Conectar

Ver Versão Completa : Qual Alternador ?

Marcio Vargas
16/10/2003, 14:10
ALLzão

Procurei nos arquivos mas não achei nada que me ajudasse...
O alternador do Porcão já foi pro saco faz tempo,, estou expremendo ate a ultima gota dele...
Quero aproveitar e colocar um mais potente, esse que tenho agora não carrega muito bem a bateria,,, varias vezes já fikei na mão pq acabou a carga e o danado não carrega, pra se ter uma ideia, só ligando o radio a garga já não vai pra bateria,,, vai toda pro radio.

Pois bem, os unicos equipamentos eletricos que tenho alem dos originais são o radio e uma luz interna.. mas logo vou estar colocando 2 pares de farois de milha. Portanto quero um alternador potente!!! Qual que o sabio ALL recomenda??

A bateria já comprei uma nova,,, mas só vou colocar depois que tiver o alternador.

Valew

jose neto
16/10/2003, 15:14
Coloque o do OMEGA ou do OPALA 4.1 fica muito bom e tb não é di-
ficil de encotrar. Espero ter ajudado.

Thiago Rodeghel
16/10/2003, 16:33
Coloque o do OMEGA ou do OPALA 4.1 fica muito bom e tb não é di-
ficil de encotrar. Espero ter ajudado.

E aí Galera :D

Um camarada meu colocou um do Vectra, e ficou muito bom :lol: 8)
Da Blazer tbm é muito bom :wink:

Falou

Mauricio Mei
16/10/2003, 17:40
Amigos

eu coloquei o do Santana com ar condicionado (90A) e aguenta muito bem ate o guincho eletrico que tenho...alem disso a instalacao foi tranquila. Alem do preco ser bom..por volta de R$ 120,- na base de troca do alternador original mesmo....

Espero ter ajudado

[]'s

EduardoLang
16/10/2003, 18:47
Eu estou adaptando o alternador do gol bolinha, 75 amperes. Não sei o resultado porque ainda não o coloquei, mas acho que o resultado deve ser bom.

Nesse tipo de adaptação, o único incoveniente, será o suporte de fixação e o suporte do esticador. O demais é muito simples, é só uma questão de acertar a instalação elétrica e a polia do alternador.

Boa sorte!

sds

Cícero Franco
17/10/2003, 09:00
Se tiveres guincho elétrico ou ar-condicionado ( :lol: :lol: :lol: ), usa um mais potente, se não podes usar um menor mesmo.

[]s

CJ 60
17/10/2003, 15:00
Grande Marcio

Se seu motor for o BF161, usa o do golf (`100amperes), ele é plug n'play, tira um coloca o outro e vai ter energia de sobra pra farois de milha, radio px etc etc..

[]'s

Giovani
18/10/2003, 00:32
Um camarada meu colocou um do Vectra, e ficou muito bom :lol: 8)

:D Salve Galera!!!

:D O do Vectra é de 120A!!! :wink:

:D Caro Márcio... Antes verifique se não há "fuga de corrente" em alguma parte da fiação, estado da bateria, se o alternador atual está funcionando... Outra coisa boa de se ter é uma chave geral. Quando vc põe ele pra dormir, desligue a geral, isso segura a carga da bateria por muito mais tempo! 8)
[]'s

Marcio Vargas
20/10/2003, 10:11
ALLzão e Giovane

Fui em uma boa casa de baterias, fiz varios testes na viatura, eis os resultedos

- Não tem fuga nenhuma de corrente ( Ufa)
- O alternador é de 35Amperes. ( Vou colocar o de omega ou o de opala, só pra ter mais segurança0
- Bateria completamente acabada!!! o cara ate estranhou como eu ainda estou andando!!! Ela não segura mais nada de carga, mesmo o alternador carregando em qustão de 5 ou 6 horas já tá quase zerada.

Diante disso já providenciei uma bateria nova, a antiga era de 56amperes, comprei uma de 90!!!! Pra não faltar energia. seguindo essa linha estou atraz do alternador de omega ou de opala 6cc.

Valew por todas as dicas
Akele abraço

Stormbringer51
20/10/2003, 10:23
Ae galera, qualquer um desses alternadores serve pro CJ? Não tem nenhum problema de encaixe, suporte, capacidade de fios ou coisas do tipo?

8)

[]´s

CJ 60
20/10/2003, 10:31
Stormbringer51...

Como eu disse lá em cima, um eletrecista que conheço me disse q o do golf (100amperes) é plug n'play, visto que seu motor seja o bf, vc tira um põe outro.. qto a fiação acredito que naum haja problema, mais se alguem souber na certeza poste aki pra gente..

[]'s

Marcio Vargas
20/10/2003, 10:57
Opa!!!

Segundo me informei na casa de baterias apenas os alternadores de carros mais sofisticados, como BMW, mercedes, volvo etc.. tem uma adaptação mais dificil no BF. alternadores de carros mais "comuns" como Omega, Opala, Vectra, Santana Etc... não demandam muitas adaptações. alguns como opala e golf não requerem nada de adaptação.. é só colocar em cima ligar os fios e sair andando. Caso algum amigo saiba informações mais tecnicas favor postar pois serão de grande utilidade.

[]'s

Marcelo
20/10/2003, 13:08
Pessoal,

Uma perguntinha meio besta... :oops:

Quando trocado o alternador por um mais forte - como o caso do de 120A - como fica a fiação? Bobina, faróis, painel, chave etc, tem que trocar tudo? :?: :?:

[s] cheios de dúvidas,

EduardoLang
20/10/2003, 15:02
MArcelão ! ! ! ! !

Não precisa mexer em nada no carro, somente se o seu alternador for do antigo, com o relê regulador de voltagem externo, terá que acertar somente isso, pois os modernão o relê fica internamente.

O resto, significa saída de carga da bateria e não entrada, então, permanece do mesmo jeito.

Talvez, vc tenha que trocar a fiação do alternador até a bateria, mas somente isso.

sds

Stormbringer51
09/11/2003, 20:17
Galera, queria saber se ao ligar a bateria de um carro na bateria do CJ, vai carregar as baterias? Estando os 2 ligados?
É que to achando que meu alternador não está carregando direito. :shock:

Outrra coisa, a bateria pode descarregar por falta de uso?? :?:

Ian Moreira
10/11/2003, 08:13
O meu alternador é original, e eu não sei qual é a amperagem dele(á, e a plaqueta identificadora foi pro saco), eu tinha uma bateria nele de 45 AMP, comprei outra de 60 AMP e já coloquei nele, e estou colocando um sonzinho nele: toca-fitas Pioneer, 2 Falantes 6x9 Pioneer e 1 módulo amplificador de 300W(fraquinho), no mais eu não tenho outro acessório elétrico, minha dúvida é a seguinte: o meu alternador original vai dar conta do recado :?: com essa configuração a minha bateria aguenta :?:

Abraços :!:

Ian Moreria
Jeep 71 Laranjão

walter.andreis
10/11/2003, 10:14
o meu alternador original vai dar conta do recado :?: com essa configuração a minha bateria aguenta :?:

Vai,
Aguenta...
:wink:

[]´s

Stormbringer51
12/11/2003, 00:21
Galera, queria saber se ao ligar a bateria de um carro na bateria do CJ, vai carregar as baterias? Estando os 2 ligados?

:?:

Danniel Pizatto
12/11/2003, 00:39
Depende... Só uma bateria ligada a outra não, mas com outro carro ligado sim. mas o tempo de carga é grande nem compensa muito.

Sim, mas em alguns poucos casos pode acontecer o inverso...

Explico: quando se usa a bateria intensamente (exemplo, alternador não está funcionando e várias partidas seguidas) a bateria "cansa".
Deixando ela quieta por um tempo (que pode ser um dia, uma semana) ela consegue recuperar parte da carga. Me Jeep tá desse jeito: quando chego na fazenda dá pra ficar virando o motor por uns 30 segundos.... No dia que vou embora só pega na chupeta.... :lol:

Louback
13/11/2003, 11:16
Salve pessoal.

Bem, no meu CJ3A - 51, perdi uma bateria novinha com o excesso de carga, o relé externo colou e sobrecarregou a bateria. Coloquei um Alternador de 90A do Gol novo e ficou show, só tirei o suporte do alternador antigo e pronto, esse alternador vem com dois tipos de suporte e um é parecido com o de motor CHT, ficou beleza .. A dica da chave geral dada pelo Giovani é super importante ...

tavio_g
23/05/2005, 00:47
Ressucitando esse tópico...
To pretendendo trocar o alternador do jeep.
Tenho nele o OHC com alternador original, qual alternador melhor se adapta ao suporte original!? ou que exige menos adaptação?

