Ver Versão Completa : Redução do Limite de Opacidade no Controlar
Alberto de Oliveira Maia
21/02/2012, 13:33
Possuo um Troller T4 2006/2006 comprado em 2008 c/ 23.000km atualmente c/ 73.000km, ou seja, ele andou praticamente 1000km/mês nos últimos 6 anos de uso majoritariamente urbano.
Logo que comprei, começou o trabalho do Controlar e, como minha placa é final 1, fui um dos primeiros a me inscrever p/ a inspeção. Abaixo, relaciono os limites e os resultados obtidos:
Ano Limite Resultado
2008 2,1 0,75
2009 2,8 0,75
2010 2,3 1,29
2011 2,3 1,12
No site do Controlar consta que o limite p/ veículos diesel a partir de 2000 é de 2,3.
Este ano, talvez porque o posto onde abasteço normalmente está em reforma e não dispunha de diesel filtrado e aditivado, abasteci em um posto c/ diesel regular. O resultado do Controlar foi de 1,687.
Todavia, o carro foi reprovado, pois o limite utilizado foi 1,15, metade do limite de 2,3 registrado no próprio Site do Controlar.
Liguei p/ o SAC do Controlar e me informaram que o limite de 2,3 se aplica a veículos que não constem da lista detalhada disponível no próprio site.
Pesquisei a lista detalhada (de 2009) que não dá indicações nem p/ os veículos da Troller nem p/ o motor MWM Internacional NGD 3.0E, ou seja, deveriam ter utilizado o limite de 2,3.
Procurei no site da Troller e foi lá que encontrei o novo limite de emissão de 1,15, metade de 2,3.
Ora, a publicação deste novo limite coloca na condição de inservível p/ uso (e, portanto, não licenciável) um motor pouquíssimo solicitado e c/ todas as revisões e trocas de óleo em dia.
Isso sugere 3 leitura possíveis:
1.) Obrigar o cliente a trocar um carro que ainda duraria muito por um mais novo, com alto desembolso,
2.) Há intenção de tirar o veículo do mercado, o que fará com que o veículo perca valor,
3.) Estimular o mercado de "bombistas" que por um valor elevado auxiliariam o proprietário destes veículos a burlar a legislação.
O que é possível fazer p/ legalmente contornar esta situação?
Grato por qualquer opinião.
Alberto
Não entendi direito, o novo valor foi definido pelo Controlar ou pela Troller?
[]s
Adenilson
Alberto de Oliveira Maia
22/02/2012, 08:51
Quando estive no posto do Controlar p/ fazer a inspeção, um inspetor me disse que a Troller havia publicado o novo limite.
Depois, quando procurei no Site do Controlar e mesmo quando liguei p/ o SAC só encontrei publicado o limite de 2,3 (segundo o SAC um limite genérico usado quando o limite p/ um determinado veículo diesel não está especificado na tabela detalhada).
O único lugar onde encontrei o limite que foi utilizado na inspeção foi no Site da Troller, o que bate c/ a informação do inspetor do Controlar.
Hoje vou à Concessionária e quero ver o que é que vão falar.
Mas até onde tenho informação, tudo indica que foi a Troller quem publicou o novo limite.
John1532Jr
22/02/2012, 17:20
Alberto,
Já pensou em drenar o tanque, encher com o novo diesel S50 da Petrobrás, rodar meio tanque e fazer o teste novamente? A primeira coisa que me passa pela cabeça em emissão particulada, é o combustível...
Alberto de Oliveira Maia
22/02/2012, 19:18
Obrigado John1532Jr, até pensei nisso, aliás, dei azar, o posto onde abasteço sempre está reformando o serviço de diesel justamente por causa desta nova versão S50. Exatamente no dia em que precisei reabastecer, o serviço de diesel estava desabilitado e fui obrigado a reabastecer num outro posto com um diesel normal.
Aliás, isso para mim levanta outro ponto: se o diesel pode afetar tanto a descarga do motor, não deveria haver uma fiscalização melhor do combustível vendido? Mas este já é assunto p/ outro forum, certo? =).
Por ora, levei o carro na concessionária e estou curiosíssimo p/ saber o que o serviço de garantia vai alegar.
Se eles estipularam um limite tão baixo, precisarão fazer o carro chegar lá, é o que espero.
