Ver Versão Completa : Supercharger na Vitara 1.6 JLX 16V ??
Jumperhd
21/02/2012, 22:20
Boa noite a todos !
Tenho uma Vitara 97 1.6 16V, e estou pensando na possibilidade de adaptar o SUPERCHARGER do Fiesta nela, alguem tem alguma idéia sobre essa proposta de adaptação ???
Aguardo informações!:-P
mauricioalan32
21/02/2012, 22:46
Amigo, andei um ano com um kit no meu, e te digo, o troço fica caaavalo meu, agora tirei ele pois estou pensando em vender meu Vitarinha, adquiri uma tracker e acho q vou investir um pouco nela, mas dessa vez nao pra trilha e sim pra fazer passeios e expediçoes. Mas se vc tiver vontade vai fundo e no que precisar de dicas estou ai pra te ajudar. A proposito, vc ja comprou o blower? Se quiser te vendo o meu kit completo!
Abraçao!!
Jumperhd
22/02/2012, 00:35
Opaa blzzz
Cara eu ainda nao comprei pq até então nao tenho muita idéia se funciona legal , como fica o consumo, se da muito pau, quantos cv pode aumentar, se fica legal na 1.6, quanto que posso ganhar de pressão. Se tu puder me essas informações podemos conversar melhor. Sobre a aquisição do blower tu pode me mandar uma MP sobre valores.
Fico no aguardo
mauricioalan32
22/02/2012, 07:35
Dae, jOvem!
Entao, o consumo praticamente nao altera, gasta mesmo qndo vc anda até cortar o giro, mas vc nao precisa mais acelerar assim, normalmente vc anda até no maximo 3500RPM q é onde da a maior curva de potencia ai vc ja passa marcha e em serras vc ganha uma marcha pq ele mantem e nao deixa o giro baixar de 2000RPM. Problema nao dá pq ele é ligado junto com as correias, assim como no fiesta. No meu Vitara ele chegava a dar 0,8Kg de pressao, mas ai como meu motor é pequeno de 8v ele acabava grilando muito em subidas, ai entao acabei limitando com as polias originais mesmo em 0,6Kg e assim ja ficou bom demais!
Abrass
Jumperhd, uma opinião: vende o teu e compra o dele... :concordo:
Marco Miranda
22/02/2012, 09:54
Olá Maurício
Tenho um samurai e comprei um supercharger do fiesta usado
Para instalar gostaria de algumas dicas se possível
O supercharger veio com polia V, devo trocar pela polia poli V original ?
Você instalou ele antes do TBI ?
A marcha lenta ficou normal ?
Foi necessário bico injetor adicional ?
Onde você fixou ele ?
Desculpe a quantidade de perguntas ok
Olá Maurício
Tenho um samurai e comprei um supercharger do fiesta usado
Para instalar gostaria de algumas dicas se possível
O supercharger veio com polia V, devo trocar pela polia poli V original ?
Você instalou ele antes do TBI ?
A marcha lenta ficou normal ?
Foi necessário bico injetor adicional ?
Onde você fixou ele ?
Desculpe a quantidade de perguntas ok
E ai tche,
Td blz?
Estou instalando o supercharger no samurai tbm...
Como o SC possui polia poli V e o meu samurai nao utiliza essa correia, tive que mandar fazer uma nova polia dupla do virabrequim onde a polia de dentro permanece original e a de fora fiz ela para aceitar uma correia poli V para tocar o blower. A 1a polia que fiz errei o diametro e nao deu mto certo, agora estou fazendo uma polia um pouco maior 160mm de diametro e espero acertar.
Pelo que já testei no samurai, o bico injetor nao alimenta sozinho, precisa de um bico suplementar ou substituir o bico original por um de Tipo 1.6, Golf 1.8 ou o do vitara 1.6 8V e derrepente retrabalha-lo. Montarei o sistema de alimentaçao do meu agora com um bico de tipo no lugar do original + suplementar de monza a alcool + gerenciador p/ bico suplementar.