[]s

Marcelo
23/05/2005, 09:01
Tavio,

O do Tempra (que acho que é o mesmo do Santana :roll: ) é bem fácil de adaptar, praticamente Plug'n'Play, gera 90A e dá conta do recado. :wink:

[s] alternados,

gtrong
23/05/2005, 11:27
No meu jeep o motor é do opala 4 cilindros tem direção hidráulica (conj. do opala). Alguém poderia me ajudar informando qual seria o alternador com amperagem entre 90 a 120A de mais fácil adaptação para essa mecanica. Grato

Alessandro Henrique
23/05/2005, 12:22
No meu jeep o motor é do opala 4 cilindros tem direção hidráulica (conj. do opala). Alguém poderia me ajudar informando qual seria o alternador com amperagem entre 90 a 120A de mais fácil adaptação para essa mecanica. Grato

Tenta o alternador do proprio opala! Verifique o do 6 cilindros com ar condicionado.

Sds.

Ronaldo B.
23/05/2005, 15:27

gtrong,

Também estou com o motor do Opala e conforme o Marcelo disse acima, estou usando o alternador do Tempra e funciona sem problemas.

[]´s

tavio_g
24/07/2005, 23:41
Pessoal, acabei comprando o alternador do tempra de 90a da bosch. a adaptação ficou bacana, tive que trocar a polia pois a original era aquela mais larga, mas fica aqui uma questão:
como a polia era menor ele acabava girando mais rápido que agora, com uma polia maior.
reparei que qdo dou partida no jeep a luz AMP do painel fica acesa até que se dê uma acelerada. depois ela apaga e nao acende mais, mesmo em marcha lenta.
será que preciso troca a polia por uma menor???? quem usa esse alterandor precisou mudar alguma coisa na polia :?: :?:
estou usando o OHC

ACR
25/07/2005, 00:57
isso e normal

tavio_g
25/07/2005, 10:14
então, mas não fazia isso qdo era o original.

torp
25/07/2005, 14:58
no meu eu estou utilizando um de vectra, eu perguntei a um eletricista se tem problema de dar uma sobre carga, ele disse que não.

valeu

vnogueira
25/07/2005, 16:35
E ae galera!!!

Alguém sabe por quanto tá saindo em média um alternador novo do golf?

Valeu,

Vitor

Cotrim
25/07/2005, 17:55
E ae galera!!!

Alguém sabe por quanto tá saindo em média um alternador novo do golf?

Valeu,

Vitor

Caro pra caramba, como qq outra peça de GOLF

[]'s

tavio_g
26/07/2005, 23:19
o que vc chama de sobrecarga???
mais amperes que a bateria????

Cotrim
26/07/2005, 23:30
o que vc chama de sobrecarga???
mais amperes que a bateria????

Exato, mas se o regulador de tensão estiver funcionando, nunca vai dar sobrecarga, pois ele mantém a voltagem em 13,8V, o que carrega a bateria. A corrente (amperagem) só é liberada conforme a necessidade de carga.

[]'s

tavio_g
26/07/2005, 23:31
humm.... e esse negócio do alternador não girar na velocidade original????
não pode ser que dê uma sub-carga????
assim, ele pode gerar 90a, meraria somente 50?????? devido ao giro?

Cotrim
26/07/2005, 23:45
Otávio,

Num alternador, se aumentar o giro, aumenta a voltagem, que é controlada pelo regulador. A quantidade de voltas e o diâmetro do fio utilizado no induzido é que possibilitam a geração de até 90 Amperes. Geralmente, os alternadores são preparados para liberar toda a capacidade a giros baixos, para que a bateria seja carregada quando o carro esteja andando na cidade, sem precisar de da giro máximo no motor.

[]'s

tavio_g
27/07/2005, 11:19
concordo com vc Escória, mas o que me deixa intrigado é a luz de amp que se acendo no painel qdo dou partida(ela se apaga depois de uma aceleradinha e nao acende mais depois) e também pq somente em marcha lenta com o giro menor que o normal,devido à polia ele pode não carregar.
pode ser frescura, mesmo mas não quero ter surpresa em ver que ele não está carregando o suficiente e me deixar na mão duma hora pra outra.

Cotrim
27/07/2005, 22:18
Otávio,

É exatamente isso que falei. No momento que aquela luzinha está acessa, o alternador está gerando menos voltagem que a que se encontra na bateria, por exemplo, a bateria está com 12,7 V e, por falta de giro, o alternador está gerando 11V. Quando vc dá aquela aceleradinha, ele passa a gerar os 13,8 ~14 V necessários para a carga da bateria. No seu caso, pode ser que o seu regulador esteja custando a liberar a carga.

[]'s

tavio_g
27/07/2005, 23:25
hummm.....
então, mas o alternador deve ser um mínimo de rpm para gerar os ~14 v e será q por causa da polia ele não está gerando qdo em lenta!?
por outro lado, sempre que ele ficasse em marcha lenta deveria ficar com a luz acesa e isso não acontece. agora não sei mais o que fazer. pelo que sei esse regulador de voltagem deste alternador não é barato não, será que vale a pena colocar uma polia menor!??? se sim, qual poderia colocar lá????
tem algum carro que tem uma polia semelhante?????

Cotrim
30/07/2005, 11:18
Otavio,

Antes de fazer qualquer coisa, leve sua viatura a um auto-elétrico. Eles têm os equipamentos necessários para fazer a medição das condições do alternador. Ficar chutando à distancia é meio difícil.

A única coisa que posso dizer é que o alternador de Tempra (90 Ah) que está no meu JEEP, o SUPER-ESCÓRIA, está carregando as duas baterias de 60Ah na boa. Fiquei 3 semanas sem fazer o JEEP funcionar e, após chegar gasolina no carburador, a partida foi tranquila. Quando acendo os faróis, não ocorrem variações na luminosidade, nem com o carro em marcha-lenta. O guincho, também, funciona perfeitamente. Tudo isso junto, me leva a concluir que o meu está carregando perfeitamente.

Verifique essas coisas no seu, mas leve ao auto-elétrico se tiver dúvidas.

[]'s

Dmark
30/07/2005, 13:22
Buneas, tenho o mesmo motor e mesmo alternador, troquei fazem 6 messes e o mesmo ocorreu.
...polia menor, carrega também mais rápido.

tavio_g
01/08/2005, 11:49
Então, Fábio ele também está carregando bem. Ele foi colocado num eletricista aqui em campinas que tem todos os equipamentos para medir a amperagem e a voltagem.
quando o jeep está em lenta ele carrega normal. porém qdo liga-se 1 ou 2 faróis de milha ele dá uma oscilada. segundo o eletricista e eu constatei isso tb, se acelerar um pouco(mas é um pouco mesmo) a lenta do jeep ele já passa a carregar os 13,8 em lenta tb.
Como não gostaria de aumentar a lenta(devido ao consumo/frescura mesmo :lol: :lol: ) pensei na possibilidade de diminuir a polia, assim ele giraria mais em lenta.
Qual motor você está usando Fábio!? a polia que você utiliza nele é igual às originais!?

valeu.
Abraços

Cotrim
02/08/2005, 17:59
Otávio,

Deixe do jeito que está para não forçar o motor e o alternador, pois você vai precisar de faróis, na maioria das vezes, com o carro em movimento, ou seja, com o motor acelerado.

O meu motor é o BF 161, 6cc original do JEEP e o alternador é o do Tempra, com uma polia de tamanho padrão.

Lembre-se de que o JEEP sempre tem algo pra fazer, então, em time que está ganhando, que é o seu caso, pois o alternador tá carregando, não se mexe.

O Jeep consome super pouca energia, pq não tem equipamentos muitos equipamentos elétricos, por isso o alternador original é tão pequeno. Só pra exemplificar, uma vez, a ligação do alternador pra bateria queimou proximo a Campinas. Vim de lá aqui, à noite, com faróis ligados, só na bateria, com o alternador desligado, então relaxe, não procure pelo em ovo.

[]'s

[]'s

tavio_g
02/08/2005, 19:30
blz Fábio, acho melhor não mexer em nada então...
valeu pelas dicas. Mas é que eu gosto das coisas funcionando legal.
Ando com ele à noite e beleza sem problemas nenhum.
vou deixar como está então..
Valeu!

abraços!

valmor
01/10/2005, 20:42
Qual bateria e alternador ideal pra um CJ5 , motor opala 4cc , SEM guincho , de extra : 4 farois de milha e radio ....

[]´s

Valmor

Cotrim
02/10/2005, 11:22
65 A/h é mais do que sufucuente, mas vai depender do alternador que você possui. Se o Alternador for de 35A/h não adianta você possuir uma bateria de 65 ou de 55.