Além disso, ficar fazendo testes c/ o Controlar é um pouco trabalhoso, é preciso marcar, ir, fazer o teste. Já estive lá duas vezes este ano, porque na primeira, depois de ter deixado o carro a semana do feriado de 25/jan inteira na concessionária, a mangueira do ar estava solta e o inspetor recusou o carro. Nova visita à Concessionária, nova marcação, nova inspeção, reprovação.
Se depois da "regulagem" que a Troller vai fazer não der, vou seguir o teu conselho e ver o que acontece. Mesmo porque, até lá o posto onde abasteço já deverá estar pronto p/ servir o diesel S50.
Muito obrigado pela dica,
Tendo resultados, posto.
fernandotf
22/02/2012, 20:22
Alberto,
Já pensou em drenar o tanque, encher com o novo diesel S50 da Petrobrás, rodar meio tanque e fazer o teste novamente? A primeira coisa que me passa pela cabeça em emissão particulada, é o combustível...
Além da dica do John, ande na estrada a 120km/h por uns 30 ou 40 minutos, deve ajudar!
Dei uma olhada, e no ano passado o meu Troller 2010 ficou com 0,91, com Diesel Podium e após 20 min. de estrada!
De qq forma, acho esquisito mudarem a tolerância de um ano para outro para o mesmo carro, ou seja, mudar as regras para um veiculo já fabricado, que na ocasião atendia as normas do seu respectivo ano!
VOVÔ DO TROLLER
22/02/2012, 20:55
Além da dica do John, ande na estrada a 120km/h por uns 30 ou 40 minutos, deve ajudar!
Dei uma olhada, e no ano passado o meu Troller 2010 ficou com 0,91, com Diesel Podium e após 20 min. de estrada!
De qq forma, acho esquisito mudarem a tolerância de um ano para outro para o mesmo carro, ou seja, mudar as regras para um veiculo já fabricado, que na ocasião atendia as normas do seu respectivo ano!
Boa noite pessoal. Boa dica a do Fernando. Fiz exatamente isto no meu Troller 2009/2010 e verificando agora no meu Certificado de Aprovação ano/exercício 2011 da Controlar, deu 0,58 de opacidade. Abs. Válter
p.s. o carro estava com mais de 40.000 km rodados.
Alberto de Oliveira Maia
23/02/2012, 13:11
Obrigado Vbeltram e Fernandotf, vou aguardar o retorno da Troller (afinal de contas, acabo de receber a confirmação do Controlar sobre a autoria da publicação do novo limite, foi a Troller mesmo), e, dependendo do que eles alegarem, vou seguir as dicas que vocês deram: drenar o diesel comum, substituir pelo S50 (acho que o posto já está pronto), pegar uma estrada puxada a 120km e tentar passar na inspeção novamente.
Muito obrigado!
Alberto
Em tempo: este limite novo é para os NDG 3.0 somente? Ou vale para os bons e velhos MWM 2.8?
[]s
Adenilson
Horacio Teles
24/02/2012, 19:15
Não creio que esse limite seja para os 2.8
Alberto
Em tempo: este limite novo é para os NDG 3.0 somente? Ou vale para os bons e velhos MWM 2.8?
[]s
Adenilson
Alberto de Oliveira Maia
25/02/2012, 10:53
Olá Adenilson e a todos os demais que contribuíram de alguma forma.
Segue abaixo o link onde encontrei os limites publicados pela Troller no DOU:
http://www.troller.com.br/downloads/inspecao-veicular-diesel.pdf
A única outra tabela que encontrei no site da Troller fala de veículos a gasolina mas não estabelece um limite de emissão, apenas de ruído, mas acho que se tratam de motores VW (AP2000?). Desculpem a ignorância.
http://www.troller.com.br/downloads/inspecao-veicular-gasolina.pdf
De qualquer forma, acho que vocês talvez consigam encontrar o limite p/ os motores MWM 2.8 na tabela detalhada no próprio site da Controlar no link abaixo, talvez por isso a Troller não tenha especificado um limite em seu site.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/portaria6_2012_1328551366.pdf
Boa sorte p/ nós todos e, novamente, muito obrigado pela colaboração.
P.S.: Ainda estou c/ o veículo na concessionária desde a quarta-feira de cinzas, aguardando um parecer da Troller.
