fazer uma revisão geral nos 2 diferenciais da minha XJ 00/00 para zerar qualqer tipo de folga ou mesmo vibrações provenientes de algum desgaste em alguma parte interna deles. Então procurei o lugar certo para realizar tal trabalho e la foi identificado e trocado as seguintes peças com problemas:

...

Ai desisti e venho aqui perguntar aos colegas se tem alguma coisa que eu ainda não fiz para tentar achar o problema?

Aguardo qualquer tipo de ajuda. Obrigado a todos.

Afinal tirou o lift? ou voltou?

bom o que posso sugerir
Bucha dos braços? bucha bieletas? bieletas? terminais de direção? pivo sup e inf? cubo de roda?

PS1: Vibração detona calço motor (lado esquerdo principalmente) já falei isso aqui:D
PS2: Palanca do cambio vibra? nem 1mm?

celsocebolavgs
25/08/2012, 04:35
Sera que esse link ajuda um pouco???

Yucca-Man: Death Wobble (http://www.yuccaman.com/jeep/dw.html)

lucas.brondani
01/09/2012, 18:04
Afinal tirou o lift? ou voltou?

bom o que posso sugerir
Bucha dos braços? bucha bieletas? bieletas? terminais de direção? pivo sup e inf? cubo de roda?

PS1: Vibração detona calço motor (lado esquerdo principalmente) já falei isso aqui:D
PS2: Palanca do cambio vibra? nem 1mm?

Tirei o lift. Nao tem mais dw. Tem somente essa vibracao. Troquei 1 cubo botei mopar original. Tudo eh zero por baixo. A alavanca nao vibra nada falta trocar os calcos ainda nao vi isso. Pode ser tambem. To trocando tudo mesmo...

lucas.brondani
01/09/2012, 18:07
Sera que esse link ajuda um pouco???

Yucca-Man: Death Wobble (http://www.yuccaman.com/jeep/dw.html)

Amigo eu sei o que eh dw. Esse linck eu ja decorei e ja fiz todas as sugestoes que tem nele. So falta trocar setor e calcos de motor. O resto ja foi tudo feito.

Paulo Edson Machado
17/10/2014, 10:38
Seguinte, o problema começou quando resolvi colocar uns calços na cheroka sport 00/00. Acontece que antes não apresentava problema nenhum, só que agora quando passo de 80km/h ela entra em uma vibração e não sai mais... só sai depois que diminuo para 60km/h. A propria empresa que levantou disse que nao é por causa da altura e sim porque ela esta com folgas que nem a empresa sabe onde é, porém nessa brincadeira ja troquei quase tudo no setor de direção, braço, pivos, panhart e nada. Tenho observado que a roda fica oscilando la na frente causando a vibração em tudo. Ja levei em tudo que é canto e ela nao apresenta nada parada e nos testes, somente em movimento, sera que tem alguma peça que eu ainda não mexi ai? Obrigado a todos!!!


Bom dia amigo , estou com o mesmo problema , e hj fui ate a oficina pra tentar ver o que poderia ser , e achamos o defeito e a homocinética q esta com o rolete quebrado quando chega numa certa velocidade , vem uma vibração como se tivesse caindo a roda.