Instalei o supercharger do mesmo modo que se instala uma turbina, antes da TBI e fixei ele em um suporte que aproveitou a furação de onde ficaria o compressor do A/C... Fiz uma flange já com um esticador simples (esticador da correia dentada do motor AP).
Assim que terminar a montagem posto umas fotos.
Abç
Jumperhd
22/02/2012, 11:01
Massss que barbaridade hauahuah, to gostando da idéia mas então no caso do meu ser 16v vai ser ótimo pode ser que altere um poco mais a pressão né. Sobre a utilização de bico injetor suplementar acho que não seria necessário ne ?? Pois não vou participar de megas campeonatos de 4x4 eu uso o Vitara pra trabalho mesmo então dessa forma ai ja me quebraria o galho. Como que vou fazer pra adaptar ele ali junto com a correia que passa do ar condicionado, direção é facil ???
Outra coisa como que funciona aquele negocio FUEL não sei oq, pois vi em algum forum que preciso instalar algo pra enganar a injeção quando existir o aumento de pressão ?!?!
Fala Aryj como nao uso "ainda" meu carro pra trilhas fortes somente para trabalho to bem feliz com ele é um super carro. hauhauha
Abraço
Hahaha!...Nada Jumperhd... a pergunta que fiz é porque também tô me perguntando a mesma coisa! E a resposta é a mesma!!!
Mas vc tá certo e se precisar de ajuda prá instalar o blower, o maurícioalan é o CARA!:concordo:
De repente dá uma olhada...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/99519-vendo-kit-supercharger-importado-para-samurai-ou-vitara-novo.html
pessoal, eu fiquei curioso com este turbo elétrico ai, será que funciona mesmo? alguém ja viu instalado?
tem um pessoal no ML vendendo um kit de 3 PSI, gera 0,2 de pressão, achei pouco, ele falou que pós carnaval vai estar disponivel um turbo de 7 PSI que gera 0,5 kg de pressão, em torno de R$450,00 acho que seria o ideal para vitara e samuka e facil instalação! mas to com medo de ser cobaia, dizem que consome muita bateria, se alguém puder postar as impressões seria de grande valia!
mauricioalan32
22/02/2012, 13:54
Pessoal, esse turbo eletrico nada mais é do que um ventiladorzinho, duvido que de 5% de potencia, se supercharger que é mecanico com correia e tal só da 30cv no fiesta!
Abs
mauricioalan32
22/02/2012, 13:59
Marco Miranda, segue o que o LeO falou!
Abs
mauricioalan32
22/02/2012, 14:03
Um lado bom do 16v é q ele usa 4 bicos, o que garante uma alimentação mais uniforme e constante, o que deixa a mistura mais "rica"... vai fundo que fiiiiica bão!
abs
O Mauricio, não se esquece de mim não, Ticket Nº1 pro kit do supercharger se for vender hehehe
mauricioalan32
22/02/2012, 15:08
hehehehehehe, pod deixar Felipe...
abras
Mauricio me tira uma curiosidade aqui... o SC do Fiesta, com as adaptações de polia e bico já mencionados, dá qto de ganho de potência, afinal das contas, no caso dos 8v?
E se vc souber, a instalação pronta, nova (inclusive SC novo), qto custaria? A grosso modo...?
(Eu e a velha relação C/B...:))
mauricioalan32
22/02/2012, 16:00
Ary, no Fiesta da 30cv de ganho, mas nesse caso tudo é controlado eletronicamente, entrou mais ar o modulo injeta mais combustivel, alem de contar com o apoio de um intercooler, no meu caso eu nao cheguei a medir, mas acredito que deve ter ganho entre 20~25cv, é gritante a diferença de torque que da. Eu gastei 2.400,00 tudo entre blower, valvula blowoff silenciosa (pra nao chamar os homi da lei), dosador HPi de combustível, módulo Clamper Fueltech, tensionador do motor AP, Correia, Hallmeeter, flanges e mão de obra!