Horacio Teles
25/02/2012, 14:51
Pessoal.
Olá Adenilson e a todos os demais que contribuíram de alguma forma.
Segue abaixo o link onde encontrei os limites publicados pela Troller no DOU:
http://www.troller.com.br/downloads/inspecao-veicular-diesel.pdf
A única outra tabela que encontrei no site da Troller fala de veículos a gasolina mas não estabelece um limite de emissão, apenas de ruído, mas acho que se tratam de motores VW (AP2000?). Desculpem a ignorância.
http://www.troller.com.br/downloads/inspecao-veicular-gasolina.pdf
De qualquer forma, acho que vocês talvez consigam encontrar o limite p/ os motores MWM 2.8 na tabela detalhada no próprio site da Controlar no link abaixo, talvez por isso a Troller não tenha especificado um limite em seu site.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/portaria6_2012_1328551366.pdf
Boa sorte p/ nós todos e, novamente, muito obrigado pela colaboração.
P.S.: Ainda estou c/ o veículo na concessionária desde a quarta-feira de cinzas, aguardando um parecer da Troller.
Para quem está interessado, a indicação da Troller é T4 TDI motor MWM/4.07, nada mais que o 2.8, o nível de opacidade até o ano passado era 2.30. Peguei no comprovante da Controlar. Tenho uma cópia dos níveis de opacidade obtidos no portal da Troller no ano passado. Depois coloco aqui. No ano passado, a leitura do Dinossauro foi 0.76.
Horacio Teles
25/02/2012, 16:42
Dei uma olhada na indicação da Troller.
Tenho uma cópia de acesso em 11/09/2010; a indicação é a mesma que o colega colocou o como "link". Nada mudou, em relação à Troller. O limite para os 3.0 é 1,15, para altitudes superiores a 350 m do nível do mar (caso de SP).
Para os 2.8 o limite da Troller é 1.74.
De fato a Controlar colocou 2,30 nas últimas inspeções que passei. Controlar é Controlar. Uma merda.
Um negócio criado para encher os bolsos dos políticos. O Kassab, recentemente teve os bens bloqueados por uma questão com a Controlar. Mas como quase tudo no Brasil, tudo acaba em nada.
Tem que lembrar esses nomes: Kassab, Serra, Eduardo Jorge. Na época das eleições, lembre sempre disso.
Alberto de Oliveira Maia
03/03/2012, 11:20
Acabo de retornar da concessionária da Troller depois de mais uma semana sem carro, onde o deixei a fim de que eles avaliassem o que poderia ser feito p/ que o carro ficasse abaixo do novo limite que eles publicaram e o retorno que tive é que a culpa deve ser do combustível, nenhuma outra orientação ou suporte. Drenei o tanque (2x R$ 135,00) e reabasteci c/ o novo S50 (agora o posto onde abasteço regularmente voltou a oferecer diesel e, segundo eles, S50). Mas em contato c/ outra fonte, me sugeriram levar o carro em uma oficina autorizada Bosch p/ fazer uma manutenção de bomba, vista a baixa qualidade do diesel brasileiro (S500) e do tempo do carro (6 anos). Consegui o 0800 da Bosch e até encontrei uma oficina autorizada no parque novo mundo. Vou tentar ligar na segunda (rodízio)... e tentar deixar lá na terça, preciso saber se eles fazem a manutenção, quanto custa e quanto demora antes de poder remarcar a Inspeção Veicular Ambiental do Controlar... Vamos ver quanto esta "bola nas costas" da Troller vai custar, estou profundamente decepcionado com a empresa...
Horacio Teles
03/03/2012, 12:21
Opinião.
Acabo de retornar da concessionária da Troller depois de mais uma semana sem carro, onde o deixei a fim de que eles avaliassem o que poderia ser feito p/ que o carro ficasse abaixo do novo limite que eles publicaram e o retorno que tive é que a culpa deve ser do combustível, nenhuma outra orientação ou suporte. Drenei o tanque (2x R$ 135,00) e reabasteci c/ o novo S50 (agora o posto onde abasteço regularmente voltou a oferecer diesel e, segundo eles, S50). Mas em contato c/ outra fonte, me sugeriram levar o carro em uma oficina autorizada Bosch p/ fazer uma manutenção de bomba, vista a baixa qualidade do diesel brasileiro (S500) e do tempo do carro (6 anos). Consegui o 0800 da Bosch e até encontrei uma oficina autorizada no parque novo mundo. Vou tentar ligar na segunda (rodízio)... e tentar deixar lá na terça, preciso saber se eles fazem a manutenção, quanto custa e quanto demora antes de poder remarcar a Inspeção Veicular Ambiental do Controlar... Vamos ver quanto esta "bola nas costas" da Troller vai custar, estou profundamente decepcionado com a empresa...