[]'s

valmor
02/10/2005, 12:42
65 A/h é mais do que sufucuente, mas vai depender do alternador que você possui. Se o Alternador for de 35A/h não adianta você possuir uma bateria de 65 ou de 55.
[]'s

Obrigado , Escoria.

E qual alternador vc indica considerando preço e facilidade de instalação ( plug&play) ?

[]´s

Valmor

Cotrim
02/10/2005, 13:07
O do Omega, do Vectra, do Tempra.

São todos muito simples de instalar, é só encontrar um legal em desmanches. O meu é do Tempra (90 A) e custou $110.

[]'s

Wallace
02/10/2005, 14:05

[]'sPorque não pode?
Pode dar uma explicação tecnica adequada?

Primeiro erro ai é que a capacidade do alternador é medido em Amperes e não Amperes hora.
A bateria tem as duas medidas:
Ah que é a quantidade de energia que ela armazena e A (CCA) que é a corrente maxima em Amperes que ele pode fornecer de pico, como na partida ou no uso do guincho;

Pois não existe nada que limite a quantidade de energia que a bateria armazena com a capacidade de carga do alternador.
Repare que em veiculos mesmo jipes a diesel originais assim como caminhões costumam ter alternadores com menores cargas que a capacidade de armazenamento da bateria. Em barcos isso é nitido.

Ao contrario um alternador muito poderoso com uma bateria de pequena capacidade de carga é que é um grande problema. Já que neste caso a bateria vai sofre com uma carga muito rápida, tendo uma vida util reduzida.
Se tem uma bateria de 70 A/h e um alternador de 35 A/h o que acontece é que o alternador vai demorar duas horas para carregar a bateria se a mesma estiver completamente sem carga.
Se tivesse um alternador de 70 A/h carregaria em 1 hora, um de 140 A vai carregar em meia hora.

Escoria seu erro é comum, mas se estudar um pouco vai ver que não tem o minimo sentido como expliquei aqui.

Cotrim
02/10/2005, 19:04
Wallace,

De fato, eu cometi o erro das unidades de medida, eu sei que o alternador é medido em A e não em Ah, mas saí digitando feito um cachorro louco. Quanto à dimensão do alternador, além de saber que não é necessário, tanto que tenho um alternador de 90A no SUPER-ESCÓRIA e 130Ah de bateria, eu não cometi erro nenhum, mas você com sua habitual arrogância não notou que é só uma questão de aplicação. Não estamos falando de um carro de passeio que fica ligado durente grandes períodos, mas de um JEEP, onde na maioria das vezes vc o utiliza por curtos períodos.

O alternador de 35 vai levar 2 horas pra carregar a bateria, nisso você tem razão, mas em um JEEP isso não é útil, pois durante as trilhas fica funcionando em marcha lenta a maior parte do tempo. Em uma trilha, ao cair da noite, quando você utiliza 4 faróis de milha (4 x 65W = 260 W) você utiliza 22 dos 35 disponíveis, se ligar o rádio (40 W) e o sistema de padrão iluminação (2 x 50 + 4 x 5) você gasta mais 13 A. Com isso, você fica sem carregar a bateria. :parede: :parede: :parede:

Como você é um engenheiro, você deve saber que, para dimensionar-se um conjunto gerador elétrico, deve-se somar o consumo de todos os equipamentos que serão utilizados simultanemente e calcular com uma margem de 20% (no mínimo).

Duvido que na sua Cherokee tenha um alternador de 40A e uma bateria de 85, como você disse em outro tópico.

[]'s

Wallace
04/10/2005, 00:20
Duvido que na sua Cherokee tenha um alternador de 40A e uma bateria de 85, como você disse em outro tópico.[]'sNunca falei isso!

Cotrim
04/10/2005, 11:11
Walace

Desculpe-me, mais uma falha minha! A sua bateria é de 70Ah e não de 85 Ah.

[]'s

Ronaldo B.
04/10/2005, 14:51
Qual bateria e alternador ideal pra um CJ5 , motor opala 4cc , SEM guincho , de extra : 4 farois de milha e radio ....

[]´s

Valmor

Valmor,

Estou com a mesma configuração que você no jeep, motor GM 4 cil. e 4 faróis auxiliares e um rádio que no meu caso é um PX e estou com o alternador do Tempra e uma bateria DUREX de 70 amperes que comprei faz um mês e paguei acho que foi R$ 160,00.

Mesmo sendo formado em eletrônica, não fiz nenhum cálculo eletro/matemático/físico/mecânico/etc..etc.. para chegar a essa configuração, mesmo porque não exerço a profissão a mais de 10 anos então já esqueci como se calcula essa tranqueira toda, mas está funcionando muito bem, pelo menos até agora. :D :D :D

[]´s

Wallace
04/10/2005, 14:57
Isso, 70Ah, o alternador acho que tem mais de 100 A... ai junto com o calor que faz no cofre do motor é dificil a bateria durar mais de 2 anos... :(

Ronaldo B.
04/10/2005, 15:13
O alternador do Tempra tem 90A e a bateria do Tempra não tem mais que 65A, assim como o alternador do Vectra é de 90A ou mais e a bateria original de fabrica é de 55A. :pensativo: :pensativo:

[]´s

Wallace
04/10/2005, 15:52
É só que estes veiculos tem um alto consumo eletrico normal, que é basicamente suprido pelo alternador.
Num jipe, principalmente com guincho, quem vai fornecer a carga é basicamente a bateria, ai quanto mais forte o alternador quado comparado com a bateria, mas a beteria sobre com uma carga muito rapida.

Ronaldo B.
04/10/2005, 16:33
Ou seja, o problema é que normalmente o CJ tem um consumo baixo e acaba sobrecarregando a bateria quando o alternador tem capacidade muita acima da bateria, certo ??? Se houver consumo, não há esse problema.

[]´s

Cotrim
04/10/2005, 16:34
Wallace,

Se não me engano, o seu alternador é de 136A.

O caso de calor dentro do cofre do motor me faz lembrar de uma passagem interessante: a Chevrolet, após o lançamento do Omega 4.1 descobriu que tinha um problema grave nas mãos, pois a bateria dos carros começou a pifar com alguns meses de uso. Solução????? Capa térmica na bateria.

Portanto, embora a maioria das concessionárias falasse que a capa era para que o proprietário não corresse o risco de se sujar, ela tinha uma função um pouco diferente.

O alternador do Tempra tem 90A e a bateria do Tempra não tem mais que 65A, assim como o alternador do Vectra é de 90A ou mais e a bateria original de fabrica é de 55A

Ronaldo, isso é muito fácil de explicar. Embora a carga rápida de uma bareria seja prejudicial à bateria, as montadoras preferem detoná-las por 2 motivos óbvios.

1º :arrow: As fábricas de baterias têm que vender baterias e, sendo parceiras das montadoras....
2ª :arrow: Ninguém quer ficar com o carro ligado por 2 horas antes de ter um mínimo de carga que permita vc sair com os faróis acesos, que seria o caso de um carro com bateria de 65Ah, consumo médio de 50A e alternador de 50A.

[]'s

Alessandro Henrique
04/10/2005, 16:54
O caso de calor dentro do cofre do motor me faz lembrar de uma passagem interessante: a Chevrolet, após o lançamento do Omega 4.1 descobriu que tinha um problema grave nas mãos, pois a bateria dos carros começou a pifar com alguns meses de uso. Solução????? Capa térmica na bateria.

A solucao do problema foi deixar de utilizar a delco freedom

Sds.

Alessandro Henrique
04/10/2005, 17:11
Ou seja, o problema é que normalmente o CJ tem um consumo baixo e acaba sobrecarregando a bateria quando o alternador tem capacidade muita acima da bateria, certo ??? Se houver consumo, não há esse problema.

[]´s

Uma vez que a bateria esteja carregada o alternador nao tem como sobrecarrega-la.
Grande parte dos problemas surgem quando o alternador carrega uma bateria totalmente descarregada ou quase. A corrente de carga passa a ser maior do que a habitual, ocasionando aquecimento da bateria e em alguns casos, evaporacao de uma pequena parcela do eletrolito.
O alternador jamais ira fornecer sua corrente maxima para a carga da bateria, sendo que o mesmo eh responsavel por manter em funcionamento outros sistemas.
Se o sistema esta corretamente dimensionado a unica funcao da bateria sera de efetuar a partida do veiculo e suprir o mesmo de energia enquanto o motor estiver parado.

Sds.

Sds.

Cotrim
04/10/2005, 21:28
A solucao do problema foi deixar de utilizar a delco freedom

Sds.