Abs
Então, se torque é o problema prá sapatos maiores, esse ganho poderia substituir a necessidade de upgrade na relação dos diferenciais?
Visto que uma relação 6x35 é muito difícil e cara, calculo uns 4000,00 hoje, trazendo lá de fora?
Ou tô falando bobagem?
Mauricio, qual a relação de giro motor:blower que você usou??? esses 0.6kgf chegam em que rotação?? não seria necessario diminuir o corta giro do vitara (por segurança), pois o blower m24 só aguenta 18mil giros, então a relação máxima deveria ser 1:2,25 (8000*2,25=18000), e essa relação quase não deve dar pressão em baixo giro.
mauricioalan32
22/02/2012, 17:19
Felipe, a pressão começa ja nos 1500RPM chegando a potencia maxima nos 3500RPM, a pressão é a mesma tanto nos 1500RPM como nos 3500RPM. A pressao maxima que aguenta é só questao de calculos de engenharia mesmo, pq nem no fiesta chega aos 6000RPM, quem dirá 18.000, ai como falei, a pressão é a maxima em praticamente todos os regimes de giro a partir dos 1500RPM!
mauricioalan32
22/02/2012, 17:23
Ary, no meu caso resolveu o problema, pois como eu andava com os pneus 32" mais a recapagem ficou bem redondinho o trabalho do motor. É claro que pra fazer o bichinho dar a "primeira" girada nos pneus ele ainda é amarrado pelo fato do blower nao estar girando o suficiente pra gerar pressão e cosequentemente tirando um pouco de força do motor para comprimir o ar, mas qndo chega nos 1500RPM ele enche bem e logo "explode" o giro rapidamente até os 3500RPM com total torque, depois dos 3500RPM vc ja nao sente mais muito efeito mesmo que segure o pé até cortar giro, o troço fica que nem moto, é aquele giro fino e de vez!
Abs
po legal se em 1500rpm já tem pressão é bom. agora, é bom dar uma verificada na relação senão uma hora dessas tu pisa fundo no acelerador, o giro do motor sobe pra 7mil e a relação alta (1:3 por exemplo) faz a turbina subir a 21mil giros, ela vai ir parar lá no espaço, pois o máximo dela é 18mil huh...
(apesar que eu acho que mais de 6mil giros no motor do vitara mesmo sem supercharger já uma loucura, o bixo ronca mais que uma duzia de caminhão juntos)
mauricioalan32
22/02/2012, 17:53
Não há o que verificar relação, uma vez que a polia do virabrequim do vitara tem o mesmo diametro do Fiesta, e a polia do blower é a original que vem no fiesta tbm, até pq a pressão é constante e a injeção do vitara corta por volta dos 6000RPM!
Jumperhd
22/02/2012, 18:11
Falaaa Cheeeee....
Hoje tem (GRÊMIO máquina) x inter kkkkkkk quem é gremista aiiiii????
To so me bobiando eu sou gremista !!
Viu sobre o supercharger se nao tem umas fotinhas Mauricio pra mostrar ai.
Será que eu mesmo consigo instalar o bixinho na vitara ???
Abraço
@mauricio, ahh agora eu entendi, sendo assim sim, pau no bixo então :D
jumperhd, aqui tem umas fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70767-vitara-98-x-zuki-monstrim-13.html
Sobre as polias do motor x supercharger.....
Tive problemas de falta de pressao no supercharger por usar uma polia para toca-lo mto pequena....
A polia do vitara possui se nao me engano 145mm de diametro ( se alguem pudr corrigir/confirmar eu agradeço).
Como errei na 1a vez, pretendo usinar uma polia nova amanha com a medida de 162mm de diametro no VB e manter a polia do blower original (54mm).
A relação entre as polias pode ser de até 1:3,5 conseguirei uma relaçao de 1:3,0 o que ainda está dentro dos limites de segurança, e se girar 6 mil rpm no motor do samurai, o blower irá girar os 18.000RPM.
Vamos ver o que acontece !!!!!