Liga pro Márcio da Trilha Interlagos. Gente fina; certamente ele te dará orientação. Telefones 5667-4386 ou 7714-9717.
Basta uma regulagem legal no déficit de diesel e ar, mais S-50. Certamente passa.
Esse autorizado da Bosch no Parque Novo Mundo mexe basicamente com caminhões e ônibus. Não sei se terão cacife para o Troller.
srgrande
03/03/2012, 19:45
Ta decepcionado? Por que nao se vinga e vende o Troller bem baratinho p mim?
To procurando algum dono desanimado p eu voltar a ter Troller.
Rodei aproximadamente 250.000km, em nove felizes anos, com Trollers e aviso, vou comprar outro em breve, de preferencia de alguem que esteja com pressa p vender.
Alberto de Oliveira Maia
16/03/2012, 15:32
Finalmente consegui passar na Inspeção Veicular Ambiental, depois da PUBLICAÇÃO PELA TROLLER de um novo limite de opacidade 50% menor que o anterior e também depois de ter ouvido da Troller que nada poderia fazer por mim, que talvez o problema fosse do combustível...
A solução foi levar o carro na Leon Motores e Peças Ltda, no Parque Novo Mundo.
Fiquei agradavelmente admirado e surpreso com a qualidade do serviço prestado.
Eles possuem equipamentos alemães de teste e regulagem de motores diesel, além de uma equipe treinada e qualificada pela Bosch.
No teste de opacidade que eles fizeram lá, obtiveram um resultado de 0,66 e no Controlar deu 0,897 (provavelmente por calibração diferente do equipamento?), de qualquer forma, abaixo do 1,15 que a TROLLER PUBLICOU.
Primeiro testaram o motor e verificaram que tudo se resumia a uma limpeza da bomba e dos bicos injetores.
Saiu um pouco mais caro do que um bombista cobraria, mas pelo menos é um trabalho mais durável e, sobretudo, não tenta burlar a lei...
O que me desapontou na TROLLER é que, se eles não têm condições de manter equipamentos e equipe p/ prestar os mesmos serviços que a Leon prestou, podiam terceirizá-los ou ainda e, no mínimo, instruir o cliente.
É este tipo de atitude, publicar um limite 50% menor e dizer p/ o cliente que nada pode fazer p/ o carro atingir esta meta auto-imposta, que me sugere que a intenção era me induzir a comprar um modelo mais novo.
Mas como menciono acima, se um Troller não pode rodar 1.000km/mês em trânsito majoritariamente urbano... não sei se é um veículo tão bom.
É claro que acredito que o veículo seja bom e que este motor possa durar muito mais, mas reitero: meu desapontamento é com o desserviço prestado.
Grato a todos que colaboraram de alguma maneira com a solução deste problema.
Destaco novamente o desempenho altamente profissional da Leon Motores e Peças Ltda., cujos serviços recomendo a qualquer um que passar pelo mesmo problema que eu (o que, aparentemente daqui para diante só tende a crescer...).
Quando eu precisar de uma mecânica diesel de classe mundial aqui em SP, já sei onde procurar.
SANTIAGO ROIG
25/09/2012, 18:04
Segue email enviado a Troller e sem resposta ate entao...
obs: alguem me explica como ruido tem limites diferentes? eh o mesmo que dizer q em um bairro a lei do silencio comeca as 10:00 e em outro as 9:37 ... que me lembre, barulho eh barulho e deveria ter um limite igual para todos os veiculos, apenas segmentados por diesel, alcool, gasolina, etc...
"
boa tardeentrei em contato novamente com a Troller pelo 0800, e estou copiando o email da Troller para que fiquem por dentro.