Isso também, mas não resolveu por completo. A capa térmica continuou sendo utilizada.

[]'s

Wallace
04/10/2005, 23:41
Se o sistema esta corretamente dimensionado a unica funcao da bateria sera de efetuar a partida do veiculo e suprir o mesmo de energia enquanto o motor estiver parado.O problema é exatamente este, o pessoal aqui é que esta definindo o sistema.

A Cherokee também já vem da fabrica com o isolante termico da bateria, não que ache que ajuda muito...

Sukys
05/10/2005, 01:19
A Cherokee também já vem da fabrica com o isolante termico da bateria, não que ache que ajuda muito...

Se não ajudasse o fabricante do carro não gastaria dinheiro com sueter para bateria! :lol:

O que mata qualquer bateria é o excesso de temperatura e qualquer grau a menos é muito bem vindo. Carga rápida, por exemplo, se feito com a bateria em baixa temperatura é menos danoso do que com a dita quente.

Abraços,

Marcos
05/10/2005, 22:10
Vou colocar um alternador de 90 A do Gol que veio com a polia "poli-V". Alguem pode sugerir uma polia para adaptação? Fiz uma busca na região da Duque de Caxias mas não encontrei nada.

[]s

Marcos

Marcos
19/10/2005, 21:21
Bom a adaptação está indo. Coloquei uma polia do Versailles que tem o mesmo furo, só precisou de algumas arruelas para "calçar" a porca de fixação. Deu trabalho também a fabricação de suportes e esticador porque o jipe usava dínamo. Agora surgiu outra dúvida básica, quanto à ligação do alternador. Este alternardor do Gol tem dois fios um vermelho e um azul bem fino. O fio azul é para a luz-espia ou tem outra função? O negativo é fechado pela carcaça no suporte, correto? Agadeço as dicas,

[]s
Marcos

CJ 61

tavio_g
24/10/2005, 18:29
Pessoal...
vou precisar da ajuda de vocês!
Coloquei um cd com uma potencia no jeep... pq só ouvir os caras falando no rádio nao dá!
nada mais bacana que um pink floyd.. na trilha.. h :D bom, nao é sobre gosto musical o assunto.
nao estava com farol ligado, o jeep sempre em 2 ou 3 reduzida nas trilhas... andando na boa.. som ligado.. depois de umas 2 horas... qdo ia dar partida, sentia o motor pesado... parecia que faltava bateria... tive que dar um tranco. depois disso desliguei o som e andei mais uma meia hora...
desliguei o carro e liguei novamente sem problemas. Resumindo acho que o alternador nao carregou.
Bom,tenho uma bateria de 65 e um alternador de tempra de 90a.
Não imaginava que com esse alternador(testado e carregando direitinho) fosse passar por isso.
Engraçado que este som estava no meu carro, que possui uma bateria de 55 e o alternador eu nao sei.. é um Gol 16 V GIII e o som podia ficar ligado 1 hora, depois era dar partida, deixar carregar um pouco e blz td certo... e andando nunca deu falta de nada.
A bateria nao tem 1 ano.
Sei que já postei numas páginas atras sobre a polia do alternador ser menor, assim em baixo giro ele carrega melhor.
Acho que não vou ter escapatória vou ter que arrumar uma polia menor não sei se vou conseguir chegar no tamanho original dele, pq eu reparei na polia do motor do tempra e é um pouco menor que o do OHC, e a polia que estou usando lá é do tamanho do alternador original.
Queria saber qual polia caberia lá no lugar dela e que fosse menor.
Ou seria melhor mandar fazer uma!???
Queria dimensioná-la para o correto do alternador, nem muito nem menos rotações.
Acho que essa vai pro Leopoldo, como faço para calcular a redução x giro de um sistema desses!?
por exemplo:
um motor em marcha lenta = 650 rpm
diametro da polia motor = 40 cm
diametro da polia do alternador = 15 cm
como faço para ter uma relação de uma rotação para a outra???
fazendo a conta 40 / 15 - 2.66 portanto em marcha lenta o alternador estaria a
650 rpms x 2.66 voltas = 1729 rpm?????
e como fazer para saber qual o rpm ideal para o alternado em marcha lenta!?
Existe isso tudo que eu falei ou viajei na maionese com abobrinha mesmo!? :pensativo:

Obrigado pessoal!

Abraços

Cotrim
24/10/2005, 23:56
Otávio,

Pelo jeito, você anda deixando os periquitos assustados, né!!!

Ouvindo Pink Floyd num volume que tá descarregando a bateria do JEEP!!!

O motor do JEEP não é como um AP, ele é mais pesado para girar, e acredito queo motor de arranque consuma mais energia, mas daí pra não ligar por que vc ouviu o som por duas horas seguidas...

Verifique se não há nenhuma fuga de corrente no módulo amplificador, pois é comum que isso ocorra, ouça o som um pouco mais baixo e lembre-se de que o motor em marcha lenta não faz o alternador a bateria a contento, msmo que vc coloque uma polia pequena, isso não vai aliviar muito.

[]'s

tavio_g
25/10/2005, 08:23
No caso desta trilha acho que foram as vacas! hehe Estava cheio delas! hehe :mrgreen:
O som não estava alto assim não. Dava pra conversar com a patroa dentro do jeep na boa... :lol:
Bom, posso verificar esse problema de fuga de corrente sim. Mas aí ele ficando parado em casa 1 semana também deveria dar problema, não? E não dá. É bater na chave e o jeep pega!
O que me intrigou foi, que em marcha lenta o carro(tempra) fica quase a 1000 rpm e a polia do alternador é bem menor que a atual(tb pq a polia não é a V) e por isso carregaria na boa em baixa rotação porque o alternador está com um giro maior.

Ahh corrigindo as contas que eu fiz acima, disse diametro, mas no caso seria a circunferência da polia. :parede:

Marcos
25/10/2005, 13:54
Na página da Bosch tem um FAQ onde eles afirmam que os modernos alternadores são construidos para fornecer carga à partir dos 1000 a 1500 RPM, só não está claro se se refere ao giro do alternador ou ao giro do motor onde está instalado.

[]s
Marcos

Cotrim
25/10/2005, 13:55
Otávio,

Pode ser que o módulo tenha fuga apenas quando esteja ligado, por isso não descarrega a bateria. No meu ex-Opalão, eu tinha o Ituran instalado, que consome +- 5 W de potência, em uma semana batia na chave e ele ligava, em duas semanas, nem com reza brava.

No seu caso, estamos falando de um módulo de potência, que no caso deve ter uns 400 W em potência máxima, o que daria 33 A de consumo fora a energia dissipada, o que daria, em média, mais 50% disso. Levando em conta que você não ficou ouvindo o som no talo, vamos considerar que ele gastou apenas a metade disso, ou seja 200 W + 100W dissipados, teremos 25 A. Lembre-se que não estou calculando o consumo do rádio e nem do resto do carro.

Quem um conselho, ao invés de inventar polia ou aumentar a capacidade da bateria, retire o módulo, não caho que seja necessário, a não ser que você queira causar suicídio em massa nas vaquinhas.

Aliás, vou denunciá-lo por ser o responsável pela Febre Aftosa, ,pois depois das vacas ouvirem o Pink Floyd (se for o The Dark Side of the Moon então...) foram comer os cogumelos que nascem em seus escrementos, ficando doidonas, causando as aftas em suas línguas. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[]'s doidões

Cotrim
25/10/2005, 14:03
Na página da Bosch tem um FAQ onde eles afirmam que os modernos alternadores são construidos para fornecer carga à partir dos 1000 a 1500 RPM, só não está claro se se refere ao giro do alternador ou ao giro do motor onde está instalado.

[]s
Marcos

Marcos, acredito que sejam os giros do motor. Acredito que comecem a fornecer carga e não que estejam em sua carga máxima. Sei lá, a indústri está tão avançada :? :? :? :shock: :shock: :shock:

[]'s

tavio_g
25/10/2005, 14:32
Pode ser que o módulo tenha fuga apenas quando esteja ligado, por isso não descarrega a bateria. No meu ex-Opalão, eu tinha o Ituran instalado, que consome +- 5 W de potência, em uma semana batia na chave e ele ligava, em duas semanas, nem com reza brava.

No seu caso, estamos falando de um módulo de potência, que no caso deve ter uns 400 W em potência máxima, o que daria 33 A de consumo fora a energia dissipada, o que daria, em média, mais 50% disso. Levando em conta que você não ficou ouvindo o som no talo, vamos considerar que ele gastou apenas a metade disso, ou seja 200 W + 100W dissipados, teremos 25 A. Lembre-se que não estou calculando o consumo do rádio e nem do resto do carro.