Abraços
mauricioalan32
23/02/2012, 08:13
Isso ai LeO, mas qnto ao giro, pode ficar tranquilo pq vc nunca vai segurar mais do que 4.500RPM, vc ja vai meter outra marcha pra manter o trocão do bixo!
Abs
E como é a dificuldade de se achar um m24? Novo? Usado? Como vcs acharam o bicho?
Jumperhd
23/02/2012, 10:50
To com as minhas dúvidas aqui se o M24 vai ser suficiente para a Vitara 16V, pois oq vejo é que para ficar bom vcs estão pensando em instalar um bico suplementar né...
mauricioalan32
23/02/2012, 13:04
Justamente, Jumerhd... pelo fato da injeção do vitara 8v ser monoponto e ter somente 1 bico, a injeção dos 16v ja tem 4 bicos e é Multiponto, a injeção praticamente se regula!
Abs
VRODRIGUES
23/02/2012, 21:03
Tava pensando nisso hoje mesmo pro meu Grand Vitara 2.0... Alguém aconhece histórico dessa alteração em GV 2.0?
mauricioalan32
23/02/2012, 21:30
Rodrigues, acho que no 2.0 nao rola o blower do Fiesta, ai ja teria que ser um M45 ou um M65 pra dar conta do recado!
Abs
VRODRIGUES
24/02/2012, 09:10
Rodrigues, acho que no 2.0 nao rola o blower do Fiesta, ai ja teria que ser um M45 ou um M65 pra dar conta do recado!
Abs
É, um M62 ou M90 seria o mais indicado... Mas eu não teria que mexer em mais nada pra conseguir usar essa potencia extra sem risco de quebra?
mauricioalan32
24/02/2012, 10:16
Até onde sei, dependendo da pressao vc tem que aumentar o volume de combustivel a ser injetado, nesses caso é ter 50% extra de combustivel pra pressao de entrada no coletor e ainda assim passar para alcool talvez ou remapear a injeção!
Abs
Carletto
16/07/2013, 17:24
Mauricio,
Vou fazer o motor do meu Vitara 97 1.6 16v, e estive pensando num projeto muito parecido com o seu! Vou precisar de umas dicas, espero que não se importe com algumas (muitas) perguntas! O ganho que pretendo ter é similar, entre 22 a 28 cv.
Não conhecia esse módulo clamper da Fueltech, ja estava desistindo do projeto por achar que teria que colocar uma injeção fueltech (+- 1.500,00). Tinha ligado em alguns lugares para tentar reprogramar o chip, mas sem boas notícias.
Como fica o carro de saída? Como o motor precisa girar também o blower, imagino que fique um pouco mais fraco, como se estivesse com o ar ligado. Claro que depois dos 2.000 giros a coisa muda muito. Pergunto isso, porque também penso em colocar uma embreagem de cerâmica da displatec. Obvio que expliquei minha necessidade pra eles, precisando de uma embreagem que ainda patine um pouco para servir de 'escape' dos sistema de transmissão, como um todo. Mas se o carro ficar muito fraco, toda hora terei que jogar 2.000 giros pra sair, o que vai acabar forçando a transmissão.
O seu é o eaton m24, do fiesta 1.0? No meu projeto estive procurando um m45, do mercedes kompressor por achar que o m24 não daria conta.
Com o motor admitindo mais ar, precisou fazer alguma modificação no filtro de ar? Não quero colocar filtros esportivos pois a micragem é maior, e passa mais sujeira. Ainda está em projeto, estive pensando em trocar por um maior, como o da Ranger.
Jumperhd
09/08/2014, 18:57
Boa Noite !
Reativando esse tópico, Carletto você chegou a colocar o Supercharger como que ficou???
Ainda estou com a minha Vitara e continuo com a idéia de colocar, mas queria saber mais sobre o processo de instalação e realmente os benefícios.
Se alguém adaptou manda noticias para a gente.
Abraço
sandro-natal
11/08/2014, 14:45
Botou, Carletto?