Infelizmente continuo sem ver saida na questao do Ruido que segue nao fazendo sentido algum o limite do T4 - 2.8 onde o limite de ruido tem 10 decibeis abaixo do T4 - 3.0 e 20 decibeis abaixo do T5. ( tabela encontra-se no site da Troller em pdf )
com isso o limite da Troller T4 - 2.8 ( meu caso ) fica abaixo de alguns carros 1.0, o que obviamente nao sera aprovado nunca.
Ja realizei a troca do escapamento ( original e novo ) , foram instalados 3 abafadores e o carro segue com ruido medio de 83.5 decibeis. Fui reprovado pela 4 vez consecutiva!!!!
Portanto fui orientado a solicitar que entrem em contato com o setor de area Tecnica da Troller para que me expliquem qual o criterio do nivel de ruido ser tao baixo, impossibilitando a regularização e licenciamento de meu veiculo.
Fico no aguardo de uma posicao
Santiago Roig"
Horacio Teles
25/09/2012, 21:56
Meu caro colega. A Controlar não sabe o que está fazendo para as avaliações, tanto de emissões, como de ruído. O que interessa para eles é a arrecadação do taxa de inspeção e ponto. O pessola que está por lá não entendo nada, nem de mecânica, nem de barulho, nem de poluição, nem de porra nenhuma. É apenas mais uma empresa do grupo Camargo Correa, que não satisfeito com o que ganhava em grandes projetos e construções ligadas à engenharia, resolveu entrar para o setor de estradas (leia-se cobrança de pedágio), e na "parceria" da preservação ambiental com a inspeção veicular.
Se o Brasil fosse um país sério, se o povo da cidade de São Paulo tivesse culhão, esses aproveitadores que se apresentam como salvadores da pátria a cada 4 anos não estariam mais aparecendo por aí. Tem o candidato que eleito não fica, tem o que fica porque o eleito sai, tem dos evangélicos, tem o do eterno aerotrem, tem cara do cabelo enrolado, tem o do grecin 2000, tem a madame que anda pela cidade de bicicleta, de ônibus, e que sabe as respostas de tudo, tem a ana não sei das quantas, enfim, só tem merda. E assim segue a carruagem. Nós precisamos nos manifestar em todos os meios de comunicação. Precisamos entupir as colunas dos leitores dos jornais e revistas "democráticas", mas que só publicam as coisas de interesse político e próprio. Tem que mandar mensagem para o Tramontina, para Rezende, para o Datena, etc. Tem que cobrar desses pulhas, posturas verdadeiras. Enfim, é isso. Tô de saco cheio de tudo isso. Da Troller, da Ford, da GM, do escambau. Fui.
obs: alguem me explica como ruido tem limites diferentes? eh o mesmo que dizer q em um bairro a lei do silencio comeca as 10:00 e em outro as 9:37 ... que me lembre, barulho eh barulho e deveria ter um limite igual para todos os veiculos, apenas segmentados por diesel, alcool, gasolina, etc...
"
boa tardeentrei em contato novamente com a Troller pelo 0800, e estou copiando o email da Troller para que fiquem por dentro.
Infelizmente continuo sem ver saida na questao do Ruido que segue nao fazendo sentido algum o limite do T4 - 2.8 onde o limite de ruido tem 10 decibeis abaixo do T4 - 3.0 e 20 decibeis abaixo do T5. ( tabela encontra-se no site da Troller em pdf )
com isso o limite da Troller T4 - 2.8 ( meu caso ) fica abaixo de alguns carros 1.0, o que obviamente nao sera aprovado nunca.
Ja realizei a troca do escapamento ( original e novo ) , foram instalados 3 abafadores e o carro segue com ruido medio de 83.5 decibeis. Fui reprovado pela 4 vez consecutiva!!!!
Portanto fui orientado a solicitar que entrem em contato com o setor de area Tecnica da Troller para que me expliquem qual o criterio do nivel de ruido ser tao baixo, impossibilitando a regularização e licenciamento de meu veiculo.
Santiago Roig"
Del Carlo
26/09/2012, 12:10
Fala Grande horácio,
Acho que vc esta precisando fazer uma trilha ...... rs
Alguém sabe me responder se o controlar vai ser aplicado em outras cidades do estado de São Paulo ? Tem data para isso ocorrer ?