No caso 950W :twisted: com tres canais com a caixa para um de 10" em construção.
Como faria para medir essa fuga de corrente!?
Eu meço a carga do alternador com um multimetro e ele está carregando legal... se nao me engano 13,8v em marcha lenta.

Quem um conselho, ao invés de inventar polia ou aumentar a capacidade da bateria, retire o módulo, não caho que seja necessário, a não ser que você queira causar suicídio em massa nas vaquinhas.

:cry: :cry: :cry:
ahhh p... sonzão que tá.. heheheh
mas vou testar assim. ver como fica. tá fácil de desligar as coisas lá.

Aliás, vou denunciá-lo por ser o responsável pela Febre Aftosa, ,pois depois das vacas ouvirem o Pink Floyd (se for o The Dark Side of the Moon então...) foram comer os cogumelos que nascem em seus escrementos, ficando doidonas, causando as aftas em suas línguas. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Pior de tudo é que tinha um vaquinha lá que tinha morrido, deu a maior dó, mas uma cascavel chegou antes de mim.
No caso eu estava ouvindo o Pulse. Será que dá o mesmo efeito?
Em todo caso vou tentar na próxima vez só pra ver as vaquinhas ficarem doidonas!!! hehehe Vai que tem um "Bandido" lá!? aí eu tô fú! hehehe

Sobre o RPM que foi mencionado também, acho que é o do motor, mas precisa ver a relação dele com o alternador, pq essas polias dos alternadores novos são bem menores que as dos antigos.
Vou dar uma pesquisada e se souber de algo, falo depois.

Escória, pela sua assinatura, vc manja o www.apinfo.com né???
ou então emprego_urgente-subscribe@yahoogrupos.com.br
Comigo deu certo!

Abraços!

MMesiano
21/12/2005, 11:13
Galera lendo este tópico, descobri que o meu alternador foi pro saco tb !!! Ele é original e o regulador é externo, queria colocar uma dessas adaptações citadas acima, mas tb estou com a opção de trocar os componentes e revitalizar o bichinho, descobri algumas casas na internet que fazem isso, pois as oficinas aqui do RJ meteram a faca..............Queria saber se vale a pena trocar os componentes deste alternador original velho de guerra ou melhor comprar um desses citados acima e colocar lá ??? :roll:

Abrços,

tavio_g
21/12/2005, 11:26
MMesiano, eu não gastaria com esse alternador não.
Paguei 120 no que comprei. É do Tempra com 90ah.
Agora uma dica. Qdo precisarem trocar o regulador de voltagem desse aí, não compre o original q custa 280,00 só o regulador.
Tive que trocar o meu e coloquei um novo q custa 40 e tem o mesmo efeito.
Uso o motor OHC e só tive que aumentar um pouco o esticador(pq ele é maior). mas o resto foi fácil fácil...
Qualquer eletricista instala.
No meu caso aproveitei e troquei toda a fiação, coloquei uma mais grossa com terminais maiores...

Santoro
21/12/2005, 11:29
mesiano , eu tinha no meu cj o alternador original tb .. um belo dia ele foi pro saco .. levando oc arro num eletricista amigo meu , ele me disse q pra arrumar akele alternador eu gastaria algo de 150 reais por ai , ficaria zero , mas continuaria sendo um alternador ultrapassado , e q me fornece somente 65 a , resolvi trocar , coloquei um de tempra de 90 a , por 250 reais , tive so q refazer o suporte dele .. alem de ser um alternador mais novo ja vem com o regulador de voltagem no proprio alternador , com isso vc pode eliminar akela caixinha preta do regulador de voltagem , ficando assim uma coisa a menos pra dar problema na trilha . alem do q agora tenho alternador de sobra , tb estou usando uma bateria de 100 no carro . tenho varias tranqueiras no carro , 2 pares de farol de milha ( com lampadas de 100 w) radio com cd , px , relogio interno , luz de salao , etc e talz e o carro numca deu problema de carga ou algo do genero . eu acho q a troca por um alternador mais novo e viavel , alem de ser uma coisa mais moderna e q te de menos dor de cabeça no futuro .

MMesiano
21/12/2005, 11:42
Valeu Tavio,

desculpa a minha ignorancia neste assunto, mas meu motor é um 6cill e comprei uma bateria de 75A heliar, após a colocação da bateria descobri que minha bateria velha tinha ferrado por causa desse alternador que não sei como estava com uma vairação de enregia completamente louca, ia 1V para 22 V a todo tempo, então como o alternador é original e lendo este tópico, preferi tirar fora o alternador e colocar um outro ou restaurar este, mas to vendo que o problema pode ser do regulador tb ??? :roll:
A melhor adaptação para o suporte que tem no cj5 com 6cill é o alternador de tempra ? E o regulador eu tiro ele fora quando fizer essas instalções ??? :roll:

Abraços,

MMesiano
21/12/2005, 11:48
Valeu Santoro,

Já que vc é do RJ, vc podia me passar o contato do seu eletrecista e de como vc fez esse suporte e as adaptações, :D pois estou com um Cj5 a muito tempo, todo original e só agora que estou começando a mexer nele e não saco muita coisa.

Muito Obrigado e valeu pelas dicas,

tavio_g
21/12/2005, 11:48
A melhor adaptação para o suporte que tem no cj5 com 6cill é o alternador de tempra ?
Aí vc pegou... não sei. :pensativo: Mas mesmo assim não deve ser dificil de fazer.
Uma sugestão. Tire o seu. Leve ele num ferro velho e procure por algum que seja parecido. Umas referencias são, Tempra, Vectra,Omega...
Estes são os que o pessoal aqui do forum costuma adaptar.

E o regulador eu tiro ele fora quando fizer essas instalções ???
Sim, aquela caixinha vc joga fora mesmo.
fica só um fio saindo do alternador e indo direto para a bateria.

abraços

MMesiano
21/12/2005, 11:52
Blz Tavio,

valeu, :concordo:

obrigado pelas dicas, alias minha felicidade foi ter ido a Capinas 2x e ter dirigido Jeeps por ai, foi ai que tudo começou, o terrinha pra ter Jeep !!!

Abraços, :concordo:

tavio_g
21/12/2005, 11:58
é.. aqui tem jeep pacas mesmo! :mrgreen:
Não se vê muitos rodando durante a semana, mas no final de semana é mais comum.
Nossos encontros semanais aqui por baixo deve ter uns 30 jeeps.
Nos passeios(pq trilha mais pesada não dá) que organizamos já tivemos 130.
Coisa de loco :shock: . mas é legal! :concordo:

qdo voltar para cá dê um toque. Sempre andamos, aí vc vai de zeca!! :mrgreen:

Abraços

MMesiano
21/12/2005, 12:02
OK, :concordo: Fechado !!! :concordo:

abraços,

greengo
27/05/2006, 20:15
Alem do alternador do Golf, qual outro é plug and play para um BF-161 ??, preciso minimo 70 amperes.

[]s.

Sergio

Marcelo
28/05/2006, 17:18
Greengo,

Acho que já foi descrito nesse tópico, mas de qualquer forma, o do Tempra tem 90A e é plug'n'play para o BF, além de ser fácil de achar por ae. :wink:

[s] alternados,

Raphael Diniz
04/07/2006, 17:21
Ahe Galera,

Ressuscitando o tópico!

Quantos Amperes hora (AH) tem um alternador do Omega? Ele é plug and play no motor BF-161? Tâo me oferecendo um do BMW que é mais forte que o do OMEGA e que estava num Omega por um preço legal..... disseram aqui no forum que o do Omega é adptavel no BF.....tem que alterar algum suporte pra colocar o alternador do Omega/ BMW?

Abraço,

GOT
05/07/2006, 11:07
Pessoal, quantos Amperes tem o alternador original do OHC?
Alguém sabe o preço que está se pagando em SP pelo alternador de omega/tempra/vectra ...?
Abs

leovalle
05/07/2006, 11:58
Galera,

tenho um alternador de Audi de 120 A. Tá com uma orelha do suporte quebrada, mas nada que uma solda não resolva. Paguei R$ 250,00 e usei pouco.

Vendo por R$ 150,00

[]'s

GOT
05/07/2006, 13:58
Leovalle,

Tá funcionando legal? Será que encaixa no motor OHC ou precisa de adaptação? Qual cidade vc está?

120A não é muita coisa para uma bateria de 70A ?

leovalle
05/07/2006, 14:18
Funciona perfeitamente. Tirei do meu carro pq troquei pelo motor da Ranger que veio completo.

Não tem problema algum ele gerar 120A c/ bateria de 70A.

Ele é excelente pra usar o guincho, pois a bateria começa a não aguentar e basta dar uma aceleradinha, por isso tinha colocado no meu antigo motor.