ABS
Fabrício
Meu caro colega. A Controlar não sabe o que está fazendo para as avaliações, tanto de emissões, como de ruído. O que interessa para eles é a arrecadação do taxa de inspeção e ponto. O pessola que está por lá não entendo nada, nem de mecânica, nem de barulho, nem de poluição, nem de porra nenhuma. É apenas mais uma empresa do grupo Camargo Correa, que não satisfeito com o que ganhava em grandes projetos e construções ligadas à engenharia, resolveu entrar para o setor de estradas (leia-se cobrança de pedágio), e na "parceria" da preservação ambiental com a inspeção veicular.
Se o Brasil fosse um país sério, se o povo da cidade de São Paulo tivesse culhão, esses aproveitadores que se apresentam como salvadores da pátria a cada 4 anos não estariam mais aparecendo por aí. Tem o candidato que eleito não fica, tem o que fica porque o eleito sai, tem dos evangélicos, tem o do eterno aerotrem, tem cara do cabelo enrolado, tem o do grecin 2000, tem a madame que anda pela cidade de bicicleta, de ônibus, e que sabe as respostas de tudo, tem a ana não sei das quantas, enfim, só tem merda. E assim segue a carruagem. Nós precisamos nos manifestar em todos os meios de comunicação. Precisamos entupir as colunas dos leitores dos jornais e revistas "democráticas", mas que só publicam as coisas de interesse político e próprio. Tem que mandar mensagem para o Tramontina, para Rezende, para o Datena, etc. Tem que cobrar desses pulhas, posturas verdadeiras. Enfim, é isso. Tô de saco cheio de tudo isso. Da Troller, da Ford, da GM, do escambau. Fui.
Fala Grande horácio,
Alguém sabe me responder se o controlar vai ser aplicado em outras cidades do estado de São Paulo ? Tem data para isso ocorrer ?
ABS
Fabrício
Não dá idéia pra e$$es político$.
Vai que algum deles lê isso.
Fica quieto!
Horacio Teles
26/09/2012, 21:14
Tem um projeto aprovado na ALESP que coloca a obrigatoriedade da inspeção veicular em mais de 200 cidades, para vigorar a partir de 2014.
Ops. Fomos para o mirante no domingo. Belo percurso. Aqui lá com chuva e lama deve ficar quase intransponível. Ve os relatos no Clube do Tracker. Tem fotos e tudo mais.
Fala Grande horácio,
ABS
Fabrício
Del Carlo
28/09/2012, 13:43
Pois é ....
.... citei isto, pois havia escutado esta história de 2014 .....
.... Vou mudar a placa para Minas !!! hehehehehehe
ABS
Não dá idéia pra e$$es político$.
Vai que algum deles lê isso.
Fica quieto!
Rodrigo Guedes
20/04/2013, 09:08
"
Santiago Roig"
Olá Santiago, vc conseguiu resolver este assunto com o Controlar ? Estou perguntando porque hoje fui fazer a inspeção, e como o cara disse caí na "malha fina" e fui selecionado para fazer a inspeção de ruído também.
Como resultado tive 85,2 dB sendo que o limite era 79,7 dB. O pior foi o cara perguntando se eu tinha colocado escapamento esportivo :parede:.
Alguém já teve o mesmo problema e conseguiu resolver ?
Abs
Alberto de Oliveira Maia
26/04/2013, 13:03
Ta decepcionado? Por que nao se vinga e vende o Troller bem baratinho p mim?
To procurando algum dono desanimado p eu voltar a ter Troller.
Rodei aproximadamente 250.000km, em nove felizes anos, com Trollers e aviso, vou comprar outro em breve, de preferencia de alguem que esteja com pressa p vender.
Olá SRGrande, tudo bem? No ano passado você manifestou interesse em comprar o meu troller.
Pois é... minha vida anda dando voltas e reviravoltas e, a empresa onde trabalho está me mandando p/ um projeto no exterior por 3 anos.
Como você pode imaginar, não vou poder deixar o troller parado na garagem por todos este tempo e decidi vender.
Se ainda estiver interessado, posso enviar fotos. Se quiser entrar em contato alberto.de.oliveira.maia@hotmail.com.
Ele está c/ 82.200km e nunca fiz trilha "trilha" apenas estradinhas de terra c/ um pouquinho de lama.
Troquei os pneus aos 60.000km, mistos zerados.
Fico no aguardo.
Grato,
Alberto