A única coisa que fiz pra adaptar no motor foi fazer a haste de regulagem. Dependendo da que está no seu carro nem precisa adaptar.

[]'s

wsjunior938
12/03/2008, 23:19
MMesiano, eu não gastaria com esse alternador não.
Paguei 120 no que comprei. É do Tempra com 90ah.
Agora uma dica. Qdo precisarem trocar o regulador de voltagem desse aí, não compre o original q custa 280,00 só o regulador.
Tive que trocar o meu e coloquei um novo q custa 40 e tem o mesmo efeito.
Uso o motor OHC e só tive que aumentar um pouco o esticador(pq ele é maior). mas o resto foi fácil fácil...
Qualquer eletricista instala.
No meu caso aproveitei e troquei toda a fiação, coloquei uma mais grossa com terminais maiores...
-------------------------------------------------------------------------

qual é este que custa 40 reais?

wsjunior938
12/03/2008, 23:26
este suporte é dificil de fazer?
pessoal, alguem podia colocar fotos da adaptação do suporte

Danniel Pizatto
13/03/2008, 10:38
Ahe Galera,

Ressuscitando o tópico!

Quantos Amperes hora (AH) tem um alternador do Omega? Ele é plug and play no motor BF-161? Tâo me oferecendo um do BMW que é mais forte que o do OMEGA e que estava num Omega por um preço legal..... disseram aqui no forum que o do Omega é adptavel no BF.....tem que alterar algum suporte pra colocar o alternador do Omega/ BMW?

Abraço,

Alternador é em Ampères, bateria em Ampères*hora. Do Omega 4.1 é de 140A

Carlos Bernardo
13/03/2008, 11:22
Eu uso alternador de Vectra (120 amperes)

É muito, muito bom. Com guincho, faróis, etc ele nunca me deixou na mão.

uso bateria de 75 amperes.

wsjunior938
16/03/2008, 12:26
Amigos

eu coloquei o do Santana com ar condicionado (90A) e aguenta muito bem ate o guincho eletrico que tenho...alem disso a instalacao foi tranquila. Alem do preco ser bom..por volta de R$ 120,- na base de troca do alternador original mesmo....

Espero ter ajudado

[]'s
alguem podia postar as fotos da adptação, fotos do
suporte, p ver qual fica melhor.
pois eu achei do golf 2005 por 200 pratas mas tenho
medo de comprar e fiar dificil a instalação

wcas
26/05/2008, 13:43
Ola pessoal, estou precisando trocar meu alternador e dando uma lida no tópico me surgiram umas duvidas.

1° Vi alguns que colocaram alternador de Gol,Vectra,Opala e Golf, mais todos esses modelos que eu procurei na net tem a polia diferente(aquela mais larga) da original do CJ-BF-161, como voces fizeram, da pra tirar a polia do altern. antigo o colocar no novo ???

2° Vi que a tensão desses altern. novos é de 14V e eu tenho aqueles relogios da cronomac que indicam que são 12V, como fica isso ? tem que colocar alguns estabilizador de voltagem para os relogios??

3° Tenho um relogio-Amperimetro que tem o VU em -50 e +50 Amp. com esse alternador de 90 ou 120 Amp. ele vai funcionar?Mesmo marcando errado ou vai queimar de cara ???

Abraços !!!

wcas
26/05/2008, 21:00
Alguem pra dar uma luz ?!!! :idea::idea::idea:

wcas
27/05/2008, 14:02
Alguém ????
:(:(:(

fpandur
27/05/2008, 21:38
wcas, vou tentar contribuir:

1) só olhando ao vivo as 2 peças. Talvez dê para sacar uma polia e colocar outra. Se não der, então tem que fazer alguma bucha ou abrir mais a polia do BF para encaixar no novo alternador. Enfim, em minha opinião só vendo ao vivo mesmo, mas um bom torneiro deve dar jeito nessas polias.
2) eu tenho relógio da Cronomac que vai até 16 V (meio de escala é 12V). Estranho que você tenha um voltímetro que vai apenas até 12V, visto que mesmo a bateria quando está carregada e desligada do veículo já apresenta tensão maior que isso (de 12,3 a 12,6 V). E ao ligar o veículo, o alternador deve cortar a carga em 14V, mas isso já é de muito tempo atrás, não é exclusividade de alternador moderno. Tem certeza dessa marcação limite de apenas 12 V no Cronomac ?
3) precisa ver onde o amperímetro está ligado: entre alternador/bateria ou entre bateria/resto veículo. Se fôr na 1ª opção, ele vai monitorar a corrente de carga da bateria e se fôr na outra situação, vai monitorar o consumo de corrente da bateria. Na 1ª situação, se seu alternador atual for de 35A por exemplo, o amperímetro deve estar funcionando corretamente. Agora se trocar por um alternador com maior capacidade, ele vai enviar a corrente que a bateria necessita (quanto mais descarregada, maior a corrente necessária). Também se a bateria não der conta de alimentar tudo que está ligado nela, o alternador ajuda a suprir essa necessidade até seu limite de fornecimento. Em resumo, seu medidor vai queimar se ele é de 50A e passar uma corrente de 100A por exemplo. Agora se está ligado na 2ª situação, se você tiver uma bateria de 75A/h e ligar vários dispositivos que consomem isso, o amperímetro já deveria ter queimado, independente do alternador utilizado. Mas considere que uma carga de corrente deste tipo é difícil de se ter em jipes, a não ser que tenha módulos de potência de som e/ou guincho elétrico, daí a estória muda.

Por último, não sei se você já checou, mas veja certinho como está a instação deste amperímetro. Para ligar o aparelho, toda a corrente do veículo tem que ir por cabos grossos até o aparelho e se não estiver bem isolado/protegido na parede corta-fogo já viu o que pode acontecer né ? ... :rolleyes:

wcas
28/05/2008, 08:14
wcas, vou tentar contribuir:

1) só olhando ao vivo as 2 peças. Talvez dê para sacar uma polia e colocar outra. Se não der, então tem que fazer alguma bucha ou abrir mais a polia do BF para encaixar no novo alternador. Enfim, em minha opinião só vendo ao vivo mesmo, mas um bom torneiro deve dar jeito nessas polias.
2) eu tenho relógio da Cronomac que vai até 16 V (meio de escala é 12V). Estranho que você tenha um voltímetro que vai apenas até 12V, visto que mesmo a bateria quando está carregada e desligada do veículo já apresenta tensão maior que isso (de 12,3 a 12,6 V). E ao ligar o veículo, o alternador deve cortar a carga em 14V, mas isso já é de muito tempo atrás, não é exclusividade de alternador moderno. Tem certeza dessa marcação limite de apenas 12 V no Cronomac ?
3) precisa ver onde o amperímetro está ligado: entre alternador/bateria ou entre bateria/resto veículo. Se fôr na 1ª opção, ele vai monitorar a corrente de carga da bateria e se fôr na outra situação, vai monitorar o consumo de corrente da bateria. Na 1ª situação, se seu alternador atual for de 35A por exemplo, o amperímetro deve estar funcionando corretamente. Agora se trocar por um alternador com maior capacidade, ele vai enviar a corrente que a bateria necessita (quanto mais descarregada, maior a corrente necessária). Também se a bateria não der conta de alimentar tudo que está ligado nela, o alternador ajuda a suprir essa necessidade até seu limite de fornecimento. Em resumo, seu medidor vai queimar se ele é de 50A e passar uma corrente de 100A por exemplo. Agora se está ligado na 2ª situação, se você tiver uma bateria de 75A/h e ligar vários dispositivos que consomem isso, o amperímetro já deveria ter queimado, independente do alternador utilizado. Mas considere que uma carga de corrente deste tipo é difícil de se ter em jipes, a não ser que tenha módulos de potência de som e/ou guincho elétrico, daí a estória muda.

Por último, não sei se você já checou, mas veja certinho como está a instação deste amperímetro. Para ligar o aparelho, toda a corrente do veículo tem que ir por cabos grossos até o aparelho e se não estiver bem isolado/protegido na parede corta-fogo já viu o que pode acontecer né ? ... :rolleyes:

Valeu Flavio !!

Vamos as duvidas:
Quando citei os 12v não era do voltimetro em si, a duvida era por exemplo o marcador de gasolina trabalha com 5V alguns outros instrumentos trabalham com 12v e ao alternador ia mandar 14v. Essa parte ja entendi, ele só vai mandar a quantidade em volts que o instrumento necessita que por sua vez esta ligado na bateria e não no altenador, eu que tava viajando:mrgreen:.
Quanto ao Amperimetro, esta ligado na 1° opção(entre alternador/bateria ) e esse seria o modo correto não ??? Por conta deste Amperimetro que é novo e não quero perder vou procurar um alternado de até 50 Amp. Um amigo colocou um de 50Amp no dele e ta dando conta, só com som, sem guincho.

Valeu !!!

fpandur
28/05/2008, 09:34
Quando citei os 12v não era do voltimetro em si, a duvida era por exemplo o marcador de gasolina trabalha com 5V alguns outros instrumentos trabalham com 12v e ao alternador ia mandar 14v. Essa parte ja entendi, ele só vai mandar a quantidade em volts que o instrumento necessita que por sua vez esta ligado na bateria e não no altenador, eu que tava viajando
O "volts", que na verdade é a tensão elétrica, é "enviada" sempre no mesmo valor, independente da necessidade do dispositivo. O que muda conforme a necessidade é a corrente elétrica, expressa em Amperes (A).

Sobre o alternador, considerando uma situação simplista, um de capacidade mais baixa vai apenas demorar mais para carregar a bateria.

Jorge Dias Martins
29/05/2008, 19:48
Amigos,
com interesse li os posts deste topico. Tenho um CJ5 81 bem original que nao tem dado problemas eletricos. O alternador eh original e uso bateria de 60 A, sempre free, antes a Delco e hoje seu substituta ou a Moura free, em todos os veiculos da casa a partir da primeira substituicao e a duracao media eh de 5 anos. Por curiosidade fui consultar o alternador da Quantum, tenho uma 2001 comprada 0 km e vei com bateria de 55 A, ao substitui-la recentemente como nao tem mais a de 55 coloquei a de 60 A e o alternador, que da conta de todos os acessorio, som etc..., eh de 90 Ah.
Quem desejar consultar muitos modelos de alternadores ha a pagina http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=4208&Avancada=1&IDCategoria=33566&Adicional1=22523 e seguintes.
Apenas uma observacao que fiz; agora sei porque nao vejo mais Tempra nas ruas, pelo que li estao quase todos em desmanche, tendo seus alternadores vendidos para Jeeps.:twisted:

Carlos Bernardo
29/05/2008, 20:09
alguem podia postar as fotos da adptação, fotos do
suporte, p ver qual fica melhor.
pois eu achei do golf 2005 por 200 pratas mas tenho
medo de comprar e fiar dificil a instalação

Do Vectra 120 amp. no GM 151.

lostensos
13/09/2009, 21:32
uma curiosidade: da pra ligar um carro somente com uma bateria? se o alternador pifar o carro nao pega nem a pau???

profcarlos
20/09/2009, 18:21
uma curiosidade: da pra ligar um carro somente com uma bateria? se o alternador pifar o carro nao pega nem a pau???

Pega na boa e sai andando. O problema é só que enquanto anda vai descarregando a bateria, e vai chegar uma hora em que não vai andar mais.

Eu recomendo trocar a pitomba do alternador e botar um amperímetro. Não há o menor problema em o amperímetro medir só até 50A, na medida em que o problema seria o alternador estar mandando mais de 50A direto para a bateria (ia secar a coitada). Ele manda o que precisa, e só.

Para jipeiro, o que é importante é o alternador. Se a bateria estiver ok, pode até mesmo ser uma fraquinha, já que o consumo é feito com o motor ligado e ela só vai servir de regulador. Bateria de alta capacidade é importante para quem consome com o motor desligado (gente que para na porta do bar e fica tocando bate-estaca alto, etc.). Se jipe tivesse alavanca dava até para eliminar a bateria, como se faz em moto de tilha que tem pedal de quique. È capaz de algum doido já ter feito isso num Niva (que tem alavanca). ;)

No Capitão Ad-Hoc, meu CJ6, eu botei um alternador de 130A, cuja polia maciça eu mandei um torneiro "cavar" para encaixar na correia original. Aí, só pra melhorar, botei um cabo estupidamente grosso (quase um dedo) do alternador para a caixa de distribuição (daquelas douradinhas que se vende em lojas de som pra carro), passei tudo o que puxa muito (buzinas, faróis, etc) para relés, com fiação grossa, etc. Nunca mais tive qualquer problema. Ah, e com amperímetro pra acompanhar o que está acontecendo, claro.

Fiz isso pq qdo comprei o jipe sai para um passeiozinho com a família, dobrei às esquerdas quando era pra quebrar na canhota e acabei levando algumas muitas horas a mais para chegar de volta no asfalto. Aí ficou de noite, e a pitomba do alternador original não segurava a farolzada ligada direto em baixa rotação (pra quem conhece, estava descendo o Conde, em Areias-SP). Quando desliguei o motor, só pegou no tranco. Fiquei zangado e resolvi refazer a elétrica do bichinho. Ficou 100%.

Flaibam
20/09/2009, 22:01
...
Eu recomendo trocar a pitomba do alternador e botar um amperímetro..........
Vou assumir minha ignorância: O que é pitomba do alternador????:putz:

Lucas Nassif
04/10/2009, 23:02
All,

Não é de hoje que tenho vontade de trocar o alternador do meu Jeep. Atualmente está com um de 35A. Ele não aguenta nada, se eu ligar os faróis normais e os de milha, a bateria arria! Uma joça mesmo.. :parede:

Então, JÁQUE a bateria arriou de vez essa semana (60Ah), vou colocar uma bateria nova e um alternador que presta.

A bateria eu vou colocar uma Heliar FREE de 60Ah mesmo, e o alternador um acima de 90ah. Tava interessado no de 120Ah do Astra/Omega, mas ontem eu achei num Ferro velho aqui de PL dois alternadores do FIAT STILO DUALOGIC, sendo que um deles é 2008 e o outro é 2009. Esse 2009 tá zerado, parece que nunca foi usado. São de 110Ah... até que são fortezinhos...:lol:

O cara tá pedindo R$ 300,00 em cada um. Tá no preço?
Vale a pena pegar esse do Stilo ou compensa mais procurar o do Astra?

:concordo:

PredadorRJ
04/10/2009, 23:35
Salve Lucas!

Eu coloquei um alternador de 120A do Vectra, e paguei 280L$.
Eu acho que tá no preço sim, e vale à pena. A bateria que eu uso é de 65A.

Forte abraço.

P.S. Diga-se de passagem, a adaptação é BEM simples.

guto_udesc
04/02/2010, 03:34
Olá a todos !

Estive lendo o tópico sobre alternadores para BF-161, porém são respostas de mais de 5 anos. :putz: Gostaria de opiniões atuais... :idea:

Gostaria de saber qual o melhor alternador de 90A/100A/120A (carro e ano) para o BF161, considerando algo plug&play (sem suportes ou troca de polia) se é que existe algum ?

[]s

OPC+JR
04/02/2010, 08:55
Se alguem aí tiver interesse, comprei um alternador do astra 08, 120 Ah tá novinho.

Como troquei o motor não vou usá-lo, assim, vendo pelo preço que paguei R$: 270,00 de brinde ainda dou a polia que mandei fazer para adaptar na correia do BF.

Não achei a adaptação difícil, coloquei no mesmo local que ficava o original, foto do alternador instalado no link aí embaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68876

qualquer coisa só mandar MP,

[]´s

Osmir

MMesiano
11/02/2010, 12:30
Olá a todos !

Estive lendo o tópico sobre alternadores para BF-161, porém são respostas de mais de 5 anos. :putz: Gostaria de opiniões atuais... :idea:

Gostaria de saber qual o melhor alternador de 90A/100A/120A (carro e ano) para o BF161, considerando algo plug&play (sem suportes ou troca de polia) se é que existe algum ?

[]s

Ola amigo,

Uma boa solução que fiz no meu Jeep, foi ter colocado um alternador de Corsa nele, deu um trabalho, mas não precisei tirar nada dele, apenas regulagem nos suportes e a polia ficou alinhada.

Aproveitei e troquei a bateria e refiz todas as ligações elétricas, como aterramentos e etc com instalação de uma chave geral. Ficou nota 10, trabalho limpo e perfeito.

E o alternador saiu por 265 em SP e já vem com a polia para correia do BF. Ou seja, trabalho zero.

Alternador da marca Denso para Corsa de 90A.

Postei passo a passo da instalação com fotos e dicas no link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65749

lembre-se que trocar os cabos é importante, inclusive levando em consideração a bitola deles, coloquei lá os cabos utilizados tb.

Fique a vontade se quiser tirar alguma dúvida.

Foi a solução que eu encontrei e resolvi.

Bem, se alguém quiser, sobrou um alternador original com caixa reguladora externa, cabos, fios e terminais novos..........................

Abraços,

guto_udesc
13/02/2010, 01:50
Ola amigo,

Uma boa solução que fiz no meu Jeep, foi ter colocado um alternador de Corsa nele, deu um trabalho, mas não precisei tirar nada dele, apenas regulagem nos suportes e a polia ficou alinhada.

Aproveitei e troquei a bateria e refiz todas as ligações elétricas, como aterramentos e etc com instalação de uma chave geral. Ficou nota 10, trabalho limpo e perfeito.

E o alternador saiu por 265 em SP e já vem com a polia para correia do BF. Ou seja, trabalho zero.

Alternador da marca Denso para Corsa de 90A.

Postei passo a passo da instalação com fotos e dicas no link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65749

lembre-se que trocar os cabos é importante, inclusive levando em consideração a bitola deles, coloquei lá os cabos utilizados tb.

Fique a vontade se quiser tirar alguma dúvida.

Foi a solução que eu encontrei e resolvi.

Bem, se alguém quiser, sobrou um alternador original com caixa reguladora externa, cabos, fios e terminais novos..........................

Abraços,
Olá !

Hoje utilizo no meu CJ um alternador que acho que é de gol/parati de 65A e conversando com o mecânico ele recomendou esse do corsa 90A que é de fácil adaptação e polia pronta, como você disse.
Vou em breve fazer a elétrica completa daí penso em colocar um alternador maior e se for colocar um guincho elétrico vou partir para um de 120A mesmo.

[]s

Julio Militão
23/10/2010, 23:37
Ré-Ré-ressucitando o tópico,

E alguem conhece algum tipo de alternador e/ou motor de arranque blindado (a prova d'água)?

Para quem gosta de "mergulhar" a viatura seria uma boa!!!

Um abraço a todos.

anselmorabello
24/10/2010, 01:43
Ré-Ré-ressucitando o tópico,

E alguem conhece algum tipo de alternador e/ou motor de arranque blindado (a prova d'água)?

Para quem gosta de "mergulhar" a viatura seria uma boa!!!

Um abraço a todos.

Meu nobre amigo

A unica alternativa para deixar o alternador e arranque blindado e (a prova d'água) é comprar um escafandro( aquela roupa de borracha de mergulhador) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Falando serio
Tudo bem meu nobre amigo e professor
Faz tempo que a gente não se ve.
Depois te ligo.
Já arrumou uma namorada pro Jairo?
Um grande abraço

anselmorabello
24/10/2010, 20:10
Boa tarde

O alternador que encontra-se na minha viatura é esse da foto 1, e queria saber que alternador é esse? E de quantos ampéres ele é? ele tem um pequeno gerador de voltagem na traseira com uma tarjeta escrito FIO VERDE (CAMPO) FIO VERMELHO (POS) e os dois fios estão conectados no alternador e queria saber se eu posso tira e colocar o gerador de voltagem Delphi foto 2? e qual é as funções dos conectores que esta assinalado na foto 3? Eu retirando o referido pequeno gerador qual seria as ligações que devo fazer (alternador, caixa de voltagem Delfhi e motor de arranque foto 4? Sou leigo de carteirinha em parte elétrica e estou seguindo os passos do esquema que peguei aqui no fórum e quando fui para a parte de realimentação esbarrei neste probleminha. quero fazer conforme esta no esquema e peço orientação dos amigos aqui do fórum para que eu termine esta geral que estou dando na parte elétrica.

Grato
E um grande abraço a todos

Curupira
25/10/2010, 18:56
Olá Pessoal,

estou com um alternador da sprinter com bomba de vauo para colocar no meu CJ,mas não faço ideia de como ligar as mangueiras de oleo para acionar a bomba de vacuo,se alguem souber por favor me de uma luz :idea::idea::idea:....

Abraços alternados..hehehee

Adrian Rueckl
01/11/2010, 19:38
Opa.

Eu estou usando o do gol G5 DE 65 Amperes. Só usinei uma polia e coloquei.

Abs

johnnyjeepeirosp
05/11/2010, 02:06
tavio,

o do tempra (que acho que é o mesmo do santana :roll: ) é bem fácil de adaptar, praticamente plug'n'play, gera 90a e dá conta do recado. :wink:

[s] alternados,

to nessa tambem...
O do tempra , ta no desmanche...
E da conta do recado, com guincho e polifarois...
Abc a tds
jm

Claudio Almeida Machado
14/11/2010, 05:55
Eu uso o do tempra 90 A, tbm ja vi de golf que é até menor fisicamente. O de 90 A é execelente.
vlw

chinelao4x4
14/11/2010, 10:06
meu ohc ta com um do santana 100 amp. qud liga o carro, da uma cantada na correia, depois para, acho que pesa um pouco qud esta meio descarregada a bateria...

chinelao4x4
14/11/2010, 10:14
Boa tarde

O alternador que encontra-se na minha viatura é esse da foto 1, e queria saber que alternador é esse? E de quantos ampéres ele é? ele tem um pequeno gerador de voltagem na traseira com uma tarjeta escrito FIO VERDE (CAMPO) FIO VERMELHO (POS) e os dois fios estão conectados no alternador e queria saber se eu posso tira e colocar o gerador de voltagem Delphi foto 2? e qual é as funções dos conectores que esta assinalado na foto 3? Eu retirando o referido pequeno gerador qual seria as ligações que devo fazer (alternador, caixa de voltagem Delfhi e motor de arranque foto 4? Sou leigo de carteirinha em parte elétrica e estou seguindo os passos do esquema que peguei aqui no fórum e quando fui para a parte de realimentação esbarrei neste probleminha. quero fazer conforme esta no esquema e peço orientação dos amigos aqui do fórum para que eu termine esta geral que estou dando na parte elétrica.

Grato
E um grande abraço a todos
este é o alternador original, aquela "caixinha" acoplado nele, é o regulador de voltagem, nao me recordo direito, mais sei que este alternador nao dá muita recarga rápida como os atuais
esta outra caixa preta da foto, é um regulador mais moderno que pode ser colocado no lugar do outro, mais acho melhor trocar mesmo o alternador por um moderno, ( nao é caro ) e que nao necessitara de " caixa reguladora"
abrçs

anselmorabello
15/11/2010, 21:52
este é o alternador original, aquela "caixinha" acoplado nele, é o regulador de voltagem, nao me recordo direito, mais sei que este alternador nao dá muita recarga rápida como os atuais
esta outra caixa preta da foto, é um regulador mais moderno que pode ser colocado no lugar do outro, mais acho melhor trocar mesmo o alternador por um moderno, ( nao é caro ) e que nao necessitara de " caixa reguladora"
abrçs

Boa noite chinelao4x4

Eu nesse dia que postei as fotos acima eu estava ambananado com esse alternador do meu Jeep, e mais ainda para deixar um leigo em elétrica grilado foi que tinha um regulador de voltagem e uns fios ligado nele, depois que o amigo Rodrigo hoffman me orientou fui entender que o alternador já tinha o regulador e o outro não estava fazendo nada, arranquei tudo levei na auto elétrica dei uma geral e constatei que ele é muito fraquinho carregando só 35 amp, estou providenciando a compra de um de 90 Amp.
Um grande abraço e obrigado pela informação

JamilsonFerreira
08/05/2013, 16:26
Grande Marcio

Se seu motor for o BF161, usa o do golf (`100amperes), ele é plug n'play, tira um coloca o outro e vai ter energia de sobra pra farois de milha, radio px etc etc..

[]'s

Sim, meu motor é o BF 161, então não preciso fazer adaptação para a instalação deste alternador, ou seja, na base do motor?

SD GUERREIRO
08/05/2013, 20:14
amigo minha opinião é se vai fazer faça uma vez só!!! se vai comprar um alternador vai gastar uns 300 conto então ja pega um bom com no minimo 90 amperes tipo astra gsi vectra 2,2 ou audi ranger 4.0 etc carros fortes se vc precisar usar um ghuincho depois não tera problemas tennho o da ranger e recomendo muito bom, não use o de chevete gol e etc ja usei e com guincho 16.000 lbs num guenta
o barato sai caro grande abraço

gpolachini
09/05/2013, 07:36
Meu motor é um BF 161 e está atualmente com um de santana 100 amp/h. Tambem ja usei um de corsa. Ambos são plug play.Me

JamilsonFerreira
09/05/2013, 11:12
Grande Marcio

[]'s

Olá amigo, Você fala em Alternador do Golf, de 100 amperes, porém fui na VW e o cara do setor de peça disse que não existe de 100 amperes, só de 90 amperes. Você pode me confirmar isso? Obrigado

RodrigoPD
09/05/2013, 21:08
Coloca o do Vectra. 120A e é quase plug and play, precisa apenas colocar uma polia adequada a sua correia.